terça-feira, 24 de junho de 2014

Ramires: «Onde quer que vá recebo carinho dos benfiquistas»

Ramires: «Onde quer que vá recebo carinho dos benfiquistas»

Exclusivo Maisfutebol: médio do Chelsea elogia escola de treinadores em Portugal e lamenta pobre desempenho no Mundial 2014

Foi apenas uma temporada, mas foi marcante. Da mesma forma que o Benfica ainda hoje recorda Ramires, o brasileiro também não esquece o clube da Luz. Numa altura em que se comenta muita a ténue ligação dos jogadores aos clubes que representam, o Maisfutebol questionou Ramires, agora no Chelsea, sobre a forma como vive, atualmente, o Benfica.
«Continuo a torcer sempre pelo Benfica. Acompanho sempre», começou por dizer.
Depois, alongou-se um pouco mais e explicou os motivos desta ligação: «É difícil desvincular-me do Benfica. Deu-me uma oportunidade enorme de jogar na Europa. Fui muito bem recebido. Vá onde vá, encontro benfiquistas e ainda sou muito acarinhado. Tenho um carinho muito especial pelo Benfica.»
Já lá vão quatro anos desde a saída de Ramires da Luz, rumo ao Chelsea. A verdade é que apesar de estar longe de Portugal, manteve-se sempre em contacto com o país até no seu clube.
Agora treinado por José Mourinho, o brasileiro também estava na equipa de André Villas-Boas, aquando da passagem do atual técnico do Zenit por Stamford Bridge. Se somarmos Jorge Jesus, já são três treinadores portugueses em cinco anos na Europa.
Ramires acha que só tem a ganhar. «Tenho aprendido muito. É uma escola muito boa. São grandes treinadores, grandes pessoas e fico sempre muito feliz com a oportunidade de trabalhar com eles», garante.
Pedimos uma comparação, mas Ramires mostrou-se incapaz: «São diferentes. Nenhum treinador é parecido. São muitas coisas diferentes. Fico feliz de ter trabalhado com eles. Dou-me muito bem com eles, todos.»
«Comentei que o clima poderia prejudicar os Europeus»
Espanha e Inglaterra já estão fora. Portugal está quase. Itália e Alemanha precisam vencer na última ronda para se apurarem. E já nem vamos ao ponto de abordar Croácia ou Bósnia. A verdade é que o Mundial do Brasil está a ser duro para as seleções europeias. Ou, pelo menos, para a maioria.
Questionámos Ramires sobre se encontra uma explicação para este dado curioso. O médio brasileiro garante que não fica surpreendido.
«Antes de começar, comentei que o clima poderia dificultar um pouco para as seleções europeias. O clima aqui é muito diferente. Para quem joga em Manaus ou Fortaleza é muito quente. Jogo em Inglaterra, joguei em Portugal e lá nunca jogámos numa temperatura como estas que apanhámos aqui. Isso pode ter dificultado um pouco», explica.
Sobre o caso específico da seleção portuguesa, Ramires lamenta o desfecho anunciado. «É uma grande equipa e esperava que Portugal passasse a primeira fase. Torci para Portugal, até, porque tenho lá amigos com quem joguei, mas é difícil», diz.
Depois, deixa um aviso para memória futura: «Um Mundial é muito difícil. Às vezes um adversário que pensamos que vai ser fraco acaba por não ser. Há exemplos já nesta Copa. É importante estar sempre concentrado em relação aos adversários.»
«Chile? Não escolhemos adversários»
Ramires foi suplente utilizado na goleada do Brasil aos Camarões, por 4-1, depois de ter sido titular frente ao México, na ausência de Hulk, lesionado. Segue-se o Chile e o médio do Chelsea projeta «mais um jogo difícil».
«O Chile é uma excelente equipa que está a fazer um bom Mundial. Agora no mata-mata não pode haver vacilos. Temos de nos concentrar e preparar bem para o Chile», anteviu.
Questionado se foi uma surpresa ter de enfrentar o Chile e não Espanha ou Holanda, Ramires garantiu que não. E deixou um sublinhado: «Nós não escolhemos adversários. Queríamos era a qualificação, independentemente de quem fosse o rival.»

Por fim: o Brasil é favorito? «Todos os adversários querem ganhar ao Brasil. Claro que, a jogar em casa, o favoritismo será sempre do Brasil, contra qualquer adversário. Estamos tranquilos quanto a isso», concluiu.

UEFA confirma águias no quinto lugar do ranking europeu de clubes

UEFA confirma águias no quinto lugar do ranking europeu de clubes

A UEFA confirmou, esta terça-feira, a subida do Benfica ao quinto lugar do ranking de clubes, ultrapassando o Manchester United no somatório das cinco últimas épocas.

À frente do Benfica estão agora apenas Chelsea (4.º), Bayern Munique (3.º), Barcelona (2.º) e Real Madrid (novo líder, após a conquista da Liga dos Campeões).

O FC Porto encontra-se no 10.º lugar, enquanto o Sporting é o 33.º classificado. SC Braga (40.º), Marítimo (99.º), V. Guimarães (105.º), Nacional (106.º), Paços de Ferreira (116.º), Académica (117.º) e Estoril (123.º) são os restantes clubes portugueses presentes no ranking.

Fariña preparado para ganhar um lugar

Fariña preparado para ganhar um lugar

Contratado no último Verão ao Racing Club, o médio Luís Fariña acabou por ficar pouco tempo no Benfica, rumando quase de imediato aos Emirados Árabes Unidos, onde esteve emprestado ao Baniyas, numa "boa experiência", sobretudo "do ponto de vista financeiro", tal como confirmou o próprio jogador ao jornal "A Bola".

Ainda assim, superada esta etapa no clube árabe, onde marcou nove golos em 30 jogos, o médio de 23 anos está preparadíssimo para se afirmar na Luz, nomeadamente no lugar que tem pertencido a Enzo Pérez. "Sei que o Enzo vai sair do Benfica, mas estou tranquilo a aguardar pelo que possa acontecer. Não sei o que o futuro me reserva mas a minha vontade é voltar ao Benfica. É um clube muito grande e que ganhou muitos troféus na última temporada. Oxalá possa ter uma oportunidade, pois quero mostrar que tenho lugar, que tenho valor para jogar num clube grande europeu", sublinhou.

Prefere jogar a médio-ofensivo
Reconhecendo que pode fazer várias posições no meio-campo ofensivo e que está preparado para jogar onde Jorge Jesus quiser, Luis Fariña não deixou de confessar que tem preferência por actuar a médio-ofensivo. "Jogo onde o treinador quiser e a equipa precisar, até porque tudo depende do sistema táctico, mas é como médio-ofensivo que me sinto mais cómodo, até porque foi aí que sempre joguei", reconheceu.

Aliás, o médio argentino recordou inclusivamente que essa foi também uma das preocupações de Jorge Jesus quando chegou ao Benfica, perguntando-lhe onde se sentia melhor a jogar e pedindo-lhe disponibilidade para o ajudar em posições do terreno onde estivesse menos à vontade. "Desde que fui emprestado nunca mais falei com ele, mas nos treinos que fiz no clube falou muito comigo, perguntando-me em que posições me sentia mais cómodo e se lhe podia dar uma mão em lugares aos quais não estou tão habituado", explicou.

Por fim, Luis Fariña falou ainda da passagem de Pablo Aimar pelo Benfica, esperando, ele próprio, também deixar uma marca relevante nos adeptos encarnados. "Uiii jogador terrível! E ainda por cima sempre jogou na minha posiçao. Desde pequeno que o vejo jogar e recordo-me perfeitamente de quando jogava no River Plate. Fazia sempre algo de surpreendente. Só pelo facto de saber que ele passou pelo Benfica, que foi um ídolo, tenho ainda mais vontade de me afirmar no clube e espero que o meu futebol também possa agradar aos adeptos", finalizou, ao jornal "A Bola".

Aposta na prospecção rendeu quase 200 milhões

Aposta na prospecção rendeu quase 200 milhões

Ainda recentemente, na viagem a Angola, Jorge Jesus lembrou a importância da prospecção, como algo que deve estar intimamente ligado à formação, tendo o treinador encarnado inclusivamente assumido que, nesse aspecto, oBenfica "é o clube que melhor trabalha em Portugal".

Independentemente da validade da afirmação do técnico das águias, é inegável que os encarnados têm obtido excelentes resultados com muitos dos jogadores que têm recrutado pelo planeta, não apenas ao nível desportivo, mas, também, financeiramente, uma vez que o jornal "Record" lembra que o Benfica já encaixou 193,5 milhões de euros só em transferências de jogadores entretanto recrutados pela prospecção.

Este gabinete, aliás, tal como recorda o mesmo jornal desportivo, foi totalmente reformulado em 2007, quando Luís Filipe Vieira chamou algumas caras novas como Francisco Oliveira (trabalha essencialmente no mercado do Brasil e México), Jorge Gomes (Argentina) e José Boto (Europa), que entraram logo nesse ano, e Mauro Mouralinho(Portugal e emprestados), que entraria depois, em 2012, num departamento que é actualmente liderado por Rui Costa.

Enzo vai fazer a fasquia superar os 200 milhões
Alguns jogadores entretanto identificados e recrutados pelo gabinete de prospecção do Benfica valeram encaixes verdadeiramente milionários como Witsel (40 milhões de euros), Di María (31 milhões), David Luiz (26 milhões + passe de Matic), Rodrigo (30 milhões) ou Matic (25 milhões), o que obviamente justifica algumas outras apostas que acabaram por não ter o retorno desportivo e financeiro esperado.

Aliás, a fasquia dos 200 milhões de euros estará prestes a ser superada, uma vez que Enzo Pérez, que foi indicado por Jorge Gomes, deverá ser oficializado brevemente como novo reforço do Valência, numa operação que se diz que irá ascender aos 25 milhões de euros e elevará o encaixe global para 218,5 milhões de euros. É obra.

Águias preparam sucessão de Oblak

Águias preparam sucessão de Oblak

É certo que Luís Filipe Vieira já assumiu que apenas deixará Jan Oblak abandonar o Benfica a troco da sua cláusula de rescisão, ou seja, 20 milhões de euros, contudo, com Real Madrid, Atlético de Madrid e Valência  a apertarem o cerco pelo internacional esloveno, começa a ser um cenário bastante provável que um deles cometa mesmo essa "loucura" e tire o jovem de 21 anos da Luz.

Consciente desse cenário, a SAD do Benfica, segundo adianta hoje o jornal "A Bola", já começa a referenciar alternativas para a sua baliza, sendo uma delas Gerónimo Rulli, guarda-redes argentino de 22 anos que actua noEstudiantes, mas cujo passe foi recentemente vendido a um fundo de investimento (três milhões de euros por 80% do passe) que o poderá colocar agora no futebol europeu.

Júlio César, Ochoa e Navas também na lista
Outras possibilidades mais experientes, de acordo com o jornal desportivo, passam pelo internacional brasileiroJúlio César, de 34 anos, que esteve cedido pelo QPR aos canadianos do Toronto FC, na segunda metade de 2013/14, e que já tinha sido apontado como possível reforço do Benfica no último Verão; assim como Guillermo Ochoa, internacional mexicano de 28 anos que está livre, mas tem o problema de estar a brilhar no Mundial 2014 e a merecer a atenção de clubes como o Liverpool, Arsenal, Milan e PSG.

Por fim, de referenciar ainda outros dois guarda-redes, ambos de 27 anos, e a evoluírem na Liga Espanhola, mais concretamente Keylor Navas, internacional costa-riquenho que actua no Levante e tem brilhado no Mundial 2014; assim como o espanhol Kiko Casilla, que actua no Espanyol. Muitas e boas opções para a águia, isto para o caso desta ter mesmo de arranjar um sucessor para Oblak.

Encarnados agendam jogo de preparação com o FC Sion

Encarnados agendam jogo de preparação com o FC Sion

O Benfica vai participar na Valais Cup, organizada pelo FC Sion, da Suíça.

Além do Benfica e Sion, participa ainda no torneio o Shakhtar Donestk, da Ucrânia.

Nesta que é a segunda edição do torneio, o Benfica tem previsto um jogo com FC Sion, no próximo dia 12 de julho, às 19 horas locais, em Tourbillon, anunciou o clube suíço na sua página na Internet.

Pai de Victor Andrade confirma interesse do Benfica

Pai de Victor Andrade confirma interesse do Benfica
Victor Andrade pode regressar ao Benfica
O polivalente atacante brasileiro do SantosVictor Andrade, que passou pelas camadas jovens do Benfica  em 2008/09, está a ser alvo de novo interesse dos encarnados, num cenário que foi confirmado ao jornal "Lancenet" pelo próprio pai do jovem de 18 anos"O Benfica tem uma história interessante, o lastro do Victor é muito forte lá, ele jogou lá com 11 anos. A escolha dele foi de jogar no Santos na época, mas eles quis vir pelos ídolos dele. Esse lastro que ele tem é antigo. Respondi à sua pergunta, é uma opção", atirou Nélson Andrade.
Uma proposta que Victor Andrade já terá nas mãos, por outro lado, é a dos ucranianos do Shakhtar Donetsk, mas Nélson Andrade não olha para a Ucrânia como uma possibilidade válida e explica porquê. "Se fosse por dinheiro, iria para a para o Shakhtar da Ucrânia, colocava 8 milhões de euros no bolso, mas não dá, é frio e o país está em guerra", sublinhou.

Indecisão provou gastrite nervosa
Algo que terá lançado ainda mais dúvidas quanto ao futuro do avançado brasileiro passou pelo facto de Victor Andrade não ter viajado recentemente com o Santos para São José de Campos, mas se o treinador do "Peixe" justificou esse facto com uma opção técnica, a verdade é que o problema do atleta passará por uma gastrite nervosa, devido à indecisão na sua carreira. "É gastrite por ansiedade, o médico falou que é nervosa. O que é natural porque ele tem 18 anos, só treina, a vida não se define, depende de decisões, causou mesmo um certo nervosismo. Os médicos disseram que é gastrite nervosa, tem de deixar ele em repouso já que ele perdeu quase quatro quilos. Foram quase 15 dias a tomar remédios", finalizou, ao "Lancenet".

De salientar que Victor Andrade pode jogar em qualquer das posições do ataque e poderá chegar a custo zero ao Benfica, uma vez que tem contrato com o Santos apenas até 30 de Setembro de 2014.

Derley perto de ser reforço

Derley mais próximo da Luz

Benfica e Marítimo estarão a aproximar posições relativamente à possivel transferência de Derley para a Luz, sendo que o jornal "A Bola" adianta hoje que o entendimento entre águias e insulares poderá estar para muito breve, permitindo que o ponta de lança de 26 anos mude de ares.

Afinal, essa aproximação, que terá sido potenciada pelas boas relações entre os dois clubes, assim como pela persistência de Jorge Jesus em assegurar este reforço, surgiu depois do Marítimo ter baixado as suas exigências iniciais, que estariam cifradas nos quatro milhões de euros.

Outros jogadores podem entrar na operação
De acordo com o mesmo jornal desportivo, existirá agora uma plataforma de entendimento por valores mais reduzidos e que deverá passar também pela inclusão de alguns jogadores do Benfica no negócio, nomeadamente alguns excendentários que não contarão para Jorge Jesus.

Certo, de qualquer maneira, é que os encarnados estarão muito próximos de recrutar aquele que foi o segundo melhor marcador do Campeonato Nacional em 2013/14, com 16 golos, um futebolista muito apreciado por Jorge Jesus, que cedo colocou o nome em cima da mesa da SAD do Benfica como um desejo para a nova campanha.

Estudiantes salda dívida de Jara na próxima semana

Estudiantes salda dívida de Jara na próxima semana
ARGENTINO DEVEM 220 MIL EUROS PELO EMPRÉSTIMO
O Estudiantes vai pagar ao Benfica mais 220 mil euros pelo empréstimo de Franco Jara na próxima semana e, desta forma, saldará em definitivo a dívida que mantinha. Aliás, o pagamento desta verba sempre foi considerado prioritário pelo presidente do clube de La Plata, Enrique Lombardi.

A direção do clube sul-americano também vai tentar aproveitar a oportunidade para tentar negociar com as águias a compra de 20% do internacional argentino. O treinador do Estudiantes, Maurício Pellegrino, já admitiu que gostava de contar com o avançado de 25 anos, mas Jorge Jesus também conta com o atacante na pré-temporada.

Entretanto, para garantir que se vai apresentar em Lisboa nas melhores condições físicas, Franco Jara pediu autorização ao Estudiantes para poder treinar-se integrado no plantel. O futebolista aguarda agora uma resposta que deverá surgir em breve. O acordo de cedência, recorde-se, terminou em maio.

SAD não desiste de Rodrigo

SAD não desiste de Rodrigo
VENDA AO FUNDO DE LIM NÃO SIGNIFICA SAÍDA DO 19
Em janeiro, a SAD do Benfica vendeu a totalidade do passe de Rodrigo, por 30 milhões de euros, ao fundo Meriton Holdings Limited, detido por Peter Lim, multimilionário de Singapura que adquiriu, recentemente, oValencia. Ora, esse facto não significa que o avançado hispano-brasileiro, de 23 anos, é uma carta fora do baralho para a nova época, já que, ao que o nosso jornal apurou, os responsáveis do clube da Luz querem garantir a continuidade do camisola 19 em 2014/15.

A acontecer, será uma dor de cabeça para Derley, já que o espaço será reduzido na luta pela titularidade. Refira-se que, no que diz respeito aos avançados, não está colocada de parte a saída de Cardozo.

Águia atenta a Luís Felipe

Águias não esqueceram Luís Felipe

O lateral-direito brasileiro Luís Felipe, de 23 anos, já foi várias vezes apontado como potencial reforço do Benfica, mas, por uma razão ou outra, acabou por nunca viajar até ao Estádio da Luz, algo que, segundo o jornal "A Bola", poderá acontecer agora, seja este Verão ou daqui a seis meses no mercado de Inverno.

Afinal, de acordo com o mesmo jornal desportivo, já existem contactos com vista à contratação de um jogador cujas qualidades agradam bastante a Jorge Jesus, que o verá como o concorrente ideal para Maxi Pereira no lado direito da defesa das águias, isto depois do lado esquerdo estar fechado com as contratações de Djavan (ex-Académica) eLoris Benito (ex-FC Zurique).

Pode chegar apenas em Janeiro
Este cenário de contratação de Luís Felipe, na verdade, poderá acontecer de duas maneiras diferentes: No imediato, por um baixo valor, uma vez que o brasileiro só tem mais seis meses de contrato com o Palmeiras; ou em Janeiro, quando expirar o seu vínculo com os paulistas, sendo que "A Bola" admite que esta última hipótese parece ser a mais provável.

Ainda assim, mesmo que o brasileiro só chegue à Luz em Janeiro, isso não será problemático para Jorge Jesus, uma vez que, para além de Maxi Pereira, o Benfica ainda conta com André Almeida (que tanto joga à direita como à esquerda da defesa) e ainda procura assegurar a continuidade de Sílvio  (outro lateral polivalente), isto sem esquecer o jovem João Cancelo, que se vem destacando na equipa secundária das águias.

Situação complicada no Palmeiras

Lembre-se que Luís Felipe encontra-se em litígio com o Palmeiras desde 2013, ano em que se assumiu como uma das figuras do emblema paulista na segunda divisão brasileira e recusou-se a renovar o contrato, defendendo inclusivamente que este terminava em Abril último. Foi, aliás, nesta fase, que o Benfica foi pela primeira vez apontado como possível destino do atleta.

Tal como lembra "A Bola", o jovem lateral-direito só não abandonou o "verdão" nessa altura porque o Palmeiras convenceu a Federação Paulista de Futebol que esse contrato tinha um erro de redacção, conseguindo então registar um novo vínculo até Dezembro de 2014. Ainda assim, pelo que se está a verificar, apenas terá adiado o inevitável.

Valencia ainda tenta negócio único para levar Enzo e Oblak

Valencia ainda tenta negócio único para levar Enzo e Oblak
EMISSÁRIO DO EMBLEMA ESPANHOL PODE VIR A LISBOA
O Valencia não desiste de Oblak e ainda vai tentar uma operação conjunta, que envolva o guarda-redes esloveno e Enzo Pérez, baixando um pouco o valor da transferência e subindo os objetivos a pagar ao Benfica. O clube espanhol tem prevista a viagem de um emissário a Lisboa nos próximos dias para tentar negociar com os responsáveis da águia, embora a situação de Enzo Pérez esteja praticamente desbloqueada.

Benfica e emblema che têm estado em conversações pelo médio encarnado e ficou praticamente acertado que a transferência se daria na ordem dos 25 milhões de euros.De qualquer forma, o Benfica ainda quer assegurar objetivos no novo contrato do internacional argentino, que está ligado às águias até 2018 e tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões.

Enzo Pérez negou anteontem que esteja perto do Valencia, preferindo mostrar-se concentrado na seleção da Argentina e no Campeonato do Mundo. Esta postura do camisola 35 benfiquista tem a ver com o facto de ainda não ter assinado contrato com o clube agora detido por Peter Lim, apesar de já ter acordo.

Sem negociação possível. Se no caso de Enzo,Luís Filipe Viera aceita valores ligeiramente abaixo da cláusula, já no que diz respeito a Oblak o presidente das águias tem estado irredutível: o titular da baliza encarnada não sai.

A exceção prende-se com um clube que aceite pagar a cláusula e é aqui que o Valencia ganha vantagem a outros clubes, como oAt. Madrid e o Real Madrid.

O clube que será treinado por NunoEspírito Santo vai tentar negociar o valor da cláusula do internacional esloveno, mas, tal como Record já noticiou, está disposto a chegar aos 20 milhões de euros por um guarda-redes a quem muitos apontam um largo futuro.

Esta mensagem já chegou à Luz, tornando o Valencia no clube que mais próximo está de Oblak. Agora, resta saber quais os argumentos que o clube che vai apresentar junto do emblema benfiquista e qual a resposta a dar por Luís Filipe Vieira.

Capas dos Jornais - Junho 24 / 2014