sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Benfica: Cardozo consultou especialista em Munique


Cardozo consultou especialista em Munique

Paraguaio já está afastado da competição há dois meses

A complexidade do problema físico que tem condicionado Óscar Cardozo levou o Benfica a enviar o paraguaio para Munique, para consultar um especialista.

Ao que o Maisfutebol apurou, a viagem foi feita ainda antes da mudança de ano, sensivelmente a meio do período de recuperação de «Tacuara», a contas com uma lombalgia, de acordo com a informação dada pelo clube.

Recorde-se que nesta quinta-feira fez dois meses que Cardozo jogou pela última vez. Foi quando o Benfica afastou o Sporting da Taça de Portugal, com uma vitória por 4-3 após prolongamento, e um «hat trick» do paraguaio.

Esta não é a primeira vez que jogadores do Benfica vão a Munique devido a lesões. Simão Sabrosa, Nuno Gomes, Nélson ou Quim foram operados ao joelho, nesta cidade alemã pela Dra. Ulrike Muschaweck, especialista em hérnias.

Eurico Gomes antevê “clássico” único, mas prematuro quanto ao título

Eurico Gomes antevê “clássico” único, mas prematuro quanto ao título

O antigo futebolista Eurico Gomes, que jogou no Benfica, FC Porto e Sporting, disse hoje esperar que o clássico de domingo seja único, pela vontade de homenagear Eusébio, mas prematuro quanto à decisão da I Liga de futebol.

“Com tudo o que vimos nos últimos dias, por causa do acontecimento terrível de o Eusébio nos deixar fisicamente, claro que, sob o ponto de vista emocional, há razões para crer que o ‘clássico’ seja diferente e único”, afirmou o antigo defesa, que vestiu a camisola das “águias”, entre 1973 e 1979, e dos “dragões, entre 1982 e 1987.
O agora treinador reconhece que o embate entre Benfica e FC Porto, da 15.ª jornada da I Liga, é um dos jogos que “faz do futebol algo diferente” e que o de domingo “tem a coincidência” de ocorrer uma semana depois da morte de Eusébio.
“É o encontro entre dois rivais que estão ao rubro, estão em ascendente no campeonato. Portanto, penso que poderá haver por parte do Benfica algo que passe por algo além do próprio jogo, para dar um brilho maior pelo Eusébio”, sublinhou.
Eurico Gomes assegura que essa vontade de homenagear o “Pantera Negra” não confere mais obrigações aos “encarnados”, advertindo, no entanto, para as repercussões emocionais: “Não há mais carga de responsabilidade de nenhuma das partes, mas há sentimentos, que são considerados naturais nestes momentos”.
“Penso que o Benfica tem todas as razões para fazer deste jogo um jogo de maior alegria, caso consigam a vitória”, frisou o antigo internacional português, que vestiu a camisola das “quinas” em 38 ocasiões.
Apesar disso, o antigo futebolista rejeita apontar qualquer favorito para o “clássico”, não só pelo equilíbrio pontual entre os “rivais”, que partilham a liderança do campeonato com o Sporting, mas pelo histórico de embates entre as duas equipas.
Na avaliação do ex-jogador dos três “grandes”, o “Sporting tem estado melhor” e, por ter “menos desgaste” e por estar afastado de outras competições, tem “apresentado uma maior coerência durante a primeira volta”.
“Benfica e FC Porto não apresentaram na primeira volta consistência de exibições, mas acabam por chegar nivelados em pontos. Isso é bom para o campeonato, apesar de, quanto a mim, estar a ser nivelado por baixo em termos exibicionais, mas cria a ideia de que qualquer um deles poderá ganhar o campeonato”, explicou.
Eurico Gomes assumiu não ter dúvidas de que a “luta” vai continuar em aberto, após o fim da primeira volta, seja qual for a diferença pontual entre os três “grandes”.
“Independentemente do resultado de domingo, sem dúvida nenhuma, porque não é tempo de fazer contas à vantagem de dois ou três pontos para que qualquer um deles possa já deixar a ideia de que é campeão. Entre estas equipas não existe isso”, referiu Eurico Gomes, recordando que o FC Porto chegou ao título, nas últimas duas épocas, depois de o Benfica ter chegado a ter vantagens aparentemente confortáveis.
Benfica e FC Porto, que repartem a liderança da I Liga com o Sporting, com 33 pontos, após 14 jogos, defrontam-se no domingo, a partir das 16:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, em encontro da 15.ª jornada da competição.

De Boer revela que Ola John fica no Benfica

De Boer revela que Ola John fica no Benfica





O treinador do Ajax, Frank de Boer, esclareceu, esta sexta-feira, após o particular frente ao Galatasaray, que o extremo holandês Ola John não vai reforçar a sua equipa no mercado de inverno. 

A razão desta decisão está ligada ao tempo que estavam a durar as negociações com o Benfica pelo passe do jogador.

«Vamos terminar a época com este plantel. As coisas demoraram demasiado tempo com o Benfica e com Ola Jon», afirmou Frank de Boer, em declarações ao Voetbal International

Assembleia da República aprova voto de pesar por Eusébio

Assembleia da República aprova voto de pesar por Eusébio






A Assembleia da República prestou esta sexta-feira homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, antiga glória do Benfica e da Seleção Nacional que faleceu no último domingo vítima de paragem cardiorespiratória.

«O país e o mundo ficaram mais pobres, o Pantera Negra faleceu», começou por dizer Guilherme Silva, vice-presidente da Assembleia, antes de destacar as qualidades desportivas e humanas de Eusébio, bem como os reconhecimentos que recebeu pelo mundo fora. 

«O prestígio de Eusébio cedo superou as fronteiras nacionais. Levou o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo. É muito mais que um jogador de futebol, é um símbolo de Portugal, um embaixador da Nação», acrescentou Guilherme Silva, que apresentou condolências à família presente, antes aprovar, por unanimidade, o voto de pesar. Fez-se de seguida um minuto de silêncio.

Em nome do Governo, que se associou ao voto de pesar do Parlamento, falou Marques Guedes, Ministro da Presidência, que considerou Eusébio «um pedaço de Portugal» que conquistou «o coração dos portugueses».

Falaram ainda os líderes parlamentares: Luís Montenegro (PSD), Alberto Martins (PS), Nuno Magalhães (CDS), João Oliveira (PCP), Pedro Filipe Soares (BE) e José Luís Ferreira (Os Verdes).

Nas galerias do Parlamento, a ladear a família de Eusébio, estiveram Luís Filipe Vieira e Fernando Gomes, respetivamente, presidentes do Benfica e da Federação Portuguesa de Futebol.

Recorde-se que ontem, quinta-feira, os líderes parlamentares aprovaram a trasladação do corpo de Eusébio, que foi a enterrar segunda-feira no cemitério do Lumiar, para o Panteão Nacional.

Drulovic: «Não há favoritos para o clássico»

SÉRVIO ESPERA UM BOM ENCONTRO

Drulovic: «Não há favoritos para o clássico»

Ljubinko Drulovic, antigo jogador de Benfica e FC Porto, admite ter o coração dividido para o clássico de domingo e garante que numa partida como estas nunca há favoritos.

"São duas equipas fortes e com jogadores de qualidade. Não há favoritos. É difícil arriscar um resultado. O FC Porto é sempre forte na Luz mas o Benfica também tem um excelente plantel", afirmou em declarações à Antena 1.

O sérvio comentou ainda a possível utilização de Ricardo Quaresma e a importância que o Mustang poderá ter daqui para a frente no FC Porto: "Joguei contra o Quaresma, mas nunca com ele. Foi um dos jogadores mais influentes do FC Porto na primeira passagem pelo clube. É um jogador que tem tudo para ajudar".

Nélson: «Benfica tem equipa para vencer o FC Porto»

DEFESA PEDE CAUTELAS COM QUARESMA

 «Benfica tem equipa para vencer o FC Porto»

Atualmente no Almería, Nélson não deixa de acompanhar o futebol português. O clássico de domingo entre Benfica e FC Porto, na Luz (16 horas) vai ser seguido atentamente e o antigo jogador dos encarnados não hesita na hora de prever um encontro "entre duas grandes equipas".

"O Benfica vem de um resultado excelente [5-0 ao Gil Vicente] e já não perde há algum tempo. O FC Porto andou algo irregular mas agora melhorou bastante o seu nível exibicional, sobretudo desde a chegada do Carlos Eduardo. Ambos estão bem e é difícil prever um vencedor. Como benfiquista é claro que gostava que fosse o Benfica a ganhar. Penso que têm equipa para isso e seria também uma homenagem bonita que fariam ao Eusébio", afirmou à sua assessoria de imprensa.

O lateral, de 30 anos, reconhece que Quaresma pode ser igualmente entrave para as aspirações daas águias.

"É um grande jogador e é preciso estar sempre atento às movimentações dele. Mas o FC Porto tem outros jogadores perigosos como o Varela, o Jackson, o Lucho ou o próprio Carlos Eduardo. O Benfica vai ter de estar muito atento, coeso e muito forte defensivamente", concluiu.

Matic é o jogador que todos querem...

Matić poderá jogar no campeão europeu

Pep Guardiola quer mais um médio no plantel do Bayern.
Neste momento Matic é o jogador do momento nos campeonatos europeus que todos gostariam de ter nos seus clubes. Agora chegou a vez do campeão europeu Bayer Munique se chegar à frente e perguntar o preço de Nemanj Matic.
Bastian Schweinsteiger, Toni Kroos, Philipp Lahm, Javi Martínez, Thiago Alcântara... Aparentemente estas opções não chegam e Pep Guardiola quer contratar mais um médio. E o reforço pode chegar de Lisboa.
O jornal 'O Jogo' anuncia nesta quinta-feira que o treinador do Bayern Munique vê em Nemanja Matić um jogador ideal para encaixar no meio-campo do campeão alemão e europeu.
Os responsáveis do Bayern já terão contactado os dirigentes do Benfica para averiguar a situação do sérvio e para saber quanto precisam de pagar para contratar o jogador.
Matić tem no seu contrato uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros mas, já se sabe, o Bayern pode avançar e pagar de imediato o valor da cláusula: Javi Martínez, Mario Götze e Robert Lewandowski são exemplos recentes.
Neste momento Matic é já dos jogadores mais cobiçados na Europa do futebol. Vários "grandes" europeus interessados em Nemanja Matić tal como o Chelsea, Manchester City, Arsenal. Manchester United, Liverpool, Paris Saint Germain, Mónaco, Nápoles, Juventus, Real Madrid, Bayer Munique, Borussia Dortmund, entre outros, estarão atentos ao internacional sérvio que muito difícilmente ficará no Benfica depois desta época, isto se não sair já neste mercado de inverno.

André Gomes e Tozé: na prateleira à espera de uma oportunidade

Na antecâmara do clássico entre Benfica e FC Porto, o zerozero.pt escolheu um talento emergente em cada um dos clubes e foi ouvir a opinião de quem privou de perto com os atletas referidos.

A sua utilização no jogo do próximo domingo afigura-se bastante improvável mas, para a generalidade dos adeptos, são dois nomes que colhem agrado e interesse, por poderem vir a ser lançados por Jorge Jesus e Paulo Fonseca de forma mais contínua, num espelho da aposta que pretende ser feita na 'prata da casa'.

De um lado, um atleta que «pode chegar ao nível do que fez o Rui Costa», segundo quem o treinou no Boavista. Do outro lado, «um aluno excecional, com qualidades incríveis», tal como avaliou um antigo colega nas camadas jovens dos dragões.

André Gomes, um tipo de jogador raro
Enquanto não surge a oportunidade, André Gomes vai brilhando na equipa B ©Pedro Benavente
 
Gouveia foi treinador dos juniores e dos seniores do Boavista na temporada 2010/2011, altura em que André Gomes era junior de primeiro ano, mas no qual o técnico não hesitou em chamá-lo para a primeira equipa. As suas características são, para Filipe Gouveia, raras em Portugal e podem fazê-lo saltar para a elite europeia futuramente.

«É um box-to-box, um jogador que chuta com os dois pés e que a sua grande lacuna é, a meu ver, o seu jogo de cabeça. Acredito que, no futuro, vai ser um jogador de primeira linha, de top mundial, não tenho a mínima dúvida sobre isso», analisou, em entrevista ao zerozero.pt.

Na época passada, André Gomes foi chamado em algumas ocasiões por Jorge Jesus, num trajeto ascendente e que teve golos pelo meio. Contudo, o médio tem tido menos preponderância esta temporada, um dado que Gouveia preferiu desvalorizar, ciente da qualidade do seu ex-pupilo.

«É um jogador muito maduro e muito forte nas diagonais que faz. Acredito que este momento menos bom dele faz parte do crescimento. Talvez o Jorge Jesus ache que é melhor para ele jogar, para já, na equipa B para ganhar mais ritmo competitivo», considerou, antes de abordar uma improvável chamada a jogo no clássico de domingo.


«Já ficou provado no ano passado, quando ele jogou contra grandes equipas como o Barcelona, que é um jogador que não acusa a pressão do jogo. Se Jorge Jesus entender, é um jogador que poderá ser lançado. Não sei qual a estratégia que Jorge Jesus está a preparar para o jogo, mas, conhecendo o André Gomes como conheço, é jogador para assumir a responsabilidade num jogo destes», garantiu.

E na eventualidade de André Gomes passar, no futuro por um empréstimo para ganhar ritmo competitivo no principal escalão? Gouveia mostrou não ver problemas nisso, embora tenha negado acreditar em tal cenário, confiando em pleno no número 30 encarnado.

«Se as pessoas do Benfica assim o entenderem, penso que ele responderá bem, mas sinceramente não acho que isso vá acontecer. Acredito que ele só sairá do Benfica no momento em que for vendido para outro patamar, pois trata-se de um tipo de atleta que em Portugal não há muitos. Mesmo na seleção portuguesa faz falta um jogador como o André Gomes. É um jogador que pode ir ainda mais longe que um Benfica, pode chegar ao nível do que fez o Rui Costa», finalizou.


 Tozé, um Moutinho que é 10

Tem sido uma das figuras da Liga2 Cabovisão. Ainda que se trate de um médio, Tozé leva já 11 golos e, na tabela geral, só Pires tem mais do que o número 70 dos azuis e brancos, um jogador que se poderá assemelhar a João Moutinho.

«Sinceramente não vejo um jogador que tenha as características exactamente iguais às do Tozé, mas talvez o Moutinho, por ser de baixa estatura, mas ser muito trabalhador, vai ao chão, luta, é bom nas bolas paradas, inteligente. Porém, o Tozé é mais ofensivo, mais um 10, com maior capacidade de finalização, remate forte e preciso, é bom último passe», contou Fábio Martins, antigo colega do médio, ao zerozero.pt.

O atual jogador do Desportivo das Aves acredita que «o Tozé pode singrar no FC Porto», pois «é muito completo, tem a cabeça no lugar, é um aluno excepcional e, como toda a gente vê, tem qualidades incríveis», resalvando, porém, que «já se sabe que no FC Porto é muito dificil um jogador 'da casa' se afirmar, e um jogador com esta idade requer uma aposta firme». Uma afirmação que suscitou nova pergunta, do porquê de Fábio Martins considerar que o clube que o formou não aposta de forma vincada na formação.

«São várias as razões. O FC Porto é um clube onde não há espaço para apostar nos jovens porque o mais importante é ganhar titulos, portanto procuram-se jogadores com experiência a um nível alto, nem que seja só nos seus países de origem. Não existe tempo nem paciência para apostar nos jovens, e o Tozé, no ano passado, chegou a sofrer isso na pele, pois foi chamado contra o Olhanense. Entrou, arriscou, como faz sempre, e o público assobiou, porque o importante era ganhar, não era o miúdo que lá estava dentro de campo a estrear-se», considerou.


 E continuou: «Outra razão é o aspecto monetário, pois o FC Porto é conhecido mundialmente por ser um clube vendedor e faz isso bem. É um clube que contrata barato, e vende caro, mas principalmente jogadores estrangeiros. Contrata jovens estrangeiros e nesses sim, existe uma aposta firme, para darem depois o retorno. Isso está à vista de todos, mas é uma política que tem resultado, tem dado vários títulos, e por isso não há nada a dizer».

Porém, a acontecer a aposta firme num atleta da formação, Fábio Martins coloca o médio de 20 anos na «pole position», mesmo que considere que existam outros valores prontos a emergir no Olival.

«Em todos os escalões de formação dos clubes grandes existem alguns jogadores que se destacam e que todos pensam que podem chegar à etapa final, a equipa A. Penso que Tozé seja o caso mais flagrante e que mereça uma atenção especial, até porque está bem, é um dos melhores marcadores da Liga2 Cabovisão e claramente um dos motores da equipa. Mas existem outros que podem chegar a esse nível, depende do trabalho deles e da aposta que o clube faça neles. Tiago Ferreira, Ivo, Tomás, André Silva, Rafa, o Gonçalo que, pelo que sei, está a voltar, são jogadores que têm qualidade, que também estão na equipa B e que estão a crescer», analisou.



Jovem, mas muito ciente do mundo que o rodeia, Fábio Martins 'brilhou' também com o dom das palavras nesta entrevista ao zerozero.pt, considerando que a sua geração já vai sendo vista com outros olhos, numa aposta crescente nos jovens atualmente.

«Existem outros jogadores das nossas idades ou até mais novos que já começam a ser apostas dos clubes, como o Vezo, que foi agora para o Valencia, o Ricardo, que veio este ano para o FC Porto, o Ilori, que saiu este ano para o Liverpool, o André Gomes, o Rafa no SC Braga, e muitos outros, foram aposta, corresponderam e agora estão já num patamar elevado. Penso que só é preciso uma aposta mais consistente, porque qualidade não falta...», finalizou.

«Contra o FC Porto, o Benfica nunca foi o Benfica que jogava com as outras equipas»

Vitor Pereira diz que contra o FC Porto, o Benfica nunca foi o Benfica que jogava contra as outras equipas»

Vítor Pereira é o homem das manchetes desta sexta-feira. O ex-treinador do FC Porto faz capa no jornal O Jogo e pontua ainda n' A Bola e no Record com declarações sobre o clássico deste fim-de-semana. No resumo das entrevistas, salta à vista uma convicção: a de que é a dinâmica do FC Porto que tem feito a diferença nos duelos com o Benfica.

O jornal O Jogo aproveitou a conversa com o atual técnico do Al-Ahli Jeddah para aprofundar questões táticas relacionadas com os últimos clássicos, procurando junto do homem do leme as justificações para as estatísticas: em quatro partidas para o campeonato, Vítor Pereira nunca perdeu com o maior rival dos azuis e brancos.

«Quando defrontávamos o Benfica, o que procurávamos era agarrarmo-nos às nossas ideias de jogo»
©Catarina Morais
«O Benfica é uma equipa que acelera constantemente a bola. Contra uma equipa que não tenha a capacidade que o FC Porto tem para ter bola, o jogo cai numa dinâmica de transições constantes e aí o Benfica leva vantagem, porque é o futebol a que está habituado. Mas como o FC Porto retirava a bola ao Benfica e a possibilidade de ter tantos momentos de transição, é claro que quem tem a bola domina o jogo. Nós tínhamos essa capacidade, retirávamos a iniciativa do Benfica, pela dinâmica, não pelo sistema. Contra o FC Porto, o Benfica nunca foi o Benfica que jogava com as outras equipas, mas graças aos princípios em que acreditávamos e que estimulávamos no treino», começou por revelar o treinador de 45 anos.

«O meu 4x3x3 era de posse e pressão. Quando defrontávamos o Benfica, o que procurávamos era agarrarmo-nos às nossas ideias de jogo, não adulterar fosse o que fosse, acreditar nos nossos processos e impor o nosso futebol. Jogando em casa ou na Luz, conseguimos sempre ser dominadores, ter mais posse e somar melhores resultados. E isso só foi possível porque acreditámos no nosso jogo», comentou.


O antigo timoneiro dos dragões salientou ainda que foi no ano de André Villas-Boas que começou a ver «alterações no Benfica» de Jorge Jesus na abordagem aos encontros com o FC Porto. E que foi precisamente no «célebre jogo» dos
 5x0, «em que o David Luiz apareceu como lateral-esquerdo», que as águias... 'perderam o norte'. «Esta é a minha opinião, mas um sinal destes, a uma equipa, é um sinal de receio. E mais: dá confiança à outra equipa», apontou.«Nós estudávamos uma forma de condicionar o Benfica para o lado de construção que pretendíamos, se queríamos que eles saíssem mais à direita ou à esquerda, para os atacarmos e roubarmos a bola. Sabíamos que nos convinha que a bola entrasse em determinados jogadores. Às vezes não é possível, mas a ideia era puxar o Benfica para o lado que mais nos convinha. Quando a bola ia ao guarda-redes, não os deixávamos sair, e eles são uma equipa que não está habituada a ser pressionada», vincou Vítor Pereira.

«Num jogo grande, o jogador tem de sentir os seus referenciais»

«Alterar a identidade é sinal de insegurança», disse ainda.
«Num jogo grande, o jogador tem de sentir os seus referenciais, aquilo que ele reconhece, aquilo que trabalha há meses. Se nós, treinadores, chegamos a um jogo desta importância e ainda sobrecarregamos a tensão com uma nuance tática, retiramos confiança. Agora, se estiver trabalhado, OK. Mas não sou de mudanças, muito menos se der a entender que estou com medo», afirmou Vítor Pereira, deixando também a nota de que «esse Benfica, quando defrontava o FC Porto, tinha receio de ser humilhado».
Em relação a Jorge Jesus, com o qual teve várias trocas de palavras por força dos cargos ocupados, Vítor Pereira não se quis agora alongar em comentários. Mas não escondeu a sua posição quanto ao estilo de jogo predileto do técnico encarnado.
«Definir se um treinador é melhor do que o outro é uma estupidez. Há adeptos que gostam muito da ideia de jogo do Jesus. OK. Eu respeito, mas tenho a minha e há quem goste. Eu quando vejo um jogo em que a bola está constantemente entre uma área e outra, para mim isso é sinal de desorganização das equipas, é sinal de descontrolo e imaturidade táticas. Não gosto desse jogo. Mas querer determinar que alguém é melhor do que alguém não faz sentido e eu nunca me senti em disputa direta com o Jorge Jesus», encerrou o espinhense.
«Felicidade», por Vítor Pereira
O último clássico entre as duas equipas está ainda bem marcado na mente de adeptos, jogadores e treinadores. O golo de Kelvin aos 92 minutos alterou por completo o rumo do campeonato e tornou o jovem brasileiro um herói no Dragão, ao mesmo tempo que ajoelhou Jesus.
Vítor Pereira, que lançou o número 28 do FC Porto aos 79 minutos da partida, confessa que ao recordar-se dessa noite só a pode definir com uma palavra: «Felicidade». Sentimentos à parte, foi com uma análise cuidada que avaliou a importância das substituições nesse duelo.
«Há dois lados [no momento de efetuar uma substituição]: o lado racional e o lado intuitivo. Quando o racional já não dá o que pretendemos, vamos ao lado intuitivo, lançando um jogador que sabemos que não é taticamente maduro, mas que do ponto de vista individual nos pode trazer coisas diferentes. Por isso considero que um plantel deve ter, para a mesma posição, dois jogadores com qualidades distintas, que nos permitam gerir o jogo com a diversidade das suas características e até da sua experiência ou juventude», salientou.

«Para mexer num clássico, é preciso ter convicções. O lado intuitivo é importante, mas há que ter muita coragem», prosseguiu Vítor Pereira, que indiretamente até agradeceu a aposta de JJ em Roderick, em detrimento de Gaitán, decorriam 66 minutos de jogo...
«Se o treinador dá um sinal de receio, a equipa encolhe-se. É natural que isso aconteça. Se temos dois avançados e retiramos um para colocar alguém a meio-campo, damos uma mensagem, que até pode estar, racionalmente, correta. Mas com aquela tensão, do ponto de vista emocional, se vejo a minha equipa tirar jogadores de características ofensivas e lanço outros de características defensivas, é porque é a hora de recolher, de defender o resultado», exemplificou.

«O Kelvin lembrou-se de algo que ninguém esperava... e decidiu»
«Do outro lado, foi hora de arriscar, de ir atrás do resultado porque não havia outra forma. Eu vi os meus centrais a perder posição, vi desequilíbrios que nos podiam ter custado o segundo golo do Benfica, mas o que é que nos adiantava o empate? Eu tinha era de dizer à equipa que era para ir para a frente. O golo do Kelvin decide um campeonato, é um momento de felicidade. Quando o lancei, disse-lhe: 'Kelvin, tu és irreverente, atrevido, se tiveres oportunidade vai para cima deles, vai por lá fora e resolve'. Podia não ter dado absolutamente nada, mas ele teve confiança, foi mesmo para cima e foi feliz. O Kelvin foi para jogo sem maturidade para uma decisão daquelas, mas a questão é que a irresponsabilidade do Kelvin fez a diferença. Um jogador taticamente mais maduro tinha cruzado. O Kelvin lembrou-se de algo que ninguém esperava, nem o próprio Artur... e decidiu», concluiu Vítor Pereira a O Jogo.
Por fim, através do diário A Bola, o treinador do Al-Ahli mandou ainda uma mensagem de confiança a Paulo Fonseca. «O que não nos mata torna-nos mais fortes e preparados», atirou. «Só passando pelas experiências é que crescemos e aprendemos. O Paulo sabe que no FC Porto um empate é um desastre. É uma questão de mentalidade, mas ele tem imenso valor e vai continuar a provar isso, agindo sempre com conformidade», apostou Vítor Pereira.

"Benfica tem todas as condições para ganhar ao Porto"



JOÃO MANUEL PINTO


"Benfica tem todas as condições para ganhar ao Porto"

João Manuel Pinto, antigo jogador de Benfica e FC Porto, considera que é muito cedo para classificar este clássico como decisivo para o título. O Benfica-FC Porto está marcado para domingo, às 16h00.

João Manuel Pinto aposta numa vitória do Benfica, no clássico de domingo. O antigo central, que representou os encarnados e o FC Porto, pensa que a equipa de Jorge Jesus "tem todas as condições para ganhar". Além do factor casa, o ex-jogador destaca a força extra que os jogadores sentem para dedicar um triunfo a Eusébio.

"Depois de uma lenda como o Eusébio ter partido, de certeza que os jogadores terão mais força para lhe dedicar a vitória", disse o treinador, em entrevista a Bola Branca.

Seja qual for o resultado, João Manuel Pinto considera que é muito cedo para extrair consequências definitivas para o desfecho do campeonato. "Não é um jogo desicivo, são três pontos importantes, mas é último jogo da primeira volta. Nada vai decidir", declara.

João Manuel Pinto, de 40 anos, representou o FC Porto entre 95/96 e 00/01. Entre 2001 e 2003, jogou no Benfica.

Carga emocional do clássico dá vantagem ao Benfica

Carga emocional do clássico dá vantagem ao Benfica

Jorge Silvério, mestre em Psicologia no Desporto, acha que as reacções muito emocionais dos jogadores à morte de Eusébio e o estádio cheio são factores que colocam o Benfica na dianteira nas contas do favoritismo.
Num jogo de carga emocional acrescida, uma semana depois da morte de Eusébio, Jorge Silvério, Mestre em Psicologia no Desporto, explica que "a carga emocional, ainda mais elevada, pode proporcionar alguma vantagem ao Benfica". O especialista lembra que "o estádio vai estar cheio e o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, apelou à enchente para mais uma homenagem a Eusébio". "Os adeptos têm um papel muito importante para uma equipa que joga em casa, o que representa mais um factor a favor do Benfica", argumenta. 

Numa análise ao momento psicológico dos jogadores, Jorge Silvério salienta "as reacções emocionais à morte de Eusébio". "Alguns jogadores tiveram reacções muito emocionais como Luisão e Cardozo. Essa dor pode transformar-se numa maior coesão, solidariedade e vontade de dedicar um possível triunfo à memória de Eusébio", explica em entrevista a Bola Branca

Do lado do FC Porto, o psicólogo entende que o clube azul e branco "está normalmente muito habituado a este tipo de jogos de alta pressão e terá de se preparar para enfrentar a reacção emocional e a vantagem que o Benfica pode ter".

Jorge Silvério, de 51 anos, tem uma vasta experiência no acompanhamento a atletas olímpicos e de alta competição, assim como de treinadores, árbitros e várias equipas de diferentes modalidades. O psicólogo foi o primeiro Mestre em Portugal em Psicologia do Desporto.

Polícia preparada para clássico com casa cheia

Polícia preparada para clássico com casa cheia

A PSP admite ambiente diferente, no Estádio da Luz, devido à morte de Eusébio. Não há informações sobre intenção do FC Porto em homenagear o Pantera Negra. Plano de segurança é idêntico ao de outros clássicos.
A Polícia de Segurança Pública idealizou um esquema de segurança para um clássico com lotação esgotada. Pedro Pinho, sub-intendente da PSP, confirmou, esta sexta-feira, que "a previsão é de casa cheia, 63 mil adeptos".

"Os bilhetes estão praticamente esgotados. Os 1642 lugares que sobram ficam reservados, por razões de segurança", adiantou o responsável. Pedro Pinho informou que "em termos de segurança, este é um clássico igual aos outros".

No entanto, o sub-intendente reconhece que o ambiente, no estádio, pode ser diferente, "devido à morte de Eusébio, um símbolo do Benfica e de Portugal". A propósito, a PSP questionou o Benfica sobre se o FC Porto pretende fazer uma homenagem ao Pantera Negra. O clube encarnado desconhece qualquer intenção dos azuis e brancos, mas caso exista, terá que "ser avaliada".

Pedro Pinho informou que os adeptos do FC Porto serão "monitorizados e acompanhados" e serão feitos esforços para "evitar cruzamento de adeptos das duas equipas". As portas do Estádio da Luz abrem às 14h00. O clássico começa às 16h00.

Águias pedem "silêncio total" na homenagem a Eusébio

RESPEITAR VONTADE DA FAMÍLIA

Águias pedem "silêncio total" na homenagem a Eusébio

O Benfica apelou esta sexta-feira a que todos os adeptos respeitem domingo no Estádio da Luz, antes do clássico com o FC Porto (16 horas), da 15.ª jornada, um minuto de "silêncio total", em homenagem a Eusébio.

"O Sport Lisboa e Benfica apela a todos os espectadores que se deslocarem, este domingo, ao Estádio da Luz para que respeitem a vontade da família de Eusébio e façam silêncio total durante o minuto que lembrará o 'Pantera Negra'", diz o clube, numa nota publicada no seu site oficial.

O Benfica apelou aos adeptos para optarem pelo silêncio, por vontade da família da antiga glória do futebol português, ao contrário do que foi sugerido pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) na terça-feira.

O organismo pediu aos clubes que observem um minuto de aplausos e usem fumos negros em homenagem a Eusébio nos jogos da próxima jornada, dos dois principais escalões, a Liga e a Segunda Liga.

Eusébio morreu no domingo, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória. A morte do ex-futebolista gerou reações de todo o Mundo, e cumprindo "a vontade de Flora [a sua mulher] e restantes familiares", o Benfica insiste que os adeptos "não batam palmas, nem façam qualquer ruído" durante a homenagem.

Só Roberto foi carrasco na estreia em clássicos

ARTUR, JÚLIO CÉSAR E EDUARDO NÃO PERDERAM

Só Roberto foi carrasco na estreia em clássicos

Roberto Jiménez não deixou saudades na Luz. O guarda-redes espanhol, um dos grandes responsáveis pela eliminação do Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, teve uma passagem pouco discreta pelos encarnados, mas pelas piores razões. Dos cinco guarda-redes que Jorge Jesus utilizou em clássicos, só o espanhol perdeu logo na estreia. Oblak, que no domingo se pode tornar o sexto, não quererá repetir o mau exemplo.

Jorge Jesus: «Que as emoções não nos tragam maior responsabilidade»

MORTE DE EUSÉBIO ABALOU BALNEÁRIO MAS 
JESUS GARANTE CONCENTRAÇÃO PARA O CLÁSSICO

Jorge Jesus: «Que as emoções não nos tragam maior responsabilidade»

O clássico de domingo com o FC Porto (16 horas) vai ficar marcado por várias homenagens a Eusébio que faleceu no passado domingo, mas om melhor tributo dos encarnados ao Pantera Negra seria a vitória. Para isso, garante Jorge Jesus, é preciso que as emoções não traiam os seus jogadores.

"A equipa está bem face aos jogos que temos feitos das várias competições. Temos tido um somatório de vitórias e de jogos bem coseguidos, bem jogados. Quando o adversário é um rival  [como o FC Porto] ainda ficamos mais motivados e confiantes. O falecimento de Eusébio mexe com os nossos sentimento, mas o jogo é outra história", afirmou o técnico dos encarnados esta sexta-feira em conferência de imprensa.

E prosseguiu: "Se traz motivação ou pressão? As duas coisas... Todos os jogos têm emoção e a responsabilidade é sempre a mesma, mas a grandiosidade do nome dos adverario às vezes faz com que seja um valor acrescentado. O cenário de sentimento pode-nos dar - mas espero que não - tanta pressão de ganhar como temos de fazer em todos os jogos. Posso não decifrar os sentimentos de cada um dos jogadores, mas tenho de olhar para as emoções da equipa. Espero que as emoções desta semana não nos tragam uma carga ainda de maior responsabilidade do que ao próprio jogo".


TÉCNICO NÃO COMENTA SAÍDA DE JOGADORES

«Tenho de conviver com a realidade do mercado»

Jorge Jesus há muito que conhece a realidade dos mercados de transferências, mas prefere não falar em casos concretos como o de Rodrigo que poderá estar na porta de saída.

"A janela das transferências já abriu e todas as equipas, principalmente as que estão vendedoras, estão sujeitas ao mercado. Se tiver de acontecer... é uma normalidade para mim desde que estou no Benfica. Não tanto em janeiro, mas mais no final da época. Sei que tenho de conviver com essa realidade, porque os aspectos desportivos e financeiros estão ligados", afirmou esta sexta-feira em conferência de imprensa.

JÁ DECIDIU QUEM VAI OCUPAR A BALIZA, MAS...

Jorge Jesus: «Artur e Oblak dão-me máxima segurança»

Jorge Jesus já fez a sua escolha sobre quem vai ocupar a baliza dos encarnados no clássico com o FC Porto (domingo, 16 horas), mas... não revela! Ainda assim, o treinador dos encarnados reconhece que quer Artur quer Oblak lhe trazem confiança.

"A minha decisão está tomada. Qualquer um deles [Artur e Oblak] me dá a máxima garantia e segurança. Não é uma situação que me preocupe... No dia do jogo vão saber qual é a minha decisão", afirmou o treinador do Benfica esta sexta-feira em conferência de imprensa de antevisão ao encontro da 15.ª jornada.

Dúvidas há também sobre a utilização de Rodrigo e Gaitán: o primeiro contraiu uma entorse no tornozelo esquerdo, ao passo que o camisola 20 padece de um traumatismo na face posterior da perna direita.

"Realizaram treino condicionado hoje e só no treino de amanhã ou mesmo no dia do jogo é que tiramos as dúvidas [sobre a sua utilização]. São uma incerteza neste momento", justificou

Jesus não acredita no efeito Quaresma

O clássico de domingo poderá ditar a estreia oficial de Ricardo Quaresma no regresso do extremo ao FC Porto. Jorge Jesus, porém, não acredita que a presença do ´mustang` no relvado do Luz possa funcionar como fator desequilibrador no embate entre águias e dragões.

«Jogar no Benfica e no FC Porto é motivante, é motivante para os jogadores jogar uns contra os outros. Eles estão habituados e adaptados a essas emoções. Não vejo em que é que a inclusão de um ou outro jogador possa favorecer uma equipa», desvalorizou, na conferência de Imprensa de lançamento do encontro da 15.ª jornada da Liga.

Jorge Jesus relativizou ainda a supremacia azul e branca nos últimos anos, sustentando que «o que aconteceu no passado não conta».

«Os outros jogos que disputámos com o FC Porto não contam. Não traz vantagens nem desvantagens. Cada jogo é o momento. Tanto o Benfica como o FC Porto querem ganhar para serem mais primeiros», referiu.

Jesus: 8º melhor do Mundo em 2013

Jesus: 8º melhor do Mundo em 2013

O treinador do Benfica foi eleito o oitavo melhor treinador do Mundo em 2013 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).

Jorge Jesus ficou logo atrás de José Mourinho, treinador do Chelsea (10 pontos) e somou os mesmos três pontos de Antonio Conte, técnico que se sagrou campeão em Itália pela Juventus.
Para a IFFHS, o melhor treinador do mundo de 2013 foi o antigo treinador do Benfica Jupp Heynckes, que venceu em 2013 a Liga dos Campeões, a Liga Alemã e a Taça da Alemanha, ao serviço do Bayern Munique.
O treinador alemão obteve 216 pontos, entre os 70 jornalistas e peritos do universo eleitoral, mais 115 que o segundo classificado, o seu compatriota Jurgen Klopp (Borussia Dortmund).

Classificação:
1. Jupp Heynckes (Bayern), 216 pontos
2. Jurgen klopp (Borussia Dortmund), 101
3. Diego Simeone (Atlético Madrid), 61
4. Alex Ferguson (Manchester United), 33
5. Pep Guardiola (Bayern), 30
6. Arsène Wenger (Arsenal), 29
7. José Mourinho (Real Madrid/Chelsea), 10
8. Antonio Conte (Juventus), 3

.Jorge Jesus (Benfica), 3

"Artur ou Oblak? Verão no jogo"

"Artur ou Oblak? Verão no jogo"

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, disse esperar que o falecimento de Eusébio não signifique maior pressão para os seus jogadores.
As lesões de Rodrigo e Gaitán: "Ainda hoje fizeram treino condicionado, amanhã teremos mais um dia para tirar dúvidas e até mesmo no próprio dia do jogo. Neste momento, é uma incerteza, não posso dizer se jogarão. Amanhã será decisivo".

Oblak ou Artur? "A decisão está tomada, tendo a certeza que jogando o Artur ou o Oblak, ambos oferecem a máxima garantia e segurança. Não é uma situação que me preocupe e no dia do jogo verão quem será titular".

O peso da morte de Eusébio: "A equipa está bem face ao sucedido e aos jogos que temos feito. Temos vindo a somar vitórias e ultimamente boas exibições. A equipa está confiante e sendo um jogo com um rival ainda fica mais motivada e confiante. É um jogo que surge no momento em que o Benfica só pode estar satisfeito, independemente da morte de Eusébio. Essa é situação sentimental, o jogo é outra história"

Morte de Eusébio torna o jogo diferente: "A emoção nestes jogos está sempre presente, uns mais do que outros, em função da grandiosidade do nome dos adversários. A responsabilidade é a mesma, que é a de vitória, esta com um cenário do sentimento vivido esta semana, sentimento que espero não gere mais pressão na nossa equipa".

Aspetos emocionais: "Não conseguimos decifrar as emoções de cada pessoa, a mim compete decifrar emoções da equipa, sabendo que cada ser humano é diferente, esperando que estas emoções não nos traga ainda mais responsabilidade do que é o jogo. Esse é o meu desejo".

Pedro Henriques: “Espero que o Benfica arranque os três pontos”

Leões de Porto Salvo – Benfica
Pedro Henriques: “Espero que o Benfica arranque os três pontos”
A equipa de Futsal do Benfica desloca-se ao reduto de uma das formações que lhe tirou pontos na primeira volta, mas o treinador-adjunto, Pedro Henriques não acredita em jogos iguais.

“Já passaram muitas jornadas depois do jogo com o Leões de Porto Salvo na Luz. Ambas as equipas estão fortes. Vai ser um grande espectáculo de Futsal e espero que o Benfica arranque os três pontos”, desejou, em declarações à Benfica TV.

O Leões de Porto Salvo – Benfica está agendado para as 17 horas de sábado, no pavilhão do Leões de Porto Salvo.

Nuno Brites: “Esperamos um jogo difícil, mas vamos para ganhar”

Antevisão ao jogo AA Espinho – Benfica campeonato de Voleibol
Nuno Brites: “Esperamos um jogo difícil, mas vamos para ganhar”
O treinador-adjunto da equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica, Nuno Brites, em declarações à Benfica TV, analisou o jogo com a AA Espinho neste sábado.

“É uma equipa que pode aspirar aos seis primeiros lugares. Apesar de ser difícil, tem essa motivação. Esperamos um jogo difícil, mas vamos para ganhar”

Marcel Gil é reforço até ao fim da época e Nuno Brites analisou-o: “É um jogador de selecção, com experiência e que vem para nos ajudar.”

O AA Espinho – Benfica está marcado para as 16 horas de sábado, no pavilhão Arq. Jerónimo Reis.

Tuco e a Oliveirense: “Confiamos na nossa qualidade”



Antevisão à 11.ª jornada do campeonato de hóquei em patins
Tuco e a Oliveirense: “Confiamos na nossa qualidade”
A equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica desloca-se a Oliveira de Azeméis para defrontar um adversário complicado como alertou Tuco, jogador dos “encarnados”.

“Sabemos que a Oliveirense tem uma boa equipa, jogam em casa e por certo vai ser difícil, mas temos uma boa equipa, trabalhámos bem e confiamos na nossa qualidade. Sabemos o que temos de fazer”, garantiu à Benfica TV.

Depois do jogo com a Oliveirense, o Benfica terá uma série de duelos difíceis pela frente, mas não se atemorizam. “Estamos preparados para todos estes confrontos directos que vão acontecer até ao final da primeira volta. Temos de pensar jogo a jogo. Sabemos que somos fortes e espero que nos corra bem”, frisou.

O Oliveirense – Benfica está marcado para 17 horas de sábado, no pavilhão da Oliveirense.

Bernardo Silva considerado o Melhor Jogador da Segunda Liga

Melhor jogador do mês de Dezembro
Bernardo Silva considerado o Melhor Jogador da Segunda Liga


A Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o Sindicato dos Jogadores profissionais de Futebol consideraram Bernardo Silva o Melhor Jogador da Segunda Liga no mês de Dezembro.

O jogador venceu a eleição com 14,59 por cento dos votos, sendo seguido por Kuca, do Chaves, com 7,12 por cento e de Tó-Zé, do FC Porto B, com 2,29 por cento.

O prémio será entregue no jogo Benfica B – Beira-Mar, marcado para o próximo domingo, no Caixa Futebol Campus.