sexta-feira, 18 de abril de 2014

Benfica e Adidas serão parceiros até 2021

Benfica e Adidas serão parceiros até 2021
NOVO ACORDO ASSINADO
O Benfica prolongou a sua associação com a Adidas até 2021. Desta forma, o clube encarnado mantém com a conhecida marca de equipamentos desportivos alemã uma parceria que nasceu na década de 70.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, fez questão de sublinhar esta ligação. “Duas das maiores marcas na indústria do desporto a nível global renovaram, uma vez mais, a sua longa ligação (...) O prolongamento da nossa relação até 2021 é por isso natural, porque na verdade a Adidas já faz parte da família”, afirmou o líder das águias.

As palavras do dirigente encarnado foram corroboradas por Nigel Griffiths, diretor-geral da marca para a Península Ibéria. “Trabalhamos com os melhores clubes do Mundo como Real Madrid, Chelsea e Bayern Munique”, frisou.

Kardec recusa baixar mais o salário para assinar pelo Palmeiras

Kardec recusa baixar mais o salário para assinar pelo Palmeiras

Embora o Palmeiras já tenha um pré-acordo com o Benfica pelo passe de Alan Kardec, o clube brasileiro está a ter dificuldades para chegar a um compromisso com o avançado, que não está disponível para baixar mais o seu salário.

«O Palmeiras está a ver o seu lado e pretende pagar o mínimo possível e nós queremos ganhar o máximo que for possível. Temos feito concessões atrás de concessões, em cada reunião colocamos um número mais baixo, só que não tem mais gordura para queimar. Nós já estamos a negociar os dois primeiros anos de forma favorável ao Palmeiras, para ajudar esse processo de reformulação do clube», disse o pai do atleta, em declarações ao portal brasileiro Terra.

O contrato de empréstimo de Alan Kardec, que foi cedido pelo Benfica, termina a 30 de junho e o pai do atleta espera que tudo esteja resolvido antes dessa hipótese.

«Não estou a pensar não ter resolvido esta situação em breve.» 

Martifer realiza trabalhos na Luz

Martifer realiza trabalhos na Luz
NAS BANCADAS MEO E COCA-COLA
A Martifer, empresa construtora do Estádio da Luz, irá realizar trabalhos de manutenção na infraestrutura dos encarnados, em particular nas bancadas MEO e Coca-Cola. As obras de manutenção deverão ocorrer a partir de segunda-feira e durarão até, pelo menos, 3 de maio, sendo que os acessos nas imediações do recinto estarão algo condicionados.

Recorde-se que o Estádio da Luz irá acolher a final da Liga dos Campeões, que está agendada para 24 de maio.

Carlos Lisboa: “Dedico a vitória de hoje ao nosso presidente”

SL Benfica - Basket Barcelos, 90-70

Carlos Lisboa: “Dedico a vitória de hoje ao nosso presidente”

Em Sexta-feira Santa, o Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu, por convincentes 90-70, a formação do Basket Barcelos, em partida a contar para os quartos-de-final do play-off da Liga Portuguesa de Basquetebol. No final do desafio, realizado esta tarde no Pavilhão Fidelidade, Carlos Lisboa estava satisfeito com o desempenho do seu grupo de trabalho.

“Jogámos melhor na 1.ª parte, conseguimos 26 pontos de diferença, sentimos que o jogo não estava resolvido, mas tínhamos uma grande margem para gerir e trabalhar no segundo tempo. Vencemos com qualidade”, começou por afirmar Carlos Lisboa, aproveitando o momento para “dedicar a vitória de hoje ao nosso presidente que está a passar um momento difícil”.

A fechar, um olhar sobre o segundo desafio do play-off, agendado para amanhã, no mesmo palco, com o mesmo adversário, para as 17h30.

“Estamos a ganhar 1-0 e amanhã o jogo vai ser diferente. Espero que seja igual no final, com o Benfica a ganhar e a fazer o 2-0”, concluiu.

Michel Platini: “A Luz é um bom Estádio”

Presidente da UEFA

Michel Platini: “A Luz é magnífico Estádio”

Michel Platini está em Lisboa desde ontem, quinta-feira, tendo aproveitado o momento para realizar uma visita técnica ao Estádio da Luz, no âmbito da Final da Liga dos Campeões, agendada para o próximo dia 24 de Maio, na Catedral.

Em entrevista ao Jornal Record, Michel Platini exalta as condições magníficas do Estádio da Luz: “A Luz é um bom estádio, recebeu a final do Euro 2004 e, portanto, tem todas as condições.”

O presidente da UEFA, organismo máximo que tutela o Futebol Europeu, teceu ainda rasgados elogios à época da equipa benfiquista: “Aquilo que verifico da época em curso é que o Benfica está melhor (…) quem é líder e chega a campeão é porque merece e é claramente o melhor.”

Jogadores no funeral da mãe de Luís Filipe Vieira

Devido ao falecimento da mãe

Família Benfiquista solidária com Luís Filipe Vieira

Realizaram-se esta Sexta-feira Santa, dia 19 de Abril, as cerimónias fúnebres de Benvinda Ferreira, mãe de Luís Filipe Vieira, presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Falecida na última quarta-feira, aos 93 anos de idade, Benvinda Ferreira foi sepultada nesta sexta-feira à tarde, tendo encontrado a sua última morada no cemitério de Benfica.

Face ao momento de dor vivido pelo presidente do Clube, e sua enlutada família, foram muitos aqueles que fizeram questão de acompanhar Luís Filipe Vieira neste momento particularmente difícil.

Quer no velório de sua mãe, na Igreja das Furnas, em Sete Rios, quer no seu último destino, familiares, amigos, dirigentes do Clube, plantel principal da equipa de Futebol, Modalidades, funcionários, colaboradores e simplesmente benfiquistas anónimos, fizeram questão de se solidarizar com Luís Filipe Vieira neste momento de pesar.

Associando-se ao momento de tristeza profunda, a Luís Filipe Vieira e sua família, o Sport Lisboa e Benfica reitera as mais sentidas condolências.

André Gomes provou o seu valor a Luís Castro

André Gomes provou o seu valor a Luís Castro

Mesmo em inferioridade numérica durante a maior parte do tempo, o Benfica garantiu o apuramento para a final da Taça de Portugal, após vencer o FC Porto (3-1), sendo que o golo decisivo saiu dos pés de André Gomes, num tento fantástico e que, por certo, colocou Luís Castro a pensar profundamente.

Afinal, tal como lembra o "Diário de Notícias", foi precisamente o actual técnico do FC Porto que deu aval para a dispensa de André Gomes, quando o internacional sub-21 português se encontrava nos iniciados do FC Porto, isto na temporada 2007/08. "O André Gomes sempre foi o capitão e o líder de todas as equipas do FC Porto, desde as escolinhas, mas a meio dessa última época deixou de jogar, tal como eu, e acabámos dispensados. Queriam emprestar-nos ao Padroense ou ao Candal, clubes satélite da formação, mas ele preferiu sair em definitivo a ser emprestado... E saiu mesmo por indicação do treinador [João Brandão, agora preparador físico do Arouca] e aprovação de Luís Castro, que contou muito nessa dispensa", atirou ao "DN", Ricardo Barros, actual avançado do Rebordosa e filho de Rui Barros, ex-jogador e treinador-adjunto dos dragões.

Luís Castro muito importante nas decisões da formação azul-e-branca
Também dispensado no rescaldo dessa longínqua época de 2007/08, Ricardo Barros, actualmente com 20 anos, lembrou a forte importância de Luís Castro na estrutura do futebol jovem azul-e-branco. "Os treinadores de todos os escalões de formação enviavam-lhe relatórios. Ele estava presente em todos os jogos e observava alguns treinos. Além disso, qualquer dispensa passava por ele. E no caso de André Gomes a palavra de Luís Castro contou muito", sublinhou.

Depois do FC Porto, André Gomes saiu para o Boavista, sendo que ainda esteve emprestado ao Pasteleira pelos axadrezados, mas depois impôs-se mesmo, acabando por mudar-se para o Benfica em 2011/12. Curiosamente,João Novais, que foi quem ganhou o lugar a André Gomes na época da sua dispensa, e que agora representa oLeixões, assume ao "DN" que o ex-colega "tinha tudo para continuar no FC Porto" e não lhe poupa elogios."Cheguei ao FC Porto nessa época, tínhamos uma boa equipa e na fase final o treinador apostou em mim e deixou-o de parte. Lembro-me que nos escalões anteriores, em que fui seu adversário, o FC Porto era o André e mais dez. Já era um jogador elegante e perfeccionista, muito profissional e destacava-se pela qualidade de passe fantástica. Na altura já se via que estava ali um grande jogador", atirou, rapidamente corroborado por Ricardo Barros. "O André era um dos melhores da equipa; tinha muita influência no jogo do FC Porto. Sempre achei uma grande injustiça a dispensa dele", finalizou.

Carlos Carneiro e o clássico: “Muito empenho, luta e concentração”

Antevisão SL Benfica – FC Porto

Carlos Carneiro e o clássico: “Muito empenho, luta e concentração”

Sport Lisboa e Benfica e FC Porto têm encontro agendado para amanhã, sábado, pelas 19h15, no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz. Em disputa, a 5.ª jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Andebol e uma vitória é imperativa para continuar a sonhar com o título.

Tem sido uma temporada com alguns altos e baixos. A três pontos do rival “azul e branco”, e a jogar em casa, o Benfica necessita de vencer para subir na geral e continuar a sonhar em erguer o ceptro de Campeão Nacional.

Em antevisão a mais um emocionante clássico, Carlos Carneiro dá a receita para um desafio que, por si só, costuma rodear-se de ingredientes mais do que suficientes para um grande espectáculo.

“A receita é o que fazemos sempre. Temos de dar tudo em campo, estarmos muito concentrados e conseguirmos ter aquela pontinha de sorte, que também é importante, e que nos tem faltado. É necessário muito empenho, luta e concentração”, começou por antever Carlos Carneiro, em declarações à Benfica TV.

A recente eliminação da Taça de Portugal ainda paira sobre o grupo, contudo, o internacional português explica como ultrapassar essa situação: “Temos de limpar a cabeça, recuperar anímica e psicologicamente, no fundo, recuperar a confiança. Depois, é realizar o trabalho normal e colocar em campo a estratégia e tácticas definidas”.

Olhando para o outro lado da barricada, o central benfiquista demonstra saber muito bem o que a equipa de Jorge Rito vai encontrar e deixa o alerta, apesar da natural ambição.

“O FC Porto é uma equipa fortíssima em todos os aspectos, quer ofensiva, quer defensivamente. Tem um enorme poder de ataque, defensivamente é muito forte e tem jogadores muito rápidos. É uma equipa muito completa e tem realizado uma época muito boa, quer a nível interno, quer na Liga dos Campeões. Gostamos de jogar estes jogos, porque as duas equipas encaixam bem”, concluiu Carlos Carneiro.

O clássico está agendado para sábado, pelas 19h15, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Hélder Cristóvão na antevisão ao clássico: “Chave da vitória passará pelo controlo emocional”

Antevisão ao clássico

Hélder Cristóvão: “Chave da vitória passará pelo controlo emocional”

SL Benfica B e FC Porto B encontram-se já este sábado, dia 19 de Abril, às 16 horas, no estádio do Pedroso, numa partida referente à 39.ª jornada da Segunda Liga. Em antevisão a mais um emocionante clássico, o treinador, Hélder Cristóvão, espera, acima de tudo, uma grande partida de futebol e, obviamente, que a vitória penda para o lado do Glorioso.

Com apenas um ponto a separar as duas equipas, a partida deste sábado poderá ser decisiva para as contas finais da tabela classificativa. Numa primeira análise, Hélder Cristóvão explica o que espera deste clássico.

 “Acima de tudo vai ser um grande jogo. Quer o FC Porto, quer o SL Benfica têm feito um Campeonato excelente, onde têm conseguido potenciar os seus jogadores e andar por cima na classificação. Apenas um ponto separa as formações e podemos esperar um jogo aberto de duas equipas que querem dar espectáculo, gostam de ter a bola, têm jogadores com muita dinâmica e querem somar três pontos. Penso que o jogo vai ser decidido nos pormenores, são eles que vão fazer a diferença. Espero que a façam a nosso favor porque temos treinado e preparado bem este jogo. Temos de nos concentrar”, começou por analisar.

A partida da 1.ª volta, no Caixa Futebol Campus, correu bem para as aspirações “encarnadas”, e apesar de poder estar aqui um factor motivacional, Hélder Cristóvão prefere colocar a ênfase noutras questões.

“A vitória da primeira volta foi importante, pelo período que atravessávamos na altura, pelos três pontos e pelos três golos marcados a uma equipa muito forte. Mas não podemos estar sempre a olhar para trás porque os jogos são todos diferentes. Conseguimos ver isso na jornada passada, em que o FC Porto não conseguiu vencer em casa a Oliveirense, e o Benfica também não conseguiu ganhar ao Feirense. Para estes resultados contou talvez a pressão de continuar em cima e também algum cansaço das duas equipas. Ambas têm jogadores muito jovens que têm em cima dos ombros uma responsabilidade muito grande”, argumentou o técnico benfiquista.

Fejsa ainda muito difícil

Fejsa ainda muito difícil
RUBEN AMORIM EM DÚVIDA
Ao contrário de Luisão - já apto para o jogo com o Olhanense -, fora do leque de opções de Jesus deverá continuar Fejsa. O médio, de 25 anos, apresenta uma inflamação no tendão de Aquiles e está a ser seguido com especial atenção por parte do departamento médico das águias.

O sérvio regressou à equipa na semana passada, frente ao AZ Alkmaar. Contudo, uma vez que se ressentiu da mazela, acabou por ficar de fora da convocatória nas últimas partidas. O jogador só vai voltar quando estiver a 100%.

Amorim em dúvida

Uma das dúvidas que se mantêm em relação ao jogo com o Olhanense passa pela disponibilidade de Ruben Amorim. Segundo foi possível apurar, o internacional português está praticamente recuperado da entorse na tibiotársica que contraiu em Alkmaar e, à partida, já poderá ser utilizado no domingo.

Contudo, dada a importância dos encontros que se avizinham, também é possível que o médio, de 29 anos, seja poupado.

Entrevista à Benfica TV Oblak: “É um grande orgulho jogar no Estádio da Luz”

Entrevista à Benfica TV

Oblak: “É um grande orgulho jogar no Estádio da Luz”

Com apenas três golos sofridos na presente edição da Liga Portuguesa, Jan Oblak, 21 anos, guardião da baliza do Sport Lisboa e Benfica, não conhece até hoje o sabor da derrota. No programa “Alta Fidelidade” da Benfica TV, o esloveno revelou que o segredo por detrás de uma época imaculada está na determinação com que abraça cada desafio.

Esta entrevista pode ser lida, na íntegra, na edição desta sexta-feira do Jornal “O Benfica”… aqui desvendamos um pouco o véu à mesma!

- Sente-se acarinhado pelos portugueses?
- Sinto que gostam muito de mim, mas também de todos os outros jogadores do plantel. Temos uma boa equipa, é normal que gostem de nós.

- Sente que é um sortudo por ter conquistado um lugar no plantel principal do Benfica?
- Claro. Sem dúvida que sou um privilegiado por ter conseguido conquistar um lugar na equipa.

- Em criança já sonhava um dia vir a ser jogador de futebol?
- Desde criança que sonhava ser jogador profissional. Estou muito feliz por ter conseguido realizar o meu sonho e puder dizer que faço o que mais gosto.

- Qual é a principal qualidade que um guarda-redes deve ter?
- Para mim, é essencial que um guarda-redes tenha autoconfiança e não fique nervoso, independentemente das circunstâncias do jogo.

- É um orgulho, mas também uma imensa responsabilidade jogar no Estádio da Luz…
- É um grande orgulho e, ao mesmo tempo, uma enorme responsabilidade jogar neste Estádio. Mas a vida é mesmo assim, cheia de desafios. Temos que aprender a enfrentar as dificuldades que possam surgir.

- Sente que pode fazer uma grande carreira ao serviço do Benfica?
- Sim, consigo imaginar-me a jogar pelo Benfica durante muitos anos e espero, sinceramente, que isso venha a acontecer.

- Houve um adepto que chegou a invadir o campo só para o abraçar. É verdade?
- Penso que sim, que chegou a acontecer. Lembro-me de, num jogo, sentir alguém perto de mim, na baliza. É gratificante sentir esse apoio dos adeptos.

- O que pensa quando está a defender a baliza do Benfica?
- Não penso em nada em particular. Estou sempre concentrado na bola e na posição dos meus colegas em campo. A concentração é o segredo.

Oblak fora das quatro linhas…

Um guarda-redes guloso, traquinas e que gosta de falar português

Numa entrevista informal, concedida ao programa “Alta Fidelidade”, da Benfica TV, o guardião Oblak fez algumas revelações curiosas, mostrando uma vertente pessoal um pouco desconhecida. Pode ler todas as revelações no Jornal “O Benfica”, desta sexta-feira.

- Vamos recuar um pouco no tempo. Teve uma infância feliz?
- Sim, tive uma infância muito feliz e sinto-me um sortudo por isso. Os meus pais dizem que era muito traquinas e um pouco irrequieto. Passava pouco tempo em casa porque estava sempre no campo a jogar à bola ou a praticar outros desportos.

- Faz parte dos seus planos casar e ter filhos? Tem preferência entre rapaz ou rapariga?
- Claro que sim. Para além do futebol, outro dos meus sonhos é vir a ter uma família. Não tenho preferência entre rapaz ou rapariga. Como todos os outros pais, só quero que seja saudável.

- Gosta muito de doces?
- Sou guloso, mas a minha profissão obriga-me a controlar-me muito.

- Em casa, come essencialmente comidas típicas do seu país ou varia com comida portuguesa?
- Não, como um pouco das duas porque já me habituei à comida portuguesa. Nunca encontrei grandes diferenças entre a cozinha eslovena e a portuguesa. Foi fácil adaptar-me.

- Qual é o seu prato português favorito?
Não sei dizer se é tipicamente português, mas gosto muito de frango assado com arroz e peixe com legumes e batata.

- Tem sido muito difícil aprender português?
- Nunca é fácil aprender uma nova língua, mas não tenho tido grandes dificuldades. Já estou em Portugal há três anos, por isso, não é difícil falar com as pessoas quando vou à rua. Mais difícil é dar entrevistas em frente à câmara.

O Renascer dos campeões: «Simplesmente lindo»


Enzo Perez é o principal alvo do Manchester United

Enzo Perez é o principal alvo do Manchester United

Presença notada nas bancadas da Luz durante o clássico de quarta-feira entre o SL Benfica e o FC Porto, foi David Moyes técnico do Manchester United que definiu como prioridades na viagem a Lisboa seguir o Enzo Perez avança o Jornal O Jogo.
Referenciado como uma boa solução para colmatar os problemas do miolo da equipa inglesa o camisola 35 foi avaliado pelo técnico escocês que para alem dos relatórios do jogador fez questão de o ver ao vivo tendo em conta as especificações da posição ocupada pelo argentino do Benfica.
Segundo apurou o diário o Manchester United já terá entrado em contactos exploratórios com o SL Benfica – que não envolveram o jogador – para conhecer quais seriam as condições para um eventual negócio. Caso estas sejam favoráveis aos interesses do clube de Manchester a ideia dos responsáveis seria avançar o mais rápido possível para a contratação do jogador ao Enzo Perez ao SL Benfica. Isto porque em Inglaterra existe a forte convicção de que o médio vai fazer parte dos 23 eleitos da Argentina para o mundial do Brasil e consequentemente valorizar-se na maior montra do futebol.

No entanto esse peso extra na balança de um eventual negócio parece para já descartado pois o médio não tem sido presença habitual na selecção das Pampas desde a chegada de Alejandro Sabella  técnico que curiosamente orientou o actual jogador do Benfica quando ele estava no Estudiantes.

André Gomes: a obra de arte no regresso à terra dos sonhos

André Gomes: a obra de arte no regresso à terra dos sonhos

Estreou-se há ano e meio, respondeu ao investimento de 15 milhões de euros e arrombou uma porta para o Mundial

No lançamento do Benfica-FC Porto, o  Maisfutebol apresentou o clássico como uma ponte para o Mundial, a derradeira oportunidade para vários jogadores reclamarem um lugar nas comitivas que viajarão para o Brasil. Caiu o pano na Luz e destacou-se um nome: André Gomes. 
Num encontro com tamanho impacto mediático e grau de exigência, os jogadores em foco teriam direito a sonhar com a atenção dos respetivos selecionadores. André Gomes desafiou as probabilidades e carimbou um triunfo histórico do Benfica com um golo de antologia (3-1). 
A obra de arte foi apresentada em cima da hora mas ainda em tempo útil. O FC Porto sucumbiu no Estádio da Luz e o jovem médio de Vila Nova de Gaia brilhou perante figuras como Michael Platini ou - mais interessante - David Moyes, treinador do Manchester United. 
Com 20 anos, André Gomes volta à terra dos sonhos. Chamado por Paulo Bento em fevereiro de 2013, o jogador viu o selecionador elogiar a sua maturidade. Nessa altura, não saiu do banco de suplentes no trágico encontro particular frente ao Equador (2-3). 
Na fase decisiva da temporada, Jorge Jesus reforçou a aposta no médio e este agigantou-se no clássico. Um bom momento de forma, a comprovar nos próximos jogos, pode alterar o rumo da sua história. A porta foi arrombada com aquele chapéu sobre Fernando antes do remate decisivo.
Quinze milhões de euros em ano e meio 
André Gomes fez a sua estreia pela formação principal do Benfica a 18 de outubro de 2012. Ou seja, há precisamente ano e meio. Dois golos nos primeiros dois jogos aumentaram a cotação do jogador mas nada que se assemelhe aos 15 milhões de euros investidos no seu passe. 
A 28 de junho de 2013, no final da época anterior, a SAD encarnada informou ter cedido 20 por cento dos direitos do médio ao fundo Benfica Stars por 800 mil euros. Ou seja, André Gomes valeria quatro milhões. 
O jovem não arrancou a temporada da melhor forma e concluiu o ano de 2013 com menos de cem minutos de utilização entre o campeonato, a Taça de Portugal e a Liga dos Campeões. 
Encarado como um jogador com grande potencial, André Gomes despertou ainda assim o interesse de agentes ligados ao meio e, no último dia do mercado de transferências de janeiro, viu os seus direitos económicos serem transferidos por 15 milhões de euros para a Meriton Capital Limited. A SAD encarnada lucrou 10,5 milhões com essa operação. Resta descontar os 50 mil euros pagos ao Boavista há três anos. 
A Meriton Capital Limited, controlada por Peter Lim, manteve o jogador no Estádio da Luz até final da presente época. Lim, empresário de Singapura com ligações a Jorge Mendes, alimenta o desejo de investir no futebol através da compra de um clube (o Valência estava na linha do horizonte) mas ainda não concretizou esse objetivo. Também por isso, o destino do médio é incerto. 
Desde o final de janeiro, André Gomes passou a ser utilizado com maior regularidade e a Liga Europa tem sido a principal montra para o médio garantir o futuro de sonho. Nesta quarta-feira, porém, usou a Taça para gritar bem alto.
O maior festejo de um coração que nasceu azul e branco 
Uma ponta de ironia na reta final de um clássico emotivo. Aos 20 anos, o jogador marca o golo mais importante da sua curta carreira e festeja com exuberância, uma manifestação pouco habitual numa personalidade normalmente fechada e tranquila. 
O Benfica, reduzido a dez elementos, operou a reviravolta na eliminatória da Taça de Portugal e chegou ao 3-1 para afastar o FC Porto na final do Jamor. Para André Gomes, foi um momento especial. 
Não é uma grande novidade mas voltará a ser falada por estes dias. O médio nasceu no seio de uma família portista, em Vila Nova de Gaia, e o seu coração era assumidamente azul e branco. Aliás, representou os dragões até 2008 e não esquecerá o cenário de dispensa. 
Rumou ao Boavista, passando o primeiro ano no Pasteleira, até chegar ao Benfica em 2011. «A dispensa do FC Porto custou-nos, mas sobretudo a ele, que estava lá há mais anos e até era capitão», recordou o amigo e ex-colega de equipa Adérito Pedrosa, em conversa com oMaisfutebol. 
Fábio Martins, outro antigo jogador do FC Porto, admitiu mais recentemente a sua estranheza. «Sinceramente, foi estranho para nós, nunca percebi aquilo bem. Na altura pensámos que tinha sido decisão do clube, embora fosse estranho porque ele jogava regularmente nos sub-15. Mas não faço ideia do que aconteceu ao certo.» 
O passado ficou para trás das costas e André Gomes olha em frente, após a obra de arte que permitiu o seu regresso à terra dos sonhos. Aquela celebração eufórica adapta-se às palavras do amigo de longa data. «Antigamente ele era portista, mas à medida que se foi adaptando ao Benfica começou a gostar do clube», disse Adérito Pedrosa. 
Que futuro para o jovem médio? Paulo Bento e Peter Lim têm a palavra. 

Sabe há quantos anos o Benfica não jogava na Páscoa?

Sabe há quantos anos o Benfica não jogava na Páscoa?

Meia-final com a Juventus explica uma decisão invulgar mas que está longe de ser inédita

«Num domingo de Páscoa?!» Esta tem sido a reação mais frequente à possibilidade de o Benfica festejar o título com o Olhanense, neste domingo. Uma situação realmente invulgar no futebol português que é, a par do italiano, o que mais zela pela tradição de evitar jogos de competições desportivas profissionais no feriado religioso. Mas, embora invulgar, esta não é uma situação inédita. E tem uma derrota europeia como ponto de partida. 

A memória de Liverpool 
«O que mais me preocupa é falta de horas de recuperação. Se tivéssemos mais 24 horas, não tenho dúvidas de que amanhã teríamos outro andamento. Tenho consciência de que, dependendo da intensidade do jogo, amanhã haverá jogadores a jogar no limite e poderá haver lesões» 
A 7 de abril de 2010, Jorge Jesus projetava assim o jogo do dia seguinte, em Liverpool, para os quartos-de-final da Liga Europa. Nessa jornada da Liga, como habitualmente no futebol português, não tinha havido jogos no domingo de Páscoa. O Benfica ganhara à Naval na Figueira da Foz (4-2), no dia 5, a segunda-feira seguinte. Três dias depois, a derrota, por 4-1, punha fim à primeira campanha europeia de Jesus como treinador do Benfica.

No rescaldo, o técnico não teve dúvidas em retomar o argumento que já tinha deixado na antevisão: «Face ao resultado da primeira mão, e ao descanso que a equipa teve, sabia que íamos ter algumas dificuldades na segunda parte, se a intensidade fosse alta. Sentíamos capacidade para discutir a eliminatória, mas houve jogadores que tiveram problemas para acompanhar a velocidade dos jogadores do Liverpool. Não tivemos horas para recuperar até ao nível a que costumamos estar. O Benfica perdeu nos pormenores e na frescura física», frisou na conferência de imprensa em Anfield.

Provavelmente são estas declarações que servem de pretexto à quebra de tradição. Pela primeira vez em 33 anos, o Benfica vai entrar em campo a um domingo de Páscoa – com a particularidade, inédita, de esse jogo, com o Olhanense, poder ditar os festejos da conquista da Liga. É a forma encontrada pelo staff encarnado para, perante um calendário carregado, dar a Jesus as tais 24 horas extra de recuperação que, na opinião do técnico, podem fazer a diferença no jogo com a Juventus, quinta-feira.

Aliás, depois de Liverpool, na era Jorge Jesus, o Benfica não voltou a ter a preparação para jogos europeus condicionada pelo feriado de Páscoa. Em 2011, a equipa venceu a final da Taça da Liga a um sábado, 23 de abril, recebendo o Sp. Braga na quinta-feira seguinte, na primeira mão da meia-final da Liga Europa. No ano seguinte, já depois de ter sido eliminado pelo Chelsea na Liga dos Campeões, o Benfica jogou e perdeu o dérbi em Alvalade, a 9 de abril, segunda-feira seguinte ao feriado, despedindo-se aí da conquista do título. 

Finalmente, no ano passado, a equipa de Jorge Jesus goleou o Rio Ave no sábado de Aleluia (30 de março), tendo cinco dias para preparar a vitória (3-1) sobre o Newcastle, para a Liga Europa. Mas, desta vez, a meia-final da Taça de Portugal, com o FC Porto, tornava inviável a marcação do jogo com o Olhanense para um sábado e a tradição deixou de ser o que era. Em nome da Liga Europa, com o bónus acrescido de um previsível recorde de audiência para a transmissão televisiva no canal do clube. 

Em 1981, também uma meia-final no caminho 
Nos últimos 65 anos, este será apenas o décimo jogo do Benfica a um domingo de Páscoa – o quarto a contar para o campeonato nacional, já que os restantes seis se reportavam a eliminatórias da Taça de Portugal. Foi precisamente numa eliminatória da Taça que a equipa jogou pela última vez no feriado religioso: a 19 de abril de 1981, no Parque do Rossio da Trindade, em Lagos, a equipa treinada pelo húngaro Lajos Baroti, venceu o Esperança por 2-1, com golos de Humberto Coelho e Reinaldo. 

Curiosamente, também nessa altura o Benfica tinha uma meia-final europeia no horizonte: três dias depois, recebeu o Carl Zeiss Jena na Luz, para a Taça das Taças, vencendo por 1-0. O resultado foi insuficiente para dar a volta à eliminatória, depois da derrota por 2-0 na RDA. Nessa altura não se falava tanto em rotação de jogadores: Baroti repetiu 12 dos 13 utilizados no Algarve no jogo decisivo com os alemães. 

Historicamente, Portugal é, a par da Itália, o país europeu que atribui mais importância à quadra pascal na calendarização do futebol: em todos os outros principais campeonatos europeus, as jornadas mantêm-se sem alteração. Mesmo em Espanha, onde a tradição da Semana Santa tem um peso cultural enorme, é hábito jogar-se no domingo de Páscoa, como aliás volta a acontecer neste ano. 

Eusébio: 10 golos em três domingos de Páscoa! 
Nos anos 50, quando a Liga portuguesa tinha apenas 14 equipas e menos jornadas, havia o hábito de disputar a 26ª e última ronda no domingo de Ramos, iniciando-se depois as eliminatórias da Taça de Portugal. Foi para esta prova que o Benfica jogou cinco vezes em domingos de Páscoa, entre 1951 e 1966. Só em 1968 jogou pela primeira vez para o campeonato nesta data, goleando a Sanjoanense na Luz, por 6-0, num jogo com cinco golos (!) de Eusébio. 

O «Pantera Negra» tinha, aliás, especial vocação para jogar neste feriado: nos outros dois jogos do Benfica em domingos de Páscoa, Eusébio esteve sempre em grande, marcando três na goleada por 4-0 ao U. Tomar (29 de março de 1970) e dois nos 5-0 ao Farense, já com o Benfica a festejar um campeonato ganho a sete jornadas do fim. Este será apenas a terceira vez que o estádio da Luz acolhe um jogo nesta data (as outras ocorreram em 1962 e 1968). Como curiosidade adicional, refira-se que o jogo deste domingo, com o Olhanense, 33 anos depois da visita a Lagos, será o terceiro consecutivo dos encarnados com equipas algarvias, neste feriado. 

Os jogos do Benfica em domingos de Páscoa 
25/3/1951: Benfica-Sp. Covilhã, 4-1 TP 
21/4/1957: Caldas-Benfica, 0-3 TP 
6/4/1958: Belenenses-Benfica, 1-2 TP 
22/4/1962: Benfica-FC Porto, 3-1 TP 
10/4/1966: Sp. Braga-Benfica, 4-1 TP 
14/4/1968: Benfica-Sanjoanense, 6-0 CN 
29/3/1970: U. Tomar-Benfica, 0-4 CN 
22/4/1973: Farense-Benfica, 0-5 CN 
19/4/1981: Esp. Lagos-Benfica, 1-2 TP 
20/4/2014: Benfica-Olhanense, ?-?

Ilídio Vale convoca 24 para preparar Toulon

Ilídio Vale convoca 24 para preparar Toulon


O selecionador nacional do escalão sub-20 revelou a lista dos convocados para um estágio que servirá de preparação para o Torneio de Toulon.

O referido estágio irá decorrer em Rio Maior, nos dias 21 e 22 de abril, e será a derradeira oportunidade para o técnico observar de perto os atletas, antes da prestigiada competição.


O Benfica, com cinco jogadores, é o clube que lidera a lista.

Eis os 20 eleitos:
Académica: Elton Monteiro;
AjaccioClaude Gonçalves;
AtléticoKiki;
Belenenses: Fábio Strurgeon;
Benfica: Bruno Varela, Fábio Cardoso, Hélder Costa, João Cancelo, João Teixeira;
FeirenseFábio Carvalho, Rúben Oliveira;
Nacional: Rui Silva;
CF ReusAlexandre Guedes, Tobias Figueiredo;
BarcelonaEdgar Ié;
FC Porto: Fredéric Maciel, Leandro Silva;
JoaneEliseu Cassamá;
Racing SantanderCarlos Fortes;
Sheffield WednesdayRafael Floro;
UdineseBruno Fernandes;
Palermo: Carlos Embalo;
Valencia: Rúben Vezo;
Vitória SCMiguel Oliveira

Ramires deu os parabéns pela vitória sobre o FC Porto

Ramires deu os parabéns pela vitória sobre o FC Porto

Ramires não esquece o Benfica e felicitou o clube da Luz pela vitória frente ao FC Porto.

«Parabéns @SL_Benfica pela brilhante e aguerrida vitória sobre o Porto!! Estarei sempre na torcida por vocês!!!», escreveu no Twitter o médio brasileiro, que cumpre a quarta época ao serviço do Chelsea.

Luisão pode voltar para jogo com Olhanense

Luisão pode voltar para jogo com Olhanense

Impedido de dar o seu contributo à equipa do Benfica nos dois últimos jogos – com Arouca e FC Porto -, Luisão poderá voltar às opções de Jorge Jesus na receção ao Olhanense, marcada para domingo (18 horas).

O capitão tem registado melhorias do forte traumatismo na perna direita que sofreu no choque com Sílvio, durante o encontro com o AZ Alkmaar, e tudo aponta para que esteja à disposição para o denominado “jogo do título”.

Face à proximidade da partida com a Juventus, na próxima quinta-feira, na Luz, e tendo em conta a boa resposta de Jardel no eixo da defesa, é também de admitir que Jorge Jesus resguarde o brasileiro para a receção à equipa italiana. 

Em dúvida permanecem Fejsa e Rúben Amorim.

Rodrigo: «Ficar aqui não seria mau»

Rodrigo: «Ficar aqui não seria mau»
ABRE PORTA À CONTINUIDADE NA LUZ
Rodrigo tem sido um dos destaques do Benfica esta temporada. O avançado já marcou 17 golos - melhor registo da carreira - e as boas exibições acabaram por levar a que os encarnados tivessem vendido o seu passe ao fundo de investimento "Meriton Capital Limited".

Com o seu futuro incerto, o hispano-brasileiro admite, em entrevista à "ESPN", que poderá continuar na Luz. "Não sei o que vai acontecer na próxima época. Gosto muito do Benfica. Claro que há interesse em jogar noutras ligas, de maior repercussão, mas ficar no Benfica, clube de que gosto muito, não seria nada mau também. Não aprendi a jogar futebol aqui, mas aprendi a gostar do Benfica", referiu o camisola 19.

Sobre os objetivos da equipa, que pode conquistar o campeonato no domingo, Rodrigo lembra que essa sempre foi a prioridade mas lembra que as provas europeias trazem outra visibilidade: "O nosso objetivo no início da temporada era mesmo ganhar o campeonato, que o Benfica não vence desde 2010. Mas a Liga Europa dá um prestígio a mais. Não vai ser fácil jogar contra a Juventus, mas é um desafio para conquistar."

Árbitro relata invasão de campo de Jesus

Árbitro relata invasão de campo de Jesus
JESUS VAI CUMPRIR SUSPENSÃO POR ANTECIPAÇÃO
Pedro Proença escreveu no relatório do Benfica-FC Porto, da passada quarta-feira, que Jorge Jesus invadiu o campo, o que motivou a ordem de expulsão que o árbitro lisboeta deu ao treinador. Este cenário, só por si, incorre numa moldura penal de multa e repreensão, mas a verdade é que o treinador deverá mesmo ver o jogo com o Olhanense na bancada.

Recorde-se que o técnico desatou a correr pelo relvado dentro para repreender Jardel, após um momento de maior tensão entre Maxi e Quaresma, que levou à intervenção de vários jogadores para os separarem.Na sequência deste “sprint”, Proença acabou por pedir ao treinador que abandonasse o banco (viria a acontecer o mesmo a Luís Castro).

Apesar de a infração disciplinar não ser considerada grave, o treinador teve ordem de expulsão e, segundo o RegulamentoDisciplinar da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), basta isto constar no relatório para que qualquer elemento do jogo seja suspenso preventivamente (artigos 35.º e 36.º).

Feriado

Esta sexta-feira seria dia de reunião do Conselho de Disciplina (CD) da FPF, mas como é feriado o próximo encontro será terça-feira, pelo que Jesus vai ficar na bancada apenas porque foi expulso.

A verdade é que caso Pedro Proença tenha relatado apenas invasão de campo, sem qualquer palavra injuriosa – como tudo indica –, Jorge Jesus poderá vir a ser castigado apenas com repreensão e uma multa pecuniária, cumprindo um jogo de suspensão sem a isso ser obrigado

Benfica na dianteira da corrida ao título

Benfica na dianteira da corrida ao título
PLAYOFF DA LIGA ARRANCA COM OS OITO MELHORES
A Liga Portuguesa de Basquetebol (LPB) entra esta sexta-feira na fase decisiva, com a realização dos jogos referentes à primeira eliminatória do playoff. As oito melhores equipas da fase regular vão lutar pelo título nacional, numas eliminatórias decididas à melhor de cinco jogos, incluindo a final.

Mais uma vez o pelotão das oito formações é liderado pelo Benfica. A equipa da Luz registou, ao longo das 22 jornadas da fase regular, uma claro domínio – perdeu, apenas, frente ao V. Guimarães (70-80) – e apresenta-se, assim, como o principal candidato à conquista da Liga, título que ostenta desde 2011/12.

Essa superioridade da equipa de Carlos Lisboa vai ser demonstrada já hoje, frente ao BC Barcelos, primeiro adversário do Benfica.

Rivais

Para contrariar esse favoritismo dos encarnados perfilam-se, principalmente, duas equipas: Vitória de Guimarães (2.º) e Sampaense (4.º). O CAB Madeira, formação que terminou a fase regular no 3.º lugar, surge no playoff da prova sem os norte-americanos Ricky Franklin, Aaron Anderson e Jobi Wall, o que retira logo um grande poder ofensivo ao conjunto madeirense, liderado por João Freitas. Será, assim, um CAB Madeira totalmente português aquele que vai apresentar-se frente ao Lusitânia.

O Vitória de Guimarães joga hoje com a Ovarense, depois de ter alcançado a melhor classificação de sempre na fase regular (2.º lugar). São dois históricos da modalidade, embora a equipa de Ovar esteja a passar por um período de renovação, e têm proporcionado bons jogos, tendo, nesta época, registado um triunfo para cada lado. Curioso o duelo que se prevê entre dois dos melhores jovens bases nacionais: Pedro Pinto (V. Guimarães) e José Barbosa (Ovarense).

Em São Paio de Gramaços vive uma das surpresas da Liga. A Sampaense, que regista um grande poder ofensivo (média de 80 pontos por jogo), recebe outra das equipas sensação de 2013/14, o Algés.

Balneário rendido ao talento de André Gomes

Balneário rendido ao talento de André Gomes
FOI MUITO FELICITADO POR TODOS APÓS O FINAL DO JOGO
Mal Pedro Proença apitou para o final do jogo, André Gomes foi efusivamente cumprimentado por todos os elementos do plantel e também da equipa técnica. E a festa estendeu-se ao balneário, onde vários jogadores fizeram questão de dar os parabéns ao jovem que passou por um período complicado, quando ficou várias vezes fora das opções de Jesus e até chegou a alinhar pela formação secundária.

Um dos abraços mais prolongados foi dado a André Almeida, outro jovem que também esteve várias semanas afastado da competição e que agora regressou em alta, sendo várias vezes opção inicial. O talento do jogador é reconhecido por todos os seus companheiros e também Jorge Jesus fez questão de felicitar o futebolista já em pleno balneário.

Tranquilo e pouco dado a euforias desmedidas, André Gomes não se alongou em festejos, até porque há mais batalhas pela frente daqui a poucos dias e de caráter decisivo. E, nesta altura, o médio só pretende aproveitar a onda e terminar bem a temporadas. O futuro, esse, ao que tudo indica, será fora do Benfica.