quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Luís Filipe Vieira no arranque da exposição sobre Eusébio

Na Biblioteca Nacional de Portugal

Luís Filipe Vieira no arranque da exposição sobre Eusébio

Decorre, desde esta quarta-feira, 15 de Janeiro, na Biblioteca Nacional de Portugal, uma exposição sobre Eusébio da Silva Ferreira, desaparecido no passado dia 5 de Janeiro, aos 71 anos. O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira não quis faltar ao arranque da exposição.

Acompanhado pelo director do Jornal “O Benfica”, José Nuno Martins, Luís Filipe Vieira assistiu a uma mostra em que se podem ver algumas primeiras páginas de jornais e revistas, que recordam os acontecimentos mais marcantes do percurso desportivo do “Pantera Negra”, da Taça dos Campeões Europeus ganha pelo Benfica, em 1962, ao Campeonato do Mundo de Futebol de 1966, em que a Selecção Nacional obteve o 3.º lugar.

Recorde-se que a exposição está disponível até dia 1 de Março, na Galeria Mezanino da Biblioteca Nacional de Portugal e a entrada é livre.

Destaques: Ruben Amorim comanda na estreia de Ivan Cavaleiro



Destaques: Ruben Amorim comanda 

na estreia de Ivan Cavaleiro

O Benfica recebeu e venceu esta noite o Leixões, numa partida a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga. Numa noite inspirada de Rubem Amorim, em que brilhou por todo o terreno de jogo, Ivan Cavaleiro estreou-se a marcar com a camisola principal do Benfica. Com esta vitória, está garantida a presença nas meias-finais da Taça da Liga.

Artur  O guardião brasileiro regressou à titularidade depois de alguns jogos como suplente. Não teve muito trabalho durante todo o jogo devido ao trabalho defensivo da equipa.

André Almeida Também de regresso à titularidade, fez bem o seu trabalho, tanto a defender como a atacar.

Steven Vitória  Boa exibição por parte do central do Benfica. Ajudou a manter a baliza de Artur segura, afastando constantemente o perigo. Muito útil no jogo aéreo durante toda a partida

Jardel Foi uma boa partida por parte do brasileiro, tal como o seu colega de sector. Não permitiu espaço nem movimentações aos nortenhos. No geral, a defesa benfiquista esteve bem organizada.

Sílvio  Tal como o outro lateral benfiquista, esteve bem a defender e a atacar. Esteve sempre à procura de espaços livres para poder chegar perto da área contrária para cruzar.

Fejsa O internacional sérvio esteve sublime do início ao fim da partida. Controlou totalmente o meio-campo, não permitindo aos adversários criar perigo junto da área “encarnada”, e ajudando sempre a equipa a movimentar-se para a frente.

Ruben Amorim  O capitão do Benfica esta noite entregou-se totalmente ao jogo, dando coesão e consistência ao jogo dos “encarnados”. A sua posse de qualidade de bola possibilitou controlar o jogo quando foi necessário. Regressou à titularidade com uma ótima exibição.

Ola John Entendeu-se bem com os laterais na manobra ofensiva da equipa. Sempre que teve a bola nos pés tentou criar desequilíbrios no sector mais recuado da equipa Leixonense. Saiu aos 63’ para dar lugar a Markovic.

Ivan Cavaleiro Será um jogo que o português nunca irá esquecer. Estreou-se a marcar na equipa principal do Benfica aos 87’, depois de uma excelente jogada de entendimento ofensivo que começou através de um lançamento lateral. No geral foi grandiosa prestação do extremo benfiquista.

Djuricic Tal como vem sendo habitual no sérvio, sempre que é chamado ao jogo corresponde da melhor maneira. Desta feita brindou os benfiquistas com um bom golo, aos 27’, num remate certeiro no interior da área, sem hipóteses para Chastre. Acabou por sair aos 67’ para dar lugar ao avançado Lima.

Funes Mori Começou o jogo sendo o homem mais avançado no terreno da equipa benfiquista. Esteve muito móvel no ataque o avançado argentino. Veio por várias vezes atrás tentar buscar jogo. Acabou por sair aos 67’ para dar lugar a Rodrigo.

Markovic Veio trazer mais velocidade de jogo na segunda parte. As arrancadas habituais do sérvio não passaram despercebidas aos olhos do público. Não comprometeu em nada e ajudou a equipa a procurar o segundo golo, que acabou mesmo por surgir.

Rodrigo – Foi uma das principais figuras na última partida, marcando o primeiro golo na vitória frente ao FC Porto. Hoje não marcou mas esteve sempre com os olhos virados para a baliza. Foi também importantíssimo na manobra ofensiva dos comandados por Jorge Jesus.

Lima – O avançado brasileiro esteve bastante em jogo, desde que entrou, já na segunda parte da partida, criando algum perigo junto à baliza adversária.

Passaporte carimbado para as meias-finais da Taça da Liga

Benfica – Leixões, 2-0

Passaporte carimbado para as meias-finais da Taça da Liga

O conjunto orientado por Jorge Jesus venceu, nesta noite de quarta-feira, o Leixões, por 2-0, na 2.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga, garantindo, assim, a presença nas meias-finais da competição.

O Benfica entrou em campo com um quarteto defensivo inédito. À frente do regressado Artur Moraes à baliza, num esquema táctico 4x3x3, realce para a estreia de Funes Mori a titular na equipa principal e para uma equipa composta por jogadores menos utilizados, a quem Jorge Jesus decidiu dar minutos.

Num jogo de sentido único, jogado praticamente no meio-campo da equipa de Matosinhos, o bom entendimento entre os jogadores ficou bem visível.

Aos 25’ surgiu a primeira grande oportunidade dos “encarnados”. Steven Vitória quase fazia o primeiro golo do encontro, com um pontapé acrobático, a obrigar o guarda-redes Chastre a fazer a defesa da noite, numa altura em que o marcador ainda estava a zeros. 

Dois minutos depois surge então o primeiro golo. Aos 27’, um livre a meio-campo marcado por Rúben Amorim, encontra a cabeça de Jardel. O central brasileiro cabeceia para trás, para o sérvio Djuricic receber de peito e rematar de primeira, de pé esquerdo. Estava feito o 1-0.

Na etapa complementar a toada manteve-se, domínio absoluto do Benfica e controlo total sobre o adversário. Com os laterais a integrarem-se bem nas manobras ofensivas, as acções de Sílvio disso são exemplo, a equipa de Jorge Jesus chegou várias vezes com muitos jogadores ao ataque.

Destaque para a excelente jogada individual de Ivan Cavaleiro aos 70’ a obrigar o guarda-redes contrário a aplicar-se para evitar o segundo golo do Benfica.

Mas a resistência do homem que defendeu as redes do conjunto de Matosinhos voltou a ser quebrada, a quatro minutos do fim, com um grande golo de Ivan Cavaleiro. O passe foi de Ruben Amorim, mas o mérito vai para a forma como o extremo tirou um adversário do caminho, desferindo de seguida um remate fortíssimo, sem hipótese de defesa, a fixar o resultado final (2-0). Um resultado que coloca a equipa nas meias-finais da Taça da Liga quando ainda faltava uma jornada para terminar a fase de grupos.

Jorge Jesus fez alinhar o seguinte onze inicial: Artur; André Almeida, Steven, Jardel, Sílvio; Amorim, Fejsa, Djuricic (Lima, 67’); Cavaleiro, Funes Mori (Rodrigo, 67’) e Ola John (Markovic, 64’).

Recorde-se que na 3.ª jornada do Grupo D da Taça da Liga o Benfica recebe o Gil Vicente. Antes disso, os “encarnados” defrontam o Marítimo, também no Estádio da Luz, no arranque da segunda volta do Campeonato Nacional.

Getafe na expectativa por Lisandro

Getafe na expectativa por Lisandro

Ángel Torres Sánchez, presidente do Getafe, diz não ter sido contactado pelo Benfica tendo em vista o regresso antecipado de Lisandro López a Lisboa.

«Não temos nada tratado com o Benfica. Se o Getafe estaria disposto a devolver o jogador durante este mês? Não especulo sobre isso. Este tema não me aquece, nem me arrefece. Lisandro é do Benfica e se o Benfica o pedir, falaremos», notou o dirigente, em declarações àRenascença.

«Lisandro está bem e nós estamos contentes com ele», acrescentou.

Entretanto, o defesa-central argentino foi convocado para o jogo com o Barcelona, esta quinta-feira, relativo à segunda mão dos oitavos de final da Taça do Rei.

«Estou preparado para complicar as contas ao treinador» - Rúben Amorim

«Estou preparado para complicar 
as contas ao treinador» - Rúben Amorim









Rúben Amorim não sabe até que ponto a saída de Matic para o Chelsea poderá abrir-lhe as portas do onze. Jogo com o Leixões, realçou, serviu para demonstrar que a qualidade não se esgota nos jogadores habitualmente mais utilizados por Jorge Jesus. 

«Importante é a equipa. Penso que demos uma boa resposta. Hoje entraram jogadores que não têm atuado tanto e deram provas de que podem jogar a qualquer momento», afirmou, em declarações à TVI.

«Matic é um jogador muito importante como eram Javi García e Witsel. O Benfica não para, tem excelentes jogadores. Eu estou preparado para complicar as contas ao mister, que tem várias opções. Todos trabalhamos para jogar».





«Matic é o melhor médio defensivo do Mundo» - Jorge Jesus

«Matic é o melhor médio defensivo do Mundo» - Jorge Jesus

Jorge Jesus diz que será impossível ao Benfica encontrar um substituto para Nemanja Matic com a qualidade do médio sérvio.

«Não fiquei surpreendido. Não fico surpreendido com a saída de nenhum grande jogador. E Matic é um grande jogador. Compete-me arranjar soluções. Não é fácil teres de jogar sempre para ganhar e estar, neste caso a SAD, constantemente a vender alguns jogadores. Estou preparado para isso. O importante é jogar com 11. Se assim for não tenho problema algum. Se não jogar Matic joga o Manel. Não vai haver problema», afiançou o treinador das águias, em declarações à TVI.

Mais tarde, já na conferência de Imprensa, Jorge Jesus voltou a falar sobre o médio sérvio.

«O treinador só consegue potenciar jogadores se eles tiverem potencial para isso. A minha ajuda é uma ligação muito forte ao treino, às minhas exigências. Às vezes posso ser chato de mais, porque quero que os meus jogadores sejam perfeitos. Acredito que com talento e trabalho é possível ter sucesso; sem trabalho não há sucesso», argumentou, sentenciando:

«Matic tem talento e trabalhou sempre. Não há no Mundo um médio defensivo com tanta qualidade como ele».


«Matic não foi para um clube melhor que o Benfica»
Jorge Jesus não tem dúvidas. A grandeza do Benfica é incomparavelmente superior à do Chelsea e a única vantagem do clube inglês reside nos milhões de euros do seu proprietário.

«Matic não foi para um clube melhor que o Benfica. No que diz respeito à grandeza, ao historial e à capacidade de trabalho, há poucas equipas melhores que o Benfica. Há, sim, clubes com maior poder económico. O Chelsea só é maior que o Benfica em termos financeiros, de resto não é maior em nada», atirou o treinador dos encarnados, em conferência de Imprensa.

Eis o onze inicial do Sport Lisboa e Benfica!

Taça da Liga - Benfica vs Leixões

Eis o onze inicial do Sport Lisboa e Benfica!

Jesus chama João Cancelo e Mitrovic para duelo com o Leixões

Jesus chama João Cancelo e Mitrovic para duelo com o Leixões




A inclusão de João Cancelo e Mitrovic são as principais novidades na lista de 18 jogadores que Jorge Jesus chamou para o jogo desta noite, às 20.45 horas, frente ao Leixões, a contar para a 2.ª jornada do Grupo D da 3.ª fase da Taça da Liga.

Além de Cancelo, habitual titular na equipa B das águias, realce para as chamadas do guarda-redes Paulo Lopes, dos defesas André Almeida, Steven Vitória e Mitrovic, do médio André Gomes, e dos extremos Ola John e Ivan Cavaleiro. 

Relativamente ao jogo frente ao FC Porto (2-0), ficaram de fora Oblak, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira, Enzo Pérez, Gaitán, Sulejmani e Matic, este último a caminho do Chelsea de José Mourinho. 

Lista de convocados
Guarda-redes - Paulo Lopes e Artur;

Defesas –
André Almeida, Steven Vitória, Jardel, Sílvio, Mitrovic e João Cancelo;

Médios – Fejsa, Ruben Amorim, Ivan Cavaleiro, Djuricic, Ola John e André Gomes;

Avançados - Lima, Rodrigo, Funes Mori e Markovic;

Zoran Filipovic: «Com Matic, o Benfica tinha mais hipóteses de ganhar o título»

EQUIPA PERDERÁ QUALIDADE NO MEIO-CAMPO
Zoran Filipovic: «Com Matic, o Benfica tinha mais hipóteses de ganhar o título»

O Benfica perde força na corrida ao título com a saída de Nemanja Matic, cuja transferência já foi acertada para o Chelsea, defende Zoran Filipovic, antigo avançado do clube encarnado.

"Se calhar, o Benfica não vai ter tanta qualidade no meio-campo. Julgo que com Matic, o Benfica tinha mais hipóteses de ganhar o título", afirmou o treinador sérvio em declarações à Antena 1, ressalvando que "Fejsa, sem ter a mesma qualidade, também dá boas garantias".

"Há muito tempo que se fala de Matic, porque ele já demonstrou que é um grande futebolista e que pode jogar noutra liga mais forte, das melhores da Europa. Infelizmente, o Chelsea não percebeu isso quando o contratatou na primeria vez e agora tem de pagar muito dinheiro para o voltar a ter", acrescentou.

Mourinho: «Matic vai ser um elemento importante no Chelsea»

TÉCNICO APLAUDE REGRESSO DO SÉRVIO

Mourinho: «Matic vai ser um elemento importante no Chelsea»

O Chelsea já confirmou a contratação de Matic por 5 anos e meio e José Mourinho não deixou de aplaudir o regresso do sérvio a Stamford Bridge.

"Estou muito satisfeito que Nemanja esteja de regresso ao Chelsea. Ele cresceu enquanto jogador em Portugal e tornou-se um fantástico médio. Tenho a certeza de que se vai tornar um membro muito importante da equipa e ajudar-nos a alcançar as nossas ambições", afirmou o treinador dos blues ao site oficial do Chelsea.

Matic: «Sem Jesus não estaria aqui»

DESTACA PAPEL DO TREINADOR NA SUA 
EVOLUÇÃO

Matic: «Sem Jesus não estaria aqui»

Na hora da saída, o médio sérvio Nemanja Matic mostrou-se agradecido ao Benfica pelo salto que dá na carreira, apontando Jorge Jesus como um dos grandes responsáveis pela sua mudança milionária para o Chelsea. Apesar da alegria, o sérvio admite que não foi fácil a decisão de deixar a Luz.

"Não foi fácil, mas acho que agora é bom para mim sair. Vou para uma Liga melhor, uma Liga em que todos os estádios estão sempre cheios. É um bom clube. Mas não foi fácil, claro! Mas eu insisti em sair, porque é bom para mim, para poder ver se posso jogar numa Liga como a inglesa. Acho que é a altura certa. Não quero dizer que não fui feliz... Aliás, fui muito feliz aqui. Mas surgiu uma boa proposta e é melhor assim", começou por dizer, em declarações à Benfica TV.

Em relação às razões que o fizeram optar pelos blues, Matic admite que José Mourinho teve peso na decisão. "Porque o Chelsea é um bom clube, que joga sempre para ganhar títulos. Mas uma das razões que me leva a ir para o Chelsea é por causa do José Mourinho. Para mim é um dos melhores do mundo e quero mostrar que posso jogar ali. Os jogadores que trabalharam com ele falam todos bem dele. Um bom treinador e uma boa pessoa, daí ter sido uma das razões para ir".

Na despedida, Matic deixou elogios à dimensão do emblema da Luz: "É um dos melhores clubes do Mundo. Não há muitos clubes como este... Talvez três ou quatro, apenas. Enquanto não chegas a este clube não sabes como é..."

Para o final, o sérvio apontou JJ como peça fundamental na sua evolução. "Cheguei aqui fraquinho (risos)... Não estava bem fisicamente, mas trabalhei com o Jorge Jesus durante dois anos e meio e melhorei muito. É um grande treinador, um dos melhores do Mundo. Agradeço-lhe... Sem ele não estaria aqui, não estaríamos a falar sobre o Chelsea e sobre tantas propostas."

Pressão: "Joguei dois anos e meio aqui, sei como é jogar com pressão. A camisola do Benfica é muito pesada. Não é fácil jogar aqui, pois em todos os jogos e treinos há pressão. Por isso, acho que posso jogar com essa pressão em Inglaterra"

Melhores jogos: "Neste estádio foi com o FC Porto, foi um jogo importante. Mas no Benfica em geral destaco a final da Liga Europa, contra o Chelsea"

Possível regresso: "Por que não? Joguei aqui dois anos e meio e fui muito feliz. A minha família gosta muito de Portugal. Nunca se sabe o que se vai passar"

Memórias: "Tudo. Do clube, dos amigos, adeptos, treinador, presidente..."

Ángel Torres Sánchez: «Se quiserem regresso de Lisandro, falaremos»



PRESIDENTE DO GETAFE ABRE PORTA AO 
RETORNO
Ángel Torres Sánchez: «Se quiserem regresso de Lisandro, falaremos»

Com a possível saída de Ezequiel Garay para o Zenit, o Benfica poderá ficar com um problema por resolver no centro da defesa e a hipótese de fazer regressar Lisandro López ganha força. Desta forma, ouvido pela Rádio Renascença, o presidente do Getafe, clube ao qual o argentino está emprestado, admite que poderia considerar aceitar um pedido dos encarnados.

"Não temos nada tratado com o Benfica. Se o Getafe estaria disposto a devolver o jogador durante este mês? Não especulo sobre isso. Este tema não me aquece, nem me arrefece. Ele é do Benfica e se o Benfica o pedir, falaremos. O que sei é que o jogador está cedido até 30 de Junho e nada mais", explicou Ángel Sánchez.

David Luiz volta a gerar receita na Luz



BRASILEIRO AJUDOU A FAZER 50 MILHÕES DE 
EUROS
David Luiz volta a gerar receita na Luz

O negócio que levou David Luiz para o Chelsea já era um verdadeiro caso de sucesso, mas mais impressionante se tornou esta quarta-feira, com a saída de Nemanja Matic para o clube londrino. Tudo porque o brasileiro, que custou menos de um milhão de euros, ajudou a gerar em transferências diretas um total de 50 milhões de euros.

Saída de Matic confirmada à CMVM

TRANSFERÊNCIA PARA O CHELSEA RENDE 25 
MILHÕES
Saída de Matic confirmada à CMVM
O Benfica confirmou a saída de Matic para o Chelsea em comunicado enviado à CMVM a troco de 25 milhões de euros.

O Chelsea anunciou que o contrato é válido por cinco temporadas e meia. O sérvio vai vestir a camisola 21 da equipa orientada por Mourinho.

Matic chegou ao Benfica no verão de 2011, incluído na transferência de David Luiz para o Chelsea. Na altura, o médio foi avaliado em cinco milhões de euros.

Na Luz, o internacional sérvio só se afirmou na segunda temporada, após a saída de Javi para o Manchester City. Em 2012/13 foi uma das grandes figuras da equipa.

No defeso, Luís Filipe Vieira recebeu várias ofertas, mas recusou vender o médio abaixo dos 50 milhões de euros da cláusula de rescisão. O sonho de disputar a final da Champions na Luz levou o presidente a fazer um esforço financeiro.

Pelo Benfica já passaram três vencedores na Bola de Ouro

Pelo Benfica já passaram três vencedores na Bola de Ouro

Dois dos "ilustres" são do tempo do ex-presidente Vale e Azevedo
Os três "grandes" do futebol português podem afirmar que já viram passar pelas respetivas estruturas vencedores nas galas Bola de Ouro. Pelo FC Porto passou José Mourinho, no Sporting jogaram (e foram formados) Luís Figo e Cristiano Ronaldo. No entanto, desde esta segunda-feira, é na Luz que mora a lista mais extensa.
O Benfica contava com Eusébio em 1965, ano no qual o jogador nascido em Moçambique conquistou o troféu. Foi a primeira e, até agora, única vez em que um futebolista recebeu a Bola de Ouro enquanto jogava numa equipa portuguesa.
Em 2010 José Mourinho, que liderava o Real Madrid e tinha sido campeão italiano e europeu ao serviço do Inter Milão, venceu na primeira vez em que foi entregue pela FIFA o troféu de melhor treinador do mundo.
Mourinho foi treinador do Benfica, na sua estreia enquanto técnico principal. Liderou a turma da Luz apenas durante três meses: Manuel Vilarinho era o novo presidente e preferiu Toni para o cargo. José Mourinho foi escolhido por João Vale e Azevedo para ser o sucessor de Jupp Heynckes, treinador do Benfica na época 1999/2000 e nas semanas iniciais da temporada seguinte.
Heynckes que, desde a noite passada, é também um vencedor de uma Bola de Ouro, a de melhor treinador do mundo em 2013, após conduzir o Bayern Munique ao topo alemão e europeu.
Curiosamente, os dois treinadores que entretanto já foram considerados os melhores do planeta entraram no Benfica durante a presidência do problemático Vale e Azevedo.

Benfica está no centro das movimentações do mercado

Benfica está no centro das movimentações do mercado

Os futebolistas do Benfica estão no epicentro do mercado de transferências que está aberto. Faltam 17 dias para o final de janeiro e as movimentações parecem querer subir de tom. Confirmações nem uma mas as meias-palavras dos protagonistas indiciam de que neste caso como noutros não há fumo sem fogo. Assim, o médio do Benfica Matic pode assinar contrato, a qualquer momento, pelo Chelsea. Neto pode trocar o Zenit pelo Benfica e em sentido inverso podem fazer a viagem Rodrigo e Garay.

No caso de Matic o acordo entre Benfica e Chelsea terá sido selado por 25 milhões de euros.
Diz-se que Matic poderá ser apresentado ainda hoje no clube londrino.
À Luz para além daquela verba ainda podem chegar 2 jogadores provenientes dos “blues”.

O internacional Neto poderá deixar o Zenit, da Rússia, e rumar ao Benfica.
Segundo foi possível apurar o clube russo poderá desembolsar 40 milhões de euros por Rodrigo e Garay e ceder o defesa português.
Neste caso as negociações estão mais atrasadas.
Recorde-se que o Real Madrid detém 50 por cento dos direitos do defesa e que aos madrilenos cabe metade da verba de uma hipotética venda.

Quanto a Neto, de 25 anos, está recetivo à saída do Zenit para jogar com regularidade e o Benfica seria uma boa solução, pois se Garay sair fica em aberto uma vaga no centro da defesa dos encarnados.
Neto quer jogar porque está aí o Mundial do Brasil’2014 e o jogador quer fazer parte das escolhas do selecionador Paulo Bento.
O defesa-central deverá seguir hoje viagem para o Qatar onde jogará na paragem do campeonato russo.

Benfica quer garantir passagem às meias-finais



Benfica quer garantir passagem às meias-finais


A equipa principal de futebol do Benfica recebe o Leixões, a partir das 20h45, no Estádio da Luz, em jogo da segunda jornada da terceira fase da Taça da Liga em futebol. O encontro é relativo ao Grupo D e uma vitória das “águias” coloca-as praticamente nas meias-finais da competição.

Os encarnados devem apresentar algumas alterações no “onze” titular.

Nesta altura a equipa tem 3 lesionados: Garay, Salvio e Cardozo.

É provável que o treinador Jorge Jesus possa apresentar um “onze” assente nos seguintes jogadores: Oblak; André Almeida, Luisão, Jardel e Sílvio; Fejsa e Ruben Amorim; Ivan Cavaleiro, Djuricic e Sulejmani; Funes Mori.

No Benfica ninguém se disponibilizou a fazer a antevisão da partida.

Quanto aos leixonenses contam com a ausência de Oto’s (lesionado).

O técnico Pedro Correia não acredita num adversário enfraquecido se mudar alguns dos habituais titulares: “O nosso adversário jogue com os jogadores que jogar será sempre uma equipa de top. Irá ter jogadores de altíssima qualidade, não irá alterar o seu valor global por saírem 2 ou 3 habituais titulares”.

Por que razão o Benfica é maior do que o FC Porto?

Por que razão o Benfica é maior do que o FC Porto?


O período de hegemonia do FC Porto já é superior ao período de hegemonia do Benfica. O Glorioso dominou os anos 60 e 70. Os anos 80 já foram de total equilíbrio, um prenúncio do apocalipse azul e branco que se seguiu: as hordas norte-coreanas dominaram os anos 90, os anos 2000 e continuam a dominar nesta década de 2010. A pergunta, portanto, é óbvia: tendo em conta o sucesso esmagador das últimas décadas, por que razão continua o FC Porto a ser um clube com poucos adeptos? Por que razão não secou o FC Porto a presença do Benfica a norte do Mondego? Por que razão continua a ser mais fácil encontrar um homem honesto no parlamento do que um portista no sul? E, suprema heresia, por que razão continua o Benfica a ter imenso apoio a norte do Douro?
Existem várias razões à superfície (ex.: Pinto da Costa não comemora as vitórias do FC Porto, comemora as derrotas do Benfica), mas concentremos o olhar na razão histórica. A superioridade demográfica do Benfica tem a raiz na ocorrência simultânea de três fenómenos nos anos 60: migrações internas, o surgimento da televisão e o sucesso internacional do Benfica. Nos anos 60, o boom económico que o país atravessava gerou a maior migração interna da nossa história recente. A geração dos meus pais não emigrou apenas para França, também emigrou para as nossas cidades do litoral, sobretudo Lisboa. Esta movimentação criou uma massa enorme de gente desenraizada à volta das grandes cidades; longe das família e das comunidades de origem, estas pessoas desviaram a sua identidade para o Benfica devido à acção da novidade tecnológica da época, a televisão. Porquê o Benfica? Porque era aquilo que estava a ter sucesso, porque era o fenómeno que estava a marcar a sociedade portuguesa através da TV. À semelhança de milhares e milhares de outras pessoas, o meu velho fazia quilómetros a pé para ver os jogos do Benfica .
Naquela época, todos os países ocidentais estavam a ser unificados através da TV. Kennedy é Kennedy porque foi o primeiro presidente a ser acompanhado diariamente pelos americanos através do ecrã. A série Mad Men retrata isso de forma precisa. Quando Kennedy morreu, os americanos sentiram a sua morte de forma íntima, como se alguém da família tivesse morrido. E não andavam longe da verdade: Kennedy foi a primeira figura pública a partilhar os jantares de família de milhões de americanos. Ora, o Benfica de Eusébio foi um dos nossos Kennedy, um dos factores de unidade popular provocada pela TV. Longe da aldeia, o meu pai transformou o Benfica numa aldeia mediática que lhe garantia um módico de identidade numa região que desconhecia, Grande Lisboa . Se aquele sucesso lendário dos anos 60 tivesse pertencido ao FC Porto ou Sporting, os seis milhões e alguns trocos não seriam nossos.

Henrique Raposo Jornal Expresso




O dia em que traí o Benfica

Uma das coisas que me entristece no Benfica é a ausência de jogadores portugueses, o desprezo pelos meninos do canteiro (convenhamos que canteiro é mais interessante do que a habitual espanholada, cantera). E a falta de raízes nacionais também afecta as outras modalidades. Eu percebo a presença de dois ou três estrangeiros na equipa de basquete, mas já não aceito a hegemonia estrangeira. Se somos o "maior clube de Portugal", não temos responsabilidades especiais na valorização do jogador português? Mas esqueçam lá este lero-lero da responsabilidade cívica, porque a questão é bem mais simples. O ponto é básico, primário, tribal, é a nossa identidade. Sem jogadores portugueses não há equipas do Benfica. Podem vestir a camisola encarnada, até podem palrar as papoilas saltitantes, mas não são o Benfica. 
É por isso que, às vezes, torço pelos equipas cheias de portugueses que jogam contra o Glorioso. Calma, não me deserdem já. É só às vezes, quando ninguém está a ver e o jogo tem de ser numa modalidade que não implique pés e balizas. Foi o que aconteceu na final do campeonato de basquete da época passada entre Benfica e Académica. Estava por acaso em Coimbra, e vi o último jogo no pavilhão novo ao lado do estádio. Já sou mais ou menos de Coimbra por razões familiares, mas não foi essa a razão da traição. Torci em silêncio pela Académica, porque o Benfica parecia uma equipa americana. A ligação daqueles jogadores ao Benfica estava apenas no seu profissionalismo, e isso não chegava, não chega. Cometi adultério com a Académica, porque aquela era a equipa mais portuguesa, porque tinha um base português que fazia lançamentos à Carlos Lisboa, triplos impossíveis do canto. O Benfica lá ganhou, sim senhora, mas ganhou com aquela competência fria de quem sabe que é muito superior, faltou a pitada de energia, de emoção, a tal mística. 
Não me confundam, por favor, com um D. Quixote nacionalista. Não estou a defender equipas exclusivamente nacionais. Isso não é possível, nem desejável. Mas é preciso encontrar um equilíbrio entre estrangeiros e portugueses. O Benfica, para ser Benfica, não pode ser um stand de jogadores argentinos ou sérvios a caminho do Real Madrid ou um stand de jogadores americanos que não conseguiram entrar nas NBAs desta vida. O Benfica, para ser Benfica, precisa de portugueses. Sim, bem sei que a actual direcção não quer saber deste discurso identitário. Sim, eu sei que esta direcção acha que a mística cai dos céus e de discursos ocos sobre o "maior clube português". É por isso que vou continuar a pular a cerca de vez em quando. 
Henrique Raposo Jornal Expresso


"Benfica perdeu a aranha que dominava o meio-campo"

"Benfica perdeu a aranha que dominava o 

meio-campo"


José Calado acha que a peça Matic vai ser difícil de substituir. O antigo médio benfiquista espera, ainda, que seria importante manter Garay.


A saída de Matic deve preocupar o Benfica, na opinião de Calado, antigo médio do clube da Luz. O ex-jogador defende que o sérvio "era fundamental". "A equipa perde a aranha que dominava o meio-campo", diz em sentido figurado, sublinhando que "será difícil substituí-lo".

Calado destaca a forma como Matic "travava os médios adversários e ainda participava na construção de jogo do Benfica". Jorge Jesus terá que encontrar um novo patrão para o seu meio-campo e Fejsa é "o sucessor natural", na opinião do antigo médio. No entanto, André Almeida e Rúben Amorim, "também poderão fazer o lugar".

Matic assina hoje pelo Chelsea até 2019. O sérvio já está em Londres desde ontem e o clássico no passado domingo foi o último com a camisola do Benfica. O clube encarnado recebe pela transferência 26 milhões e 300 mil euros.

Segurar GarayA saída de Matic não será a única neste mercado de inverno. Garay e Rodrigo estão a ser negociados, mas Calado gostaria que o clube segurasse o central. "Espero que Garay não saia nesta altura, porque é um jogador indiscutível no onze do Benfica e faz parte de espinha dorsal da equipa", declara em entrevista a Bola Branca.

No que diz respeito a Rodrigo, o ex-jogador compreende que, "devido à sua qualidade e juventude, seja um jogador apetecível para outros campeonatos".

José Calado representou o Benfica entre 1995 e 2001.

"Kakuta tem potencial e pode ser útil ao Benfica"

"Kakuta tem potencial e pode ser útil ao Benfica"

Cláudio Braga, treinador português da equipa sub-17 do Utrecht, conhece o jovem francês que é apontado ao Benfica, como moeda de troca na transferência de Matic para o Chelsea.

Além do valor que o Benfica recebe em dinheiro, há dois jogadores dos quadros do Chelsea que podem chegar à Luz, integrados na transferência de Matic para o clube inglês. O jornal "O Jogo" avança com a possibilidade Gael Kakuta, avançado polivalente de 22 anos. 

Internacional por todos os escalões jovens de França, desde os sub-16, o canhoto jogou no Vitesse, da Holanda, na primeira metade da época. 

Numa entrevista a Bola Branca, Cláudio Braga, que trabalhou três épocas na formação do PSV Eindhoven da Holanda e actualmente está no Utrecht, considera Gael Kakuta um jogador muito interessante, por ser forte e rápido.

"Tem apenas 21 anos mas já alguma experiência, uma vez que passou por todos os escalões da selecção francesa. É rápido, tem margem de progressão e pode ser útil ao Benfica e a qualquer equipa de topo. Tem algumas limitações técnicas e não jogou com grande regularidade no Vitesse, mas pode ser interessante para o Benfica", reconhece o treinador português.

O jogador pode actuar nas alas, mas também como segundo ponta-de-lança, à semelhança do que acontece com Rodrigo, que está a ser negociado para o Zenit da Rússia.

Labyad e Ola JohnNesta entrevista a Bola Branca, Cláudio Braga também falou de dois jogadores holandeses que não tiveram sucesso no futebol português, Labyad e Ola John.

Labyad, que é internacional por Marrocos, saiu do Sporting, por empréstimo, para o Vitesse, porque, segundo Cláudio Braga, "precisa de jogar com regularidade". O insucesso do jogador no Sporting deve-se ao "período complicado" que atravessou no clube leonino.

Quanto a Ola John, tudo indica que o extremo sairá do Benfica durante este mercado de Inverno. O jovem jogador, que tinha sido contratado ao Twente, "não se adaptou da melhor maneira ao futebol português". Mas o seu regresso ao futebol holandês "deixou de ser falado nos últimos dias".

Cláudio Braga, treinador português de 39 anos, trabalhou no PSV Eindhoven mas transferiu-se para o Utrecht onde é, nesta altura, o responsável da equipa sub-17 do clube. O técnico diz-se de "pedra e cal" no Utrecht mas à espera de "outros projectos para o futuro."

Benfica e FC Porto ignoraram a Taça da Liga

Benfica e FC Porto ignoraram a Taça da Liga


Quem não souber até pode pensar que Benfica e FC Porto não jogam hoje. Os dois rivais, que acabam de se enfrentar num clássico na Luz (com vitória dos “encarnados” por 2-0), entram em campo para a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga: o Benfica enfrenta o Leixões e o FC Porto defronta o Penafiel. Mas nem de um lado, nem do outro, se ouviu uma palavra que fosse sobre os compromissos desta quarta-feira. É só mais um argumento a confirmar que os clubes desvalorizam a Taça da Liga.A vitória no clássico permitiu ao Benfica dobrar a primeira volta do campeonato na liderança. Ser campeão de Inverno dá confiança aos “encarnados”, que se preparam para perder alguns jogadores importantes no período de transferências em vigor. Matic é o que está mais perto da porta de saída: o próprio sérvio já se despediu do emblema da Luz, reconhecendo que a decisão de sair foi sua e que o encontro frente ao FC Porto foi o seu último de águia ao peito. 
O sérvio vai rumar ao Chelsea, emblema de onde chegou em 2011, envolvido no negócio que levou David Luiz para Stamford Bridge. Em Inglaterra, onde hoje o médio deverá completar os exames médicos, avalia-se a transferência em 26,3 milhões de euros. A equipa de Jorge Jesus lidera o Grupo D da Taça da Liga de forma isolada e recebe esta noite o Leixões (20h45, TVI). A visita ao Estádio da Luz surge na pior altura para o emblema de Matosinhos, 14.º classificado na II Liga, que há mais de um mês não sabe o que é ganhar. Nos últimos seis encontros a equipa orientada por Pedro Correia sofreu cinco derrotas. 
Após um empate (0-0) no terreno do Sporting, no arranque do Grupo B da Taça da Liga, o FC Porto também joga em casa, frente ao Penafiel (18h30, TVI). Paulo Fonseca é um treinador sobre brasas na sequência da fraca exibição dos “dragões” no clássico. Sextos classificados na II Liga, os durienses somam três vitórias consecutivas. O treinador do FC Porto chamou Quintero, Reyes, Herrera e Ricardo à convocatória, abdicando de Danilo (suspenso), Lucho, Licá e Otamendi.

Vieira espera receber 70 milhões

Vieira espera receber 70 milhões

Eliminação da Champions obriga a vender para equilibrar as contas da SAD encarnada
O mercado de transferências promete ser bastante animado no Benfica, pois Luís Filipe Vieira abriu as portas à saída de vários jogadores do plantel. O presidente encarnado definiu como objetivo para este período um encaixe mínimo de 70 milhões de euros e está por isso recetivo a propostas. Tudo com o objetivo de equilibrar as contas da SAD encarnada.

Vieira recusou vender os principais ativos do plantel no último mês de agosto, sonhando com uma presença na final da Liga dos Campeões, que esta época se realiza no Estádio da Luz, mas a eliminação precoce da competição levou a uma mudança de planos. Perdida a possibilidade de atingir a final da prova, o presidente benfiquista optou por definir uma estratégia mais realista, decidindo-se por uma redução de custos com o plantel e aproveitando a reabertura do mercado de transferências para baixar o orçamento no que diz respeito a ordenados. Além desta poupança salarial, a saída de vários jogadores permitirá um importante encaixe financeiro, que Vieira aponta para cerca de 70 milhões de euros.

Depois de Matic, que deve ser hoje apresentado pelo Chelsea, Garay, Rodrigo e André Gomes podem ser os próximos. Não faltam interessados para a contratação deste trio, pelo que o líder das águias deve assim recusar a venda de outras pérolas do plantel comandado por Jorge Jesus, como é o caso de Gaitán e Markovic.

Neto: força e técnica ao serviço do treinador

CARÁTER E RAPIDEZ SÃO QUALIDADES 
RECONHECIDAS

Neto: força e técnica ao serviço do treinador

Muitos foram os portugueses que tiveram a oportunidade de verLuís Neto em ação, pela primeira vez, no particular que a Seleção Nacional disputou frente ao Equador, em Guimarães, em fevereiro do último ano, e que acabou por perder por 2-3. A verdade é que, apesar de o resultado ter sido negativo, a exibição do defesa-central doZenit, agora possibilidade para reforçar o Benfica, ficou na retina. No entanto, diz quem o conhece, não seria de esperar outra coisa.

Djuricic espreita onze ao fim de dois meses

NÃO É TITULAR DESDE A PARTIDA COM O BRAGA

Djuricic espreita onze ao fim de dois meses

Com um pé nas meias-finais da Taça da Liga, o Benfica recebe hoje o Leixões, 14.º classificado da 2.ª Liga, em partida da 3.ª jornada do Grupo D. Para alguns jogadores do plantel, este encontro é uma espécie de programa de novas oportunidades, ou seja, espreitam a possibilidade de somar minutos e convencer Jorge Jesus. É o caso de Filip Djuricic, uma das aquisições mais sonantes das águias no verão.

«Não chegou proposta por Gaitán», diz empresário

«Não chegou proposta por Gaitán», diz empresário

Jose Iribarren esclareceu que ainda não chegou nenhuma proposta pelo passe do internacional argentino Nicolas Gaitán (Benfica).

«Não há nada, para já. O mercado está aberto mas, para o Nico Gaitán, não chegou nenhuma proposta», afirmou Jose Iribarren, em declarações à rádio Renascença.

Nos últimos dias surgiram rumores que o Paris Saint Germain estaria interessado em Gaitán, que tem um cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.