quarta-feira, 9 de abril de 2014

Béla Guttmann levou o ouro e Jorge Jesus luta pela prata

Béla Guttmann levou o ouro e Jorge Jesus luta pela prata

Português pode chegar à terceira meia-final europeia; húngaro fez o mesmo na Taça dos Campeões Europeus e garantiu dois troféus.

Jorge Jesus pode garantir um lugar na história internacional do Benfica. Nesta quinta-feira, o treinador procura chegar à terceira meia-final nas competições europeias. Se assim for, supera os registos de Sven-Goran Eriksson e Toni no clube encarnado. Béla Guttmann está em outro patamar. 
O húngaro levou o Benfica a três meias-finais europeias mas sempre na Taça dos Campeões. Para além disso, concluiu o percurso com dois troféus, na fase mais gloriosa das águias. Não faria sentido qualquer tentativa de colagem entre Jesus e Guttmann. 
Natural de Budapeste, o malogrado terá garantido algo como a medalha de ouro no percurso europeu do clube da Luz. Frente ao AZ Alkmaar, Jorge Jesus está numa posição favorável para resgatar a prata. 
A cumprir a quinta temporada como treinador do Benfica, o português gere a vantagem conquistada na Holanda (0-1) para entrar no último patamar antes da final da Liga Europa. 
A Liga Europa depois da Liga dos Campeões 
Jesus tem argumentos para considerar que o percurso internacional da sua equipa é extremamente satisfatório, embora as duas meias-finais europeias anteriores tenham surgido após afastamentos da Liga dos Campeões na fase de grupos. Uma vez mais, é esse o cenário que se coloca. 
Na época 2010/11, o Benfica ficou atrás de Schalke04 e Ol. Lyon no Grupo B da Champions. Seguiu para a Liga Europa, eliminando clubes como Estugarda, Paris Saint-Germain e PSV Eindhoven. Porém, os encarnados caíram na meia-final perante o Sp. Braga. Os arsenalistas sucumbiram perante o FC Porto no jogo decisivo da prova. 
Jorge Jesus regressou à Liga Europa na temporada passada. Ficando atrás de Barcelona e Celtic na Liga dos Campeões, as águias voaram para a outra prova da UEFA e foram até Amesterdão. Bayer Leverkusen, Bordéus e Newcastle pelo caminho, tal como o Fenerbahçe, adversário na segunda meia-final do técnico encarnado. 
Maio de 2013 terá sido o pior mês da carreira do treinador, provando como é fina a linha entre o sucesso e o fracasso. O Benfica perdeu o Campeonato, a Taça de Portugal e, pelo meio, a Liga Europa para o Chelsea. Uma bela exibição na Holanda não bastou. Chegar lá soube a muito ou a pouco? 
O treinador não alinha na lógica desta frase: «As finais não se jogam, ganham-se». «É mentira! As finais são para disputar entre as duas equipas». No fundo, Jorge Jesus considera que a chegada a esses momentos de decisão tem de ser valorizada. Faz todo o sentido. 
No total, ao longo dos últimos quatro anos, o Benfica chegou por duas vezes aos quartos-de-final de uma prova europeia (Liga Europa em 2009/10 e Liga dos Campeões em 2011/12), uma às meias-finais da Liga Europa e outra ao jogo decisivo da prova. 
Meias-finais: Eriksson, Toni…e José Mourinho igualados 
Jorge Jesus já igualou os registos de Sven-Goran Eriksson, Toni e José Mourinho. Estes quatro treinadores foram os únicos a levar equipas portuguesas a duas meias-finais de competições europeias. 
Em 1983, Eriksson conduziu o Benfica até à final da Taça UEFA, perdendo a derradeira batalha frente ao Anderlecht. Sete anos mais tarde, após passagens por AS Roma e Fiorentina, o sueco regressou a Portugal e levou os encarnados a mais um jogo decisivo, desta vez na Taça dos Campeões Europeus. Frank Rijkaard entregou o troféu ao AC Milan. 
Sven-Goran Eriksson esteve por cinco anos à frente das águias, em dois períodos, e chegou a duas finais. Toni, seu adjunto em ambas as passagens pelo Estádio da Luz, também garantiu um lugar na história do clube. Em 1988, depois de ter substituído o dinamarquês Ebbe Skovdahl, levou a equipa à final da Taça dos Campeões Europeus, perdendo nas grandes penalidades com o PSV Eindhoven. 
O atual treinador do Tractor (Irão) voltou a assumir o comando em 1992/93 e, na época seguinte, chegou às meias-finais da Taça das Taças. Uma vitória caseira frente ao Parma por 2-1 não chegou para anular o resultado de Itália: 1-0. O golo dos italianos na Luz fez a diferença. 
Toni foi treinador principal do Benfica em cinco temporadas – apenas duas épocas completas – e tem no seu currículo uma final da Taça dos Campeões Europeus e uma meia-final da Taça das Taças.
José Mourinho é o outro português no leque de técnicos com duas meias-finais à frente de equipas do nosso país. Em 2003, passou por essa etapa com o FC Porto para vencer a Taça UEFA e no ano seguinte fez o mesmo na Liga dos Campeões. Dois títulos em igual número de épocas no banco portista. 
Curiosamente, a sua estreia internacional tinha sido no Estádio da Luz, na curta passagem pelo Benfica. Apenas um jogo e o afastamento frente ao Halmstads da Suécia, com um empate em solo luso (2-2) após o desaire fora de portas (2-1). No total, foram três campanhas europeias – se contabilizarmos o efémero compromisso pelos encarnados – e dois troféus. 
Com a estátua na Luz acabou a maldição e a deturpação? 
Jorge Jesus está neste lote e procura elevar a fasquia com a terceira meia-final. Um apuramento do Benfica frente ao AZ Alkmaar garante um registo interessante para o atual treinador encarnado, sobrando espaço para a ambição de maiores conquistas. 
O campeonato nacional é o principal objetivo e Jesus já disse uma e outra vez que não haverá aposta total na Europa sem que a Liga esteja assegurado. Para além disso, há duas taças em disputa. 
De qualquer forma, o plantel tem dado uma resposta positiva nas frentes mais importantes e a vantagem garantida na Holanda (0-1) abre boas perspetivas para o jogo desta quinta-feira. 
A final de Turim está mais perto e o treinador guardará um desejo secreto: vingar a derrota da época passada frente ao Chelsea e afastar de vez os rumores deturpados da maldição lançada por Béla Guttmann. 
Em fevereiro, o Benfica inaugurou uma estátua do treinador húngaro no Estádio da Luz. À margem da cerimónia, os compatriotas de Guttmann voltaram a falar da famosa expressão: «Como esta estátua, já não será preciso esperar mais cinquenta anos para o Benfica ganhar uma taça europeia.» 
A estátua é uma justa homenagem a Béla Guttmann mas a história da maldição já foi esclarecida e nada tem a ver com a Liga Europa. «Nem daqui a 100 anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões», disse o húngaro quando saiu do clube. Não interfere com o futuro imediato de Jorge Jesus.

A velha senhora, os candidatos e os outros

A velha senhora, os candidatos e os outros

Juventus, Benfica, FC Porto e Basileia partem em vantagem para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Resta saber se vai imperar a lógica do mais forte. Está perto, muito perto. Falta só um jogo para Benfica e FC Porto chegarem às meias-finais da Liga Europa, ficando cada vez mais perto da final de Turim. Com vantagem construída na primeira mão, as duas equipas portuguesas surgem como favoritas à conquista da competição.A Juventus é desde o início da época uma das favoritas, até porque o jogo decisivo é em sua casa. O triunfo na primeira mão, em Lyon, deixa tudo mais fácil, ainda que o desafio mais desequilibrado seja o Valência-Basileia, depois de os suíços terem vencido o primeiro jogo por 3-0.

BENFICA-AZ ALKMAAR
O Benfica chega à segunda mão com o conforto de ter vencido o primeiro jogo na Holanda (1-0). Ultra-favorita, a equipa portuguesa pretende gerir vantagens e pensar com segurança na meia-final, ainda que ninguém queira dar a eliminatória como assegurada. Em todo o caso, o golo de Salvio vale muito. 
Os encarnados não perdem em casa para as competições europeias há onze jogos. A última vez foi em 2012/13, na Liga dos Campeões, com o Barcelona (0-2). Curiosamente, o AZ também não perdeu os últimos seis jogos europeus fora de casa e tem uma média de um golo por jogo. Dick Advocaat, o treinador dos holandeses, ainda acredita na passagem à meia-final: «Está tudo aberto, com 1-0 ainda é possível passar. É muito difícil porque o Benfica é uma equipa muito grande na Europa, mas ainda está tudo em aberto. A responsabilidade está do lado do Benfica. Nós perdemos em casa, por isso vimos fazer o nosso futebol, jogar abertos e sem nada a perder. Quem tem mais a perder é o Benfica, que está em vantagem. Nós acreditamos que podemos marcar.» 
A equipa de Alkmaar insiste na ideia de conseguir marcar um golo no Estádio da Luz e a partir daí tudo será possível. «O Benfica tem bons jogadores, como mostrou na primeira mão. Mas nós também acreditamos que podemos criar oportunidades para marcar, como fizemos no jogo em nossa casa, e esperamos desta vez ser mais felizes e concretizar», avisou o avançado Aron Johánnsson
Embora o Benfica tenha o campeonato como objetivo prioritário, não nega a possibilidade de repetir o feito da época passada, pelo que a passagem à meia-final da Liga Europa figura como essencial, mesmo que Jorge Jesus admita fazer alterações na equipa: «Quando tu chegas aos quartos de final ou às meias-finais, não há avisos. Jogas com adversários que podem ganhar, perder ou empatar. Teres conseguido um resultado melhor no primeiro jogo, não te dá margem para pensar que és melhor. De certeza que o treinador do AZ Alkmaar não pensa que por ter perdido o primeiro jogo por 1-0 não pode amanhã dar a volta, da mesma maneira que os jogadores do Benfica não pensam que por terem ganho por 1-0 na primeira mão são melhores que o adversário.» 
Enquanto o AZ surge em Lisboa na máxima força, o Benfica apresenta algumas baixas por lesão
. Enzo Pérez deve recuperar, mas Fejsa e Ruben Amorim podem falhar o jogo desta quinta-feira. 
SEVILHA-FC PORTO 
A vitória no Dragão foi magra (1-0, Mangala), mas serve para manter a esperança do FC Porto em eliminar o Sevilha e seguir em frente  apesar das ausências na competição. O objetivo traçado é conquistar a Liga Europa e os obstáculos não são pequenos, conhecendo-se a qualidade do adversário e o ambiente do Estádio Sanches Pizjuan.
Sem os castigados Fernando e Jackson Martinez, Luís Castro vai ter de recorrer a segundas escolhas, sendo certo que Ghilas vai ocupar o lugar vago no ataque e Herrera poderá vestir a pele de número 6. O treinador não abre o jogo. «Há uma coisa que eu defendo: o jogador tem de entrar em campo sem constrangimento. Não faz sentido falar no amarelo porque não teve qualquer sentido. Não vou falar de jogadores que não estão aqui. Todos os atletas convocados estão prontos para dar uma boa resposta. Confio em todos. Vamos estar muito determinados em campo», frisou na conferência de imprensa de lançamento do jogo.
O treinador do Sevilha sabe, que , os dragões não serão um adversário fácil. «Quem jogar tem, de certeza, muito valor. Se estão no FC Porto é porque são bons. Não avalio o FC Porto por essas duas ausências, mas pelos jogadores que os substituem», disse Unai Emery, deixando o aviso: «Estamos preparados para tudo: marcar cedo, marcar tarde e até sofrer golos. Não podemos querer resolver o jogo em 20 minutos. Veja-se o que se passou com o Chelsea. Marcou um golo tardio e isso chegou».
Do lado espanhol estão os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço, com este último a deixar certezas sobre um desafio entusiasmante: «O FC Porto não esteve ao seu nível no campeonato, mas na Liga Europa jogam mais soltos e com mais força. Espero o melhor Porto e não o Porto irregular da liga portuguesa».
Sevilha é uma cidade que diz muito aos dragões. Não só porque foi aí que conquistaram a Taça UEFA em 2003, mas também porque em 2010/11 derrotaram este mesmo clube na caminhada para a vitória na Liga Europa. Na altura a equipa de Villas-Boas perdeu em casa 1-0 e foi ao Sánchez Pizjuan vencer por 2-1.

JUVENTUS-LYON
Em Turim fala-se de duas coisas: da revalidação do título italiano e da final da Liga Europa. Os dois objetivos estão muito próximos de serem alcançados, com a Juventus destacadíssima na série A e muito bem posicionada para chegar às meias-finais da Liga Europa, depois de ter vencido o Lyon na primeira mão (1-0, golo de Bonucci aos 85 minutos). 
A última vitória dos italianos em casa para as competições europeias foi na época passada com os futuros campeões da Europa, o Bayern Munique, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Titulares de três Taças UEFA, tentam contrariar a tendência das últimas temporadas, como recordou o treinador Antonio Conte: «Não nos podemos esquecer que há sete anos que nenhuma equipa italiana alcança as meias-finais na Liga Europa [ndr: em rigor são seis, porque a última vez foi a Fiorentina-Glasgow Rangers, em 2008], pelo que temos de estar orgulhosos se o conseguirmos».
O técnico assegura que vai apostar na equipa mais forte, apesar do bom resultado na primeira mão e de o campeonato nacional ainda não estar decidido. «Vou apostar no melhor onze para passar a eliminatória, veremos qual é a resposta dos jogadores. Não se fala de rotação, mas procurar apostar em quem tem melhores condições a nível físico e psicológico. Se houver um presumível titular que surja a suplente é por mera opção técnica», frisa Conte, não abrindo o jogo sobre a condição física de Carlos Tévez, que apresentou queixas nos últimos dias.
Do outro lado fala-se em impossíveis. «Acreditamos que é possível surpreender e alcançar aquilo que ninguém está à espera. Devemos voltar a apresentar o espírito da primeira mão, mas aproveitarmos as oportunidades que criarmos. Em 90 minutos pode acontecer muita coisa, se acreditarmos que podemos fazê-lo. Se somarmos os jogos de Pirlo e Buffon na Europa acredita que terão mais do que 90% das equipas do campeonato francês, mas a experiência pode ser importante e não decisiva», referiu o treinador do Lyon, Remi Garde. 
VALÊNCIA-BASILEIA 
Foi o resultado mais desnivelado da primeira mão. O Basileia confirmou a excelente época e venceu o Valência por 3-0, praticamente arrumando a eliminatória, apesar de não ter contado com o apoio dos seus adeptos, uma vez que o jogo realizou-se à porta fechada.
Confirmando que se trata de um resultado demasiado volumoso, segundo o historial da competição nenhuma equipa conseguiu reverter uma derrota por 3-0 na Liga Europa, mas o Valência já conseguiu chegar às meias-finais em 2011/12 vencendo a segunda mão por 4-0 depois de ter perdido o primeiro jogo com o AZ Alkmaar por 2-1.
«Começamos por acreditar que é possível e isso é algo que temos de ter bem claro. É complicado, mas ninguém nos pode privar de ter a ilusão de acreditar, de ter a esperança, e fazer o esforço de reverter o resultado. Creio que demonstrámos que podemos ser superiores ao rival, queremos, podemos e necessitamos são argumentos suficientes para nos convidar a sonhar e devemos passar essa mensagem aos adeptos», referiu o técnico Juan Antonio Pizzi.
Quanto à situação física de Ricardo Costa, que já foi dado como apto, o treinador diz ainda não ter tomado uma decisão sobre a titularidade: «Ricardo foi reintegrado no grupo na terça-feira, está bem, não tem dores, mas precisa de passar por um processo de readaptação aos treinos para depois regressar à competição. Só vamos tomar uma decisão esta quinta-feira». O defesa português está na lista de convocados, assim como os também regressas de lesão Barragán, Gayà e Jonas.
O Basileia parte em vantagem, mas o treinador Murat Yakin assegura que não vai jogar à defesa. «Trazemos uma boa vantagem da primeira mão. Fizemos uma boa primeira parte, mas na segunda o Valência demonstrou que sabe jogar e podiam ter marcado um golo», abordou, recordando o último jogo realizado pelo seu clube no Mestalla, em 2002/03, com vitória local por 6-2.
Os suíços vão aparecer em Valência sem Philipp Degen e Valentin Stocker, por lesão. Por outro lado, o defesa Sauro está em dúvida, o que vai obrigar Yakin a operar algumas alterações no onze base.

Malásia: Johor Darul Takzim pondera rescindir com Aimar

Malásia: Johor Darul Takzim pondera rescindir com Aimar
EM CAUSA OS PROBLEMAS FÍSICOS DO ARGENTINO
Poderá estar a chegar ao final a aventura de Pablo Aimar no futebol da Malásia. Contratado em agosto pelo Johor Darul Takzim, com quem assinou por cinco temporadas, o argentino ex-Benfica tem atravessado uma má fase física, que se tem arrastado durante as últimas semanas. Ora, tal situação deverá levar o clube de Johor Bahru a rescindir o contrato, ou pelo menos anular a inscrição para a época em curso.

A hipótese é avançada pelo diário local "New Straits Times", que cita uma fonte do clube. "A lesão do Aimar é um problema, apesar de não ser grave, tememos que seja crónica. Ele sofreu esta lesão no seu antigo clube, o Benfica. Vamos acompanhar a sua condição e dar-lhe uma semana para mostrar algum progresso. Se não melhorar poderemos retirar a sua inscrição na Liga", disse a referida fonte.

Aos 34 anos, Aimar assinou por cinco temporadas, sendo as duas primeiras como jogador e as restantes como treinador. Até ao momento efetuou cinco jogos, um deles como suplente.

Marquês já está "reservado"

Marquês já está "reservado"
FAIXA COM MENSAGEM FOI COLOCADA
A rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, acordou esta manhã com uma faixa a dizer "Reservado 33". O 33 refere-se naturalmente ao número de títulos nacionais que a equipa da Luz passará a deter no seu currículo, caso se sagre campeã nacional.

Recorde-se que em 2012/13 os adeptos encarnados também deixaram mensagem semelhante na mesma zona, que costuma ser palco da festa dos benfiquistas na capital, mas nesse ano não correu muito bem, já que a equipa da Luz perderia todos os troféus que disputava.

SL Benfica-HC Mealhada, 11-2: Águias voam para oitavos da Taça

Hóquei em Patins Taça de Portugal

SL Benfica-HC Mealhada, 11-2: Águias voam para oitavos da Taça

O Sport Lisboa e Benfica defrontou esta noite de quarta-feira, no Pavilhão da Luz, o HC Mealhada, em desafio a contar para os 1/16 avos da Taça de Portugal. A vitória expressiva, por 11-2, permite à equipa de Pedro Nunes apurar-se para os oitavos-de-final da prova.

Ciente do ciclo de desafios que enfrenta actualmente para todas as frentes em disputa (Campeonato Nacional, Liga Europeia e Taça de Portugal), o Benfica sabia da importância de resolver cedo esta partida para depois poder gerir.

E se assim o pensou… assim o fez, com Valter Neves, aos 8’, de meia distância, a ver a bola embater no adversário (Daniel Costa) e a acabar na baliza do HC Mealhada. Estava feito o 1-0.

O capitão estava inspirado e volvidos cerca de 11 minutos bisou na partida com mais um tento de belo efeito.

Estava dado o mote e, apesar da noite inspirada dos dois guarda-redes - Tiago Sousa e Guillem Trabal – em rinque mandava o Benfica e os golos seguir-se-iam…

Tuco, aos 26’ faz o 3-0; Miguel Rocha (27’ e 28’) “copiou” o capitão e também bisou, colocando o marcador num 5-0 no fecho da primeira meia hora.

No reatar, o HC Mealhada ainda tentou reagir, contudo, um autogolo nos momentos iniciais deitou por terra qualquer aspiração.

Apesar da nítida gestão, com a entrada em campo, inclusive, do ainda Júnior, Xanoca, o Benfica não abdicou dos seus princípios de jogo e mais golos acabariam por surgir, com Tuco, Marc Coy (dois golos), Miguel Rocha e João Rodrigues a dilatarem a vantagem.

Os tentos de honra do HC Mealhada foram apontados por Pedro Coelho e Alexandre Santos.

No próximo sábado estão de regresso as emoções europeias, com o Sport Lisboa e Benfica a entrar em rinque para defrontar o Reus, numa partida a contar para a 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europeia.

Este encontro tem apito inicial agendado para as 17 horas e todo o apoio dos Benfiquistas será essencial, uma vez que o Benfica necessita de virar a eliminatória a seu favor, face à derrota averbada em Espanha (5-2).

Nuno Gomes: “Momento único para eles e para as carreiras”

Nuno Gomes: “Momento único para 

eles e para as carreiras”

O assessor para a área internacional do Sport Lisboa e Benfica, Nuno Gomes, vai acompanhar os Juniores do Sport Lisboa e Benfica a Nyon onde vão jogar a meia-final da UEFA Youth League frente ao Real Madrid e, em declarações à Benfica TV, revelou o que transmitiu aos atletas.

“É um momento único para eles e para as suas carreiras. Quem me dera ter tido estas competições para poder jogar. Transmiti-lhes uma mensagem de encorajamento e motivação. Mostrei-lhes o meu orgulho pela carreira que têm feito. Tudo vai correr bem, porque temos uma excelente equipa e muito bem orientada”, sustentou.

Em Nyon, Nuno Gomes espera ver um triunfo na competição europeia e estar presente no sorteio das meias-finais da Liga Europa. “Vou assistir ao jogo, acompanhar. Espero estar, umas horas antes, em Nyon, no sorteio da Liga Europa e depois ver uma grande vitória do nosso Benfica”, desejou.

A meia-final da UEFA Youth League joga-se às 12 horas portuguesas de sexta-feira, no estádio Colovray.

Arouca-Benfica: mais de 10 horas à espera por um bilhete

Arouca-Benfica: mais de 10 horas à espera por um bilhete

Reportagem em Aveiro numa fila interminável

Depois de esgotados os ingressos mais baratos (15 euros), a corrida por uma entrada para o Arouca-Benfica de domingo prosseguiu esta quarta-feira com mais uma enorme fila nas imediações do Estádio Municipal de Aveiro. 
Quem passou por lá na véspera, garantiu ao 
que a procura ainda foi maior desta feita, mesmo atendendo que estavam agora à venda os ingressos a 25 e 30 euros. Mais uma vez, foi preciso (des)esperar para conseguir o lugar almejado. 
Estava previsto que as bilheteiras abrissem às 14 horas, justamente para dar tempo à organização de garantir que o problema informático da última terça-feira estaria resolvido, mas, ainda assim, só a partir das 15h15 foi possível ouvir gritos de «aleluia» misturados com palmas. 
Claro que, até lá, foram muitos os desabafos, as pragas rogadas a torto e a direito, e as preces para que o céu cinzento não passasse das ameaças de pingos à chuva a sério. De nada valeu. As restrições na venda (máximo de quatro bilhetes por pessoa) e apenas 2000 lugares disponibilizados a 25 euros também não ajudaram. 

Madrugar por um bilhete 

Os madrugadores foram, naturalmente, premiados. Que o diga, Fernando Carvalho, o primeiro a agarrar nos tão aguardados retângulos de papel. «Cheguei aqui às cinco da manhã», atira, com orgulho. «Mas vim enganado. Pensava que a bilheteira abria às nove horas», esclarece. 
O facto de morar a cinco minutos do estádio foi um trunfo importante, mas traiu-o na véspera. «Estive aqui do meio dia e meia até às 17h30 e não consegui os bilhetes que queria», lamenta, pouco habituado a estas esperas. «É a primeira vez que estive assim tanto tempo à espera por causa da bola. Vamos ver se ao menos fazemos a festa», desabafa. Ao todo, aguardou mais de 10 horas. 
Ao lado, Américo Silva, que chegou pouco depois das sete da manhã, consegue usar do humor para fintar o tédio. «Estou aqui há tanto tempo e sem me sentar. Ainda por cima, não sou do Benfica, nem vou ver o jogo. Vim comprar bilhetes para um amigo de Lisboa», desvenda. 
Também ele tentou a sua sorte na terça-feira, sem sucesso. «Hoje a fila está ainda maior. O Benfica arrasta muita gente», constata, bem-disposto. 
Um pouco mais atrás um grupo vindo de São Pedro do Sul, a cerca de 70 kms de Aveiro, destaca-se pela descontração. Nem parece que estão ali desde as sete e pouco da manhã. Mais uma vez, encontramos uma «repetente». «Estive aqui duas horas, mas assim que percebi que só vendiam os de 15 euros fui-me embora, queria outros lugares», conta Carolina Paiva. 
Esta quarta-feira, vinha também à espera de poder comprar os ingressos logo às 9 horas e com um receio: «Pensava que pudesse haver pessoas a pernoitar, mas, felizmente, não aconteceu. Ao todo, queremos levar 30 bilhetes.» 
O Arouca até tinha anunciado o alargamento do horário da bilheteira, mas nem foi preciso chegar, sequer, lá perto. Por volta das 17h30, todas as entradas disponíveis em Aveiro já tinham sido vendidas. Muita gente ficou frustrada com tamanha espera... para nada. 



Até deu para vender bolinhos 

Houve quem trouxesse farnel, mas quem foi menos precavido não faltaram alternativas. Estas ocasiões são sempre uma ótima oportunidade de negócio para vendedores ambulantes. O pregão da bolacha americana fez-se ouvir, e houve quem respondesse: «Queremos é bilhetes». Mas o que mais chamava a atenção era uma pequena banca, com bolos caseiros, e três jovens sorridentes. 
Alunas do terceiro ano do curso de animação sociocultural, Vanessa Freitas, Cátia Garrido e Catarina Cirne, também perceberam que tinham ali uma boa possibilidade para angariar fundos para o seu projeto. «Chama-se Ligações Virtuais, Experiências Reais, e tem como objetivo apresentar novas tecnologias aos idosos», explicam ao Maisfutebol
«Estivemos aqui no dia anterior, percebemos que vinha muita gente, e alguns passaram aqui tanto tempo que, com certeza, vão acabar por ter fome», justificam, cheias de entusiasmo. 
Não sabemos se conseguiram, à semelhança dos bilhetes, esgotar toda a produção disponibilizada para a ocasião, mas lá que os bolos deram jeito a muita gente, disso não sobram dúvidas.  

Benfica-AZ Alkmaar (antevisão): um jogo para a história da Liga Europa?

Benfica-AZ Alkmaar (antevisão): um jogo para a história da Liga Europa?

Encarnados podem confirmar as meias-finais num encontro com vários recordes para bater

O MOMENTO: 
Benfica: 
O Benfica vem numa sequência admirável: tem só três vitórias seguidas, mas nos últimos dezasseis jogos, de resto, venceu catorze, empatou um e perdeu um. Para além disso ganhou em Alkmaar e parte na frente da eliminatória. O jogo desta quinta-feira pode ser histórico, de resto: o Benfica pode tornar-se a equipa mais vencedora da Liga Europa (24 triunfos) e mais goleadora (65 golos). 

AZ Alkmaar: Quatros jogos sem ganhar (dois empates e duas derrotas) não auguram nada de bom para um AZ Alkmaar que precisa de regressar às vitórias. A formação de Dick Advocaat já foi eliminada da Taça da Holanda e está num modesto sétimo lugar da liga holandesa. A Liga Europa podia apresentar-se como última hipótese para salvar a época, mas há que pensar ainda nos play-off da liga holandesa. 

DISCURSO DIRETO 
Jorge Jesus: 
«Teres conseguido um resultado melhor no primeiro jogo, não te dá margem para pensar que és melhor. De certeza que o treinador do AZ Alkmaar não pensa que por ter perdido o primeiro jogo por 1-0 não pode amanhã dar a volta, da mesma maneira que os jogadores do Benfica não pensam que por terem ganho por 1-0 na primeira mão são melhores que o adversário.» 

Dick Advocaat: 
«A responsabilidade está do lado do Benfica. Nós perdemos em casa, por isso vimos fazer o nosso futebol, jogar abertos e sem nada a perder. Quem tem a perder é o Benfica, que está em vantagem. Nós acreditamos que podemos marcar. Medo do Benfica? Vamos jogar com quatro defesas, mas não vamos ter medo nem vamos jogar à defesa. Como já disse, não temos nada a perder.» 

AUSÊNCIAS: 
Benfica: 
Ruben Amorim (lesionado), Maxi Pereira e Gaitán (castigados) 

Az Alkmaar: 
Simon Poulsen e Roy Beerens (em dúvida por lesão) 

HISTÓRICO DE CONFRONTOS: 
O Benfica só jogou uma vez com o AZ Alkmaar: há precisamente uma semana, na vitória por 1-0 em Alkmaar. O histórico de confrontos com adversários holandeses, esse, é bem maior: 22 jogos, com nove vitórias, oito empates e cinco derrotas. O saldo é positivo, portanto, mas é impossível esquecer que uma das derrotas mais difícies da história do Benfica foi frente ao PSV, na final de Estugarda. A derrota mais difícil da história do AZ Akmaar, essa, também foi frente a um rival português: no caso o Sporting, quando foi afastado da final da Taça UEFA de 2005. 


EQUIPAS PROVÁVEIS: 
Benfica: 

AZ Alkmaar
Esteban Alvarado: o guarda-redes da Costa Rica não tem sido sinónimo de segurança na baliza do AZ. Para além das dificuldades evidentes a jogar com os pés, mostra também muita tendência para largar as bolas em resposta a remates mais fortes, nomeadamente de fora da área, tanto junto à relva como mais altos. Uma mão cheia de erros desse tipo. 

Mattias Johansson: o lateral direito sueco ataca bastante, e por isso tem quatro golos já marcados esta época, mas depois está quase sempre desposicionado, algo que não é notório apenas em transição defensiva. Mesmo quando está em zonas mais recuadas o antigo jogador do Kalmar tem tendência para perder as referências posicionais. 

Gouweleeuw: contratado no início da época ao Heerenveen, acaba por ser muitas vezes chamado a «dobrar» Johansson no lado direito, e mostra dificuldades nos duelos de um contra um. Se jogar, Rodrigo pode explorar o espaço entre o central e o lateral, como tanto gosta. 

Viergever: fez a primeira metade da época quase sempre como lateral esquerdo, mas após a contratação de Poulsen tem sido mais regular a sua utilização no eixo defensivo. Jogador perigoso nas bolas paradas ofensivas, já com cinco golos apontados esta época (e quatro assistências). 

Poulsen: contratado à Sampdoria no mercado de inverno, parece ainda estar a adaptar-se aos colegas e ao futebol holandês. Tem estado inibido e algo inseguro. 

Ortiz: elemento mais recuado do meio-campo, o paraguaio acaba, contudo, por deixar muitas vezes a zona à frente da defesa. É um jogador com qualidade técnica, que procura a bola, mas que não impõe a sua presença naquele terreno. 

Elm: médio interior que habitualmente aparece ligeiramente descaído à esquerda, destaca-se pela estatura, mas raramente participa na construção de jogo. 

Gudelj: estreou-se pela seleção sérvia no início do mês, pela mão de Drulovic, e é o elemento mais influente do meio-campo. Embora não seja um «playmaker», é ele que acaba quase sempre por pegar no jogo. Fez já oito passes para golo. 

Berghuis: jovem esquerdino que atua habitualmente pelo flanco direito, com tendência para aparecer em posição central, à procura da bola, ou então para a conduzir para essa zona, na perspetiva de um remate ou de um passe de rutura para Jóhannsson. É o segundo melhor marcador da equipa, mas a larga distância do ponta de lança, com nove tentos. 

Beerens: joga habitualmente pelo flanco esquerdo, embora o pé preferencial seja o direito. Tecnicamente evoluído, procura mais os duelos individuais e a velocidade. Cinco golos e cinco assistências esta época.

 Aron Jóhannsson: Um dos mais perigosos jogadores do AZ Alkmaar. Jogador de bom porte fisico e que é letal em frente à baliza. Não é um portento de técnica mas também não é tosco. Pode dizer-se que é um bom avançado.

Outras opções: 

Gudmundsson é a principal alternativa para os flancos do ataque, e no fundo é um resumo dos habituais titulares: um esquerdino que gosta de jogar pela direita, como Berghuis, mas rápido e com tendência para o 1x1, como Beerens. 
Wuytens tem sido suplente nos últimos tempo, após a contratação de Poulsen (Viegever passou para central), mas durante a primeira metade da época foi presença regular no eixo defensivo. Está, contudo, castigado para a primeira mão. A outra alternativa defensiva é Reijnen, que tanto pode jogar a central como a lateral direito. Durante algum tempo roubou, de resto, a titularidade a Johansson. 
Henriksen, jovem internacional norueguês, pode colmatar a ausência de qualquer um dos médios, embora o seu «concorrente direto» seja Ortiz. Gorter e Van Overeem são outras possibilidades, mas menos utilizadas por Dick Advocaat. 
No ataque, para além de Gudmundsson, referência mais concreta a Avdic, internacional sueco contratato ao Werder Bremen, que está na «sombra» de Jóhannsson, apenas com dois golos marcados. 

Juvenis - SL Benfica-U. Leiria, 8-0: Águias estão na Fase Final do Nacional

9.ª ronda II Fase do Campeonato

SL Benfica-U. Leiria, 8-0: Águias estão na Fase Final do Nacional

O Sport Lisboa e Benfica recebeu nesta tarde de quarta-feira a formação da União de Leiria, em partida relativa à 9.ª jornada da II Fase do Campeonato. A vitória, expressiva, por 8-0, não deixa dúvidas quanto à melhor equipa em campo.

Os pupilos de Renato Paiva entraram dominantes na partida e os frutos desse domínio não tardariam em surgir.

Aos 22’, Gonçalo Rodrigues, na cobrança de um livre directo, inaugurou o marcador, colocando o Benfica a vencer, por 1-0.

Meia hora volvida e novos motivos para festejar no Seixal. Hugo Santos vai à linha, disfere um remate/cruzamento e acaba por fazer um golo de belo efeito. 2-0 no marcador, resultado com que se atingiria o intervalo.

No reatar, a União de Leiria ainda deu um ar da sua graça, mas o Benfica não estava para brincadeiras e cedo deitou por terra qualquer tentativa do adversário.

Um autogolo colocou a equipa de Renato Paiva a vencer por 3-0… e depois foi um festival!

Aos 25' da segunda parte, Fábio Novo fez o 4-0; Francisco Ferreira, minutos depois fez o 5-0; aos 31', Fábio Novo bisou na partida e fez o 6-0; António Antunes fez o 7-0, aos 37’; em cima dos 40’, Pedro Rodrigues fechou as contas do marcador em 8-0.

Com esta vitória o Sport Lisboa e Benfica está automaticamente apurado, em 1.º lugar, para a derradeira fase do Campeonato, Fase essa de onde vai sair o Campeão Nacional.

Armando Jorge Carneiro: “Desfrutar do jogo com ambição e paixão”

Antevisão à meia-final da Youth League

Armando Jorge Carneiro: “Desfrutar do jogo com ambição e paixão”

À partida para Nyon, o director do Caixa Futebol Campus, Armando Jorge Carneiro, falou aos jornalistas sobre a meia-final da UEFA Youth League, frisando que pretende que os Juniores do Sport Lisboa e Benfica aproveitem o momento ímpar.

“Quando chegamos a uma fase como esta, o mais importante é que os atletas desfrutem. É uma competição muito importante para nós, é a cereja no topo do bolo ao nível da Formação. Na meia-final têm de desfrutar do jogo com ambição e paixão como é exigência do Benfica”, enalteceu.

Para Armando Jorge Carneiro não há adversários desejáveis nesta fase da competição. “Nesta situação em que temos o Real Madrid, Barcelona ou Schalke 04, o importante é que a equipa seja competente. Preparámo-nos para estar nesta fase”, garantiu.

O Benfica – Real Madrid começa às 12 horas portuguesas, na sexta-feira, no estádio Colovray.

Conheça aqui os convocados para a UEFA Youth League

A equipa de Juniores do Sport Lisboa e Benfica já se encontra em Nyon, onde na próxima sexta-feira vai defrontar o Real Madrid nas meias-finais da UEFA Youth League, uma partida agendada para as 12 horas de Portugal Continental.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Thierry Graça e André Ferreira

Defesas: Rony Santos, Ricardo Carvalho, Alexandre Alfaiate, Pedro Rebocho, Rafael Ramos, João Nunes, Gilson Costa e João Lima

Médios: Filipe Nascimento, Raphael Guzzo, Filipe Ferreira, Diogo Rocha, Valdomiro Lameira e Hildeberto Pereira

Avançados:
 Nuno Santos, Romário Baldé, João Gomes, Gonçalo Guedes

Apesar de estar presente na convocatória, devido a acumulação de amarelos, Romário Baldé não poderá dar o seu contributo à equipa na meia-final.

Saiba quais os convocados para mais uma quinta-feira europeia

2ª Mão Quartos-Final Liga Europa

Saiba quais os convocados para mais uma quinta-feira europeia

O Sport Lisboa e Benfica recebe na próxima quinta-feira, pelas 20h05, a formação holandesa AZ Alkmaar, em partida relativa à 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Entretanto, Jorge Jesus já revelou a lista de convocados para esta partida.

Lista de convocados:

Guarda-redes – Artur Moraes e Paulo Lopes;

Defesas – Garay, Jardel, Sílvio, Siqueira e Luisão;

Médios – Fejsa, André Almeida, Djuricic, Enzo Perez, André Gomes e Salvio;

Avançados – Sulejmani, Cardozo, Markovic, Rodrigo e Lima.

Este desafio será arbitrado pelo checo, Pavel Kralovec, de 36 anos

Avançados agradecem generosidade de Gaitán

Avançados agradecem generosidade de Gaitán

Nicolás Gaitán continua a espalhar magia nos relvados com a camisola do Benfica, assumindo-se como o principal desequilibrador encarnado e contribuindo, de sobremaneira, para que os avançados da equipa comandada porJorge Jesus continuem de pontaria afinada, isto mesmo num contexto de maior pragmatismo que tem assumido o futebol das águias em 2013/14.

Na recente goleada ao Rio Ave (4-0), por exemplo, foi a vez do internacional argentino oferecer outro golo, mais concretamente a Rodrigo, que fez o 1-0 graças a uma assistência de um criativo que, tal como lembra hoje o jornal "A Bola", já soma nove passes mortais em 2013/14, sendo precisamente o avançado hispano-brasileiro quem mais beneficiou das assistências de Nico Gaitán, somando quatro golos à sua conta.

O extremo que "pensa sempre como um 10"
Curiosamente, esta generosidade de "El Zurdo" é algo que o próprio gosta de cultivar, ou não tivesse Gaitán reconhecido isso mesmo, em entrevista recente ao jornal "A Bola". "Gosto muito de fazer assistências. Fico muito contente quando os meus companheiros marcam com passes meus. Numa equipa cada um tem a sua função. A minha é fazer assistências, a deles é marcar golos. Está bem assim para todos", atirou na altura.

Afinal, mesmo que no Benfica tenha jogado quase sempre nos flancos, a verdade é que o médio-ofensivo de 26 anos tem características puras de "dez", tendo assumido isso mesmo na mesma entrevista. "Não remato muito porque procuro sempre a melhor opção e muitas vezes até perco a bola por causa disso. Penso sempre como um 'dez', porque toda a vida fui um 'dez' desde pequeno. E na Argentina um 'dez' é assim", confessou.

Ora, essa realidade está bem expressa nos números do internacional argentino, que, desde que chegou ao Benfica em 2010/11, soma um total de 46 assistências, ou seja, uma média de 11,5 por época que ainda poderá crescer nos últimos jogos da actual campanha. Quanto aos golos, esses são 24, numa média de seis por temporada.

André Almeida: «Nada influenciará os nossos princípios de jogo»

André Almeida: «Nada influenciará os nossos princípios de jogo»
Resultado da 1.ª mão com o Alkmaar "é mínimo"
O Benfica disputará a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa diante do AZ Alkmaar sem alterar a sua filosofia de jogo, apesar do triunfo alcançado na Holanda (1-0), salientou André Almeida em conferência de imprensa nesta quarta-feira.

"Nada influenciará os nossos princípios de jogo, não nos vamos desviar do rumo, trabalharemos da mesma maneira e tentar alcançar a vitória", afirmou André Almeida, frisando:

"O resultado da primeira mão é mínimo, jogámos a primeira parte da eliminatioria e agora há outros 90 minutos, nos quais temos de trabalhar o mais forte possível para levar de vencida o adversário."

"Numa competição como esta, com equipas como estas, todos podem ser considerados favoritos, temos mais um jogo para poder chegar às meias-finais e depois logo se vê o que acontece", acrescentou, descartando o favoritismo do Benfica frente ao AZ Alkmaar.

André Almeida desvalorizou depois a possibilidade de ser titular e a posição a que pode vir a ser chamado a desempenhar, depois de ter atuado como médio defensivo frente ao Rio Ave:

"Senti-me bem [como titular], trabalho todos os dias para corresponder da melhor maneira e é isso que vou continuar a fazer, tal como os meus companheiros de equipa. O mais importante é poder ajudar a equipa, não tem grande influência o lugar a que jogo. O 'mister' sabe o que é melhor para a equipa e, onde ele me colocar, irei tentar corresponder."

Por fim, o polivalente futebolista dos encarnados sublinhou que, apesar da importância da Liga Europa, "o campeonato é o objetivo principal. Faltam mais 12 pontos e só estamos sete à frente. Mas como é óbvio, no Benfica tentamos sempre ganhar todos os jogos."
 

Rúben Amorim não subiu ao relvado da Luz

Rúben Amorim não subiu ao relvado da Luz
22 jogadores ouviram jesus no relvado
Rúben Amorim não integrou o lote de 22 jogadores que esta quarta-feira subiu ao relvado do Estádio da Luz para ouvir uma curta palestra de Jorge Jesus antes de seguir ainda esta tarde para estágio, no Seixal, com vista ao encontro de quinta-feira diante do AZ Alkmaar, a contar para a 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.

À semelhança do que aconteceu na eliminatória anterior da competição, a equipa encarnada esteve no relvado na véspera da partida na Luz, mas não fez qualquer tipo de treino.

Amorim junta-se, ao que tudo indica, a Maxi Pereira e Gaitán no lote de indisponíveis para a partida de quinta-feira. Os dois sul-americanos vão cumprir um jogo de castigo após terem atingido o limite de amarelos na Holanda.

No lote de 22 disponíveis, um dos destaques vai para a presença de Funes Mori. O avançado argentino raramente tem sido opção da equipa principal do Benfica e ainda não fez a sua estreia pelos encarnados nas competições europeias.
 

Jorge Jesus faz a antevisão ao jogo da Liga Europa

«Não temos o direito de pensar que somos melhores»
Antevê jogo equilibridado com AZ AlkmaarA vantagem de 1-0 que o Benfica traz da 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa frente ao AZ Alkmaar não tranquiliza Jorge Jesus que antevê uma encontro equilibrado no jogo da Luz (quinta-feira, 20H05).

"O facto de termos um resultado melhor no primeiro jogo não dá margem para achar que somos melhores. Quando se chega à fase das decisões há equilíbrio entre as equipas: nem o AZ Alkmaar acredita que não pode discutir a eliminatória nem nós temos o direito de pensarmos que somos melhores", afirmou o técnico esta quarta-feira em conferência de imprensa.

A rotatividade da equipa também foi abordada pelo técnico dos encarnados. "Quando fazemos algumas alterações - e é verdade que temos trocado entre quatro a sete jogadores - fazemo-las porque achamos que determinado jogador possa desempenhar a ideia da equipa e estar mais preparado. Faço as alterações independentemente do nome dele, de ser o jogador A, B ou C. Não trabalho com 11, trabalho com 25 jogadores".
Jorge Jesus: «Liga Europa só será prioridade após o título»
Tentar ir "o mais longe possível"
 O discurso de Jorge Jesus tem sido pautado pela mesma ideia desde o início da temporada: a prioridade do Benfica é o título de campeão nacional. Mesmo com esse objetivo cada vez mais perto de ser alcançado, o técnico dos encarnados garante que ainda não quer apontar a outras metas.
"A Liga Europa passará a ser uma prioridade depois de conseguirmos o grande objetivo: o campeonato. Quando alcançarmos essa meta matematicamente, quando não tivermos dúvidas algumas, aí sim vamos tentar conquistar as outras competições em que estamos inseridos. Vamos fazer como fizemos o ano passado: tentar chegar o mais longe possível", afirmou esta quarta-feira em conferência de imprensa de antevisão ao encontro da 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa com o AZ Alkmaar (quinta-feira, 20H05).
«Cardozo está sempre por cima»
Paraguaio está "moralizado"
 Depois dos dois golos marcados ao Rio Ave na vitória por 4-0 na segunda-feira, Cardozo parece ter renovado a confiança. Para Jorge Jesus, o regresso aos tentos do paraguaio deu-lhe "mais tranquilidade".
"Cardozo pode ser uma opção [para o jogo com o AZ Alkmaar] uma vez que vai ser convocado e tem sido primeira escolha praticamente nos últimos jogos da Liga Europa. Achamos importante dar minutos de jogo em benefício da ideia da equipa e não estamos preocupados com os jogadores individualmente. Se sentir que pode ser útil à equipa, quantos mais minutos lhe dermos melhor. O facto de ter marcado deu-lhe mais tranquilidade. Moralizado está sempre, está sempre por cima", afirmou o técnico dos encarnados esta quarta-feira em conferência de imprensa.

Já sobre os jogadores que tem em dúvida para o jogo da 2.ª mão dos quartos-de-final com o AZ Alkmaar, Jesus revela que, só após o treino desta tarde poderá ter certeza sobre com quem pode contar.

"Penso que Salvio estará recuperado. Sobre o Fejsa e o Rúben Amorim, ainda não tenho certeza se posso contar com eles para o jogo: só depois do treino saberei".
«Liga Europa só será prioridade após o título»
Tentar ir "o mais longe possível"
O discurso de Jorge Jesus tem sido pautado pela mesma ideia desde o início da temporada: a prioridade do Benfica é o título de campeão nacional. Mesmo com esse objetivo cada vez mais perto de ser alcançado, o técnico dos encarnados garante que ainda não quer apontar a outras metas.

"A Liga Europa passará a ser uma prioridade depois de conseguirmos o grande objetivo: o campeonato. Quando alcançarmos essa meta matematicamente, quando não tivermos dúvidas algumas, aí sim vamos tentar conquistar as outras competições em que estamos inseridos. Vamos fazer como fizemos o ano passado: tentar chegar o mais longe possível", afirmou esta quarta-feira em conferência de imprensa de antevisão ao encontro da 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa com o AZ Alkmaar (quinta-feira, 20H05).
 «Renovação de Paulo Bento é natural»
Selecionador fica até 2016
Jorge Jesus considerou, esta quarta-feira, que a renovação do contrato de Paulo Bento com a Federação Portuguesa de Futebol até 2016 "é o reflexo do trabalho que tem feito desde que está na Seleção Nacional".

"Uma vez que vamos estar no Mundial'2014, que era um dos grandes objetivos dos portugueses, e face ao desempenho no Campeonato da Europa, penso que foi uma renovação natural", referiu o treinador do Benfica na conferência de imprensa de antevisão do jogo de quinta-feira (20h05) com o AZ Alkmaar, referente à 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa.