sexta-feira, 2 de maio de 2014

ANTÓNIO SIMÕES "Rótulo de vencido" para erradicar a 14 de Maio

ANTÓNIO SIMÕES

"Rótulo de vencido" para erradicar a 14 de Maio

António Simões está confiante que será desta que o Benfica irá ultrapassar a maldição de Bela Guttman, conquistando uma prova europeia. Encarnados disputam final da Liga Europa com o Sevilha, a 14 de Maio.
Depois de ter eliminado a Juventus, António Simões acredita que o Benfica pode vencer a Liga Europa, "não querendo ficar com o rótulo de vencido".
A consideração da antiga glória dos encarnados surge na sequência de o Benfica ter já passado por muitas finais europeias mas sem qualquer triunfo, devido à "maldição" de Bela Guttman.
Agora, porém, "há condições para mudar esse filme", acredita Simões, em entrevista a Bola Branca.
"Está na altura de não perder no fim", exorta o antigo internacional português.
António Simões elogia os jogadores do Benfica, após a penosa eliminatória da meia-final da Liga Europa, considerando que os atletas às ordens de Jorge Jesus "demonstraram qualidade mas, acima de tudo, mostraram carácter e sacrifício".
Para além da final da Liga Europa, os encarnados vão disputar a final da Taça de Portugal e da Taça de Liga. À semelhança do que sucedeu na época passada, as águias alcançam a recta final da temporada em várias, mas António Simões diz que "é possível o Benfica conquistar as três provas".
"A confiança que os jogadores têm demonstrado permite acreditar que isso seja possível", argumenta, salientando que o "final da época passada", com todos os troféus perdidos num curto espaço de tempo, "fez com que o grupo se tornasse mais unido".
"É nas dificuldades que se unem as vontades", frisa Simões, deixando ainda elogios a Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus.
"O Jesus alterou parte de seu discurso que permite ao Benfica ter maior sucesso", conclui.
O Sevilha-Benfica, da final da Liga Europa, joga-se a 14 de Maio, no Estádio Juventus, em Turim. O pontapé-de-saída está marcado para as 19h45 [hora de Portugal Continental].

Bruno Alves acredita que o Benfica vai vencer a Liga Europa

Bruno Alves acredita que o Benfica vai vencer a Liga Europa

Entrevista exclusiva do internacional português a Bola Branca. Defesa do Fenerbahçe, que se notabilizou ao serviço do FC Porto, não esconde a satisfação pela presença de uma equipa portuguesa numa nova final uefeira.
Bruno Alves envia uma mensagem de felicitação ao Benfica pelo apuramento para a final da Liga Europa.

Numa entrevista exclusiva a Bola Branca, o defesa do Fenerbahçe, que se notabilizou ao serviço do FC Porto, não deixa de dar conta da sua satisfação pelo facto de Portugal se fazer representar numa nova final europeia e mostra crença no sucesso total dos encarnados na final de 14 de Maio, em Turim.

"É com todo o mérito que o Benfica chega à final e fico feliz por isso. Fica demonstrada a qualidade do futebol português a todo o mundo. Acredito que o Benfica pode ganhar a final, tem uma grande equipa e tem feito coisas muito bonitas esta temporada", sustenta Bruno Alves, um dos capitães da Selecção Nacional.

O Sevilha-Benfica, da final da Liga Europa, joga-se a 14 de Maio, no Estádio Juventus, em Turim. O pontapé-de-saída está marcado para as 19h45 [hora de Portugal Continental].

Análises individuais do Juventus-Benfica

Análises individuais dos jogadores do Benfica

Benfica foi gigantesco em Turim, suportando a pressão da Juventus e frustrando a equipa italiana a um empate (0-0) que soube a vitória para uma equipa encarnada que nunca perdeu a tranquilidade nem a consciência clara daquilo que tinha de fazer para suster o ímpeto da "Vecchia Signora".

Tirando os primeiros 15 minutos da primeira metade, é verdade que foi a Juventus a ter maior domínio do jogo, mas os italianos por certo não esperavam encontrar umas águias tão bem organizadas, que foram evitando que esse controlo da "Vecchia Signora" chegasse a ser sufocante, isto mesmo depois de terem ficado reduzidas a dez unidades por expulsão de Enzo Pérez (67 min.) e a nove, por lesão de Garay (90+1 min.).

Numa exibição globalmente positiva, há, ainda assim, que destacar as exibições de Jan Oblak, de uma frieza impressionante para um guarda-redes de apenas 21 anos, e de Luisão, claramente a fazer a sua melhor época nos encarnados. E, agora, o Sevilha, novamente em Turim.

Análise individual aos jogadores do Benfica:
Oblak (9): O internacional esloveno provou uma vez mais que não fica nada a dever aos mais renomados guarda-redes do futebol mundial, tendo feito uma exibição gigantesca, mostrando-se sempre seguro entre os postes, fosse pelo ar ou pelo chão, e com uma confiança que faz esquecer que tem apenas 21 anos. Foram inúmeras as defesas de elevado grau de dificuldade.

Maxi Pereira (7): Nunca virou a cara à luta, destacando-se obviamente mais pela segurança no processo defensivo do que pela profundidade que deu em termos atacantes.

Luisão (9): Outra exibição gigantesca, a do capitão encarnado, que foi de uma solidez impressionante no eixo defensivo, nunca permitindo veleidades ao ataque italiano, nem mesmo quando perdeu o parceiro Garay. Fantástico o corte a evitar o golo de Vidal (45+1 min.).

Garay (8): Guardou Llorente no bolso e foi controlando o resto do ataque italiano. Sempre de forma simples e criteriosa, foi resolvendo os problemas que lhe foram surgindo, acabando por sair por pontapé involuntário de Pogba (90+1 min.).

Siqueira (7): Tal como Maxi Pereira, foi um lutador no processo defensivo, ainda que tenha sofrido algumas vezes com a acção de Vidal. Mesmo obrigado muitas vezes a encolher-se, tentou dar verticalidade ofensiva à equipa encarnada, conseguindo esticar jogo algumas vezes.

Rúben Amorim (8): 
Grande exibição à frente da defesa do Benfica, evitando que o meio-campo ofensivo da Juventus conseguisse pensar jogo com a frequência e eficácia que desejaria. Equilibrou sempre os encarnados.

Enzo Pérez (5): Não esteve ao nível da primeira mão, parecendo algo cansado, e para piorar as coisas ainda foi expulso por acumulação de amarelos.

Markovic (6): Na primeira parte esteve irreconhecível, mas melhorou bastante na segunda metade, tornando-se importante a atacar e a defender.

Lima (6): Teve sempre pouca bola na frente, mas foi importantíssimo a ajudar os companheiros a suster os ímpetos da "Juve".

Rodrigo (5): Foi o único a ter situações flagrantes para marcar, mas não aproveitou as soberanas oportunidades.

Gaitán (6): Esteve muito manietado pela defesa da Juventus, apenas aparecendo a espaços, mas sempre mostrando que é mesmo dotado de uma qualidade técnica muito acima da média.

André Almeida (7): Entrada muito importante em campo, ajudando Rúben Amorim a fechar os caminhos para a baliza de Oblak a cadeado.

Salvio (5): Ajudou a defender. Só foi pena o cartão amarelo que viu e o retira da final.

Sulejmani (4): 
Ajudou Siqueira a fechar o flanco esquerdo nos últimos minutos.

Media Open Day das águias no dia 9

Media Open Day das águias no dia 9
O SEVILHA FALARÁ DOIS DIAS ANTES

O Benfica irá organizar o seu Media Open Day, de antevisão da final da Liga Europa, com entrevistas a todos os jogadores do plantel, no dia 9 de maio (sexta-feira), segundo anuncia a UEFA no seu site oficial. Já o Sevilha tem essa atividade marcada para dia 7, quarta-feira.

Além destas atividades a uma semana da final, a UEFA anunciou também os horários do dia anterior à partida decisiva. O Benfica irá dar uma conferência de imprensa no Juventus Stadium às 16.15, seguindo-se um treino às 17. Já o Sevilha terá conferência de imprensa às 18 horas, para treinar às 18.45.

«Podemos pensar em vingança» - Salvio

«Podemos pensar em vingança» - Salvio

Feliz por ter ajudado o Benfica em Turim, Eduardo Salvio admitiu o desejo de vingança no seio do grupo tendo em conta a época passada.

«O clube pode pensar em vingança, sim. Nós só temos de trabalhar para isso. Vamos lutar pelo troféu frente ao Sevilha, que é um grande adversário e vamos defrontá-lo com o mesmo respeito que tivemos pela Juventus, Tottenham e PAOK. Uma final que todos os benfiquistas querem ganhar. Como disse, estamos num bom momento e podemos conquistar quatro títulos», afiançou o argentino.

Salvio viu o cartão amarelo aos 90+6 minutos do jogo com a Juventus, ficando assim de fora da final com o Sevilha.

Além do número 18, também Enzo Pérez e Markovic, expulsos em Turim, falham o decisivo jogo com a equipa andaluz, que conta nas fileiras com os portugueses Beto, Daniel Carriço e Diogo Figueiras.

Recurso pela expulsão de Markovic

Recurso pela expulsão de Markovic
O Benfica ai apresentar na UEFA um recurso pela expulsão do sérvio Lazar Markovic no jogo com a Juventus, em Turim, que confirmou o apuramento dos encarnados para a final da Liga da Europa.

Segundo a Renascença, os responsáveis do Benfica estão já a trabalhar no recurso e esperam a despenalização de Markovic para a final com o Sevilha, a 14 de maio, de novo em Turim.

Na base do recurso estão as declarações de Vucinic, avançado montenegrino da Juventus que confirmou à imprensa italiana que o desentendimento nos bancos que levou à expulsão de ambos foi com o guarda-redes Artur e não com Markovic, de quem confessou ser «grande amigo».

Declarações que dão esperança ao Benfica na despenalização de Markovic, “reforço” importante para a final da Liga Europa onde Jorge Jesus não poderá contar com os castigados Enzo Pérez e Salvio.

Benfica na Emirates Cup

Benfica na Emirates Cup

O Benfica é um dos convocados do Arsenal para participar na Emirates Cup, torneio de pré-época organizado desde 2007 pelo clube londrino e que este ano vai decorrer nos dias 2 e 3 de agosto.

Nesta sétima edição vão participar ainda as equipas do Mónaco (França) e Valência (Espanha).


No primeiro dia do torneio, o Benfica joga com o Arsenal enquanto o Valência joga com o Mónaco. No dia 3, os encarnados medem forças com o Valência.

Águias com 8.650 bilhetes para a final de Turim

Águias com 8.650 bilhetes para a final de Turim

DOIS CLUBES COM O MESMO NÚMERO

O Benfica vai ter direito a 8.650 bilhetes para a final da Liga Europa, que disputa em Turim a 14 de maio. Os números foram hoje revelados por José Castro, presidente do Sevilha, o outro finalista, que já recebeu a informação oficial da UEFA. Os dois clubes terão direito ao mesmo número de ingressos.


As entradas serão, seguramente, poucas para a procura, tanto na Luz como na capital da Andaluzia. O problema é que o Juventus Stadium, palco da final, tem apenas lotação para 41000 pessoas. Já houve uma fase de venda ao público, entre 27 de fevereiro e 25 de março, através do site da UEFA. Os restantes ingressos são distribuídos pelo organismo a patrocinadores e convidados.

Maradona em Turim para "tratar de assunto" com o Benfica

Maradona em Turim para "tratar de assunto" com o Benfica

REVELAÇÃO DE ADVOGADO DO ARGENTINO

O advogado Angelo Pisani, representante legal de Maradona, revelou, ao site Tuttonapoli.net, que o astro argentino se deslocou a Turim "para tratar de um assunto com o Benfica".

Estas declarações foram feitas antes da 2.ª mão da meia-final da Liga Europa entre a Juventus e o Benfica, que ditou a passagem da equipa portuguesa à final da prova.

Pisani acrescentou que o Maradona "é um simpatizante de sempre do Benfica".


A presença de El Pibe  na tribuna presidencial não passou despercebida na tribuna presidencial do Juventus Stadium.

Paulo Madeira: «Benfica é favorito em qualquer uma das três finais»

Paulo Madeira: «Benfica é favorito em qualquer uma das três finais»

REALÇA LIÇÃO DE HUMILDADE DADA À JUVENTUS

Antigo central do Benfica entre 1988 e 2002 (com passagens por Marítimo e Belenenses), Paulo Madeira não poupa elogios ao momento de forma da equipa de Jorge Jesus, salientando que a passagem à final da Liga Europa acabou por ser uma lição de humildade… para a Juventus.


“Acima de tudo, foi um jogo impróprio para cardíacos. Aqueles últimos 20 minutos serviram como uma forte lição do que é o espírito de sacrifício e a capacidade defensiva. Foi, também, uma lição para os italianos, que usam muito esse tipo de mentalidade. O Benfica vai à final com toda a justiça. Em termos físicos atravessa um momento fantástico. Não se vê jogadores em quebra de rendimento”, começou por dizer o ex-defesa, completando: “Penso que o Benfica é favorito em qualquer um das três finais que vai disputar. A equipa está muito forte, tanto em termos defensivos como ofensivos e isso é mais do que evidente. Os adversários vão ter de trabalhar muito para bater esta equipa.”

Manuel Sérgio: «Jesus é um grande treinador em qualquer parte do Mundo»

Manuel Sérgio: «Jesus é um grande treinador em qualquer parte do Mundo»

DESTACA QUALIDADES DE LÍDER DO TREINADOR

A passagem do Benfica à final da Liga Europa não surpreendeu Manuel Sérgio, tanto mais que sempre acreditou nas capacidades de Jorge Jesus mesmo quando no final da temporada perdeu os títulos que estavam ao seu alcance. O professor catedrático atribui muito mérito ao treinador do Benfica.

“O Jorge Jesus é um grande treinador em qualquer parte do mundo. É um homem de coragem, capaz de entrar noutros ambientes e ser um vencedor", disse à Antena 1.

Manuel Sérgio vê em Jorge Jesus "um líder" e um treinador com "grande leitura de jogo", que conseguiu criar uma boa relação com todo o grupo de trabalho.

"Tem todas as qualidades de um líder, uma grande leitura de jogo, os jogadores gostam dele", afirmou, destacando que Jesus evoluiu muito este ano.

"É um homem de estudo. Sabe hoje que é especialista numa ciência humana. Trabalha com pessoas e respeita-as. Ele e os jogadores formam um todo", frisou.


Paulo Madeira: «Benfica é favorito em qualquer uma das três finais»

Fernando Meira: «Benfica tem condições para ganhar tudo»

Fernando Meira: «Benfica tem condições para ganhar tudo»
ENTUSIASMADO COM MOMENTO DAS ÁGUIAS
O antigo capitão do Benfica, Fernando Meira, não tem dúvidas de que as águias podem fazer uma temporada perfeita. O ex-central e agora empresário, de 35 anos, assistiu ontem a “um jogo emotivo” e agora aponta já aos três encontros decisivos que restam.

“O Benfica mereceu o resultado e, consequentemente, alcançar a final da Liga Europa. Só espero que, diante do Sevilha, consigam conquistar o troféu”, começou por dizer o antigo internacional português, completando: “O Benfica tem condições para ganhar tudo pois o campeonato já está conquistado e a confiança é enorme. A qualidade da equipa é inquestionável. O desafio mais complicado será, em teoria, a Liga. Europa, mas não nos podemos esquecer que isto é futebol e tudo pode acontecer.”

Questionado sobre quais as principais diferenças entre esta temporada e a anterior [época na qual a formação encarnada perdeu tudo nos derradeiros encontros], Fernando Meira foi taxativo: “Penso que este Benfica tem alternativas mais credíveis. A chamada segunda linha tem dados boas respostas à equipa técnica. O clube reforçou-se muito bem, tem não só uma base forte como também uma “retaguarda” de grande qualidade. Essencialmente, o Jorge Jesus conseguiu unir o grupo e, mesmo depois daquela fase difícil de dezembro (período no qual se pedia a saída do treinador], ele conseguiu aguentar. Está à vista o excelente trabalho que Jorge Jesus tem feito e espero que eles ganhem tudo. Continuidade de Jesus? Eu gostava e vai continuar, certamente", sublinhou o ex-defesa à margem da 25.ª edição do Portugal Open.

Vucinic iliba Markovic no incidente da expulsão

Vucinic iliba Markovic no incidente da expulsão
PROBLEMA FOI COM O GUARDA-REDES ARTUR

Vucinic ilibou Markovic no incidente ocorrido no final do Juventus-Benfica que ditou a expulsão dos dois. O jogador da Juventus revelou que o problema foi com Artur.

"O meu relacionamento com Markovic é ótimo, nós somos grandes amigos", refere citado pelo jornal italiano "Gazzetta dello Sport".

Markovic também já veio esclarecer a situação nas redes sociais: "Não sei o que é que a imprensa viu mas só para clarificar: não houve qualquer conflito com o Mirko, somos amigos. Trocámos camisolas".

Aos 89’, enquanto Jesus falava para Chiellini no relvado, Artur saltou do banco para mandar Conte regressar à zona técnica. Os ânimos exaltara-se e Vucinic juntou-se à confusão com Artur, tendo ainda aparecido Hugo Oliveira, treinador de guarda-redes, a responder ao jogador da Juventus.

Um sururu que acabou com dois vermelhos, ao 9 dos italianos e a Markovic, que estava no banco. A expulsão foi agora esclarecida pelos dois envolvidos.

Schwarz: «Jesus mostrou que é mestre na área da estratégia»

Schwarz: «Jesus mostrou que é mestre na área da estratégia»
ANTIGO JOGADOR NÃO POUPOU ELOGIOS
As reações à passagem do Benfica à final da Liga Europa depois do jogo frente à Juventus (0-0) continuam a multiplicar-se esta sexta-feira. Stefan Schwarz, antigo jogador dos encarnados, não poupou elogios aos "heróis" das águias.

"Nossos HERÓIS mostraram todas as capacidades que é preciso ter num grupo dentro/fora do campo!! Mister Jesus e o staff técnico mostram que são mestres na área de estratégia e técnico/táctico!! Jogadores humildes e com vontade de trabalhar para sempre servir o grupo!! PARABÉNS!", escreveu na sua página de Facebook.

Três mil adeptos e noite "vermelha" no regresso do Benfica a Lisboa

Três mil adeptos e noite "vermelha" no regresso do Benfica a Lisboa


Treinadores e jogadores aterraram no aeroporto de Figo Maduro cerca das 3h da madrugada.

Cerca de três mil pessoas receberam na madrugada desta sexta-feira, em festa, o Benfica à saída do terminal de Figo Maduro, em Lisboa, com os habituais cânticos e "pintando" a noite de vermelho nas celebrações da passagem à final da Liga Europa de futebol.

Em Lisboa, já de madrugada, adeptos e adeptas dos oito aos 80 anos fizeram questão de esperar por treinadores e jogadores "encarnados", depois do nulo alcançado perante a Juventus, em Turim, que permite regressar à final da segunda da prova da UEFA pelo segundo ano consecutivo.

Depois de cerca de três horas de viagem de avião, o treinador Jorge Jesus e companhia "aterraram" na capital portuguesa pouco depois das três da manhã e, quando o relógio já apontava para as quatro, finalmente apareceram dentro do habitual autocarro do clube na zona de saída do terminal de Figo Maduro, anexo ao aeroporto de Lisboa.

Ao som de o "campeão voltou", subitamente o céu ficou colorido de vermelho, devido às tochas e fumos que alguns adeptos lançaram, e o autocarro do Benfica foi completamente rodeado em clima de euforia.

Com os habituais cânticos de apoio à equipa, e também alguns de teor ofensivo para a UEFA e para o seu presidente, o francês Michel Platini, o autocarro "encarnado" demorou ainda cerca de meia hora para sair do local e entrar na segunda circular, em direcção ao Estádio da Luz, tal foi o aparato à sua volta.

Antes, enquanto esperavam pelos "heróis" de Turim, os adeptos foram fazendo a festa, uns a pedir o poker esta época, como era notório em alguns cartazes, outros a jurar amor eterno ao clube.

Entre cachecóis, bandeiras e algumas perucas imitando o cabelo de Jorge Jesus, os adeptos recordaram ainda Eusébio e Coluna, duas figuras históricas do emblema da Luz que falecerem no início deste ano, e também o húngaro Miklos Feher, que morreu em 2004, quando tinha apenas 24 anos de idade.

O Benfica qualificou-se quinta-feira para a final da Liga Europa pela segunda vez consecutiva, ao empatar 0-0 com a Juventus, em Turim, precisamente no estádio que vai acolher a final, e fez valer a vitória alcançada da primeira mão das meias-finais, no Estádio da Luz, por 2-1.



A 14 de Maio, os "encarnados" vão defrontar o Sevilha, que eliminou o Valência.

Destaque da imprensa internacional: Saber sofrer é uma virtude

DESTAQUE DA IMPRENSA INTERNACIONAL

Saber sofrer é uma virtude

Comunicação social estrangeira destaca não apenas o guarda-redes Oblak, mas ainda a capacidade e a lucidez da equipa de Jorge Jesus para segurar a vantagem trazida da Luz.
A imprensa internacional destaca a capacidade de sofrimento do Benfica e a exibição do guarda-redes Oblak no empate a zero no terreno da Juventus, que garantiu aos "encarnados" a passagem à final a Liga Europa de futebol.

No seu site oficial, o jornal espanhol Marca considerou que o Benfica fez um jogo "heroico" em Turim e, mesmo terminando com nove unidades, assegurou a sua segunda final consecutiva.

"Com um guarda-redes enorme chamado Oblak, o Benfica tirou à Juventus a sua final. Sofreu mas sobreviveu", lê-se na publicação espanhola.

A Gazzetta dello Sport também realçou a exibição do guardião esloveno do Benfica, que acabou por ser o "líder da muralha portuguesa".

"A Juventus correu muito, mas foi pouco lúcida e não teve armas nem forças para furar a muralha portuguesa", escreve o jornal italiano.

Benfica não perde em inferioridade

Benfica não perde em inferioridade

Benfica é o sétimo clube com mais finais europeias. A décima chegou depois do quinto jogo da época sem os 11 em campo
O Benfica subiu ontem ao sétimo lugar do ranking das equipas com mais finais europeias, com dez. Os encarnados somam três finais (duas delas consecutivas) na Liga Europa, depois de terem disputado sete finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus (hoje Liga dos Campeões). A tabela é liderada por Barcelona e Real Madrid, com 17. O nulo de ontem foi conseguido mesmo após a expulsão de Enzo Pérez: foi o quinto jogo da época do Benfica em inferioridade numérica (dois na I Liga e um na Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa) e - surpresa! - a águia não perdeu nenhum, com duas vitórias e três empates. Tal só é possível com uma equipa que sabe defender. E, note-se, esta época, em todas as competições, ninguém tinha passado pelo estádio da Juventus sem sofrer no mínimo um golo.

A diferença de rendimento entre as duas equipas foi abissal. O Benfica bateu o recorde mínimo de remates desde que fazemos a sua contabilidade organizada nas competições europeias. Nas últimas nove épocas - 108 jogos -, o valor mais aproximado foi de cinco, numa deslocação aos dinamarqueses do Copenhaga, na Liga dos Campeões. O resultado foi um nulo, tal como ontem.

Arredados da final ficaram Enzo Pérez e Salvio. Esta dupla tinha cinco das 13 assistências com golo dos encarnados, ao passo que Markovic (outro ausente) era o oitavo mais utilizado por Jesus nas provas da UEFA, tendo alinhado nos últimos 11 jogos.

Do sprint de Jesus aos "parabéns" de Vieira

Do sprint de Jesus aos "parabéns" de Vieira
PRESIDENTE JUNTOU-SE AOS FESTEJOS COM O GRUPO
Apito final de Mark Clattenburg e um sprint monumental de Jorge Jesus. De braços abertos, e em direção ao centro do relvado, o treinador embrulhou-se num monte de jogadores encarnados que caíram unidos e em êxtase no relvado do Juventus Stadium, o mesmo onde a equipa do Benfica vai jogar a final, a 14 de maio, diante do Sevilha.

Ainda antes de entrar para a zona dos balneários, o grupo benfiquista, sempre com a presença do treinador, dirigiu-se aos adeptos, que estavam num dos topos, agradecendo o apoio e o facto de, a determinada altura, terem abafado o “inferno” italiano. “SLB, Glorioso, SLB” ouviu-se já perto do final da partida.

Uma festa salpicada de encarnado, que continuou nos balneários, com gritos, muitos, e saltos. Mas também pontapés na porta [ver peça ao lado] de elementos ligados à Juventus.

Ao lado do plantel

E foi no balnéario que Luís Filipe Vieira festejou com os jogadores. O presidente das águias desceu para junto do grupo de trabalho assim que terminou a partida.

“Parabéns. Estamos de volta! Tinha confiança neste apuramento”, disse aos jogadores no final, segundo apurouRecord, relevando outra presença do Benfica numa final europeia, a segunda consecutiva. Já antes de chegar junto do grupo de trabalho, o líder do clube havia deixado palavras de circunstância aos microfones da SIC. “Quem trabalha como nós é assim... Agora deixem-me ir festejar”, desabafou.

O presidente do emblema da Luz não viajou para Itália com os jogadores na quarta-feira, mas ontem de manhã já estava em Turim, tendo almoçado no hotel com o plantel. Vieira também lanchou com os jogadores e depois viajou no autocarro da equipa para o estádio, onde muitos adeptos esperaram pelos encarnados.

Palmadas de apoio. Ao intervalo, o líder do emblema da Luz fez questão de se juntar a Jorge Jesus e RuiCosta no túnel de acesso aos balneários. Os três foram dando palmadas de apoio aos jogadores, preparando-os para o que seria a 2.ª parte do Benfica.

Markovic trocou camisola com... Vucinic

Markovic trocou camisola com... Vucinic
BENFIQUISTA USOU TWITTER PARA NEGAR DESENTENDIMENTO
Afinal, aquilo que parecia ter sido um desentendimento entre Mirko Vucinic e Lazar Markovic, não o foi... Quem o diz é o próprio jogador benfiquista, na sua página de Twitter, horas depois de chegar a Lisboa, onde teve uma calorosa receção.

"Não sei o que a imprensa viu... Mas apenas para esclarecer, não houve nenhum desentendimento com o Mirko [Vucinic]. Somos amigos... Obrigado a todos", disse o sérvio, numa publicação em que mostrou a foto da camisola do jogador da Juventus, com quem terá feito uma troca no final da partida.

Assim, sem desentendimento sérvio-montenegrino, o que levou então Mark Clattenburg a expulsar o benfiquista?

Sururus e tentativa de cabeçada a Lourenço Coelho

Sururus e tentativa de cabeçada a Lourenço Coelho
PROVOCAÇÕES CONTINUARAM APÓS FINAL DO JOGO
Tudo começou no relvado, com as expulsões de Vucinic e Markovic, e acabou no interior, com pontapés na porta do balneário do Benfica. Aos 89’, enquanto Jesus falava para Chiellini no relvado, Artur saltou do banco para mandar Conte regressar à zona técnica. Ânimos exaltados e Vucinic junta-se à confusão comArtur, tendo ainda aparecido Hugo Oliveira, treinador de guarda-redes, a responder ao jogador da Juventus. Um sururu que acabou com dois vermelhos, ao 9 dos italianos e a Markovic, que estava no banco.

Uma expulsão que, acreditam os encarnados, pode ter sido motivada por algumas semelhanças (cabelo comprido) entre o sérvio e o técnico. O jogo acabou, mas não as provocações. Enquanto decorriam os flash interviews, foram audíveis pontapés, com elementos ligados à Juve a serem afastados da zona do balneário encarnado. Houve quem tentasse dar uma cabeçada em Lourenço Coelho, diretor do futebol.

Salvio: «Jogos são para ganhar dentro de campo»

Salvio: «Jogos são para ganhar dentro de campo»
RESPONDE ÀS QUEIXAS DA JUVENTUS E REALÇA MÉRITO
Primeiro foi o “caso Enzo Pérez”, ontem as críticas de Antonio Conte à arbitragem. Atitudes e palavras do lado da Juventus que não caíram bem ao Benfica e que mereceram resposta de Salvio. “A Juventus falou demasiado durante a última semana, mas os jogos são para ganhar dentro de campo e não fora dele, a falar. O que quer seja que Antonio Conte e os jogadores da Juventus digam, eu e o Benfica não ligamos porque quem está na final somos nós. Fizemos um grande trabalho em Lisboa e hoje [ontem] sofremos muito, defendemos o resultamos e alcançámos a final por mérito próprio. Não vale a pena falar antes dos jogos”, atirou o extremo argentino no final do jogo.

Salvio não perdeu o sorriso apesar de saber que vai falhar o jogo que pode consagrar o Benfica como o vencedor da Liga Europa, já que viu um cartão amarelo, aos 90’+6, o terceiro na competição. Para o argentino, o coletivo está acima de tudo. “O mais importante é o Benfica estar na final. Vou apoiar a equipa como sempre faço quando não estou em condições de ajudar dentro campo. Não muda nada”, assegurou o camisola 18, lembrando os meses que esteve afastado da equipa esta época devido a lesão.

Igual

O Sevilha é o último obstáculo do Benfica na Liga Europa e Salvio deixou o aviso: todo o cuidado é pouco para o jogo decisivo, a 14 de maio em Turim. “Não há favoritos na final. O Sevilha tem mérito pelo que fez na competição, por isso temos de dar o máximo porque teremos um grande rival pela frente”, apontou o extremo.

Mas o próximo adversário do Benfica dá pelo nome de V. Setúbal, no domingo, em jogo da 29.ª jornada. E apesar de os encarnados já terem carimbado o título de campeão nacional, Salvio garante que as águias não vão facilitar. “Temos de pensar no próximo jogo. É verdade que o campeonato já está ganho, mas todos os jogos são importantes e temos de os ganhar”, disse o argentino.

Amigos do At. Madrid não foram esquecidos

As finais das competições europeias desta época têm dois emblemas que dizem muito a Salvio: o Atlético Madrid e, naturalmente, o Benfica, os dois clubes representados pelo argentino na Europa. Convidado pelos jornalistas a comentar o apuramento dos espanhóis para a final da Liga dos Campeões, o argentino aproveitou para felicitar o antigo clube... mas sempre sem esquecer as cores do emblema que defende atualmente. “O At. Madrid é um clube pelo qual sinto muito carinho e ainda tenho muitos amigos de quem gosto. Estou muito contente por eles, mas a minha felicidade é pelo Benfica porque é o meu clube”, garantiu Salvio. Curiosamente, foi ao serviço do At. Madrid que Salvio conquistou duas Ligas Europa. Agora, o argentino quer juntar mais uma ao palmarés, mas com a camisola do Benfica.

Duas mil pessoas em loucura com heróis de Turim

Duas mil pessoas em loucura com heróis de Turim

ADEPTOS DO BENFICA ESPERARAM PELA COMITIVA ENCARNADA ATÉ ÀS 3H50 SEMPRE EM FESTA

As cerca de duas mil pessoas que esperaram pela equipa até altas horas da madrugada viram o tempo de espera por bem empregue. Desde "Voltaremos a Turim" ao hino do Benfica, da autoria de Luís Piçarra, tudo foi entoado de forma a fazer passar o tempo e a aquecer as gargantas para receber os heróis que carimbaram a passagem à final da Liga Europa ante a Juventus.

A comitiva das águias aterrou no aeroporto de Figo Maduro e a partir daí a loucura foi total, quando o relógio já marcava, aproximadamente, 3 horas e 51 minutos. A polícia tentou suster os vários adeptos mas a missão foi praticamente impossível. Todos tentavam tocar no autocarro que transportava os heróis de Turim, com várias tochas acesas e rebentamento de petardos enquanto se entoava o já célebre "Ninguém pára o Benfica". O veículo que transportou os jogadores e staff técnico para o Estádio da Luz teve dificuldade em sair do aeroporto e foram precisos cerca de 10 minutos para percorrer cerca de 100 metros. Só sensivelmente às 4H35 é que o autocarro deixou as imediações do aeroporto para seguir para a Luz, sendo saudado no percurso por dezenas de fãs que pararam o automóvel em plena Segunda Circular para felicitar os atletas do agora campeão nacional.

Já em "casa", eram cerca de 300 os adeptos do Benfica que aguardaram pela equipa junto ao recinto encarnado e os festejos também foram bem audíveis. A festa só terminou com a saída dos jogadores nas viaturas particulares.

Recorde-se que o Benfica irá defrontar o Sevilha na final da Liga Europa, sendo que o encontro está marcado para dia 14 de maio. O próximo jogo dos encarnados é frente ao Vitória de Setúbal, a contar para a 29.ª jornada da Liga ZON Sagres, prova em que os homens de Jorge Jesus já se sagraram campeões esta temporada.

Capas do Dia 02 / Maio / 2014

Capas do Dia
02 / Maio / 2014