sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SL Benfica estreia Fan Zone no Estádio da Luz no arranque da I Liga

Novas experiências para os adeptos em dia de jogo

SL Benfica estreia Fan Zone no Estádio da Luz no arranque da I Liga

O Sport Lisboa e Benfica vai lançar um novo espaço de alimentação, bebidas e entretenimento, no jogo do próximo Domingo. Denominada de Benfica Fan Zone, será uma nova área de acesso público que estará aberta em todos os jogos na Luz, ficando localizada na zona junto às piscinas e pavilhões (acesso Alto dos Moinhos).

Este espaço procura dar uma nova dimensão à experiência de vir ao Futebol, permitindo aos Sócios, adeptos e simpatizantes do Benfica, a possibilidade de virem mais cedo para o Estádio, disfrutarem da Mística numa zona com uma ampla oferta de qualidade, composta por marcas de referência na área da restauração e bebidas.

Trata-se de um local privilegiado para o fervilhar de emoções, para a socialização do benfiquismo, para o são convívio dos adeptos num ambiente intimista e clubista.

A animação está garantida no aquecimento para o grande jogo no palco da Luz. Estão previstas muitas actividades ao longo da época que incluem música no palco instalado na Benfica Fan Zone, passatempos com a atribuição de diversos prémios, entre muitas outras atividades.

 Existirá também um ecrã gigante onde os adeptos poderão assistir à emissão da BTV que inclui as reportagens do pré-jogo, muitas transmissões de jogos das modalidades do Clube, partidas da Premier League, diversos conteúdos editados ao vivo, em constante interacção com os adeptos presentes na Fan Zone.

Em suma, a festa do Futebol e da Mística vermelha começa mais cedo em todos os jogos.

Para o dia do jogo com o Paços de Ferreira, a Benfica Fan Zone abre às 12 horas e estará em funcionamento contínuo até uma hora após a partida.

Para além das actividades regulares previstas, está garantida a presença das Cheerleaders Sagres no palco principal e nos mega-screen poderá assistir aos jogos da Premier League transmitidos na BTV 2 (Liverpool x Southampton – 13h30 e Newcastle x Manchester City – 16 horas).

O outro Markovic também sai

O outro Markovic também sai

Filip Markovic ruma ao Maiorca

Nenhum Markovic faz mais do que uma época no Benfica. Lazar saiu para o Liverpool e o irmão Filip também acabou por partir.

O médio sérvio, que na temporada passada esteve ao serviço da equipa B encarnada, vai representar o Maiorca, da segunda divisão espanhola.

Taça da Alemanha: Djuricic assiste mas é eliminado

Taça da Alemanha: Djuricic assiste mas é eliminado


Mainz afastado por equipa do terceiro escalão

Filip Djuricic conseguiu uma assistência no primeiro jogo oficial pelo Mainz, mas a equipa à qual foi emprestado pelo Benfica não evitou a eliminação na primeira eliminatória da Taça da Alemanha, no reduto do Chemnitzer, equipa do terceiro escalão.

A eliminatória ficou decidida no desempate da marca de grande penalidade, onde Gonzalo Jara foi o único a falhar. Isto depois de um empate a cinco bolas em 120 minutos.

O Mainz esteve a ganhar por dois a zero, com Djuricic a participar em ambas as jogadas. Fez mesmo a assistência para o tento de Okazaki (49m), já depois de Zimling inaugurar o marcador (24m).

A equipa da casa reagiu depois com dois golos de Fink (50 e 53m).

Djuricic foi depois substituído (60m), com Koo a dar nova vantagem ao Mainz aos 73 minutos. Só que um autogolo de Bungert, ao minuto 87, levou o jogo para prolongamento.

Ziereis deu a primeira vantagem ao Chemnitzer ao minuto 103, com Bungert a restabelecer a igualdade aos 109, redimindo-se do autogolo. 

Kehl-Gomez marcou para a equipa da casa aos 119 minutos, naquele que parecia o tento decisivo, mas já em período de descontos uma má reposição do guarda-redes Pentke permitiu ao Mainz levar o jogo para as grandes penalidades, graças a um golo de Geis.

Na marca de onze metros foi mais feliz a equipa do terceiro escalão, que marcou cinco vezes a Karius, guarda-redes que esteve nos planos do Benfica. O falhanço de Jara ditou o afastamento do Mainz.

Referência ainda para a goleada do Leverkusen no reduto do Waldalgesheim (0-6), com cinco golos de Kiessling.

Luis Felipe: «Fui contratado para uma possível saída de Maxi»

Luis Felipe: «Fui contratado para uma possível saída de Maxi»

Lateral direito cedido ao Criciúma

Apresentado como reforço do Criciúma, por empréstimo do Benfica, Luis Felipe explicou os motivos pelos quais não garantiu um lugar no plantel do campeão português.

«Fui contratado por causa da possibilidade de abrir uma vaga com a saída do Maxi Pereira. Caso ele fosse vendido, o que não ocorreu. O clube tinha mais cinco laterais direitos, contava com eles, e eu tinha acabado de chegar», disse o jogador.


Recrutado ao Palmeiras, Luis Felipe não perde, contudo, a ambição de jogar no Benfica: «Quando saí disseram-me que tenho cinco anos de contrato e que outros jogadores saíram no primeiro ano para depois voltar e jogar. Comigo não será diferente. Vim para ganhar experiência, ritmo e depois voltar.» 

Sampdoria tenta Lisandro Lopez

Sampdoria tenta Lisandro

À procura de reforços para a defesa, Sinisa Mihajlovic, treinador da Sampdoria, tem referenciado o central Lisandro Lopez do Benfica.

Segundo a imprensa italiana, o clube italiano deverá tentar negociar o empréstimo do argentino que, na temporada transata, esteve cedido pelas àguias ao Getafe (Espanha).

Markovic: «O ano no Benfica valeu por vários»

Markovic: «O ano no Benfica valeu por vários»


Extremo do Liverpool em entrevista e a citar Nemanja Matic

Lazar Markovic não tem dúvidas de que a temporada que passou no Benfica «valeu por várias». O sérvio transferiu-se para o Liverpool neste verão e, numa entrevista concedida a um órgão de comunicação sérvio, deixou agradecimentos aos encarnados. 

«Foi apenas uma época, mas valeu por várias», disse Markovic, que completou: «A temporada na Luz ajudou-me a amadurecer, a ser mais sério, a ficar mais forte em termos físicos e ter um maior conhecimento tático.» 

Markovic sublinhou que tem «agradecimento para toda a vida», para depois listar toda a gente no clube, desde o treinador Jorge Jesus ao adepto anónimo. «Nunca ou esquecer aqueles dias em Lisboa, os nossos três troféus e a final da Liga Europa», referiu. 

Questionado sobre o que pode acontecer a este Benfica, depois da saídas de vários titulares, o camisola 50 do Liverpool atirou: «Pode e tem de manter-se no topo, porque é um dos maiores clubes do mundo. Vou acompanhá-lo e apoiá-lo com todo o meu coração.» 

Lazar Markovic chegou a um novo clube e a um novo campeonato. Por isso, existem dúvidas sobre o que pode valer na Premier League. Sobre este tema, curiosamente, o sérvio cita um compatriota e ex-colega na Luz. 

«Gosto de dizer aquilo que Nemanja Matic uma vez afirmou sobre isso: "Quem consegue singrar em Portugal, conseguirá fazê-lo em Inglaterra." Ele sabe o que diz, estamos a falar de alguém que já jogou nos dois campeonatos», destacou Markovic. 

O repórter do MozzartSport aproveitou e colocou o extremo perante outra declaração de Matic: a de Markovic precisa de mudar de atitude nos treinos. 

«Cresci a ouvir os mais velhos, é verdade que Matic não tem muitos mais anos, mas tem mais experiência nos grandes palcos. Jogou mais, sabe mais e, provavelmente, vê coisas que eu não vejo. Eu sei que as críticas dele são feitas de boa-fé. A sério que percebo e aceito os conselhos de Nemanja», comentou. 

Serginho a caminho do Belenenses

Serginho a caminho do Belenenses

O defesa-central Serginho, que o Benfica recrutou esta temporada ao Bragança, e com o qual assinou um contrato válido por cinco temporadas, deverá ser confirmado em breve como novo reforço do Belenenses, isto, garante o jornal "A Bola", numa cedência por uma temporada.

Lembre-se que o jovem de 20 anos, em 2013/14, brilhou no Bragança, clube transmontano onde se destacou no Campeonato Nacional de Seniores (CNS), somando 29 jogos e dois golos.

Inicialmente, adianta o mesmo jornal desportivo, a ideia dos responsáveis encarnados passava por integrar Serginho na equipa B, contudo, perante o interesse do Belenenses, que estava ansioso por recrutar outro defesa-central no mercado, acabaram por aceder ao desejo dos azuis, até porque assim poderão ver o jovem defesa-central a evoluir na primeira divisão.

Benfica ainda lucra com Javi García

Águias ainda lucram com Javi García

Javi García foi ontem confirmado como novo reforço do Zenit de São Petersburgo, tendo o clube russo pago 15 milhões de euros ao Manchester City para assegurar o concurso do médio-defensivo de 27 anos, num negócio que ainda permite um pequeno encaixe às águias.

Afinal, tal como sublinha hoje o jornal "A Bola", e através do mecanismo de solidariedade da FIFA, esta transferência do futebolista espanhol irá render 75 mil euros ao Benfica, isto porque o emblema da Luz acolheu Javi García antes deste atingir os 23 anos de idade.

Lembre-se que o médio-defensivo vestiu a camisola das águias entre 2009 e 2012, tendo, nesse período, somado um total de 131 jogos e 10 golos, e conquistado um campeonato nacional e três taças da Liga.

Conferência de imprensa de Jorge Jesus

Jorge Jesus: «Pré-época são jogos a brincar»
GARANTE TER EQUIPA PRONTA PARA O JOGo COM O PAÇOS DE FERREIRA
Jorge Jesus mostrou-se confiante na primeira conferência de imprensa de antevisão para um jogo do campeonato, no caso a receção ao Paços de Ferreira, marcada para domingo, às 19H15. O técnico esteve bem disposto e garantiu ter a equipa pronta para o embate com a equipa liderada por Paulo Fonseca e desvalorizou a pré-época negativa.


"Pré-época são jogos a brincar. Agora é que é a sério. Quero passar à frente dos nove jogos sem ganhar. Estamos na nossa sexta época, temos batido a maioria dos recordes do Benfica. Esse é um dos negativos, o outro é do Béla Guttmann", comentou o técnico encarnado.


Jesus utilizou o jogo da Supertaça com o Rio Ave, que as águias venceram nos penáltis, para afirmar que a equipa vai estar a bom nível, embora reconheça que a partida tenha tudo para ser complicado, especialmente pela exigência que é treinar os encarnados.


"Por aquilo que fizemos no final da Supertaça, acreditamos que no domingo, com o Paços de Ferreira, vamos estar a um nível tão bom ou melhor. O primeiro jogo é sempre complicado para todas as equipas porque é o primeiro. Esperamos ter um adversário taticamente com qualidade, que vem com a ilusão de somar pontos no Estádio da Luz. Mas queremos abrir o campeonato com uma vitória. Temos de juntar o útil ao agradável. Ganhar só não chega. Temos de ter qualidade de espetáculo", sublinhou, antes de deixar um recado quantos aos favoritos.


"Às vezes há equipas que começam à frente nas apostas online, mas na prática é diferente…", disse, sorridente.

«Começo a época como se fosse minha primeira»
GARANTE ESTAR FELIZ NO COMANDO TÉCNICO DAS ÁGUIAS
Prestes a arrancar a campanha na Liga 2014/15, Jorge Jesus afirma estar de espírito revigorado para o ataque aos títulos. Aliás, o técnico vai mais longe e diz mesmo que começa esta que é a sexta temporada ao serviço das águias tal como se fosse a primeira.


"O meu sonho e a minha paixão é ser treinador. Sinto-me um treinador realizado naquilo que são as exigências do Benfica em termos de objetivos. Vou começar uma época como se fosse a minha primeira, com muita determinação, com muita paixão e com confiança muito grande naquilo que sei que sou capaz de fazer, tentando valorizar cada vez mais uma equipa que perdeu jogadores importantes. Mas ficaram jogadores muito importantes e chegaram outros", afirmou, em conferência de imprensa de antevisão ao embate com o P. Ferreira, no domingo, às 19H15.


O Benfica arranca a campanha no campeonato depois de uma temporada a roçar a perfeição. Só faltou a conquista da Liga Europa para tudo ser arrebatado, algo que deixa as águias sob pressão para a nova época. No entanto, Jorge Jesus diz que é uma responsabilidade que os encarnados estão prontos para assumir.


"Repetir o triplete? Temos essa responsabilidade e sabemos que é extremamente difícil mas não pomos de parte que é possível acontecer outra vez. Trabalhamos no limite e não há tempo para mais nada. No Benfica jogamos para ganhar em todas as competições e temos de acreditar que o conseguimos. A nossa pressão e responsabilidade visa esse objetivo. Quem não percebe esta definição no Benfica, tem mais dificuldade em alcançá-la", rematou.

«Segurança quanto a Enzo, Gaitán e Luisão é importante»
SATISFEITO COM DECLARAÇÕES DE LUÍS FILIPE VIEIRA
Uma das questões que tem sido central no arranque de temporada das águias é a continuidade de Enzo Pérez, Nico Gaitán e Luisão, três jogadores fulcrais na tática de Jorge Jesus. Esta quinta-feira, em entrevista à BTV, Luís Filipe Vieira afirmou que há fortes possibilidades de todos permanecerem esta época na Luz, algo que deixou Jesus feliz.


"Vi a entrevista do presidente e gostei muito daquilo que ele disse. Esses três são jogadores fundamentais, pelo que haver segurança de que vão permanecer mais uma época pelo menos é muito importante para mim", sublinhou o técnico, na conferência de imprensa de antevisão ao embate com o P. Ferreira, marcado para domingo, às 19H15.


Reforços sem hipóteses


A última questão da conferência de imprensa ficou reservada para falar dos jogadores que esta temporada chegaram à Luz e que não tiveram hipóteses sob o comando de Jorge Jesus. O técnico das águias foi pragmático e afirmou que é normal alguns jogadores não estarem prontos logo à chegada, mas que isso pode mudar. Enzo e Rodrigo são exemplos disso mesmo.


"As exigências do Benfica a determinados jogadores não são fáceis… De momento pode não dar, mas pode resultar no futuro. Não é a primeira vez que contratamos jogadores e percebemos que naquelas posições há jogadores melhores. Neste momento, há jogadores com melhores resposta, sendo que os que chegam podem evoluir noutro lado", sublinhou.


E prosseguiu: "Achei que havia jogadores à frente do Enzo e ele teve de ir. Hoje é uma referência do Benfica. Rodrigo foi contratado e foi para o Bolton e voltou. Quando se faz uma contratação, não é obrigatório que esse jogador tenha de fazer parte da equipa. O mal é quando contratarmos um jogador que ainda não está no ponto e temos de ficar com ele. Isso é que seria preocupante", rematou.

«Não posso chamar Bebé a um homem de 1,90 metros»
TÉCNICO BRINCA COM ALCUNHA DO EXTREMO DAS ÁGUIAS
Se se ouvir Jorge Jesus gritar por "Tiago" para dentro de campo, não há que estranhar. Na verdade, estará a chamar Bebé, extremo das águias que chegou do Manchester United. O técnico das águias brincou com a alcunha do português, antes de analisar tanto Tiago Correia como Pizzi.


"Não posso chamar Bebé a um homem de 1,90 metros", afirmou, entre risos. "Tiago e Pizzi são jogadores de características diferentes. Pizzi tem de jogar pelos corredores centrais porque é um bom organizador de jogo. Sabe jogar nas faixas mas isso não é a característica dele. Quando estava em Braga, subiu dos juniores à primeira equipa e depois eu saí. É um jogador que pode fazer a posição do Enzo, ou então quando quiser jogar com três médios", adiantou.


Jesus deixou elogios a Bebé, mas notou algumas lacunas no estilo de jogo do extremo, embora garanta que são questões trabalháveis ao longo do tempo.


"O Tiago é um jogador mais de posição 7 ou 11, de corredores. É rápido, cruza bem a bola, é muito forte no um contra um. Mas, ao contrário do Pizzi, ainda ninguém lhe ensinou o que são momentos de jogo. Para ele, a relação é só ele com a bola. Temos falado muito sobre isso. É um jogador que, como o Talisca, tem de conhecer estes momentos de jogo para a equipa evoluir coletivamente melhor", constatou.

Vídeo / Vincent Aboubakar - Golos e assistências em 2013/14

Aboubakar é o alvo do Benfica para a frente de ataque


Avançado camaronês joga no Lorient e tem o perfil procurado pelo campeão português: é forte, veloz e decidido e frio na finalização
A notícia está a ter fôlego em França: o Benfica fez uma oferta por Vicent Aboubakar, avançado do Lorient, equipa do escalão principal do futebol gaulês.

Formado no Cotonsport, o camaronês, nascido em Yaoundé há 22 anos (22.01.1992), tem um perfil que corresponde àquilo que os gestores do futebol encarnado procuram no mercado, com o objetivo de reforçar o conjunto de soluções para o centro do ataque: é móvel, veloz, forte fisicamente e frio e decidido quando encara o guarda-redes.

Aboubakar entrou em França na época 2010/11, para representar o Valenciennes, de onde se mudaria, há um ano, para o Lorient. Teve então um papel indiscutível no ataque do conjunto que fechou o campeonato 2013/14 na oitava posição: efetuou 36 jogos e apontou 16 golos (15 no campeonato, um na Taça). E a nova época não podia ter começado melhor: domingo passado, no início da Ligue 1, apontou o primeiro golo do Lorient, na cobrança de um penálti, no reduto do Mónaco, ajudando a derrotar, de forma surpreendente, a equipa treinada por Leonardo Jardim (1-2).

Postiga volta a ser apontado a Benfica e Sporting

Postiga volta a ser apontado a Benfica e Sporting
JORGE MENDES PROCURA COLOCAR AVANÇADO
O portal espanhol "Plaza Deportiva" coloca esta sexta-feira o nome de Hélder Postiga na órbita de Benfica e Sporting, além do Sp. Braga, adiantando que Jorge Mendes está no terreno para tentar colocar o avançado internacional português de 32 anos.

Fora dos planos de Nuno Espírito Santo para a nova temporada, o avançado é visto como um nome sem futuro no clube che, depois de nunca ter conseguido afirmar-se na equipa valenciana. Os dois grandes de Lisboa são vistos como as opções prioritárias para o avançado, por causa das "expetativas desportivas", sendo os minhotos uma terceira hipótese na lista do dianteiro.

O "Plaza Deportiva" adianta que o Valencia pretendia inicialmente a venda definitiva, mas a possibilidade de empréstimo está agora em cima da mesa para os dirigentes do clube agora liderado por Peter Lim.

Entrevista de Rui Costa à Benfica TV

Rui Costa: «Vamos estar à altura das dificuldades»
DIRIGENTE ENCARNADO OTIMISTA PARA A NOVA ÉPOCA

A dois dias do arranque da Liga, Rui Costa admitiu que o otimismo reina no seio do Benfica, mesmo depois de uma pré-temporada menos bem conseguida. Mesmo assim, o administrador do clube encarnado ressalva que os encarnados nada perderam até agora... e até ganharam um troféu.


"Mesmo otimismo de sempre. Entrámos em ação para defender os três títulos conquistados na época passada e estamos preparados para isso. Vamos estar à altura das dificuldades, sabendo que a responsabilidade é cada vez maior. Entramos em campo sendo campeões, com objetivo de revalidar o título, com as mesmas armas de sempre, com a mesma ambição e a mesma dinâmica", começou por dizer, à BTV.


"Claro que compreendo. O adepto do Benfica quer sempre ganhar, até nos matraquilhos! Não aceita perder nem na pré-temporada. Aceito e respeito. Eu nasci aqui e sei como é o adepto do Benfica. Eu próprio sou adepto, mesmo sendo também administrador. Quem trabalha no departamento de futebol tem como objetivo conquistar títulos. E este ano conquistámos já o único que podíamos conquistar. Iremos trabalhar com todo o afinco para ganhar tudo, como em todos os anos. Entendo que a pré-temporada tenha criado ansiedade no adeptos, por verem a equipa perder e às vezes por resultados pesados, mas o trabalho foi feito para as competições a sério. Costumo perguntar por brincadeira: 'quantos pontos temos de atraso?' Não perdemos nada e até ganhámos a primeira competição, e vamos ganhar mais! Estamos aqui a trabalhar para o que os adeptos querem"

«Sabemos o que estamos a fazer»
DIZ QUE ESTRUTURA DO FUTEBOL MERECE CRÉDITO
Em entrevista ao canal televisivo do clube, Rui Costa admite que o Benfica tem mais responsabilidade em 2014/15, mas admite querer ver as águias continuar numa onda de vitórias. Quanto ao processo de construção do plantel, o dirigente do clube da Luz assegura que a equipa será competitiva e adianta que a estrutura de futebol merece crédito pelo que tem feito.

"Dá grande responsabilidade. O que foi feito dá responsabilidade grande a todo o clube, até ao adepto. Hoje somos vencedores do campeonato, da Taça de Portugal e da Taça da Liga e na época seguinte nunca se quer menos. Sabendo que o que foi feito no ano passado foi extraodinário, pois quatro troféus num ano não é fácil de atingir. Compreendo o desejo que as pessoas têm de ver o Benfica ganhar sempre, mas o trabalho está a ser feito para isso mesmo. Queremos uma onda de vitórias, que é o que o nome do Benfica obriga. Nesta casa não pensamos em nada mais além de ganhar", disse, à BTV.

Em relação ao mercado, Rui Costa recordou o passado. "Não me alongo muito nisso. Apenas digo que o mercado acaba a 31 de agosto e até lá pode haver muitas modificações no futebol europeu. Se o mercado estivesse fechado, falaríamos de algo concreto, mas com o mercado aberto, pela forma como evolui, só prometo que, como nos anos anteriores, entraremos com uma equipa competitiva. Recordo de quando perdemos o Witsel e o Javi García no fecho do mercado, algo que criou ansiedade nos adeptos ao perder dois titulares. Passado pouco tempo estávamos com o Matic e o Enzo no meio e pouca gente se lembrava de ter perdido o meio campo anterior. No ano passado perdemos o Matic e ganhamos tudo menos a Liga Europa. Quem trabalha aqui merece crédito, pois sabemos o que estamos a fazer. Sabemos com que linhas se cose o clube e o futebol do Benfica e a garantia que dou é que seremos competitivos. Interessa é entrar bem no campeonato e o Benfica sempre será competitivo"

«Jovens e adeptos devem ter paciência»
DIZ QUE EXIGÊNCIA NÃO PERMITE MUITOS TESTES
Em relação à aposta na formação, Rui Costa deixou de parte a ideia de que os encarnados não a fazem, deixando no ar a ideia de que se se comenta tanto a questão dos jovens jogadores do clube é porque algo de bom tem sido feito no Seixal.

"Há uma coisa que é verdade. Se se fala tanto na formação do Benfica, é porque fazemos algo de muito bom, é porque estamos a trabalhar bem. Não é verdade que não há aproveitamento. Há e vai haver mais, até porque o futebol português terá de se encaminhar para a formação. Nós tentamos sempre apresentar as melhores equipas possíveis, sendo nunca descurar a formação. Iremos aproveitar cada vez mais. Por exemplo, na final da Liga Europa terminámos com dois jogadores da formação. Não se pode dizer que não se aproveita... Se se fala tanto é porque o que fazemos é bom. Tudo tem o seu processo. Não é fácil entrar com 18 ou 19 na equipa principal, seja para um português como para um estrangeiro, pois temos uma equipa forte e de qualidade. As saídas demonstram o valor dos jogadores", começou por dizer.

"E, não sendo fácil entrar imediamente na equipa principal, venha dos juniores ou da B, não há desaproveitamento da nossa parte, antes pelo contrário. Cada vez temos mais de olhar para a formação. No entanto, a exigência de um clube que luta para títulos não permite muitos testes. É um processo de paciência e a difuculdade é criada pela falta dela por parte de quem está a volta dos jogadores. Todos têm um processo evolutivo. No meu caso, fui para a Segunda Divisão, voltei e fiquei meio ano no banco antes de ganhar o meu lugar. Passei por isso, não quer dizer que todos o têm de fazer. Se saem daqui para clubes importantes é porque o que tem sido feito é bom. Os jogadores não podem pensar que não têm aproveitamento, pois estão a ter e terão cada vez mais. Têm é de ter paciência, assim como os adeptos. Por muita qualidade que tenha nos escalões de formação, a Liga e a Champions são diferentes a nível de dificuldade", explicou, falando depois do caso de André Gomes:

"Teve três anos na equipa principal e quando foi necessário responder em campo, fê-lo. Foi transferido por uma verba que, olhando para trás, não sei quando foi a última vez que um jogador formado nos três grandes saiu por tanto. Prova que aproveitamos a formação, mas com paciência. Os jovens têm de aprender e crescer neste clube"

Opinião: os três de sempre, sim, mas tão diferentes

Opinião: os três de sempre, sim, mas tão diferentes


Benfica a minimizar perdas e sem saber se terá estofo para justificar o estatuto de campeão; Sporting a manter a base, mas com Slimani e Rojo a desestabilizar; FC Porto renovado e com mais soluções. Funcionará como equipa?

Que o futebol é uma «caixinha de surpresas» já todos tínhamos percebido. 

Mas era mesmo muito difícil imaginar, há pouco mais de três meses, quando o Benfica festejava o seu 33.º título nacional no culminar de uma época quase perfeita, que o arranque da Liga 14/15 viesse a ter dados tão diferentes para os três candidatos ao título. 

Assim para abrir, e ainda sem entrar nos detalhes, fará sentido dizer que teremos um Benfica com menos soluções e problemas cruciais a resolver com urgência; um Sporting com uma base idêntica à da época passada, mas interrogações sobre a qualidade de alguns reforços e as questões Slimani e Rojo por definir; e um FC Porto renovado e claramente mais forte, que optou pela rutura depois de época invulgarmente má. 

E uma aparente contradição a dominar o arranque dos três grandes: o único que manteve o treinador, o Benfica, foi o que mais perdeu nas soluções em relação à época passada (muito por culpa da crise do BES, mas não só). O Sporting parece pretender, com Marco Silva, uma continuidade do bom trabalho de Leonardo Jardim. O FC Porto mudou muito, mas, pelo menos à primeira vista, parece ter mudado para melhor. 

Benfica: minimizar perdas 

O Benfica parte com o estatuto de campeão, é certo. Mas os sinais de alarme da pré-temporada foram demasiado evidentes para que não se decrete, no mínimo, um estado de alerta na Luz. 

Perder Oblak, Garay, Siqueira, André Gomes, Markovic, Djuricic, Cardozo e Rodrigo (e também Ivan Cavaleiro, já agora), assim de uma assentada (e ainda podendo perder Enzo, Gaitan e talvez quem sabe… até Luisão), diz bem do «vendaval» que passou pela Luz nos últimos três meses. 

E não foram só as perdas: foram as opções difíceis de compreender ao abrir mão dos melhores produtos da formação e de dispensar quatro contratações (Djavan, Candeias, Luís Felipe, Victor Andrade); são as óbvias dificuldades em atacar alternativas no mercado; a noção de que, no saldo entre quem saiu e quem entrou, o plantel do Benfica ficou claramente enfraquecido. 

Nem tudo é mau, obviamente, neste Benfica 14/15: Jorge Jesus continua e isso deve ser encarado como um sinal de continuidade que pode ter os seus frutos. 

A exibição na Supertaça foi surpreendentemente positiva (boa intensidade e qualidade equiparada aos melhores momentos da época passada na primeira meia-hora), mas a verdade é que o Benfica precisou dos penalties para bater o Rio Ave e Jesus jogou pelo seguro, só colocando dois reforços no onze (Eliseu e Talisca). 

Depois de uma temporada 13/14 em que ganhou quase tudo, Jesus optou por continuar na Luz, apesar de ter tido boas alternativas. Não esperaria, talvez, começar a Liga 14/15 com tamanhas inquietações: continua ou não com Enzo Perez? E com Gaitan? E se um ou dois deles saírem haverá entradas que compensem minimamente essas perdas? 

Quanto aos reforços, Talisca é aposta de Jorge Jesus, tem qualidades interessantes, mas apenas 20 anos e no Bahia atuava em zonas mais ofensivas do que aquelas que o técnico do Benfica estará a pensar para ele. Pode ajudar, mas ainda não é garantia. 

Quase o mesmo se poderá dizer de Bebé. Boa época no ano passado no Paços. Menos jovem que Talisca, já com 23, mas uma noção de que terá, no Benfica, a primeira prova de fogo fora de Manchester, onde nunca teve oportunidade de singrar. Outra incógnita, portanto. 

Derley, segundo melhor marcador da Liga 13/14, ainda não deu mostras de ser solução clara para fazer dupla com Lima, no ataque. Eliseu tem 30 anos e veio com peso a mais (mas parece estar à frente de Loris Benito na corrida pelo lado esquerdo da defesa). 

César é enorme incógnita (para já, é Jardel que parece partir na frente para render Garay no onze), Karnezis é aposta interessante para a baliza, mas não é Oblak. 

Tudo somado, resulta claro um «downgrade» da qualidade do plantel do Benfica. Pode dar para lutar pelo título outra vez, mas será muito difícil que dê para muito mais do que isso. 

Sporting: base idêntica, o maior trunfo 

O Sporting tem na preservação da sua base de 13/14 o seu maior trunfo. Se William Carvalho não sair, então, será mesmo um caso de ficar com o essencial e retocar um ou outro pormenor. 

Entre os reforços, o japonês Tanaka mostrou, na pré-temporada, vontade e algumas condições de poder ser alternativa lá na frente. Mas, para já, Montero (ansioso por voltar aos golos) é a primeira escolha de Marco Silva. E há Slimani para resolver, claro (embora seja improvável, perante o agravar do caso interno, que o argelino volte a ser o ponta-de-lança de referência da equipa). 

Rosell, talvez na esperança de ver William sair, mostrou bons sinais na pré-temporada. 

O resto será a preservação do onze-base de Leonardo Jardim, com um toque de Marco Silva, que parece querer manter o registo do trabalho no Estoril: equipas arrumadas, misto de ambição e pragmatismo nos objetivos, discurso ponderado. O problema talvez seja a «pressão» de Bruno de Carvalho em pedir o título. 

Olhando para as armas dos leões, uma repetição do excelente segundo lugar da época passada já seria um bom ponto de partida. 

E falta saber como se resolverão os casos Rojo e Slimani. Risco de contágio a outros elementos do plantel? 

FC Porto: quase tudo novo 

Depois de época invulgarmente má em casa habituada a ganhar quase sempre, o FC Porto optou por mudança radical. Rutura. 

Treinador novo, desta vez estrangeiro, com espaço de manobra enorme para escolher reforços e alterar rotas estratégicas. Lopetegui tem bom trabalho feito nas seleções jovens de Espanha, mas esta é, sem dúvida, a maior prova para um técnico quase sem experiência de clubes.  

Excessivo peso dos «espanhóis»? É muito cedo para saber. E manda o bom senso referir, para já, que a qualidade do que o FC Porto foi buscar para 14/15 é, pelo menos nas credenciais e nos currículos, muito apreciável: Tello e Adrian Lopez eram jogadores com cartel no Barça e no At. Madrid; Casemiro será um dos jogadores brasileiros mais cotados da sua idade; Brahimi um argelino de talento indiscutível; Óliver Torres um jovem espanhol de provas dadas no mundial de sub-20. 

Reforços de peso, sem dúvida. A questão neste FC Porto 14/15 não estará na qualidade do plantel (que parece óbvia). Está em saber se Lopetegui já estará em condições de colocar as boas soluções que tem a funcionar como equipa. E a ganhar já. 

Já agora: com Jackson a manter-se no Dragão, como vão caber Adrian Lopez, Tello e Quaresma no mesmo onze? E Brahimi e Óliver Torres vão ser titulares com frequência? Herrera, depois de um belo Mundial, vai provar que foi mal aproveitado por Paulo Fonseca/Luís Castro? 

E ainda há José Angel, Opare, Marcano, Sami, Evandro e os guarda-redes Andres Fernandez e Ricardo (será que o ex-academista vai mesmo ter lugar no plantel?) para completar um leque muito completo de reforços. Com o miúdo Rúben Neves (17 anos!) a acrescentar, já agora.

O plantel do novo FC Porto promete. Mas... funcionará como equipa? 

Lindegaard apontado à Luz

Lindegaard apontado à Luz
"DAILY MAIL" ADIANTA QUE ÁGUIAS ESTÃO INTERESSADAS NO GUARDIÃO DO MAN. UNITED
Com o grego Orestis Karnezis praticamente fechado, o Benfica trabalha no mercado para adquirir um segundo guarda-redes e o diário inglês "Daily Mail" adianta esta sexta-feira que as águias estarão interessadas na aquisição do dinamarquês Anders Lindegaard, atualmente vinculado ao Manchester United.

Sem espaço nos red devils, perante a titularidade indiscutível de David de Gea, Lindegaard terá recebido instruções para procurar novo clube e o seu agente estará já no terreno em busca de uma solução.

"O Anders pode considerar ficar em Inglaterra, mas está igualmente aberto a novas oportunidades. O mais importante é fazer a escolha certa considerando a sua família, a ambição desportiva e, claro, o aspeto financeiro", disse o empresário Michael Stensgaard, ao diário dinamarquês Ritzau.

Partizan admite saída de Zivkovic

Partizan admite saída de Zivkovic
E RECLAMA DÍVIDA DO BENFICA
Um dos membros da direção do Partizan, Ratomir Babic, deu ontem uma entrevista à imprensa sérvia, onde admitiu que o clube atravessa graves problemas financeiros e que terá de vender os principais jogadores. Um dos elementos mais cobiçados é Andrija Zivkovic, extremo pretendido pelo Benfica para as próximas temporadas. O dirigente não confirmou se existem negociações com o Benfica, mas garantiu que existem transferências que se podem concretizar a breve trecho. Sobre Zivkovic, Ratomir Babic apenas asseverou que o jogador não foi vendido ao fundo de Pini Zahavi, uma informação que surgiu nos últimos dias na imprensa sérvia.

Na mesma entrevista, o dirigente sérvio vincou ainda que o Benfica tem uma dúvida para com o Partizan, referente à transferência de Lazar Markovic. Babic reclama 1,7 milhões de euros e ainda mais 450 mil respeitantes aos direitos de formação. Lembre-se que Markovic foi formado no Partizan, transferiu-se há um ano para o Benfica e saiu este verão para o Liverpool a troco de 25 milhões de euros.

No entanto os encarnados apenas detinham metade do passe do jogador, pelo que receberam 12,5 milhões de euros. Esta eventual dívida ainda carece de informação mas, a existir, pode ser abatida numa futura transferência de Andrija Zivkovic para o Benfica. Um jogador que é considerado uma das grandes promessas do seu país com apenas 18 anos.