sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Os convocados do Benfica, quase todos da equipa B


Jorge Jesus divulga a lista de convocados para Cinfães

Os convocados do Benfica, quase todos da equipa B

Uma lista de convocados recheada de jogadores da equipa B para defrontar este sábado o Cinfães na Taça de Portugal.
A equipa B domina a lista de convocados do Benfica que este sábado defronta o Cinfães na Taça de Portugal. Do lote de 19 escolhas de Jorge Jesus é fácil concluir que 11 jogadores são da segunda equipa dos encarnados.

Guarda-Redes: Oblak e Bruno Varela.

Defesas: Mitrovic, Steven Vitória, Jardel, João Cancelo, Bruno Cortez e Sílvio.

Médios: Lindelof, Rúben Amorim, Rúben Pinto, Bernardo Silva, Djuricic, Ivan Cavaleiro, Ola John, João Teixeira e Hélder Costa;

Avançados: Lolo e Harramiz.

Futsal - Grande susto "Encarnados estiveram a perder por 2 golos logo de início com último classificado

FUTSAL - ENCARNADOS COMEÇARAM A PERDER POR 2 GOLOS

Benfica sofre para vencer o Vila Verde (5-3)

O Benfica teve dificuldades em levar de vencido o Vila Verde, laterna vermelha da fase regular do nacional de futsal. A equipa de Sintra, esteve mesmo na frente do resultado, ao antecipar-se aos encarnados no marcador por duas bolas a zero, à passagem do minuto oito. Ao intervalo, o jogo chegaria empatado a três depois de uma recuperação dos comandados de João Freitas Pintos a partir dos 14 minutos.

Na segunda parte, Joel Queirós e Pablo del Moral confirmariam a vitória das águias por 5-3, colocando a equipa da casa na liderança isolada da classificação, com mais três pontos que o Sporting. Os leões cumprem o jogo da 7.ª jornada do campeonato frente ao Sp. Braga, no sábado a partir das 16 horas.

O Vila Verde segue na última posição só com derrotas.

Euforia na chegada de comboio do Benfica a Cinfães

Euforia na chegada de comboio do Benfica a Cinfães

O Benfica foi recebido em clima de festa, após viagem, desta sexta-feira, de comboio, para o norte, onde no sábado defronta o Cinfães, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Dezenas de adeptos aguardavam na estação de Aregos (Baião) a chegada da comitiva encarnada e festejaram a saída dos responsáveis, equipa técnica e dos jovens atletas.

O treinador do Benfica, Jorge Jesus apostou numa convocatória maioritariamente formada por jogadores da equipa B.

Paulo Gonçalves: «Antero ameaçou-me»

ASSESSOR NO TRIBUNAL CRIMINAL DO PORTO

Paulo Gonçalves: «Antero ameaçou-me»

Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, confirmou ontem, no Tribunal Criminal do Porto, na qualidade de testemunha de defesa de Luís Filipe Vieira, no âmbito do processo por difamação movido por Antero Henrique, diretor-geral da SAD do FC Porto, ao presidente do Benfica, que foi ameaçado pelo dirigente portista. O episódio em questão remonta à parte final de uma assembleia geral (AG) da Liga, realizada em maio de 2008, após provocações mútuas entre os representantes dos dois clubes por causa do regulamento de arbitragem.

“O Antero Henrique ameaçou-me no final da assembleia”, garantiu Paulo Gonçalves ao tribunal, explicando o sucedido: “Estiquei o braço para o cumprimentar, mas ele puxou-me o pulso e sussurrou-me ao ouvido que se voltasse a falar no Calor da Noite esperava por mim e dava-me um estalo.” Também arrolado como testemunha de defesa, o diretor de comunicação João Gabriel disse que “Luís Filipe Vieira é uma pessoa espontânea e transmitiu na entrevista à RTP o seu estado de alma”. A 3.ª sessão do julgamento realiza-se dia 25 de outubro e contará com o testemunho de Luís Filipe Vieira.

Oscar Cardozo: «Tratam-me melhor aqui do que no Paraguai»

TACUARA GARANTE QUE NÃO RENUNCIARÁ À SELEÇÃO

Oscar Cardozo: «Tratam-me melhor aqui do que no Paraguai»

A discussão de sempre continua no futebol paraguaio. Oscar Cardozo voltou aos golos e às boas exibições no Benfica, mas na seleção guarani voltou a não confirmar os créditos. De tal forma que o dianteiro encarnado, de 30 anos, admite sentir-se mais acarinhado na Luz do que no seu país.

"Jogo sempre da mesma maneira, não sei o que me falta para fazer golos, não sei o que estou a fazer mal. Às vezes custa-me a forma como as pessoas me tratam, mas já se falou muito sobre isso", lamentou o avançado, em declarações à rádio Cardinal.

"Tratam-me melhor no Benfica do que na seleção. No Paraguai, os adeptos apoiam-me nas ruas, mas no estádio, assim que toco mal numa bola criticam-me. Aqui [na Europa] erramos três passes seguidos e mesmo assim somos apoiados, na seleção não é dessa forma", explica.

Mesmo com um tratamento que não lhe agrada, Tacuara deixa uma garantia: "Se me convocarem vou, se não fico em casa com a família."

Afonso de Melo: Pinto da Costa não mete medo a ninguém

Afonso de Melo: Pinto da Costa não mete medo a ninguém

1. Há as encomendas - de entrevistas, de faixas de Campeão, de árbitros amigalhaços para fazerem os fretes do costume, e há as comendas das ditas encomendas. O presidente da Major República de Gondomar aplicou ao presidente do Porto uma comenda de bem comer ou uma bebenda de bem beber, para o caso pouco importa. Foi bonito. Primeiro porque os personagens se merecem amplamente um ao outro; depois porque foi na comarca de Gondomar que o presidente do Porto se tornou no «Campeão Nacional dos arguidos do Futebol português». O único título, ao que sei, que recusa generosamente e pelo qual, também generosamente, resolveu chamar-me a tribunal.

2. E é através dos tribunais, geralmente situados a Oeste de Pecos, que me vou apercebendo da refinadíssima sensibilidade do presidente do Porto. Aborrecido, amachucado, angustiado (segundo testemunhas suas) por uma frase vaga de um artigo meu, que referia haver gente que continua a meter medo nas redacções dos jornais, seguro de que era o alvo único de tão arrasadora pilhéria, avançou de novo para o colo dos juízos à procura de conforto. Acho que ainda vou ter de afirmar na barra que, na verdade, ele não mete é medo a ninguém.

3. Fico a saber - sim, porque não faço tenções de lá pôr os pés - que o museu do Porto, que já foi inaugurado mas estranhamente ainda não abriu, tem um carro pendurado num dos tectos. A imagem trouxe-me à lembrança uma velha viagem de finalistas a Torremolinos. Havia uma discoteca, chamada Piper's, que tinha uma moto pendurada sobre a pista de dança. Para a canalha com pouco mais de 16 anos era um sucesso. Depois crescemos e a ideia que fica é que é simplesmente parolo. Muito parolo! 

- Afonso de Melo, jornal 'O Benfica', 18 de Outubro de 2013

António Varela ataca Paulo Fonseca: Perdeu vontade própria e tem falta de fair play

António Varela ataca Paulo Fonseca: Perdeu vontade própria e tem falta de fair play

Ninguém percebeu exatamente qual o nível de detalhe que Paulo Fonseca exige para poder observar a cuspidela de Josué em Luís Dias do Arouca, mas tornou-se óbvio que, depois das declarações feitas ontem, nem o microscópio mais potente lhe permitiria alcançar a precisão do jato salivar. Simplesmente, o treinador do FC Porto recusa ver aquilo que os órgãos disciplinares entenderam punir com um jogo de castigo e 383 euros de multa.

A penalização de Josué foi curta, mas o alcance das palavras de Paulo Fonseca é longo. Na verdade, há fenómenos que jamais mudarão, tal o nível de aculturação dos profissionais contratados pelo FC Porto, por muito encartados que sejam. Perdem vontade própria, deixam até de ver aquilo que não lhes convém: faltas inexistentes a punir o V. Guimarães; comportamentos reprováveis dos seus jogadores. Mas não deixam de ampliar o que lhes fere a alma: penáltis inventados no Estoril; golos em fora-de-jogo do Atlético Madrid. A isto chama-se falta de fair play, desrespeito pelo adversário e pelo público.

Nesta errância não entrou Leonardo Jardim, ao declarar cruamente que os treinadores dos três grandes não devem queixar-se das arbitragens, por serem normalmente os mais beneficiados. E não poupou nas palavras: "Seria uma hipocrisia". Tal franqueza valeu-lhe elogios de norte a sul; mas também algumas censuras internas no Sporting mais radical, que não tolera um treinador anjinho na chefia do futebol e clama por justiça no prejuízo, assobiando para o lado no benefício.

Depois do trajeto brilhante no P. Ferreira, pontuado por uma liderança certeira, sem espaventos, e pela competência que o FC Porto entendeu não deixar escapar, Paulo Fonseca deixou-se apagar por uma máquina uniformizadora que castra a iniciativa dos seus, e transformou-se na última grande deceção do futebol português, tal e qual um "paineleiro" das televisões, capaz de ver apenas consoante a cor dos óculos que leva postos. Mais do mesmo.

Jorge Jesus afirmou ontem ter consciência da sua atuação no relvado de Guimarães, pedindo para que os órgãos disciplinares não o transformem em caso exemplar. Já vai tarde. O treinador do Benfica nunca deve perder o sentido da responsabilidade que é liderar a equipa de futebol do clube onde os adeptos são muitos milhões. Mal ou bem, Jesus já sentirá o efeito de sopro de um sistema que busca incessantemente a regeneração. Castigado Josué num "timing" decente, dificilmente haverá contemplações para um treinador-judoca em defesa de adeptos invasores do relvado. 

-António Varela, jornal Record, 18 de Outubro de 2013

Hoje é dia de aniversário de Ivan Cavaleiro


Hoje é dia de aniversário de Ivan Cavaleiro

Hoje é dia de aniversário de Ivan Cavaleiro que já é uma das grandes revelações da equipa B do Benfica e também da selecção de sub 21 de Portugal.

Esperemos que seja também um grande jogador para a equipa principal do Benfica e não se torne noutro Miguel Rosa que não mereceu por parte da equipa técnica do Benfica nenhuma oportunidade na época passada e que acabou sendo transferido para o Belenenses já no início desta época.
Recorde-se que tal como Miguel Rosa (por diversas vezes considerado o melhor jogador da 2º Liga a época passada), Ivan Cavaleiro foi também considerado o melhor jogador da 2ª Liga nos meses de Setembro e Outubro. 
Que melhor prenda poderia ter o nosso Ivan Cavaleiro que ser integrado na equipa principal que vai disputar o jogo da Taça de Portugal em Cinfães. Pode ser que o Jorge Jesus assim o entenda e ele faça parte do onze inicial para a partida da Taça.
É um jogador de raça e força com uma paixão enorme pelo nosso clube e que nós costumamos de apelidar de jogador à Benfica.

Qual será o onze escalado por Jorge Jesus amanhã contra o Cinfães para a Taça?





SERÁ ESTE O ONZE A ALINHAR AMANHÃ CONTRA O CINFÃES???


Pois é, isto de estar a fazer uma equipa com o Jorge Jesus como treinador é quase como acertar no Euromilhões. Senão vejamos, existem dezenas de possibilidades para fazer o onze que vai entrar em campo amanhã. A começar pela baliza que será entregue a Paulo Lopes ou então a Oblack e ainda existe a possibilidade do Mika sendo certo que Artur não jogará. Nas laterais além do Sílvio e do Cortez que em princípio devem jogar, também Maxi é alternativa pois não tem jogado muito ultimamente e Siqueira e André Almeida nem devem ser convocados. No meio da defesa temos o Steven Vitória o Jardel, Mitrovic, além de Luisão e Garay que devem ser poupados. Como "Trinco" ou se quisermos o nº6 muito provavelmente jogará o Ruben Amorin ou mesmo Fejsa que regressou de lesão, sendo certo que Matic vai ser poupado. Como médio centro ou então nº8 o jogador que vai jogar à frente do Trinco, também temos várias alternativas, álem de Enzo Perez que não deve jogar, temos o Djuric, Carlos Martins que nem se houve falar o André Gomes que está lesionado e portanto talvez Djuricic seja o escolhido. Nas alas à frente do lado esquerdo temos Markovic que está lesionado o Olá John, o Urreta,  e Ivan Cavaleiro sendo que Gaitan não deve jogar, assim talvez o Olá John seja o escalado ou o I. Cavaleiro. Como extremo direito, Salvio e Sulejmani estão lesionados e Enzo não deve jogar, resta  Olá John que também faz o lugar e também Urreta e Yanick que também anda desaparecido pela equipa B mas, que nem aí tem jogado e tudo isto depende também, do sistema em que Jorge Jesus montar a equipa. Na frente, Cardozo não deve jogar, mas Lima já é uma incógnita, depois temos Rodrigo e Funes Morri. Por tudo isto e mais ainda é realmente uma incógnita o onze que jorge Jesus vai escalar para amanhã. Penso contudo que não deve andar muito longe deste que aqui deixo.

Para onde caminhas tu meu querido Benfica

Para onde caminhas tu meu querido Benfica

Durante anos, anos a fio, fui acreditando que o Benfica tinha um rumo, que a falta de títulos era o preço a pagar pelas dificuldades que se viviam e pelo futuro que se estava a construir...

Durante anos aqui defendi Luís Filipe Vieira e os seus mandatos, rejubilei com bandeiras reconquistadas, como a credibilidade, as infra estruturas criadas, os meios por vezes penosos que eram necessários para alcançar os fins, para levar o barco a bom porto...

Durante anos aceitei as derrotas desportivas como parte do processo, como fruto da incapacidade de financeiramente competirmos com um clube que desportivamente e financeiramente era mais pujante que o nosso...

Até que... Até que... Até que há cinco anos atrás o Benfica finalmente assumiu de caras uma política que visava o sucesso desportivo, sustentada, não por meros caprichos e desejos e palavras de circunstância mas, com atos, com investimento no futebol, com a aquisição de ativos desportivos de inegável valor que se iniciaram no primeiro ano de Quique Flores, e que sustentavam a nossa renovada ambição...

Agora é que era... Foi aquilo que quis acreditar... Agora acabavam-se as desculpas... Tínhamos de novo o Benfica pujante, o Benfica financeiramente reestruturado, o Benfica sem medo, preparado para voar bem alto, a lutar palmo a palmo pelas grandes vitórias e pela glória perdida...

O primeiro ano de Quique Flores foi o ano zero do novo Benfica... E no ano seguinte Jorge Jesus levou o Benfica ao Olimpo, um campeonato nacional, estádios cheios e bom futebol, e pela primeira vez em muitos anos, vários jogadores do nosso clube a serem disputados pelos grandes colossos europeus a 25 e 30 milhões por cabeça, e o Benfica capaz de discutir com o FCPorto também no campeonato dos euros... 

E esse é para mim o momento chave da história do clube dos últimos anos, o momento que poderia ter marcado a viragem que nunca aconteceu, o momento de um clube recuperado desportivamente, com a força dos estádios cheios e de 6 milhões de adeptos ressuscitados e a ter o céu como limite, o momento de um clube financeiramente pujante com dinheiro a entrar em catadupa... porque esse era o momento... o momento em que a única coisa que o Benfica precisava era de uma política desportiva capaz que garantisse o futuro para que a vitória de um campeonato não passasse de um acontecimento esporádico...

Infelizmente, o homem que Luís Filipe Vieira encontrou para gerir a renovada ambição, os novos milhões e a política desportiva do clube foi ele próprio... e o acumular de erros próprios de alguém que percebe tanto de futebol como eu do negócio de pneus, foi (tem sido) de bradar aos céus! 

Pinto da Costa pode ser um mafioso, o clube que lidera pode ter (e tem seguramente) mãos cheias de taças nas vitrinas que lhe foram garantidas bem antes das competições se iniciarem e que seriam sempre suas independentemente dos seus méritos e do futebol praticado...

...podemos até andar aqui a perder tempo, a discutir entre o treinador A ou o treinador B, entre o Lima ou o Rodrigo, quando, na verdade, disputamos competições viciadas com um clube que ganha sempre, quer jogue bem quer jogue mal, com um clube protegido pelos Deuses, com um clube que não sofre abaixamentos de forma, com um clube que não sofre pressão porque os 3 pontos aparecem sempre na conta, com um clube para quem as bolas nunca batem nos postes, para quem não há noites de azar nem noites em que a bola não quer entrar por mais vezes que se remate à baliza, com um clube que não sofre golos em fora de jogo nem fruto de grandes penalidades mal assinaladas, com um clube que, enfim, não perde um jogo internamente há quase 3 anos, acho que isso diz tudo... 

...mas, entre Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira haverá sempre uma diferença enorme, enormíssima: é que em matéria de conhecimentos de futebol, o “core-business” do negócio dos clubes que lideram, Pinto da Costa dá 10-0 ao líder do nosso clube... e isso TAMBÉM tem feito toda a diferença. 

O Porto vende bem e compra bem... Quando precisa de um defesa esquerdo, acerta à primeira e não precisa de dez tiros no escuro; quando vende Hulk tem James para pegar de estaca; quando vende James chega Quintero; quando vende Falcão e percebe que Kleber não dá conta do recado, rapidamente contrata Jackson e resolve o problema; quando o setor mais fraco é a defesa não investe em avançados...

Já nós... Enfim... Lembrar-me da venda de Javi Garcia e Witsel o ano passado a dois dias do fim do mercado continua a dar-me náuseas...

Quantos defesas esquerdos foi preciso contratar desde a saída de Fábio Coentrão, para que se acerte finalmente num?

Como é possível que um líder ao fim de 12 anos de clube não tenha percebido que o ciclo de Jorge Jesus tinha chegado ao fim? Como não percebeu ele que a partir daquela final do Jamor, JJ seria sempre mais problema que solução? Que a imprensa não lhe daria tréguas?! Caramba, eu que sempre aqui defendi Jorge Jesus (e continuarei a defender a sua competência), percebi (e aqui escrevi) isso, e o presidente não percebe?!

Como é possível tratar o assunto Cardozo com a leviandade com que foi tratado? Como é possível que se deixe que um treinador ande a estruturar um plantel para jogar sem Cardozo, e de repente tenha de repensar toda a estratégia, e tenha de “queimar” Markovic, Rodrigo e Djuricic, porque a permanência do paraguaio tudo alterou, e por consequência até a importância e a motivação de alguns membros do atual plantel? 

Como é possível alguém que assumidamente não percebe nada de futebol vá à televisão garantir que Oblak é a alternativa a Artur e que Pizzi fará parte do plantel do próximo ano, plantel esse em que o que não faltam são extremos?

Como é possível que a um plantel cheguem três (!!) defesas centrais numa só época para não sair nenhum? Que motivação? Que papel para toda aquela gente?

Como é possível que os grandes reforços do clube venham para o setor que já era o mais forte da equipa? Que para o setor mais forte cheguem os reforços dos milhões e para o mais fraco os reforços dos tostões?

Como é possível este despesismo, tanto dinheiro mal gasto, esta figura de novos ricos, dinheiro à farta e 80 ordenados pagos a tempo e horas, que juntos fazem um plantel fraco, sem ideias, coesão nem com grande vontade de estar ali?

Como é possível matar assim Cortez (apesar do enorme erro de casting), e deixá-lo fora da Liga dos Campeões? Porque se constroem planteis de forma a deixar-se chegar a essa situação?! Morto um mês depois de ter chegado, que mais se pode esperar dele?

Como é possível que se fale (e se permita falar) em finais de Liga dos Campeões, numa equipa que joga mal, e com tamanhas fissuras em termos de motivação, confiança e auto estima?

E como é possível, que numa altura em que a pressão no treinador é enorme, se venha falar em melhor plantel dos últimos 30 anos?! Será este o regresso do slogan da “equipa maravilha” dos Zahovics, Drulovics e Argéis?!

WHAT MISTER LUÍS FILIPE VIEIRA?!

Para mim esta frase é o fim das minhas ilusões, e em 3 ou 4 pontos resumirei o que penso sobre este assunto:

1º Mesmo que fosse verdade, LFV nunca o deveria ter dito numa fase de tamanha fragilidade do treinador... Mostrou a matéria de que é feito.

2º Melhor plantel dos últimos 30 anos?! Pergunto eu: Quim ou Artur? Este Maxi ou o Maxi de há 4 anos? Siqueira ou Coentrão? Este Luisão ou o Luisão 4 anos mais novo? Garay ou David Luís? Matic ou Javi? Enzo ou Witsel? Sálvio ou Ramirez? Gaitan ou Di Maria? Saviola ou Lima? Cardozo ou... Cardozo? E este é o plantel mais forte dos últimos 30 anos?! Porquê? Porque temos 6 ou 7 extremos, 3 ou 4 deles completamente desmotivados? Mas passámos a jogar com 15 jogadores em vez de 11?! O melhor plantel é um amontoado de jogadores, contratados sem qualquer rigor nem critério?!

3º O que LFV fez foi ir à televisão lavar a cara e as mãos e os pés de qualquer responsabilidade... Foi em suma anunciar nas entrelinhas a época trágica que ele próprio adivinha... Em primeiro lugar assume que não é ele que marca os golos e que nunca poderá ser responsabilizado pelos insucessos da equipa; depois responsabiliza Jorge Jesus com a mentira do melhor plantel dos últimos 30 anos; e por último, e depois de anos sem nunca falar de Rui Costa, aparece finalmente para o responsabilizar pelos reforços que chegam... Qual é então o papel de Luís Filipe Vieira no meio disto tudo?! O de presidente que gosta de assumir a pasta de futebol mas que só serve, em suma, para entrar com a guita! Brilhante! É este o presidente que temos!

E ainda a gente se admira do amadorismo que se vai vendo!... E dos estádios vazios... As vitórias poucas... E da completa falta de entusiasmo e fé nos olhos dos adeptos... Numa altura da vida do clube que podia (e devia) ser de pujança, conquistas e estádios cheios à moda antiga.


Para onde caminhas tu meu querido Benfica

.PUBLICADA POR: REDMOON geracaobenfica

Irmãos atravessam-se no caminho das águias

GOMES PROMETE DICAS A PAULO MACHADO

Irmãos atravessam-se no caminho das águias

Antes de Paulo Machado visitar a Luz, na próxima semana, ao serviço do Olympiacos, o Benfica ainda terá de enfrentar outro membro da sua família. Jorge Machado, futebolisticamente reconhecido por Gomes e irmão mais velho do internacional português, veste a camisola do Cinfães. A coincidência suscitou várias brincadeiras nas conversas que mantêm diariamente. No duelo de amanhã, Gomes espera fazer a vida negra às águias, para que cheguem cansadas ao encontro da Liga dos Campeões. Por essa altura, já Paulo Machado terá recebido o diagnóstico pormenorizado que o cinfanense promete fazer à formação de Jorge Jesus.

“Somos mais do que irmãos. Somos superamigos”, começou por explicar Gomes, à reportagem de Record, mostrando-se disposto a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o ajudar a triunfar. “Em jeito de brincadeira, disse-lhe que vamos tentar levar o Benfica a prolongamento e ganhar a eliminatória nos penáltis. Assim, os jogadores vão chegar mais cansados ao jogo da Liga dos Campeões e será mais fácil para o Olympiacos”, revelou o médio do Cinfães.

Gomes, de 33 anos, não vai poder fazer companhia ao resto da família, em Lisboa, no apoio a Paulo Machado. “Tenho treino nesse dia e, se inventasse uma doença, dava logo nas vistas. Ainda era despedido”, gracejou. Mas a distância não invalida que, após defrontar o Benfica, troque “conselhos e algumas dicas” com o irmão. “Depois vou fazer-lhe o relatório direitinho”, prometeu, sorridente.

"Jogo com Cinfães é ideal para Sílvio regressar"

"Jogo com Cinfães é ideal para Sílvio regressar"

O defesa do Benfica pode regressar à competição depois de ter sido operado ao joelho. Na opinião de Carlos Brito que treinou o lateral no Rio Ave, o encontro da Taça de Portugal é ideal para o seu regresso aos relvados.

Com a titularidade à vista no Benfica, Sílvio está de regresso à equipa, após operação a um joelho a que foi submetido em Agosto. O defesa vai somar os primeiros minutos em jogos oficiais pela equipa de Jorge Jesus no jogo da Taça de Portugal, com o Cinfães.

Na opinião de Carlos Brito, treinador que lançou o lateral na I Liga, "é o encontro ideal" para o regresso à competição, porque "é um jogo onde a responsabilidade está presente, mas onde o grau de exigência pode não ser tão elevado".

Numa perspectiva mais alargada sobre a importância de Sílvio para o Benfica, o treinador acredita que o internacional português "tem condições para ser alternativa válida a Maxi Pereira". Carlos Brito pensa, inclusivamente, que jogando com regularidade no Benfica, o lateral "poderá ser uma das escolhas de Paulo Bento", caso Portugal consiga o apuramento para o Mundial 2014.

Sílvio, de 26 anos, está no Benfica, por empréstimo do Atlético de Madrid.

Cuidado máximas nas alas

OLA JOHN E IVAN CAVALEIRO PODEM SER APOSTAS

Cuidado máximas nas alas

Todo o cuidado é pouco. Este é o sentimento de Jorge Jesus relativamente à composição das alas no embate de amanhã com o Cinfães, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Em vésperas do duelo com o Olympiacos, referente à terceira ronda da Liga dos Campeões, o treinador do Benfica sente-se tentado a conceder a titularidade nos flancos a Ola John e Ivan Cavaleiro, preservando as principais armas para a noite de quarta-feira.

Seis já atuaram nas linhas esta época

A DANÇA DAS ALAS NA EQUIPA DA LUZ

Seis já atuaram nas linhas esta época

O plantel de Jorge Jesus é especialmente fértil em soluções do meio-campo para a frente. Otreinador vem rodando a composição dos flancos nos 9 jogos já disputados, tendo aí utilizado seis futebolistas.

Salvio, Gaitán, Markovic, Enzo, Ola John e Sulejmani são os jogadores que alinharam nas alas neste arranque de temporada. Um início de época um pouco atribulado, devido às lesões, situação que obrigou o treinador a “recuperar” Enzo para o flanco direito.

O argentino foi contratado como extremo-direito, mas acabou por se fixar no miolo, a partir da venda de Witsel. A lesão de Salvio recolocou-o na ala.

Siqueira resguardado como valor seguro

OPÇÃO DE COMPRA PROTEGE ESQUERDINO DO MERCADO

Siqueira resguardado como valor seguro

O Benfica não podia estar mais tranquilo quanto à natural inflação do passe de Guilherme Siqueira. O diretor-desportivo do Granada, Juan Carlos Cordero, considerou ontem à imprensa espanhola que se “Siqueira mostrar no Benfica o mesmo nível que habituou os adeptos do Granada, o valor económico do jogador vai triplicar”, algo que não preocupa os dirigentes encarnados. Isto porque aquando do acordo de empréstimo com os andaluzes, ficou definido que as águias ficariam com opção de compra no final do ano no valor de 7 milhões de euros. Por isso, mesmo que o esquerdino faça exibições deslumbrantes com a camisola do Benfica, o preço do jogador não sofrerá qualquer alteração.

Para já ainda nenhuma decisão está tomada quanto à compra definitiva, até porque ainda estamos numa fase muito prematura da época, mas é certo que os responsáveis encarnados estão muito satisfeitos com o comportamento do camisola 16, quer nos jogos quer nas sessões de trabalho realizadas no Seixal. A compra é, por isso, cenário a ponderar como o nosso jornal adiantou, mas tudo ficará entregue a Luís Filipe Vieira, a quem pertence a última palavra no negócio.

Lembre-se que Siqueira foi resgatado no último dia de mercado, conseguindo as águias vencer a forte concorrência do Real Madrid. Alias, o processo de saída do jogador não foi fácil e foi relembrado por Juan Carlos Cordero na entrevista ao diário “Ideal”.

“O Granada posicionou-se no mercado como um clube férreo, com as ideias claras, que não aceita a primeira oferta que chega. A oferta apresentada pelo Liverpool não passou dos 4 milhões de euros, um montante que está abaixo do real valor do futebolistas. Antes do fecho do mercado ninguém ofereceu aquilo que ele valia, talvez porque se tratava do Granada. Mesmo no final, tal como prevíamos apareceram duas ofertas importantes: o Real e o Benfica”, resumiu.

NÚMEROS

3 clubes, segundo o presidente do Granada, demonstraram interesse em Siqueira, sendo que oBenfica ganhou a corrida a Real Madrid e Liverpool;

5 partidas oficiais nosencarnados, esta temporada. Contra Paços de Ferreira, Anderlecht, V. Guimarães, Paris Saint-Germain e Estoril, o lateral-esquerdo foi sempre titular;

7 milhões de euros é o valor que os responsáveis do emblema encarnado têm de desembolsar caso queiram exercer a opção de compra pelo brasileiro.

Tottenham insiste em Gaitán

Tottenham insiste em Gaitán

O Tottenham, treinado pelo português André Villas Boas, parece novamente interessado em Nicolás Gaitán, médio-ofensivo argentino do Benfica.

Informações que circularam ontem em Inglaterra e publicadas por alguns media daquele país sugerem que o emblema londrino poderá estar disposto a insistir no número 20 dos encarnados, que já no verão passado viu o seu nome inúmeras vezes associado ao Tottenham. 

A possibilidade de Gaitán, 25 anos, deixar a Luz para representar uma equipa em Inglaterra é antiga, mas continua bem viva, mesmo que o interesse do Manchester United tenha esmorecido com a saída de Alex Ferguson. Em janeiro, o Tottenham pode passar à ação.

Artur sai da baliza 40 jogos depois

Artur sai da baliza 40 jogos depois

O guarda-redes titular do Benfica, Artur Moraes, não será utilizado amanhã, em Cinfães, na partida respeitante à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, que marcará o arranque das águias na competição.

A única certeza deixada por Jorge Jesus, sobre a baliza encarnada, na conferência de Imprensa de lançamento do encontro, esteve, aliás, relacionada com a saída do brasileiro do onze titular, porque o resto ficou em segredo. 

«A menos que aconteça alguma coisa, seguramente que o Artur não vai começar o jogo. Paulo Lopes ou Oblak? Um dos dois», disse, sorrindo, o técnico, que não gosta de mexer na baliza dos encarnados, como mostram os registos da época passada.

Por conseguinte, Artur Moraes fez os últimos 31 encontros oficiais da temporada, respeitantes a Campeonato, Liga Europa, Taça de Portugal e até Taça da Liga, que numa primeira fase parecia destinada a Paulo Lopes.

Artur Moraes soma aos 31 jogos da temporada passada mais nove partidas oficiais desta época, tantas quantas o Benfica já realizou (sete de campeonato e duas de Liga dos Campeões), totalizando quatro dezenas de compromissos consecutivos na baliza da equipa da Luz.

Capas dos jornais desportivos de sexta-feira 18/10/2013


Capas dos jornais desportivos de sexta-feira 18/10/2013