terça-feira, 27 de maio de 2014

Jorge Rito deixa comando do Benfica

Jorge Rito deixa comando do Benfica

TÉCNICO ABANDONA POSTO AO FIM DE 3 ANOS

O Benfica anunciou esta terça-feira o final de um ciclo técnico na equipa de andebol, deixando assim Jorge Rito de ser o treinador da equipa profissional dos encarnados. Em comunicado, as águias justificam a decisão pelos resultados desportivos, que não foram os esperados.

Leia o comunicado:

"Após três épocas desportivas de trabalho conjunto, o Sport Lisboa e Benfica e o treinador Jorge Rito concordaram que é chegado o momento de novo rumo no comando técnico da equipa de Andebol.

Os resultados desportivos não foram aqueles que eram esperados por ambas as partes e, na certeza de ser este o caminho que melhor serve os interesses do Benfica, o contrato com o treinador não foi renovado.


O Clube assinala a entrega, profissionalismo e dedicação com que o Professor Jorge Rito sempre pautou o seu trabalho e agradece o contributo que deu para o desenvolvimento da modalidade no Benfica."

Rafa não esperava ir ao Brasil: «Há quatro anos estava em Alverca»

Rafa não esperava ir ao Brasil: «Há quatro anos estava em Alverca»

Avançado acredita que o seu trabalho no Sp. Braga foi «reconhecido»

Rafa admite que ficou surpreendido com a convocatória para o Campeonato do Mundo. O médio do Sp. Braga recorda que ainda há quatro anos jogava no Alverca, mas agora que o seu trabalho está a ser reconhecido, quer aproveitar e jogar ao máximo para corresponder às expetativas e elogios de Paulo Bento.

«É verdade, há quatro anos jogava no Alverca, não esperava estar aqui. Na altura jogava por divertimento, nunca esperava estar numa situação destas. Mas agora estou aqui para ajudar no que for preciso. Em relação as elogios do selecionador, são bem-vindos, mas sem trabalhar não se consegue nada. Tenho de trabalhar e tudo o resto vem por acréscimo», destacou.

Rafa: «Não me sinto o substituto de Quaresma»

Uma boa surpresa que obriga Rafa a máximo empenho, sem olhar para o futuro, já que foi questionado sobre o eventual interesse do Benfica na sua contratação. «Agora estou focado na seleção. O futuro não interessa. Fiquei surpreendido com a chamada, mas trabalhei o ano todo para ajudar o Braga. Só estou focado na seleção, o futuro depois do Mundial logo se vê. Se tiver que ficar no Braga ficarei com todo o gosto, mas agora só penso no Mundial», garantiu.

Uma convocatória inserida no espírito de renovação da seleção, mas Rafa espera poder conquistar o seu espaço e até aspira a ser uma das revelações do Mundial do Brasil. «Acho que a renovação também é importante, mas cabe ao selecionador responder. Foi ele que fez esta escolha com o Mundial na cabeça. O que interessa agora é o Mundial. O meu sonho é poder chegar o mais longe possível. Se for revelação, melhor, mas o que interessa é a seleção», destacou.


Portugal chega ao Brasil no terceiro lugar do ranking da FIFA. «A pressão é uma coisa boa, este grupo está preparada para tudo. A pressão é o que faz um jogador evoluir, vai ser positivo para a seleção», destacou ainda.

Os recordes que Jesus tem para bater

Os recordes que Jesus tem para bater

Rumo à sexta temporada consecutiva na Luz, o técnico tem Janos Biri e Otto Glória na mira... por razões diferentes

Luís Filipe Vieira pôs fim, nesta terça-feira, à especulação acerca da saída de Jorge Jesus, garantindo a permanência do técnico pelo menos durante mais uma temporada no Benfica. O presidente do Benfica deixou também uma eventual renovação de contrato, que termina em 2015, nas mãos do técnico - «Já lhe disse que se quiser renovar mais anos pode renovar», afirmou em entrevista à RTP.

Mesmo que a saída venha a consumar-se no próximo verão, ao avançar para a sexta temporada à frente dos encarnados, Jorge Jesus vai cimentar ainda mais o seu lugar na história do clube encarnado. O técnico português ultrapassa as cinco épocas consecutivas de Otto Glória na Luz (entre 1954/55 e 1958/59) e inicia o segundo maior ciclo de permanência à frente dos encarnados, desde a criação da Liga, em 1934/35.

Jesus, que se tornou o primeiro treinador do Benfica a conseguir três troféus numa temporada, é superado apenas pelo húngaro Janos Biri (oito épocas consecutivas entre 1939/40 e 1946/47), cujo registo de 272 jogos oficiais à frente dos encarnados vai também ser superado. Jesus, que em condições normais será o primeiro a atingir a marca de 300 jogos oficiais na Luz, já tinha deixado para trás, na época que agora terminou, os totais de Toni, Eriksson e Otto Glória, os outros técnicos que superaram a barreira dos 200 encontros ao serviço dos encarnados.

E já que se fala em Otto Glória, refira-se que o técnico brasileiro - que depois dessas cinco temporadas na década de 50, ainda cumpriu mais três temporadas incompletas numa segunda passagem pela Luz, entre 1968 e 1970 – é o único treinador a conquistar quatro títulos de campeão no Benfica, para um total de nove troféus conquistados, numa altura em que ainda não havia Taça da Liga. Jorge Jesus, recorde-se, levou a equipa a ganhar sete troféus nestes cinco anos: dois de campeão, uma Taça, e quatro Taças da Liga.

O objectivo Otto Glória está assim, para já, fora de hipótese para o treinador do Benfica, que depois de igualar Toni - são os únicos portugueses que conquistaram dois títulos nacionais na Luz - terá agora como meta juntar-se ao grupo de estrangeiros formado por Jimmy Hagan, Janos Biri, Fernando Riera,Lipo Herczka e Sven Göran-Eriksson, que foram três vezes campeões pelos encarnados.

Szabo, o recordista

Alargando a pesquisa aos outros dois grandes, mais evidente se torna que o trajecto de Jorge Jesus no Benfica é francamente invulgar para os padrões do futebol português. No Sporting, desde a temporada inaugural da Liga (1934/35), só Joseph Szabo cumpriu mais de seis temporadas consecutivas (foram nove incompletas, entre 1936 e 1944, voltando em 1953 para fazer mais duas). De resto, só Paulo Bento (cinco incompletas, entre 2005 e 2009) chegou perto dos números atuais de Jesus, mas sem conquistar qualquer título de campeão, ao contrário de Szabo, que venceu três.

Curiosamente, Joseph Szabo é também o recordista de permanência consecutiva à frente do FC Porto, mas isto num período em que só apanhou duas temporadas de Liga (entre 1928 e 1936), voltando à Invicta entre 1945 e 47 para totalizar dez épocas à frente dos azuis e brancos. Depois de Szabo, o treinador que ficou mais tempo à frente do FC Porto foi Mihaly Siska (cinco épocas, entre 1937 e 1942), logo seguido por Pedroto (quatro, entre 1976 e 1980) e Jesualdo Ferreira (quatro, entre 2006 e 2010).

O registo deste último, o único treinador português a conquistar três títulos consecutivos, poderá estar também entre as metas para Jorge Jesus tentar atingir, mas para isso teria de tornar-se o primeiro treinador a conseguir revalidar o título no Benfica desde Eriksson, em 1984.

Os treinadores com mais títulos de campeão nacional

Otto Glória, 6*
Joseph Szabo, 3**
Lippo Herczka (Benfica), 3
Janos Biri (Benfica), 3
Randolph Galloway (Sporting), 3
Bela Guttmann, 3***
Fernando Riera (Benfica), 3
Jimmy Hagan (Benfica), 3
Sven-Göran Eriksson (Benfica), 3
Artur Jorge (FC Porto), 3
Jesualdo Ferreira (FC Porto), 3

*Quatro títulos no Benfica, mais dois no Sporting
** Um no FC Porto, dois no Sporting
*** Um no FC Porto, dois no Benfica

Os treinadores com mais troféus conquistados em Portugal

Otto Glória, 11 (6 CN, 5 TP)
Artur Jorge, 8 (1 TCE, 3 CN, 1 TP, 3 ST)
Joseph Szabo, 7 (3 CN, 2 TP, 2 CP)
Jorge Jesus, 7 (2 CN, 1 TP, 4 TL)
José Mourinho, 6 (1 LC, 1 TU, 2 CN, 1 TP, 1 ST)
Janos Biri, 6 (3 CN, 3 TP)

Jesualdo Ferreira, 6 (3 CN, 2 TP, 1 ST)

«É o momento certo para Cardozo sair» – Pedro Aldave

«É o momento certo para Cardozo sair» – Pedro Aldave

O empresário de Óscar Cardozo defendeu que chegou o momento do avançado paraguaio abandonar o Benfica.

«Com 31 anos e com poucos anos de contrato, creio que este é o momento para Cardozo sair do Benfica. Na última temporada não teve muitas oportunidades de jogar devido a lesões e outros motivos», afirmou Pedro Aldave, em declarações à rádio Urbana.
O empresário do goleador paraguaio também abordou o possível destino do avançado.

«Não vejo assim tão clara a situação do Lokomotiv Moscovo, mas o Leicester é mais possível.»

Luís Filipe Vieira dá grande entrevista à RTP 1

Luís Filipe Vieira em entrevista à RTP 1

Começa a entrevista com o presidente encarnado.

- Luís Filipe Vieira dá esta noite uma entrevista exclusiva à RTP, prometendo falar sobre os temas do momento no Benfica, nomeadamente o futuro de Jorge Jesus no cargo de treinador. Siga tudo... aqui!

Principal responsável do título: "O Benfica cria todas as condições para todos os terem sucesso, para pensarem apenas em jogar futebol. Cria-se uma relação de compromisso, cumprindo tudo o que é prometido. Sucesso é dos jogadores e do técnico. Na hora das derrotas sou o primeiro a assumir a responsabilidade.

Fim da hegemonia do FC Porto: "Não vamos estar a fazer comparações. O que importa é falar do Benfica... Quando cheguei, estávamos em 124.º no ranking da UEFA. Quando ganhámos o primeiro título estávamos em 57.º, no segundo título já estávamos em 17.º, depois em 9.º e agora 5.º, à frente do Manchester United e Inter Milão".

Luta na Europa"Com menos dinheiro consegue-se fazer o que está à vista. Com competência. Acredito que vamos lá chegar, todos os anos temos aprendido."

Plantel: "O Benfica é um clube credível, uma referência e não se pode colocar em causa o que temos feito. A vontade é manter a equipa, onde todos os atletas mantêm objetivos, onde todos juntos querem lutar pelos objetivos. O Benfica tem que assumir todos os compromissos e o dinheiro faz falta."

Enzo Pérez e outros jogadores: "Não posso dizer, por causa da CMVM... Mas posso adiantar que até a águia Vitória já recebeu uma proposta".

Atualidade do clube"Em 2001, o Benfica andava com as malas às costas. Hoje temos orgulho do estádio, dos pavilhões, das piscinas, do centro de estágio... Somos um clube solidário, unido... É um Benfica dos sócios. Isto que foi investido é tudo em prol do Sport Lisboa e Benfica! Pontualmente houve investimento mal feito mas chegámos a um ponto em que estamos sempre muito competitivos e vamos reduzindo o passivo."

Atualidade do clube"Em 2001, o Benfica andava com as malas às costas. Hoje temos orgulho do estádio, dos pavilhões, das piscinas, do centro de estágio... Somos um clube solidário, unido... É um Benfica dos sócios. Isto que foi investido é tudo em prol do Sport Lisboa e Benfica! Pontualmente houve investimento mal feito mas chegámos a um ponto em que estamos sempre muito competitivos e vamos reduzindo o passivo."

Passivo: "Não é o passivo maior do futebol português... É um passivo consolidado. Não me compete denunciar quem quer que seja. O que me compete saber é o meu clube. O passivo do Benfica é gerível. O Benfica não está em liquidação... O ativo é superior ao passivo. E, digo-lhe mais, há um clube em Portugal com um passivo superior do que o Benfica. Não há uma instituição financeira que se possa queixar que o Benfica falhou um objetivo. Pagámos uma taxa de juro normal para qualquer empresa".

Jorge Jesus"O Jorge Jesus é o treinador do Benfica para esta época. Não podemos adiantar mais... Tive de lhe fazer pergunta importante, questionando o seu compromisso. Houve contactos e o Jorge Jesus recusou um grande clube europeu em prol do Benfica. Um clube que já ganhou competições europeias... O Jesus sabe que o Benfica tem um montante para ele. Se quiser continuar, continua. É um trabalho de continuidade. Quanto mais anos estivermos juntos, mais vamos ganhar".

Final da época passada: "Sou eu quem decide. Sozinho nunca iria estar. Basta ver o que os benfiquistas pensam... Naquela altura não foi agradável, mas todos nós aprendemos. Aprendemos que nas dificuldades é que temos de tomar as decisões certas. Sei saltar de um muro para um outro lado, mas não fico em cima dele..."

Função de Jesus: "O Jesus não abarca tudo. O Jesus tem a sua missão, dentro de campo e no treino. Potenciar jogadores, fazer grande trabalho. Justifica o salário... O trabalho que tem feito, todos os benfiquistas devem estar felizes. O Jorge cresceu muito, mas o Benfica também cresceu e estamos muito mais fortes. Cada ano que passa vamos ficando mais fortes. Há muita gente interessada em que ele saia... No dia em que ele sair, será para um grande clube mundial. Mas só será maior do que o Benfica em dinheiro"

Plano B: "Nunca nos passou pela cabeça que ele saísse do Benfica. Qualquer tipo de abordagem, soube sempre, e não foi só uma"

Marco Silva ou Jorge Jesus: "Preferia sempre Jorge Jesus".

Postura de Bruno de Carvalho"Não vamos esconder que não há aproximação com FC Porto. Trabalhámos sempre em conjunto com o Sporting. É importante que haja relações. O Bruno de Carvalho está há pouco tempo, tem a sua estratégia. Está a fazer um bom trabalho, está à vista!"

Liga: "O futebol assim não vai a lado nenhum. O futuro passará sempre pelos três grandes, que têm de se sentar à mesa e falar. Têm de falar abertamente a bem do futebol. Faço sempre parte de uma solução, mas não me obriguem a fazer parte dela quando não acredito nela. Se é para discutir poder por poder, não tenho tempo para isso".

Declarações de Bruno de Carvalho sobre arbitragem"De certeza absoluta que esse telefonema não existiu. O Bruno chegou há pouco tempo, não sei se vê fantasmas... Já nem me lembrava disso. Mas quero garantir, sob a minha palavra de honra, que nunca fiz um telefonema desses ao Bruno de Carvalho. É feio dizer... mas mentiu!"

Candidatos à Liga: "Estou disponível para ouvir, mas de momento não apoio ninguém. Não é prioritário para mim, se continar como está hoje."

Direitos televisivos: "Primeiro, não foram 23 milhões de euros a proposta da SportTV. Em alturas más, Joaquim Oliveira esteve com o Benfica. Estivemos em negociações durante 30 meses, mas não foi possível chegar a acordo. Agora o nosso projeto está a dar cartas, é de sucesso. Temos 30 milhões de euros de receitas. Mesmo que não fosse assim, deixe-me dizer que bastava o projeto para ser aliciante. Fomos um clube pioneiro a nível mundial e isto motiva toda a gente nesta casa. Neste momento é impossível voltarem à Olivedesportos. Este projeto da BenficaTV é irreversível."

Outros clubes na Benfica TV: "Não vai acontecer. O canal do Benfica é direcionado para os sócios do Benfica. Não vamos ter outros clubes, não vamos fazer concorrência a ninguém. Não fomos criados para fazer concorrência à SportTV."

Reforços"Temos um departamento de scouting liderado por Rui Costa. Se houver alguma saída iremos conseguir substituir bem. Hoje o Benfica está bem documentado sobre jogadores."

Benfica mais português: "Todos os sócios e adeptos querem ganhar. Há jogadores que crescerão e é meu objetivo criar um Benfica com mais jogadores formados nesta casa. O Jorge Jesus já provou que sabe potenciar jogadores e na próxima época vai fazê-lo mais vezes. É sabido que o André Gomes e Rodrigo não vão fazer parte do grupo no próximo ano, mas de certeza que algum dos jovens irá fazer parte do grupo."

União: "Estive a viver uns dias no Seixal, estava às sete da manhã a receber os jogadores. Não estava bem fisicamente e fiquei lá. Atualmente estamos mais juntos."

Final da Liga Europa: "Por cá não deram o destaque que deviam ter dado, mas até em Espanha o fizeram. Foi tão visível que alguém não quis que o Benfica ganhasse. É notório o que aconteceu. Não é teoria da conspiração, mas houve erros grosseiros. Agora não vale a pena falar, já passou. Vamos tentar voltar no próximo ano."

Campeão europeu: "Ser campeão europeu é um sonho que o próprio Eusébio tinha. Trabalho sempre em prol do Benfica, mas não posso dizer para quando vamos lá chegar."

Pior momento como presidente: "A derrota com o Chelsea custou-me muito, assim como a com o FC Porto, mas são as derrotas que nos dão força para continuar e tentar os objetivos."

Melhor momento como presidente: "Acho que foi a inauguração do Estádio da Luz. Sentimos nessa altura que podíamos dar a volta a um momento difícil".

Permanência de Siqueira: "É um jogador que nós gostaríamos de ter, mas terá de ser enquadrado num tipo de vencimento que podemos pagar. Bem longe dos 4 milhões [que Jorge Jesus aufere], nem pensar... Não me vou desviar em termos orçamentais. O que posso dizer é que, independentemente do que se passar, o conjunto de jogadores terá o mesmo compromisso e objetivos: vencer o campeonato e ir o mais longe possível nas taças."

Futuro: "Acabar o centro de estágios, o lar dos ex-jogadores e a Benfica FM. E não acabo o meu mandato sem o conseguir! E aí estaremos preparados para ser clube moderno, respeitado. E consegui-lo em tão pouco tempo é um milagre."

Mundial'2014: "O grande objetivo dos portugueses é pensar jogo a jogo, passando etapa a etapa. Se estiver nas decisões pode ser que sim... Portugal é um candidato. O importante é passar a primeira fase, depois disso é tudo possível. Temos o melhor jogador do Mundo, outros grandes jogadores, por que não? É essencial ir jogo a jogo e depois logo se vê.

Luís Filipe Vieira: «Não temos o maior passivo do futebol português»
GARANTE QUE HÁ UM CLUBE QUE "SUPERA" AS ÁGUIAS
Luís Filipe Vieira negou esta terça-feira que o Benfica tem o maior passivo do futebol português. Em entrevista exclusiva à RTP, o presidente das águias garantiu que os encarnados estão em boa posição financeiramente.

"Não é o passivo maior do futebol português... É um passivo consolidado. Não me compete denunciar quem quer que seja. O que me compete saber é o meu clube. O passivo do Benfica é gerível. O Benfica não está em liquidação... O ativo é superior ao passivo", começou por afirmar, antes de garantir que há um clube em pior posição do que as águias.

"E, digo-lhe mais, há um clube em Portugal com um passivo superior do que o Benfica. Não há uma instituição financeira que se possa queixar que o Benfica falhou um objetivo. Pagámos uma taxa de juro normal para qualquer empresa", sublinhou.

«Houve alguém que não quis o Benfica a ganhar a Liga Europa»
DEFENDE QUE ÁGUIAS MERECIAM DERROTAR SEVILHA
Ainda a relembrar a final perdida na Liga Europa, Luís Filipe Vieira deixou um recado à equipa de arbitragem liderada por Felix Brych, afirmando que houve "erros grosseiros" a afastarem os encarnados da tão desejada conquista europeia.

"Não deram o destaque que deviam ter dado. Foi tão visível que alguém não quis que o Benfica ganhasse. É notório o que aconteceu. Não é teoria da conspiração, mas houve erros grosseiros. Agora não vale a pena falar, já passou. Vamos tentar voltar no próximo ano", afirmou, em entrevista à RTP.

Vieira dá como certa saída de André Gomes e Rodrigo
MOSTRA CONFIANÇA NO DEPARTAMENTO DE SCOUTING
Questionado sobre como será o Benfica caso alguns jogadores do atual plantel sigam para outras paragens, Luís Filipe Vieira depositou grande confiança no departamento de prospeção, deixando ainda no ar a ideia de que as águias já desistiram de tentar ter Rodrigo e André Gomes por mais uma temporada.

"Temos um departamento de scouting liderado por Rui Costa. Se houver alguma saída iremos conseguir substituir bem. Hoje o Benfica está bem documentado sobre jogadores e, se sair alguém, irá ser substituído de imediato", começou por dizer, falando depois da maior aposta em jogadores portugueses:

"Todos os sócios e adeptos querem ganhar. Há jogadores que crescerão e é meu objetivo criar um Benfica com mais jogadores formados nesta casa. O Jorge Jesus já provou que sabe potenciar jogadores e na próxima época vai fazê-lo mais vezes. É sabido que o André Gomes e Rodrigo não vão fazer parte do grupo no próximo ano, mas de certeza que algum dos jovens irão fazer parte do grupo", finalizou.

Assim, parece desde já certo que Rodrigo e André Gomes seguirão para o Valencia, clube recentemente adquirido por Peter Lim, magnata que também é dono do passe da jovem dupla encarnada.

«Siqueira tem de se enquadrar no que podemos pagar»
PRESIDENTE RECONHECE QUE CUSTOS SÃO ELEVADOS
Luís Filipe Vieira reconheceu que a continuidade de Siqueira no Benfica pode não acontecer por causa dos custos.

"Siqueira é um jogador que nós gostaríamos de ter, mas terá de ser enquadrado num tipo de vencimento que podemos pagar. Não me vou desviar em termos orçamentais. O que posso dizer é que, independentemente do que se passar, o conjunto de jogadores terá o mesmo compromisso e objetivos: vencer o campeonato e ir o mais longe possível das taças", referiu na entrevista à RTP.

«É feio dizer mas Bruno de Carvalho mentiu»
LÍDER DAS ÁGUIAS NEGA TELEFONEMA ENTRE OS DOIS
Luís Filipe Vieira respondeu esta terça-feira a Bruno de Carvalho, negando que um alegado telefonema tivesse acontecido entre os dois. Ora, o presidente leonino havia dito que, nesse telefonema, Vieira tinha afirmado que "o grande reforço das águias eram as nomeações dos árbitros".

"De certeza absoluta que esse telefonema não existiu. O Bruno chegou há pouco tempo, não sei se vê fantasmas... Já nem me lembrava disso. Mas quero garantir, sob a minha palavra de honra, que nunca fiz um telefonema desses ao Bruno de Carvalho. É feio dizer... mas ele mentiu", comentou o presidente das águias, em entrevista à RTP.

Ainda assim, Luís Filipe Viera falou de "um bom trabalho" de Bruno Carvalho, quando instado a comentar a postura do líder leonino.

"Não vamos esconder que não há aproximação com FC Porto. Trabalhámos sempre em conjunto com o Sporting. É importante que haja relações. O Bruno de Carvalho está há pouco tempo, tem a sua estratégia. Está a fazer um bom trabalho, está à vista", sublinhou.

«Estive a viver uns dias no Seixal»
GRUPO FICOU "MAIS UNIDO"
Luís Filipe Vieira assegurou em entrevista à RTP que o grupo criou uma união muito grande ao longo da época.

"Estive a viver uns dias no Seixal. Estava às 7 da manhã a receber os jogadores. Não estava bem fisicamente e fiquei lá. Atulamente estamos mais juntos", referiu o presidente do Benfica.

«Até a águia Vitória já recebeu uma proposta»
DESVIA PERGUNTAS SOBRE OFERTAS POR ENZO E COMPANHIA
Questionado sobre o interesse de tubarões europeus nos jogadores do Benfica, Luís Filipe Vieira não confirmou nem desmentiu que tenha havido propostas por Enzo Pérez, Garay, Gaitán, entre outros, mas deixou uma pista com ironia...

"Não posso dizer, por causa da CMVM. Mas posso adiantar que até a águia Vitória já recebeu uma proposta", comentou o presidente das águias, em entrevista exclusiva à RTP.

Luís Filipe Vieira garantiu ter os pés assentes na terra e sabe da necessidade de ter encaixes financeiros para a próxima temporada, mas também assegurou a vontade de ter poucas mexidas no plantel para voltar a atacar títulos.

"O Benfica é um clube credível, uma referência e não se pode colocar em causa o que temos feito. A vontade é manter a equipa, onde todos os atletas mantêm objetivos, onde todos juntos querem lutar pelos objetivos. O Benfica tem que assumir todos os compromissos e o dinheiro faz falta", sublinhou.

«A Benfica TV é um sucesso, tem 30 milhões de receita»
Luís Filipe Vieira considera que a Benfica TV é um sucesso e que é impossível a Olivedesportos voltar a deter os direitos de transmissão dos jogos do clube da Luz em casa.

«A Benfica TV é um sucesso, tem 30 milhões de receita, mais do que tínhamos do outro lado. Somos um clube no mundo que é pioneiro. Jogos voltarem à Olivedesportos? Neste momento é impossível. Este projeto da Benfica TV é irreversível. É um projeto para os sócios, para os benfiquistas. A Benfica TV não foi criada para fazer concorrência à Sport TV», afirmou o presidente das águias em entrevista à RTP.

«Há muita gente interessada em que Jorge Jesus saia do Benfica»
Entre vários elogios a Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira considera que o treinador do Benfica justifica os quatro milhões de euros anuais que aufere e que há muita gente interessada que o técnico saia da Luz.

«Jesus não abarca tudo. Tem uma missão, que é dentro de campo, a potenciar os jogadores. É um dos melhores treinadores do mundo, justifica o que ganha mas nunca se pode avaliar se é caro ou barato. Neste momento Jesus é muito melhor treinador do que quando chegou, cresceu muito. Há muita gente interessada em que Jorge Jesus saia do Benfica. No dia em que sair vai ser para um grande clube mundial», afirmou o presidente das águias em entrevista à RTP.

«Se preferia que Marco Silva tivesse ficado no Estoril para um dia ser treinador do Benfica? Preferia sempre Jorge Jesus», garantiu.

«Estamos em quinto lugar do ranking da UEFA»

O presidente do Benfica, Luís Filipe Viera, não quis referir-se a um possível fim de hegemonia do FC Porto no futebol português mas quis sim falar do Benfica e fazer um balanço da posição do clube no ranking da UEFA desde que chegou ao clube.

«FC Porto? O que importa é falar do Benfica. Quando cheguei, em 2000/2001, estávamos em 124.º lugar do ranking da UEFA, em 2004/2005 estávamos em 57.º, em 2009/2010 em 17.º, em 2012/2013 em nono e em 2013/2014 em quinto. Todo o sucesso e o mérito das vitórias é dos nossos jogadores e do nosso treinador. Nas horas das derrotas sou o primeiro a assumir tudo», afirmou o presidente dos encarnados em entrevista à RTP.

«Jorge Jesus vai continuar» 
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, confirmou, esta terça-feira, que o treinador Jorge Jesus irá continuar no comando da equipa, tal como tinha noticiado o jornal A BOLA.

«A única coisa que posso dizer é que Jorge Jesus é o treinador do Benfica para esta época. O muito pomposo fazer páginas, mas não vale a pena mais especulação. Jorge Jesus vai continuar», afirmou Luís Filipe Vieira, em entrevista à RTP.

O presidente do Benfica elogiou o facto de o treinador ter recusado uma proposta de uma equipa de renome mundial.

«Sei que ele recusou um grande clube europeu em detrimento do Benfica. Este é o compromisso que ele tem. Jorge Jesus vai continuar.»