domingo, 9 de fevereiro de 2014

Dérbi: Vento moderado e chuva, a previsão meteorológica para terça-feira

Dérbi: Vento moderado e chuva, a previsão meteorológica para terça-feira

Mau tempo continua nesta terça-feira.

O mau tempo vai prosseguir nesta segunda-feira, prevendo-se uma ligeira melhoria para terça, dia para o qual foi marcado o Benfica-Sporting depois do adiamento deste domingo. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se «vento moderado», oriundo de sudoeste, e «períodos de chuva» durante terça-feira.

O Estádio da Luz vai ter de ser alvo de trabalhos para evitar a queda de fibra de vidro e de chapas de alumínio que atingiram o relvado e as bancadas antes do pontapé de saída e que motivaram a suspensão e adiamento da partida. De acordo com o comunicado emitido às 12 horas de hoje, as condições atmosféricas não vão dar tréguas nas próximas horas.

Leia o comunicado:

«O estado do tempo nos próximos dias continuará a ser caracterizado pela passagem de sistemas frontais de forte atividade, prevendo-se um agravamento do estado do tempo, entre as 12UTC de hoje dia 9 e as 06UTC de dia 10, devido a uma depressão muito cavada que atravessa o norte da Península Ibérica junto da região Norte do território do Continente, originando aumento da intensidade do vento e da agitação marítima, e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento. Assim, prevê-se ocorrência de chuva ou aguaceiros fortes, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, a queda de neve acima dos 600/800 metros, descendo a cota durante a noite para 400/600 metros, e vento forte do quadrante sul, com rajadas da ordem dos 90/110 km/h, sendo forte a muito forte no litoral e nas terras altas, com rajadas da ordem de 110/130 km/h.

Na costa Ocidental, prevêem-se ondas com 5 a 7 metros de altura significativa, aumentando para 9 a 11 metros entre a noite de domingo e a tarde de segunda-feira.»

William Carvalho continua a não ser opção para o derby

William Carvalho continua a não ser opção para o derby

Os treinadores escolheram os seus onzes para o derby que não aconteceu, mas amanhã, caso estejam reunidas as condições para a realização do jogo, Jesus e Jardim têm liberdade para mudar não apenas as equipas iniciais, como também os suplentes. 

Ou seja, ambos os técnicos podem alterar as suas opções, conforme defende o número 6 do artigo 16.º do Regulamento de Competições (RC). «Nos casos de adiamento de jogo, apenas poderão ser incluídos na ficha técnica do jogo adiado os jogadores que se encontravam regularmente inscritos na data inicialmente fixada», pode ler-se. 

Por exemplo, caso os lesionados Salvio e Jefferson recuperassem os técnicos podiam convocá-los e até utilizá-los. Diferente seria se o jogo tivesse começado e sido interrompido. 

Nesse caso, Jesus e Jardim teriam de lançar o mesmo onze inicial, mas poderiam alterar os suplentes. Olhando para o RC, William Carvalho continua a cumprir castigo e quanto ao adiamento do jogo para amanhã, o RC continua a ser respeitado (Artigo 22.º). Não se realizará nas 30 horas seguintes por acordo dos delegados dos clubes, mas na mesma semana por estarmos na segunda volta da Liga. Se houvesse compromisso europeu ou de Seleção, o derby teria de ser agendado no espaço de duas semanas.

O "louco" calendário do Benfica

O "louco" calendário do Benfica
ÁGUIAS PRATICAMENTE SEM ESPAÇO PARA MUDANÇAS
Caso a vistoria efetuada amanhã não dê luz verde para a realização do dérbi entre Benfica e Sporting, a colocação do encontro no calendário será uma tarefa, no mínimo, complicada. Presente na Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga, o clube da Luz tem muito poucos espaços livres no calendário.

Olhando para um cenário de dois jogos por semana, o Benfica não teria disponibilidade caso consiga seguir em frente em todas as provas em que está envolvido, nomeadamente na Liga Europa. Poderá, no entanto, com muita "ginástica" à mistura, colocar o jogo com os leões numa lógica de três jogos numa semana, mas aí teria de obedecer às regras aplicadas aos jogos europeus, que obrigam a um intervalo de 72 horas entre jogos nacionais e das competições da UEFA.

Contudo, há uma outra partida que poderá criar problemas. Trata-se da meia-final da Taça da Liga, onde os encarnados estão à espera de um adversário que sairá da decisão do Conselho de Disciplina da Liga. FC Porto ou Sporting podem ser os rivais...

Calendário do Benfica

16 de fevereiro: P. Ferreira-Benfica (Liga)
20 de fevereiro: PAOK-Benfica (Liga Europa)23 de fevereiro: Benfica-V. Guimarães (Liga)
27 de fevereiro: Benfica-PAOK (Liga Europa)2 de março: Belenenses-Benfica (Liga)
5 de março: Jogos de seleções9 de março: Benfica-Estoril (Liga)
12 de março: Jogo dos oitavos-de-final da Liga Europa*16 de março: Nacional-Benfica (Liga)
20 de março: Jogo dos oitavos-de-final da Liga Europa*23 de março: Benfica-Académica (Liga)
26 de março: FC Porto-Benfica (Taça de Portugal)30 de março: Sp. Braga-Benfica (Liga)
2 de abril: Jogo dos quartos-de-final da Liga Europa*6 de abril: Benfica-Rio Ave (Liga)
10 de abril: jogo dos quartos-de-final da Liga Europa*13 de abril: Arouca-Benfica (Liga)
16 de abril: Benfica-FC Porto (Taça de Portugal)19 de abril: Benfica-Olhanense (Liga)
24 de abril: jogo das meias-finais da Liga Europa*27 de abril: final da Taça da Liga1 de maio: jogo das meias-finais da Liga Europa*4 de maio: Benfica-V. Setúbal (Liga)
11 de maio: FC Porto-Benfica (Liga)
14 de maio: Final da Liga Europa*

Martifer vai avaliar segurança do Estádio da Luz

Martifer vai avaliar segurança do Estádio da Luz
EMPRESA TEM CONTRATO DE MANUTENÇÃO DA COBERTURA
A Martifer, com quem o Benfica tem um contrato de manutenção da cobertura do Estádio da Luz, vai avaliar na segunda-feira se há condições de segurança para realização do dérbi com o Sporting, disse à Lusa fonte oficial da empresa. "A Martifer construiu a estrutura metálica da cobertura do Estádio da Luz e tem um contrato de manutenção com o Benfica. Nesse sentido, já foi solicitada para fazer uma vistoria e avaliar se há condições de segurança [para a realização do jogo na 18.ª jornada]", disse a mesma fonte, depois de o encontro ter sido adiado para terça-feira, devido a problemas da cobertura, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.

A mesma fonte disse que a vistoria deverá ser feita logo pela manhã, se as condições climatéricas permitirem, e que a decisão sobre a realização ou não do jogo da 18.ª jornada da Primeira Liga de futebol, às 20H15 de terça-feira, será tomada em conjunto com o Benfica. A Martifer foi também responsável pelas estruturas metálicas das coberturas do Estádio José Alvalade (Sporting) e do Estádio do Dragão (FC Porto). No Brasil, forneceu as estruturas de três estádios do Mundial2014 - Arena Amazónia (Manaus), Arena Fonte Nova (Salvador da Bahia) e Arena Castelão (Fortaleza) - e do estádio do Grémio de Porto Alegre.

O encontro entre o Benfica, líder da Primeira Liga, e Sporting, segundo classificado, estava marcado para as 18 horas de domingo e foi adiado devido aos danos na cobertura do Estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas. As equipas ainda subiram ao relvado para o aquecimento, mas depois de recolherem aos balneários já não regressaram.

Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o adiamento e o estádio foi evacuado. Depois de terem saído os cerca de 50.000 espetadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas, das quais pelo menos uma de grandes dimensões, com cerca de 40 metros quadrados, conforme relatou o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo.

O regulamento que enquadra o adiamento do dérbi

O regulamento que enquadra o adiamento do dérbi
ARTIGOS 19.º E 22.º EM CAUSA

São dois os artigos do Regulamento das Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que enquadram o adiamento do dérbi e a sua marcação para as 20.15 da próxima terça-feira.

Artigo 19.º

Calendários

3. Depois do início da segunda volta os jogos adiados têm de ser realizados no decurso da mesma semana ou, caso um dos clubes tenha de realizar nessa semana outro jogo das competições oficiais nacionais ou internacionais da UEFA ou da FIFA e ainda no caso de se realizar um jogo da Selecção Nacional e qualquer dos clubes intervenientes tenha jogadores convocados, dentro das duas semanas seguintes.

Artigo 22.º

Adiamentos devidos às alterações dos estádios e casos fortuitos

1. Quando, por causa fortuita ou de força maior, não se verifiquem as condições para que um jogo se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes, salvo se:

a) os delegados dos dois clubes declararem no Boletim do Encontro o seu acordo para a realização ou conclusão do mesmo noutra data, respeitados os limites referidos nos n.os 2 e 3 do artigo 19.º;

b) qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte, caso em que o jogo se realizará ou completará em data a estabelecer por acordo entre os clubes dentro do prazo das quatro ou duas semanas seguintes, consoante se trate, respectivamente, da primeira e segunda voltas; na falta de acordo, a Comissão Executiva decidirá a data e a hora do jogo.

Benfica – Maia ISMAI, 36-23: Superiores desde o início

20.ª ronda do Campeonato

Benfica – Maia ISMAI, 36-23: Superiores desde o início

A equipa de Andebol do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu, este domingo à tarde, o Maia ISMAI, na 20.ª jornada do Andebol 1, por 36-23.

O conjunto orientado por Jorge Rito entrou decidido em resolver desde cedo o encontro. Com Paulo Moreno a abrir as contas Pavilhão n.º 2 da Luz, os “encarnados” estiveram sempre com o comando do jogo na mão e, ao intervalo, o marcador fixava os 19-11.

Na etapa complementar, o Benfica continuou na mesma toada e com uma atitude séria, o que permitiu ampliar a diferença para o adversário, com o resultado final a fixar-se nos 36-23.

Dario Andrade (9), Elledy Semedo (9), Paulo Moreno (4), Gonçalo Valério (3), António Areia (3), Inácio Carmo (2), João Pais (2), Gonçalo Ribeiro (2), Danil Chernov (1) e João Gomes (1) foram os marcadores de serviço.

Jorge Rito fez alinhar o seguinte sete inicial: Hugo Figueira, António Areia, Inácio Carmo, Chernov, Paulo Moreno, Elledy Semedo e Dario Andrade.

O Benfica encerra esta primeira fase do Andebol 1 com uma recepção ao Passos Manuel, marcada para o dia 22. Antes disso, desloca-se ao reduto do madeira SAD, no próximo sábado, 15.

Benfica - Sporting adiado para as 20h15 desta terça-feira

Informação

Benfica - Sporting adiado para as 20h15 desta terça-feira

O Sport Lisboa e Benfica informa que o jogo frente ao Sporting Clube de Portugal, referente à 18.ª jornada do Campeonato Nacional, está reagendado para esta terça-feira, dia 11 de Fevereiro, às 20h15, no Estádio da Luz, condicionado à inspecção técnica que a Martifer efectuará amanhã de manhã.

Toda a informação sobre a bilhética será prestada durante o dia de segunda-feira.

O Sport Lisboa e Benfica agradece toda a compreensão de Sócios, adeptos e simpatizantes do nosso Clube, lamentando o transtorno, ainda que alheio, causado.

Mário Figueiredo explicou razões para adiamento do dérbi

Em conferência de imprensa

Mário Figueiredo explicou razões para adiamento do dérbi

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo, esteve na sala de imprensa do Estádio da Luz para explicar as razões que levaram ao adiamento do Benfica – Sporting para a próxima terça-feira, pelas 20h15.

“Como repararam o jogo não teve início à hora marcada, porque haviam placas de lã de vidro que se libertaram da cobertura do Estádio. Os delegados da Liga pediram à protecção civil pudesse avaliar o que se passava e verificou-se que algumas placas estavam a libertar-se fruto das más condições climatéricas que sentiam”, começou por dizer.

Mário Figueiredo, na sua intervenção, revelou, ainda, as medidas que foram tomadas perante a apresentação do cenário que indiciava que o jogo não se poderia realizar. “Foi feita uma reunião de emergência cerca de 15 minutos da hora prevista para o jogo começar e perguntámos às entidades de segurança se estavam reunidas as condições para a realização do jogo. Disseram-nos que não e informaram-nos que teríamos de evacuar o Estádio o mais rapidamente possível. Os representantes do Benfica e do Sporting, a equipa de arbitragem e os delegados da Liga foram unânimes em ordenar a evacuação do Estádio sem alarmismos e isso foi conseguido. Felizmente, em bom tempo foi decidida essa medida, porque pouco tempo depois começaram a cair placas. Evitou-se uma tragédia”, acrescentou.

A finalizar, o presidente da LPFP admitiu que compreende a frustração dos adeptos, mas sustentou que a evacuação do recinto desportivo era a única medida a tomar de forma a evitar males maiores. “Sei que é difícil porque estavam muitas pessoas presentes para ver o dérbi. A verdade é que a segurança não pode ser posta em causa e se assim não fosse poderíamos ter assistido a uma tragédia. Tivemos de tomar esta decisão drástica. Não quero deixar de dar um elogio às forças de segurança”, reconheceu.

Derby marcado para terça-feira às 20.15

Derby marcado para terça-feira às 20.15

Dependendo de uma vestoria à estrutura do estádio da Luz

O derby entre o Benfica e o Sporting, que se deveria ter realizado este domingo às 18 horas, já tem nova data marcada. A partida vai realizar-se na próxima terça-feira, às 20.15 horas.

O presidente da Liga, Mário Figueiredo, revelou que Benfica e Sporting chegaram a acordo para a nova data mas disse também que a realização do jogo está condicionada à existência de condições de segurança.
Jogo foi adiado por causa da cobertura da zona sul do estádio da Luz que estava a largar lã de vidro e empurrada pelo vento para o relvado do estádio! O facto de o jogo ter sido adiado penso que foi bem decidido porque estas questões de segurança não podem ser decididas de animo leve. Estavam milhares de pessoas em risco e as placas que estão na cobertura do estádio muitas têm mais de 40 metros de comprimento e poderiam soltar-se e acertar nas muitas pessoas que estavam no estádio pondo em risco a integridade física das pessoas e poderia ser uma tragédia. Segundo parece, o jogo foi adiado para terça-feira às 20.15 horas. Resta saber é se a situação dos cartões amarelos vão ser alterados ou não. E isso penso que devia ser levado em conta pela Liga Portuguesa Futebol Profissional pois os jogadores que estavam a cumprir jogo de castigo devem cumprir esse jogo de castigo neste jogo independentemente da data em que vai ser jogado.

O Benfica emitiu um comunicado, no site oficial, a esclarecer os adeptos sobre a razão do adiamento do «derby» e revelou que a cobertura apresenta pequenos danos provocados pelo mau tempo que afeta a zona.

Comunicado:
«As más condições climatéricas provocaram pequenos danos na cobertura do Estádio da Luz. 

Nesse sentido, a Liga Portugal, os dois clubes, a proteção civil, em sintonia com a equipa de arbitragem, decidiram o adiamento da partida.

Mais informações, nomeadamente sobre nova data, serão comunicadas em breve».

Benfica - Sporting (Onze inicial)


Iniciados A com olhão para a vitória

3.ª jornada da 2.ª Fase

Iniciados A com olhão para a vitória

A equipa de Iniciados A do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se ao Algarve para disputar a 3.ª jornada da Segunda Fase do Campeonato Nacional da categoria. Diante do Olhanense, vitória por 0-2.

Os comandados por Luís Nascimento entraram bem na partida e aos 11 minutos, Filipe Soares inaugurou o marcador. O 0-2 final surgiu aos 35’ por Lamba.

Com este triunfo, o Benfica passa a somar seis pontos.

Atletismo: Juniores são Campeões Nacionais em Pista Coberta

Em masculinos

Atletismo: Juniores são Campeões Nacionais em Pista Coberta

Entre os dias 8 e 9 de Fevereiro decorreu, no Pombal, o Campeonato Nacional de Juniores em Pista Coberta.

As equipas do Sport Lisboa e Benfica tiveram uma prestação bastante positiva, nomeadamente a masculina que venceu com 206 pontos.

Em femininos, o Clube ficou na 2.ª posição com 189 pontos.

Benfica-Sporting, em direto

Benfica-Sporting, em direto

SIGA TODAS AS INCIDÊNCIAS ANTES DO GRANDE DÉRBI DA 18.ª JORNADA

Olhando para a temporada transata, as diferenças entre Benfica e Sporting são claras: em 2012/13, os leões visitaram o reduto do eterno rival com 34 (!) pontos de diferença. O Sporting ocupava o 9.º lugar e as águias lideravam o campeonato. Esta temporada, a equipa de Leonardo Jardim desloca-se ao Estádio da Luz com menos dois pontos que o Benfica e pode, em caso de vitória, alcançar a liderança isolada da Liga. Não há dúvida de que do leão da época transata restam apenas... as memórias.


O relvado da Luz está em condições razoáveis e respondeu bem ao tratamento a que tem sido sujeito nos últimos tempos. Só uma pequena faixa no "miolo" parece em pior estado

A saída dos adeptos do Sporting (cerca de 3.200), para o Estádio da Luz, está prevista para as 14 horas. "Pede-se a todos os sportinguistas, com bilhete válido para esta partida, que compareçam em Alvalade o mais cedo possível, para que tudo decorra dentro da normalidade e para que os adeptos do Sporting entrem no recinto «encarnado» antes do início do encontro", pode ler-se no comunicado divulgado pelos leões no seu site oficial

A abertura das portas do estádio está marcada para as 16 horas, duas horas antes do pontapé de saída. Os ingressos estarão disponíveis até às 18 horas. Com a chuva a não dar tréguas em Lisboa, as zonas circundantes ao estádio estão demasiado vazias a esta hora para um dia de dérbi... 

Marco Ferreira é o árbitro do dérbi. Aos 36 anos, o juiz natural do Funchal vai dirigir apenas o seu 4.º jogo na presente temporada a contar para o campeonato. Estreia-se em encontros do Benfica em 2013/14, depois de ter dirigido o Sporting, no embate com o Penafiel da Taça da Liga, que os leões venceram por 3-1 

O Benfica ainda tem 4 mil bilhetes para vender e, como tal, tudo indica que não irá registar-se uma lotação esgotada no dérbi com o Sporting. A razão é simples: nunca uma tão grande quantidade de ingressos foi transacionada no próprio dia do jogo, mais a mais quando se prevê uma tarde chuvosa em Lisboa. O mau tempo parece não dar tréguas na capital, prevendo-se um agravamento para o final da tarde

O Benfica e o Sporting jogam hoje a liderança da Liga portuguesa, no dérbi da 18.ª jornada, à qual os rivais de Lisboa chegam separados por dois pontos, com os encarnados na frente.

No estádio da Luz, onde o Sporting não vence para o campeonato desde janeiro de 2006, a equipa de Jorge Jesus, que empatou em Alvalade na primeira volta e eliminou os leões da Taça de Portugal, pode aumentar a diferença para cinco pontos, um avanço significativo.

Por seu turno, o Sporting pode apertar ainda mais a luta pelo título se ganhar no terreno do rival, onde se vai apresentar sem dois jogadores importantes, o médio William Carvalho, castigado, e o lateral-esquerdo Jefferson, lesionado.

A partida, que será arbitrada por Marco Ferreira, está agendada para as 18 horas, 45 minutos antes de o FC Porto, terceiro, receber o Paços de Ferreira no Estádio do Dragão, sabendo que pode capitalizar o resultado dérbi, depois de ter perdido com o Marítimo e ter ficado a quatro pontos do Benfica.

Sai a lista de convocados do Benfica

Sai a lista de convocados do Benfica

Guarda-redes: Artur e Oblak.

Defesas:  Jardel, Luisão, Garay, Siqueira, Maxi Pereira e Sílvio.

Médios: Djuricic, Sulejmani, Fejsa, Enzo Perez, Ruben Amorim, Gaitán e André Gomes;

Avançados: Cardozo, Rodrigo, Lima e Markovic.

Juvenis A: Teste complicado passado com nota positiva

Oeiras – Benfica, 0-2

Juvenis A: Teste complicado passado com nota positiva

A equipa de Juvenis A do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se ao reduto do outsider, Oeiras, onde venceu por 0-2.

Numa partida que não se adivinhava nada fácil, o conjunto ao comando de Renato Paiva, não facilitou e arrecadou, uns importantíssimos, três pontos.

Ao intervalo, a equipa “encarnada” já se encontrava a vencer por 0-1, com golo de Pedro Rodrigues. Na segunda metade, Ruben Dias sentenciou o encontro, apontando o 0-2 final.

 A formação da Marginal ainda não tinha conhecido o sabor da derrota nesta 2.ª fase do Campeonato Nacional.

Com esta vitória, o emblema da Luz, igualou a equipa da Linha na tabela classificativa, com seis pontos, e subiu ao 2.º lugar do pódio.

SL Benfica vence o Torneio Eusébio em Futsal

Na cidade de Leiria

SL Benfica vence o Torneio Eusébio em Futsal

Devido ao Campeonato da Europa que teve lugar em Antuérpia, o Campeonato Nacional esteve parado e a equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica aproveitou para participar, em Leiria, no Torneio Eusébio.

Quatro equipas frente-a-frente num torneio organizado pela Casa do Benfica em Leiria. O Futsal marcou presença e saiu vencedor.

Pelo caminho encontrou o GRAP, uma equipa da 1.ª Divisão distrital de Leiria, que goleou por 8-0, garantindo a passagem para a Final.

Na Final, Benfica e Fundão voltaram a medir forças e os da Luz levaram a melhor por 4-1, conquistando o troféu.

A primeira edição do Torneio Eusébio promete continuar a ser uma merecida homenagem ao Rei.

Liga Europeia: Hóquei em Patins assegura apuramento na Suíça

Diessbach – Benfica, 2-11

Liga Europeia: Hóquei em Patins assegura apuramento na Suíça

O Benfica venceu, este sábado, o Diessbach, na 5.ª e penúltima jornada da Fase de Grupos, por 2-11, garantindo, assim, o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europeia.

Na Suíça, o conjunto orientado por Pedro Nunes mostrou, em pista, a superioridade. Num encontro onde era imperativo vencer, os “encarnados” não deixaram margem para dúvidas.

A contagem começou com Carlos López, a fazer o 0-1, na sequência de um livre directo. A partir daí foi sempre a somar para a equipa visitante. Seguiu-se Tuco, que aumentou a contagem para 0-2.

Os suíços do Diessbach ainda conseguiram diminuir a vantagem mas não foi suficiente para bater a turma da Luz, que ao intervalo já vencia por 1-7, com golos de Carlos López, Tuco, Diogo Rafael, Valter Neves, Miguel Rocha (2) e Marc Coy.

No segundo tempo, foi o Diessbach que chegou primeiro à baliza adversária. Mas rapidamente o Benfica voltou a aumentar a contagem, desta vez com João Rodrigues (2), Valter Neves e Diogo Neves a fecharem as contas na Suíça.

Pedro Nunes fez alinhar o seguinte cinco inicial: Guillem Trabal, Valter Neves, Tuco, João Rodrigues e Carlos López.

Na próxima quarta-feira, 12 de Fevereiro, o Benfica recebe o Braga, na 15.ª jornada do Campeonato Nacional.

Benfica – Sporting: Todos ao dérbi a partir das 18 horas!

18.ª jornada da Liga portuguesa

Benfica – Sporting: Todos ao dérbi a partir das 18 horas!

Este domingo é dia de dérbi. Lisboa pára! O sentido da estrada parece somente um, o destino é o Estádio da Luz. São estes os sentimentos que assolam um lisboeta num dia como este. É diferente dos demais.

Jogam o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting, os dois primeiros classificados do Campeonato e historicamente os maiores rivais de Portugal. Em teoria, as “águias” terão vantagem por jogarem em casa, mas o dérbi é jogo de tripla. Os “verde-e-brancos”, por seu lado, já mostraram que têm capacidade para surpreender, com aconteceu na Taça de Portugal.

Não estando na máxima força, Benfica e Sporting, tal como anteviu Jorge Jesus “têm capacidade e recursos” para fazer deste dérbi um jogo ímpar. Os lisboetas merecem-no! Do lado benfiquista não joga Salvio e a forma denotada por Cardozo ainda não é, manifestamente, a melhor após lesão que o afastou dos relvados cerca de três meses. Todavia, o paraguaio é golo e diante do Sporting costuma ter pontaria certeira.

O Sporting queixou-se das entradas perigosas que têm sucessivamente acontecido sobre os seus jogadores, nomeadamente Jefferson que está impossibilitado de dar o contributo à equipa. Igualmente ausente, mas por castigo, vai estar William Carvalho.

Bruno lancha com Vieira

Bruno lancha com Vieira

Como tem sido habitual desde que sucedeu a Godinho Lopes na presidência do Sporting, Bruno de Carvalho assistirá ao derby com o Benfica ao lado de Leonardo Jardim e de Augusto Inácio no banco de suplentes. Mas, antes do início do jogo, o presidente leonino deverá marcar presença no habitual lanche entre as Direções de ambos os clubes, estando portanto ao lado de Luís Filipe Vieira. 

Ao contrário do que sucede com o FC Porto, as relações institucionais entre os dois clubes de Lisboa existem e estão estáveis, pese embora a troca de mensagens após o último derby da Luz, para a Taça de Portugal, por causa da maneira como Bruno de Carvalho criticou a arbitragem de Duarte Gomes e, principalmente, se referiu às declarações de Jorge Jesus no final do encontro, o que motivou um comunicado encarnado a defender o seu treinador. Um assunto que está ultrapassado e que permite, por isso, o convívio. 

Fejsa tem hoje batismo de fogo

Fejsa tem hoje batismo de fogo

Ljubomir Fejsa, 25 anos, tem hoje o batismo de fogo pelo Benfica. Apesar de já ter 16 jogos pelas águias, este será o primeiro derby e, simultaneamente, o primeiro clássico do ex-Olympiakos, já que nunca defrontou Sporting e FC Porto. 

Consumada a saída de Matic para o Chelsea, Fejsa tem-se assumido como o sucessor natural do compatriota. Foi essa, aliás, a razão pela qual foi contratado. Após a despedida de Matic, com o qual chegou a formar dupla, o camisola 5 foi titular com Leixões (2-0, casa, Taça da Liga), Marítimo (2-0, casa, Liga) e Gil Vicente (1-1, fora, Liga). O jogo de hoje será um teste às qualidades de Fejsa, apesar de o sérvio, titular em 14 das 16 partidas em que foi utilizado, já ter estado em quatro jogos da Champions. 

Antes do Benfica, o médio esteve em três derbies de Belgrado, pelo Partizan, contra o Estrela Vermelha, todos em 2009 (duas vitórias e um empate), e pelo Olympiakos jogou uma vez o derby de Atenas, frente ao Panathinaikos, em 2013 (1-1). Siqueira e Oblak também se estreiam pelo Benfica em derbies.

«Vou torcer pelo glorioso» - David Luiz

«Vou torcer pelo glorioso» - David Luiz

Chegou ao Benfica com 19 anos, em janeiro de 2007. Um perfeito desconhecido proveniente do Vitória da Bahia, que disputara a Série C do Brasil. Quatro anos depois, em janeiro de 2011, aos 23 anos, era um dos centrais mais cobiçados da Europa e saiu para o Chelsea a troco de €25 milhões mais o passe de Nemanja Matic, avaliado em €5 milhões - curiosamente, o médio sérvio acabou de regressar aos blues, numa transferência de €25 milhões, e são agora companheiros de equipa em Stamford Bridge. 

David Luiz, hoje com 26 anos (completa 27 a 22 de abril), não esquece o clube onde chegou menino e se fez homem, pelo que aceitou o desafio de A BOLA e, após a vitória do Chelsea de José Mourinho sobre o Newcastle (3-0), para a Premier League, partida na qual foi novamente titular, enviou através do nosso jornal uma breve mensagem de incentivo às águias, na certeza de que o Benfica terá para sempre um lugar especial no seu coração, independentemente das voltas do futebol e da vida. 

«Vou estar a acompanhar o derby aqui em Londres, pela televisão, e a torcer pelo glorioso. Nesses grandes jogos só uma coisa interessa: ganhar! E amanhã [hoje] quero ver o Benfica vencedor frente ao Sporting!», atirou o internacional brasileiro, que sempre que tem oportunidade desloca-se a Portugal para rever os amigos e, até, assistir a jogos no Estádio da Luz, casa que já foi a sua. 

Siqueira regressa aos convocados

Siqueira regressa aos convocados
SULEJMANI TAMBÉM É OPÇÃO
A novidade da convocatória que o Benfica só divulgará hoje, ao final da manhã, é o regresso de Siqueira. O lateral, que foi expulso no jogo com o Gil Vicente, cumpriu castigo no confronto com o Penafiel, relativo à Taça de Portugal.

No lote de opções de Jesus está também Sulejmani, que assegurou a presença das águias nas meias-finais da prova com um golo apontado já perto do final. Resta acrescentar que os encarnados estão em estágio no Seixal e hoje ainda vão realizar um último treino.

Único central totalista no dérbi

Único central totalista no dérbi
GARAY NÃO FALHOU SEQUER UM MINUTO
Garay chegou à Luz em 2011/12 e, desde então, não falhou sequer um minuto nos seis dérbis que o Benfica disputou com o Sporting. Nenhum outro central das águias se pode gabar de semelhante façanha, pois Luisão participou em quatro jogos com o arquirrival e Jardel em três (um deles na condição de suplente utilizado), a partir do momento em que El Negro desembarcou em Lisboa.

Cardozo ainda espreita lugar

Cardozo ainda espreita lugar
RODRIGO E LIMA PARTEM EM VANTAGEM
Quem vai compor a frente de ataque do Benfica no dérbi de hoje com o Sporting? Esta é a grande dúvida de Jorge Jesus no onze das águias, uma vez que tem três galos para apenas dois poleiros. Rodrigo e Lima partem em vantagem, mas Cardozo ainda não está fora da corrida e pode mesmo ser a grande surpresa do treinador.

Cardozo inimigo n.º 1 de Patrício
MARCOU 11 GOLOS EM DÉRBIS
São grandes as reservas que se colocam quanto à utilização de Cardozo como titular no dérbi de hoje na Luz, apesar da sua vocação em marcar golos ao Sporting. Do outro lado não há dúvidas: Rui Patrício vai estar na baliza para desafiar, uma vez mais, um destino pouco favorável. No total, o guarda-redes já encaixou 29 golos do rival, sendo que dez deles tiveram a assinatura de Cardozo.

Os golos "roubados" por Rojo e Insúa
NÃO FOSSEM INTERVENÇÕES INFELIZES TACUARA JÁ TERIA 3 NUM DÉRBI

No último Benfica-Sporting, a contar para a Taça de Portugal, disputado no Estádio da Luz, Cardozo fez três golos, mas essa proeza já poderia ter sido reclamada pelo paraguaio no dérbi que disputou imediatamente antes. No entanto, o Record atribuiu a outros jogadores a autoria de dois dos golos que, apesar de tudo, tiveram intervenção direta do Tacuara.

Capas do dia

Fevereiro 09 / 2014