quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Benfica é o 26.º clube do Mundo com mais receitas

Benfica é o 26.º clube do Mundo com mais receitas

Com receitas na ordem dos 109,2 milhões de euros, o Benfica situa-se no 26.º lugar da lista 


de clubes que gere mais receitas no futebol em todo o Mundo, segundo o estudo anual 

«Money Football League», elaborado pela Deloitte.
Contabilizando todas as receitas, de bilheteira, televisivas e comerciais, o atual líder do campeonato português chegou aos 109,2 milhões de euros em 2013, quando no ano imediatamente anterior tinha 111,1 milhões, o seu máximo de sempre.
De qualquer forma, o Benfica é o único clube português presente no top-30 da listagem mundial da Deloitte, aparecendo na posição 26 do estudo que foi disponibilizado pela consultora.
Em 2010, o clube da Luz atingia o mesmo lugar e aproximava-se dos 100 milhões, registando 98,5 milhões de euros. Nos dois anos seguintes o total arrecadado em receitas subia, para 102,5 e 111,1 milhões, respetivamente, e as posições melhoravam, para 21.º e 22.º.
Apesar da ligeira quebra, o Benfica continua a ser, nestas contas, um dos poucos clubes que não é dos chamados «cinco grandes» campeonatos - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália - a chegar ao top-30 mundial. Melhor, só os turcos do Galatasaray e Fenerbahçe, em 16.º e 18.º, e os brasileiros do Corinthians, em 24.º.
O Real Madrid mantém-se como o clube com mais receitas, completando-se o top-5 com FC Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Paris Saint-Germain.
O clube merengue chega aos 518,9 milhões de euros e ocupa o lugar cimeiro pelo nono ano consecutivo, superando o recorde de oito lideranças que detinha em igualdade com o Manchester United.


Eis o ranking:1.º Real Madrid 518.9 
2.º Barcelona 482.6 
3.º Bayern Munique 431.2 
4.º Manchester United 423.8 
5.º Paris Saint-Germain 398.8 
6.º Manchester City 316.2 
7.º Chelsea 303.4 
8.º Arsenal 284.3 
9.º Juventus 272.4 
10.º AC Milan 263.5 
11.º Borussia Dortmund 256.2 
12.º Liverpool 240.6 
13.º Schalke 04 198.2 
14.º Tottenham Hotspur 172 
15.º Inter 168.8
16.º Galatasaray 157.0 
17.º Hamburgo 135.4 
18.º Fenerbahçe 126.4 
19.º AS Roma 124.4 
20.º Atlético de Madrid 120.0 
21.º Estugarda 116.5
22.º Nápoles116.4
23.º Valência 116
24.º Corinthians 113.3
25.º Newcastle 111.9
26.º Benfica 109.2
27.º Ajax 107.6
28.º Lazio 106.2
29.º West Ham 104.8
30.º Olympique Marselha 104.3

Pizzi não quer regressar ao Benfica no mercado de inverno

Pizzi não quer regressar ao Benfica no mercado de inverno


O extremo Pizzi, cedido pelos encarnados, afastou o cenário de regressar ao Benfica durante o mercado de inverno e demonstrou intenção de triunfar no Espanhol.

«Quero ficar, estou feliz aqui e quero ter sucesso no Espanhol. Estamos tranquilos na Liga e nos quartos-de-final da Taça do Rei, algo que demonstra a qualidade do Espanhol. Começamos mal o ano, mas as vitórias frente ao Alcorcón e Celta deu a confiança que faltava. Agora, estamos num bom momento», afirmou Pizzi, em declarações à Cadena Cope.

Salvio volta na Liga Europa

Salvio volta na Liga Europa


Eduardo Toto Salvio deverá voltar à competição no primeiro jogo dos 16 avos de final da Liga Europa, agendado para dia 20 de fevereiro, frente ao PAOK, em Salónica. 

Esta é a data apontada pelos encarnados para o regresso em pleno do internacional argentino. O extremo de 23 anos foi operado a 5 de setembro do ano passado a uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho direito, consequência de uma lesão contraída no derby com Sporting, em Alvalade, para a terceira jornada da Liga, a 31 de agosto. 

Foi a partir daí que o camisola 18 partiu para um longo processo de recuperação, o que lhe exigiu muita paciência, por causa da complexidade e sensibilidade da mazela, considerada uma das piores para um futebolista. 

A reação de Salvio foi considerada muito positiva, o que tem ajudado para queimar todas as etapas, contribuindo as muitas horas passadas no centro de estágios e formação do clube, no Seixal - muitos foram os dias em que esteve cerca de 11 horas nas instalações do clube, na margem sul do Tejo.

Benfica foi conhecer as propostas do Sporting

EMBLEMA DA LUZ PRESENTE NA REUNIÃO DE 
ALVALADE

Benfica foi conhecer as propostas do Sporting

O Benfica, na pessoa da consultora jurídica Célia Falé, ficou ontem a conhecer as alterações legislativas e regulamentares propostas por Bruno de Carvalho e que têm como objetivo modificar em definitivo o rosto do futebol português. O clube da Luz foi um dos 22 que aceitaram o convite do emblema verde e branco para uma reunião que decorreu em Alvalade, durante a tarde de ontem, e, segundo o presidente do V. Guimarães, este até terá concordado no essencial com aquilo que foi apresentado, pois, de acordo com Júlio Mendes, não existiram divergências de maior.

“Para ser sincero, não tivemos nenhum ponto discordante. Estivemos em sintonia praticamente em todos. Em relação a alguns, tivemos discordâncias em detalhes, pormenores, questões mais técnicas do ponto de vista jurídico”, revelou o líder vimaranense, apontando também um tema que colheu a unanimidade entre os dirigentes presentes: “Um dos que mereceu consenso foi a questão do IVAaplicável.Todos os clubes tiveram, de facto, uma opinião unânime em relação a esta matéria.”

Regresso da Liga no dia 1 para Benfica e FC Porto

ÁGUIA JOGA COM O GIL E O DRAGÃO COM O 
MARÍTIMO

Regresso da Liga no dia 1 para Benfica e FC Porto

Os jogos de Benfica e FC Porto frente ao Gil Vicente, em Barcelos, e ao Marítimo, no Funchal, respetivamente, referentes à 17.ª jornada da Liga de futebol, disputam-se no sábado, dia 1 de fevereiro.

A Liga de clubes anunciou esta quarta-feira que a partida de Barcelos tem início marcado para as 19H15, enquanto o pontapé de saída no jogo do estadio dos Barreiros começa às 17H15, sendo ambos transmitidos pela Sport TV. O outro candidato ao título e atual segundo classificado, o Sporting, só entra em ação no domingo, ao receber a Académica em Alvalade, a partir das 18H15. A 17.ª jornada abre com o Estoril-Arouca, na sexta-feira, 31 de janeiro, e encerra na quarta-feira, dia 5 de fevereiro, com a partida Paços de Ferreira-Olhanense.

Programa da 17.ª jornada

Sexta-feira, 31 janeiro:

Estoril-Arouca, 20 horas (Sport TV).

Sábado, 1 de fevereiro:

Gil Vicente-Benfica, 19H15 (Sport TV)
Marítimo-FC Porto, 17H15 (Sport TV)
Vitória de Setúbal-Rio Ave, 18 horas

Domingo, 2 de fevereiro:

Sporting-Académica, 18H15 (Sport TV)
Belenenses-Sporting de Braga, 16H15 (Sport TV)

Segunda-feira, 3 de fevereiro:

 Vitória de Guimarães-Nacional, 20 horas (Sport TV)

Quarta-feira, 5 de fevereiro:

Paços de Ferreira-Olhanense, 20 horas

PAOK vence e Miguel Vítor lesiona-se

Atenção, Benfica. PAOK vence e Miguel 

Vítor lesiona-se


Adversário do Benfica nos 16 avos-de-final da Liga Europa continua em prova na Taça da Grécia.


O PAOK apurou-se para a quarta eliminatória da Taça da Grécia, esta quarta-feira, ao golear o Iraklis (5-1), em jogo da segunda mão da terceira ronda. Na primeira mão, o adversário do Benfica nos 16 avos-de-final da Liga Europa tinha vencido por 1-0.

O "derby" de Salónica, contudo, terminou da pior forma para Miguel Vítor. O defesa-central português, ex-jogador dos encarnados, lesionou-se e foi mesmo substituído aos 21' da primeira parte.

No que diz respeito ao andamento do marcador, o Iraklis adiantou-se no marcador e empatou a eliminatória, por intermédio de Pourtoulidis. O PAOK reagiu em força e aplicou uma "manita" ao rival, com golos de Athanasiadis, Stoch ("bis"), Oliseh e Martens.

A primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, entre PAOK e Benfica está marcada para 20 de Fevereiro. A segunda mão, na Luz, disputa-se uma semana depois, no dia 27.

António Fiúza diz que não foi informado sobre a alteração para o Estádio do Restelo

Taça da Liga: Gil Vicente ainda pondera faltar ao jogo com o Benfica

António Fiúza diz que não foi informado sobre a alteração para o Estádio do Restelo

O Gil Vicente pondera não comparecer no Estádio do Restelo no próximo sábado para o jogo com o Benfica, da terceira e última jornada da fase de grupos da Taça da Liga, uma vez que, segundo revelou o presidente António Fiúza, a Liga autorizou a mudança de estádio, solicitada pelo clube da Luz, sem consultar o clube de Barcelos.

António Fiúza diz que soube da alteração pela comunicação social e, em declarações à «Antena 1», diz que chegou mesmo a ponderar em faltar ao jogo, uma vez que «o Estádio do Restelo não diz muito» e «o jogo também não conta muito». «O que tenho a lamentar é que a Liga tenha dado autorização para a mudança de estádio sem informar o Gil Vicente», destacou.

«Foi uma indelicadeza», frisou António Fiúza, lamentando também à Lusa a escolha do Restelo: «Marcarem o jogo logo para o estádio de um clube com quem nós nem temos relações, devido ao caso Mateus. Porque não o Estádio Nacional», questionou.

O presidente gilista diz-se «sentido e triste» e salienta que «os clubes pequenos não são carne para canhão» e «merecem respeito». «Enquanto eu for presidente do Gil Vicente, exigirei que o clube seja respeitado, pois se fosse ao contrário certamente também não gostariam», finalizou António Fiúza.

O Gil Vicente ainda não sabe se vai a jogo, num encontro que vai servir apenas para cumprir calendário, uma vez que o Benfica, com seis pontos, já está qualificado para as meias-finais. «Só amanhã (quinta-feira) vamos decidir», garantiu à «Antena 1».

António Fiúza, nas mesmas declarações à «Antena 1», revelou ainda que convidou João de Deus a renovar contrato por mais um ano. «Acredito no trabalho dele, um homem que passa muitas horas no clube a trabalhar. Com mais tempo e com mais um jogador ou outro pode fazer uma época tranquila», destacou ainda.

João Amorim: “A nossa equipa esteve sempre compacta”

João Amorim: “A nossa equipa esteve 

sempre compacta”

No final do encontro desta quarta-feira, frente ao Penafiel (0-2), João Amorim salientou o espírito de união e de sacrifício do grupo “encarnado”.

 “A equipa tinha vindo de quatro jogos consecutivos a ganhar, queríamos dar continuar nessa senda mas depois da expulsão tornou-se mais complicado”, começou por dizer à Benfica TV, acrescentando: “Mesmo a jogar com nove, a nossa equipa esteve compacta e ainda criámos algumas oportunidades de golo mas não foi suficiente.”

Benfica B – Penafiel, 0-2: Derrota resolvida nos pormenores

26.ª jornada da Segunda Liga

Benfica B – Penafiel, 0-2: Derrota resolvida nos pormenores

A equipa B do Sport Lisboa e Benfica recebeu, esta quarta-feira, no Caixa Futebol Campus, o Penafiel em jogo da 26.ª ronda da Segunda Liga, onde perdeu por 0-2.

Desde o primeiro minuto que o Benfica B mostrou ao que veio não querendo deixar os créditos de ser uma equipa ofensiva e goleadora em casa em mãos alheias, aos três minutos, Lolo quase marcava após receber o esférico de Gianni Rodríguez.

Este lance foi um acto quase isolado, pois o jogo entrou num equilíbrio dominante, com a bola a ser muito disputada no “miolo” e com poucas oportunidades de parte a parte. Aos 15’, Ferreira rematou para defesa de Bruno Varela.

Daí até final da primeira parte, o nulo manteve-se, mas foi desfeito no reatamento, aos 47 minutos, por Vítor Bruno que ficou cara-a-cara com Bruno Varela e à saída do guarda-redes fez-lhe um “chapéu” e desfez o 0-0.

A perder, o Benfica B tentou empatar o mais breve quanto possível, teve mais bola, tentou controlar as acções da partida, mas aos 75’, o árbitro, Nuno Almeida expulsou João Cancelo, lance que deixou sérias dúvidas, e aos 87’ assinalou uma mão de Lindelöf na área. Guedes converteu a grande penalidade (88’) aniquilando as possibilidades de empate da formação da casa.

Jogo no Centro de Estágio do Benfica, no Seixal.

Benfica-Penafiel, 0-2

Ao intervalo: 0-0 

Marcadores: 0-1, Vítor Bruno, 47'. 0-2, Guedes, 89' (g. p.).

Benfica: Bruno Varela, João Cancelo, Victor Lindelof, Marcos Valente, Gianni Rodriguez (Nelson Semedo, 73'), Rúben Pinto, Bernardo Silva, Hélder Costa, Jorge Rojas (Rudinilson Silva, 46'), Urreta e Lolo (Joel Amorim, 82'). Suplentes: Mika, Filip Markovic, João Amorim, Clesio Bauque, Bruno Gaspar, Rudinilson Silva e Nelson Semedo.

Treinador: Hélder Cristóvão.

Penafiel: Coelho, Dani, Fabio Ervões, Pedro Ribeiro, João Pedro, André Fontes, Aldair (Ivan Santos, 83'), Romeu Ribeiro (Gabi, 50'), Ferreira, Vítor Bruno (M'Bala, 58') e Guedes. Suplentes: Nuno Santos, João Coelho, Nelson Sampaio, Gabi, Paulo Roberto, Ivan Santos e M'Bala.

Treinador: Miguel Leal.

Árbitro: Nuno Almeida (Algarve).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vítor Bruno (17'), Romeu Ribeiro (26'), Marcos Valente (27' e 43'), Ferreira (53'), Rudinilson Silva (72'), Aldair (74') e Urreta (81'). Cartão vermelho por acumulação para Marcos Valente (43'). Cartão vermelho direto para João Cancelo (74').

Assistência: cerca de 200 espectadores.

«Ola John foi muito cedo para o Benfica», diz antigo jogador do Hamburgo

«Ola John foi muito cedo para o Benfica», diz antigo jogador do Hamburgo


Nico-Jan Hoogma, antigo defesa holandês que jogou cinco temporadas no Hamburgo, considera que Ola John não terá o impacto desejado no clube alemão.

«Ola John é um jogador jovem muito talentoso mas ainda tem muito para aprender com a sua idade. Numa situação destas, não podemos esperar que um clube como o Hamburgo lhe possa dar a mão», disse em declarações ao jornal Bild, sublinhando que o compatriota tomou a decisão errada quando deixou o Twente para rumar ao Benfica: «Ele foi muito cedo para o Benfica e vimos que não estava pronto para um grande clube.»

«Espero que possam ajudar o Ola John porque o Hamburgo continua no meu coração. A questão é: o que esperar de um jogador que esta temporada fez apenas três jogos?», concluiu.

UEFA confia em "bom relvado" na Luz para a final

ESFORÇOS PARA O JOGO DE 24 DE MAIO

UEFA confia em "bom relvado" na Luz para a final

A UEFA disse esta quarta-feira à agência Lusa confiar que o Estádio da Luz vai ter um relvado de qualidade na final da edição de 2013/2014 da Liga dos Campeões, a 24 maio.

"A UEFA está a trabalhar em proximidade com o comité organizador local em Lisboa para preparar a final Liga dos Campeões desta época. Estamos confiantes de que todos os esforços vão ser feitos para assegurar a melhor qualidade possível do terreno para a final", disse à Lusa uma fonte do departamento de comunicação da UEFA.

Na terça-feira, o Benfica e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciaram que osencarnados vão receber o Gil Vicente no Estádio do Restelo, também em Lisboa, no próximo sábado, na terceira jornada do Grupo D da Taça da Liga, devido à recuperação do relvado da Luz.

Em comunicado, a LPFP autorizou a mudança de campo, apresentando a fundamentação do Benfica, que alegou o uso no relvado de fitofármacos "nocivos à saúde, quando inalados ou em contacto com a pele".

Na segunda-feira, o Benfica anunciou que o relvado do seu estádio ia ser objeto de "uma intervenção de choque" devido às más condições climatéricas e ao excesso de jogos nas últimas semanas.

"Em função das más condições climatéricas registadas nas últimas semanas e do calendário intensivo desde que foi colocado o novo relvado no Estádio da Luz - realizaram-se quatro jogos num período de 15 dias -, o Benfica decidiu, em coordenação com a empresa responsável pelo tratamento da relva, que se fizesse uma intervenção de choque no 'tapete' de jogo, tendo-se iniciado já esta segunda-feira estes trabalhos", explicava o comunicado.

No passado domingo, após o Benfica-Marítimo, que a equipa da casa venceu por 2-0, o treinador dos insulares, Pedro Martins, queixou-se do estado do "tapete" do encontro.

O Benfica anunciou a 20 de dezembro que tinha concluído os trabalhos de substituição do relvado do Estádio da Luz, que duraram quatro dias.

Clasie apontado às águias


MÉDIO HOLANDÊS ALINHA NO FEYENOORD

Clasie apontado às águias
Jordy Clasie é o mais recente nome apontado ao plantel encarnado, pela imprensa holandesa. O jovem médio, de 22 anos, alinha no Feyenood e tem sido opção regular na equipa, com 19 encontros realizados esta temporada. Apesar do sugerido interesse do Benfica, o diretor-técnico do clube holandês nega uma transferência para a Luz no mercado de inverno.

"São apenas rumores", sustenta o dirigente em declarações ao site ElfVoetbal, esta quarta-feira. O agente do jogador, Wessel Wahab, aponta no mesmo sentido: "Falar sobre algo concreto ainda é prematuro".

O futebolista holandês foi formado no Feyenoord e alinhou toda a carreira profissional no emblema de Roterdão, à exceção da época 2010/11, passada por empréstimo no Excelsior.

Onze do Benfica para jogo com o Penafiel da 26 jornada da segunda liga


Onze do Benfica

Águias no Restelo poupam relvado para o ‘derby’

Águias no Restelo poupam relvado para o ‘derby’


O Benfica-Gil Vicente, último jogo da fase de grupos da Taça da Liga, do próximo sábado, será jogado pelos encarnados em casa emprestada, no Estádio do Restelo, palco de um dos clubes históricos de Portugal, o Belenenses. 

A mudança de local explica-se com o «tratamento de choque» que o relvado do Estádio da Luz está a ser alvo desde o início desta semana, em virtude do mau estado verificado apenas quatro jogos após a colocação do novo tapete na recinto encarnado. Ou seja, a próxima partida no relvado da Luz será o derby com o Sporting, dia 9 de fevereiro. A empresa responsável pelo tratamento do relvado terá, assim, três semanas para colocar o piso em bom estado.

O engenheiro Manuel Pedro Melo, da RED, empresa que colocou e faz a manutenção do tapete verde, explicou a A BOLA que o mau estado atual se deve às condições climatéricas. «Há um imprevisto provocado pelas condições climatéricas, condições horríveis do tempo. Se não chovesse tanto tínhamos tempo para fazer este trabalho diluído no tempo. Sem este jogo do fim de semana permite-nos fazer um trabalho mais completo: colocação de areia junto com a aplicação de agentes que estimulam o crescimento das raízes», explicou.

O Benfica volta, assim, a jogar fora de casa na condição de anfitrião. A última vez que isso aconteceu foi em 19 de outubro de 2003, no Estádio Nacional e o adversário o Gil Vicente, curiosamente a mesma equipa com quem as águias jogam este sábado. A equipa era então orientada por José Antonio Camacho e as águias venceram por 2-1. Foi o último desafio disputado no espaço temporal em que foi construído o novo estádio da Luz, entre 2003 e 2004, em que a turma benfiquista efetuou oito jogos seguidos, na condição de visitado, em palco emprestado: seis jogos da Liga e dois de provas europeias, sendo estes disputados no Estádio do Bessa, no Porto (Lazio, na pré-eliminatória de acesso à Champions; e La Louvière, da Taça UEFA). O saldo não se pode dizer que foi positivo: quatro vitórias, dois empates e duas derrotas (Lazio e o derby com o Sporting). 

O bom relacionamento com a Direção do Belenenses e a proximidade do Estádio do Restelo levaram os encarnados a optar pela mudança num jogo inserido numa prova em que as águias até já estão apuradas para as meias finais. Daí que a previsível aposta em jovens da equipa B possa constituir aliciante para um sábado de jogo com vista para o Tejo. 

Feyenoord sem propostas por Clasie

Feyenoord sem propostas por Clasie


Jordy Clasie regressa ao radar encarnado. A imprensa holandesa coloca o médio do Feyenoord na rota do Benfica, porém, o diretor técnico do clube fala em «rumores».

«São apenas rumores», limitou-se a dizer Martin van Geel, diretor técnico do Feyenoord, em declarações reproduzidas pelo site holandês AD.nl.

Já Wessel Weeze Berg, representante do jovem de 22 anos, referiu que «falar no interesse específico» ou em propostas concretas pelo jogador é «prematuro».

Formado no Feyenoord, Clasie já havia sido apontado ao Benfica no verão passado quando se falou no interesse dos encarnados em Leroy Fer, avançado que acabou por ser contratado pelo Norwich ao Twente.

Oblak "reforço" por ser formado em Portugal



FICOU NO PLANTEL PARA NÃO QUEIMAR UMA 
VAGA

Oblak "reforço" por ser formado em Portugal

A história de sucesso de Jan Oblak no Benfica começou a ser escrita há mais de três anos, quando o guarda-redes esloveno se mudou para o Beira-Mar. Começou aí um período de três temporadas sucessivas emprestado a clubes nacionais, o que agora lhe permite beneficiar do estatuto de “futebolista formado localmente” – foi esse um dos fatores decisivos para que tivesse ficado no plantel dos encarnados nesta época.

Mitrovic: «Quando voltar vou dar tudo para conquistar espaço no Benfica»

EMPRÉSTIMO AO VALLODOLID ATÉ FINAL DA 
TEMPORADA FOI FECHADO TERÇA-FEIRA À 
NOITE

Mitrovic: «Quando voltar vou dar tudo para conquistar espaço no Benfica»

O empréstimo ao Valladolid até fim da temporada agrada a Mitrovic, que espera aproveitar esta experiência para vingar em 2014/15 no Benfica.

O sérvio mostra-se "feliz por ir atuar num campeonato competitivo". Na hora da partida deixa uma promessa para o dia do regresso a Lisboa. "Vou dar tudo para conquistar espaço no Benfica".  Estas declarações foram divulgadas na página de Facebook de Ulisses Santos, empresário de Mitrovic.

O acordo foi fechado terça-feira à noite. Carlos Suarez, presidente do clube espanhol, esteve em Lisboa para concluir o negócio.

Benfica volta às vitórias

Benfica volta às vitórias


Vitória em casa dos encarnados sobre o Candelária com dois golos de Valter Neves, dois de Carlos Lopez e um de Marc Coy. Posito e Mauro Fernandez marcaram para os açorianos.
Depois de duas derrotas seguidas, com a Oliveirense para o campeonato e com o Vendrell, para a Liga Europeia, o Benfica regressou esta terça-feira às vitórias, batendo no Pavilhão da Luz o Candelária por 5-2.

Os encarnados entraram na disposição de não dar hipóteses ao adversário açoriano, marcando dois golos por intermédio de Valter Neves, 8', e Marc Coy, aos 9'.

O Candelária respondeu, reduziu antes do intervalo, por Posito, e chegou à igualdade no segundo tempo, por Mauro Fernandez.

O Benfica voltou então a reagir e a selar a vitória, com novo golo de Valter Neves e dois de Carlos Lopez.

Com este resultado, o Benfica tem agora 29 pontos em 12 jogos. O Valongo lidera com 33 pontos, seguido por Oliveirense e FC Porto, com 30, todos com menos um jogo do que o Benfica. O FC Porto recebe esta quarta-feira a Oliveirense e o Valongo recebe o Mealhada.

Benfica marca mais sem Cardozo

Benfica marca mais sem Cardozo

Paraguaio está de fora há 12 jogos e encarnados não se têm ressentido.

Benfica marca mais sem Cardozo
Óscar Cardozo cumpre frente ao Gil Vicente, para a Taça da Liga, o seu 13.º jogo de ausência, depois de ter contraído uma lombalgia aguda. Quando o avançado se lesionou muitos questionavam a capacidade de o Benfica em ter poder de fogo, mas a verdade é que a equipa está até melhor ao nível da concretização.
Senão vejamos: a equipa marcou mais golos sem o Tacuara e houve maior distribuição dessa produtividade. Com o paraguaio, o Benfica marcou 21 golos em 13 jogos, sem ele conseguiu 28 tentos em 12 jogos. Com Tacuara o Benfica venceu oito vezes, empatou três e perdeu duas, enquanto depois da lesão venceram onze jogos e empataram apenas um.
Outro dado curioso é que que as águias passaram também a estar menos dependentes de um só jogador, emergindo as figuras de Rodrigo e Lima: o Tacuara marcou 43% dos golos da equipa enquanto jogou, enquanto agora a dupla Lima-Rodrigo divide os êxitos. O brasileiro já marcou por oito vezes e o hispano-brasileiro leva nove, sendo que antes da lesão de Cardozo tinha apenas um golo marcado.
Estes são dados para Jorge Jesus ter em conta, chegada que parece a hora do regresso de Cardozo. O ponta de lança pode voltar frente ao Sporting, um adversário a quem já marcou 12 vezes e em que no último jogo brilhou, fazendo um hat-trick em jogo da Taça de Portugal. 

Benfica joga quase tudo em 25 dias de fevereiro

Benfica joga quase tudo em 25 dias de fevereiro

A equipa principal de futebol do Benfica prepara-se para enfrentar um mês de fevereiro intenso e onde joga muito do êxito que pode atingir esta época. Oito jogos em 25 dias é o que espera a equipa da águia para 4 competições diferentes: campeonato, taça de Portugal, taça da Liga e liga Europa.

De dia 2 a dia 27 do próximo mês a equipa liderada por Jorge Jesus joga o futuro na taça de Portugal, taça da Liga e liga Europa. Para além disso pode ou não desbravar caminho rumo à conquista do título de campeã nacional.

O ciclo difícil mas aliciante para a formação da Luz começa dia 2, em Barcelos, frente ao Gil Vicente, em jogo do campeonato nacional e termina dia 27, data em que a equipa recebe o PAOK no jogo da segunda mão dos 16 avos de final da liga Europa.

Entre os jogos medeiam intervalos de 3 a 4 dias e neste “pacote” de jogos estão incluídos 2 clássicos, um com o Sporting para o campeonato no dia 9 no Estádio da Luz e o outro contra o Sporting ou FC Porto a contar para as meias-finais da taça da Liga no dia 12, fora.

Eis o quadro completo de jogos:


Dia 2 – Gil Vicente – 
Benfica – Para o campeonato
Dia 5 – Penafiel – Benfica –  Taça de Portugal
Dia 9 – Benfica - Sporting – Para o campeonato 
Dia 12 – FC Porto ou Sporting – Taça da Liga 
Dia 16 – P. Ferreira – Benfica  – 
Para o campeonato 

Dia 20 – PAOK – Benfica; Liga Europa
Dia 23 – V. Guimarães – Benfica - Para o campeonato 
Dia 27 – PAOK – 
Benfica - Liga Europa 


Jorge Jesus tem pela frente a difícil missão de gerir a utilização do plantel e esperar que não surjam contrariedades graves como sejam as lesões e os castigos.

Nesta altura perfilam-se dias boas novidades: cardozo está recuperao e pode regressar a qualquer momento e Salvio entra na fase final da recuperação à intervenção cirúrgica a que foi submetido.

O extremo, de 23 anos, foi operado no início de setembro a uma rotura ao ligamento cruzado anterior do joelho direito no Hospital de Sant'Ana com sucesso e sem quaisquer complicações. O futebolista lesionou-se perto do intervalo da partida com o Sporting em Alvalade, nesse mesmo mês, e foi substituído por Markovic, autor do golo do empate.

Para que serve a formação de jogadores?

Para que serve a formação de jogadores?

Os dados do Observatório do Futebol

Os dados sobre a utilização de jogadores nos campeonatos europeus, revelados esta semana pelo Observatório do Futebol/CIES, têm uma vantagem, entre outras: prolonga a discussão sobre um tema da semana passada, a formação.

A informação revelada demonstra alguns aspetos que já conhecíamos e revela outros.

Eis alguns:

1. Entre os 31 campeonatos analisados por este estudo demográfico, publicado anualmente em janeiro, o FC Porto ocupa o segundo lugar em absoluto, com 83,3 por cento de estrangeiros, atrás apenas dos italianos do Inter (88.9). O Benfica é oitavo (79.3).

2. A Liga portuguesa continua a estar no «top 5» no que diz respeito a jogadores estrangeiros.

3. Portugal tem apenas 12 por cento jogadores oriundos das escolas dos clubes a representar as equipas principais, o quarto registo mais baixo entre os 31 campeonatos analisados por este estudo, à frente apenas da Rússia, Turquia e Itália.

4. Só há três clubes da Liga acima da média europeia (21,2 por cento): Sporting (33 por cento), Marítimo (28) e V. Guimarães (23,1). No outro extremo estão Olhanense e Arouca, com zero jogadores formados. O Benfica tem 6,9 por cento e o FC Porto 4,2 por cento.

5. Os clubes com mais jogadores formados a competir nos campeonatos analisados: Ajax (69), Partizan (66), Barcelona (61), Hajduk (52), SPORTING (52), Estrela Vermelha (50), Sparta Praga (46), Real Madrid (46), Dinamo Zagreb (45), Feyenoord (44), Dinamo Kiev (44), MTK (43), Shakhtar (43), Dinamo Minsk (41), Osijek (41), Slavia Praga (39), Levski Praga (37), FC PORTO (37), Arsenal (36) e Bayern Munique (36). O BENFICA (32) não aparece nos 20 primeiros.

Estes números permitem algumas conclusões.

Existem cada vez mais transferências. O estudo vê nisto um problema e sugere que sejam introduzidos mecanismos de controlo, uma vez que a presença de jogadores estrangeiros está a retirar espaço aos futebolistas formados nos clubes.

No fundo, o estudo reflete o que sabemos: os negócios em redor do futebol nunca foram tão elevados, empresários, fundos e milionários são hoje figuras de primeiro plano, com um poder nunca antes imaginado.

Metade da temporada é passada a negociar. Todo o mês de janeiro, mais as longas semanas entre o final da época e 31 de agosto.

Os jogadores são algo que se transfere: 49,3 por cento dos jogadores analisados a 1 de outubro já tinham passado por um país diferente daquele onde nasceram! A velocidade a que circula a informação, a facilidade de observar jogadores, tudo está reunido para facilitar o negócio.

Em Portugal, FC Porto e Benfica escolheram o caminho do negócio. Procuram futebolistas relativamente novos, no estrangeiro, e tentam vendê-los dois ou três anos mais tarde. Os dois clubes mantêm relações próximas com fundos de investimento, que ficam com percentagens relevantes dos melhores jogadores.

No meio do turbilhão de entradas e saídas, os jogadores da casa raramente dispõem de espaço e tempo.

Como ambos os clubes marcam presença constante na Liga dos Campeões, o modelo não sofre alterações nem é contestado pelos adeptos. Sobrevive à crise e a uma ou outra mudança de treinador.

Apesar disto, as camadas jovens de ambos os emblemas continuam a produzir talento: 69 jogadores formados no Dragão e na Luz atuavam em campeonatos europeus, a 1 de outubro. 

O Sporting é o clube grande que mais espaço dedica aos jogadores formados. O estudo reflete esse ponto. O produto Sporting é apreciado em Alvalade e em outros clubes. 

Foi com uma mistura inteligente entre formação e estrangeiros mais velhos que o Sporting viveu o último período de estabilidade, com Paulo Bento no banco. Nesse tempo manteve-se perto da Liga dos Campeões e discutiu quase sempre o título, Na altura parecia pouco, logo se percebeu que era a base para a estabilidade. O regresso à tranquilidade está a ser conseguido a partir da mesma receita.

Os clubes têm toda a legitimidade para escolher o melhor caminho, mas discordo dos que afirmam que não é possível ter sucesso a partir de uma formação forte. E nem preciso de citar os exemplos de Barcelona (16 da formação na equipa principal), Arsenal (10) ou Real Madrid (7). Basta olhar para o Ajax (12), que domina o futebol holandês a partir da sua famosa escola.

Como o Sporting está a demonstrar esta época, competir com os melhores não tem a ver com os milhões investidos. Ou pelo menos não tem a ver apenas com isso. Felizmente para o futebol, ganhar ainda depende muito de saber manter uma linha coerente, ter uma equipa técnica competente e verdadeiramente alinhada com a estrutura do clube (não chega escrevê-lo na capa de um jornal...) e um conjunto de jogadores equilibrado e focado. Está por provar que o caminho da formação é incapaz de ganhar títulos e gerar equilíbrio financeiro.

NOTA: o estudo reflete também um outro ponto. Portugal é o sexto maior exportador de jogadores. Os nossos profissionais vão sobretudo para Chipre, Roménia, Grécia e clubes médios em Espanha. A Liga é incapaz de reter os jogadores portugueses de qualidade média, que partem, como muitos outros cidadãos, em busca de melhores salários. Infelizmente, os lugares vagos não estão a ser ocupados por jovens (ao contrário do que sucede em países como Brasil, Argentina, Holanda, Bélgica e até França), mas sim por estrangeiros. Parece pouco saudável e sobretudo difícil de explicar. Se por acaso é sócio de um clube, caro leitor, já pensou em pedir aos dirigentes que gerem o seu emblema por que razão isto funciona assim?