domingo, 17 de novembro de 2013

Taça Intercontinental: Está completo o palmarés!

Taça Intercontinental: Está completo o palmarés!

Era o único troféu que faltava no Museu Benfica – Cosme Damião, ao que ao Hóquei em Patins diz respeito, e o Benfica conquistou-o. A turma liderada por Pedro Nunes traz para casa a primeira Taça Intercontinental da sua história, depois golear os brasileiros do Sport Recife por 10-3.

Em menos de um ano, os “encarnados” juntam esta conquista aos títulos na Liga Europeia, frente ao FC Porto, e a Taça Continental, ante os espanhóis do Vendrell.

No final, perante as centenas de adeptos que marcaram presença no Palácio dos Desportos de Torres Novas, os Campeões Mundiais fizeram a festa.

Recorde-se que esta foi a 14.ª edição do troféu, mas apenas a segunda vez que uma equipa portuguesa o conquistou.

Ovarense – Benfica, 68-72: Carimbada a presença nos "oitavos"

Taça de Portugal

Ovarense – Benfica, 68-72: Carimbada a presença nos "oitavos"

A turma liderada por Carlos Lisboa deslocou-se, este domingo, a Ovar onde venceu o Ovarense nos 16 avos-de-final da Taça de Portugal, por 68-72.

No pavilhão Arena Dolce Vita, a tarefa foi difícil entre duas equipas que têm sido presença habitual na Final 8. O Ovarense não estava disposto a facilitar a vida ao Benfica que tudo fez, do primeiro ao último minuto, para carimbar a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Porém, o primeiro período não foi fácil e terminou mesmo com uma desvantagem para a turma “encarnada” (20-17).

No segundo período, a turma da Luz foi melhor conseguiu recuperar e fazer a reviravolta no marcador, alcançando seis pontos de vantagem (29-35).

No terceiro período, os “encarnados” voltaram a ser felizes, vencendo por 47-51 e no quarto período, a vitória confirmou-se. Estava feito o resultado final de 68-72.   

Carlos Lisboa fez alinhar o seguinte cinco inicial: Mário Fernandes, Jobey Thomas, Seth Doliboa, Frederick Gentry e Betinho Gomes.

Frederick Gentry (8), Betinho (11), Seth Doliboa (14), David Weaver (6), Jobey Thomas (11), Tomás Barroso (6) e Mário Fernandes (16) foram os marcadores de serviço.

Benfica - CA Madalena, 3-0: Jornada dupla fechada com chave de ouro

11.ª jornada

Benfica - CA Madalena, 3-0: Jornada dupla fechada com chave de ouro

A turma liderada por José Jardim fechou este fim-de-semana de jornada dupla com chave de ouro depois de vencer, este domingo, o CA Madalena por 3-0.

Os “encarnados” entraram no Pavilhão decididos em manter as vitórias e assim foi. No primeiro set, o conjunto da Luz saiu vencedor por 25-19.

Mais desnivelado ainda foi o segundo set, que o Benfica venceu por 25-12, enquanto o terceiro parcial foi o confirmar da vitória benfiquista (25-15).

Na próxima jornada, o Benfica recebe o Castêlo da Maia. O desafio está agendado para as 16h30 do próximo sábado, 23 de Novembro.

Tragédia em jogo do Tourizense


Alex Marques formado no FC Porto morreu em campo com apenas 20 anos após se sentir indesposto
Tragédia em jogo do Tourizense

Alex sentiu indisposição aos 7 minutos de jogo, acabando por sucumbir em campo.Alex, jogador do Tourizense, faleceu na tarde deste domingo, no decurso do jogo com o Carapinheirense, relativo ao Nacional de Seniores.
O jovem futebolista, de 20 anos, sentiu uma forte indisposição, aos 7 minutos de jogo, acabando por sucumbir no terreno de jogo, que foi interrompido e não recomeçou.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Coimbra, em informações à agência Lusa, o jovem futebolista sofreu uma paragem cardiorrespiratória aos sete minutos da partida entre o Tourizense e o Carapinhense, disputado em Touriz, Tábua, no distrito de Coimbra.

Segundo o CDOS de Coimbra, o atacante da equipa da casa foi prontamente assistido, mas as manobras de reanimação não tiveram sucesso. No local esteve uma equipa do INEM e outra da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), além dos bombeiros e médicos dos clubes.

Carlos Alexandre Caseiro Marques, natural de Belinho, Esposende, passou pela formação de FC Porto e Rio Ave. Como sénior representou o Esposende, antes de se mudar para o Tourizense.
Jorge Alexandre lamentou a fatalidade, "a segunda na história do clube", e garantiu que nada fazia prever este cenário, uma vez que Alex Marques não tinha revelado qualquer problema. Vários colegas do jovem futebolista já reagiram à infeliz notícia assim como várias figuradas do desporto nacional como é possível conferir aqui.

Alex Marques foi internacional português Sub-15, tendo somado três internacionalizações durante o Torneio Internacional Leiria/Oeste, em 2008. Como sénior, representou o clube de onde é natural - Esposende - e o Tourizense. No palmarés do jovem futebolista consta apenas um título de nacional de juniores B conquistado em 2009/2010.

Em 2005, Mauro Gama morreu depois de um despiste de automóvel, ele que estava emprestado ao clube de Touriz pelo E. Amadora.

À família enlutada e ao clube, o Record endereça as mais sentidas condolências.

Jorge Jesus interrogado na segunda-feira por incidentes em Guimarães

Jorge Jesus interrogado na segunda-feira por incidentes em Guimarães

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, deverá ser interrogado na segunda-feira pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, como arguido no inquérito aos incidentes no final da partida com o Vitória de Guimarães.

Pela sua conduta no final do jogo, Jorge Jesus pode responder pelos eventuais crimes de resistência e desobediência à autoridade pública (punido com pena de prisão até cinco anos) e ofensa à integridade física dos agentes policiais.

O incidente em questão aconteceu no final do desafio com o Vitória de Guimarães, da 5.ª jornada da Liga, onde Jorge Jesus intrometeu-se numa ação da polícia que tentava travar adeptos benfiquistas que invadiram o relvado para celebrar a vitória do Benfica, por 1-0.

Relatório da PSP confirma agressões de Jorge Jesus

De acordo com a SIC Notícias, o relatório da PSP confirma que Jorge Jesus agrediu por duas vezes o agente da PSP, após o fim da partida frente ao Vitória de Guimarães.

O incidente aconteceu quando o Jorge Jesus tentou afastar a polícia de um adepto do Benfica, que tinha entrado em campo, após o apito final.

Federação abriu inquérito disciplinar a Jorge Jesus

O Conselho de Disciplina da federação abriu um inquérito disciplinar ao treinador do Benfica, Jorge Jesus, na sequência dos incidentes registados no final do encontro em Guimarães, no passado domingo.

O processo segue para a Comissão de Instrução e Inquéritos, que tem 15 dias para remeter o caso para o CD para depois ser deduzida, ou não a acusação. Recorde-se que Jorge Jesus arrisca uma suspensão desportiva que pode ir de três meses a três anos.

Entretanto, a Polícia de Segurança Pública já enviou o auto de notícia dos factos ocorridos após o encontro no Estádio D. Afonso Henriques para o Tribunal Judicial de Guimarães. O Ministério Público deverá determinar a organização do inquérito para juntar provas e julgar o arguido.

Suspensão desportiva a Jorge Jesus pode ir até aos três anos

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol reúne-se hoje e, tudo indica, irá analisar o episódio que envolveu Jorge Jesus no final do jogo V. Guimarães-Benfica, anteontem. 

Aquele órgão deve anunciar a abertura de um processo disciplinar ao técnico, e, em última instância, ou seja, se for provada a agressão, Jesus será suspenso entre três meses e três anos (artigo 131º do Regulamento Disciplinar), dado que em causa está um agente da autoridade - se fosse um assistente de recinto desportivo, por exemplo, a pena iria de dois meses a dois anos.

A BOLA falou com Ricardo Costa, jurista e ex-presidente da Comissão Disciplinar da Liga. «A avaliação feita pelo CD dependerá dos relatórios dos delegados da Liga e das forças policiais. Se em ambos não existir algo que indicie a agressão, ou seja, o cenário mais grave, o ato pode então ser entendido como uma infração intermédia ao regulamento disciplinar, que prevê gestos grosseiros e injúrias, cuja pena vai de oito dias a três meses. Há uma terceira hipótese, que dá apenas multa e tem a ver com a violação do dever de correção para com outros agentes», sublinhou, acrescentando que a decisão só seria tomada hoje ou esta semana pelo CD caso tivesse um enquadramento leve, ou seja, «multa ou suspensão até oito dias». Ao invés, «as sanções que implicam imputação de pena acima de um mês passam pela abertura de processo disciplinar e não podem ser objeto de um castigo sumário». 

A confirmar-se o procedimento disciplinar, o processo é enviado então para a Comissão de Instrução e Inquéritos da Liga, que formulará acusação ou arquivará o caso. «Não arrisco a decisão que será tomada porque a experiência diz-me que muitas vezes o que se vê na televisão não tem correspondência nos relatórios, cuja descrição é mais vaga. Por isso é que muitas vezes resulta num enquadramento intermédio», explicou Ricardo Costa.

Apesar de, em termos regulamentares, não estar colocada de parte a possibilidade de suspensão preventiva de Jorge Jesus (artigo 41.º, 3 do Regulamento Disciplinar), até ser conhecida a decisão do processo disciplinar, esse cenário parece pouco provável. Note-se ainda que uma eventual suspensão preventiva nunca poderia ser superior a 25 dias.

Advogado de Jesus diz que incidentes «estão a ser extrapolados»

Miguel Henrique diz que Jorge Jesus se considera «moralmente responsável» pelo que aconteceu em Guimarães, uma vez que pediu aos jogadores para se aproximarem das bancadas e agradecerem o apoio dos adeptos.

«Está a extrapolar-se o que se passou. Jorge Jesus sentiu-se moralmente responsável por ter pedido aos jogadores que se dirigissem à bancada. Sendo moralmente responsável por esse ato, percebeu que, pela falha de segurança, deixaram entrar adeptos. O que agarrou a camisola já estava a voltar para a bancada e houve ali algum excesso de zelo, que só acontece a quem lá está», disse, considerando ainda que «podia ter havido mais tranquilidade» por parte das autoridades. 

«Havia três ou quatro homens a agarrar o miúdo e a torcerem-lhe o braço, o que levou à reação de Jorge Jesus, que chegou com intenção de serenar e acalmar.»

Em relação ao processo, o advogado lembrou que Jorge Jesus terá ainda que ser notificado, que «um auto de notícia apenas serve para saber se há matéria para investigar, e só depois se saberá se há matéria ou não para acusar» e admitiu que «possa haver outros interesses, paralelos ao que aconteceu, e que outras entidades e instituições, na defesa dos seus interesses, possam estar a movimentar-se para empolar esta situação».

Associação de Treinadores defende Jorge Jesus

O presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol garante total apoio a Jorge Jesus no incidente protagonizado no final do jogo em Guimarães. José Pereira diz não querer branquear o comportamento do treinador do Benfica, mas considera que se trata de um incidente desculpável.

«Naturalmente que nos colocaremos à disposição de Jorge Jesus no que for necessário para a sua defesa, reconhecendo que, apesar não serem atitudes louváveis e recomendadas, são atitudes que porventura se desculpam, atendendo à situação com o adepto», afirmou José Pereira em declarações prestadas à Renascença.
«Não são gestos que se devam repetir, mas não podemos fazer disto um caso que lese a Pátria», vincou o dirigente.

Não houve agressões de ninguém», diz adepto que Jesus defendeu

Luís Filipe Sanches, adepto que Jorge Jesus procurou defender em Guimarães, considera que a atitude do treinador fortaleceu a união entre os adeptos e o treinador do Benfica. Explica como tudo aconteceu. 

«Estava a festejar a vitória pendurado no gradeamento, fui empurrado e caí no relvado. Decidi tentar a minha sorte e conseguir uma camisola do Benfica. Quando me apercebi, apanharam-me pelo pescoço e tinha quatro pessoas em cima de mim. Ouvi Jorge Jesus dizer “Por favor, larguem o rapaz. Deixem o rapaz regressar à bancada”, mas o polícia disse que já não podia ir. Não houve agressões de ninguém. A atitude de Jorge Jesus foi de uma pessoa que não deixa ninguém para trás, comoveu-me porque dá uma grande força à massa associativa ver a união entre o grupo e os adeptos. Foi uma grande ação de Jorge Jesus», disse em declarações àBenfica TV.

Exclusivo NGB: Ideia 7 - A Infra-estrutura que falta ao SLBenfica

Exclusivo NGB: Ideia 7 - A Infra-estrutura que falta ao SLBenfica



Quando aqui apresentámos o conceito da incubadora de ideias e novos projectos "Benfica Business Angels", no tópico Exclusivo NGB: Ideia 5. - Benfica Business Angels, referimos na altura que poderia ser implementado num edifício a implementar no espaço do actual espaço do sintético da Luz. Na altura revelámos que haveriamos de explicar o porquê de alterarmos esse espaço, sendo que ali funciona a escola de futebol GeraçãoBenfica.

O motivo chama-se: Academia de Formação do SLBenfica.

Consideramos ser esta a infra-estrutura que falta ao SLBenfica. Uma Academia de Formação do SLBenfica em Lisboa para centralizar três áreas de formação:

- Equipas de formação dos Traquinas (Sub9) aos Infantis (Sub13) actualmente dispersas em dois campos em diferentes campos de Lisboa para treinar e para jogar.
- Polo central da Escola de Futebol e Animação GeraçãoBenfica
- Criação de um segmento de futebol feminino do SLBenfica centralizado na Academia.

No Caixa Futebol Campus treinam e jogam todas as equipas a partir dos Iniciados (escalão Sub14), mas até essas idades há uma grande dispersão e desconexão do trabalho de formação.

Não sabemos se era ou não esta a ideia subjacente ao alegado interesse no complexo do Estrela da Amadora, mas se era... não faz qualquer sentido investir ou 2 ou 3M€ na aquisição do espaço e outro tanto a remodelar o espaço, quando simplesmente se pode construir uma Academia de raiz, talvez até por menos que apenas o custo da aquisição do Complexo do Estrela da Amadora.

O plano passaria por construir nos arredores de Lisboa (Loures, Odivelas, Oeiras...), uma Academia com as seguintes características:


Seria um espaço composto por dois campos de futebol 11, que se permitiriam dividir em quatro campos de futebol 7, precisamente o tipo de jogo até ao escalão Sub12, daí em diante joga-se futebol 11.

Além desses dois campos haveria ainda um terceiro campo, de dimensões de futebol 7, construido em formato de replica do Estádio da Luz, com os quatro arcos, mas totalmente coberto, destinado especialmente aos escalões mais jovens e às aulas/equipas de animação.

Além dos espaços desportivos, todos eles servidos por bancadas laterais (assinaladas como "Stand A, B e Kids) e por 6 balneários, dois para cada campo de futebol 11 e mais dois (B5) para o campo de futebol 7.
Serviços complementares/apoio em Prestação Serviços por entidades especializada/parceiros SLBenfica.

Mais do que uma simples Academia:
O projecto passaria por implementar bastante mais que apenas "campos de futebol". Além do estacionamento, seria construido um edificio de apoio, com dois pisos para suportar os serviços complementares à academia ou de suporte à actividade, a saber:

- Espaço de Estudo Acompanhado – Espaço explorado por entidade parceira do SLBenfica, especializada no apoio ao estudo e explicações e dedicado aos jovens atletas do SLBenfica (sejam da animação ou competição). O objectivo seria ajudar os jovens no Acompanhamento ao Estudo, Apoio para Testes, Realização Trabalhos de Casa, etc. do 1º ao 7º ano de escolaridade.

- Serviço de Transporte - Disponibilizar, novamente através de uma entidade parceira do SLBenfica, a disponibilização de um serviço de transporte dos jovens desde a Escola ou Residência para a Academia e, se necessário, de regresso à residência do jovem.

- Restaurante Temático - Localizado no piso superior, com vista para toda a Academia, espaço para restaurante temático que poderia passar por um restaurante do Clube, ou um restaurante “Fast Food”.

- Loja do Clube - Espaço de Merchandizing do Clube, de dimensões mais pequenas e que promova os produtos de merchandizing mais direccionados aos mais jovens.

- Loja de Parceiro desportivo (Adidas p ex.) - À semelhança do que existe no Estadio da Luz, uma loja, de menores dimensões, destinada ao parceiro desportivo do SLBenfica, para promoção e venda de equipamento desportivo, especialmente dedicado aos jovens da animação.

- Cafetaria Snack Bar - Um espaço de cafetaria, com esplanada coberta, com Office Point Wifi para os pais/encarregados de educação poderem assistir aos treinos/jogos dos seus educandos enquanto se mantêm "ligados" e com possibilidades de trabalhar.

- Secretaria da Escola de Futebol - Serviços Administrativos dedicados ao polo central da escola de futebol GeraçãoBenfica, actualmente no sintético do Estádio da Luz

- Áreas de Apoio – Rouparia, Lavandaria, Gabinetes Técnicos para treinadores e coordenação técnica do futebol de formação, Enfermaria, Sala de Convivio, Parque Estacionamento...

Potencial de Utilização:
A Academia seria, então, destinada às seguintes equipas:
- Todos os escalões de formação de competição até ao escalão de Infantis A (12 anos).
- Todas as equipas de animação e "selecções" GeraçãoBenfica
- Escalão de formação de futebol feminino (Juniores) com duas equipas A e B
- Projecto Social: Dinamização da Academia no período da manhã disponibilizando o acesso à prática desportiva a jovens desfavorecidos do concelho onde for implementada a Academia, em colaboração da Fundação com o Município e as escolas da zona.

Capacidade de Retorno Financeiro:
- Naming da Academia
- Publicidade Estática nos Campos
- Parceiros/Patrocinadores de Serviços – Estudo Apoiado, Transporte Atletas e Estacionamento
- Naming do Campo de Fut7 coberto para os mais jovens
- Parceiros de Exploração e Manutenção da Academia (Limpeza, Conservação, etc.)
- Publicidade Estática para o Exterior (Muppies, Outdoors, etc.)
- Decoração dos espaços da Academia – publicidade estática no complexo
- Eventos, Torneios e Acções de Marketing

O SLBenfica passaria a poder ter um espaço para iniciativas como "Summer Camps SLBenfica" e replicar a metodologia para, em regime de franshising, realizar estes projectos fora de Portugal no Verão (Espanha, Brasil, Angola...).

Também passaria a ser possível organizar eventos desportivos como Torneios Internacionais de futebol Infantil ou de futebol Feminino.

Outra iniciativa possível seria a realização de eventos com jogadores, trazendo-os aos treinos dos mais jovens, realizar iniciativas com a BenficaTV, Elite Training Camps para Sub14 (à semelhança do que já existe no Seixal para maiores de 14), 

Skills Challenge – “Torneios” de treinos de abordagem direccionada a determinados skills (remate, finta, controlo de bola, etc) alargado aos CFT, com as performances a resultarem numa Final Nacional no Estádio da Luz com a presença de elementos da equipa principal.

Entre muitas outras iniciativas...

Em resumo, os principais pilares deste projecto seriam:

- Projecto Inovador de maior Integração do projecto GeraçãoBenfica e do Dpt de Formação
- Infra-estrutura com serviços complementares para atletas e apoio aos encarregados de educação
- Dinamização do espaço para utilização diária extra-futebol (restaurantes, lojas, etc)
- Elemento potenciador e gerador de receitas adicionais e optimização de custos para o SLBenfica
- Instalações de elevadíssima qualidade e design ao nível da dimensão e qualidade do SLBenfica
- Replica do Estádio da Luz no “MiniEstadio” coberto para Fut7
- Centralização dos serviços de formação Sub9 a Sub13 e criação futebol feminino.

Neste sentido, retiramos a opinião que faz mais sentido realizar uma parceria com um município dos arredores de Lisboa para construir um espaço destes de raiz, que terá menos custos para o clube do que comprar um espaço já existente e com necessidades de requalificação.

Como nota final... seria a oportunidade, também, de mostrar ao FCPorto que conseguiamos fazer um projecto muito melhor do que o FCPorto fez no VitalisPark, revitalizando o antigo campo do clube ”Campo da Constituição” para estruturar o conceito de escola de futebol e formação até aos sub13. Um projecto com naming pela Unicer – VitalisPark que alberga uma escola de futebol “DragonForce” gerida pelo clube e que serve de base e ponto de contacto com o clube pelos demais projectos em regime de franshising.

Leonor Pinhão: Elejo Cardozo como o adepto do ano

Leonor Pinhão: Elejo Cardozo como o adepto do ano


Com a liberdade e a autoridade que me são conferidas nesta página, atribuo ao cidadão paraguaio Óscar Cardozo o título de adepto do ano do SLB.
Do ano civil, entenda-se. Aquele que começou a 1 de Janeiro último e que terminará no próximo dia 31 de Dezembro.

Podem-me contestar a decisão por ser extemporânea, precipitada. Ainda falta um mês e meio até que 2013 acabe e quem sabe se, até lá, não aparecerá outro adepto, ou mesmo sócio, capaz de uma proeza qualquer que a todos encante.

No entanto, duvido de que, quem quer que seja o candidato, se consiga bater com Óscar Cardozo pelo título de adepto do ano, distinção que, a meu ver, se vai ganhando durante 365 dias à porfia e não por uma noite de brilharete avulso seja em que mês for.

É evidente que a prestação do paraguaio na noite de sábado contribuiu para o peso desta nomeação. Mas só contribuiu em 50 por cento. E não foi por ter marcado três golos ao velho rival, coisa que já tinha feito, na época passada, em Alvalade. Isto, segundo os critérios da Liga com os quais não concordo porque um dos golos atribuídos a Óscar Cardozo foi, inequivocamente, um auto-golo de Rojo.

Neste último jogo com o Sporting, o que pôs fim à discussão sobre o nome do adepto do ano não foi a veia goleadora do paraguaio. Cardozo, por norma, marca muitos golos ao Sporting, daí não veio grossa novidade. No sábado só foi diferente porque não se tratou de Cardozo mas sim de meio-Cardozo, visto que se magoara seriamente no jogo anterior e a sua utilização esteve em dúvida até à hora de entrar em campo.

Provavelmente, se a Liga portuguesa fosse organizada pela ONU, Cardozo não tinha jogado. Já ouvi protestos assanhados pela sua utilização no sábado contrariando todas as disposições médicas e humanitárias em vigor.
No entanto, o meio-Cardozo magoado que se apresentou a jogo deu uma grande lição aos magoados adeptos do Benfica, aos que ainda não recuperaram a alma perdida naquelas duas semanas fatídicas do último Maio.

E sabe-se que adepto sem alma é meio-adepto. Ponham, portanto, os meios-adeptos os olhos no meio-Cardozo, também ele magoado, mas mais do que capaz de fazer o que se lhe pedia nesta última ocasião. E sem hesitações. Só por isto já merecia a distinção de adepto do ano. Mas houve mais.
Os outros 50 por cento que contribuíram para a atribuição do título de adepto do ano a Cardozo surgiram naqueles instantes depois do último descalabro da temporada, no Jamor, quando um inconformado Óscar Cardozo se dirigiu ao seu treinador em termos desabridos, pedindo-lhe explicações, apontando-lhe o dedo.

Foi feio? Foi pois. Mas quantos adeptos do Benfica não teriam feito exactamente a mesma coisa se para tal tivessem tudo oportunidade? Oh, falsos moralistas!

No melhor e no pior, em 2013, existiu uma simbiose perfeita entre o paraguaio e os adeptos do Benfica. Houve vezes em que um e os outros pareciam a mesma coisa.

Por isso, Óscar Cardozo inteiro e meio-Óscar Cardozo, elejo-te o adepto do ano.

Tenho dito.

Pedro Santos Guerreiro: UEFA atribuiu à FPF o prémio de marketing do ano

Pedro Santos Guerreiro: UEFA atribuiu à FPF o prémio de marketing do ano

A enchente garantida para esta sexta-feira no Estádio da Luz é muito mais do que um sinal de devoção coletiva pela Seleção Nacional. É o resultado de uma gestão profissional na Federação, que, quanto à lotação, neste jogo fez tudo bem.

Agora é ganhá-lo.

É um dos jogos do ano. Portugal contra Suécia. Ronaldo contra Ibrahimovic. Primeira mão de apuramento contra exclusão do Mundial de futebol. O frenesim à volta do jogo é tão grande que, já ontem, a Federação decidiu emitir mais 800 bilhetes para lugares com visibilidade reduzida: voaram num instante.

Só se pode vender o que é bom: a perspetiva de jogo e a qualidade das equipas asseguram-no. Mas depois há o resto. Há o marketing, a publicidade, os canais de distribuição, o preço, as promoções. Ora, a Federação investiu em publicidade e ativou duas parcerias de envergadura, uma com o Continente, para vender os bilhetes, outra com a Santa Casa da Misericórdia, com a qual fará o espetáculo da maior bandeira de Portugal num estádio. Haverá bandas e festança.

O resultado é um pouco mais de 60 mil pessoas no estádio, que pagaram bilhetes a partir de dez euros, sendo a maior parte deles a 20 euros. Faça as contas, é um balúrdio. Nem há uma semana, o superjogo no mesmo estádio entre o Benfica e o Sporting teve um pouco mais de 40 mil pessoas, com os bilhetes em média mais baratos.

Isto acontece em primeiro lugar porque o público de Seleção Nacional é diferente do público dos jogos de clubes. Há mais famílias. Haverá milhares. de crianças a ver no estádio este Portugal-Suécia. Mas também acontece porque, através das parceiras e promoções nos supermercados, a Federação conseguiu impulsionar a compra por impulso.

Isto não é só futebol, é economia. É gestão - a gestão profissional de Fernando Gomes, que tem cumprido as expectativas com que entrou na FPF. Não é por acaso que estas campanhas são um caso de estudo na UEFA, que atribuiu à Federação portuguesa o prémio de marketing do ano.

O estádio vai encher-se com grandes esperanças. Esperemos que se esvazie de gente radiante. 

Luís Filipe Vieira insultado por adeptos sportinguistas à saída da casa de João Malheiro

Luís Filipe Vieira insultado por adeptos sportinguistas à saída da casa de João Malheiro


Foi no último domingo. Na véspera, o Benfica havia batido o Sporting, na Luz, eliminando, num jogo carregado de emoção, o seu arquirrival da Taça. Nesse dia, minutos antes, em Loures, aonde resido, outro triunfo vermelho, frente ao Sporting, na modalidade de Futsal. Ao cabo de uma parte da tarde de convívio, em minha casa, com o Benfica como pano de fundo, quando Luís Filipe Vieira abandonou as minhas instalações, um grupo organizado de jovens adeptos leoninos, dirigiram-lhe, de forma altissonante, alguns impropérios, demonstrando uma deplorável falta de respeito desportivo, para já não falar do devido esguardo institucional.

Morador em Loures, cidade com inúmeros adeptos benfiquistas, registei o acontecimento com particular lamúria. Da mesma forma, sublinho a postura exemplar de Luís Filipe Vieira, incapaz de responder às provocações, assumindo uma postura dignificante para o líder de uma instituição com a grandeza e o caráter do Sport Lisboa e Benfica.

No dia seguinte, o acontecimento foi notícia. No mesmo dia e nos subsequentes, recebi inúmeras manifestações de solidariedade, repúdio pelos acontecimentos, inclusive de vários aficionados e até sócios de longa filiação na agremiação de Alvalade.

O sucedido vale o que vale. Mas vale, sobretudo, pela serenidade, mais classe de Luís Filipe Vieira. E vale pela selvajaria verbal de simpatizantes do Sporting, clube que tantas vezes apregoa superioridade moral, quando muitos dos seus apoiantes comentam arruaças de absoluta torpeza. 

Iniciados: Benfica vence Estoril no Seixal (3-0)

MANTÉM LIDERANÇA NA SÉRIE F

Iniciados: Benfica vence Estoril no Seixal (3-0)


A equipa de Iniciados do Benfica recebeu e venceu no Seixal a formação do Estoril por 3-0, em jogo referente à 12.ª jornada da Série F do campeonato nacional.


Os encarnados confirmaram o favortismo e dominaram de início ao fim, materializando essa superioridade com golos de Pedro Correira (23'), Nuno Santos (34') e Jordan Van Der Gaag (37'), filho do técnico do Belenenses Mitchell Van Der Gaag.


O Benfica segue na frente da Série F com 34 pontos, mais três do que o Sporting que tem, no entanto, menos um jogo disputado.

Luís Nascimento: “Conseguimos ganhar com naturalidade”

Tivemos algumas dificuldades na primeira parte mas acho que a partir do momento em que agarrámos o jogo, comandámos. Conseguimos, com naturalidade, fazer três golos e ganhar o jogo”, analisou.


Siqueira entra na luta por um lugar no onze


DISCUTE COM SÍLVIO A TITULARIDADE NA ESQUERDA FRENTE AO SP. BRAGA

Siqueira entra na luta por um lugar no onze

Guilherme Siqueira será mais um “reforço” ao dispor de Jorge Jesus, para o jogo com o Sp Braga, próxima partida do Benfica no campeonato. O lateral, de 27 anos, está praticamente restabelecido do problema muscular nos adutores contraído na partida com o Nacional da Madeira, da oitava jornada da Liga e poderá agora lutar com Sílvio por um lugar no lado esquerdo da defesa.

Paulo Bento com grupo completo no treino

SELEÇÃO VIAJA PARA ESTOCOLMO ESTA TARDE

Paulo Bento com grupo completo no treino

Paulo Bento contou este domingo com todos os jogadores no último treino da Seleção Nacional em solo português antes da partida para a Suécia, onde a equipa das quinas vai discutir a 2.ª mão do playoff de apuramento para o Mundial'2014.

O regresso do trio do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, que ontem não marcaram presença no Estádio da Luz, foi a novidade no grupo de jogadores que subiram ao relvado.

Presente no treino esteve também Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que conversou durante alguns minutos com Paulo Bento.

A comitiva portuguesa almoça no hotel antes da partida para a Suécia, agendada para as 16 horas. A chegada ao Aeroporto de Estocolmo está marcada para as 21H15 locais (menos uma hora em Portugal).

A 2.ª mão do playoff, entre Portugal e Suécia, disputa-se na terça-feira às 19H45. Na última sexta-feira, no Estádio da Luz, a equipa de Paulo Bento venceu por 1-0 no encontro da primeira 1.ª mão.

«Frio obrigará jogadores a correr»

HUMBERTO COELHO CONFIANTE PARA A 2.ª MÃO DO PLAYOFF DE ACESSO AO MUNDIAL'2014

«Frio obrigará jogadores a correr»

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, assumiu que o grupo de trabalho "está otimista" para o jogo da 2.ª mão do playoff de acesso ao Mundial, que se realizará em Solna.

"É preciso concentração e rigor. O frio obriga os jogadores a correr", começou por dizer antes do embarque dos jogadores da Seleção Nacional no Aeroporto da Portela, para a Suécia, algo que ocorreu por volta das 15H20. O antigo capitão da equipa das quinas e também selecionador nacional atestou a disponibilidade do segundo melhor marcador de sempre da seleção portuguesa para voltar a decidir agora no jogo fora de portas.

"Cristiano Ronaldo está preparado e vai fazer um bom jogo", concluiu o dirigente, confidenciando o clima de "boa disposição" que se vive no seio da Seleção.

Djuricic passa para os sub-21 da Sérvia


Djuricic passa da seleção principal para os sub-21


Chamado inicialmente para representar a principal seleção da Sérvia, tendo sido suplente utilizado no empate com a Rússia, na passada sexta-feira, Filip Djuricic transitou para os sub-21, que vão defrontar a Itália esta terça-feira em encontro da fase de apuramento para o Campeonato da Europa.

Na seleção de sub-21, Djuricic vai encontrar Lazar Markovic, que estava já integrado nos trabalhos orientados por Radovanu Curcicu.

A Sérvia está proibida de perder pontos para manter esperanças na qualificação para o Europeu de sub-21, uma vez que soma sete pontos em quatro jogos, enquanto a Itália tem mais dois. Na liderança do grupo está a Bélgica, com 13 pontos, mas com mais dois jogos disputados que italianos e sérvios.

«Fejsa está preparado» - Matic


«Fejsa está preparado» - Matic


O particular entre a Sérvia e a Rússia (1-1), anteontem, no Dubai, assinalou o regresso do médio defensivo sérvio Ljubomir Fejsa à competição, depois de uma ausência de 43 dias provocada por lesão muscular.

O compatriota Nemanja Matic expressou satisfação pelo reaparecimento do companheiro de equipa, que elogiou aos jornalistas que acompanham a seleção.

Matic entrou de início contra os russos e alinhou ao lado de Ivan Radovanovic, médio defensivo do Chievo (Itália). Ao intervalo, o selecionador Sinisa Mihajlovic deu oportunidade aos dois benfiquistas de jogarem no meio-campo durante 27 minutos, até ao momento em que Matic foi substituído por Filip Djuricic. No final do jogo, Matic foi questionado pelos jornalistas sobre se preferia jogar com Radovanic ou Fejsa. E a resposta foi diplomática, com elogios para os dois compatriotas: «São ambos grandes jogadores e vão mostrá-lo nos próximos tempos. Radovanovic está a melhorar constantemente, enquanto Fejsa esteve lesionado, mas agora está recuperado e preparado para qualquer desafio. Estou muito orgulhoso porque jogadores com tanta qualidade estão comigo na seleção.»

Mais do que campanha por Fejsa, Matic deu um sinal claro de que o Benfica e Jorge Jesus podem agora contar com o médio, indisponível desde que se lesionou a 2 de outubro, no jogo com o PSG, para a Liga dos Campeões. E as duas águias sérvias devem reaparecer juntas no meio-campo na terça-feira, no particular contra uma seleção escolhida por jornalistas, em Uzice, na Sérvia. As exibições contra a Rússia foram positivas, apesar de não terem sido brilhantes.

No Benfica, Fejsa e Matic alinharam lado a lado em cinco jogos, com P. Ferreira, Anderlecht, V. Guimarães, Belenenses e PSG.

Rafael Henmi e o Póvoa Futsal: “Encarar a partida de forma séria”

Antevisão à 11.ª ronda do Campeonato

Rafael Henmi e o Póvoa Futsal: “Encarar a partida de forma séria”

O futsalista do Sport Lisboa e Benfica, Rafael Henmi, falou com a Benfica TV sobre o estado de espírito que preenche o grupo e anteviu o jogo com o Póvoa Futsal.

“Estamos com confiança e crentes que estamos a fazer um bom trabalho. Estamos juntos há poucos meses e ainda estamos a crescer”, afirmou.

Aliás, para Rafael Henmi a Fase Regular do Campeonato tem preponderância em vários aspectos: “Queremos continuar a ganhar. Queremos ainda jogar bem, ganhar ritmo e permitir que os jogadores estejam ainda mais entrosados para chegarmos bem ao play-off.”

Para o jogo com o Póvoa Futsal, a receita é simples: “Temos de encarar a partida de forma séria. Têm dois bons jogadores, que marcam muitos golos, mas somos Benfica e vamos à Póvoa de Varzim para ganhar.”

O encontro relativo à 11.ª jornada está marcado para as 17 horas de domingo.

Garanta já o seu lugar no Estádio da Luz no Benfica - SC Braga


Garanta já o seu lugar no Estádio da Luz no Benfica - SC Braga

No próximo sábado, 23 de Novembro, o Estádio da Luz será mais uma vez o palco de mais um encontro do Campeonato Nacional. Os bilhetes para o Benfica – SC Braga já estão à venda.

Recorde-se que o desafio referente à 10.ª jornada está agendado para as 18h15.

Locais de Venda:
·         Bilheteiras do Estádio do Sport Lisboa e Benfica
·         Site oficial www.slbenfica.pt
·         Casas do Benfica com sistema de bilhética
·         Bingo Benfica

Informações:
·         Bilhete Geração Benfica – Bilhete a preço especial para crianças sócias entre 3 e os 13 anos, Sócios 5€, para qualquer bancada (excepto piso 0 sectores 10,11, 12 e 28).
·         Bilhete Mulheres – Bilhete a preço especial para mulheres sócias maiores de 14 anos, Sócias 9€, para qualquer bancada (excepto piso 0 sectores 10,11, 12 e 28 e lugares PMR).
·         Bilhete Jovens – Bilhete a preço especial para sócios entre os 14 e os 22 anos, Sócios 9€, para qualquer bancada (excepto piso 0 sectores 10,11, 12 e 28 e lugares PMR)..
·         Bilhete Seniores - Bilhete a preço especial para sócios do sexo masculino maiores de 65 anos, Sócios 9€, para qualquer bancada (excepto piso 0 sectores 10,11, 12 e 28 e lugares PMR)..
·         Bilhete Família – 25€ = 4 pessoas (1sócio adulto maior de 18 anos + 1 acompanhante adulto + 2 acompanhantes criança doa 3 aos 13 anos). Possibilidade de adquirir ainda 1 bilhete acompanhante adulto a 10€ e bilhetes acompanhante criança (3 aos 13 anos) a 5€/cd. Bilhetes exclusivo para a Bancada Coca-Cola Piso 0, sector 21, 22 e 23.
·         Bilhete Família – 35€ = 4 pessoas (1sócio adulto maior de 18 anos + 1 acompanhante adulto + 2 acompanhantes criança doa 3 aos 13 anos). Possibilidade de adquirir ainda 1 bilhete acompanhante adulto a 10€ e bilhetes acompanhante criança (3 aos 13 anos) a 5€/cd. Bilhetes exclusivo para a Bancada Meo Piso 0, sector 20.

Cardozo psicologicamente reforçado com afastamento


PARAGUAIO COM CONFIANÇA E MOTIVAÇÃO

Cardozo psicologicamente reforçado com afastamento

Oscar Cardozo é o melhor marcador do Benfica, tendo atingido o auge no encontro com o Sporting, da Taça de Portugal, jogo em que marcou três golos. O Tacuara mostra novamente a sua influência, ainda que não tenha integrado a pré-temporada do plantel comandado por Jorge Jesus.

Maxi já no Uruguai

SELEÇÃO DO DEFESA CHEGA DEPOIS DA JORDÂNIA

Maxi já no Uruguai


Maxi Pereira já se encontra no Uruguai, depois de ter ajudado a seleção uruguaia a vencer a Jordânia, no terreno desta, em partida da 1.ª mão do playoff de apuramento para o Mundial’2014.

A formação celeste chegou ontem à capital Montevideu, tendo efetuado o primeiro treino. O curioso é que a equipa comandada por Oscar Tabárez aterrou quase 30 horas depois do adversário.

Esta situação explica-se facilmente. Enquanto a formação do Médio Oriente chegou na madrugada de sexta-feira, em Portugal, após uma viagem em avião fretado pelo governo jordano, permitindo a ligação direta entre os dois países, os sul-americanos seguiram em dois grupos, via São Paulo. O grupo reuniu-se nesta cidade brasileira, de onde partiu para a última etapa da viagem.

Uruguai e Jordânia defrontam-se quarta-feira, num desafio para cumprir calendário, pois apenas uma catástrofe impedirá o Uruguai de estar presente no Brasil, em 2014. Maxi, autor do 1.º golo da vitória da 1.ª mão, é um dos pilares da seleção.

Jesus dá nova folga ao plantel

REGRESSO AO TRABALHO AMANHÃ

Jesus dá nova folga ao plantel


Têm sido dias poucos habituais no reino da águia. Após a vitória com o Sporting, no último fim de semana, Jorge Jesus concedeu quatro dias de folga a todo o plantel e hoje há novo dia de descanso. O regresso ao trabalho está agendado para amanhã às 10h30 no centro de estágio do Seixal e o técnico vai começar a preparar a receção ao Sp Braga.

O técnico não terá todo o plantel à disposição, uma vez que vários jogadores ainda estão ao serviço das respetivas seleções. Oblak joga na terça-feira pela Eslovénia, enquanto Garay também estará ao serviço da Argentina diante da Bósnia. André Almeida faz parte dos eleitos de Paulo Bento para a segunda mão do playoff frente à Suécia, tal como Maxi Pereira que será titular com a Jordânia. Markovic tem mais um jogo pelos Sub-21 da Sérvia. Já Ivan Cavaleiro e André Gomes jogam em Israel.

Trio sérvio volta mais cedo

FEJSA, MATIC E DJURICIC

Trio sérvio volta mais cedo


Grande parte dos internacionais só se deve apresentar na próxima quarta-feira – a exceção é Maxi, que chegará mais tarde – mas há três que amanhã já estarão às ordens de Jorge Jesus no centro de estágio do Seixal para iniciar a semana de trabalho que termina com a receção ao Sp Braga.

Fejsa, Matic e Djuricic foram utilizados no particular da seleção sérvia com a Rússia, realizado anteontem no Dubai, mas já não têm mais qualquer jogo, pelo que podem regressar ao trabalho nos encarnados. Só Markovic, que está ao serviço dos Sub-21, é que ainda tem mais um compromisso na qualificação para o Europeu’2015. Lembre-se que os três jogadores da equipa principal foram utilizados no jogo particular, sendo que apenas Matic foi titular. Fejsa entrou no início da segunda parte e aproveitou para ganhar ritmo, enquanto Djuricic alinhou no últimos quarto de hora.

Atlético Mineiro nega Rodrigo

Atlético Mineiro nega Rodrigo

O diretor para o futebol do Atlético Mineiro, Eduardo Maluf, negou em declarações a Record que o clube esteja interessado no jogador do Benfica, Rodrigo. “Não estamos a negociar com nenhum jogador e essa notícia é pura especulação. E nesta altura apenas estamos concentrados no Mundial de Clubes que se disputa no próximo mês de dezembro. Só depois iremos pensar no futuro”, vincou o dirigente ao nosso jornal.

A TV Bandeirantes noticiou no última sexta-feira que o Galo estaria interessado no dianteiro e que já existiam mesmo negociações em curso. O mesmo órgão de informação disse ainda que o anúncio da transferência poderia mesmo estar para breve. Tudo foi negado prontamente por Eduardo Maluf ao nosso jornal. Lembre-se que Rodrigo não tem tido uma época fácil no Benfica. Foi utilizado em oito jogos, completando um total de 346 minutos. No entanto apenas conseguiu marcar um golo, na partida com o Marítimo na primeira jornada do campeonato.

Siqueira gera preocupação

Siqueira gera preocupação

A situação clínica de Guilherme Siqueira gera preocupação na Luz. O brasileiro emprestado pelo Granada está com pubalgia e a recuperação plena vai exigir mais algumas semanas de repouso competitivo, além do ataque aos motivos que podem ter conduzido a um quadro clínico desta natureza. 

Ao que A BOLA apurou, o lateral-esquerdo de 27 anos chegou à Luz já com algumas limitações, as quais poderão explicar o facto de Siqueira praticamente não ter jogado na pré-época ao serviço do Granada -participou apenas num particular frente ao Watford. 

Uma tese, no entanto, refutada pelo chefe do departamento médico do clube andaluz, Antonio Fernandez. «Siqueira não teve problemas. Não foi essa a razão de ele não ter jogado na pré-temporada. Qual o motivo? Opção do clube», disse aquele responsável clínico a A BOLA, lembrando a folha limpa do jogador nas três épocas em que representou o atual 8.º classificado da Liga espanhola. 

Fernandez revelou, inclusive, alguma «surpresa». «Não acompanho o campeonato português. Eu até pensava que Siqueira era o atual titular do Benfica e que jogava sempre», acrescentou, rematando a questão: «É algo que tem de ser perguntado aos médicos do Benfica, não aos do Granada.»