segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Salvio regressa para a Liga Europa

Salvio regressa para a Liga Europa

Salvio e Funes Mori na lista dos encarnados

O Benfica retirou da lista de jogadores inscritos na Liga Europa o sérvio Matic, agora no Chelsea e o extremo Ola John, transferido para o Hamburgo.Estas duas saídas abrem lugar para Salvio e Funes Mori. Os dois argentinos ficaram fora da primeira lista.O extremo estava lesionado e o avançado tinha acabado de chegar.Na primeira lista, para a Liga dos Campeões, Jesus tinha deixado de fora, além destes dois, também Cortez e Mitrovic, que já não estão na Luz.Cada clube pode fazer três novas inscrições até às 23 horas de dia 3 de fevereiro.

«O Benfica está muito forte, ao nível do que fizemos na época passada» - Jorge Jesus

«O Benfica está muito forte, ao nível do que fizemos na época passada» - Jorge Jesus

Jorge Jesus sente a sua equipa em crescendo e nem o empate cedido em Barcelos frente ao Gil Vicente o faz esmorecer. Na antevisão ao próximo com promisso, marcado para quarta-feira, em Penafiel, para a Taça de Portugal, o treinador garante que o Benfica está muito forte.

«O Benfica vai ter problemas, porque tudo pode acontecer nas competições a eliminar. É natural que o Penafiel esteja supermotivado por defrontar o Benfica, no seu estádio. Mas o Benfica está muito forte, ao nível do que fizemos na época passada e isso dá-me garantias», afiançou Jorge Jesus, que não deixou de mostrar cautelas sobre o adversário.

«Temos de abordar o jogo desta eliminatória com muita responsabilidade e muito respeito pelo adversário, independentemente de o Penafiel estar na 2.ª Liga. Está nos lugares cimeiros no seu Campeonato o que prova que tem valor», disse.

O treinador não escondeu ainda que a Taça de Portugal é um objetivo: «A Taça de Portugal, para os apaixonados do futebol, é uma competição com muita história, com muito sentimento. Todos gostam de estar no Jamor em maio, é um objetivo para todas as equipas e para os seus treinadores.»

Jorge Jesus: «Cardozo é o primeiro marcador de penáltis»

Jorge Jesus: «Em provas a eliminar tudo pode acontecer»
TREINADOR ALERTA PARA OS PERIGOS EM PENAFIEL

Jorge Jesus espera dificuldades na deslocação a Penafiel, na quarta-feira, para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Ainda assim, o técnico salienta que os encarnados são naturalmente favoritos à vitória.


"A Taça de Portugal é uma prova com muita história e sentimento. Todos gostariam de, em maio, estar no Jamor. O Benfica terá problemas, pois em competições a eliminar tudo pode acontecer. É natural que o Penafiel por defrontar o Benfica vá super motivado e no seu estádio vai certamente criar-nos grandes problemas. Mas o Benfica está muito forte, ao nível do que fez o ano passado", analisou o treinador das águias, em declarações à Benfica TV.

Jorge Jesus: «Cardozo é o primeiro marcador de penáltis»
TÉCNICO DIZ QUE FOI RESPEITADA A HIERARQUIA
Jorge Jesus deixou bem claro que Oscar Cardozo continuará a ser a opção primordial no que respeita à marcação de grandes penalidades a favor do Benfica. Comentando o falhanço do paraguaio frente ao Gil Vicente, que custou dois pontos aos encarnados, o técnico lembrou que, nesse instante, as "regras" internas foram cumpridas.


"Está estipulado que Cardozo é o primeiro marcador de penáltis, salvo algumas exceções em que possa intervir. Ele estava em jogo e a hierarquia foi respeitado. Depois dele, há Lima, Enzo Pérez e Rodrigo", explicou Jesus, em declarações à Benfica TV, rematando: "Cardozo vai continuar a marcar se estiver em campo. Mas se o marcador, por alguma razão, não estiver tão confiante e passar a bola ao colega... são situações normais."


Apesar de Lima ter marcado o primeiro castigo máximo dessa partida, o brasileiro optou por ceder a pasta a Cardozo já nos descontos, situação que Jesus compreende... e até que aplaude.  "Lima teve sentido de equipa e solidariedade. Até por ser ponta-de-lança, anuiu à decisão de Cardozo. Foi uma tomada de liderança, tanto do jogador como do treinador, que é o que determina em última instância", sentenciou.

O tiro fatal que Tacuara roubou a Lima
BRASILEIRO TINHA EFICÁCIA MÁXIMA EM 5 COBRANÇAS

O Benfica desperdiçou em Barcelos uma grande oportunidade para deixar o FC Porto a seis pontos de distância. O empate concedido perante o Gil Vicente interrompeu uma série de nove vitórias consecutivas e de sete jogos seguidos sem sofrer qualquer golo. O jogo de ontem teve ainda a particularidade do regresso de Oscar Cardozo, o paraguaio que estava afastado das contas de Jorge Jesus desde 9 de novembro, noite em que marcou três golos na vitória sobre o Sporting (4-3), a contar para a Taça de Portugal.

Cancelo descansou a pensar na Taça

Cancelo descansou a pensar na Taça
CASTIGO DE SIQUEIRA ABRE AS PORTAS AO JOVEM
João Cancelo é o jóquer de Jorge Jesus para o encontro da Taça de Portugal, diante do Penafiel, subsistindo a dúvida sobre se será ou não lançado de início. Por essa razão, o lateral-direito foi ontem à tarde poupado por Hélder Cristóvão, responsável técnico do Benfica B, que nem no banco de suplentes o sentou, por ocasião da receção ao Aves, a contar para a 28.ª jornada da 2.ª Liga.

Zenit não quer bater a cláusula de Garay

Zenit não quer bater a cláusula de Garay
RUSSOS MANTÉM-SE DISPOSTOS A ACENAR COM NETO
O Zenit não está disposto a investir os 20 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão de Garay e, como tal, procura negociá-lo “em baixa” com o Benfica. O clube da Luz não tem mostrado grande abertura para facilitar a saída do argentino por uma quantia que não a que se encontra inscrita no vínculo, embora o aproximar do final do mesmo (junho de 2015) possa ter o condão de o fazer diminuir a parada.
Otamendi pode complicar negócio Garay
ZENIT PODE VIRAR-SE PARA DEFESA PORTISTA
Otamendi pode levar o Zenit a desistir da contratação de Garay. O central foi negociado pelo FC Porto para o Valencia, mas o clube espanhol não pode inscrevê-lo, pois tem todas as vagas para estrangeiros preenchidas. Para não deixar o jogador parado durante seis meses, o empresário Jorge Mendes está a estudar alternativas, e uma é cedê-lo ao Zenit, que assim poderá beneficiar de uma alternativa de baixo custo a Garay.

Rampa de lançamento para o dérbi

Rampa de lançamento para o dérbi
CARDOZO LUTA PELA TITULARIDADE EM PENAFIEL

O jogo com o Penafiel pode servir como rampa de lançamento para Cardozo no dérbi. O internacional paraguaio regressou à competição em Barcelos após três meses de paragem e, como não se ressentiu da lesão na zona lombar, pode voltar a entrar nas contas de Jorge Jesus para o encontro com o Sporting.Era bom voltarmos a ter o Cardozo que esteve no último encontro com o Sporting para a Taça de Portugal e que marcou 3 golos. Esse é o Cardozo que os Benfiquistas todos esperam e desejam. Oxalá possa estar ao seu melhor nível porque o Benfica só tem a ganhar com um Cardozo em grande. 

Artur prepara regresso à baliza

Artur prepara regresso à baliza
ALTERAÇÃO ESTAVA PREVISTA ANTES DO ERRO DE OBLAK

Uma das alterações que se vai registar no onze encarnado é, ao que tudo indica, a troca de Oblak por Artur, numa rotatividade normal desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico do Benfica. Convém sublinhar que esta mudança já estava prevista pela equipa técnica, e não está de forma alguma relacionada com o erro cometido pelo internacional esloveno no jogo com o Gil Vicente. O jovem guardião, de 21 anos, continua a merecer a confiança de Jorge Jesus e vai manter o estatuto de titular nas partidas do campeonato.

Uma poupança no eixo

Uma poupança no eixo
JARDEL FAZ DUPLA COM LUISÃO OU GARAY NA TAÇA
Dadas as exigências do calendário em fevereiro, a equipa técnica do Benfica está a tomar todas as precauções para salvaguardar a condição física dos jogadores. Frente ao Penafiel, é muito provável que a habitual dupla de centrais seja separada e que Jardel alinhe no lugar de Luisão ou Garay.

A decisão final só será tomada depois de Jorge Jesus confirmar o estado físico dos dois centrais. O que apresentar mais sinais de fadiga muscular será poupado no jogo que antecede a partida, onde a liderança do campeonato se vai discutir.

O cenário ideal até seria uma poupança do Girafa e El Negro em Penafiel, mas os responsáveis encarnados não querem facilitar, de forma a evitarem correr riscos desnecessários. Para o treinador dos encarnados, Jardel dá todas as garantias e até será ele o titular, caso Garay acabe por ingressar no Zenit nos próximos dias. Na presente edição da Taça de Portugal, o camisola 33 ainda só foi utilizado no primeiro jogo, frente ao Cinfães, onde acabou por fazer dupla com Steven Vitória.

Museu com 30 mil visitantes

Museu com 30 mil visitantes

O Museu Benfica Cosme Damião atingiu este fim de semana os 30 mil visitantes após a abertura ao público. Inaugurado em 29 de julho do ano passado, o espaço foi recentemente eleito pela revista Time Out Lisboa como a novidade do ano e tem despertado a curiosidade em muitos interessados em conhecer a fundo a história do clube. 

Cardozo falha um penalty em cada cinco

Cardozo falha um penalty em cada cinco


Ser ou não ser um especialista, eis a questão. Óscar Cardozo, 30 anos, falhou anteontem, em Barcelos, o 11.º penalty com a camisola do Benfica, em todas as provas oficiais, naquela que foi a sua 51.ª tentativa da marca dos onze metros. Isto significa que o ponta de lança paraguaio, na Luz desde 2007, tem uma percentagem de eficácia de 78,4 por cento. Dito de outra forma, falha praticamente um penalty em cada cinco vezes que é chamado a converter.

Já falhou em momentos importantes? Já. Já marcou em momentos importantes? Já. Será perigoso seguir esse caminho de análise. Certo é que Cardozo é o número um da equipa na hierarquia de marcadores de penalties, e, como tal, estando em campo, tem a última palavra. Assim continuará a ser, de resto, apesar do sucedido frente ao Gil Vicente, a menos que o Tacuara, por qualquer motivo, decida passar a vez. Já aconteceu no passado, como pode ver-se no exemplo em rodapé - e também a 26 de janeiro de 2011, num Rio Ave-Benfica da Taça da Liga, que as águias venceram por 2-0, o paraguaio deixou David Luiz tentar a sua sorte (falhou) no jogo de despedida, antes de rumar ao Chelsea.

Não foi o caso em Barcelos: Lima queria marcar, mas Cardozo, no dia em que voltou aos relvados após quase três meses de ausência, e depois de ter entrado há pouco mais de 15 minutos, puxou dos galões e Adriano defendeu. Teria sido diferente com Lima? Nunca se saberá. O que se sabe é que Lima tem eficácia próxima à de Cardozo - 80 por cento, face a oito penalties convertidos em dez tentativas -, que na ausência do Tacuara foi o marcador de serviço, e que em Barcelos, no mesmo jogo, já tinha atirado com sucesso dos onze metros, pela quinta vez consecutiva.

Já agora, Rodrigo, que segundo Jesus é outro dos batedores, falhou a única tentativa, na época passada, com o Beira-Mar, na Luz (2-1).

Jesus deu voto de confiança a André Gomes

Jesus deu voto de confiança a André Gomes

Ainda antes do fecho da janela de transferências de janeiro, o treinador do Benfica, Jorge Jesus, deu um voto de confiança a André Gomes. 

O técnico de 59 anos conversou com o médio, na sexta-feira, assegurando-lhe que conta com ele até ao final da época. 

No fundo, Jesus reforçou a convicção da SAD encarnada, que resistiu à tentação de deixar partir já André Gomes, não obstante ter alienado o passe por €15 milhões à sociedade Meriton Capital Limited, do milionário Peter Lim. 
Jorge Jesus deu, sexta-feira, alguma esperança a André Gomes, tendo-o convocado para o jogo com o Gil Vicente, anteontem, no Estádio Cidade de Barcelos. 

O jovem, porém, acabou por ficar no banco de suplentes durante toda a partida. Com Fejsa a herdar o lugar de Matic, Enzo indiscutível no meio-campo e Rúben Amorim a espreitar um lugar no onze, a vida de André Gomes continua difícil.

Capas do Dia

Fevereiro 03 / 2014