quinta-feira, 8 de maio de 2014

Luisão-Garay: a dupla de centrais mais goleadora da história do Benfica



Luisão-Garay: a dupla de centrais mais goleadora da história do Benfica

Juntos, os centrais do Benfica têm catorze golos marcados

Minuto 78 da final da Taça da Liga, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Enzo Pérez cobra um livre na direita, em balão. Ventura sai em falso e Luisão aparece entre dois defesas a cabecear para o fundo da baliza. Com este golo o capitão encarnado não só sentenciava a conquista da Taça da Liga por parte do Benfica, como garantia um recorde. Para si e para Garay.

Nunca o emblema encarnado teve uma dupla de centrais tão influente ofensivamente. Em meados de março já tínhamos destacado a veia goleadora de Luisão e Garay, com um levantamento de dados que pernitiu concluir que estavam a dois golos do recorde.

Pois bem, esse registo foi batido nesta quarta-feira. Luisão e Garay somam catorze golos, superando assim os treze de Ricardo Gomes e William em 1990/91.

O central brasileiro apontou o sexto golo da época, igualando assim o melhor registo pessoal, referente a 2009/10. Garay tem oito tentos, e está por isso a um dos nove marcados com a camisola do Racing Santander em 2006/07, mas sete dos quais de grande penalidade.

Muro degradado dá lugar a tributo ao Benfica



Muro degradado dá lugar a tributo ao Benfica

Carlos Dantas restaurou duas paredes em Campolide para homenagear o clube da Luz. 

Recorda as antigas estrelas benfiquistas e agradece a Jorge Jesus pelo 33º título.

A ideia de homenagear não era recente, mas a morte de Eusébio foi decisiva para o arranque. «Este  mural é uma homenagem ao Benfica e a Eusébio e um agradecimento ao Jesus e ao presidente Vieira», conta Carlos Dantas, autor das pinturas da Travessa da Rabicha, no bairro lisboeta de Campolide.
Em janeiro deste ano, restaurou a parede degradada e começou a dar cor à ideia. A imagem do Pantera Negra foi a primeira a decorar o mural.
Quatro meses depois, o muro já conta com a «presença» de outros cinco emblemáticos ex-jogadores do Benfica: José Torres, Cosme Damião, José Águas, Mário Coluna e Miklós Fehér.
Para além do tributo às antigas glórias, Carlos Dantas quis agradecer a Jorge Jesus e a Luís Filipe Vieira. Depois da vitória do campeonato, decorou outro muro com a imagem do treinador e do dirigente, com o emblema e o hino do clube. Dentro de dias, irá pintar o Estádio da Luz.
O autor, de pouco mais de 40 anos, tem uma empresa de climatização. É na sua oficina que dá forma ao projeto. «Faço os moldes em cartão e recorto com x-ato. Na pintura não uso sprays, é tudo feito a pincel», esclarece.
Carlos Dantas diz que é preciso ter «muito amor e muita paciência» para continuar o projeto. «Só para fazer o emblema fiquei aqui das oito da manhã até à meia-noite. Aproveito sempre os domingos e os feriados».
A mãe, Lúcia Dantas, de 74 anos, vive a uns metros do mural. «Aquele meu filho é mesmo terrível pelo Benfica, é mesmo capaz de chorar pelo clube!», conta.
Em frente à parede, já na Rua de Campolide, está a Tasquinha do Lagarto. Um restaurante de sportinguistas que parece conviver bem com o mural dos encarnados.

Luisão homenageia Shéu

Luisão homenageia Shéu
 
Luisão prestou homenagem a Shéu Han, secretário técnico do Benfica, nos festejos da conquista da Taça da Liga.

«Não posso deixar de comemorar com essa pessoa maravilhosa que vive a Mística de ser BENFICA. Obrigado Sr. SHEU», escreveu no Twitter o capitão das águias.

O central havia tido gesto idêntico aquando das celebrações do título, recordando na ocasião o roupeiro do plantel principal, José Luís.

Monaco balança entre Jorge Jesus e Leonardo Jardim



Monaco balança entre Jorge Jesus e Leonardo Jardim

RÁDIO "RMC Sport" REFERE QUE O EMBLEMA FRANCÊS TAMBÉM ESTÁ INTERESSADO NO TÉCNICO BENFIQUISTA

Segundo a rádio "RMC Sport", o Monaco balança entre Jorge Jesus e Leonardo Jardim para treinador do emblema francês na próxima temporada. Ambos os timoneiros têm contratos válidos com Benfica e Sporting mas o segundo classificado da Ligue 1 deverá encetar negociações muito em breve.

Avança o mesmo meio de comunicação social que o Monaco já expressou o seu interesse tanto em Jesus como em Jardim junto das direções dos dois emblemas lisboetas.

Diego Simeone era um dos alvos favoritos mas o técnico do Atlético Madrid encontra-se concentrado no campeonato espanhol e na Liga dos Campeões. Maurício Pochettino (Southampton) completa a "short list".

Bilhetes esgotados no site da Federação



Bilhetes esgotados no site da Federação

Organismo DISPONIBILIZOU apenas 25% DOS INGRESSOS TOTAIS

A Federação Portuguesa de Portugal informou esta quinta-feira que os bilhetes disponibilizados à venda no seu site já estão esgotados, depois de cerca de dois milhões de tentativas para adquirir um ingresso para a final da Taça de Portugal. O organismo tinha direito a apenas 25 por centros dos 35.397 lugares à venda para o derradeiro jogo da prova, que irá opôr o Benfica ao Rio Ave, no dia 18 de maio.

A FPF refere que o acesso ao sítio oficial na Internet esteve condicionado durante a tarde face à forte afluência registada. Recorde-se os bilhetes foram colocados esta quinta-feira à venda mas acabaram por voar em poucas horas.

Quim: «Oblak foi fundamental na final da Taça da Liga»



Quim: «Oblak foi fundamental na final da Taça da Liga»

EX-GUARDIÃO DAS ÁGUIAS DESTACA O ESLOVENO

Quim considera que Jan Oblak desempenhou um papel fulcral na conquista do segundo troféu da temporada para o Benfica, no caso a Taça da Liga, na quinta-feira, em Leiria. Em declarações à "Rádio Renascença", o antigo guarda-redes das águias recordou a excelente intervenção do esloveno após um remate de Pedro Santos, logo nos primeiros instantes.

"Foi fundamental para chegar à vitória na final da Taça da Liga. A sua defesa evitou que o Rio Ave se adiantasse no marcador e foi importante no desenrolar do jogo. Se o Rio Ave ficasse em vantagem, o resultado poderia ter sido diferente", analisou o atual guardião do Aves, lembrando, porém, que Artur "também foi importante na Taça da Liga", contribuindo para que o Benfica não tivesse sofrido qualquer golo nesta edição da prova.