quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dez curiosidades para ver o dérbi com outros olhos

Dez curiosidades para ver o dérbi com outros olhos

- A visitar a Luz no próximo domingo vai estar o melhor Sporting dos últimos anos. Demonstram-no, sem margem para dúvidas, a classificação da Liga e a série de jogos sem derrotas que os leões mantém em curso desde novembro. Mas chegará essa evidência para inverter uma série de indicadores que testemunham a supremacia do Benfica nos últimos anos? Escolhemos dez curiosidades que ajudam a ter uma visão global sobre a história recente do clássico de Lisboa, da eficácia de Jorge Jesus diante do Sporting à série de seis dérbis para a Liga que os leões já somam sem marcar na Luz:

1 - Jorge Jesus que, como jogador, defrontou o Benfica pelos leões, em 1975, vai cumprir no domingo o 13º dérbi como treinador dos encarnados. Um número muito respeitável, que o deixa isolado no sétimo lugar da tabela de todos os tempos. Só Joseph Szabo, recordista absoluto com 47 dérbis, Janos Biri (37), Lipo Hertzka (23), Otto Glória (20), Ribeiro dos Reis (15) e John Mortimore (14) estão à frente do atual técnico do Benfica, o segundo português desta lista.

2 - Leonardo Jardim vai dirigir o terceiro clássico com o Benfica, estando ainda à procura da primeira vitória. O técnico madeirense é o 68º treinador a orientar o Sporting em dérbis, considerando todas as provas oficiais desde o campeonato regional de Lisboa, em 1916. No mesmo período, o Benfica teve 42 técnicos. Ao todo, há registo de 102 treinadores em dérbis, já que oito deles estiveram dos dois lados da barricada. Eis os seus nomes: Artur John, Otto Glória, Jimmy Hagan, Fernando Riera, Milorad Pavic, Manuel José, Fernando Santos e Jesualdo Ferreira.
Se o Benfica vencer, Jorge Jesus soma o 10º triunfo em dérbis como treinador dos encarnados, igualando o total de Lipo Hertzka. Só Joseph Szabo (22 pelo Sporting) e Janos Biri (15 pelo Benfica) ganharam mais vezes, mas com uma taxa de aproveitamento muito inferior: Jorge Jesus ganhou até agora 75 por cento dos jogos que orientou frente ao Sporting (9-2-1), tendo o melhor registo de sempre, se considerarmos treinadores com mais de dois dérbis.

3 - De entre os jogadores dos atuais plantéis, Oscar Cardozo é, a larga distância, o que conta maisgolos em dérbis: tem 12 em 18 jogos, tantos como todos os outros jogadores das duas equipas, somados. O paraguaio está em 13º lugar na lista de todos os tempos, liderada por Peyroteo (48 golos em dérbis), à frente de Eusébio (27). Cardozo foi também o último jogador a conseguir um hat-trick no clássico de Lisboa: fê-lo há três meses, no jogo da Taça que o Benfica venceu por 4-3. Ao todo, houve mais 15 jogadores a marcar três golos num dérbi, e cinco que chegaram ao poker: Joaquim Teixeira, Peyroteo, Lourenço, Eusébio e Manuel Fernandes.

4 - Nos plantéis atuais, Luisão é o jogador com mais presenças em dérbis (20 jogos e quatro golos), seguido de Cardozo (18/12) e Maxi Pereira (15 jogos). Rui Patrício, também com 15 jogos, é o leão com mais clássicos, seguido de Adrien e Capel (seis cada). Do plantel do Benfica, Fejsa, Siqueira, Sulejmani e Djuricic ainda não se estrearam em dérbis, enquanto no grupo do Sporting apenas Vítor e os recém-chegados Heldon e Shikabala aguardam pelo batismo. 
5 - Só quatro jogadores do Sporting (Rui Patrício, Capel, Carrillo e o recém-inscrito Elias), venceram um clássico com o Benfica. Apenas Maurício, Slimani, Capel e Montero marcaram aos encarnados com a camisola dos leões. Somando todas as presenças em dérbis, o plantel do Benfica revela-se, sem surpresa, muito mais experiente: tem 112, contra 60 dos jogadores do Sporting.
6 - Zero a zero no fim? É pouco provável: apenas 15 dos 292 dérbis oficiais acabaram sem golos. Mas j já tem quase três anos o último golo português em dérbis: foi marcado por Hélder Postiga, em março de 2011, na meia-final da Taça da Liga que o Benfica venceu por 2-1. Se considerarmos apenas jogos para a Liga, então é preciso recuar até dezembro de 2006, dia em que o Benfica venceu em Alvalade (2-0) com golos de Ricardo Rocha e Simão Sabrosa. Daí para cá, mais nenhum português voltou a faturar em dérbis para o campeonato – nem sequer Liedson, que só marcou ao Benfica antes de se naturalizar português.
7 - Sem perder há onze jogos oficiais (precisamente desde o dérbi para a Taça), o Sporting chega à Luz com a melhor sequência de invencibilidade dos últimos quatro anos (dezembro de 2009). Contando apenas jogos para a Liga, os leões não perdem há nove jornadas, o que é a melhor sequência desde as 14 rondas sem perder, com Paulo Bento, entre fevereiro e agosto de 2009. O problema para os leões é que a série do Benfica também impressiona: 16 jogos sem perder desde o desaire em Atenas com o Olympiacos (ainda assim longe do ciclo de 38 jogos invicto, entre outubro de 2012 e abril de 2013). Contando apenas os jogos para a Liga, são 16 jornadas de invencibilidade para os encarnados, ainda longe do melhor registo da era Jorge Jesus: 32 jogos, entre abril de 2012 e maio de 2013.
8 - Considerando todas as provas oficiais, o Sporting não ganha na Luz há nove jogos e há oito anos. Desde janeiro de 2006, seguiram-se dois empates e uma sequência, ainda em curso, de sete derrotas, contando uma para a Taça e outra para a Taça da Liga. Já é a pior série leoninade todos os tempos, como visitante, poderá ficar ainda pior em caso de nova derrota. Em casa do rival, o jejum do Sporting mais prolongado é de 23 jogos sem ganhar, entre 1965 e 1986.
9 - Contando apenas os dérbis em casa para a Liga, o Benfica já soma cinco vitórias consecutivas, a segunda melhor série de sempre. A melhor é de seis vitórias, entre 1942 e 1947, o que equivale a dizer que um triunfo encarnado põe a equipa de Jorge Jesus no livro de registos do dérbi. Ainda mais preocupante para o Sporting é o registo de seis dérbis para a Liga seguidos sem marcar na Luz: o último leão a consegui-lo para o campeonato foi Liedson, em 2007.

10 - Uma palavra final para o árbitro Marco Ferreira. Aos 36 anos, vai dirigir o segundo dérbi da carreira, depois de ter apitado o Sporting-Benfica (1-3) da última temporada. Na época em curso, o juiz madeirense dirigiu há duas semanas a vitória dos leões em Penafiel, na Taça da Liga e ainda não apitou qualquer jogo do Benfica, tendo estado em apenas quatro jogos da I Liga.

Oblak e Rui Patrício: como chegar ao dérbi sem medo de errar

Oblak e Rui Patrício: como chegar ao dérbi sem medo de errar

Guarda-redes do Benfica começou com o treinador do Sporting

Jan Oblak vai disputar o seu primeiro dérbi e Rui Patrício reencontra o Benfica após um afastamento doloroso da Taça de Portugal. O guarda-redes do Sporting falhou no lance que deu a vitória aos encarnados.
Do outro lado estará Oblak, também ele a lidar com fantasmas. O primeiro golo sofrido na baliza encarnada, ao sexto jogo como titular, motivou críticas justificadas. O esloveno podia ter feito melhor na abordagem ao lance, acabando por consentir o golo de Vítor Gonçalves. Empate em Barcelos (1-1).
Haverá naturalmente um foco de pressão sobre os dois guarda-redes. Rui Patrício não mais falhou desde esse 9 de setembro mas o palco e o adversário são os mesmos. Jan Oblak apresenta-se num duelo de exigência máxima com a credibilidade ligeiramente beliscada.
Como lidar com isso? Carlos Pires, treinador de guarda-redes que trabalhou com Leonardo Jardim, deixa alguns indicadores. 
«O Oblak falhou em Barcelos e sabe que falhou. Trabalhei com ele e é o tipo de guarda-redes que assume logo os seus erros, é forte psicologicamente e não se esconde. Vem de uma escola diferente da portuguesa, é muito frio na baliza e não demonstra stress com essas situações», diz Carlos Pires, atualmente no Desportivo de Chaves.
Jan Oblak abordou mal o lance: «É um erro técnico. Se ele fosse com o braço esquerdo, desviava a bola por cima da trave. Talvez o posicionamento tenha sido um pouco errado, mas não sabemos se viu a bola partir, se esta mudou de trajetória. Enfim, pela televisão é fácil. Mas tenho a certeza que, se acontecer a mesma coisa, Oblak irá abordar o lance de outra forma.»
Quanto a Rui Patrício, terá de se agarrar ao erro da Luz e transformá-lo em fator de motivação. «Não o conheço tão bem por não ter trabalho com ele. Não sei como interioriza o erro. Mas notou-se que depois do golo do Luisão ficou um pouco perturbado. Aliás, isso notou-se nos primeiros lances frente à Suécia, no play-off. Mas depois passou e seguiu em frente.»
Carlos Pires trabalhou com Leonardo Jardim no D. Chaves, Beira Mar, Sp. Braga e Olympiakos. Por isso, sabe como o técnico terá lidado com o tema. «Acredito que o Leonardo falou com o Rui Patrício, não para o criticar mas para lhe passar uma mensagem positiva. Ele aposta num guarda-redes e dá-lhe toda a confiança e tranquilidade. Terá sido ele a falar do erro ou deu liberdade ao treinador de guarda-redes, o Nélson, para o fazer.»
«É possível que esse erro pese no inconsciente do Rui Patrício nos primeiros minutos, mas terá de ser ele a usar isso como motivação extra. Acredito que o fará. Para mim, é o melhor guarda-redes português, não esquecendo outros bons nomes, como por exemplo o Ricardo (Académica)»
.Jan Oblak: tudo começou com Leonardo Jardim
Voltemos a Jan Oblak. Afinal, o ponto de partida para esta conversa. O guarda-redes esloveno chegou a Portugal em 2010 e foi encaminhado pelo Benfica para o Beira Mar. Seria Leonardo Jardim a estrear o jovem no futebol luso.
Carlos Pires trabalhava com o atual treinador do Sporting e não esquece os meses de convivência com Oblak. «O grande problema dele era a comunicação, algo muito importante num guarda-redes. Devia ter tido desde logo um professor de português. Ainda para mais, foi para Aveiro, sem conhecer nada. Foi com a família mas claro que os primeiros tempos não foram fáceis.»
«Na altura tínhamos quatro guarda-redes. Era o ano de confirmação do Rui Rego, que fez uma época excelente, e havia ainda o Bruno Conceição e o Vicente Paes. Criou-se ali uma grande união e o Oblak acabou por ser utilizado na Taça de Portugal. A estreia foi em Mirandela», recorda o técnico de guarda-redes.
17 de outubro de 2010, 3ª eliminatória da Taça. O Mirandela força o prolongamento, que o Beira Mar enfrenta com apenas nove jogadores. A equipa aveirense aguenta até às grandes penalidades e aí brilha um jovem guarda-redes esloveno. Trava dois castigos máximos. 
«Ele já tinha grande qualidade, fazia quase tudo perfeito. Percebeu-se logo que podia ir muito longe. Fez apenas mais um jogo na Taça, pois perdemos depois frente à Académica. Entretanto, nós saímos do clube», explica Carlos Pires.
Após vários períodos de empréstimo, Jan Oblak chegou à baliza do Benfica. «Fico feliz por o ver ali e vamos lá ver se conserva o lugar. Sinceramente, tenho dúvidas se não será o Artur a defender no dérbi. Vamos ver. O Artur também deu muito ao Benfica, teve uma fase menos boa mas só saiu da equipa por lesão. Agora será a altura de Jesus dar o sinal de quem será o seu guarda-redes até final da época», conclui o treinador de guarda-redes.

Montero a treinar a finalização como Lima?
Encerra-se o capítulo dedicado aos guarda-redes. Do outro lado estarão os avançados. Para Fredy Montero, este será um dérbi para alimentar o desejo de regresso aos golos. O colombiano não marca há sete jogos.
Curiosamente, Leonardo Jardim enfrentou a mesma situação no Sp. Braga. Na altura, a sua referência ofensiva chamava-se Lima. Esse mesmo. «Em Braga, o Lima começou bem a época mas depois teve um período de seca de sete jogos. Lembro-me que ficava eu, o Leonardo e o Lima no final dos treinos, em trabalho-extra. Era um exercício simples. Passávamos a bola, Lima dominava e marcava na baliza deserta. Servia quase como terapia, para lhe transmitir serenidade. Acredito que Leonardo Jardim esteja a fazer o mesmo com Montero agora.»
«Ainda assim, o Leonardo Jardim não se concentra no número de golos. Quer que o avançado trabalhe para a equipa, que crie espaços, que faça passes, que não pare. Desde que isso aconteça, está satisfeito», salienta Carlos Pires.
O treinador de guarda-redes do D. Chaves fica a torcer pelo sucesso do antigo companheiro. «Sabe, um dia disse-lhe: o Sporting só vai ser campeão quando eu e tu formos para lá. Eu não fui porque está no Sporting o Nélson, mas não guardo mágoa. Claro que gostava de ter ido, mas fico a torcer por eles. O Leonardo merece o sucesso», remata.

Benfica foi a 11.ª melhor equipa do Mundo em janeiro

Benfica foi a 11.ª melhor equipa do Mundo em janeiro
RANKING DA IFFHS COLOCA FC PORTO E ESTORIL EM 100.º

O Benfica continua a ser a melhor equipa portuguesa no "ranking" da Federação Internacional da História e Estatística do Futebol (IFFHS). FC Porto e Estoril Praia encontram-se igualados na 100.ª posição.

Num ano em que não marcou presença nas competições europeias, o Sporting viu-se excluído do lote de 200 melhores clubes do mundo para a IFFHS.
O Benfica foi ultrapassado pelos russos do Rubin Kazan, mas mantém-se como melhor equipa nacional, com 219,50 pontos, na 11.ª posição, depois de ter terminado 2013 no "top 10".
Os campeões nacionais, FC Porto, e o Estoril igualam-se no 100.º lugar, com 125 pontos.
A pontuação da IFFHS para as equipas europeias é discriminada da seguinte maneira: na Liga dos Campeões, cada vitória vale 14 pontos e o empate sete; na Liga Europa, 12 pontos para cada vitória e seis por empate; na Liga portuguesa, a vitória vale 3,5 pontos e o empate dois.
Classificação:
1. Bayern Munique, 370 pontos
2. Real Madrid, 292
3. Chelsea, 275
4. Atlético de Madrid, 253
5. Barcelona, 247
6. PSG, 244
7. Tottenham, 240
8. Basileia, 239
9. Atl. Mineiro, 238
10. Rubin Kazan, 223, 50
11. Benfica, 219,50

Trabal sobre o Diessbach: “A equipa está motivada”

Fase de Grupos da Liga Europeia

Trabal sobre o Diessbach: “A equipa está motivada”

A equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica desloca-se, este sábado, à Suíça para enfrentar o Diessbach em jogo da 5.ª jornada da Fase de Grupos da Liga Europeia. Em declarações à Benfica TV, o guarda-redes, Guillem Trabal, perspectivou uma partida bem mais complicada do que na Luz onde os Campeões Europeus venceram por 13-3.

“Vai ser muito mais difícil, porque jogam em casa e poderão pensar que nos podem fazer frente”, alertou o espanhol.

 Apesar do desaire em Valongo, Trabal acredita no triunfo benfiquista. “A equipa está motivada, gostaria de estar melhor classificada no Campeonato, mas tem de pensar na Liga Europeia”, frisou.

O guardião mostrou-se ambicioso nas conquistas a alcançar de “águia ao peito”. “Quero conquistar a Liga Europeia tal como o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal. No Benfica tem de se pensar em ganhar tudo”, advertiu.

O Diessbach – Benfica está agendado para as 19 horas de sábado, no pavilhão desportivo de Diessbach.

Hélder Cristóvão e o Moreirense: “Estamos preparados para o jogo”

Antevisão à 29.ª ronda da II Liga

Hélder Cristóvão e o Moreirense: “Estamos preparados para o jogo”

O treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica, Hélder Cristóvão, analisou à Benfica TV o próximo adversário da Segunda Liga, Moreirense, actual 3.º classificado ex-aequo com o Penafiel e FC Porto B.

“O Moreirense é a equipa que melhor se preparou e reforçou. Nunca escondeu que é candidato à subida e é o mais forte, na minha opinião. Joga em casa frente ao Benfica B. Não vai abdicar dos seus valores, vai querer ganhar e para nós é bom jogar enquanto Formação, pois vai fazer-nos crescer e atingir um nível de maturidade diferente. Estamos preparados para o embate”, garantiu.

O Moreirense é a segunda melhor defesa e o segundo melhor ataque na Segunda Liga o que deixa em alerta o treinador dos “bês” da Luz. “Os números dizem que a equipa está bem preparada, tem jogadores experientes. O contexto é diferente, porque nós, enquanto equipa B, Formação, temos o nosso caminho e este é um obstáculo que nos vai fazer crescer muito. Queremos continuar a somar pontos, a praticar bom Futebol, nunca descurando o objectivo principal que é fazer chegar atletas à equipa principal”, apontou.

O avançado, Pires é o melhor marcador, mas não vai merecer atenção especial. “Não fugimos ao nosso modelo e processos em face de um jogador. Conheço o Pires, foi meu jogador no Portimonense e estou contente por ele porque trabalha muito. Estamos avisados e preparámos bem este jogo”, esclareceu.

O jogo da 29.ª ronda da Segunda Liga está marcado para as 20 horas de sexta-feira, no estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Sulejmani tirou o passe

Sulejmani tirou o passe

AUTOCARRO DO PENAFIEL CRIOU PROBLEMAS OFENSIVOS A UM BENFICA EM POUPANÇAS

Um Penafiel rigoroso na cobertura dos espaços, ainda que muito curto de vistas no ataque, e um Benfica poupado e com algumas unidades em sub-rendimento quase foram obrigados a meia hora extra de futebol que, face à carga competitiva que têm no calendário, não dava jeito a nenhum dos dois. O zero a zero foi-se eternizando na partida dos quartos-de-final da Taça de Portugal e só mesmo quando a Sulejmani, o melhor benfiquista durante todo o jogo, se juntaram outros desequilibradores, como Rodrigo, é que o autocarro penafidelense foi superado. Numa jogada em que Rodrigo decidiu rápido e o deixou em boa posição para finalizar, foi o sérvio quem tirou o passe do Benfica para as meias-finais.

Desbloqueador nas horas difíceis
SÉRVIO SULEJMANI COSTUMA SER DECISIVO


Miralem Sulejmani marcou ontem à noite, em Penafiel, o terceiro golo pelo Benfica. Como nos dois anteriores, o remate certeiro garantiu o triunfo aos encarnados. Desta vez assegurou a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal.

Sulejmani, o opositor ao mandato da distração

Sulejmani, o opositor ao mandato da 

distração

A noite de Miralem Sulejmani. Um pontapé - rasteiro e colocado, a seis minutos do fim - desviou o extremo sérvio do choque frontal e imediato com um monte rochoso chamado desilusão. O ex-Ajax colocou o Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, resolveu um problema intrincado em Penafiel e recolocou o seu nome nas boas graças do adepto benfiquista. 
Não foi fácil, já se percebeu, o voo da águia no 25 de abril. Jesus quis ganhar dois jogos de uma só vez e terá, a meio da segunda parte, pensado uma e outra vez se essa terá sido uma boa medida. 
O treinador mudou nove peças na engrenagem, já preocupado com o dérbi do próximo fim-de-semana, lançou demasiados nomes sem rodagem para a luta e o Penafiel discutiu o resultado até ao apito final de um trapalhão João Capela. 

FICHA DE JOGO DO PENAFIEL-BENFICA
Não é preciso decorar o código da estrada e ter todas as regras de condução na ponta da língua para se saber que a distração é a causa de grande parte dos acidentes. 
O Benfica experimentou isso em Penafiel, ao deixar cair abruptamente o nível exibicional, após uma entrada francamente boa, e a expor-se aos perigos da estrada nortenha na Taça de Portugal. 
É verdade também que só em circunstâncias extraordinárias o Penafiel poderia ter vencido o jogo. É um conjunto consistente, organizado, conhece a parte teórica do jogo e recita-a de memória, mas na frente tem muitas limitações. Artur só se apoquentou com um erro próprio e pouco mais. 
O Penafiel foi, pois, curto na capacidade, mas grande na ambição. Duríssimo nos choques, comovente na entrega, concentradíssimo no quarteto mais recuado, o clube duriense teve o mérito de adiar até às escrituras finais a tal sentença proferida pelo inspirado Sulejmani. 

OS DESTAQUES DO JOGO: André Gomes, mais minutos para ele


A intriga, desde o início, foi linear. Mais Benfica, forte na posse de bola, com um André Gomes a lançar sempre com competência Ivan Cavaleiro e Sulejmani nas alas. E o Penafiel, lá está, a defender como podia, compenetrado quase sempre, atabalhoado uma e outra vez. 
Nos primeiros 15 minutos, os homens de Jesus criaram três boas ocasiões para marcar. Cardozo, Jardel e André Gomes rondaram o primeiro golo, confirmando a superioridade do Benfica a todos os níveis. 
Até aos 25/30, aliás, o Benfica foi fortíssimo e sério. Depois, num misto de algum desleixo com uns pozinhos de distração, os lisboetas deixaram-se enredar no futebol que mais interessava ao Penafiel e o recurso ao prolongamento chegou a parecer inevitável. 
Mas não. Sulejmani, um dos mais esclarecidos do princípio ao fim, quis voltar à capital mais cedo. Por esses minutos, de alguma aflição, já Jesus lançara Lima, Rodrigo e Markovic, convencido de que os jogos só se ganham um de cada vez, com dedicação e discernimento. 
O Benfica está nas meias-finais da Taça de Portugal, justa e logicamente. E agora sim, pode tratar da receção ao Sporting sem amarras no pensamento. Cada problema no seu lugar.

Drulovic: «Sulejmani assenta bem no Benfica»

Drulovic: «Sulejmani assenta bem no Benfica»
ACREDITA QUE O COMPATRIOTA SERÁ TITULAR

Ljubinko Drulovic destaca a capacidade de luta de Sulejmani que, aliada ao talento que possui, vão ajudar o compatriota sérvio a afirmar no onze do Benfica, depois da boa prestação no jogo da Taça de Portugal, frente ao Penafiel, no qual apontou o golo que valeu a passagem às meias-finais.

"Passou uma fase menos boa por causa da lesão, depois de uma entrada violenta num jogo frente à Croácia. É um excelente jogador, tem características muito boas porque sabe marcar e sabe assistir. É muito bom estar a marcar vários golos para estar entre os onzes melhores jogadores", disse o antigo futebolista de Benfica e FC Porto, atual selecionador dos sub-19 da Sérvia.

"Tem características muito boas, é tecnicamente muito evoluído. Assenta bem no Benfica, mas existe uma grande concorrência porque há muitos jogadores naquelas posições. Não vai ser fácil, mas ele vai continuar a trabalhar para conseguir ser titular", acrescentou.


«Vejo o Benfica como o melhor clube português» - Quim

«Vejo o Benfica como o melhor clube português» - Quim

Quim jogou seis épocas de águia ao peito e não hesita ao eleger o Benfica como «o melhor clube português».

- Quais são os momentos marcantes da sua carreira?
- Representar a Seleção foi naturalmente muito marcante e inesquecível, tal como ser campeão pela primeira vez no Benfica. Esses são o tipo de alegrias que serão sempre recordadas. No futebol há bons e maus momentos, bons jogos e maus jogos, é mesmo assim.

- Não guarda mágoa pela forma como se deram as saídas do Benfica e do Braga e também do esquecimento para a Seleção? 
- São situações que fazem parte da nossa profissão, no Braga e Benfica verificaram-se porque os contratos terminaram e os clubes não quiseram a renovação. Eu segui a minha vida, como sempre irei fazer, agora estou no Aves e o que me interessa é o presente. 

- Como descreve, então, as passagens por Braga e Benfica? 
- O Braga foi o clube onde cresci e aprendi quase tudo. No Benfica fui campeão duas vezes, é um clube fantástico que vejo como o melhor clube português.

Funes Mori novamente cobiçado na Argentina

Funes Mori novamente cobiçado na Argentina

Depois do Estudiantes de la Plata, Funes Mori volta a ser cobiçado na Argentina, surgindo notícias a garantir que o Newell´s Old Boys pretende o avançado ligado ao Benfica.

A emissora Radio América refere que Funes Mori até vê com bons olhos o regresso ao seu país, uma vez que tem sido pouco utilizado por Jorge Jesus, contabilizando quatro jogos no conjunto das competições.

O Newell’s está a apostar forte neste mercado, tendo já garantido o concurso de Ever Banega (Valência). Funes Mori será o nome seguinte na lista de potenciais reforços.

Marco Ferreira nomeado para o derby

Marco Ferreira nomeado para o derby

O Conselho de Arbitragem nomeou Marco Ferreira, da Associação de Futebol da Madeira, para dirigir o derby do próximo domingo entre Benfica e Sporting, no Estádio da Luz, referente à 17.ª jornada da Liga.

Será a segunda vez que o árbitro de 36 anos vai dirigir o derby de Lisboa, depois de na época passada, mais precisamente a 10 de dezembro de 2012, ter estado no Sporting–Benfica, que terminou com a vitória dos encarnados por 3-1.

Sérgio Serrão e Nélson Moniz serão os auxiliares de Marco Ferreira na partida que tem início marcado para as 18 horas.

Xanana Gusmão prestou homenagem a Eusébio

Xanana Gusmão prestou homenagem a Eusébio

O primeiro-ministro de Timor Leste, Xanana Gusmão, esteve esta quinta-feira no Estádio da Luz para prestar homenagem a Eusébio da Silva Ferreira. 

«Quando era jovem, recordo-me de admirar o Eusébio porque era um grande jogador. Vim algumas vezes ao Estádio da Luz como adepto do Benfica. Sempre foi muito respeitado em Timor Leste, pela sua grandeza. Ele era um ídolo», afirmou Xanana Gusmão aos jornalistas, depois de, equipado a rigor com uma camisola do clube da águia, ter depositado um ramo de flores junto à estátua de Eusébio. 

O primeiro-ministro de Timor Leste não esquece a visita do Pantera Negra àquele país em 2003, no âmbito de uma iniciativa do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

«Quando esteve em Timor deixou todos maravilhados. E devo dizer que ele marcou muitos golos na carreira, mas a mim não me marcou. Nessa visita eu fui à baliza e ele rematou-me uma bola, que defendi. Disse-lhe, em jeito de brincadeira, que afinal eu também era um grande guarda-redes e ele respondeu-me: “Não! O problema é que eu não marco golos na baliza do Benfica!”», contou.

Xanana Gusmão está em Lisboa para o lançamento do seu livro “Xanana Gusmão e os primeiros 10 anos da construção do Estado timorense”. Vai também ser distinguido com o Doutoramento Honoris Causa pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP). 

Marque na agenda. FC Porto-Benfica nas "meias" da Taça

Marque na agenda. FC Porto-Benfica nas "meias" da Taça

Dragões e águias em novo confronto na actual temporada. Eliminatória a duas mãos será disputada a 26 de Março e a 16 de Abril, com a primeira partida a realizar-se no Norte. Histórico de encontros nas "meias" da Taça de Portugal dá empate.

FC Porto e Benfica vão defrontar-se nas meias-finais da Taça de Portugal, disputando um lugar na decisiva partida do Jamor. Nos quartos-de-final, os dragões bateram o Estoril, enquanto as águias venceram o Penafiel, garantindo os dois conjuntos um lugar na próxima eliminatória, que será disputada a duas mãos.

Azuis e brancos e encarnados vão protagonizar o 34º confronto entre ambos na prova rainha do futebol português. O histórico mostra uma vantagem considerável para os lisboetas, que levaram de vencida os portuenses por 20 ocasiões, contra as oito vitórias nortenhas. Pelo meio, houve cinco empates.

Contudo, no que diz respeito ao registo demonstrado por FC Porto e Benfica, sempre que se encontram nas meias-finais da Taça de Portugal, verifica-se uma igualdade. Em oito eliminatórias, quatro vitórias para cada lado. Quem desempata?

A última vez que os dois rivais se defrontaram nas "meias" da Taça foi durante a segunda metade da temporada de 2010/11. Na primeira mão, o Benfica venceu em pleno Dragão, por 0-2, mas acabou afastado da final, ao perder na Luz, na segunda mão, por 1-3.

Nas meias-finais da Taça de Portugal desta época, a primeira mão será realizada no Dragão, a 26 de Março. A segunda partida da ronda está marcada para 16 de Março, no estádio da Luz. Curiosamente, repete-se a ordem dos desafios verificada em 2010/11.

Benfica falhou Ronaldo por um telefonema

Benfica falhou Ronaldo por um telefonema

Em 1996 o plano passava por suscitar a disputa pelo jogador, aos grandes de Lisboa. O Benfica não atendeu o telefone. Conheça a história, no dia do 29º aniversário de Cristiano Ronaldo.
O melhor jogador do mundo nasceu no Funchal, a 5 de Fevereiro de 1985. O local da primeira casa onde viveu está transformado numa pequena área de estacionamento, bem perto da sede do Clube de Futebol Andorinha, o primeiro clube da carreira de Cristiano Ronaldo.

A opção, aos oito anos de idade, pelo emblema de Santo António, no concelho do Funchal, tem uma explicação. "O pai era técnico de equipamentos do clube", justifica o presidente do Andorinha, José Bacelar.

Na altura, o dirigente era o treinador da equipa sénior do Andorinha e lembra-se bem do "filho do amigo Diniz Aveiro".

"Cristiano era um miúdo franzino. Diria, até, raquítico, porque era muito magro e pequeno ,mas tinha uma técnica fora do comum. Ele destacava-se dos demais", recorda Bacelar.

A história que ficou por contarRonaldo jogou no Andorinha, entre os 8 e os 10 anos. Seguiu-se o Nacional da Madeira e a chegada ao Sporting, com 11 anos de idade. A transferência para Alvalade tem, no entanto, uma história por contar.

"Cristiano Ronaldo chegou a ser oferecido ao Benfica, mas o clube nunca atendeu a quem o oferecia", começa por revelar José Bacelar.

O objectivo passava por gerar competição pelo jogador, entre os grandes de Lisboa, aumentando o valor do jovem talento. "Queríamos pôr o Benfica e o Sporting em concorrência, para tentar mais alguns benefícios para a família dele. Era uma família modesta, que vivia com dificuldades. Tentámos contactar o Benfica, mas nunca ninguém nos atendeu", reforça.

O grande responsável pela ida de Ronaldo para o Sporting acabou por ser "o seu padrinho de baptismo, o senhor Fernão Sousa".

"O Sporting já o tinha referenciado, num torneio em Câmara de Lobos, e manifestou sempre vontade em ter o Ronaldo nos seus quadros”, explicou, nesta entrevista a Bola Branca.
Ronaldo chegou ao Sporting com 11 anos, mas, já antes, na Madeira, tinha protagonizado uma disputa entre rivais. O jornalista Acácio Pestana, madeirense e antigo colaborador da Renascença, recorda que "o pai e, particularmente ,os dirigentes do Andorinha queriam direccioná-lo para o Marítimo".

"Foi proposta uma reunião com o Marítimo. Bernardo Rosa, o director que deveria ter comparecido a essa reunião, não apareceu. O Nacional foi mais lesto e conseguiu arrebatar o Cristiano, ao Andorinha", pormenoriza o jornalista.
Ronaldo jogou no Nacional, durante uma época, nos iniciados. Ainda o Andorinha não imaginava a sua entrada para o mapa do futebol mundial, por ter sido o primeiro clube de um menino que, anos mais tarde, viria a tornar-se no melhor jogador do planeta. Hoje, no Andorinha, centenas de crianças voam nas asas de um sonho comum: ser um dia como o seu ídolo.

Jesus: «Mudanças na equipa foram por causa das sequelas de Barcelos»

Jesus: «Mudanças na equipa foram por causa das sequelas de Barcelos»

Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, em declarações à Sport TV após a passagem às meias-finais da Taça de Portugal. Os encarnados venceram o Penafiel por 1-0, com golo de Sulejmani aos 84 minutos:

«Não foi um Penafiel defensivo, o Benfica é que obrigou a isso. O Penafiel apresentou-se com qualidade. Já passei pela II Liga e as equipas que estão no topo são iguais às que estão do décimo lugar para baixo na Liga. O Penafiel mostrou-se organizado, ofensivamente não teve nenhuma situação de contragolpe ou de bola parada. O Benfica esteve muito compacto, sério e o objetivo foi atingido.

Mudanças para o dérbi? Não foi poupar. O nosso jogo em Barcelos foi num lamaçal complicado, muito pesado. As exigências musculares deixaram sequelas. Na terça-feira havia muita gente carregada. Achei que a maioria não estava recuperada e por isso lancei outros. Confio em todo o plantel. Achei que estes eram os melhores.

Próximo um/dois meses decisivos?

«Não, podem é ter uma importância fundamental. A conclusão é sempre na decisão. O Benfica está nas frentes todas, está a chegar próxima dos objetivos. Estamos em duas meias-finais, vem a Liga Europa já para a semana e no campeonato estamos na frente. Queremos mante resta afirmação e qualidade. Só ganha títulos quem chega às finais e nós queremos chegar às finais.»

Penafiel defrontou os três grandes: «Benfica está mais forte»

Penafiel defrontou os três grandes: «Benfica está mais forte»

Vítor Bruno considera o futebol das águias superior ao do FC Porto e Sporting

No espaço de três semanas o Penafiel jogou contra FC Porto, Sporting e Benfica. Vítor Bruno, sempre presente nas escolhas de Miguel Leal, fez por isso, após questão do Maisfutebol, uma avaliação aos três grandes do futebol nacional.

«Sinceramente, senti que nesta altura o Benfica é o que está mais forte», disse o extremo do Penafiel após a eliminação na Taça de Portugal.

«Está com um futebol mais fluído, dinâmico e pressiona muito, ao contrário do Porto. Aliás, contra Porto sentimos que podíamos ter aproveitado mais, porque é uma equipa que dá mais espaço».

«O Sporting é muito forte nas transições, sentimos isso, mas na primeira parte fomos capazes de contrariá-los», acrescentou Vítor Bruno. «Por tudo isto nesta altura digo que, globalmente, o Benfica está mais forte».

«Tivemos uma participação digna na taça. A exibição frente ao Benfica orgulha as pessoas de Penafiel. Fizemos o 41º jogo oficial e isso pesou. Tivemos falta de capacidade de aceleração no último terço. Sabíamos que tínhamos um por cento de possibilidades».

Rodrigo festeja qualificação

Rodrigo festeja qualificação

O avançado Rodrigo utilizou a conta pessoal no Twitter para dar conta da satisfação pela passagem às meias-finais da Taça de Portugal, depois do triunfo sobre o Penafiel, por 1-0, no qual foi o autor da assistência para o golo de Miralem Sulejmani, aos 84 minutos. 

«Mais uma vitória!! Grande abraço pessoal, e um ótimo resto de semana para vocês! Domingo tem mais!!», escreveu, antecipando já o derby com o Sporting. 

Para ilustrar a mensagem, recorreu a uma imagem do jogo em direto do site de A BOLA, reproduzida abaixo.

Luisão e Maxi sem rotatividade

Luisão e Maxi sem rotatividade

Com o derby à vista no próximo domingo, Jorge Jesus, inevitavelmente, operou várias alterações na equipa, poupando alguns atletas para a receção ao Sporting. Mas nem todos ficaram de fora do desafio da Taça de Portugal.

O defesa-central Luisão e o lateral-direito Maxi Pereira, que foram titulares no último compromisso das águias, em Barcelos, para o campeonato, voltaram a jogar de início ontem, diante do Penafiel. 

O capitão do Benfica, de 32 anos, somou o 26.º desafio oficial da temporada, o que diz bem da importância de Luisão nos encarnados, enquanto o internacional uruguaio, de 29 anos, jogou a 23.ª partida nesta temporada. 

Os substitutos diretos, que estavam no banco de suplentes, foram o argentino Ezequiel Garay e o jovem promissor lateral-direito português João Cancelo.

«Queremos chegar outra vez às finais» - Jorge Jesus

«Queremos chegar outra vez às finais» - Jorge Jesus

Jorge Jesus reconhece que as entradas de Rodrigo, Markovic e Lima foram decisivas para a vitória do Benfica em Penafiel.

Poupou jogadores para o derby?
Não foi poupar. O jogo em Barcelos [com o Gil Vicente] foi num lamaçal, num pântano. Foi complicado e muito pesado para os jogadores. As exigências musculares deixaram sequelas e a maioria dos jogadores não recuperou. Era impossível lançá-los. Lancei outros porque confio no plantel, achei que estes eram os melhores para este jogo. É normal que uns joguem mais do que outros, mas no ano passado também foi assim. Temos de ter sempre jogadores à altura.

Mas teve de lançar Rodrigo, Markovic e Lima...
É mais fácil para estes jogadores, com ritmo de jogo e não tão cansados, entrarem e apanharem os adversários que estiveram uma hora a correr atrás da bola. São jogadores rápidos e o Penafiel teve mais dificuldades em segurá-los. O golo é uma excelente jogada entre eles.

Os próximos dois meses serão decisivos para o Benfica?
Podem ter uma importância fundamental, mas não na conclusão, na altura da decisão. Como na época passada, o Benfica está em todas as frentes, está a chegar próximo dos objetivos e só as grandes equipas o conseguem. Queremos manter esta afirmação e qualidade. Só pode ganhar títulos quem chega às finais. Quem não chegar, não ganha títulos. O Benfica tem chegado e este ano quer chegar outra vez às finais.

Jardel segura testemunho

Jardel segura testemunho
CENTRAL BRASILEIRO JOGOU NO LUGAR DE GARAY
O Benfica está a negociar com o Zenit a transferência de Ezequiel Garay, mas a verdade é que nem por isso o defesa-central deixou de viajar com o plantel para Penafiel, para o embate dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Não é nada habitual ver o internacional argentino, de 27 anos, sentado no banco de suplentes, mas diante do emblema penafidelense foi mesmo isso que aconteceu, tendo Garay passado o testemunho a Jardel, que voltou a fazer dupla com Luisão.

O brasileiro tinha atuado pela última vez no Restelo, frente ao Gil Vicente, para a Taça da Liga, e ontem voltou a mostrar que está preparado para agarrar o lugar de El Negro ao lado do capitão das águias. Certo é queo entendimento com o compatriota foi, mais uma vez, exemplar, e o próprio Jorge Jesus não se cansou de incentivar o jogador, aplaudindo sempre que o camisola 33 cumpria com o que lhe era exigido.

Relvado resistiu às intempéries

Relvado resistiu às intempéries
PROBLEMAS FORAM RESOLVIDOS A TEMPO
Apesar da preocupação registada antes do início da partida, o relvado do Estádio 25 de Abril esteve à altura do desafio. O sistema de drenagem funcionou na perfeição e, com a preciosa ajuda do S. Pedro, a bola rolou com normalidade durante os 90 minutos, contrariando os receios de ambos os treinadores. Nem o facto de ter começado a chover a menos de uma hora do arranque da partida prejudicou as condições do terreno, colocando de parte o cenário de adiamento.

O piso era uma das principais preocupações de Jorge Jesus, um dos primeiros elementos da comitiva encarnada a subir ao relvado para avaliar a relva com os seus próprios olhos. Largos minutos antes de os jogadores iniciarem o período de aquecimento, o treinador do Benfica acercou-se do terreno e rapidamente se apercebeu de que estava em bom estado, fazendo sinal de aprovação na direção da restante equipa técnica.

Para isso contribuíram os esforços feitos pelos responsáveis do Penafiel para atenuar o desgaste do relvado face ao temporal dos últimos dias. Os meios foram reforçados durante a manhã para que o palco do encontro não colocasse em risco a integridade física dos jogadores e a qualidade do espetáculo. A chuva deixou praticamente de cair nas últimas 24 horas, o que também ajudou.

Raspanete a sério para Markovic

Raspanete a sério para Markovic
JESUS PERDEU A PACIENCIA COM O SERVIO
Lazar Markovic foi a última aposta de Jesus e ainda foi a tempo de participar nos festejos do golo. Mas após o remate certeiro de Sulejmani, o Penafiel ainda tentou um último esforço e nos minutos finais empurrou os encarnados para a sua área. Jesus temia o empate e exigiu pressão aos jogadores encarnados e também rigor nos posicionamentos.

Markovic não cumpriu as ordens e acabou o jogo com as orelhas a arder, uma vez que o técnico deu três raspanetes alto e bom som ao jovem que veio do Partizan.

Capas do dia

Fevereiro 06 / 2014