quinta-feira, 29 de maio de 2014

André Lopes assina contrato: “O Benfica é o Clube do meu coração”

Regressa após seis épocas
                                                                                      
André Lopes assina contrato: “O Benfica é o Clube do meu coração”

O “zona 4” do AS Cannes e internacional português, André Lopes, de 31 anos, regressa ao Sport Lisboa e Benfica, Clube onde esteve até 2008 antes de tentar uma aventura profissional no estrangeiro.

"É o regresso a casa, e uma pessoa quando volta a casa só pode estar contente. Mentiria se dissesse que já não tinha saudades de jogar no Benfica, é o Clube do meu coração, já no primeiro ano em que vim para cá o referi. Passei cá quatro anos magníficos e espero que estes  ainda sejam melhores", disse à Benfica TV, no memento de rubricar o contrato.

Antes de rumar aos belgas do Noliko Maaseik, André Lopes conquistou um Campeonato Nacional pelo Benfica (2004/05) e três Taças de Portugal. Mas muitas mais recordações permaneceram na memória do voleibolista. "A melhor recordação que tenho enquanto benfiquista foi a primeira vez que vim ao velho Estádio da Luz com a minha família, num jogo de despedida do Campeonato, onde estavam cerca de 130 mil pessoas, frente ao Guimarães. A primeira vez que fui Campeão pelo Benfica, ver o pavilhão cheio fez-me lembrar esse dia. Talvez tenha sido a grande recordação que levei no coração", recordou.

Com uma elevada estampa física (1,93 m), André Lopes é um atacante forte junto à rede, pois conta com uma impulsão acima da média e um poder de remate atroz. Importante também nas acções de bloco e serviço, o português mostra ser uma opção válida para José Jardim em vários quadrantes de jogo, aos quais se junta a experiência adquirida na Selecção e no estrangeiro. "Foi uma oportunidade para mim para experimentar outras coisas, nomeadamente jogar a Liga dos Campeões. Cresci, ganhei mais experiência e espero transportar todo o conhecimento que adquiri para ajudar o Benfica", assegurou.

Com várias internacionalizações por Portugal, André Lopes reveste-se de uma elevada mais-valia para os Bicampeões Nacionais na busca do “Tri” e das restantes competições nacionais. “Há vários atletas com quem eu já jogo há muitos anos na Selecção Nacional e ajuda, bem como o facto de não ter mudado quase ninguém na secção. É magnífico voltar aqui. Para qualquer pessoa que siga o Voleibol em Portugal, o professor José Jardim é uma figura incontornável no panorama nacional. Tem a qualidade que lhe é reconhecida por toda a gente e será um prazer voltar a trabalhar com ele”, concluiu.


Recorde-se que este é o segundo reforço confirmado para a equipa do Voleibol do Sport Lisboa e Benfica depois do também internacional Ivo Casas ter assinado contrato, no passado dia 27.

Jorge Jesus em entrevista à Benfica TV

Técnico em entrevista à Benfica TV

Jorge Jesus: “Quero ganhar a Supertaça e ser Bicampeão”

Na primeira pessoa, o treinador Jorge Jesus mostrou que tem objectivos bem definidos e ainda muito para ganhar ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.

“Acredito nas minhas capacidades, sempre percebi que era muito melhor treinador do que o que era como jogador. Para ser treinador é preciso ter alguma queda, como se costuma dizer. O treinador desenvolve-se mas tem de nascer para isso. Há muito ainda para ganhar no Benfica. Quero ganhar a Supertaça e ser Bicampeão, há cerca 30 anos que não conseguimos vencer dois campeonatos seguidos”, lembrou.

E acrescentou: “O meu ideal é aquilo que tenho vindo a desenvolver no Benfica. A prioridade é perceber o clube onde estamos porque no Benfica ganhar só não chega, também é preciso jogar bem. Ou se tem capacidade para isso ou não. Não se aprende nos livros, daí fazer a analogia entre o pintor e o treinador. Os meus jogadores dão as pinceladas na tela, mas a ideia daquelas pinceladas foi minha.”

Para o futuro, o técnico revela os objectivos: “Ainda tenho muita coisa para ganhar. Cheguei a um Clube que me projectou para o futebol mundial. Têm de me julgar enquanto treinador, não pelo português, sou Eça de Queiroz.”

 “Se sou treinador do Benfica devo-o a Luís Filipe Vieira”

Para a história ficará certamente o momento em que o capitão Luisão foi buscar ao túnel o técnico Jorge Jesus e o presidente Luís Filipe Vieira. As imagens da comemoração do 33.º Campeonato Nacional ficarão para sempre perpetuadas na memória de todos os benfiquistas como símbolo da simbiose entre esta tríade vencedora: plantel, equipa técnica e direcção.

O técnico “encarnado” vê Luís Filipe Vieira como o responsável máximo pelo sucesso do Benfica e demonstra toda a sua gratidão para com o Presidente: “Para além do respeito que tenho pelo presidente desta grande instituição que é o Benfica, existe uma enorme proximidade entre nós. Temos uma confiança muito grande um no outro, falamos a mesma linguagem. Se eu hoje sou treinador do Benfica devo a Luís Filipe Vieira. Foi o Presidente que acreditou na minha entrada desde o primeiro dia e foi ele que no ano passado acreditou que eu ainda tinha valor para continuar a fazer o meu trabalho. Depois dessa oportunidade, a única forma de manifestar a minha gratidão era continuar no Benfica. Luís Filipe Vieira é o grande “obreiro”, ele e toda a estrutura do futebol. O slogan ao longo do ano foi: todos juntos! Este ano ficámos a perceber que não podia existir um clube dentro do clube, tínhamos de estar todos juntos, nas vitórias e nas derrotas, a defender o nome do Benfica.”

“Nunca me passou pela cabeça sair do Benfica”

Luís Filipe Vieira já tinha posto um ponto final na especulação que colocava Jorge Jesus longe da órbita do Benfica. Desta vez é o técnico “encarnado” a abrir o coração à Benfica TV, onde fez o balanço destes cinco anos ao leme do maior Clube português.

Jorge Jesus reconheceu ter existido interesse de grandes clubes da Europa na sua contratação mas reiterou a vontade de continuar no Benfica: “É verdade que tive vários convites. Mas isso aconteceu por estar a treinar um grande Clube como o Sport Lisboa e Benfica. É graças aos resultados que o Benfica tem feito internacionalmente, na Champions ou na Liga Europa. Sou um homem de palavra e com sentido de responsabilidade, nunca me passou pela cabeça sair do Benfica. O Milão não me entusiasmou e quando algo não me entusiasma é porque existe algo mais forte. Acredito que no Benfica posso apresentar mais resultados. Eu poderia sair para um clube que me desse mais estabilidade financeira, mas nunca pautei a minha carreira como treinador pelo dinheiro. Antes de chegar ao Benfica estive em clubes onde ganhava apenas para viver. Sempre que tive hipóteses de escolher um clube, escolhi-o pelo que achava melhor para a minha carreira e não pelo factor monetário.”

Técnico sobre plantel

A prospecção tem que estar ligada à Formação”

Jorge Jesus admite estar preparado para perder algumas peças do plantel “encarnado”. Perspectivando a abertura do mercado de transferências e tendo por base a odisseia ao longo destes cinco anos, Jesus sabe o que o espera.

“O presidente do Benfica sempre me explicou que, face às exigências financeiras do Clube, os melhores jogadores teriam de ser vendidos para fazer o equilíbrio financeiro“, começou por explicar.

Segundo o treinador, a maior dificuldade está em continuar a cumprir os objectivos do Clube. “Dá-me um certo gozo criar e arranjar soluções para quando um jogador sai e resolver, num curto espaço de tempo, a situação. Matic no Vitesse era n.º 10 e eu não o conhecia sequer, apenas o conheci na transferência do David Luiz. Eu e o Rui Costa tivemos de escolher dois jogadores e na altura disse-lhe: ‘quero este, vou fazer dele um grande médio-defensivo’. O Enzo Perez no meio-campo foi uma emergência, com a saída do Witsel precisámos de alguém para o meio. Apesar de jogar nas alas, ele conhecia os momentos do jogo, não era um extremo, era um organizador. Achei que se o puxasse para dentro, podia fazer dele um 8 ou um 10. Ele acreditou e hoje está convicto que aquela é a sua posição”, explicou.

Sobre os dois mais recentes reforços, Paweł Dawidowicz e Kevin Friesenbichler, Jorge Jesus considera que deve haver no Clube um misto entre scouting e Formação: “O Benfica não pode pensar que vai ter só jogadores formados em casa. Nenhuma equipa do Mundo o consegue. A prospecção tem de estar ligada à Formação e o Benfica tem-no feito bem ao longo dos anos.”

«A conquista da Champions é um sonho» 
Jorge Jesus falou ambições que tem como treinador.

«Ainda tenho muito para conquistar como treinador. Cheguei a um clube que me projetou para o futebol em Portugal e a nível Mundial. Não cheguei tarde, podia chegar mais cedo. Cheguei no momento certo. (...) Tenho muitos troféus que quero disputar: a final da Champions, uma Supertaça Europeia no Mónaco, um Campeonato do Mundo, um Campeonato da Europa, sonho com tudo isso», disse em entre vista ao canal do clube reconhecendo que «a conquista da Champions é um sonho».

Para Jesus, disputar a final da Liga Europa é mais prestigiante do que jogar os oitavos de final da Liga dos Campeões que começa a juntar, nos quartos de final, «as melhores equipas do Mundo, que têm mais poder económico e com jogadores que fazem a diferença».


«Hoje não preciso ser tão exigente»


O treinador do Benfica explica o que mudou no relacionamento com os jogadores.

«São cinco anos, hoje não preciso ser tão exigente. Continuo a ser exigente porque sou cego no método de treino. Os jogadores já me conhecem bem, e eu a eles. Hoje há união de ideias. A minha exigência é a mesma mas a forma de me dirigir é diferente porque eles sabem o que quero. Todos os jogos são diferentes mas vivo os jogos da mesma forma. No banco, estou a ver coisas que ainda não aconteceram mas podem acontecer», disse em entrevista ao canal do clube.

David Luiz, Fábio Coentrão ou Enzo Pérez são exemplos do que Jesus chama de «jogadores do treinador» e tornou a explicar porque evocou o “Manel” para ocupar o lugar de Matic quando este rumou ao Chelsea: «Para ocupar aquela posição, é preciso ter uma ideia de jogo, ter qualidade e técnica para desenvolver aquelas funções. Quando disse que jogava o “Manel” queria dizer que qualquer um saberia o que fazer. Pode não ter as características de Matic – há poucos como ele naquela posição -, e não foi por ele ter saído que mudámos a nossa ideia de jogo.»


«O Benfica está à frente de Cardozo e do treinador»


O treinador do Benfica explicou como conseguiu gerir o relacionamento com Óscar Cardozo após o desentendimento em pleno relvado na ressaca da derrota na final da Taça de Portugal com o Vitória de Guimarães, na época passada. 

«Essa final teve dois casos, a subida à tribuna e o que aconteceu com Cardozo. Foram dois momentos que estiveram sempre na minha cabeça. Subir as escadas e ouvir o que os adeptos disseram... Com Cardozo foi a mesma coisa. Este ano partilhámos ideias e ele percebeu que é jogador e eu treinador. A minha decisão não podia prejudicar a equipa. À frente dele e de mim está o Benfica, a prioridade é sempre a equipa e foi isso que fizemos durante do ano como duas pessoas educadas», disse em entrevista ao canal do clube, considerando a derrota nessa final «o dia mais triste da carreira».

«Os adeptos não estavam à espera de perder aquela final. Foi um sentimento forte e, tendo em conta a época que o Benfica fez, foi injusto o que ouvi. Mas percebo porque o futebol é paixão e sentimento. No ano passado, o Benfica fez 77 pontos e perdeu um jogo e não foi campeão, este ano fez 74 pontos, perdeu dois e foi campeão. Fomos a melhor equipa a época passada e merecíamos ter sido campeões. Face ao que fizemos, não foi justo.»

Um dos momentos negativos da época foi quando tentou resgatar um adepto das autoridades, em Guimarães: «Vi um ser humano que pediu socorro e cuja principal preocupação era que não lhe roubassem a camisola do Benfica. Tentei socorrer sem perceber a responsabilidade. Hoje, tomaria a mesma decisão sem me expor às autoridades.»

Outro foi o gesto que fez a Tim Sherwood, muito criticado pelo treinador do Tottenham, num jogo da Liga Europa: «Ekle falou para mim com grande arrogância, olhou-me de cima para baixo com autoridade. Tinha na cabeça o que se passou entre ele e o André (Villas Boas) e fui para o meu cantinho. Quando tive a oportunidade para lhe mostrar que ali estava um treinador português que percebe muito mais de futebol do que ele... O jogo estava a correr, fiz aquele gesto e pensei “estás a levar um baile”. Foi a forma como falou em inglês ao meu ouvido...»


«Na próxima época as exigências vão ser maiores»


Depois de uma época marcada pela conquista de três títulos – Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga -, o treinador do Benfica disse em entrevista à Benfica TV acreditar que a fasquia estará mais alta na próxima temporada. E aponta à Supertaça e à conquista do bicampeonato.

«Há muito para ganhar no Benfica. Em Portugal, o único troféu que ainda não ganhei foi a Supertaça. Também quero ganhar dois campeonatos seguidos, algo que o Benfica não consegue há 30 anos. Esse é um dos objetivos que me move», disse em entrevista ao canal do clube, reconhecendo que «vai ser difícil» repetir os feitos alcançados na época 2013/14: «As exigências vão ser maiores porque vão fazer comparações.»

Jorge Jesus não espera rivais mais fortes apenas porque contrataram novos treinadores – Marco Silva para o Sporting e Julen Lopetegui para o FC Porto: «Não direi que vão estar mais fortes por terem esses treinadores. As estruturas desses clubes sabem que têm de criar equipas mais fortes para fazer frente ao poder do Benfica.»

Questionado se o Benfica é candidato a revalidar o título: «Claro, mesmo que não tivesse sido campeão, o Benfica era um dos favoritos. Conquistou o título e tem de o defender, é o favorito número um. Nos últimos cinco anos os rivais perceberam que, para competir com o Benfica, é preciso ter uma grande equipa. Caso contrário, não têm hipóteses.»


Nesta entrevista à Benfica TV, o técnico aborda também a forma ímpar como o Benfica tem sido o único dos três grandes a potenciar jogadores provenientes da equipa B: “A equipa B tem dois anos. Dos jogadores que lá estavam, André Almeida, André Gomes e este ano o Ivan Cavaleiro, já foram chamados à equipa principal. André Gomes, neste momento, já é um activo de outro clube e compensou o trabalho investido nele. Muitas vezes dizem que o Benfica não tem muitos jogadores portugueses na equipa principal ou nos titulares. Eu pergunto: ‘Dos três grandes, qual é a equipa em que saíram jogadores da equipa B para a A?’”, esclareceu.
 Jorge Jesus: «Estás a levar um grande baile...»

AS PALAVRAS DIRIGIDAS A SHERWOOD EM LONDRES

Jorge Jesus recordou os desentendimentos que teve com Tim Sherwood, treinador do Tottenham, garantindo que o timoneiro britânico não foi correto e que, como forma de "vingar" o sucedido com André Villas-Boas, deixou várias provocações ao seu adversário, durante os oitavos-de-final da Liga Europa.

"Sou português com orgulho e tenho boa relação com Villas-Boas. Sabia que um dos mentores para que as coisas não lhe tenham corrido bem no Tottenham tinha sido aquele senhor. Quando passei para o espaço dele [no jogo em Londres], ele falou-me com grande arrogância. Olhou-me de baixo para cima com autoridade, eu já tinha na cabeça o que se passara com o André e fui para o meu cantinho. Quando tive a oportunidade disse-lhe que estava ali também um português que sabia muito mais do que ele. 'Não estás a ver nada , estás a levar um grande baile', foi o que lhe quis dizer. Falou-me ao ouvido e fiquei a apreciá-lo", contou Jesus, em entrevista à Benfica TV.

O timoneiro das águias recordou ainda o seu envolvimento com agentes da autoridade no final do jogo com o V. Guimarães, na Cidade-Berço, admitindo que exagerou e que hoje atuaria de forma diferente.

"Não digo que faria o mesmo. Sei que não posso tirar a autoridade aos agentes de segurança. Naquele momento não vi um polícia, um steward mas sim um ser humano que me pedia socorro. Só queria que não lhe roubassem a camisola do Benfica. Já sei que não posso tirar a autoridade a um agente, mas não há nada mais importante que um ser humano. Se voltar a suceder tomarei a mesma decisão mas não me expondo à autoridade", garantiu.

Quero ganhar a Supertaça e ser Bicampeão”


Na primeira pessoa, o treinador Jorge Jesus mostrou que tem objectivos bem definidos e ainda muito para ganhar ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.

“Acredito nas minhas capacidades, sempre percebi que era muito melhor treinador do que o que era como jogador. Para ser treinador é preciso ter alguma queda, como se costuma dizer. O treinador desenvolve-se mas tem de nascer para isso. Há muito ainda para ganhar no Benfica. Quero ganhar a Supertaça e ser Bicampeão, há cerca 30 anos que não conseguimos vencer dois campeonatos seguidos”, lembrou.

E acrescentou: “O meu ideal é aquilo que tenho vindo a desenvolver no Benfica. A prioridade é perceber o clube onde estamos porque no Benfica ganhar só não chega, também é preciso jogar bem. Ou se tem capacidade para isso ou não. Não se aprende nos livros, daí fazer a analogia entre o pintor e o treinador. Os meus jogadores dão as pinceladas na tela, mas a ideia daquelas pinceladas foi minha.”

Para o futuro, o técnico revela os objectivos: “Ainda tenho muita coisa para ganhar. Cheguei a um Clube que me projectou para o futebol mundial. Têm de me julgar enquanto treinador, não pelo português, sou Eça de Queiroz.”

Jorge Jesus: «Aimar foi o melhor que treinei»
TÉCNICO DESTACA PAPEL DE EL MAGO

Na entrevista à Benfica TV, o técnico benfiquista Jorge Jesus admitiu que a Juventus foi o adversário mais complicado que apanhou em 2013/14, deixando ainda uma análise a alguns pontos em perguntas curtas. O argentino Pablo Aimar foi recordado...

"Adversário mais forte? A Juventus, a quilómetros de distância. Até não consegui perceber como não chegou à final ou meias-finais da Champions. Além dos jogadores, tem um sistema de jogo dos melhores para jogar em dois jogos. Mas também destaco o PSG. O nosso pior jogo este ano foi o de Paris. Achei que não era tão forte e fui surpeendido pelo PSG", admitiu JJ.

Perguntas curtas

- Título mais importante: o primeiro ano de campeão
- Melhor jogo nos 5 anos: Foram tantos... Este ano foi o Juventus-Benfica
- Nota artística para próximo ano: quando tens criativos há sempre nota artística, o futebol é arte. Jogador é o artista
- Melhor jogador: Aimar, sem dúvida
- Quem lamenta não ter tido tanto aproveitamento: O Alan Kardec. Não teve muita sorte, pois apanhou o Saviola, o Cardozo e o Lima em grande forma
- O que melhor valorizou: Matic, Coentrão, David Luiz, Enzo...

- Melhor jogador do campeonato: Dividi-a entre Enzo e Gaitán
- E do mundo: Ronaldo
- Melhor treinador do Mundo: É subjetivo. No tempo do Guardiola no Barcelona era ele. Este ano foi dividido. Não vi uma equipa que preenchesse os requisitos, mas a que mais gostei e senti que houve mais trabalho de treineador foi Atlétivo Madrid e a Juventus.
- Favorito ao Mundial: Brasil, porque joga no seu país, e a Argentina. Já Portugal tem o melhor do Mundo e tem outros que podem comparar-se com os melhores nas suas posições.

Eusébio é o melhor português de sempre em Mundiais

Eusébio é o melhor português de sempre em Mundiais
LISTA ELABORADA PELO "THE GUARDIAN" COLOCA O PANTERA NEGRA NA 11.ª POSIÇÃO

Eusébio da Silva Ferreira é o melhor português de sempre em Campeonatos do Mundo, segundo uma lista elaborada por 40 especialistas escolhidos pelo jornal britânico "The Guardian". O Pantera Negra, que foi o melhor marcador (9 golos) do Mundial de 1966, aparece na 11.ª posição, à frente de nomes como Bobby Charlton, Paolo Maldini, Romário, Paolo Rossi, Dino Zoff ou Zico.

O segundo melhor futebolista nacional é Cristiano Ronaldo, que se queda pela 33.ª posição. Ainda em atividade, o avançado do Real Madrid jogará no Brasil o terceiro Mundial da carreira, depois de ter atuado no Alemanha'2006 e no África do Sul'2010. Luís Figo o último representante nacional na lista (59.ª posição) que é liderada por Pelé. Maradona e Beckenbauer seguem-se ao "Rei".

Benfica TV transmite Taça de Honra

Benfica TV transmite Taça de Honra

A "Benfica TV" será o canal que transmitirá os jogos da próxima edição da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, isto segundo o que adianta hoje o jornal "A Bola", que sublinha que foi o canal televisivo das águias que ganhou o concurso.

Lembre-se que a competição realiza-se em Julho, no Estádio do Restelo, e na antecâmara do início da temporada, merecendo a participação do Benfica, Sporting, Estoril e Belenenses.

Águias e leões não se defrontam nas meias-finais

As meias-finais da prova, na verdade, disputarão-se no dia 18 de Julho, sendo que o Benfica irá defrontar o Estoril e o Sporting jogará diante do anfitrião Belenenses. Quanto aos jogos da final e da atribuição dos terceiros e quartos lugares, estes realizam-se no dia de 20 de Julho.


Lembre-se que, na temporada passada, foi o Sporting que conquistou a Taça de Honra, superando o Estoril, na final, através do desempate de grandes penalidades (7-6), isto após o 3-3 que se registava no final do tempo regulamentar.

Sulejmani adia férias para recuperar rapidamente

Sulejmani adia férias para recuperar rapidamente

Numa altura em que a maioria dos seus companheiros já está de férias ou nos estágios das suas selecções, com vista à participação no Mundial 2014, Miralem Sulejmani continua a deslocar-se frequentemente ao Centro de Estágio do Seixal, adiantando o "Record" que o próposito passa por acelerar a recuperação da lesão sofrida no ombro direito.

Esse infortúnio, lembre-se, surgiu nos primeiros minutos do Benfica-Sevilha, da final da Liga Europa, com o internacional sérvio a ter de ser precocemente substituído, acabando posteriormente submetido a uma intervenção cirúrgica, isto devido à luxação acromio-clavicular que apresentava no ombro direito.

Adiou as férias

Perante este cenário, Miralem Sulejmani decidiu adiar as férias por alguns dias, por forma a acelerar o seu processo de recuperação, trabalhando diariamente no Centro de Estágio do Seixal. Afinal, tal como lembra o "Record", esta é uma lesão que implica um tempo de paragem de cerca de dois meses e o internacional sérvio estará totalmente focado em estar a 100% no momento de atacar a próxima temporada.


É que, ao contrário do que sucedeu em 2013/14, quando o atacante de 25 anos somou "apenas" 26 jogos (13 como titular) e três golos pelos encarnados, Miralem Sulejmani apostará forte na próxima temporada, pretendendo ser opção mais regular de Jorge Jesus.

Juniores perdem na final da Youth Cup

Juniores perdem na final da Youth Cup

O Benfica perdeu por 0-1 com o Atlético Paranaense na final da Blue Stars/FIFA Youth Cup 2014, torneio de juniores que decorreu em Zurique, na Suíça.

Depois de uma passagem vitoriosa pela fase de grupos, com quatro vitórias em quatro jogos (12 golos marcados e zero sofridos), os encarnados acabaram por não conseguir passar no último teste e deixaram escapar o título.


O Atlético Paranaense sucede ao FC Zurique, que tinha conquistado o troféu nas duas últimas edições. O Benfica venceu em 1996 e o FC Porto em 2011.

Liverpool na frente por Markovic

Liverpool na frente por Markovic

O Liverpool lidera a corrida pela contratação de Lazar Markovic, noticia A BOLA.

O avançado sérvio, de 20 anos, é um dos alvos preferidos do treinador Brendan Rodgers para a próxima época, pelo talento, margem de progressão e versatilidade que oferece no ataque.


No entanto, Markovic é também muito apreciado por José Mourinho e pelos responsáveis do Chelsea, que não pretendem ver o sérvio fugir para um dos rivais.

Estádio da Luz como exemplo a seguir pelos brasileiros

Estádio da Luz como exemplo a seguir 

pelos brasileiros

REVISTA "VEJA" COMPARA PREÇOS E TEMPO DE OBRA

O portal online da revista brasileira "Veja" utiliza o exemplo do Estádio da Luz para mostrar que as obras e os custos do Mundial'2014 foram em excesso. Assim, a "Veja" compara a Luz ao Itaqueirão e aponta várias diferenças entre dois redutos que têm praticamente a mesma lotação.

A primeira delas consiste no tempo que a obra demorou a ser concluída. Segundo a revista, o Estádio da Luz terá sido entregue em pouco mais de dois anos, ao passo que o Itaqueirão começou a ser construído em 2011 e ainda nem está concluído. Por outro lado, a diferença de preços é ainda mais evidente. Enquanto a Luz custou qualquer coisa como 134 milhões de euros, o estádio do Corinthians terá um preço estimado de 330 milhões de euros (!).


A "Veja" recorda que o Estádio da Luz não tem mármore nas casas de banho, nem corredores com acabamento imponente ou materiais nobres em áreas de grande fluxo de adeptos, mas tal situação não impede o ninho da águia de ser "um estádio extremamente confortável, funcional e agradável (além de bonito, mas sem excessos)".

Eusébio será homenageado no Jamor

Eusébio será homenageado no Jamor

NO ÂMBITO DO 70.º ANIVERSÁRIO DO RECINTO

O antigo futebolista português Eusébio da Silva Ferreira, falecido a 5 de janeiro, vai ser homenageado no sábado, no âmbito do 70.º aniversário do Estádio Nacional, anunciou esta quinta-feira o Gabinete do Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares.


"No âmbito das comemorações dos 70 anos do Estádio Nacional do Jamor, entendeu o Governo de Portugal prestar um tributo a Eusébio da Silva Ferreira, na Praça da Maratona do Complexo de Jamor, perpetuando a memória de um dos expoentes máximos do desporto nacional", lê-se na nota do ministério. A cerimónia vai acontecer no sábado, às 14H30, e contará com a presença do Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, da família de Eusébio da Silva Ferreira e do seu antigo colega António Simões. Além de outros antigos colegas de Eusébio, vão estar tembém presentes os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, do Conselho Nacional do Desporto e do Comité Olímpico de Portugal.

João Alves aplaude continuidade de Jesus

João Alves aplaude continuidade de Jesus

Antiga glória encarnada concorda com a manutenção do treinador e acredita, por outro lado, que a (eventual) transferência de Enzo Pérez vai ser colmatada da melhor forma.
João Alves, vencedor de dois campeonatos com o Benfica, aplaudiu a decisão de Jorge Jesus em continuar no Benfica e não receia a saída de Enzo Pérez, um dos motores da equipa que conquistou a tripla nacional.

Em declarações a Bola Branca, o 'Luvas Pretas' pensa que o "Benfica parte em vantagem (como partiu na época que agora findou)" para os restantes adversários, uma vez que mantém "um treinador que conhece os cantos à casa". "Sporting e Porto vão fazer estreias com os seus treinadores", atirou.


Sobre a saída de Enzo Pérez, associado ao Valência, João Alves reconhece que é um jogador " de muita qualidade", mas adopta um ponto de vista mais pragmático. "Saem jogadores e entra dinheiro, que o Benfica investe bem", concluiu.

João Alves: "Benito? Não posso dizer que vai ser craque"

JOÃO ALVES

"Benito? Não posso dizer que vai ser craque"

O 'Luvas Pretas', há quatro temporadas na Suíça, fala a Bola Branca sobre o defesa Loris Benito, apontado como o mais recente reforço do Benfica.

João Alves, conhecedor do futebol suíço para onde emigrou há quatro anos, deixou a Bola Branca a sua opinião sobre o lateral-esquerdo do Zurique, Loris Benito, apontado como reforço do Benfica para a temporada de 2014/15.

Em declarações a Bola Branca, o 'Luvas Pretas' classificou o defesa hispano-suíço como "um jovem interessante com todas as características para fazer a posição". "É um bom jogador, mas não posso dizer que vai ser craque", disse de forma comedida.

Lateral-esquerda: a herança de Fábio Coentrão
A posição de lateral-esquerdo tem sido uma dor de cabeça para Jorge Jesus. Desde a saída de Fábio Coentrão para o Real Madrid passaram por lá nomes como Lorenzo Melgarejo e Bruno Cortez que não deixaram saudades aos adeptos encarnados.

Este ano Guilherme Siqueira, "um excelente jogador", ajudou a colmatar essa falha, ainda que de forma temporária uma vez que chegou à Luz por empréstimo do Granada.


Contudo João Alves alerta para os 28 anos do lateral brasileiro e aponta horizontes para o futuro e para a necessidade de contar com "jogadores com possibilidade de evoluir e chegar mais longe", perfil onde se encaixa Benito, de 22 anos.

Juniores garantem lugar na Final do Blue Stars/FIFA Youth Cup

Após triunfo sobre Zurique

Juniores garantem lugar na Final do Blue 

Stars/FIFA Youth Cup

A equipa de Juniores do Sport Lisboa e Benfica venceu, esta manhã, o Zurique, por 1-0, no quarto encontro do Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup.

Depois de três jogos, onde alcançaram três vitórias, os pupilos de João Tralhão voltaram a vencer, garantindo assim um lugar na Final da competição.

Na derradeira partida, os "encarnados" defrontam, hoje, às 16h40 (horas locais),  os brasileiros do Atlético Paranaense.  

Recordar ainda que este prestigiante Torneio, para além do Benfica, contou com a presença das equipas do Blue Stars, Zurique, Grasshoppers, Sion, Asante Kotoko (Gana), Bayern de Munique (Alemanha), Olympiakos (Grécia), Atlético Paranaense (Brasil) e Villareal (Espanha).

Jornal “O Benfica” nas bancas a partir desta sexta-feira

Edição n.º 3657

Jornal “O Benfica” nas bancas a partir desta sexta-

feira

Chega, esta sexta-feira, 30 de Maio, às bancas mais uma edição do seu Jornal “ O Benfica”, como sempre com muitas novidades.

Luís Filipe Vieira fez o balanço da época que agora findou e projectou um futuro estável. O presidente prometeu novas conquistas para o Clube e anunciou que Jorge Jesus fica mais uma época.

No Atletismo, o Benfica prepara-se para “atacar”, este fim-de-semana, o Tetracampeonato ao Ar Livrem em Fátima.

Tudo isto e muito mais na 3657.ª edição do seu semanário “O Benfica”.

Youssef El Arabi está na rota da águias

Youssef El Arabi está na rota da águias


De acordo com a Imprensa espanhola, Youssef El Arabi, avançado do Granada, de 27 anos, está nas cogitações do Benfica para substituir Rodrigo, este a caminho do Valência.
O internacional marroquino, que cumpriu a segunda temporada em Espanha, depois de ter atuado durante uma época no Al Hilal, apontou 12 golos, tornando-se numa das figuras da equipa. 

Youssef El Arabi, de resto, custou cinco milhões de euros ao Granada em 2012, e o bom desempenho do marroquino (tem nacionalidade francesa) vai despertando o interesse de vários clubes europeus, entre os quais o Benfica, sendo que os espanhóis não colocam entraves à sua saída, desde que sejam devidamente ressarcidos. 

Negócio de Enzo Pérez só está preso pelos bancos

Negócio de Enzo Pérez só está preso pelos bancos

Peter Lim tem em vista a finalização da compra do médio-centro depois de fechar a negociação com o Bankia
A investida final do Valência por Enzo Pérez está apenas dependente da finalização do acordo entre o novo dono do clube che, Peter Lim, e o Bankia, instituição financeira que se assume como principal credora do clube espanhol.

De acordo com a Imprensa do país vizinho, o magnata de Singapura não pretende encerrar em definitivo qualquer dossiê relativo a contratações sem antes ter encerrado esta delicada negociação com o referido banco, e o credor tomaria igualmente como afronta o investimento no reforço do plantel quando está em causa uma dívida de perto de 220 milhões de euros. Ainda assim, os diários espanhóis adiantam que entendimento está próximo e poderá ser anunciado brevemente, abrindo-se assim a porta à conclusão do negócio Pérez.

Juniores só com vitórias no Blue Stars/FIFA Youth Cup

Em Zurique, na Suíça

Juniores só com vitórias no Blue Stars/FIFA Youth Cup

A equipa de Juniores do Sport Lisboa e Benfica encontra-se em Zurique a disputar o Torneio Blue Stars/FIFA Youth Cup.

Esta quarta-feira, no primeiro dia de competição, a equipa orientada por João Tralhão realizou três desafios, tendo alcançado um pleno de vitórias.

Os “encarnados” começaram o Blue Stars/FIFA Youth Cup da melhor forma ao vencer, por 1-0, a equipa do Blue Stars, com golo de Gonçalo Guedes. Seguiu-se o desafio frente ao Asante Kotoko (Gana), com Hildeberto Pereira (2) e Rochinha a fecharem o marcador num 3-0 final. Na última partida do dia, o Benfica levou de vencida os espanhóis do Villareal, novamente por 3-0, aqui com Gonçalo Guedes e Hildeberto Pereira novamente em destaque.

O Glorioso torna a entrar em acção amanhã de manhã, quinta-feira, tendo como adversária a formação do Zurique.

Referir que, neste prestigiante Torneio, para além do Benfica, marcam presença as equipas do Blue Stars, Zurique, Grasshoppers, Sion, Asante Kotoko (Gana), Bayern de Munique (Alemanha), Olympiakos (Grécia), Atlético Paranaense (Brasil) e Villareal (Espanha).

Domingo, na Luz: A História do Clube num Festival “à Benfica”

Domingo, na Luz: A História do Clube num Festival 

“à Benfica”

É já no próximo domingo que será levado a cabo o Benfica Festival, mais um evento ímpar, com o cunho de qualidade SLB/Lemon e que terá como palco o Pavilhão da Luz. Esta tarde realizou-se a conferência de Imprensa de antevisão ao momento, com a presença de António Villas Boas, promotor do Festival, o músico, Miguel Gameiro, e o Bicampeão Europeu, José Augusto, Rui Costa, administrador da SAD e Nuno Gomes, assessor para a Área Internacional.

“Agradeço ao Benfica a oportunidade de organizar este evento. A Lemon é uma empresa especializada na organização de espectáculos infantis. Lançámos esta ideia ao Benfica: porque não criar um evento baseado na História do Benfica que tem um legado ímpar no panorama desportivo em Portugal?”, começou por dizer António Villas Boas, promotor do Festival, explicando de seguida como tudo começou.

“Esta aventura começou com o Miguel a lançar o seu 1.º CD infantil. Seguiu-se o lançamento de uma banda desenhada feita pelo Nuno Manalve, baseada nas duas primeiras conquistas das Taças dos Clubes Campeões Europeus do Benfica. No fim, decidimos pegar nesse tema para realizar o primeiro espectáculo, que se pretende que seja anual”, disse.

Este domingo, pelas 11 horas ocorre a primeira sessão e pelas 15 horas a segunda. O Benfica Festival é um musical infantil, mas com a particularidade que é a primeira vez que se realiza um musical associado à Historia de um Clube de Futebol. Temos uma grande estrutura montada em termos técnicos, desde Ledwalls a ecrãs, e esperamos que venham descobrir mais surpresas no domingo”, finalizou António Villas Boas.

O músico, Miguel Gameiro, escreveu as canções que servem de base a este espectáculo e, presente na conferência realizada esta tarde na Benfica Megastore do Estádio da Luz, explicou todo o processo.

“Coube-me este privilégio enorme, de escrever as canções para este espectáculo. Como benfiquista, foi uma honra e um privilégio enorme. Procurei inspirar-me na Historia do Clube, transmitindo às crianças o que é o Benfica e o que este Clube representa”, afirmou orgulhoso.

E quando se fala da História do Sport Lisboa e Benfica, fala-se de glórias, conquistas e grandes jogadores. O Bicampeão do Europeu, José Augusto, fez questão de marcar presença neste momento, não fosse ele um – dos muitos – heróis benfiquistas que inspiraram o espectáculo, escrevendo com linhas de ouro algumas das páginas da História Gloriosa do Clube.

“Obrigado aos mentores deste projecto por esta ideia. Somos a maior família desportiva, logo, tem realmente bastante significado transmitir a Mística do Clube aos filhos e netos. Sinto um orgulho enorme por ter conquistado estes dois títulos de Campeão Europeu, em cinco participações em finais europeias”, confessou um emocionado José Augusto.

O Benfica Festival é no Domingo, dia 1 de Junho, no Pavilhão da Luz, e terá duas sessões, a primeira pelas 11 horas, a segunda às 15 horas.