quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sub-17: Peixe chama 12 benfiquistas para o Europeu

Sub-17: Peixe chama 12 benfiquistas para o Europeu
LISTA DE 20 SERÁ REDUZIDA PARA 18
Emílio Peixe divulgou esta quarta-feira a lista de inicial, de 20 jogadores, que Portugal levará ao Campeonato da Europa de sub-18, onde incluiu 12 jogadores do Benfica. Após o estágio, o lote de convocados será reduzido para 18 que viajarão para Malta.Fernando Fonseca, do FC Porto, poderá estrear-se pela equipa nacional.

Lista de convocados:

Benfica: Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Fábio Novo, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Hugo Santos, João Carvalho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches, Rúben Dias e Yuri Ribeiro;

Inter: Pedro Delgado;

FC Porto: Diogo Izata, Fernando Fonseca, Luís Mata e Rúben Neves;

Sporting: Alexandre Silva, Pedro Empis e Pedro Silva.

Rubinho: «Benfica ainda vive a euforia do título»

Rubinho: «Benfica ainda vive a euforia do título»
GUARDIÃO DA JUVENTUS VÊ UMA ÁGUIA "MUITO FORTE"
Rubinho é um dos 23 eleitos que Antonio Conte chamou para o embate europeu, a contar para a primeira mão da Liga Europa. O guarda-redes da Juventus, de 31 anos, que em 2005/2006 atuou pelo Vitória de Setúbal, acredita a vecchia signora irá regressar a território transalpino com um "resultado positivo", apostando sobretudo no contra-ataque.

"O Benfica conta com uma equipa muito forte e ainda vive a euforia pela conquista antecipada do título português. Jogando em casa, vão entrar em campo motivados. No entanto, a nossa equipa é experiente e vai procurar segurar o jogo no início e procurar os contra-ataques. Não será fácil, mas estou confiante que vamos voltar para a Itália com um resultado positivo", realçou em declarações prestadas à assessoria de imprensa, esta quarta-feira.

Convocados para o jogo SL Benfica-Juventus:

Fejsa e Gaitán de fora do embate europeu
SÉRVIO E ARGENTINO AINDA COM PROBLEMAS FÍSICOS
Jorge Jesus convocou 18 jogadores para o embate europeu ante a Juventus, que se disputa na quinta-feira, a partir das 20H05.

O jogo frente à formação italiana não contará com Fejsa e Gaitán, dois jogadores que ainda recuperam de problemas físicos, algo que Jesus referiu na conferência de imprensa do encontro.

Ivan Cavaleiro é um regresso aos convocados para um compromisso europeu, depois de ter ficado de fora no jogo da Luz, frente ao AZ Alkmaar.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Jan Oblak;

Defesas: Luisão, Garay, Siqueira, Maxi Pereira, Jardel e André Almeida;

Médios: Djuricic, Ruben Amorim, André Gomes, Sulejmani, Enzo Perez, Markovic e Ivan Cavaleiro;

Avançados: Cardozo, Lima e Rodrigo.

Jorge Jesus: «Defrontam-se as duas equipas mais fortes da Liga Europa»

Jorge Jesus: «Defrontam-se as duas equipas mais fortes da Liga Europa»
SEM DÚVIDAS QUANTO À VALIA DE BENFICA E JUVE
Jorge Jesus anteviu esta quarta-feira o embate da primeira mão das meias-finais da Liga Europa que terá lugar no Estádio da Luz. O técnico do Benfica diz conhecer bem o sistema tático do seu oponente italiano e considera que os encarnados terão pela frente uma das duas melhores equipa da segunda prova de clubes com maior importância no calendário da UEFA.

"A Juventus é uma equipa como todas as equipas italianas. Tem uma vertente táctica muito forte e normalmente os jogadores italianos conhecem muito bem esta área do jogo. Ela é inserida num sistema habitual em Itália e pouco comum na Europa [3x5x2]. Eu conheço-o bem já que o experimentei no início da carreira. Será um duelo bonito. Defrontam-se as duas equipas mais fortes da Liga Europa. O primeiro jogo não vai resolver nada e o segundo é que resolverá. Estamos preparados para um duelo complicado", começou por dizer o timoneiro das águias.

"As equipas valem pelo coletivo. É verdade que as características individuais da Juventus são boas como também são as da equipa do Benfica. Até acho que são duas equipas muito parecidas. Não pelo sistema mas pela ideia de jogo. Não vejo que o Benfica possa ter vantagem, por já ter garantido o grande objetivo, o campeonato, e estando à frente da Juventus nesse aspeto".

Picardias

Vários foram os jogadores da Juventus a menosprezar a equipa do Benfica, antes da partida em Lisboa. Jesus desvaloriza esse aspeto até porque, segundo o próprio, o Benfica não precisa de palavras adversas para ganhar motivação.

"Nós não precisamos, para nos motivarmos, de não concordar com a opinião do adversário. Eles têm uma opinião e nós temos de a respeitar. O que nos motiva é jogar contra uma excelente equipa, acreditando na nossa qualidade de trabalho, na paixão que pomos no jogo. Dentro deste perfil, é o que entendemos para o jogo. Se um jogador da Juventus tem uma opinião diferente, não é por aí que deixaremos de ter a paixão e a responsabilidade de estar numa meia-final da Liga Europa".

«Pirlo é um jogador determinante»
DESTACOU "PRIMEIRA FASE DE CONSTRUÇÃO" DO MÉDIO
Jorge Jesus elogiou o adversário de quinta-feira, na Liga Europa, começando por tecer palavras de apreço pelo técnico da Juventus.

"O Conte está uma fazer uma grande carreira na Juventus. Este é o terceiro ano no clube e falta pouco para ser campeão pela terceiro vez. Isso demonstra toda uma qualidade de trabalho. Construiu uma equipa muito forte anto do ponto de vista técnico como tático", disse em declarações prestadas esta quarta-feira em conferência de imprensa, prosseguindo a senda de elogios.

"É verdade que o Pirlo é um jogador determinante. Não há muitas equipas no Mundo, a jogar com um jogador tão evoluído naquela zona do terreno. Dá garantias à Juventus na primeira fase de construção assim como na bolas paradas ofensivas. O Pirlo tem muita influência, particularmente nos aspetos ofensivos", acrescentou.

Quando instado sobre se preferia jogar a um ou dois jogos, Jesus acabou por referir que seria melhor resolver tudo em apenas um quando se as formações oponentes tive disparidade a nível da qualidade.

"Numa final, há mais possibilidades da equipa que não é tão forte num jogo poder surpreender, que em dois jogos. Em dois, a equipa que é mais forte, tem sempre uma segunda possibilidade de poder repôr todo o seu poder".

O técnico das águias sublinhou ainda que Fejsa e Nico Gaitán estão com "problemas" mas que amanhã irá colocar sempre um onze que não retira "intensidade de jogo à equipa, jogando o jogador A ou B".

Antonio Conte: «Jorge Jesus está a fazer um grande trabalho»

Antonio Conte: «Jorge Jesus está a fazer um grande trabalho»
TÉCNICO DA JUVE TEM "GRANDE RESPEITO" PELO PORTUGUÊS
Antonio Conte marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, utilizando sempre palavras de "grande respeito" para com o Benfica, marcando um plano diferente face a várias declarações proferidas pelos jogadores da Juventus, antes da partida de quinta-feira, a contar para as "meias" da Liga Europa. 

"Jorge Jesus está a fazer um grande trabalho no Benfica e tenho um grande respeito por ele e pela sua equipa. Sabemos que vamos para um jogo de 180 minutos frente um forte oponente. Consolidaram o progresso da época passada com a conquista do título nacional esta temporada. Vencer o campeonato foi importante para eles. Nós ainda precisamos de lá chegar e temos de nos focar nas duas competições", disse, lembrando que a Juventus ainda não ganhou o campeonato, apesar de ser líder na liga italiana.

Conte confirmou ainda que Arturo Vidal não irá jogar na primeira mão, no Estádio da Luz, mas que "espera que recupere para a próxima semana". O timoneiro da vecchia signora não quer elevar as expetativas, quando interrogado se a Juve terá estaleca para juntar o campeonato à conquista da Liga Europa.

"A liga [italiana] tem 38 jogos. A margem de erro é mínima na Europa e a forma atual também conta muito", sintetizou.

Enzo Pérez: «O que os jogadores da Juventus dizem é um problema deles»

Enzo Pérez: «O que os jogadores da Juventus dizem é um problema deles»
GARANTE MOTIVAÇÃO ALTA DO PLANTEL ENCARNADO
Com os festejos do título de campeão nacional terminados, Enzo Pérez já tem os olhos postos na Liga Europa. Questionado sobre se os comentários de Pirlo e Llorente na altura do sorteio acrescentavam motivação ao balneário encarnado, Enzo garantiu que ninguém na Luz pensa nisso.

"A nossa motivação é de que amanhã temos as meias da Liga Europa. O que os jogadores da Juventus dizem é um problema deles. Não nos motiva mais. Não muda nada no nosso pensamento, na nossa preparação. Respeitamos todos os adversários da mesma maneira e vamos continuar a fazê-lo até ao final da temporada", começou por afirmar, em conferência de imprensa, antes de garantir que a preparação do plantel não foi alterada com a festa.

"A transição é normal. Estamos habituados a jogar logo três ou quatro dias depois. Temos de transitar normalmente de um dia para o outro. Estamos bem, tranquilos e amanhã vai ser um jogo muito importante", explicou.

Vidal fora de combate

Enzo falou ainda da ausência de Arturo Vidal, considerando que, mesmo que o chileno seja um grande e importante jogador na tática da Vecchia Signora, a ausência não se vai notar.

"Vidal é um jogador importante para a Juventus, não há nenhum com características iguais às dele. Mas com os jogadores que têm vão conseguir suplantar a sua ausência sem problemas. Não sei quem o vai substituir, mas a Juventus tem um plantel muito interessante e a ausência de Vidal não muda nada na nossa preparação", sublinhou.

Águia motivada pelas provocações

Águia motivada pelas provocações

Além do natural desejo de marcar presença na segunda final da Liga Europa consecutiva, o plantel do Benfica, segundo o jornal "Record", também está a beneficiar de uma motivação extra e esta, curiosamente, criada pelo próprios jogadores da Juventus.
Afinal,as declarações de alguns futebolistas da"Vecchia Signora", nomeadamente Pirlo e Llorente, terão caído muito mal junto do grupo encarnado que, agora, estará decidido a demonstrar em campo que foi má ideia da Juventus essa atitude de substimação do adversário, bem patente na frase: "tenho pena por eles!" do médio-centro Andrea Pirlo, ou: "jogaremos a final contra uma equipa espanhola", de Fernando Llorente.

Tema de conversa no balneário
De acordo com o "Record", essas frases dos jogadores da Juventus foram mesmo tema de conversa no balneário do Benfica, sendo que existe uma atitude, tanto dos jogadores como de Jorge Jesus, de que essa atitude poderá ser prejudicial à "Juve", sendo que a frase: "Pode ser que lhes corra mal" será uma das mais ouvidas no vestiário encarnado.

Ainda assim, há que lembrar que este gigantesco desejo de surpreender o líder do campeonato italiano não invalida que o Benfica continue a encarar a "Juve" com enorme respeito, havendo a consciência, na Luz, que só actuando na máxima força durante os 180 (ou 210) minutos da eliminatória é que será possível chegar à final de Turim. Aliás, terminados os festejos do título, a concentração para esse desafio, desde segunda-feira, tem sido total.

Benfica B vence o V. Setúbal com «hat-trick» de Rui Fonte

Benfica B vence o V. Setúbal com «hat-trick» de Rui Fonte

Amigável no Seixal

O Benfica B derrotou o Vitória Setúbal por 4-2, em amigável realizado no Seixal. A grande figura da tarde foi Rui Fonte, autor de três golos. O avançado recuperou muito recentemente de uma grave lesão. Lolo fez o outro golo das águias. 

Pelo Vitória Setúbal marcaram Pedro Coronas e Miguel Pedro, este último de grande penalidade. 

Antonio Conte traz 23 jogadores a Lisboa

Antonio Conte traz 23 jogadores a Lisboa

O treinador da Juventus, Antonio Conte, chamou 23 jogadores para a viagem a Lisboa, tendo em vista o jogo desta quinta-feira com o Benfica, da primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

De destacar a presença do argentino Carlos Tevez, recuperado dos recentes problemas físicos, assim como do chileno Arturo Vidal, sobre quem surgiram dúvidas nas últimas horas sobre a sua disponilidade em termos físicos.

Lista de convocados:
Guarda-redes:
Buffon, Storari e Rubinho;

Defesas:
Bonucci, Chiellini, Barzagli, Caceres, Lichtsteiner, Ogbonna e Peluso;

Médios: Isla, Pogba, Marchisio, Padoin, Pirlo, Asamoah, Pepe e Vidal;

Avançados: Vucinic, Tevez, Giovinco, Llorente e Osvaldo.

Buffon: «Benfica não merecia perder final no ano passado»

Buffon: «Benfica não merecia perder final no ano passado»
MOSTROU MUITO RESPEITO PELO ATAQUE DAS ÁGUIAS
Gianluigi Buffon mostrou esta quarta-feira muito respeito pelo Benfica, na antevisão ao embate da 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa. Aliás, o guarda-redes da Juventus lembrou a final da prova no ano passado, considerando que as águias mereciam ter derrotado o Chelsea.

"Temos muito respeito pelo Benfica. É uma equipa de dimensão europeia. É uma equipa com todas as qualidades e características para nos causar muitas dificuldades. No ano passado, chegou à final e não merecia perder", explicou.

Questionado sobre quem são os jogadores com que está mais preocupado, Buffon falou dos avançados encarnados, naturalmente, mas também alertou para Luisão.

"Sendo um guarda-redes é normal que tenha mais atenção aos avançados. Cardozo, Lima e Rodrigo são grandes jogadores. Mas também Luisão é perigoso nos lances de bola parada mesmo sem ser um avançado e pode marcar golos. Mas é a organização ofensiva da equipa do Benfica que pode ser um perigo para a Juventus", rematou.

Juniores: Benfica empata em Braga e segue na liderança

Juniores: Benfica empata em Braga e segue na liderança
NULO NA 10.ª JORNADA DO APURAMENTO DO CAMPEÃO
Sporting de Braga e Benfica empataram esta quarta-feira no reduto dos arsenalistas, a zero, em encontro em atraso da 10.ª jornada do campeonato nacional de juniores. Na frente, ficou tudo na mesma com a formação de João Tralhão na frente com 23 pontos, ao passo que o Sp. Braga, tem agora 21.

No terceiro posto segue o FC Porto, com 18 pontos, com o Sporting no seu alcance, com menos 1.

Gaitán apto para o jogo com a Juventus

Gaitán apto para o jogo com a Juventus

Nico Gaitán integrou sem aparentes limitações o treino desta manhã do plantel do Benfica, deixando perceber que estará apto para o jogo desta quinta-feira com a Juventus, referente à primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

O jogador terá acusado problemas físicos no jogo com o Olhanense, no passado domingo, mas esta manhã surgiu integrado no grupo de trabalho, pelo menos no quarto de hora inicial em que foi permitida a presença dos jornalistas.

Em sentido inverso, Fejsa apresentou-se de sapatilhas, limitando-se a efetuar corrida, deixando antever que ainda não estará totalmente refeito da lesão que o afastou dos últimos três jogos dos encarnados.

Ausentes estiveram os lesionados Sílvio e Salvio, enquanto João Cancelo, Gianni Rodríguez, Lidelof, Rúben Pinto e João Teixeira, da equipa B, estiveram às ordens de Jorge Jesus.

Pelas 18.30 horas, o treinador e um jogador estarão na sala de Imprensa do Estádio da Luz para a antevisão ao encontro.

«Juventus é favorita, mas vai sofrer em Lisboa» - De Franceschi

«Juventus é favorita, mas vai sofrer em Lisboa» - De Franceschi

Campeão pelo Sporting na temporada de 1999/00, Ivone de Franceschi considera a Juventus favorita na eliminatória com o Benfica, mas salienta que os atuais campeões italianos vão sofrer, principalmente no jogo desta quinta-feira, no Estádio da Luz.

«Seguramente serão dois grandes jogos, uma grande eliminatória. São dois clubes grandes e com tradição no futebol europeu. É natural que a Juventus sofra em Lisboa, no Estádio da Luz, mas é mais forte e parece-me que reúne favoritismo para chegar à final», afirmou o antigo extremo italiano, em declarações prestadas à Renascença.

«Vamos responder com o nosso maior valor» - Artur

«Vamos responder com o nosso maior valor» - Artur

Conhecedor do futebol italiano, onde esteve durante dois anos (Siena, Cesena e Roma), o guarda-redes Artur falou ao jornal «Gazzetta dello Sport» sobre o jogo com a Juventus, das meias-finais da Liga Europa.

«Vamos dar tudo. A Juventus é uma equipa muito forte, com jogadores importantes, experientes. Mas vamos responder com o nosso maior valor: o coletivo», referiu Artur.

O primeiro encontro com a Juventus, marcado para esta quinta-feira, é o primeiro após a celebração pela conquista do título nacional. «Para mim foi a realização de um sonho, pois perseguia isto desde que vim para Portugal», referiu.

Mozer põe reticências antes do Benfica-Juventus

Mozer põe reticências antes do Benfica-Juventus

O ex-defesa do Benfica, Carlos Mozer, defrontou a Juventus na Taça UEFA em 1993 de águia ao peito e perdeu a eliminatória. Agora, em entrevista à Antena 1, aponta os 3 fatores que o clube da Luz deve ter em atenção à partida para as meias-finais que começam amanhã a jogar-se no Estádio da Luz, no jogo da 1.ª mão, a partir das 20h05.
Mozer ainda se lembra bem da eliminatória entre Benfica e Juventus de 1993, a contar para os quartos-de-final das Taça UEFA, em que os encarnados começaram por vencer por 2-1 e depois perderam no segundo encontro por 3-0.
Sobre esse confronto recorda: “Aqui jogamos bem. Lá fomos prejudicados pelo árbitro principalmente no primeiro golo da “Juve” logo aos 2 minutos com um jogador dos italianos a fazer falta sobre o Silvino e a lesioná-lo”.

A propósito da eliminatória que começa amanhã o antigo pilar da defesa encarnada avisa: “É preciso ter em atenção 3 dados. A Juventus é uma boa equipa e joga bem, é um clube histórico que há muitos anos não ganha nada nas competições europeias e o presidente da UEFA foi Bola de Ouro pela Juventus”.

Mozer vê o Benfica desta época mais sólido do que o da temporada passada e acrescenta que o tónico mais importante são as vitórias.

O ex-futebolista atribui muita importância ao jogo da 1.ª mão, amanhã no Estádio da Luz e explica porquê: “É preciso que o Benfica não desperdice as oportunidades de golo como aconteceu com o Olhanense. É necessário marcar. É importante ganhar o jogo para encarar com tranquilidade a 2.ª mão”.

Apesar da anunciada falta no Benfica de alguns jogadores habitualmente titulares o antigo internacional brasileiro considera: “Espero que o Benfica consiga reunir forças porque tem algumas ausências importantes como o Sílvio, e o Salvio. Mas o Benfica já mostrou esta época que tem mais soluções que dão bons resultados. O importante é não sofrer golos”.

O ex-jogador lamenta a anunciada ausência de Gaitán porque como diz “está numa forma tremenda e será uma baixa de peso”.

Mozer termina a sua entrevista com uma interrogação: “Falta saber se a equipa está fisicamente a 100 por cento”.

Enzo Pérez: «O meu pai lançou foguetes, está um pouco louco»

Enzo Pérez: «O meu pai lançou foguetes, está um pouco louco» 
Argentino fala sobre a conquista do título

Enzo Pérez revelou alguns pormenores da noite em que se sagrou campeão pelo Benfica. O médio contou que só falou com a família que está a Argentina quando chegou a casa e que o pai Carlos até lançou um par de foguetes. «Está um pouco louco», sorriu. Enzo também falou da Juventus e de Toto Salvio 
«O alívio foi muito grande por tudo o que vivemos. Já não falo do passado, temos de olhar para a frente. Poder ser campeão com o Benfica e ficar na história de um clube grande da Europa é muito importante para todos os que estamos no plantel», começou por referir Enzo Pérez ao jornal Ovacion. 
«O segredo da equipa está na mentalidade que temos, encaramos jogo a jogo. O Benfica tem um grupo de jogadores e de pessoas que remam para o mesmo lado e com trabalho de humildade conseguimos o grande objetivo da temporada», enalteceu o camisola 35. 
«Todos são responsáveis pela conquista, desde o corpo técnico ao presidente, departamento médico, nutricionistas… O festejo foi à grande, foi festa por toda a Lisboa, foi impressionante ver tanta gente a celebrar», declarou o médio ex-Estudiantes de La Plata. 
«Lembro-me da minha família, da minha esposa, dos meus filhos, dos meus pais, irmãos, amigos e de todos, porque são o meu apoio e acompanham-me nos bons e maus momentos», continuou Enzo, na explicação sobre para quem foram os primeiros pensamentos após a conquista. 
«Falei com os meus pais e com o meu irmão Franco pelo Skype quando cheguei a casa porque os meus outros irmãos estão cá comigo. A minha família que está em Mendonza festejou muito. O meu pai atirou um par de foguetes, está um pouco louco», riu o internacional argentino. 
Depois, a conversa parou na Liga Europa. «A Juventus é uma grande equipa, tem muito bons jogadores, mas nós sabemos que o podemos dar e confiamos na nossa equipa para complicar», considerou Enzo Pérez sobre o adversário italiano de quinta-feira. 
Por fim, uma palavra para um dos melhores amigos que tem no plantel. O compatriota Salvio: «Sofreu outra lesão, infelizmente. Mas é forte e um grande profissional. Vai recuperar-se rápido para estar de volta aos relvados.» 

Análise à Juventus: desafio tático para Jesus, à volta de Pirlo

Juventus: desafio tático para Jesus, à volta de Pirlo

Benfica enfrenta o mais difícil adversário até agora na Liga Europa 2013/14

Ponto forte: mil e uma formas de chegar ao golo É impressionante a variedade de soluções à disposição de Antonio Conte para chegar aos golos. Llorente ou Vucinic garantem presença física na área; Tévez ou Giovinco dão mobilidade nas imediações; Pogba e Vidal são médios que aparecem muito bem em zonas de finalização; Asamoah e Lichtsteiner oferecem saídas pelos flancos; Pirlo é especialista em livres. De bola parada ou bola corrida, de longe ou de perto, através de jogo interior ou jogo exterior, a Juventus tem muitas formas de chegar à baliza contrária. 
Ponto fraco: largura defensiva Tendo em conta o esquema adotado habitualmente, o 3x5x2, é normal que a Juventus tenha tendência para «afunilar» o jogo. E se a nível ofensivo isso é disfarçado pela ação dos médios interiores ou do próprio avançado mais móvel (Tévez, normalmente), a nível defensivo isso pode ser explorado pelo Benfica. Pelo meio é muito complicado criar problemas a esta Juventus, mas os corredores laterais são um pouco mais sensíveis, sobretudo se o Benfica conseguir mudar rapidamente o jogo de um flanco para o outro, apanhando a equipa italiana ainda a mover-se em bloco no sentido da bola. 
Principal ameaça: Pirlo A Juventus tem um plantel de enorme e indiscutível qualidade, com figuras como Tévez ou Vidal, que estão a fazer uma temporada excecional, mas o jogador mais influente é Pirlo. Se para outros lugares do «onze» há alternativas, mesmo que estas não estejam no mesmo patamar, o experiente médio italiano é verdadeiramente insubstituível. Andrea Pirlo reinventou a posição 6, mostrando que era possível prescindir de um «armário» para ter alguém com um dom extraordinário para ler o jogo, tanto defensiva como ofensivamente. Para tapar os caminhos ao adversário, posicionalmente, e depois ter uma capacidade de passe excecional, para lançar os ataques de uma posição mais recuada, seja com passes curtos ou longos. Sem esquecer a influência na cobrança de livres, sejam indiretos ou diretos. O médio defensivo mais «cool» da história do futebol. 


BUFFON: um dos melhores guarda-redes do mundo, para muitos será mesmo o número 1. Sólido, frio, ágil, líder. Quase perfeito. 
CÁCERES: titular indiscutível nas últimas semanas, por força da lesão de Barzagli, o uruguaio será o elemento menos forte do trio de centrais, até por ser o menos influente no início da construção de jogo, mas em todo o caso domina bem o papel que lhe está atribuído, dividindo o raio de ação entre a zona central e as «dobras» ao ala direito. 
BONUCCI: funciona como o líbero da equipa, jogando ligeiramente recuado em relação aos outros dois centrais, quando a equipa está organizada defensivamente. Mas depois, no momento de preparar os ataques, tem muitas vezes de ser ele a subir com a bola controlada, quando os adversários procuram evitar que a bola chegue a Pirlo. É frequente ver Bonucci a avançar com a bola no terreno, pelo meio, ou mesmo a receber um passe na zona habitualmente ocupada pelo médio defensivo, para dar uma linha de passe alternativa a Pirlo. Tem três golos marcados e três assistências. 
CHIELLINI: muito eficaz defensivamente, numa conjugação de agressividade, maturidade e perspicácia, o esquerdino é também competente a sair com a bola controlada, mesmo sem grande primor técnico. Já marcou quatro golos esta época e tem ainda três assistências. 
LICHTSTEINER: o internacional suíço é o dono da ala direita, e parece cada vez confortável na missão de conciliar as obrigações defensivas e a necessidade de dar apoio ofensivo. Para além dos três golos marcados tem já sete assistências. 
ASAMOAH: menos influente ofensivamente do que Lichtsteiner, o ganês é, ainda assim, um jogador também a ter em conta nesse aspeto. Tecnicamente evoluído e com um pontapé forte, soma dois golos e três assistências. 
VIDAL: o internacional chileno, que joga como médio interior direito, é o segundo melhor marcador da equipa (18 tentos), superado apenas por Tévez (19), com quem, na verdade, parece ter uma cumplicidade especial em campo. Vidal não participa muito na construção de jogo, mas aparece muito bem em zonas de finalização, e é também o marcador oficial de penáltis. 
POGBA: o francês joga como médio interior esquerdo e marca menos golos do que Vidal (tem oito), mas em contrapartida contribui mais em assistências (dez, o dobro do chileno). É um poço de força, mas tecnicamente evoluído, e embora também apareça bem na área destaca-se mais na forma como vai caindo no flanco esquerdo, no apoio a Asamoah, ou mesmo na ajuda que dá a Pirlo nas tarefas defensivas, mais pelo centro do terreno. 
TÉVEZ: cumpridas sete épocas em Inglaterra o avançado argentino aceitou o desafio da «Juve» e está a afirmar-se facilmente na Serie A. Funciona como segundo avançado, muito completo, exímio na movimentação junto à área, capaz de segurar a bola de costas e também tremendamente eficaz na finalização. É o melhor marcador da equipa, com dezanove tentos, e o segundo melhor nas assistências (nove, apenas menos uma do que Pogba). 
LLORENTE: o avançado espanhol sentiu algumas dificuldades para se afirmar no princípio da época, porventura por força da atípica temporada anterior, em que foi afastado da titularidade no At. Bilbao por causa da decisão de deixar o clube em final de contrato. Mas a verdade é que Llorente tem agora dezasseis golos (e quatro assistências), assumindo-se como o parceiro preferencial para Tévez. A mobilidade do argentino é complementada pelo instinto que o avançado espanhol mostra junto à baliza. 
Outras opções: O plantel da Juventus está muito bem apetrechado em todos os setores, mas a maior oferta está no setor ofensivo. Para além de Tévez e Llorente, Antonio Conte conta ainda com Vucinic, Quagliarella e Giovinco, para além de Osvaldo, recrutado no mercado de inverno ao Southampton.

O experiente Claudio Marchisio é a alternativa a Pogba ou Vidal. O médio italiano não tem o raio de ação destes colegas, mas é um jogador muito rigoroso taticamente, que procura descomplicar sempre as decisões.
Mauricio Isla
é outra possibilidade para a ala direita, mas bem mais tímido (e menos eficaz) do que Lichtsteiner no apoio ao ataque (não marcou qualquer golo e tem apenas uma assistência). Já Peluso, do lado esquerdo, consegue rivalizar mais com Asamoah nesse aspeto (um golo e duas assistências).
Para além de Barzagli, que tem estado lesionado, o técnico Antonio Conte conta ainda com uma outra alternativa para central, que é Angelo Ogbonna, utilizado sobretudo como alternativa a Bonucci, como «líbero». Embora consiga impor-se mais do ponto de vista físico, Ogbonna dá menos garantias na primeira fase de construção de jogo. 
Análise detalhada: 

Com o tricampeonato praticamente no bolso, a Juventus pode dar agora maior atenção à Liga Europa, com a final em casa a surgir como uma oportunidade muito aliciante para recuperar o prestígio europeu. 
A equipa de Antonio Conte representará um interessante desafio tático para o Benfica de Jorge Jesus, uma vez que apresenta normalmente um esquema de 3x5x2, com o qual a formação portuguesa poucas vezes terá lidado.
A Juventus é uma equipa muito equilibrada taticamente, que forma um bloco defensivo muito coeso, sobretudo na zona central do terreno de jogo, a mais povoada. Os flancos estão um pouco mais desprotegidos, conforme já referido, pese embora as «dobras» dos centrais aos alas (Lichtsteiner e Asamoah, normalmente).
O Benfica enfrentará uma equipa que usa a mesma estratégia na primeira fase de construção de jogo, ou seja uma linha de três jogadores, ainda que no caso da equipa portuguesa isso seja executado através do recuo de um médio para o meio dos centrais, que abrem, e na equipa italiana isso está automaticamente garantido pelo esquema de três defesas.
À frente destes elementos, como médio defensivo, joga Andrea Pirlo, a figura preferencial para assumir a condução dos ataques, embora a influência deste experiente jogador faça com que muitas equipas o tentem «afastar» do jogo. Foi o que fez o Lyon, nos quartos-de-final, colocando um médio ofensivo (Malbranque) sempre a impedir que a bola chegasse a Pirlo. Com Cáceres e Chiellini «tapados» pelos dois avançados da equipa francesa, Bonucci viu-se obrigado a avançar no terreno com a bola, assumindo assim algum risco. Por vezes o «líbero» da Juventus surgiu até como médio defensivo, trocando com Pirlo, para que a equipa não perdesse uma linha de passe.
Neste contexto, a Juventus saiu quase sempre pelo corredor central, até porque os médios interiores (Pogba e Vidal, normalmente) não recuam no terreno de forma a pegar no jogo. Estão focados em ganhar as segundas bolas e a aparecer em zona de finalização.
A equipa de Conte acaba, por isso, por fazer muitas vezes uma ligação direta entre a primeira fase de construção (um dos centrais, ou eventualmente Pirlo, se conseguir libertar-se das amarras) e os avançados, fortes a segurar a bola de costas para a baliza.
A Juventus é uma formação que raramente fica desequilibra posicionalmente, pela conjugação de vários fatores, desde a forma de construir os ataques à segurança concedida pelos três centrais, sem esquecer, claro, a forma como se reorganiza rapidamente em transição defensiva. Muitas vezes opta mesmo por um bloco bem baixo, com a primeira linha defensiva, formada pelos dois avançados, já depois do grande círculo. Poucos são os golos sofridos em contra-ataque, mas menos ainda são os golos alcançados dessa forma, dado que a equipa está pouco vocacionada para esse aspeto.
O peso das bolas paradas é igual em ambos os sentidos do jogo (35 por cento). Destaque inevitável para a influência de Pirlo neste aspeto, não só na cobrança de livres diretos (é quase como dar um penálti à Juventus), mas também nos livres laterais ou cantos, colocados de forma exímia no destino.

Fejsa fora das contas de Jorge Jesus

Fejsa fora das contas de Jorge Jesus
SÉRVIO É BAIXA PARA JOGO COM JUVENTUS

No derradeiro treino do Benfica antes da receção à Juventus para a 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa (quinta-feira, 20H05), foram retiradas as dúvidas quanto à disponibilidade Fejsa: o sérvio fez trabalho no relvado, mas ainda condicionado, pelo que está fora das contas de Jorge Jesus para o encontro com os italianos.

O sérvio não joga desde o desafio com o AZ Alkmaar, na Luz, devido a uma tendinite que o tem apoquentado.

Salvio e Sílvio foram as únicas ausências, ambos a recuperar das respetivas cirurgias.

Para o treino, que decorreu no centro de estágios do Seixal, Jesus chamou cinco jogadores da equipa B: João Teixeira, Lindelof, Gianni Rodriguez, Ruben pinto e João Cancelo.

Luís Filipe Vieira: “O Benfica ultrapassa as fronteiras de Portugal”

Presidente do Clube

Luís Filipe Vieira: “O Benfica ultrapassa as fronteiras de Portugal”

O presidente Luís Filipe Vieira reuniu-se à mesa com vários deputados da Assembleia da República esta terça-feira, pelas 20 horas, no Camarote Presidencial, Piso 1, do Estádio da Luz.

Leia, na íntegra, o discurso do presidente:

“Hoje, 110 anos depois da nossa fundação, num ano de luto carregado, celebramos com alegria o nosso 33.º título de Campeão Nacional.
Ganhámos o direito de ser felizes, mesmo quando perdemos as duas maiores referências do nosso Clube: Eusébio e Coluna.
Ganhámos esse direito porque sabemos que, estejam eles onde estiverem, também estão a celebrar.
Mas perdemos outras referências este ano. Referências que nos fazem falta pelo carácter, pela paixão, pela alegria, pelo facto de nunca fugir a um bom combate. Referências das quais sentimos falta.
Perdemos o Manuel Seabra e ele merecia estar aqui hoje a falar e a celebrar a nossa última conquista.
 Proponho, por isso, a todos os presentes, um minuto de silêncio em memória do Manuel Seabra, numa justa homenagem ao exemplo e a tudo aquilo que nos deixou.
 Estão aqui na condição em que devem estar, de sócios e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica.
 Independentemente das vossas funções, das vossas convicções políticas. E para mim isso é que é relevante.
 Se estão recordados, disse no ano que passou, quando nos encontramos aqui, depois de termos perdido três finais, que tínhamos de repetir tudo o que fizemos de bom na época passada, escrevendo apenas um final diferente.
No passado domingo começámos a reescrever a história do ano passado, na próxima quinta-feira temos de continuar a fazê-lo.
Não temos de ter medo de falhar, mas temos de ter a ambição de estar ao nível da nossa história, e estes jogadores e esta equipa técnica estão ao nível da nossa história.
Todos tiveram oportunidade de ver as manifestações do passado domingo, e é fácil perceber que o Benfica está para lá do País, tem uma dimensão global. O Benfica ultrapassa largamente as fronteiras de Portugal. É uma marca, uma referência, é uma bandeira de um País a precisar de razões para celebrar, e o Benfica foi tudo isso no domingo.
Foi razão e pretexto para os portugueses se esquecerem, ainda que por pouco tempo, das dificuldades em que vivem há demasiados anos.
Este título não foi ganho contra ninguém, não foi festejado contra ninguém. É um título de todos aqueles que gostam de Futebol. Nada mais do que isso.
Tenho orgulho de tudo o que fizemos e de tudo o que não deixámos fazer. Não caímos na tentação suicida de mudar tudo, de colocar tudo em causa. Tivemos a capacidade de mudar apenas aquilo que era necessário mudar e manter tudo o resto. E é por causa disso que estamos hoje onde estamos.
Este título é para todos aqueles que sempre acreditaram no trabalho desenvolvido dentro do Benfica, mas é sobretudo uma grande lição para aqueles que só aparecem nas horas más e nunca para ajudar a construir.
Depois do que sucedeu no final da época passada sempre acreditei que apesar do que tinha sucedido, este era o caminho, e que o futuro nos iria compensar por tudo o que nos tirou.
E a verdade é que hoje celebramos mais um título, porque tivemos o mérito de não desistir e porque quando caímos tivemos a capacidade de nos voltar a levantar e isso tornou-nos mais fortes.
Obrigado a todos e tenho a certeza de que o Manuel Seabra está hoje aqui connosco a celebrar o primeiro título da época.”

António Simões lembra "noite extraordinária" de 1968 e vê Benfica na final

António Simões lembra "noite extraordinária" de 1968 e vê Benfica na final
O antigo extremo esquerdo do Benfica António Simões lembrou hoje a extraordinária eliminatória de 1968 contra a Juventus e acredita que o Benfica tem possibilidades para passar à final da Liga Europa de futebol.
António Simões, que representou o Benfica entre 1959 e 1975, esteve presente nos dois jogos contra a Juventus das meias-finais da Taça dos Campeões Europeus em 1967/68, em que a equipa "encarnada" venceu por 3-0 no conjunto das duas mãos e passou à final de Wembley, na qual viria a perder por 4-1 contra o Manchester United, após prolongamento.
O antigo extremo esquerdo tem “pequenos registos” sobre a eliminatória, da qual lembra uma “noite extraordinária” da equipa na primeira mão disputada na Luz, em que o Benfica venceu uma “Juventus forte” com golos de Torres e Eusébio.
No jogo da segunda mão, António Simões frisou que a equipa “teve qualidade defensiva e uma organização que impediu a Juventus de marcar”, salientando o “rasgo extraordinário” do golo de Eusébio, que deixou os “tiffosi” da equipa de Turim “entre o silêncio e a estupefação”.
“Uma grande memória para o Benfica e para o futebol português, que nos levou a mais uma final europeia. É uma eliminatória para recordar”, frisou António Simões.
Sobre as meias-finais da Liga Europa, a antiga glória das “águias” afirma que o Benfica tem “uma missão difícil” por ter “obstáculos acrescidos”, nomeadamente a motivação extra da Juventus por ter a final da Liga Europa no seu estádio.
“Vai ser uma eliminatória extremamente dividida, não haverá muitos golos e eu aposto que quem melhor defender passará a eliminatória”, acrescentou o antigo extremo.
António Simões diz que o Benfica “pode gerir melhor os dois jogos, por já ter sido campeão”.
“Vamos esperar que os jogadores tenham inspiração, momentos felizes e que joguem bem. Se o conseguirem, têm a possibilidade de passar esta eliminatória complicada. [O Benfica] neste momento, tem um estatuto de qualidade que permite ter esperança em passar a eliminatória”, concluiu.
O jogo da primeira mão está marcado para a próxima quinta-feira, no Estádio da Luz, e a segunda mão disputa-se uma semana depois, a 01 de maio, no estádio do clube italiano.

Se estão nervosos, sentem-se, acalmem-se e depois digam:`33`"

Se estão nervosos, sentem-se, acalmem-se e depois digam:`33`"

O deputado do CDS-PP contou com tem sido a convivência com adeptos de outros clubes, após o título do Benfica

Telmo Correia foi um dos políticos que marcou presença no jantar-convívio entre a direção do Benfica e cerca de 80 deputados da Assembleia da República afetos aos Encarnados.
O deputado e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar CDS-PP contou como tem sido os seus últimos dias após a conquista do 33.º título de campeão por parte do Benfica e da forma como os deputados de outras cores clubísticas estão a lidar com o sucesso das Águias.
"No Parlamento convivemos com gente de todo o país, de todos os clubes e até dos clubes do norte que não tem qualquer apreço por nós. Ontem e hoje mas sobretudo hoje tenho tido muita convivência desse tipo. E devo dizer que alguns estão nervosos, irritados. Mas deixo aqui uma boa fórmula, se virem que estão nervosos, façam como os médicos faziam antigamente: sentem-se, acalmem-se e agora digam `33`. À segunda ou terceira vez vão ver que já estarão mais calmos e mais serenos. É uma excelente fórmula que todos os médicos recomendariam", brincou Telmo Correia, fervoroso benfiquista.

Em jantar com Luís Filipe Vieira

Deputados da AR rejubilaram com título de Campeão do Benfica

Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica, promoveu o habitual jantar com os deputados dos partidos com assento parlamentar na Assembleia da República. Cerca de 80 deputados estiveram no Camarote Presidencial do Estádio da Luz em torno de uma paixão que os une e ultrapassa divergências ideológicas, o Sport Lisboa e Benfica.

Do CDS/PP ao BE, todos fizeram questão de dizer “presente!” e destacar a salutar convivência que este ano se fez dias depois da conquista do ceptro de Campeão Nacional pela 33.ª vez na história. Um dos deputados presentes foi Telmo Correia que, em declarações proferidas à Benfica TV, destacou a importância do jantar como respeito à memória do seu impulsionador, Manuel Seabra, entretanto falecido. “São sempre jantares especiais, de benfiquistas. Ao contrário de alguns rivais, não são feitos na Assembleia da República, mas nas instalações do Clube. São jantares feitos no final da época e a palavra do presidente é sempre importante. Para além do Campeonato sonho ganhar pelo menos mais dois troféus. Estes são jantares de convívio, que foram impulsionados pelo principal promotor, o Manuel Seabra. Perdemos grandes amigos benfiquistas, mas no meio dessas tristezas pensamos como gostariam de estar aqui”, lembrou.

Defendendo a bancada parlamentar do Partido Socialista, António Ramos Preto, falou de um convívio já habitual entre benfiquistas que este ano recordam Manuel Seabra. “O jantar é um clássico e este ano em memória de Manuel Seabra. Sei que desejaria imenso estar presente na vitória do Campeonato. Vivia com grande intensidade o Benfica, estou aqui com espírito de missão. O Benfica é mais do que os partidos. Mesmo quando não somos Campeões, estamos cá”, sustentou.

Duarte Pacheco, deputado do Partido Social Democrata, realçou o facto de este jantar estar imbuído no espírito triunfante da conquista do Campeonato. “Faz com que o jantar seja especial e com uma alegria redobrada. Fazemos parte desta família, mas este ano com a coincidência, de sermos Campeões. Esse facto reforça a confraternização e o ânimo com que aqui estamos”, reconheceu.

David Costa, deputado do Partido Comunista Português, defendeu que todos estão unidos pela mesma cor, a cor de uma paixão chamada Benfica. “Somos todos pela mesma cor, pela paixão que nos une, por um Clube que se confunde com o País. Conquistámos o Campeonato com muito mérito, a jogar bom futebol e com a velha Mística. Temos tudo para renovar este título na próxima época”, apontou. Também presente no jantar de deputados esteve José Luís Ferreira em representação do Bloco de Esquerda que enalteceu o quórum que existe em torno do Clube. “Parece que temos maioria e que se confirma que o Benfica é um Clube grande, que dá alegria aos portugueses em geral”, rematou.