sexta-feira, 25 de abril de 2014

Diogo Carreira: “Queremos resolver a eliminatória já no sábado”

Quartos-de-final da LPB

Diogo Carreira: “Queremos resolver a eliminatória já no sábado”

Os Bicampeões Nacionais estão firmes no caminho da revalidação do título nacional. Depois das duas vitórias, nos dois primeiros desafios dos quartos-de-final da Liga Portuguesa de Basquetebol, sábado, a equipa orientada por Carlos Lisboa entra em campo para disputar a terceira partida desta fase, tendo pela frente a formação de Barcelos. Em declarações à Benfica TV, Diogo Carreira revela ambição e muita vontade de resolver já amanhã a eliminatória.

“Temos vencido, mas nesta fase conta só uma vitória, independentemente de termos ganho com uma vantagem boa. Fora são sempre jogos mais difíceis. Apesar de estar a perder por 2-0, o Bacelos é uma equipa que luta sempre e que não quer ir já de férias, portanto, vai tentar ao máximo adiar esse último jogo. Nós, pelo contrário, vamos tentar fechar já amanhã a eliminatória. Queremos ter tempo para descansar e preparar os próximos jogos. A ideia é chegar lá amanhã e vencer, corrigindo alguns aspectos mas continuando a fazer o que temos feito, porque nos últimos jogos revelámos a nossa prioridade e é esse o objectivo”, começou por analisar o base benfiquista.

A fechar, e mais uma vez realçando a forte importância que o apoio da massa associativa do Clube tem tido nesta caminhada vitoriosa, Diogo Carreira lança um repto aos benfiquistas.

“Os adeptos no Norte gostam muito quando o Benfica lá vai jogar e vão sempre apoiar-nos. Sabem que agora é a altura das decisões e dos jogos importantes e que com o apoio deles é certamente mais fácil. Por isso espero que compareçam, para nos fazerem sentir como se estivessemos a jogar na Luz”, concluiu o base português.

O Barcelos – SL Benfica está agendado para as 17h30, no Pavilhão da Escola Secundária de Barcelinhos.

Ricardo Perini: “Sábado, todos juntos rumo ao título nacional”

Final do Campeonato

Ricardo Perini: “Sábado, todos juntos rumo ao título nacional”

A equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica dá início, já este sábado, pelas 15 horas, à discussão do play-off da Final do Campeonato Nacional, diante da Fonte do Bastardo. Todos à Luz!

Ricardo Perini chegou esta temporada à equipa orientada por José Jardim mas tem já uma relação muito próxima com o Clube da Luz, identificando-se com os seus valores e Mística.

O atleta esteve na tarde de quinta-feira no Facebook Oficial do Clube, onde respondeu às perguntas dos fãs e deixou um repto muito especial a todos os benfiquistas para o decisivo desafio de amanhã.

“Benfiquistas, sábado temos um jogo muito difícil com o Fonte do Bastardo para a decisão do Campeonato Nacional. A caminhada até aqui só foi possível com o vosso espectacular apoio nas bancadas, enchendo os pavilhões onde nós jogamos. Amanhã esse apoio será fundamental para entrarmos da melhor maneira possível na discussão desta Final, ganharmos e ficarmos mais próximos do grande objectivo da temporada, a conquista do Campeonato Nacional. Sábado temos encontro marcado no Pavilhão n.º 2 da Luz, espero encontrar-vos lá. Todos juntos rumo ao título nacional”, afirmou Ricardo Perini.

Com um repto destes… não vai ficar em casa pois não? Todos à Luz!

O SL Benfica – Fonte do Bastardo joga-se às 15 horas de sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz. 

Se não puder marcar presença no Pavilhão, acompanhe este desafio, em directo, na Benfica TV.

Garay é o central mais goleador dos últimos 23 anos

Garay é o central mais goleador dos últimos 23 anos

Ezequiel Garay foi um dos mais importantes jogadores do Benfica na vitória de ontem, diante da Juventus (2-1), que colocou as águias mais próximas da final da Liga Europa, isto tanto pelo excelente desempenho defensivo, como, obviamente, pelo tento que apontou, o oitavo da temporada com a camisola encarnada.

Esse registo, aliás, tal como lembra o jornal "Record", transforma o internacional argentino no defesa-central mais goleador do Benfica nos últimos 23 anos, uma vez que é preciso recuar a 1990/91 para encontrar um atleta que tivesse feito melhor, mais concretamente Ricardo Gomes, que apontou nove golos nessa temporada.

Humberto Coelho a três golos
Ainda assim, se Ricardo Gomes está à distância de apenas um golo, mais distante de Garay está o defesa-central que detém o recorde de mais golos numa temporada com a camisola do Benfica, mais concretamente Humberto Coelho, que marcou 11 golos em 1979/80.

Igualada, por outro lado, está o recorde de golos de uma dupla de centrais no Benfica e que era pertença de Ricardo Gomes (9 golos) e William (4), que haviam marcado 13 golos em 1990/91. Afinal, Garay (8) e Luisão (5) já somaram o mesmo pecúlio, tendo ainda alguns jogos para a ultrapassagem.

Ranking UEFA: Benfica pode colocar Portugal no quarto lugar

Ranking UEFA: Benfica pode colocar Portugal no quarto lugar

No arranque da época 2014/15

O Benfica pode colocar Portugal no quarto lugar do Ranking UEFA no arranque da época 2014/15.
Nesta altura, Portugal ocupa a quarta posição, com 51.799 pontos, na projeção do Ranking UEFA para 2015. A Itália aparece logo a seguir, com 51.344.
A distância é curta e poderá ser invertida em caso de sucesso da Juventus. 
Até ao final da Liga Europa, cada país pode somar ainda cinco pontos (a dividir por seis clubes). Dois por cada vitória, mais um de bónus pelo acesso à final. Ou seja, se o Benfica se apurar para o último jogo, Portugal garante desde logo o quarto lugar. Se a Juventus disputar a partida decisiva, a Itália começará 2014/15 à frente. Mesmo que não vença o troféu.
Entre o quarto e o quinto lugares não existem diferenças. As duas posições garantem duas equipas diretas na fase de grupos da Champions, mais uma no play-off. E mais três na Liga Europa.
Esta posição de partida poderá ser depois alterada, de acordo com o desempenho de cada país na temporada 2014/15.
A França, que estará no sexto lugar em 2014/15, tem apenas 41.500 pontos. A vantagem é já substancial.

A época 2013/14

Nesta altura, Portugal é o sexto país com mais pontos em 2013/14. À frente de Portugal, com 9.416, estão Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e Rússia. Esta posição já não vai alterar-se, mesmo que o Benfica ganhe a Liga Europa.
A equipa de Jorge Jesus é a sexta mais pontuada no ranking atual, atrás de Barcelona, Real Madrid, Bayern Munique, Chelsea e Manchester United, que em apenas mais 2.6 pontos e ainda poderá ser ultrapassado pelo clube português.
Em 2014/15, o Benfica arrancará como quinta equipa do Ranking UEFA. À sua frente estarão apenas Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique e Chelsea.
O Benfica tem beneficiado do facto de o Ranking UEFA não distinguir entre os pontos que são conseguidos na Liga dos Campeões e na Liga Europa. 

Morreu Tito Vilanova

Morreu Tito Vilanova
ESPANHOL PERDEU A BATALHA CONTRA O CANCRO
Morreu esta sexta-feira Tito Vilanova, o ex-treinador do Barcelona que estava internado devido à luta contra um cancro.

Aos 45 anos, o espanhol não resistiu ao tumor na glândula parótida, contra o qual lutava há mais de dois anos. Vilanova tinha sido internado e operado de urgência, devido a complicações gástricas, e permanecia em estado grave.

Siqueira destaca atitude da equipa

Siqueira destaca atitude da equipa

Guilherme Siqueira destacou a atitude demonstrada por toda a equipa na partida com a Juventus, mostrando empenho em lutar pela qualificação para a final da Liga Europa.
De referir que Siqueira fez um jogo enorme não deixando Pogba meter pé em ramo verde e muitas as vezes foi mesmo Pogba quem tinha que andar atrás de Siqueira. Muito bom jogo deste lateral brasileiro e era bom que o Benfica comprasse em definitivo o passe deste excelente jogador.

«Grande atitude hoje [ontem]... Parabéns guerreiros.. E a luta continua!!», escreveu o lateral esquerdo brasileiro na rede social Instagram.

Águias já preparam clássico da Taça da Liga

Águias já preparam clássico da Taça da Liga

Poucas horas após a vitória sobre a Juventus, por 2-1, o plantel do Benfica voltou a reunir-se esta manhã no Seixal, dando início à preparação do jogo de domingo, diante do FC Porto, no Estádio do Dragão, para as meias-finais da Taça da Liga.

O treino foi inevitavelmente de recuperação para os titulares da partida com a Juventus, havendo dúvidas em torno de Fejsa e Gaitán, que falharam o encontro com os italianos devido a problemas físicos.

O plantel voltará a treinar na manhã deste sábado, pelas 10 horas, novamente à porta fechada, no Caixa Futebol Campus, no Seixal.

São Paulo supera proposta do Palmeiras por Kardec

São Paulo supera proposta do Palmeiras por Kardec

O São Paulo é o mais recente pretendente à contratação de Alan Kardec.

Segundo adianta o Lancenet, o clube «tricolor» está disposto a bater os quatro milhões de euros que estarão apalavrados entre o Benfica e o Palmeiras, para a transferência em definitivo do avançado para o alviverde.

Escreve a mesma fonte que a contratação de Kardec foi um pedido expresso do treinador do São Paulo, Muricy Ramalho.

O Palmeiras tem direito de opção sobre o avançado até 31 de maio.

O Corinthians também estará na corrida pelo jogador.

Hélder Cristóvão: “Jorge Jesus tem desenvolvido trabalho fantástico”

Acerca da conquista do 33.º Campeonato

Hélder Cristóvão: “Jorge Jesus tem desenvolvido trabalho fantástico”

Na conferência de Imprensa de antevisão ao desafio de sábado, o SL Benfica-Farense, relativo à 40.ª jornada da II Liga, Hélder Cristóvão fez questão de tecer alguns comentários relativamente à conquista do 33.º título de Campeão Nacional da equipa principal. Jorge Jesus foi alvo de vários elogios, numa conquista que é sentida como um todo.

“Nós sentimos o Benfica como um todo, por isso, a conquista do Campeonato por parte da equipa principal deixa-nos muito satisfeitos e felizes. O mister, Jorge Jesus, tem desenvolvido um trabalho fantástico, tem conseguido potenciar muitos jogadores e com isso colocar o plantel entre os cinco melhores do Mundo. O mérito é todo do treinador e ele ocupa igualmente esse top cinco de melhores treinadores”, começou por analisar Hélder Cristóvão.

Relativamente à temporada actual, o técnico da equipa B destaca ainda a oportunidade de seguir bem de perto o trabalho de Jorge Jesus e como essa experiência tem sido enriquecedora para todas as partes.

“Aprendi muito com Jorge Jesus durante este ano e ele partilhou comigo experiências que, não só foram fundamentais para mim, como também para os meus jogadores porque tentei passar-lhes essa aprendizagem. É isso que faz de nós um todo. A vitória deles foi uma vitória nossa também”, concluiu o treinador.

Antevisão à 40.ª jornada

Hélder Cristóvão e o Farense: “À espera de um jogo complicado”

No próximo sábado, amanhã, a equipa B do Sport Lisboa e Benfica recebe a formação do Farense, numa partida agendada para as 16 horas, no Caixa Futebol Campus. Na antecâmara da partida com os algarvios, em declarações à Benfica TV, o técnico, Hélder Cristóvão, espera dificuldades, no entanto conta com uma boa réplica dos seus pupilos face a um ciclo com alguns altos e baixos.

“Estamos à espera de um jogo complicado. O Farense é uma equipa que tem estado bem nos últimos jogos e que, neste momento, não tem grandes responsabilidades, uma vez que já tem a permanência assegurada. Estamos conscientes de que eles não têm nada a perder, mas sim tudo a ganhar, por isso mesmo alertei os meus jogadores para essa situação”, começou por afirmar o técnico benfiquista.

Face aos últimos resultados menos positivos da equipa, Hélder Cristóvão espera que já amanhã, em casa, os seus pupilos consigam dar uma resposta consonante com o real valor da equipa.

“Queremos muito ganhar este jogo, em casa, perante o nosso público, por tudo aquilo que não foi feito nos últimos dois jogos. Nos lugares cimeiros da tabela os pontos que separam as equipas são muito próximos e esse é o nosso foco: permanecer no topo da classificação continuando o projecto de Formação de jogadores. Como já disse, o nosso objectivo passa por terminar nos três primeiros lugares e, para o conseguirmos, os três pontos que estão em jogo são fundamentais, principalmente quando sabemos que para a semana temos um desafio muito difícil frente ao Sporting B que é um oponente directo na luta pelos mesmos objectivos que nós”, analisou o treinador “encarnado”.

A fechar a conferência de Imprensa, Hélder Cristóvão perspectiva o que se segue, alertando para o facto de a equipa depender somente de si própria para alcançar as metas propostas.

“Depois de um ciclo menos conseguido temos de levantar a cabeça e olhar para a frente com a confiança de que dependemos apenas de nós. Se nos apresentarmos dentro de campo como nos vínhamos a apresentar antes das duas últimas derrotas ficamos mais próximos da vitória. Sabemos que temos de colocar velocidade no jogo, dar-lhe profundidade e largura e mostrar um bom compromisso colectivo”, concluiu.

O SL Benfica - Farense está agendado para as 16 horas, no Caixa Futebol Campus.

Iniciados: SL Benfica – FC Porto, 2-1: Vitória no clássico solidifica liderança

Fase de Apuramento do Campeão

SL Benfica – FC Porto, 2-1: Vitória no clássico solidifica liderança

A equipa de Iniciados do Sport Lisboa e Benfica recebeu nesta manhã de sexta-feira, no Caixa Futebol Campus, a formação do FC Porto. Numa partida com um só sentido, a baliza azul e branca, o Glorioso venceu, por 2-1, e cimentou a posição de líder isolado da classificação geral.

Manhã de sol no Seixal, com um clássico relativo à 3.ª jornada da Fase de Apuramento do Campeão, a apimentar este feriado nacional, dia 25 de Abril, dia de Revolução dos Cravos.

Cedo se percebeu ao que os pupilos de Luís Nascimento vinham e, aos 16’, Filipe Soares, com um belíssimo remate, inaugurou o marcador. Até, ao apito para o intervalo só deu Benfica, perante um adversário preso de movimentos, com poucas soluções, daí não se estranhar o facto de ainda não ter conseguido pontuar nesta determinante fase.

Na segunda metade, mais do mesmo, mais Benfica portanto! Os nossos Iniciados deram uma boa lição de futebol aos azuis e brancos, com José Gomes, aos 51’, a fazer – de cabeça – o 2-0, depois de um espectacular cruzamento de trivela.

Em cima dos 70’, contra a corrente do desafio e sem nada ter feito que o justificasse, o FC Porto ainda reduziu para a margem mínima.

Até ao final, domínio absoluto da equipa benfiquista, demonstrando superioridade em todos os aspectos do desafio, com o 2-1 final, face às várias oportunidades criadas, a ser bastante e por demais lisonjeiro para o clube nortenho.

Com três jornadas decorridas, o Sport Lisboa e Benfica é líder isolado da classificação, com três vitórias, 6 golos marcados e somente um sofrido, ou seja, nove pontos acumulados que permitem ao Glorioso sonhar, de forma sustentada, pela conquista do título nacional.

Segue-se, no dia 1 de Maio, a recepção ao Sporting.

Bruno Cortez: «Não correspondi ao que Jesus esperava»

Bruno Cortez: «Não correspondi ao que Jesus esperava»
BRASILEIRO APLAUDE TÍTULO DOS ENCARNADOS E ELOGIA "ÉPOCA MARAVILHOSA"
Lateral brasileiro não se conseguiu afirmar mas nem por isso deixa de elogiar o treinador do Benfica. Em entrevista à Rádio Renascença, o jogador do São Paulo falou ainda da Liga Europa, sublinhando que "tudo é possível".

Passagem pelo Benfica: "Acho que não correu nada mal, foi uma passagem muito boa. Tenho que agradecer ao Benfica, mas o São Paulo pediu-me de volta. Estou agradecido por tudo o que o Benfica fez por mim, por tudo o que me ensinaram".

O que falhou: 
"Jorge Jesus apostou em mim, acreditou em mim, mas não consegui corresponder da forma que ele queria. Mas é dos melhores treinadores com quem já trabalhei. Só tenho de estar feliz por ter sido treinado por Jorge Jesus. Falo com ele de vez em quando, dei-lhe os parabéns pelo título. É uma pessoa maravilhosa e querida"

União fez a diferença: "Foi uma época maravilhosa. Quando a equipa está unida, o grupo está focado, tudo corre bem. O título é fruto do balneário".

Taça da Liga: "Porque não? É certo que o FC Porto joga em casa mas o Benfica é uma equipa de muita qualidade, que sabe jogar muito bem fora de casa. Não vai ser fácil, mas com esta equipa é possível conquistar a competição"

Final da Liga Europa:
 "Acho que sim. O grupo está fechado e os adeptos estão a apoiar. Estarei aqui a torcer para esse jogo difícil com a Juventus, mas a equipa do Benfica tem muita qualidade"

Saiba o que fizeram Jesus e Nuno Gomes na manhã do 25 de abril...

Saiba o que fizeram Jesus e Nuno Gomes na manhã do 25 de abril...
... de 2014, claro está! O treinador do Benfica e o assessor dos encarnados para as relações internacionais estiveram no Seixal a ver o jogo dos iniciados frente ao FC Porto (2-1). Jesus só chegou nos minutos finais e ainda viu os dragões marcarem o golo de honra. joão Tralhão treinador dos juniores do Benfica também estava presente a ver os miúdos iniciados a ganharem ao FC Porto na companhia de Nuno Gomes. Não há dúvida que Jorge Jesus e todos os treinadores do Benfica vivem futebol e seja feriado ou não marcam sempre presença no Seixal.  Por isto também se pode aferir o porquê de os escalões todos do SL Benfica estarem todos eles em 1ª lugar dos respectivos campeonatos.  Muito bem se tem trabalhado para os lados da Caixa Futebol Campus.

A análise do Centro de Estudos do Futebol da Universidade Lusófona ao jogo Benfica-Juventus


Benfica-Juventus: italianos a criar mais… e a perder

A análise do Centro de Estudos do Futebol da Universidade Lusófona

O que vai ler a seguir até pode ser uma ironia do futebol. Mas os dados recolhidos pelo Centro de Estudos do Futebol da Universidade Lusófona demonstram que os italianos da Juventus criaram mais do que o Benfica e perderam. 

A análise das perdas/recuperações de bola aos 90 minutos dão uma indicação clara do que foi o jogo. O Benfica começou bem, a Juventus deu a volta por cima depois. 

Ora, o primeiro gráfico explica que a Juventus teve 11 por cento de perdas de bola ainda no seu meio campo, nos 45 minutos iniciais. O Benfica entrou a pressionar e conseguiu suster a vecchia signora. 
Ainda assim, um dado interessante. Na zona média, apenas 8 por cento de perdas de bola da Juve. Ou seja, quando conseguiam sair da pressão inicial, os italianos chegavam quase sempre à zona ofensiva e à de remate: foi mesmo nesta que apresentaram 46 por cento das perdas de bola. 


A tendência mudou na segunda parte. Só dois por cento das perdas de bola da Juventus aconteceram no meio-campo defendido por Buffon. Conclusão: o Benfica não pressionava como no primeiro tempo. Consequência imediata: os italianos perdiam a bola bem mais à frente e aumentaram imenso a percentagem de criação e finalização: 21 e 16 por cento no segundo tempo em comparação com os 15 e 5 da primeira. 
A eficácia voltou a ser uma das armas do Benfica. No primeiro remate, fez golo. No segundo tempo, teve a mesma percentagem pois fez os mesmos quatro remates e apontou um golo. Já a Juventus finalizou o mesmo número de vezes, mas com distribuição bem diferente: duas na primeira parte, seis na segunda. 

O Benfica aproveitou uma bola parada, mas esse até é um aspeto curioso da partida. Houve muito poucas situações destas em todo o encontro: as águias beneficiaram de seis, a Juve de sete.  

Enzo Perez versus Pirlo: Enzo ultrapassou Maxi e bateu Pirlo mesmo no final

Enzo ultrapassou Maxi e bateu Pirlo mesmo no final

Análise aos 90 minutos dos dois médios

Um argentino e um italiano no início de tudo. As câmaras do Benfica-Juventus desta quinta-feira podem não ter procurado Enzo Pérez e Andrea Pirlo no final do jogo, porque Tévez e Lima sobressaíram pelos golos. Mas o argentino e o italiano estão «dois passes» atrás. O camisola 35 da Luz saiu com uma assistência; o italiano não. sabia-se que iam ter influência nas respetivas equipas e numa análise detalhada aos 90 minutos de cada, percebe-se que quase tudo começou neles. 
No caso de Enzo Pérez isso é uma verdade absoluta. O pontapé de saída coube ao argentino do Benfica que demorou apenas mais uns segundos para a Juventus o sentir na partida. Foi ele que desequilibrou o meio-campo logo aos dois minutos, ao sair muito bem da pressão italiana e lançar uma jogada de ataque. O lance ia terminar no canto que originou o 1-0. Sulejmani e Garay fizeram o resto, na bola parada. 
Andrea Pirlo na Luz 
Enzo Pérez sobrepôs-se a Andrea Pirlo numa primeira fase. E isso levou o Benfica para a frente. Não há muitas ações do italiano antes dos dez minutos. Aliás, Pirlo só começa a aparecer com frequência a partir dos 20. Enzo fazia-lhe sombra. E como nunca se pode dissociar o individual do coletivo, a pressão de Cardozo e Rodrigo, acompanhados por um dos extremos, ajudava também a que o Benfica ganhasse terreno à Juve, obrigada a jogar por cima de Andrea. 
Já Enzo, aos 11 minutos, com um só toque, deixou Markovic com campo aberto para correr. A jogada terminou num remate perigoso de Sulejmani, ao lado, a passe do compatriota. 
Aliás, este é um aspeto transversal aos dois. Enzo Pérez e Pirlo foram sobretudo arquitetos, tentaram na maioria das vezes serem eles a fazer o passe que levou ao passe antes da finalização. Nem sempre o conseguiram, é verdade… 
A exibição de Enzo Pérez tem se analisar também sem bola, primeiro em pressão, depois em contenção [sobretudo na segunda parte]. A de Pirlo nem tanto, porque há quem faça o trabalho defensivo por ele: nesta noite, Pogba e Marchisio. Enquanto o Benfica teve a linha de pressão subida, Pirlo tentou usar o passe longo. Poucas vezes saiu com a bola e partiu para a frente, nem mesmo em tentativa de jogo mais curto. Isso alterou-se no segundo tempo. 
Apreciemos ainda a primeira parte, porém. O grande momento de Pirlo cruzou-se com um de Enzo Pérez. O italiano lançou Tévez para a área, o 35 do Benfica correu atrás do compatriota e cortou o perigo já na área de Artur, num sprint incrível. 
Depois deste lance aos 30 minutos, Enzo Pérez só aparece de novo numa repetição. Empurrado por Chiellini e a atingir o defesa bianconeri. Enquanto isso, Pirlo surge num passe para trás, pressionado por Cardozo e num livre lateral que Garay afasta. Até ao intervalo, cobrou dois cantos consecutivos, ambos à maneira curta. Já o argentino teve três ações: variou o centro de jogo aos 37, colocou a mão na bola aos 39 e sofreu uma falta aos 41. 
Na segunda parte, Pirlo arrancou mais cedo. Começou a tocar a bola mais vezes, teve mais espaço e a combinação inicial de preferência foi com Liechtsteiner. Os encarnados estavam mais recuados e o 21 jogava com maior à vontade. 
Ainda assim, é uma saída de pressão de Pirlo junto à área da Juve que está na base [lá está, o passe que antecede o passe para a finalização] da jogada mais perigosa dos italianos até ao momento. Com espaço, a bola chega rapidamente à área do Benfica e Pogba finaliza para uma grande defesa de Artur. 
Onde andava Enzo Pérez até esse minuto 55? Em campo, sem bola e mais a conter jogo do que a pressionar. A tal exibição sem bola. Um minuto depois, porém, estava na área de Buffon, a cair tocado por Cáceres. O árbitro mandou jogar. Foi um assomo do argentino que só reapareceu ao minuto 84. 
Enzo Pérez vai passar por trás de Maxi Pereira [com a bola], para o espaço vazio, o que vai obrigar a defesa a abrir para o 2-1 
Por outro lado, Pirlo começara a ditar tempos. Aos 57, serviu Vucinic na área, depois voltou a mostrar boa saída da pressão e aos 68 minutos novo pormenor: passe com a parte exterior do pé para Pogba, a deixar a bola entre as linhas encarnadas. A jogada terminou com um corte de Maxi Pereira na pequena área, mas convém lembrar: começou nele, Andrea Pirlo. 
Este é o melhor momento do italiano no jogo, que logo a seguir descobre Asamoah sozinho na esquerda. Agora ao comando da Juve, o Benfica tenta pressioná-lo de novo. Pirlo sofre uma falta no meio-campo encarnado, mas mal se levantou percebeu campo aberto no lado oposto. A jogada do empate começou na rapidez com que o 21 da Vecchia Signora bateu a falta para o lado. O talento de Tévez acabou por fazer o resto mais à frente. A influência com bola de Pirlo acabou ali, praticamente. 
Já a de Enzo estava prestes a recomeçar. Porque aos 84 minutos, o argentino foi decisivo para a vitória encarnada. A equipa ganhou um lançamento lateral e trocou a bola da direita para a esquerda, em longos segundos. 
Enzo Pérez recebeu em território italiano e no corredor central. Colocou em Maxi mais à direita e quando percebeu que havia espaço nas costas do lateral, correu por trás dele e a defesa abriu. Enzo recebeu de novo e tocou uma bola que chegou a Lima. O brasileiro fez o 2-1 final. Não se percebeu bem se Ivan Cavaleiro simulou ou falhou um passe, mas a assistência final é do argentino. 
Ainda que a primeira intenção fosse colocar no português, Enzo foi decisivo, quanto mais não seja pela leitura que fez do posicionamento das duas equipas e pelo «overlap» a Maxi Pereira. 
Foi na ultrapassagem do argentino ao uruguaio que o Benfica ganhou à Juve e que Enzo saiu por cima no primeiro duelo com Andrea Pirlo. Em resumo, o italiano apareceu quando o argentino recuou e Enzo deixou marca nas poucas vezes que foi à frente.  

O que diz a imprensa internacional do jogo Benfica-Juventus

Tévez "curto" para tanto Benfica
A DERROTA DOS BIANCONERI NA IMPRENSA

A fotografia de Tévez está em destaque em praticamente toda a imprensa italiana, mas os festejos do Benfica também fazem (obviamente) eco. Mas o argentino não bastou para travar os encarnados na 1.ª mão das meias-finais da Liga Europa (2-1)


La Gazzetta dello Sport


"A Juventus agarra-se a Tévez. Na primeira mão da meia-final da Liga Europa, pegou na equipa de Conte pela mão, de alguma forma chateado, puxou-a pela manga e limitou os danos. Acabou 2-1 para o Benfica. (...) Vamos ser honestos: poderia ter sido bem pior, especialmente depois de um início a bater com a cabeça na parede."


Corriere dello Sport


"Não bastou o golo de Tévez para a Juventus sair incólume de Lisboa. Os portugueses venceram por 2-1 a primeira mão das meias-finais. (...) Uma hesitação inicial saiu cara, mas foi recuperada com grande sacrifício. O empate fugiu no final por causa de outra desatenção defensiva grave, que não é inédita na Juventus europeia deste ano".


La Repubblica.it


"A Juventus caiu na Luz aos pés do Benfica, mas foi meia derrota, um 2-1 que limita os danos e dá esperança para a segunda mão. Foi um jogo com duas partes distintas, com um primeiro tempo de domínio português e o golo de Garay. No reatamento, os bianconeri empataram com um golo de Tévez. No final, uma grande jogada de Lima fechou, para já, o resultado".


Marca


"O Benfica quer voltar a tentar. É-lhes indiferente que Bela Guttmann sobrevoe a Arena Juventus. A equipa de Jorge Jesus tem na cabeça ir duas vezes a Turim. Viajará lá dentro de uma semana e está decidida a fazê-lo depois para jogar a final da Liga Europa. A Juventus, para evitá-lo, tem que recuperar de um 2-1. A vantagem portuguesa é mínima, mas é vantagem no fim de contas".


L'Équipe


"Os bianconeri estão ainda longe de disputar uma final europeia na sua Arena Juventus. Mas depois da derrota em Lisboa numa meia-final de alto nível a Juventus vai ter de trabalhar duro. (...) Consagrados campeões no último fim de semana, os homens de Jorge Jesus não perderam a energia para este grande encontro. Visto como favorito na Liga Europa, o campeão italiano está encostado à parede".

«O árbitro tirou-nos uma grande penalidade» - Jorge Jesus

«O árbitro tirou-nos uma grande penalidade» - Jorge Jesus

Jorge Jesus considera escasso o triunfo por 2-1 do Benfica no primeiro jogo com a Juventus, aludindo a uma grande penalidade que terá ficado por marcar a favor dos encarnados na segunda parte, por alegada falta cometida por Cáceres sobre Enzo Pérez.

«Fomos justos vencedores. Podíamos ter feito mais golos. O árbitro tirou-nos uma grande penalidade sobre o Enzo», disse o treinador, em declarações à SIC

«O Benfica é muito forte» - Pogba

«O Benfica é muito forte» - Pogba

Paul Pogba elogia a equipa do Benfica mas mostra-se confiante na presença da Juventus na final da Liga Europa.

«Fizemos um bom jogo mas não fomos recompensados com o resultado. O Benfica é muito forte mas nós também fomos perigosos. Quero ganhar a Liga Europa», frisou o médio francês, dando a receita para o jogo da segunda mão:

«Temos de repetir a exibição de hoje mas sem sofrer golos. Eles são rápidos no contra-ataque e colocaram-nos muitos problemas».

Benfica sem castigo e Sp. Braga multado

Benfica sem castigo e Sp. Braga multado
PSP NÃO ANOTOU INCIDENTES
Os incidentes entre os jogadores do Benfica e os adeptos do Sp. Braga no final do jogo de anteontem entre as duas equipas, a contar para a 10.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Nacional de Juniores, poderá custar uma multa aos arsenalistas, enquanto os benfiquistas deverão sair sem qualquer punição.

Record sabe que o relatório da equipa de arbitragem liderada por Ricardo Moreira (Vila Real), que já foi enviado à FPF, não faz qualquer referência individual a jogadores, técnicos ou dirigentes, pelo que as únicas sanções disciplinares deverão decorrer do comportamento do público. A partida tinha apenas quatro polícias destacados, o que terá facilitado a invasão de campo (e arremesso de tochas) por parte dos adeptos minhotos. Houve troca de insultos e alguns jogadores dos encarnados chegaram a ser agredidos, atirando garrafas como resposta.

Fonte da Federação explicou ao nosso jornal que uma sanção está sempre dependente do relatório do juiz do encontro. As denúncias feitas no documento, e o facto de os acontecimentos serem públicos, dão praticamente a certeza de que será aberto um inquérito.

De acordo com o regulamento disciplinar, o comportamento dos adeptos poderá valer uma multa ao Sp. Braga, nomeadamente no estipulado pelos artigos 187.º e 188.º, que visam o “comportamento incorreto do público” e o “arremesso perigoso de objetos sem reflexo no jogo”. Como o árbitro já tinha apitado para o final do jogo, a invasão de campo poderá ficar por sancionar.

Ninguém identificado

Contactada por Record, a PSP informou que os agentes não anotaram ocorrências no Campo da Ponte. “Não se registou qualquer intervenção, nada justificou que houvesse alguma identificação”, referiu a instituição. O Corpo de Intervenção só chegou ao local quando os ânimos já estavam refreados, ficando à porta dos balneários.

Jovens águias homenageadas

Jovens águias homenageadas
EQUIPA VICE-CAMPEÃ NA UEFA YOUTH LEAGUE
A equipa de juniores do Benfica que se sagrou vice-campeã europeia na Youth League foi homenageada ontem, no Estádio da Luz, durante o intervalo do jogo com a Juventus. Os jovens jogadores do clube encarnado foram chamados individualmente ao relvado, onde mostraram a placa relativa ao segundo lugar alcançado na Suíça. De seguida, futebolistas e equipa técnica deram uma volta ao relvado para receberem o aplauso do público.

As águias, recorde-se, chegaram ao jogo decisivo após derrotarem o Real Madrid nas meias-finais, mas acabaram por ser batidos pelo Barcelona (0-3) no último desafio.

O homem dos golos decisivos

O homem dos golos decisivos
LIMA TEM ESTADO EM GRANDE FORMA
Lima até teve um início de época muito pouco animador, com apenas dois golos nos primeiros três meses de 2013/14. Mas, a pouco e pouco, foi ganhando preponderância na equipa e, nesta fase derradeira da temporada, tem sido ele o homem dos golos decisivos.

Foi assim no passado domingo, quando apontou os dois golos da vitória frente ao Olhanense que selaram o título de campeão nacional; voltou a ser assim na partida de ontem, ao assinar o remate certeiro, que permite ao Benfica deslocar-se a Turim, para a segunda mão desta meia-final frente à Juventus, em situação de vantagem.

O avançado brasileiro de 30 anos, que esta época só ainda não marcou na Taça da Liga, é o melhor marcador dos encarnados em 2013/14, com 21 golos em todas as competições (Rodrigo soma 17 e Cardozo 11), três dos quais na Liga Europa. Lima precisaria, no entanto, de marcar mais 9 golos para igualar o melhor registo em seis anos no futebol português, conseguido na época passada quando apontou 30 golos.

Luisão acalmou fúria de Markovic

Luisão acalmou fúria de Markovic
SÉRVIO CONTESTOU O ÁRBITRO
No início da segunda metade do encontro, os jogadores do Benfica queixaram-se de uma grande penalidade não assinalada pelo turco Cünet Çakir, que deixou passar em claro um derrube a Enzo Pérez na grande área da Juventus.

Assim que a partida foi interrompida, Markovic dirigiu-se ao juiz de campo, pedindo-lhe explicações sobre a decisão tomada instantes antes. Luisão, percebendo que o seu companheiro de equipa estava muito alterado, dirigiu-se de imediato ao local e afastou-o de Çakir, que já se preparava para admoestar o internacional sérvio.

Paulo Bento na tribuna



Paulo Bento na tribuna
SELECIONADOR ATENTO DURANTE EMBATE COM A JUVE
Paulo Bento, selecionador nacional, esteve na tribuna presidencial do Estádio da Luz. O técnico não quis perder o embate entre Benfica e Juventus, assim como Manchester United, que há muito tem Garay e Gaitán referenciados, Chelsea, que segue Markovic, e Barcelona.

Manchester City, West Bromwich Albion, Celtic, Montpellier, Wolfsburg e Federação Italiana de Futebol foram outras entidades que enviaram representantes. Quanto a portugueses, estiveram presentes Sporting, Sp. Braga e Arouca.

José Fonte: «Voltou mais forte física e mentalmente»

José Fonte: «Voltou mais forte física e mentalmente»
ACREDITA QUE O AZAR DO IRMÃO RUI ACABOU
Foi apenas um jogo-treino, mas pode muito bem ter mudado a carreira de Rui Fonte. No dia em que fez 24 anos, o avançado do Benfica B apontou um hat trick num particular disputado diante do V. Setúbal e deixou em definitivo para trás um calvário de mais de um ano, com duas graves lesões no joelho direito.

“Nunca lhe passou pela cabeça desistir, pois, sendo ainda jovem, sabia que tinha boas possibilidades de recuperar a 100 por cento”, garante a Record José Fonte, defesa-central do Southampton e irmão mais velho do avançado das águias. “Voltou mais forte em tudo, física e mentalmente”, acrescenta.

Durante o longo período de recuperação, a maior parte das horas foram passadas no ginásio. “Fisicamente, mudou muito. Ganhou uns dois ou três quilos de massa muscular e baixou o índice de massa gorda”, explica José. “Depois de operado, sentiu o joelho muito melhor e mais forte”, descreve, sublinhando também a importância de “estar perto da família, dos amigos e da namorada”. “O Benfica é o clube certo para ele”, frisa.

No final do jogo-treino frente ao V. Setúbal, que as águias venceram por 4-2, Rui Fonte “sentiu-se um pouco cansado, mas muito bem do joelho”.

“Foi importante para recuperar a confiança para o futuro”, destaca, desejando que o avançado seja em breve uma opção para a primeira equipa do Benfica. “Foi com esse objetivo que ele assinou. Acredito que terá oportunidade na próxima época”, diz José Fonte, aproveitando para mandar uma mensagem ao irmão: “Ele sabe que tem sempre todo o meu apoio e força. Sou a pessoa que mais acredita nele. Só lhe desejo muita sorte para o futuro.”

Jesus ainda acredita num forcing por Salvio

Jesus ainda acredita num forcing por Salvio
ARGENTINO COM POSSIBILIDADE DE JOGAR EM TURIM

Jorge Jesus ainda não perdeu a esperanças de levar Salvio a Turim. O camisola 18 é o caso clínico mais complicado, por ter sido operado a uma fratura do cúbito do antebraço esquerdo, depois de uma queda durante o jogo com o Olhanense, mas, ao que tudo indica, e apesar de ser um cenário difícil, ainda não está totalmente descartado do importante e decisivo encontro com a Juventus.

A recuperação de casos como os de Salvio, nos quais é necessária a solidificação do osso, pode demorar oito semanas, mas a verdade é que o facto de um futebolista de campo não precisar do braço para jogar pode levar à antecipação do regresso.

Este é um caso que merece todos os cuidados por parte dos médicos e, apesar da motivação do jogador, certezas só nos próximos dias. Os clínicos do Benfica vão analisar a possibilidade de o argentino usar uma proteção especial, desde que estejam asseguradas todas as condições para um regresso em segurança.

Trio a caminho


“Fejsa, Salvio e Gaitán são jogadores nucleares, espero bem que os possa recuperar para o jogo da 2.ª mão. Com eles ficaremos mais fortes”, admitiu Jesus. Ora, se Salvio é um caso especial, já em relação a Fejsa e Gaitán o cenário é mais animador. O sérvio recupera de uma tendinite e já faz corrida no relvado, enquanto o argentino sofreu um toque no embate com o Olhanense, mas já se treinou na quarta-feira e deve ser opção em Turim.

Capas do Dia

25 Abril 2014