quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Destaques: Classe de Ruben Amorim e Sulejmani selam passagem

Penafiel – Benfica, 0-1

Penafiel – Benfica, 0-1: Garantido o lugar nas meias-finais

O conjunto comandado por Jorge Jesus carimbou, esta quarta-feira, o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal, após vitória sobre o Penafiel por 0-1.

No estádio Municipal 25 de Abril, foram notadas algumas mudanças no onze escolhido pelo técnico benfiquista, com destaque para as apostas em Sílvio, Jardel, Djuricic, Ivan Cavaleiro, André Gomes, Cardozo e Sulejmani de início.

Com o favoritismo atribuído à equipa visitante, o primeiro lance de perigo apareceu aos 10 minutos, por intermédio de Jardel. Após o cruzamento de Sulejmani, o camisola 33 surgiu sozinho e cabeceou a rasar o poste.

A superioridade do conjunto da Luz era clara e inegável e aos 14 minutos surgiu mais uma prova disso mesmo. André Gomes passa para Sulejmani que recebe e remata para a defesa de Coelho. Com o Benfica a circular a bola sem problemas, as dificuldades iam aumentando para a equipa da casa.

Apesar do domínio do Benfica em termos de posse de bola, remates e ataques, as equipas recolheram ao balneário com o nulo no marcador.

Na etapa complementar o onze da Luz entrou determinado e controlou sempre o jogo, com sucessivos ataques e lances de perigo. Sucederam-se os pontapés de canto e lances de bola parada. Jorge Jesus fez alterações e entraram três novas opções de ataque – Rodrigo, Markovic e Lima.

Nos últimos dez minutos, com a igualdade no marcador, intensificou-se o ataque à baliza duriense. Aos 83’, numa grande jogada de envolvimento, com Lima a receber à frente da área e a servir Rodrigo ao centro que assistiu na esquerda, onde Sulejmani recebeu já na área e com o pé direito fez levantar as bancadas.

Aos 88’, Lima rematou na área na sequência de um livre lateral, com o guarda-redes do Penafiel a impedir o 0-2.

Jorge Jesus fez alinhar o seguinte onze inicial: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Sílvio; Rúben Amorim, André Gomes e Djuricic (Markovic, 73’); Ivan Cavaleiro (Rodrigo, 65’), Cardozo (Lima, 79’) e Sulejmani.

Garantido o apuramento para as meias-finais, os “encarnados” esperam agora para conhecer o adversário. FC Porto ou Estoril, uma destas duas equipas estará na rota do Benfica depois de ser conhecido o resultado do jogo marcado para as 21 horas.

Destaques: Classe de Ruben Amorim e Sulejmani 

selam passagem

O Benfica apurou-se, esta quarta-feira, para as meias-finais da Taça de Portugal, depois de vencer o Penafiel, por 1-0, com golo de Sulejmani, aos 83 minutos.

Artur – Com pouco trabalho em todo o encontro. O Penafiel chegou várias vezes perto da baliza “encarnada”, mas o guardião brasileiro nunca foi chamado a intervir com dificuldade.

Maxi Pereira – O uruguaio comandou o lado direito benfiquista, estando impecável na marcação defensiva. Preponderante na segunda parte nos movimentos ofensivos.

Luisão – O central fez uma exibição ao seu estilo, sem grandes loucuras e sempre seguro. A sua voz de comando voltou a ouvir-se no estádio 25 de Abril, em Penafiel.

Jardel – O número 33 esteve muito interventivo, estando perto do golo aos 10 minutos. Voltou a merecer a confiança de Jorge Jesus no onze inicial e não comprometeu.

Sílvio – O português continua a ser uma das boas surpresas desta época. Foi outro dos jogadores que, nos 90 minutos jogados, entregou-se de corpo e alma para ajudar a passar esta eliminatória.  

Ruben Amorim – O médio mostra estar seguro, sereno e maduro. Ocupou funções mais recuadas no esquema desenhado pelo técnico principal, mas cumpriu e ainda apoiou a equipa noutras funções, tanto ofensivas como defensivas.

André Gomes – O jovem de 20 anos está cada vez mais confiante. Sempre que foi chamado, demonstrou uma enorme classe no meio-campo, combinando várias vezes tanto com Djuricic como com Cardozo, em zonas de finalização.

 Djuricic – Recebeu ordens para ser o “maestro” desta equipa e nota-se que está a melhorar as suas exibições de jogo para jogo. Saiu aos 73 minutos para a entrada de Markovic.

Sulejmani – Foi o homem do jogo. Procurou quase sempre aparecer nas costas da defesa contrária para fazer a diferença e sempre que recebia a bola, já sabia o que fazer com ela. Esteve na assistência para Jardel aos 10 minutos, mas a classe do sérvio viu-se no momento do golo, aos 83 minutos, quando bateu Coelho, garantindo a passagem às meias-finais.

Ivan Cavaleiro – A bola passou muito pelos pés do extremo português, mas foi muito marcado pela defesa duriense. Já é uma aposta consolidada de Jorge Jesus na equipa do Benfica. Saiu para o lugar de Rodrigo.

Cardozo – Quase três meses depois, o paraguaio voltou a ser titular no Benfica. O avançado chegou a criar algum perigo na baliza do Penafiel, mas denotou alguma quebra física nos minutos finais. Saiu aos 79 minutos.

Rodrigo – A entrada nos últimos vinte minutos, fê-lo ocupar várias zonas do terreno para ajudar o Benfica a chegar ao golo. Esteve no passe que dá o golo de Sulejmani. Jogador claramente em boa forma.

Markovic – A sua velocidade continua a fustigar as defesas contrárias. Voltou a exibir uma maturidade pouco vista no futebol mundial para um jogador com apenas 19 anos.

Lima – Entrou nos últimos minutos para resolver a eliminatória. Ainda teve uma oportunidade para alvejar a baliza contrária, mas não conseguiu alcançar o golo que tanto queria.

Sulejmani admite que as águias querem vencer todas as provas

Sulejmani admite que as águias querem vencer todas as provas
SÉRVIO MARCOU O GOLO DA VITÓRIA EM PENAFIEL
Miralem Sulejmani esteve em evidência em Penafiel, ao fazer o golo da vitória do Benfica e colocando as águias nas meias-finais da Taça de Portugal. À "Sport TV", o sérvio optou por desvalorizar o facto de ter sido ele a resolver o encontro.

"É sempre bom marcar mas o mais importante é que a equipa deu tudo e venceu", começou por dizer o extremo, admitindo que os encarnados vão tentar ganhar todas as quatro competições em que estão envolvidos: "Sim, claro. Tentamos sempre fazer o nosso melhor mas hoje falamos apenas sobre este jogo."

Jesus: «Só se podem ganhar títulos chegando a finais»

Jesus: «Só se podem ganhar títulos chegando a finais»
SATISFEITO COM APURAMENTO NA TAÇA DE PORTUGAL
Jorge Jesus não considera que o ciclo de jogos do próximo mês possa ser "decisivo". Para o técnico encarnado, a reta final da época determinará sempre a obtenção ou não dos objetivos a que uma equipa se propõe e a vitória em Penafiel foi mais um passo para alcançar um título.

"Em função da época, poderão ter importância. A conclusão é sempre a decisão. O Benfica está outra vez nas frentes todas. Está a chegar próximo dos objetivos e é sinal que se vai ganhando mais vezes. Queremos manter esta afirmação e qualidade. Só se podem ganhar títulos chegando a finais", salientou o técnico encarnado em entrevista rápida à Sport TV, relevando o valor do adversário da noite desta quarta-feira, após uma vitória tardia por 1-0.

"Não foi um Penafiel defensivo. Se jogaram mais atrás, foi o Benfica que obrigou a isso. Esperava um Penafiel com qualidade. Já passei pela Segunda Liga e sei como são estas equipas. As formações no topo da Segunda Liga têm a mesma qualidade que as que estão no 10.º lugar ou menos, na Primeira Liga. Eles demonstraram ser uma boa equipa. Não tiverem uma ocasião para marcar. A equipa do Benfica esteve compacta e séria. O objetivo foi atingido", prosseguiu, lamentando depois o desgaste a que foi sujeito a equipa no último sábado diante do Gil Vicente, em que o Benfica jogou num terreno com condições adversas.

"O nosso jogo em Barcelos foi num lamaçal, foi muito complicado. As exigências musculares deixaram sequelas na equipa. Achei que para este jogo a maioria dos jogadores não estava recuperada. Confio em todo o plantel, não foi por ser o Penafiel [que mudei a equipa]. Para o dia de hoje, achei que eram os melhores jogadores", concluiu.

Juniores derrotados pelo Envigado

Juniores derrotados pelo Envigado
SEGUNDO DESAIRE NA VIAREGGIO CUP
A equipa de Sub-19 do Benfica foi esta quarta-feira derrotada pelo Envigado, por 1-0, em partida do Grupo 3 da Viareggio Cup, um torneio de jovens disputado em Itália.

Orientados pelo adjunto Pedro Valido, os encarnados deixaram escapar o jogo ao cair do pano, com um golo de Zapata, aos 89’.

Na derradeira jornada do grupo, o Benfica defronta o Livorno, na sexta-feira.

Cancelo nos convocados para Penafiel

Cancelo nos convocados para Penafiel

Jorge Jesus, treinador do Benfica, confirmou a lista de convocados para o jogo desta quarta-feira (19 horas) com o Penafiel, referente aos quartos de final da Taça de Portugal.

Em relação ao último jogo – 1-1 com o Gil Vicente, para o campeonato -, destacam-se os regressos de João Cancelo e Sílvio às opções defensivas por troca com Siqueira (castigado) e Steven Vitória. 

Paulo Lopes entra igualmente na convocatória no lugar de Oblak, sendo que Artur Moraes deverá ser o escolhido para render o esloveno na baliza. Sulejmani está igualmente de regresso, com Salvio e André Almeida a apresentarem-se como únicas baixas devido a problemas físicas.

Eis a lista de convocados:


Guarda-redes: Artur Moraes e Paulo Lopes; 
Defesas: Garay, Luisão, Jardel, Maxi Pereira, João Cancelo e Sílvio; 
Médios: André Gomes, Djuricic, Fejsa, Gaitán, Enzo Perez, Sulejmani, Ivan Cavaleiro e Ruben Amorim; 
Avançados: Markovic, Rodrigo, Lima e Cardozo. 

Fábio Cardoso: «Cancelo se entrares rebenta-os»

Fábio Cardoso: «Cancelo se entrares rebenta-os»
MENSAGEM DE ÂNIMO DO COLEGA DA EQUIPA B
João Cancelo foi convocado esta quarta-feira para a partida da Taça de Portugal, às 19 horas, ante o Penafiel. O lateral-direito acabou favorecido com a ausência de Siqueira por castigo e André Almeida por lesão, obrigando Jorge Jesus a chamar o jovem da equipa. Quem não passou ao lado de mais esta chamada para a primeira equipa do Benfica foi Fábio Cardoso, colega de Cancelo na formação B das águias.

"Boa sorte Cancelo. Se entrares rebenta-os, quem tem talento, tem talento e tu tens. Força Benfica!", disse na conta pessoal do Twitter, dando ânimo ao amigo.

Cancelo estreou-se com a camisola da equipa sénior em partida da Taça da Liga, com o Gil Vicente, no passado dia 25 de janeiro.

Presidente do Penafiel convicto de que vai haver jogo

Presidente do Penafiel convicto de que vai haver jogo
ESTADO DO RELVADO DO ESTÁDIO 25 DE ABRIL MELHOROU E O TEMPO ESTÁ A AJUDAR

Gaspar Dias, presidente do Penafiel, disse à Rádio Renascença que "tem de vir uma tempestade enorme para não haver jogo com o Benfica".

Gaspar Dias referiu que o estado do relvado do Estádio 25 de Abril melhorou. "Tomámos preocupações a tempo, reforçámos o sistema de drenagem e o tempo está a ajudar".

Terça-feira, o treinador Miguel Leal admitiu que o jogo podia ser adiado se o mau tempo persistisse, uma vez que o relvado estava comnpletamente alagado.

Equipa B não bateu o Penafiel esta época

Equipa B não bateu o Penafiel esta época

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, está alertado para a qualidade do Penafiel e lembrou que a equipa duriense lidera a Liga 2, embora com os mesmos pontos de Moreirense e Porto B. 
A formação orientada por Miguel Leal é uma das sensações do campeonato e, esta temporada, já defrontou o Benfica B em dois encontros. E o saldo não foi nada positivo para as águias...

A 1 de setembro do ano passado, em partida a contar para a quinta jornada da Liga 2, o Benfica B empatou (1-1) no Estádio 25 de Abril. André Gomes adiantou os encarnados aos 21 minutos, mas Rafael Lopes - entretanto transferido para a Académica na reabertura do mercado - empatou 13 minutos depois. O encontro marcou o regresso do guarda-redes Oblak à baliza do Benfica. 

A 22 de janeiro deste ano, em encontro da 26.ª jornada, os durienses deslocaram-se ao Seixal e venceram por 2-0 a formação orientada por Hélder Cristóvão. Vítor Bruno adiantou o Penafiel no marcador aos 48 minutos e Guedes, aos 89, fez o segundo golo de penalty

João Capela no Penafiel-Benfica

João Capela no Penafiel-Benfica

O Conselho de Arbitragem anunciou as nomeações para os encontros dos quartos de final da Taça de Portugal.

Nesta quarta-feira, pelas 19 horas, o Penafiel-Benfica terá arbitragem de João Capela (AF Lisboa), enquanto o FC Porto – Estoril, com início marcado para as 21 horas, será arbitrado por Rui Costa (AF Porto).

Na quinta-feira, Hugo Miguel (AF Lisboa) vai estar no Rio Ave-Académica (19 horas), ficando o SC Braga-Aves (21 horas) a cargo de Bruno Paixão (AF Setúbal).

Jesus não poupa na Taça a pensar no derby

Jesus não poupa na Taça a pensar no derby

Jorge Jesus não está para brincadeiras. O treinador do Benfica já tinha alertado para os perigos que rodeiam o encontro das águias em Penafiel, «equipa que está em primeiro e mostra que tem valor». 

Na realidade, os penafidelenses seguem no segundo lugar da Liga2, com os mesmos 50 pontos de Moreirense, líder, e FC Porto B, mas nem por isso o técnico das águias deixará de «respeitar o adversário, ainda que esteja na segunda divisão». 

Além das palavras, Jorge Jesus passou aos atos e elaborou uma convocatória para o jogo de hoje em Penafiel que bem podia ser válida para o derby de domingo com o Sporting, no Estádio da Luz, para a Liga. 

Os pesos pesados do plantel estão lá todos, Luisão, Maxi, Garay, Enzo Pérez, Gaitán, Cardozo, Lima, Rodrigo. Só Oblak, o guarda-redes titular na Liga, ficou de fora, mas essa decisão ficará a dever-se à gestão específica que essa posição específica justifica. 

O Benfica não parece estar, pois, disposto a poupar na Taça de Portugal - «um jogo a eliminar, no qual muitas vezes a equipa com mais poder não consegue provar esse estatuto» - a pensar no jogo com os leões, pelo que o onze inicial não deverá andar muito longe das escolhas normalmente reservadas à Liga.

Oportunidade para João Cancelo

Oportunidade para João Cancelo

CHAMADO POR JORGE JESUS

João Cancelo foi chamado por Jorge Jesus para o jogo com Penafiel e terá mais uma oportunidade para se mostrar ao técnico, depois de ter cumprido os últimos sete minutos do embate da Taça da Liga com o Gil Vicente, no Estádio do Restelo.
O lateral-direito, de 19 anos, foi poupado por Hélder Cristóvão na partida que o Benfica B disputou frente ao Desp.Aves, no último domingo, de forma a estar em perfeitas condições para ser opção frente aoPenafiel. Na luta por um lugar na equipa, terá a concorrência do uruguaio Maxi Pereira.

Curiosamente, Cancelo já defrontou os durienses nesta época por duas ocasiões, na 2.ªLiga. Na partida da 26.ª jornada, no Seixal, o internacional sub-20 foi mesmo expulso...

Jesus preparado para o jogo direto

Jesus preparado para o jogo direto

RELVADO ESTÁ TRANSFORMADO NUM LAGO


Jesus já sabe que o relvado do Penafiel se encontra quase impraticável e, como tal, tem preparado um “Benfica versão futebol direto”, constituindo essa a melhor forma de contornar o obstáculo.

Cardozo aponta à titularidade
PLANTEL NA MÁXIMA FORÇA PARA A TAÇA DE PORTUGAL

O encontro entre Benfica e Penafiel promete ser uma autêntica batalha, já que, num campo que se prevê estar em más condições, estarão os líderes da Liga e da 2.ªLiga, respetivamente. A verdade é que, para esta batalha, Jorge Jesus escolheu os melhores guerreiros, entre os quais está... Cardozo.

Mobilização geral

NÃO SE ADIVINHAM GRANDES POUPANÇAS

A chuva intensa de ontem, com os reflexos que necessariamente terá no estado do relvado, a segurança defensiva habitualmente exibida pela equipa da casa e a perspetiva de um dérbi importantíssimo para a Liga já no domingo fazem com que o Benfica tenha de encarar a deslocação a Penafiel com mais atenção do que a que normalmente se dá a um desafio em casa de uma equipa que alinha numa divisão inferior. A lista de convocados benfiquistas, sem poupanças, prenuncia que, entre começar já a pensar na receção ao Sporting e dedicar todas as atenções à partida dos quartos-de-final da Taça de Portugal, hoje, Jesus escolheu a segunda opção.

Penafiel-Benfica em risco

O Penafiel-Benfica está em risco. O relvado do Estádio Municipal 25 de Abril está com zonas verdadeiramente empapadas, pouco apropriadas para um jogo de futebol, em virtude de horas de chuva intensa, acompanhadas de vento fortíssimo, que deixam muitas dúvidas quanto à realização da partida, pese a elevada expectativa dos adeptos das duas equipas. 

A garantia de casa cheia depende da acalmia das condições atmosféricas, para que o relvado possa ser tratado convenientemente, a fim de apresentar condições dignas à hora do jogo, pois corre sérios riscos de ficar impraticável.

Neto atento à situação de Garay

Neto atento à situação de Garay
NÃO QUER FICAR PARADO COM O MUNDIAL EM MENTE
A transferência de Ezequiel Garay para o Zenit está a ser encarada com atenção por Luís Neto. O central nascido na Póvoa de Varzim é um dos elementos do núcleo de Paulo Bento e não quer ficar parado, em ano de Mundial, para não perder o avião para o Brasil.

Lançado na equipa das quinas no encontro com o Equador, realizado a 6 de fevereiro do ano passado, Neto tem atuado nos desafios de preparação que o conjunto de São Petersburgo tem realizado, enquanto não volta a competir oficialmente. Isto depois de ter perdido o lugar no onze comandado por Luciano Spalletti. Com a chegada de Garay, Neto arrisca ficar fora e, assim, entrar no “esquecimento”.

Lembre-se que Rolando, depois de longo período de ausência, também por não jogar, voltou às convocatórias da Seleção nos encontros com Israel e Luxemburgo, os últimos dois da fase de qualificação para o Mundial, antes do playoff. O agora futebolista do Inter Milão registou a última internacionalização em agosto de 2012, frente ao Panamá. E agora aspira a ocupar uma vaga na lista de Paulo Bento para o Mundial, depois de ter perdido o lugar precisamente para Neto.

Na entrevista que concedeu a Record, no início de janeiro, o defesa-central do Zenit havia questionado se seria boa solução continuar no clube. “A minha preocupação nos próximos seis meses é jogar com regularidade”, adiantou. Uma das possibilidades que se abre a Neto é a cedência a um clube russo, onde possa jogar, já que as inscrições nesse país terminam dia 27 deste mês.

Neto assegura lucro no negócio de Garay
ZENIT OFERECE 10 MILHÕES MAIS O PASSE DO CENTRAL
A transferência de Ezequiel Garay para o Zenit continua muito bem encaminhada e, de acordo com o que apurou Record, o emblema de São Petersburgo está disposto a pagar uma quantia a rondar os 10 milhões de euros mais o passe do internacional português Neto, avaliado no mesmo valor.

Capas do dia

Fevereiro 05 / 2014