domingo, 31 de agosto de 2014

Jorge Jesus: «Estamos habituados a ganhar ao Sporting»

Jorge Jesus: «Estamos habituados a ganhar ao Sporting»
TÉCNICO NÃO FICOU SATISFEITO COM O EMPATE
Jorge Jesus admitiu que o resultado não lhe enche as medidas, pese o facto de ter sido diante de outro candidato ao título, num encontro equilibrado mas que, no entender do técnico encarnado, com ascendente dos anfitriões.

"Ao Benfica [o empate] não satisfaz, estamos habituados a ganhar, muito mais quando jogamos frente ao Sporting", disse Jesus à BTV, sublinhando que o Sporting ficou "satisfeito" com a igualdade.

"Foi um excelente jogo, disputado por duas excelentes equipas. Durante os 93' o Benfica teve melhores momentos, segunda parte praticamente só fomos nós a criar opeortunidades. Vale o que vale mas demonstra a capacidade ofensiva de uma e outra equipa. Entrámos muito bem nos primeiros 15 minutos mas depois o Sporting foi em busca do 1-1 e nesse período esteve melhor do que o Benfica. Na 2.ª parte, o Sporting esteve sempre mais satisfeito com a igualdade, não foi em busca de ganhar o jogo", acrescentou Jesus.

Questionado sobre as consequências deste resultado, Jesus diz que continuará tudo na mesma: "Quando se joga um dérbi, os empates não valorizam nem desvalorizam. São normais entre duas grandes equipas. Saíram ambas com pontos mas principalmente com demonstração de qualidade", vincou.

Gaitán: «Ainda há muito para jogar»

Gaitán: «Ainda há muito para jogar»
LAMENTA EMPATE MAS DESDRAMATIZA
Nico Gaitán lamentou o empate ante o Sporting (1-1) a contar para a 3.ª jornada do campeonato até porque ainda há muito campeonato para jogar.

"Não era o resultado que queríamos. O futebol tem destas coisas e não se pode ganhar sempre. Foi um empate mas vamos trabalhar para fazer melhor já que ainda falta muito para jogar. Tivemos possiilibdades de fazer o segundo golo. Foi um jogo equilibrado onde todos tivemos oportunidades para marcar", referiu em entrevista à Benfica TV, onde frisou a felicidade de "já ter marcado por mais que uma vez ao Sporting" desde que chegou a Portugal.

Destaques individuais: Arte de Gaitán não chega para vencer

Benfica – Sporting, 1-1

Destaques individuais: Arte de Gaitán não chega para vencer

O dérbi deste domingo terminou empatado a uma bola e Gaitán esteve em destaque com o golo que marcou e com a exibição rubricada.

Artur – Figura pela negativa, inevitavelmente, por força de uma exibição que terá entregue a titularidade a Júlio César (ainda que Jorge Jesus seja imprevisível nestas coisas). Ofereceu o golo do empate ao Sporting, ao tentar um passe para o pior lado, aquele que estava tapado, fazendo com que a bola batesse em Carrillo e depois sobrasse para a finalização de Slimani. Foi aos vinte minutos, mas nessa altura já tinha acumulado três ou quatro erros. Sobretudo em saídas a lances de bola parada, mas também a jogar com os pés, ou mesmo a sair ao limite da área para «dobrar» os colegas. Na segunda parte ainda faz duas belas intervenções (um livre direto de Jefferson e um remate de Slimani bem perto do fim), mas globalmente a exibição deixou muito a desejar, com o brasileiro a revelar desde início uma intranquilidade anormal para os anos de carreira que tem e até para aquilo que tinha sido as exibições anteriores. A presença de Júlio César no banco terá causado assim tanto impacto? 

Maxi Pereira – Apanhou Nani pela frente mas saiu por cima mais vezes do que o contrário. Atacou muito e quase sempre bem, é dele a assistência para o golo de Gaitán.

Luisão – Intransponível no seu posto de comando. Limpou todas as bolas seja pelo chão, seja no ar.mandou no sector mais recuado e foi a voz nos momentos de maior aperto.

Jardel – Slimani deu-lhe muito trabalho, mas o defesa central esteve quase sempre bem. O golo marcado pelo argelino não é culpa sua e foi sempre lesto a tirar a bola da área benfiquista.

Eliseu – Tal como no Bessa fez uso do seu forte pontapé para tentar surpreender. Teve muito trabalho com Carrillo, mas bateu-se bem.

André Almeida – Tentou estancar o ataque do Sporting pelo “miolo” e conseguiu obrigando-o a procurar os flancos. Não se aventurou muito na frente, mas quase marcava e foi importante a dobrar as subidas dos laterais.

Enzo Perez – De regresso à titularidade fez valer a sua presença no meio-campo, uma vez mais, embora a exibição tivesse muitos altos e baixos. Mostrou a dinâmica e garra habituais, e está envolvido no lance do golo de Gaitán, mas «apagou-se» algumas vezes, porventura por não estar nas condições físicas ideais. Pode não ter estado ao nível a que já nos habituou, mas teve pormenores muito interessantes. Recuperou muitas bolas, lutou e ainda foi a tempo de fazer lançamentos mortíferos para o ataque.  

Gaitán – Um golo de pé direito, imaginem só, a lançar o Benfica para a vantagem, mas depois uma exibição intermitente, como tantas outras. No início da segunda parte tentou o chapéu a Rui Patrício, mas a bola saiu muito larga. Poucas vezes conseguiu aparecer ao meio, entre linhas, a criar desequilíbrios, e na esquerda foi bem controlado por Esgaio. Pinceladas de pura arte na Luz. Joga com o mesmo prazer daquele miúdo que joga na rua e deixou Esgaio muitas vezes para trás. Marcou um golo e voltou a estar perto no primeiro minuto da segunda metade. Ainda foi a tempo de assistir várias vezes os colegas.

Salvio – O Benfica mostrou-se bastante perdulário na finalização, e com Salvio como maior exemplo, sobretudo na segunda parte. Destaque sobretudo pata o lance aos 62 minutos, em que aparece completamente sozinho na marca de penálti mas atira à figura de Rui Patrício. Teve ainda um disparo ao lado, do exterior da área (48m), um pontapé acrobático à malha lateral (66m) e um lance em que tenta picar a bola sobre Patricio, mas este defende (85m). Batalhou como é seu timbre e esteve no lance do golo ao arrancar uma jogada inolvidável na direita. Nem sempre bem-sucedido, a verdade é que esteve perto do golo em várias ocasiões.

Talisca – Saiu do primeiro grande duelo do futebol português com nota positiva. O problema do médio contratado ao Bahia não é a vertente técnica. Tem qualidade no pé esquerdo, e na maior parte das vezes decide bem. O problema é tático, mas terá sobretudo a ver com a perceção daquilo que pode ser o seu papel neste Benfica. Ao longo do jogo parece sempre mais útil quando aparece ao jeito de um terceiro médio do que como segundo avançado. Ameaçou com um livre que obrigou Rui Patrício a defesa apertada. Sofreu muitas faltas, nomeadamente quando tentava receber o esférico entrelinhas. Forte nas bolas paradas.

Lima – Esteve perto do golo minutos depois do golo de Gaitán. Quando não tinha espaço para alvejar a baliza tentou distribuir para os colegas.


Derley - Entrou na parte final do jogo e já não foi a tempo de mudar o rumo dos acontecimentos.

Jorge Jesus no flash interview: “Tivemos melhores momentos que o adversário”

Benfica – Sporting, 1-1

Jorge Jesus: “Tivemos melhores momentos que o adversário”

O treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, comentou, em declarações à BTV, as incidências do dérbi que ditou um empate a uma bola. Elogiou o Futebol praticado, mas considerou as “águias” melhor equipa.

“Foi um excelente jogo, jogado por duas excelentes equipas e o Benfica teve melhores momentos do que o Sporting. Na segunda parte fomos nós que criámos as oportunidades, o Sporting parecia satisfeito com a igualdade. Entrámos bem até ao golo do adversário que depois esteve um pouco melhor. Jogo táctica e tecnicamente bem jogado. O empate não serve ao Benfica”, analisou.

Para o futuro, o técnico admitiu que este empate não deixa mazelas emocionais no plantel: “O Benfica não sai nem moralizado nem desmoralizado. Estes resultados são normais entre duas equipas e que demonstraram qualidade.”

Montanhas de emoção e uma igualdade no fim

Montanhas de emoção e uma igualdade no fim
Benfica e Sporting empataram a uma bola, este domingo, no dérbi. No Estádio da Luz, Gaitán abriu o marcador mas Artur Moraes complicou a tarefa das águias e permitiu o empate para os leões depois de um erro. O duelo teve muita emoção, incerteza no resultado mas terminou empatado.

Gaitán a brilhar, Artur a estragar

A neuropsicologia, ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, tem uma teoria que defende que as pessoas quando se encontram numa determinada situação extrema de condição emocional, tendem a variar a perceção de acordo com experiencias por elas vivenciadas. Pode-se dizer assim, que os processos mentais, memória e outros aspetos podem influenciar a interpretação dos dados percebidos.
O Sporting chegava à Luz com um histórico desfavorável, sobretudo, nas últimas épocas e o Benfica queria dar seguimento ao domínio aplicado em casa nos últimos anos onde só o Barcelona tinha vencido, na altura para a Liga dos Campeões.
Embora estas questões possam parecer laterais, a verdade é que quando pela frente está o eterno rival tudo conta, até o que parece cliché; das goleadas históricas aos triunfos arrancados no último suspiro às trocas de jogadores.
Entre a urgência dos pontos para lutar pelo título e o prazer de derrotar o rival de sempre, Benfica e Sporting tinham que fazer pela vida e consolidar uma candidatura. A psicologia diz que o ser humano traz ao nascer algumas emoções básicas como o medo, a tristeza, a raiva, a alegria ou a confiança de que tudo se consegue. Todas elas estavam presentes nas bancadas da Luz quer de um lado quer do outro.
Artur foi titular na baliza do Benfica, Slimani no ataque dos leões 
Emoção e razão a invadir a alma e a infinita crença dos adeptos que eram, este domingo, colocados sob uma pressão dos pontos e da necessidade de vencer o rival. É assim a natureza do ser humano. É assim a essência do futebol.
Um dérbi aquece sempre a alma. Se dentro das quatro linhas a intensidade, dizem os protagonistas, é a mesma que em outros jogos, a verdade é que nas bancadas o sentimento de rivalidade esteve sempre presente num cântico, numa picardia ou num cachecol que se esticava.
Benfica e Sporting encontraram-se na Luz para o primeiro grande dérbi do campeonato 2014/2015 tendo o fecho do mercado de transferências a ensombrar ambos os clubes. Os leões entravam em casa da águia na tentativa de vingar as últimas derrotas em casa do rival. Já o Benfica, por seu lado, tentava somar a terceira vitória na prova e manter a sua caminhada segura rumo à revalidação do título.
Os leões vinham de uma vitória arrancada nos últimos minutos diante do Arouca, enquanto que os encarnados chegavam de um triunfo no Estádio do Bessa que Jesus assumiu representar uma conquista importante para as aspirações dos campeões nacionais.
O estádio esteve cheio, o relvado impecável e houve emoção, muita emoção sempre com o público rendido nas bancadas.
Quanto ao jogo, esse, desde cedo as águias tentaram dar-lhe a intensidade que ele merece. Entrou melhor o Benfica, com mais bola, mas foi-a perdendo, na medida em que a equipa de Marco Silva ia conseguindo equilibrar as coisas.
Artur facilitou e o Sporting aproveitou 
Com William Carvalho de regresso após castigo, o Sporting ia recuperando bolas no meio-campo mas o Benfica era muito competente na forma de chegar junto das redes de Rui Patrício.
Sem Ruben Amorim, lesionado, o Benfica conseguiu recuperar o médio Enzo Pérez que reocupou o lugar no miolo. Anderson Talisca também foi titular, enquanto que a surpresa maior foi a entrada para o onze de Artur Moraes que relegou Júlio César para o banco, numa fase em que parecia que o internacional brasileiro podia ser aposta do técnico. No ataque, Nico Gaitán e Salvio estiveram no apoio a Lima.
Já Marco Silva reforçou o miolo defensivo com André Martins e Adrien Silva, avançando para jogo com o regressado Slimani, que teve André Carrillo e Nani no apoio. De resto, a baliza foi de Rui Patrício, a defesa teve Ricardo Esgaio, Naby Sarr, Maurício e Jefferson.
Até ao intervalo, a qualidade do futebol foi alta, com Gaitán no centro das movimentações encarnadas e com Nani na origem de quase todas as ameaças leoninas.
Gaitán voltou a brilhar na Luz 
Os rivais de Lisboa chegavam empatados. Marcou primeiro o Benfica por Gaitán, aos 12 minutos. Grande jogada dos encarnados, Salvio na direita foi à linha, atrasou para Maxi na área, este deixou mais para trás para Gaitán, que com muita calma e precisão, atirou para fora do alcance de Patrício, que ainda tocou na bola mas não conseguiu impedir o golo dos campeões nacionais.
A vantagem das águias não demorou muito. É que aos 20 minutos, Artur fez asneiras. O guarda-redes do Benfica aliviou a bola contra um jogador do Sporting e Slimani encostou a bola para dentro da baliza encarnada.   

Resultado não se alterou

No segundo tempo, o Benfica entrou forte e andou sempre a rondar a baliza de Rui Patrício. Gaitán, Salvio, Lima e Talisca, além de Eliseu - quase sempre "à bomba" - iam ameaçando as redes leoninas.
Os minutos iam avançando e era sempre o Benfica a estar mais perto do golo. Porém, a bola teimava em não entrar. A Luz, que acolheu este domingo, cerca de 61 mil adeptos, aguardava o desfecho do dérbi.
Na reta final, o golo podia cair para qualquer um dos lados. Por isso, ambas as equipas tentavam não errar e, por outro lado, espreitar um "golpe de sorte".
O Benfica tentava marcar a Patrício, o Sporting respondia do outro lado a ameaçar Artur. 
A verdade é que o resultado não se alterou. Benfica e Sporting empataram a uma bola na 3.ª jornada do campeonato.

Judo: Telma Monteiro aplaudida no relvado da Luz

Vice-campeã do Mundo homenageada

Judo: Telma Monteiro aplaudida no relvado da Luz

Telma Monteiro, que se sagrou, no passado dia 27 de Agosto, vice-campeã do Mundo de Judo, na Rússia, na categoria de -57 kg, foi homenageada em pleno relvado do Estádio da Luz, em noite de dérbi lisboeta.

A judoca do Sport Lisboa e Benfica mereceu por completo os aplausos de todos os presentes nas bancadas e já no relvado a atleta olímpica, em declarações à BTV, agradeceu o carinho dos adeptos: “É um grande orgulho estar aqui e poder partilhar as minhas vitórias com todos os benfiquistas. As pessoas dão-me os parabéns, felizmente tenho tido uma carreira muito consistente e tenho deixado toda a gente feliz com o meu trabalho.”

Benfica - Sporting: E o dérbi começou assim...

Lindíssima coreografia na Luz

Benfica - Sporting: E o dérbi começou assim...

Com um excelente ambiente antes do jogo começar, as bancadas da Luz mostraram uma coreografia única e repleta de beleza que deu as boas-vindas aos intérpretes que durante 90 minutos vão colocar a arte em forma de Futebol.

Ao som do Hino do Sport Lisboa e Benfica todos cantaram uníssono para "empurrar" os Campeões Nacionais para a vitória no dérbi. 

Convocados do Benfica

Jesus deixa Jara fora do dérbi
TREINADOR CONVOCA 18 JOGADORES

A ausência de Franco Jara constitui a grande novidade no lote de convocados de Jorge Jesus para o dérbi deste domingo, no Estádio da Luz, frente ao Sporting. O avançado, que tinha sido titular na última jornada, no Bessa, desta vez nem sequer integra a lista de eleitos.

Tal como Jesus tinha referido na antevisão ao jogo, Enzo Pérez e os reforços Júlio César e Samaris integram a convocatória.

Guarda-redes: Artur Moraes e Júlio César;

Defesas: Lisandro López, Luisão, Jardel, Maxi Pereira e Eliseu;

Médios: Talisca, Samaris, André Almeida, Pizzi, Gaitán, Salvio, Ola John e Enzo Pérez;

Avançados: Derley, Lima e Bebé.

Benfica – AD Oeiras, 3-0: Liderança cimentada sem mácula

Campeonato Nacional de Juniores

Benfica – AD Oeiras, 3-0: Liderança cimentada sem mácula

Foi ao ritmo das goleadas que a equipa de Juniores do Sport Lisboa e Benfica recebeu, este domingo, no Caixa Futebol Campus, a AD Oeiras para mais uma partida do Campeonato Nacional da categoria. Não goleou mas venceu por 3-0 e segue líder.

Na 4.ª jornada, o Benfica começou por sentir muitas dificuldades em ultrapassar a bem organizada equipa da AD Oeiras que não só defendeu bem, como não se esqueceu de atacar e muitas vezes com perigo.

Os comandados por João Tralhão também tiveram oportunidades para se colocarem na frente do marcador mais cedo, mas o guardião adversário não o permitiu. E se as coisas já não estavam fáceis, pior ficaram com a expulsão, por acumulação de cartões amarelos, de Rúben Dias aos 36 minutos.

Todavia, aos 45 minutos, Yuri Ribeiro rematou cruzado sem hipóteses para Gonçalo Rosa e levou o jogo para o intervalo com 1-0 para os da casa.

Na segunda parte, os Juniores, a jogar com dez, optaram uma postura de menor risco, geriram a vantagem com posse de bola e não permitiram que a AD Oeiras causasse os calafrios que causou na primeira metade.

João Tralhão efectuou algumas alterações na equipa e os Juniores “mataram” o jogo aos 80’. Aurélio Buta recebeu de Diogo Gonçalves, contornou Gonçalo Rosa e finalizou para a baliza deserta.

Aos 88 minutos, o árbitro ainda fez uma vista grossa a uma clara grande penalidade a favor do Benfica por derrube na área a Kevin Oliveira. O mesmo jogador fez o 3-0 aos 90’+2.

Os Juniores da Luz somam por vitórias os jogos disputados e têm 12 pontos.

Estoril Praia – Benfica, 1-6: Iniciados A arrancam com goleada

1.ª jornada do Campeonato Nacional

Estoril Praia – Benfica, 1-6: Iniciados A arrancam com goleada

A equipa de Iniciados A do Sport Lisboa e Benfica começou o Campeonato Nacional da categoria da melhor forma ao vencer, fora, o Estoril Praia por 1-6.

A formação da casa até começou melhor e adiantou-se no marcador, mas em cinco minutos, os pupilos à guarda de Luís Nascimento deram a volta através dos remates certeiros de Koné e de Miguel Nóbrega.

A partir daí, o Estoril Praia desmoralizou, o Benfica ficou por cima e só parou no 1-6. Desta forma, os Iniciados passam a somar três pontos ao cabo da 1.ª ronda da competição.

«Os benfiquistas vão adorar Samaris» - Katsouranis

«Os benfiquistas vão adorar Samaris» - Katsouranis

Kostas Katsouranis, médio grego que envergou a camisola do Benfica entre 2006 e 2009, aplaude a aposta das águias no compatriota Andreas Samaris.

«Parece-me que Samaris vai gostar muito do Benfica, mas também será muito importante para a equipa, pois tem muita qualidade. Acredito que vai ter sorte no Benfica e que os adeptos do Benfica vão adorá-lo», disse a A BOLA o jogador do PAOK. 

Benfica – Sporting: Noite de dérbi! E de vitória das “águias”?

Benfica – Sporting: Noite de dérbi! E de vitória das “águias”?

O domingo, dia 31 de Agosto, é um domingo especial. É domingo do dérbi de Lisboa e todos os caminhos vão dar ao Estádio da Luz. A partir das 19 horas arranca o jogo dos jogos em Portugal e a Catedral vai estar a “rebentar pelas costuras”.

Neste jogo de nada serve a classificação, quem está melhor ou pior. Para além dos 11 para cada lado, jogam as emoções e o orgulho de vestir uma camisola. O jogo é de “tripla” e tudo pode acontecer, mas na Luz manda o Benfica.

Quase centenário, o primeiro encontro entre estes dois emblemas aconteceu no longínquo 1 de Dezembro de 1907 e desde aí, em todas as épocas, em todas as competições, já aconteceram 418 dérbis. O Benfica leva vantagem com 175 vitórias contra 159, marcou 705 golos e sofreu 675.

Se atentarmos apenas no Campeonato Nacional – prova que vai servir de mote para mais um dérbi – as “águias” venceram 76 dos 160 realizados e perderam 45. Aconteceram 39 empates. Na Luz, a diferença é ainda mais significativa, pois, em 80 jogos, o Benfica venceu 45 e apenas cedeu em 14.

Os treinadores Jorge Jesus e Marco Silva anteviram a partida, ambos querem vencer e para isso vão jogar as armas que julgam mais adequadas. No lado “leonino” destaque para a inclusão de Slimani nos convocados, o que pode indiciar a titularidade tendo em conta a “seca” de golos de Montero e o facto de o Sporting usar os corredores para alimentar o ataque. Uma referência poderosa poderá ser mais eficaz do que um avançado móvel. Este Sporting de Marco Silva cativou mais na pré-época do que o tem feito na competição oficial, mas nota-se que o jovem técnico quer a equipa a jogar rápido na transição, com um meio-campo forte, bem colocado tacticamente e que liberta André Martins para jogar mais perto do avançado, logo mais perto do golo. A jogar em contra-ataque, Tanaka pode ser uma solução.

Do lado benfiquista ainda não são conhecidos os convocados, mas as várias ausências por lesão levam a crer que o “miolo” vai ser ocupado por André Almeida e por Enzo Perez que terão, a espaços, o apoio de Talisca que deverá ocupar a posição de 9,5 no apoio a Lima. As alas estarão a cargo de Gaitán (esquerda) e Salvio (direita) e a defesa será a habitual. As dúvidas estão na baliza: Artur versus Júlio César e na posição mais recuada do meio-campo: André Almeida versus Samaris. O segundo é possível que vá a jogo mesmo que como suplente utilizado, já o guardião parece mais difícil de prever a titularidade.

Os “leões” não marcam golos na Luz há sete temporadas e as “águias” querem manter esse registo e marcar para vencer mais um duelo, colocando o rival a cinco pontos de distância na classificação. O dérbi começa às 19 horas, no Estádio da Luz.

Campbell já pediu a Wenger para sair

Campbell já pediu a Wenger para sair

Avançado sabe que na Luz pode jogar e valorizar-se, ao contrário do que o espera no Arsenal, onde o técnico não o inclui nas primeiras opções.

Campbell já pediu a Arsène Wenger para deixar o Arsenal este verão. Desejado pelo Benfica, que está disposto a avançar com dez milhões de euros para assegurar a sua contratação, o internacional costa-riquenho, apurou O JOGO, transmitiu ao técnico francês a sua vontade de sair dos gunmners para jogar de forma regular em 2014/15, alto que dificilmente acontecerá em Londres, face à elevada concorrência que enfrenta.

O Benfica procura um substituto para Rodrigo, capaz de fazer uma parceria de sucesso com Lima como sucedeu em 2013/14, e aposta forte em Campbell, jogador que encaixa no perfil definido por Jorge Jesus.