segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Projetista do Estádio da Luz garante que não há risco

Projetista do Estádio da Luz garante que não há risco
ENGENHEIRO TIAGO ABECASSIS ESTÁ TRANQUILO
Tiago Abecassis, engenheiro e projetista do Estádio da Luz, garantiu, esta segunda-feira, que o recinto não está em risco, depois dos danos provocados pelas más condições climatéricas que obrigaram a adiar o Benfica-Sporting da I Liga portuguesa de futebol.

"A estrutura do Estádio da Luz não está de maneira nenhuma em risco. A estrutura do Estádio aguenta os ventos que sopraram ontem, com essa e muito mais velocidade", disse à BenficaTV. De acordo com o engenheiro, no domingo houve ventos na ordem dos 130 km/h e a estrutura está preparada para suportar ventos na ordem dos 200 km/h.

"Os danos não foram na estrutura do Estádio, foram nos revestimentos da cobertura e, em particular, nas fixações desse revestimento à estrutura. Esse é que foi o problema", explicou.

Benfica TV ultrapassa os 307 mil assinantes

Benfica TV ultrapassa os 300 mil assinantes
CANAL DOS ENCARNADOS SEMPRE A CRESCER
O Benfica anunciou no seu site oficial que o canal do clube superou os 300 mil subscritores, apenas sete meses depois de ter entrado em cena como canal pago. Segundo a nota do clube da Luz, a Benfica TV tem autalmente 307.872 assinantes.

Leia o comunicado:

"Sete meses depois de iniciar as suas emissões como canal Premium, a Benfica TV ultrapassou os 300 mil subscritores. O único canal de Clube a nível mundial a gerir os seus próprios direitos televisivos conseguiu superar as melhores expectativas. São já 307.872 os subscritores com acesso à Benfica TV registados até ao dia de hoje.

A história que começou há cinco anos, com emissões regulares desde 10 de Dezembro de 2008 e que teve a Benfica TV como canal fundador da MEO, passou a canal Premium, por subscrição, no dia 1 de Julho de 2013, ganhando novas plataformas de distribuição.

A Benfica TV oferece igualmente, em exclusivo, os jogos da Barclays Premier League, o campeonato mais competitivo e mediático do planeta.

A somar, existem ainda outros conteúdos exclusivos com o selo ecléctico do Sport Lisboa e Benfica: Equipa B, Juniores e restantes escalões do futebol de formação, Modalidades de Andebol, Basquetebol, Futsal, Hóquei em Patins e Voleibol. Tudo em HD, a partir dos diversos campos e pavilhões do Clube.

A todos os subscritores e operadores o nosso muito obrigado pela confiança demonstrada!"

Presidente da Liga confirma vistoria e realização do dérbi esta terça-feira

Presidente da Liga confirma vistoria e realização do dérbi esta terça-feira

Mário Figueiredo em entrevista à RTP.

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional avançou, esta segunda-feira em declarações à RTP, que tudo aponta para que o dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting se realize na terça-feira, como programado.

Em entrevista à RTP, Mário Figueiredo revelou que durante esta tarde decorreram várias reuniões no Estádio da Luz, com a presença de representantes da Câmara Municipal de Lisboa, da Proteção Civil e da LPFP, e que tudo indica que o recinto esteja em condições para acolher o jogo remarcado para terça-feira, às 20H15.

"Está marcada para amanhã [terça-feira] nova reunião às 11 horas na qual será tomada a decisão final. Tudo antecipa que estará tudo em conformidade [para o jogo]", disse, indicando que hoje foram feitas intervenções na cobertura do Estádio da Luz.

O presidente da Liga recordou que o que aconteceu no domingo se deveu a "fenómenos atmosféricos extremos" e defendeu que não se pode parar a vida por causa desta "nova realidade".

Mário Figueiredo frisou ainda que a evacuação de um estádio "não é coisa que se faça de ânimo leve, porque pode provocar pânico nas pessoas", facto que pesou na decisão de suspender o encontro entre Benfica e Sporting.

Projetista da Luz garante: «Estrutura aguenta aqueles ventos»

Figueiredo rejeitou liminarmente o adiamento para outra data do encontro, como medida preventiva, face aos alertas da Proteção Civil à passagem da tempestade Stephanie pelo território português. «Não podemos parar a vida globalmente por causa de fenómenos climatéricos extremos. Não podemos parar todos os jogos», atirou. 

O encontro foi adiado, este domingo, depois de terem começado a cair detritos da cobertura do estádio. Primeiro, lã de rocha, que protegia a instalação sonora; depois, algumas chapas zincadas, numa altura em que grande parte das bancadas já estava evacuada.

O Benfica emitiu ao fim da manhã um comunicado em que confirmava o pontapé de saída para esta terça-feira, às 20:15, depois de lhe terem sido dadas garantias, por parte da empresa que construiu a cobertura, de total reparação dos danos. Antes, a UEFA já tinha assegurado que a final da Liga dos Campeões não estava em causa.

Durante o dia, surgiu o cenário de uma eventual derrota do Benfica na secretaria, algo que o especialista de direito desportivo José Manuel Meirim recusou numa primeira análise, face à informação tornada pública.
Ao fim da tarde, o Sporting questionou e manifestou-se «surpreendido» com o comunicado dos encarnados, lembrando que tinha pedido uma vistoria ao recinto por uma entidade independente, e a mesma ainda não se tinha verificado.

Esta terça-feira, realizar-se-á a habitual reunião de segurança que existe em todos os jogos, e sobretudo nos clássicos, que ganha contornos mais importantes depois de tudo o que se passou nas últimas horas.

Leões lamentam "tratamento diferenciado na evacuação dos adeptos"

Leões lamentam "tratamento diferenciado na evacuação dos adeptos"
ATAQUE À ORGANIZAÇÃO DO DÉRBI DE DOMINGO NA LUZ EM COMUNICADO
Em novo comunicado emitido no seu site oficial, o Sporting lamentou a forma como foi gerida a evacuação dos adeptos leoninos no jogo com o Benfica, que não se realizou no domingo por causa de problemas na cobertura do Estádio da Luz.

Leia o comunicado:

"No dia de ontem, domingo, estava agendada a realização do jogo entre a Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD (Sporting SAD) e a Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD a contar para a 18.ª jornada da Liga Zon Sagres, edição 2013/2014.

Problemas decorrentes da falta de segurança da cobertura do estádio da Luz, em resultado da queda de placas da sua cobertura, determinaram o adiamento do jogo e a evacuação imediata de todas as pessoas presentes no estádio.

Aos delegados da Sporting SAD foi garantido que, para evitar potenciais conflitos entre adeptos de ambos os clubes, os adeptos da Sporting SAD seriam previamente encaminhados para os corredores interiores do estádio, local onde ficariam a aguardar até que fosse garantida a sua saída do estádio em segurança, devidamente escoltados pela PSP, como é procedimento habitual.

Contudo, nada disso se passou.

Com efeito, os sócios e adeptos do Sporting que se encontravam no Estádio da Luz ficaram retidos na bancada do Estádio, por baixo da cobertura, por um período aproximado de 30 minutos após a saída dos adeptos do Benfica.

Ninguém podia garantir que a queda de partes da cobertura não pudesse igualmente suceder na zona do estádio onde se encontravam os adeptos do Sporting, razão pela qual foi manifesta a situação de perigo a que ficaram sujeitos.

Aliás os responsáveis do Benfica preocuparam-se primeiro com a saída dos jornalistas da bancada de imprensa e só depois com a saída dos adeptos do Sporting da bancada para o respectivo corredor interior.

Mais: decorridos esses cerca de 30 minutos, durante os quais os adeptos do Sporting ficaram sujeitos à eventual queda de placas do estádio, os agentes da PSP permitiram então que estes se deslocassem para o corredor interno, cujas dimensões eram claramente insuficientes para a quantidade de adeptos ali presentes, pelo que também aqui não foi garantida a segurança dos adeptos do Sporting, que ficaram “encurralados” entre as paredes e as grades do corredor do 3.º piso do estádio.

Os adeptos do Sporting ficaram nesta situação de periclitante perigo durante cerca de 40 minutos e só depois lhes foi permitida a saída pelas escadas do estádio.

Numa situação de perigo generalizado para todos as pessoas presentes no estádio, a Sporting SAD lamenta o tratamento diferenciado na evacuação dos adeptos dos dois clubes, que considera inaceitável e de manifesta irresponsabilidade por parte dos agentes de segurança, responsáveis do Benfica e da entidade organizadora da competição.

Culpa benfiquista no adiamento podia dar derrota

Culpa benfiquista no adiamento podia dar derrota
"FACTO IMPUTÁVEL" NÃO ESTÁ EM CAUSA

Se eram dois os os artigos (19.º e 22.º) do Regulamento das Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional que enquadram o adiamento do dérbi e a sua marcação para as 20.15 da próxima terça-feira, um outro provocou alguma agitação nas últimas horas, especialmente nas redes sociais. Falamos do artigo 94...

Nele o regulamento da Liga refere que a equipa organizadora do encontro seria punida com a pena de derrota caso seja culpada pela não realização da partida. "Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota...", pode ler-se no regulamento disciplinar da Liga.

Contudo, tendo em conta que tal situação foi sim provocada pelas condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir tanto à hora da partida, como nas anteriores, é assim muito difícil enquadrar o artigo no que sucedeu no Estádio da Luz.

Leia os artigos em causa:

Artigo 19.º

Calendários

3. Depois do início da segunda volta os jogos adiados têm de ser realizados no decurso da mesma semana ou, caso um dos clubes tenha de realizar nessa semana outro jogo das competições oficiais nacionais ou internacionais da UEFA ou da FIFA e ainda no caso de se realizar um jogo da Selecção Nacional e qualquer dos clubes intervenientes tenha jogadores convocados, dentro das duas semanas seguintes.

Artigo 22.º

Adiamentos devidos às alterações dos estádios e casos fortuitos

1. Quando, por causa fortuita ou de força maior, não se verifiquem as condições para que um jogo se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes, salvo se:

a) os delegados dos dois clubes declararem no Boletim do Encontro o seu acordo para a realização ou conclusão do mesmo noutra data, respeitados os limites referidos nos n.os 2 e 3 do artigo 19.º;

b) qualquer um dos clubes em causa tiver de realizar um jogo oficial das competições da UEFA na semana seguinte, caso em que o jogo se realizará ou completará em data a estabelecer por acordo entre os clubes dentro do prazo das quatro ou duas semanas seguintes, consoante se trate, respectivamente, da primeira e segunda voltas; na falta de acordo, a Comissão Executiva decidirá a data e a hora do jogo.

Artigo 94.º

Não realização de jogos por falta de condições do estádio, de segurança ou dos equipamentos

1. Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 12 UC e o máximo de 50 UC e com a sanção de reparação à Liga e ao adversário das despesas de arbitragem, de delegacias, de organização e do valor da receita que eventualmente coubesse ao adversário.

2. Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior.

3. Quando o jogo se realizar em estádio neutro é mandado repetir, sendo apenas aplicáveis as sanções de multa e de reparação ao clube visitado, salvo se as faltas previstas nos números anteriores não lhe forem imputáveis.

4. O clube responsável pela não realização de um jogo oficial em virtude de os equipamentos das duas equipas não permitirem fácil destrinça ou não se encontrarem nas condições regulamentares, será punido nos termos do n.º 1.

Leões solicitaram vistoria adicional ao Estádio da Luz

Leões solicitaram vistoria adicional ao Estádio da Luz
LAMENTAM QUE O BENFICA TENHA DIVULGADO O COMUNICADO A CONFIRMAR O DÉRBI PARA AMANHÃ

O Sporting divulgou um comunicado, no site oficial, sobre o adiamento do dérbi, no qual dá conta que  "solicitou à Liga e ao Benfica que fosse efectuada uma vistoria adicional a toda a cobertura do Estádio da Luz por uma entidade independente, idónea e competente para o efeito que garantisse a segurança do mesmo para a realização de qualquer evento".

O clube leonino acrescenta que foi "surpreendido por um comunicado do Benfica em que reafirma que o jogo irá mesmo ter lugar amanhã sem que tivesse havido a vistoria solicitada, hoje de manhã".
O Sporting reafirma a "pretensão em jogar o encontro, apresentando-se no Estádio da Luz" mas lembra que podia ter invocado o artigo 94. Os leões lembram que solicitaram aos encarnados uma vistoria por parte de uma entidade independente, a qual não foi ainda realizada.

Os graves acontecimentos e a tragédia evitada ontem, como afirmou o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, não podem voltar a suceder seja por questões desportivas, económicas ou de qualquer outra índole.

Foram alertados para toda esta situação, e das preocupações do Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa. Está assim claro para todos a gravidade da situação que, para ser ultrapassada, exige uma vistoria global à cobertura por uma entidade independente e competente para o efeito. A manter-se a decisão da realização do jogo sem a referida vistoria, se algo acontecer no mesmo ou em evento futuro, consideramos que serão solidariamente responsáveis todas as entidades mencionadas, tanto como a empresa envolvida na construção e manutenção da referida cobertura..

Comunicado

O Sporting Clube de Portugal, como é do conhecimento público, face aos factos que impossibilitaram a realização do jogo de ontem no Estádio da Luz e de acordo com a informação então disponível, bem como na promoção da tranquilidade necessária em situações destas, anuiu que o mesmo viesse a ter lugar amanhã, pelas 20H15.

Aquela decisão teve sempre como pressuposto fundamental que estivessem garantidas todas as condições de segurança de pessoas e bens. A segurança é e continua a ser a prioridade máxima para o Sporting Clube de Portugal e esta não pode de forma alguma, nem por qualquer pretexto, ser colocada em causa.

Face a novos dados e informação recolhidos, durante o dia de hoje, nomeadamente quanto à velocidade do vento e à resistência das infra-estruturas ao mesmo, o Sporting Clube de Portugal solicitou à Liga Portuguesa de Futebol e ao Sport Lisboa e Benfica que fosse efectuada uma vistoria adicional a toda a cobertura do Estádio da Luz por uma entidade independente, idónea e competente para o efeito que garantisse a segurança do mesmo para a realização de qualquer evento. Isto porque tais factos, agora do nosso conhecimento, também o deveriam ser de todas as entidades responsáveis pela organização e licenciamento de espectáculos desportivos e serem as mesmas a tomar a iniciativa de garantir, sem qualquer tipo de dúvidas, a inexistência de qualquer risco para a realização deste jogo ou de outro qualquer evento no citado recinto desportivo.

Enquanto se aguardava que fossem efectuadas diligências nesse sentido, o Sporting Clube de Portugal foi surpreendido por um comunicado do S.L. Benfica em que reafirma que o jogo irá mesmo ter lugar amanhã sem que tivesse havido a vistoria solicitada, hoje de manhã, pelo nosso Clube.

À luz destes factos e a serem confirmados pelas entidades responsáveis e sem a devida vistoria, o Sporting Clube de Portugal poderia evocar o Artigo 94º, do Regulamento Disciplinar da LPFP, pontos 1 e 2 que lhe dariam a vitória no encontro e que passamos a transcrever: «1. Quando um jogo oficial não se efectuar ou não se concluir em virtude do estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com a sanção de derrota e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 12 UC e o máximo de 50 UC e com a sanção de reparação à Liga e ao adversário das despesas de arbitragem, de delegacias, de organização e do valor da receita que eventualmente coubesse ao adversário.

2. Se um jogo não for realizado por falta de condições de segurança imputáveis ao clube que indica o estádio, o clube é punido nos termos do número anterior».

Tal não foi a nossa posição pois reconhecemos que, independentemente das responsabilidades que tenham de ser assacadas, o sucedido não teve o intuito de prejudicar o jogo em si. Neste caso, apenas movimenta o Sporting Clube de Portugal garantir que são asseguradas todas as condições de segurança para os seus sócios, seus adeptos, seus profissionais e todo o restante público presente no recinto desportivo, ao contrário do que sucedeu no jogo da Taça da Liga onde foi manifesto o dolo por parte do FC Porto em infringir deliberadamente as regras da competição.

O Sporting Clube de Portugal reafirma a sua pretensão em jogar o encontro, apresentando-se no Estádio da Luz, tal como o fizera ontem, ou em qualquer outro estádio que reúnas as condições necessárias para o efeito e com o acordo prévio do nosso Clube.

Os graves acontecimentos e a tragédia evitada ontem, como afirmou o Presidente da Liga Portuguesa de Futebol, não podem voltar a suceder seja por questões desportivas, económicas ou de qualquer outra índole.


Foram alertados para toda esta situação, e das preocupações do Sporting Clube de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Lisboa. Está assim claro para todos a gravidade da situação que, para ser ultrapassada, exige uma vistoria global à cobertura por uma entidade independente e competente para o efeito. A manter-se a decisão da realização do jogo sem a referida vistoria, se algo acontecer no mesmo ou em evento futuro, consideramos que serão solidariamente responsáveis todas as entidades mencionadas, tanto como a empresa envolvida na construção e manutenção da referida cobertura.

Porque é que gostamos tanto do Benfica-Sporting?

Porque é que gostamos tanto do Benfica-Sporting?

O futebol está para a sociedade como a loira voluptuosa está para o estaleiro de obras: pára tudo à sua passagem. Por que razão um simples jogo tem este poder? Por que razão um Benfica-Sporting ou Benfica-Porto pára o país? Porque é que gostamos tanto de futebol? Porque razão o nosso clube chega a determinar a nossa percepção do tempo, funcionando como um verdadeiro relógio biológico?  A explicação normal passa por dizer que o futebol é o nosso escape irracional. Como somos seres muito racionais, sofisticados e cosmopolitas, a bola funciona como a nesga de barbaridade que nos reconcilia com o nosso ADN guerreiro; durante aqueles 90 minutos voltamos a honrar os genes de trogloditas da selva, os tais genes beligerantes que conseguimos aprisionar nos restantes 9.990 minutos da semana. 
Não nego a validade da tese. Durante os 90 minutos, eu sou mesmo um apache que só vê escalpes verdes ou azuis para arrancar. Mas falta aqui qualquer coisa. A explicação não pode ser apenas a vontade primitiva de partir o focinho da tribo rival. Parecendo que não, nós não somos os macacos do 2001 - Odisseia do Espaço. Neste sentido, julgo que a explicação tem de incluir um aspecto racional, a saber: nós damos muita atenção ao futebol, porque a bola é das poucas coisas que nos mantém unidos como seres racionais e palrantes. Nesta sociedade pós-moderninha, o futebol é talvez o único chão comum que nos permite ter assunto de conversa. Voltamos, portanto, à dispersão e à excessiva fluidez da "sociedade virtual".
Nós já não vemos em conjunto as mesmas séries, novelas ou filmes, já não lemos os mesmos livros, já não ouvimos os mesmos discos. Sim, temos uma liberdade de escolha imensa, mas depois não temos assunto de conversa, porque mais ninguém está a ler o livro que estamos a ler, mais ninguém está a ver a série que estamos a ver, etc., etc. Somos cada vez mais ilhas isoladas. Cada um de nós empilha os seus gostos individuais uns em cima dos outros, e no final ficamos com uma pilha pessoalíssima, interessantíssima e completamente intransmissível, porque mais ninguém está interessado em ler os nossos livros ou em ver os nossos filmes. Ficamos lá em cima, sentados na pilha, sapientíssimos mas sem ninguém com quem falar. É por isso que o futebol é tão importante, tão racionalmente importante: estamos todos juntos a ver a mesma coisa, sentindo uma comunhão que não sentimos em mais lado nenhum, e sabendo de antemão que iremos partilhar conversas no dia seguinte. Durante aqueles 90 minutos e no primeiro café de segunda-feira, deixamos de ser os átomos isolados desta distopia chamada  "sociedade virtual". 

Benfica e Sporting sector a sector

Benfica e Sporting sector a sector

Ausencias de William Carvalho, por castigo, e de Matic, vendido ao Chelsea, enfraquecem o meio-campo dos rivais lisboetas.

Tanto Benfica como Sporting enfrentam o derby de hoje com um grande buraco no meio-campo, mas se a ausência de William Carvalho, castigado, é temporária, Jorge Jesus terá de aprender a viver sem Matic, transferido para o Chelsea. Jefferson é o outro indisponível do lado dos “leões”, enquanto o benfiquista Salvio ainda não terminou a sua longa recuperação. Entre os dois treinadores, é Jardim quem parece ter o “onze” mais estabelecido, tendo utilizado 20 jogadores no campeonato, enquanto Jesus, também por ter um plantel maior e o Benfica estar em mais competições que o rival, promove maior rotação, tendo já usado 26 jogadores diferentes em jogos da Liga.

Guarda-redes
Rui Patrício é o jogador mais antigo do Sporting e aquele que mais derbies disputou, mas nunca ganhou na Luz. Depois de um início de carreira irregular, o guarda-redes natural de Marrazes é, neste momento, um dos jogadores mais importantes dos “leões”, como capitão de equipa e um dos totalistas. Na baliza “encarnada”, Jan Oblak parece ter o lugar seguro, apesar de ter tido algumas culpas no golo sofrido contra o Gil Vicente, o primeiro em jogos oficiais com a camisola do Benfica. Depois de ter estado com os dois pés fora da Luz, o jovem esloveno aproveitou da melhor forma os erros de Artur para se afirmar como titular, mas ainda lhe falta experiência e, como tal, será mais propenso a erros. O derby será um bom teste.

Defesa
O Sporting tem a melhor defesa do campeonato (dez golos sofridos), com apenas um sofrido nas últimas oito jornadas. Tal como nos outros sectores, Jardim só mexe por motivos de força maior e é o que vai acontecer hoje na Luz devido à lesão de Jefferson. O paraguaio Piris deverá ocupar o lado esquerdo da defesa — a alternativa é Rojo, que é lateral-esquerdo na defesa argentina. Maurício, o central brasileiro, tem sido uma boa surpresa e Cedric é o dono indiscutível do lado direito da defesa. O Benfica, por seu lado, tem uma defesa um pouco mais vulnerável (13 golos sofridos) e tem mostrado alguma debilidade nas bolas aéreas. Jesus não abdica dos seus dois centrais (Luisão e Garay) e tem feito alguma rotação nos flancos, um dos crónicos pontos fracos da equipa. A aposta deverá recair, desta vez, na experiência de Maxi Pereira e Siqueira.

Meio-campo
Nem Sporting nem Benfica terão no derby aqueles que foram os seus maiores destaques da temporada. Matic foi vendido ao Chelsea por 25 milhões e Fejsa tem feito o que pode para substituir o seu compatriota, mas não é um jogador com as mesmas características. Enzo Pérez terá se se assumir como o líder do sector. Os “leões” não terão William Carvalho, um médio de raras qualidades, com uma capacidade de desarme e colocação em campo invulgares, por causa de um cartão amarelo tardio no jogo frente à Académica. Jardim manteve o mistério sobre o seu substituto, mas a opção deverá ser Eric Dier, que não é estranho à posição. Adrien Silva e André Martins vão manter-se no “onze”.

Ataque
Cardozo esteve muito tempo de fora e tem vindo a ser reintegrado aos poucos mas não está suficientemente em forma para roubar o lugar a Lima ou Rodrigo, os dois melhores marcadores da equipa que têm mostrado excelente entendimento. Mas o paraguaio é sempre uma opção a ter em conta, dada a sua tendência para marcar muitos golos aos “leões” — já vai em 13. Gaitán é o principal alimentador do ataque benfiquista, enquanto Markovic, que marcou no jogo da primeira volta, ainda sofre com alguma inconsistência. O Sporting tem o estatuto de melhor ataque do campeonato, mas está a sofrer com o jejum de golos de Fredy Montero — já não marca desde 8 de Dezembro — e Jardim tem recorrido cada vez mais cedo ao seu plano B, Slimani. É no ataque que o técnico do Sporting faz a maior rotação, com Capel, Carrillo, Wilson Eduardo e Carlos Mané a alternarem nas alas. E agora há mais uma opção, o ex-Marítimo Héldon, que não deverá ser titular mas pode bem ser lançado durante o jogo.

Informações de bilhética para o dérbi de amanhã


Após adiamento da 18.ª jornada

Futebol: Informações de bilhética para o dérbi de amanhã

Na sequência das condições climatéricas adversas ocorridas no final da tarde de domingo e que originaram danos na cobertura do Estádio da Luz e o consequente adiamento do jogo para terça-feira, dia 11, às 20H15, o Sport Lisboa e Benfica informa:

- Os bilhetes emitidos para o dia de ontem são válidos para o jogo de amanhã;

- As pessoas portadoras de bilhete mas impossibilitadas de assistir ao jogo de amanhã poderão proceder à sua devolução, devendo, para isso, dirigir-se aos locais onde os ingressos foram adquiridos;

- O reembolso dos bilhetes devolvidos e não utilizados será feito no local de aquisição dos mesmos;

- O período para proceder a eventuais devoluções termina às 20H15 de amanhã, com o início do jogo;

- Os bilhetes adquiridos pelos adeptos da equipa visitante são igualmente válidos, devendo, aqueles que pretendam proceder à devolução dos mesmos efectuar essa diligência junto do responsáveis pela bilhética do Sporting Clube de Portugal;

- A abertura de portas está marcada para as 18H15.

Lamentando, uma vez mais e por razões alheias à nossa vontade, todos os transtornos causados pelo adiamento do jogo da 18.ª jornada da Liga, agradecemos a compreensão de todos e solicitamos o apoio dos adeptos e sócios do Sport Lisboa e Benfica que amanhã se possam deslocar ao Estádio da Luz.

Adeptos têm direito a exigir reembolso

Adeptos têm direito a exigir reembolso
REMARCAÇÃO DO DÉRBI AMEAÇA PREJUDICAR RECEITA

O Benfica irá disponibilizar toda a informação sobre bilhética através do seu site oficial mas sabe-se desde já que o clube da Luz está obrigado pelos regulamentos a reembolsar todos os portadores de ingresso que assim o exijam no prazo de 48 horas, ou seja, entre hoje e amanhã, curiosamente a data prevista para a repetição do jogo.

O artigo 85.º do regulamento de competições da Liga determina, no seu ponto 6, que “quando não se iniciar qualquer jogo oficial, os portadores de bilhetes de ingresso têm direito ao reembolso das respetivas importâncias a efetuar nos dois dias úteis seguintes pela entidade que procedeu à organização do jogo, mediante a apresentação do respetivo bilhete completo, excluídos os destacáveis de controlo”.

Ao direito dos adeptos corresponderá, naturalmente, um prejuízo ainda indeterminado por parte do Benfica, mas que poderá ser considerável. Tendo em conta o facto de a partida ter sido remarcada para amanhã, um dia de semana (às 20.15 e ainda sob ameaça de mau tempo), dificilmente os encarnados conseguirão aproximar-se da assistência que ontem preencheu as bancadas da Luz, próxima das 60 mil pessoas, desde logo porque boa percentagem destes espectadores deslocou-se de fora de Lisboa.

Acresce que devido à urgência de cumprir com os reembolsos, o Benfica terá pouco tempo para tentar a revenda dos bilhetes entretanto descartados. Uma despesa a somar a... tantas outras decorrentes da organização de um jogo com a dimensão do dérbi.

Acusações de negligência

A Associação de Adeptos Sportinguistas considera que os 60 minutos que os apoiantes leoninos demoraram a abandonar o Estádio da Luz puseram em risco a integridade física desses adeptos. “A irresponsabilidade de colocar em risco a integridade física de 3.000 adeptos sportinguistas presentes no estádio requer que sejam apuradas responsabilidades por este ato que consideramos completamente negligente”, lê-se em comunicado divulgado pela AAS, segundo a qual, a evacuação só foi permitida “cerca de uma hora após o anúncio de adiamento do jogo”.

A PSP já reagiu, negando “perigo iminente para os adeptos”, pois se tal acontecesse as portas teriam sido abertas e “dada ordem imediata de evacuação”.

Mário Dias: «Problema foi falta de manutenção»

Mário Dias: «Problema foi falta de manutenção»
"PAI" DA NOVA LUZ IDENTIFICA PROBLEMA
Mário Dias, antigo vice-presidente do Benfica e responsável pela supervisão da construção do novo Estádio da Luz, acredita que os problemas na cobertura do palco das águias surgiu devido a falta de manutenção.

"A primeira coisa que tem de se fazer numa obra, especialmente desta dimensão, é manutenção. Se tivessem verificado que uma chapa poderia levantar com o vento teriam certamente corrigido o problema. É possível que a estrutura já estivesse assim há muito tempo", afirmou em declarações à Rádio Renascença.

A viver em Angola, Mário Dias segue o Benfica e espera um triunfo dos encarnados na terça-feira. "Quero é ganhar. É cedo para falar de títulos, mas ganhando ao Sporting ficaremos mais confortáveis."

Benfica confirma dérbi para amanhã

Benfica confirma dérbi para amanhã
ENCARNADOS RECEBERAM PARECER FAVORÁVEL DA MARTIFER AO PRINCÍPIO DA TARDE
O Benfica confirmou esta segunda-feira, ao princípio da tarde, que o dérbi vai realizar-se amanhã, às 20H15.


No comunicado divulgado no seu site oficial, os encarnados esclarecem  ter recebido "parecer favorável da Martifer" - empresa com a qual o Benfica tem um contrato de manutenção da cobertura da Luz e que vistoriou esta manhã o estádio - que "garante de forma expressa e incondicional as condições de segurança".


A construtora inspecionou os danos sofridos em consequência do vento forte que atingiu a cidade de Lisboa ontem e que provocaram o adiamento do jogo entre o Benfica e o Sporting. A intempérie fez com que se desprendessem partes da cobertura do Estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões, que caíram sobre o relvado e as bancadas, sobretudo lã de rocha e placas metálicas.


No domingo, as equipas ainda subiram ao relvado para os exercícios de aquecimento, mas depois de recolherem aos balneários já não regressaram e cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o adiamento e o estádio foi evacuado. Depois de teremsaído os cerca de 50 mil espectadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas, das quais pelo menos uma de grandes dimensões, com cerca de 40 metros quadrados, conforme relatou o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo.


Leia o comunicado:


"No seguimento do que ficou ontem acordado na reunião mantida entre o presidente da Liga, respectivos delegados, equipa de arbitragem e os presidentes de ambos os clubes, e que consta do respectivo relatório de jogo, o SL Benfica informa que tendo recebido, ao princípio da tarde, o parecer favorável da Martifer que garante de forma expressa e incondicional as condições de segurança, confirma que o jogo se realizará na data ontem acordada, terça-feira, dia 11, as 20H15".


Visitas ao Estádio da Luz canceladas
MARTIFER INSPECIONOU ESPAÇO
As visitas ao Estádio da Luz foram canceladas esta segunda-feira. Segundo informa o site dos encarnados, o cancelamento das habituais visitas deve-se a questões de segurança, depois de, no domingo, se terem verificado vários danos na cobertura do Estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas o que obrigou ao cancelamento do Benfica-Sporting.

Entretanto, a Martifer, com quem o Benfica tem um contrato de manutenção da cobertura do Estádio da Luz, está neste momento já a avaliar se há condições de segurança para realização do dérbi amanhã, data avançada ontem pela Liga mas ainda sujeita a confirmação depois da referida inspeção.

Já começou vistoria à cobertura do Estádio da Luz

Já começou vistoria à cobertura do Estádio da Luz

A Martifer, empresa com a qual o Benfica tem um contrato de manutenção da cobertura do Estádio da Luz, iniciou já esta manhã a vistoria ao recinto.

Os jornalistas presentes não têm acesso ao interior do Estádio, mas é bem visível a presença de elementos da empresa no recinto, assim como a falta de algumas chapas na cobertura da bancada Sul.

No exterior, logo desde bem cedo, ambiente dentro da normalidade, decorrendo apenas os habituais trabalhos de limpeza junto ao recinto.

A adiamento visto pela imprensa estrangeira

A "sujeira" vista pela imprensa estrangeira

DÉRBI DA LUZ FOI NOTÍCIA LÁ FORA

Mundo Deportivo

“Teto do estádio da final da Champions sai a voar”. Foi assim que o “Mundo Deportivo” retratou os acontecimentos desta noite. O diário catalão deu destaque às “placas de alumínio que se soltaram por causa do vendaval”e ainda citou testemunhos de pessoas presentes na Luz: “Parecia que estava a nevar.”

Sport

No diário “Sport”, igualmente de Espanha, o adiamento do clássico mereceu também atenção, especialmente pelo palco onde iria decorrer.“Pedaços do teto do estádio (...) caíram sobre o relvado de um dos cenários mais emblemáticos do futebol português, que vai acolher a final da Champions”, pode ler-se.

ESPN

A ESPN não deixou de olhar para o dérbi lisboeta que não se realizou “depois de material de isolamento do teto se ter soltado devido a ventos fortes e ter começado a cair em campo e nas bancadas”, escreveram os norte-americanos. A “culpa” do adiamento acabou por ser atribuída à “lã de vidro que começou a cair já com adeptos nas bancadas”.

Bild

Por terras alemãs, o “Bild” deu destaque à notícia do adiamento na página principal do site do jornal. “Ventos fortes destruíram partes do teto do Estádio da Luz”, escreveu o diário, que se apoiou em declarações dos responsáveis encarnados. “A segurança dos espectadores e jogadores não podia ser garantida.”

Lancenet

“Estádio da Luz cheio de sujeira”. É o que se lê no site do brasileiro Lancenet. Os canarinhos culparam a “lã de vidro que colocou em risco a segurança e deixou muita sujeira no relvado”, mas foram dos poucos órgãos de comunicação a deixarem de lado o facto de o encontro derradeiro da Liga dos Campeões estar agendado para o Estádio da Luz.

Marca

O espanhol "Marca" deu também destaque ao adiamento do dérbi. O diário refere a "queda de materiais aparentemente leves" em campo, sublinhando que as equipas chegaram a aquecer no relvado mas foram obrigadas a recolher. A publicação sublinha que o Estádio da Luz é o palco da final da Champions e recorda que os problemas do relvado já levaram a que o Benfica disputasse o mais recente encontro da Taça da Liga em "estádio emprestado" (Restelo) 

UEFA sem planos para mudar final da Champions

UEFA sem planos para mudar final da Champions
ORGANISMO INFORMADO DOS "DANOS MENORES"
A UEFA disse esta segunda-feira estar informada "dos danos menores causados pelas condições climatéricas severas" que obrigaram domingo ao adiamento do Benfica-Sporting e garantiu não planear alterar o palco da final da Liga dos Campeões de 2014.

"A UEFA está ciente dos danos menores causados pelas condições climatéricas severas no Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Acreditamos que os preparativos para a final [da "Champions"] podem continuar como o previamente planeado. Não há qualquer plano para mudar o local da final", garantiu à agência Lusa um porta-voz daquele organismo.

O encontro entre o Benfica, líder da Liga, e o Sporting, segundo classificado, estava marcado para as 18 horas de domingo e foi adiado devido aos danos causados pela intempérie que assolou Lisboa na cobertura do Estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas, sobretudo lã de rocha e chapas metálicas. O jogo acabou por ser reagendado para terça-feira, às 20H15.

Entretanto, a construtora Martifer, com quem o Benfica tem um contrato de manutenção da cobertura do Estádio da Luz, vai avaliar hoje se há condições de segurança para realização do dérbi com o Sporting na nova data agendada.

No domingo, as equipas ainda subiram ao relvado para o aquecimento, mas depois de recolherem aos balneários depois dos problemas já não regressaram. Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o adiamento e o estádio foi evacuado.

Depois de terem saído os cerca de 50 mil espectadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas, das quais pelo menos uma de grandes dimensões, com cerca de 40 metros quadrados, conforme relatou o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo.

Tempestade não assustava treinadores

Tempestade não assustava treinadores
ANTES DE CONHECEREM GRAVIDADE DA SITUAÇÃO, JESUS E JARDIM QUERIAM IR A JOGO

O alerta vermelho colocado no distrito de Lisboa pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera não assustava Jorge Jesus e Leonardo Jardim na preparação para o dérbi. Os dois treinadores estavam preparadíssimos para ir a jogo e estruturaram as respetivas equipas em função das condições climatéricas.