terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Pizzi: «Voltar ao Benfica é uma das opções»

ADMITE DEIXAR ESPANHOL PARA JOGAR REGULARMENTE
Pizzi: «Voltar ao Benfica é uma das opções»

A opção de Pizzi em ingressar no Espanhol para poder jogar com regularidade está a revelar-se um erro. O jogador, que assinou pelo Benfica no início da temporada, decidiu, em consonância com as águias, regressar a Espanha, pois entendeu que seria a melhor forma de mostrar-se a Paulo Bento e, desta forma, assegurar a presença no Mundial do Brasil. Passados cinco meses, o extremo, de 24 anos, assume que pretende deixar o clube catalão, e até admite voltar ao Benfica já em janeiro.

Alan Brandi: «É um clube bem maior do que esperávamos»

BRASILEIRO E PABLO DEL MORAL ENCANTADOS COM O BENFICA
Alan Brandi: «É um clube bem maior do que esperávamos»


A equipa de futsal do Benfica reforçou-se fortemente no início desta temporada. Entre as oito caras novas do plantel dos encarnados constam dois dos três finalistas do prémio de jogador revelação da época passada em Espanha: Alan Brandi (que venceu na referida categoria) e Pablo del Moral.

Ricardinho em grande no campeonato espanhol

BENFIQUISTAS EXPLICAM A RAZÃO DE UM MÁGICO ESTAR A VINGAR

Ricardinho em grande no campeonato espanhol
O futsal espanhol é um palco muito desejado pelos jogadores portugueses. Depois de nomes como Arnaldo, João Benedito ou Joel Queirós, entre outros, esta época foi a vez de Ricardinho assinar pelo Inter Movistar e cumprir o sonho de jogar na melhor liga do Mundo.

“O Ricardinho surpreendeu-me, pensava que ia ter algum problema de adaptação. Mas ele tem tanta qualidade! É incrível vê-lo jogar, falo com pessoas de lá e estão todos maravilhados. Há jogadores que têm qualidade e não vingam em Espanha, mas com ele está a ser diferente e até já fizeram um documentário sobre ele”, relembra Alan Brandi.

Pablo del Moral explica a razão de ser tão difícil para alguns jogadores a adaptação à prova do país vizinho. “Na Liga espanhola não tens de ser apenas bom tecnicamente. Ricardinho faz magia com a bola nos pés, mas lá predomina a tática, têm de estar organizados e ter jogadores inteligentes”, refere.

Satisfeitos

Apesar de terem feito o percurso inverso, os espanhóis não só não estão arrependidos com a escolha, como pretendem continuar na Luz. “Jogar num clube como o Benfica nunca é dar um passo atrás. A Liga pode ter um nível um pouco mais baixo, mas nós evoluímos bastante nos treinos, que são bastante competitivos. Estou numa das potências da Europa, é um passo à frente e não vejo o meu futuro fora daqui”, afirma Pablo.

“Para quem nunca tinha jogado fora de Espanha é uma grande experiência. Gostaria de ficar muito tempo no Benfica”, acrescenta Alan.

Sulejmani sobe de nível

DEMOROU A IMPOR-SE MAS JÁ GANHOU O SEU ESPAÇO
Sulejmani sobe de nível

Tal como sucedeu com Djuricic, a adaptação de Sulejmani não foi fácil. Entre problemas físicos e dificuldades de assimilar as ideias da equipa, o extremo fez uma autêntica travessia do deserto, mas tem conseguido subir de nível. E foi a partir do desafio com o Anderlecht, da Liga dos Campeões, que tudo parece ter mudado. Sulejmani entrou na segunda parte, assistiu Rodrigo para o golo da vitória e partir daí tem sido aposta constante de Jesus, embora nunca como titular.

Aliás, nos últimos jogos o internacional sérvio tem sido uma espécie de arma secreta para o treinador. Sempre a partir do banco, normalmente ao intervalo, o jogador tem conseguido mudar o jogo ofensivo da equipa e frente ao Olhanense conseguiu mesmo marcar o golo da vitória numa jogada individual.

O ano de 2014 promete trazer ainda um Sulejmani melhor e com vontade de assumir-se como titular da equipa encarnada. No entanto, a missão não se prevê fácil, já que existe bastante concorrência para as faixas laterais do miolo.

Djuricic intocável

ENCARNADOS RECUSAM DEIXÁ-LO SAIR EM JANEIRO
Djuricic intocável


Demora em afirmar-se com a camisola do Benfica, mas os responsáveis do clube mantêm total confiança nas capacidades de Djuricic. Por isso mesmo, e de acordo com o que Record apurou, está completamente descartada a saída do jogador na próxima janela de transferências, já que quer Jorge Jesus, quer os dirigentes da formação da Luz acreditam que o camisola 10 ainda poderá ser bastante importante na equipa na segunda metade da temporada.

João Pereira renova com o Benfica

TRIATLETA SATISFEITO COM ACORDO
João Pereira renova com o Benfica
O triatleta português João Pereira, de 26 anos, renovou esta segunda-feira contrato com o Benfica, prolongando uma ligação que se iniciou na temporada passada.

Atual 18.º colocado no ranking Mundial, João Pereira congratulou-se pela renovação contratual: "Ter renovado é muito bom e estou muito honrado, pois assim fico numa Instituição que sei que me vai respeitar e que me dá a oportunidade de ir ao encontro dos objectivos pessoais. Tenho de ser ambicioso a cada ano, pois há muitas provas a disputar para poder evoluir".

Djaniny ausente com o Benfica

CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DE CABO VERDE
Djaniny ausente com o Benfica
O avançado Djaniny vai falhar o jogo com o Benfica, da 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, marcado para 30 de dezembro. O atacante foi convocado para a seleção de Cabo Verde, que defronta a sua congénere da Catalunha, no mesmo dia, em Barcelona, num encontro particular. Apesar de não ser regulamentarmente obrigado a libertar o seu jogador, o Nacional acedeu ao pedido dos responsáveis cabo-verdianos, dado o bom relacionamento existente entre as duas partes.

Entretanto, Mateus já deixou a Madeira, depois de a sua transferência para o 1.º de Agosto ter ficado concluída. O angolano viajou no fim de semana e, antes, teve a oportunidade de despedir-se da estrutura nacionalista.

Luís Martins pode voltar ao Benfica por 250 mil euros


Luís Martins pode voltar ao Benfica por  250 mil euros
O esquerdino do Gil Vicente tem estado em bom plano no clube de Barcelos e na seleção de sub-21, que capitaneia, e o Benfica está a pensar recuperar o lateral enquanto detém o direito de preferência sobre o atleta.

Segundo avança O Jogo na sua edição desta terça-feira, a cláusula que existe e que permite aos encarnados terem preferência sobre o jovem lateral expira no final da época e, perante o crescente assédio de alguns clubes europeus, a intenção passa por não o deixar escapar.

De qualquer forma, este objetivo pode passar pelo seu regresso ao plantel ou por uma posterior nova venda por um valor superior - é que ficou estipulado com os gilistas que a opção de recompra se situa nos 250 mil euros, valor facilmente rentável.

Luís Martins, que foi expulso frente ao Arouca e que pode inclusivamente ser multado pelo clube pela atitude (tem reunião marcada com António Fiúsa esta quinta-feira, segundo A Bola), soma dois golos em 15 jogos e era totalista até ao desafio com os arouquenses.

Importa referir que, tal como o próprio jogador contou ao zerozero.pt, o Benfica detém atualmente 45% do passe do jovem esquerdino, de 21 anos.

Benfica e FC Porto disputam extremo egípcio do Basileia

Benfica e FC Porto disputam extremo egípcio do Basileia
O interesse dos dois rivais em Salah e o empate entre Arsenal e Chelsea são temas da revista de imprensa desportiva desta terça-feira.
O Benfica e o FC Porto estão interessados num jovem egípcio do Basileia.
O Diário de Notícias avança que os azuis e brancos querem contratar Salah em janeiro e já contactaram o clube suíço para conhecerem as condições do negócio. O Basileia admite negociar o extremo de 21 anos por cerca de 15 milhões de euros. Perante este valor, o Fc Porto, diz o DN, precisará de recorrer a um parceiro financeiro.
O Benfica também tem Salah referenciado mas só quer o jogador na próxima temporada. Segundo o DN os encarnados já têm um fundo de investimento disposto a apoiar o negócio.
Pela décima vez, Arsène Wenger encontrou José Mourinho e voltou a não conseguir ganhar.
Ontem Arsenal e Chelsea empataram a zero. O jogo teve marcações muito cerradas, pouco espaço e as oportunidades de golo foram raras.

Benfica: Fechar o ano com o melhor registo da época

Benfica

Fechar o ano com o melhor registo da época


O treinador João Freitas Pinto tem motivos para passar a época festiva com um sorriso nos lábios. O Benfica encerra o ano civil na liderança do campeonato e com o melhor registo da temporada. 

São já oito os jogos em que as águias não conhecem o sabor da derrota, uma marca alcançada no passado sábado, graças à vitória dos encarnados sobre o Boavista por 4-0. 

A anterior série de sete encontros do Benfica sem qualquer desaire teve início na primeira jornada, com a vitória frente ao Modicus -Sandim, e prolongou-se até ao jogo com o Vila Verde, no qual as águias, apesar da vitória por 5-3, já pareciam acusar algum desgaste. 

Logo na jornada seguinte, o Benfica viajou até Braga para defrontar a formação orientada por Paulo Tavares, averbando aí a única derrota no campeonato (3-6). 

De então para cá, os encarnados só amealharam vitórias, com destaque para o triunfo frente ao Sporting, por 8-7, um derby intenso que ficará para a história da modalidade. 
Agora, o principal objetivo dos encarnados passa por manter a liderança no campeonato até ao final da fase regular para beneficiarem do fator casa no play-off. 

De resto, as águias, que chegam à 17ª jornada com 43 pontos, não podem mesmo baixar as asas: o Sporting, segundo classificado, com menos dois pontos, já acertou o passo na caça ao velho rival e espera qualquer deslize dos encarnados para ascender ao topo da classificação. A fechar o pódio estão os bracarenses, com 39 pontos.

Museu tem média de 170 visitantes por dia


Museu tem média de 170 visitantes por dia
25 mil visitantes já estiveram no Museu Cosme Damião, junto ao Estádio da Luz.
O Museu Benfica recebeu esta segunda-feira o seu visitante número 25 mil, o que significa que, nestes quase cinco meses de vida, contou com uma média aproximada de 170 visitantes por dia.

Inaugurado a 29 de julho deste ano, o espaço situado junto ao Estádio da Luz tem uma área útil de 4000 metros quadrados, separados em diversas salas temáticas onde a história do clube é revisitada através do recurso a meios tecnológicos. Mais de 900 peças estão expostas no local.

Derlis González precisava de mais tempo

DEFENDE O SEU EMPRESÁRIO
Derlis González precisava de mais tempo
Augusto Paraja, representante do avançado, diz que não é fácil a afirmar-se na Europa e revela que o Guaraní tem fortes possibilidades de manter o jogador
Derlis González tem brilhado no Guaraní, fazendo aquilo que não conseguiu no Benfica, onde jogou apenas seis meses e nos juniores, não conseguindo convencer Jorge Jesus e Norton de Matos, técnico da equipa B na última época. Augusto Paraja, empresário do avançado, explica agora a falta de sucesso do futebolista na passagem por Portugal.

"Não é fácil a um jogador chegar à Europa e começar a jogar em dois meses", frisou, em declarações à comunicação social do Paraguai, considerando que o atacante precisava de mais tempo para mostrar qualidades.

No Guaraní não têm faltado oportunidades e o conjunto paraguaio pretende manter o atleta, de 19 anos, pelo menos por mais seis meses, algo que o empresário admite ser possível. "O Guaraní tem boas hipóteses de manter o Derlis", expressou.

"Pinto da Costa é quem mais sabe de futebol"

GASPAR RAMOS


"Pinto da Costa é quem mais sabe de futebol"
Nos últimos anos, não houve um dirigente do Benfica a ganhar tantos títulos como ele. Antigo diretor-geral e vice-presidente viveu intensamente a realidade encarnada entre o final da década de 70 e o início de 80.
Se houve inimigo de Gaspar Ramos ao longo dos 14 anos em que este esteve ligado ao futebol do Benfica, foi Jorge Nuno Pinto da Costa. Mas o antigo diretor e vice-presidente das águias tanto diz o pior sobre o líder portista como lhe deixa os maiores elogios. "É o dirigente do futebol português que mais sabe de futebol. É um homem espertíssimo", afirma, considerando que o FC Porto "deve tudo" ao seu presidente.

"O problema é que muitas vezes não se olham a meios para atingir os fins. E foi isso que condenei na minha guerra com Pinto da Costa durante anos, porque ele apunhalou-me pelas costas numa determinada altura. A seguir fiz-lhe uma guerra terrível", comenta, lembrando o episódio, após a final da Taça dos Campeões Europeus de Estugarda, em 1987/88, em que Pinto da Costa "foi buscar Rui Águas e Dito ao Benfica uns dias depois de ele próprio ter prometido" a Gaspar Ramos que "não o faria".

Ruben Amorim fez de voluntário por uma noite na associação Vida e Paz

FUTEBOLISTA ACEITOU DESAFIO E JUNTOU-SE A RECORD PARA FAZER UMA RONDA PELOS SEM-ABRIGO DE LISBOA
Voluntário de coração cheio
Primeiro a recusa. Um assunto demasiado delicado, que podia levar as pessoas a pensarem num aproveitamento de imagem.Depois, a vontade de viver, aos 28 anos, esta experiência, de ajudar, de esquecer por algumas horas o futebol.Foi assim que Ruben Amorim reagiu ao convite para, juntamente com os jornalistas de Record, e com o consentimento do Benfica, ser voluntário por uma noite na Comunidade Vida e Paz. Encheu o coração e foi esvaziando a alma ao ser confrontado com a realidade daqueles que não têm casa ou comida.





FUTEBOLISTA FALA NUMA NOITE DE EMOÇÕES FORTES
«Não estamos preparados para isto»
A escuridão da noite camufla muita coisa, disfarça olhares e sorrisos, mas não esconde a solidão de quem dorme na rua. Sacos no chão, estendidos em alpendres e roupa a pedir reforma. Foi no “barracão”, atrás descrito, que Ruben Amorim sentiu os primeiros murros no estômago. O futebolista estava avisado pelos “companheiros de missão” que aquele seria o ponto crítico da volta, “a parte mais difícil”. De pouco serviu.
O corrupio de pessoas ávidas por beber um copo e dançar pela noite dentro contrasta com a realidade, duríssima, que ali se vive a poucos metros. Perto – demasiado, talvez – doUrban Beach, um dos espaços mais em voga da capital, vivem pessoas em condições de extrema dificuldade. É naquele local que as tendas se acumulam, ao lado de sacos de lixo, e de “casas” feitas com papelão. Para quem tem tão pouco, qualquer espaço serve para construir uma “casa”,onde existe um cabide ou até um escorredor de louça. Vivemos aqui o momento mais pesado desta volta D.

JOGADOR TEVE SEMPRE UM SORRISO NA CARA PARA QUEM VIVE NA RUA
«Olha o Ruben Amorim»... no Casal Ventoso
O relógio já passava da meia-noite quando a volta D acabou. Para trás ficavam quatro horas intensas, devidamente resumidas no relatório da Comunidade. Eram 21 horas, 30 minutos depois do arranque desta noite, quando o médio foi reconhecido. “Olha, olha... oRuben Amorim”, ouviu-se na Meia Laranja, coração do Casal Ventoso, no início de uma volta que nem foi das piores.



PROCESSO COMPLICADO DE REABILITAR QUEM VIVE NA RUA
Mais do que apenas alimentar o número crescente de pessoas que aparecem na rua, a Comunidade Vida e Paz debruça-se muito sobre o acolhimento de sem-abrigo. A maior vitória destes voluntários acontece nas raras vezes que conseguem fazer com que alguém troque o alcatrão por uma das quintas terapêuticas ou de reinserção. Parece fácil trocar a rua por uma casa, mas não é, especialmente em casos de alcoolismo e droga. “Não temos resultados tão positivos como queríamos”, confessou António Silva, coordenador da volta D. Golos permanentemente adiados.

Salvio e filho vestem a camisola

Salvio e filho vestem a camisola
O argentino Eduardo Salvio, em fase adiantada de recuperação de lesão, não perde oportunidade para sublinhar o seu benfiquismo e esta segunda-feira, no Twitter, associou o filho Valentino a um desejo de «boas noites» em tom vermelho.

«Valu e eu desejamos-vos umas boas noites», escreveu o jogador, surgindo de imediato vários comentários a desejar bom Natal ao argentino.

O estranho eclipse de André Almeida

O estranho eclipse de André Almeida 
O defesa André Almeida, 23 anos, não joga pelas águias desde 1 de dezembro, quando desempenhou as funções de lateral-esquerdo na visita ao terreno do Rio Ave, para a Liga (3-1). Ou seja, 
não foi utilizado nos últimos quatro compromissos da equipa. Mais: se frente a Arouca e PSG ainda se sentou no banco de suplentes, mesmo sem ter sido lançado, já contra Olhanense (ficou fora dos 18 nomes da ficha de jogo) e V. Setúbal (não integrou a lista de convocados de Jorge Jesus) nem isso aconteceu. 

Ao contrário do que sucedeu em muitas ocasiões na época passada, e também na fase inicial da presente campanha, Jorge Jesus não tem promovido, nos últimos tempos, a rotatividade do lado direito da defesa (tem jogado sempre Maxi Pereira), ao passo que do lado contrário, função à qual André Almeida também tem sido chamado várias vezes, a opção tem recaído em Sílvio, desde que voltou de lesão - exceção feita ao Arouca, em que Cortez jogou a primeira parte mas ficou no balneário ao intervalo, passando o lateral esquerdo a ser... Gaitán.

«Não foi um ano bom. Faltaram os títulos» – Enzo Pérez

«Não foi um ano bom. Faltaram os títulos» – Enzo Pérez
O médio Enzo Pérez, 27 anos, concedeu uma entrevista ao Diario Uno, da sua terra natal, Mendoza, na qual faz um balanço negativo do ano de 2013, justificando que o mais importante são os títulos e não a valorização de cada jogador. 

«Não foi um ano bom porque dou mais valor ao coletivo do que ao individual. Foi bom termos chegado onde chegámos, às grandes decisões [n. d. r. referência ao final da época passada], mas agora só pensamos em poder conquistar esses títulos que faltaram. Sermos campeões nacionais, por exemplo, é um tema pendente», vincou. 

O internacional argentino defende que «no futebol não há vinganças», pelo que o Benfica encarou 2013/14 como um novo começo: «Começámos novamente do zero com o pensamento de voltarmos a estar nas finais das várias provas que disputamos. Estamos a trabalhar muito bem e temos um grupo de grande qualidade.»

«Funes Mori vai continuar»

Empresário assegura: «Funes Mori vai continuar»
Walter Redondo, empresário de Funes Mori, assegura que o avançado argentino vai permanecer no Benfica apesar do interesse do Estudiantes.

«Não há nada, garanto. Sei do interesse do Estudiantes, mas a mim não chegou nada, não há nada concreto e ele vai continuar no Benfica», disse o empresário em declarações à Antena 1.

Funes Mori tem sido utilizado, principalmente, na equipa B, onde já apontou seis golos.

Gaitán disponível para renovar

Gaitán disponível para renovar
Nicolas Gaitán, de 25 anos, tem contrato com o Benfica até 2016 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros, mas tem sido anualmente apontado como alvo dos mais poderosos emblemas do futebol europeu, que continuam atentos mas ainda longe de se candidatarem a uma transferência.

José Iribarren, que representa o número 20, garante que isso não preocupa o jogador, que até mostraria abertura para assinar um novo vínculo com as águias: «Tenho uma relação muito boa com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pessoa muito respeitável, pelo que podemos conversar sobre a renovação de contrato quando ele o desejar. E o jogador também está disponível para renovar. Até ao momento não fomos, no entanto, contactados nesse sentido. De qualquer forma, Nico está feliz em Lisboa, sente-se muito bem no clube, não tem qualquer problema em continuar a representar o Benfica no futuro.»

O número 20 começou por ser cobiçado pelo Manchester United, ainda no tempo de Sir Alex Ferguson, e faz agora as manchetes em França em virtude de informações que dão conta do interesse do PSG no seu concurso, ao ponto de já ter destacado mais do que uma vez emissários para observarem o futebolista. «Muitos clubes europeus têm perguntado por ele, isso é verdade, mas eu não tenho qualquer informação em relação a propostas formais», garantiu Jose Iribarren, que lembra que os negócios nem sempre começam pelos contactos diretos com os representantes dos futebolistas.

«Muitas vezes as coisas acontecem entre os clubes e só depois, quando chegam a acordo, iniciam conversas com o jogador e com o seu agente. Tenho falado com Gaitán e não temos conhecimento de qualquer oferta», reforçou Iribarren, que admite a participação de outros empresários num eventual negócio, face aos contactos que possuem junto de clubes europeus: «É normal, o agente do futebolista sou eu, mas conheço, por exemplo, Jorge Mendes, e não vejo qualquer problema em relação a esse tipo de situações. É normal que outros agentes acabem por oferecer ou sugerir determinados jogadores a determinados clubes.»

Flamengo quer Lima... por empréstimo

Flamengo quer Lima... por empréstimo
Lima está nas cogitações do Flamengo. No mercado à procura de apetrechar o plantel para a Taça dos Libertadores, o avançado do Benfica surge como uma das prioridades para o ataque do Mengão.

Revela o globoesporte que o ponta de lança das águias tem vindo a ser observado pelos responsáveis do emblema carioca. 
Sem dinheiro em caixa, o Flamengo pretende negociar o empréstimo do goleador brasileiro.

Na primeira época na Luz, o avançado marcou 30 golos em 49 partidas. Esta temporada, já contabiliza oito golos em 19 encontros. O goleador tem contrato válido até junho de 2016 com o clube da Luz. No Brasil, Lima, 30 anos, já atuou no Paysandu, Santos e Avaí.

Alan Kardec, que tem contrato com o Benfica e que está emprestado ao Palmeiras, e Alecsandro, atualmente no Atl. Mineiro e que já passou pelo Sporting, são os outros alvos do vencedor da Copa do Brasil.

O boliviano Marcelo Moreno, que chegou à Gávea por empréstimo do Grémio, não convenceu os dirigentes do clube e deixou o ataque apenas com um ponta de lança Hernane, o Brocador.

Capas dos jornais desportivos



CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE TERÇA-FEIRA 24/12/2013