sábado, 22 de março de 2014

Benfica – Sporting, 3-1: Dérbi emotivo dita novo líder

23.ª jornada do Campeonato

Benfica – Sporting, 3-1: Dérbi emotivo dita novo líder

A equipa de Futsal do Sport Lisboa e Benfica discutiu, este sábado, com o Sporting, o dérbi da 23.ª jornada do Campeonato Nacional, o qual venceu por 3-1.

Um Pavilhão Fidelidade repleto deu as boas-vindas ao jogo da jornada e os futsalistas corresponderam com um jogo emotivo e com golos de antologia. O primeiro foi marcado pelo conjunto forasteiro. À passagem do minuto cinco, Pedro Cary concluiu uma boa jogada colectiva.

A perder, o Benfica reagiu e aos 12 minutos, Joel Queirós rematou com Caio Japa a travar o tiro com a mão. O árbitro fez “vista grossa” e ainda mostrou o cartão amarelo ao camisola 25 das “águias”. A equipa da casa estava por cima na partida e aos 14’, João Benedito brilhou ao defender o remate de Rafael Henmi e a recarga de Nenê.

O golo do empate poderia acontecer a qualquer momento e aos 17 minutos, Serginho tirou uma excelente jogada individual da cartola e desferiu um remate certeiro. O Sporting obrigou Marcão a aplicar-se no minuto seguinte e aos 20’, Nenê, num pontapé de bicicleta, levou o Benfica na frente para o intervalo.

Na segunda parte, o jogo começou a um ritmo mais baixo, com ambas as equipas a arriscarem menos e a criarem menos lances de perigo. À passagem do minuto 33, Bruno Coelho fez um passe estrondoso para Alan Brandi e o pivot na frente de João Benedito atirou a contar, fazendo o 3-1.

Com uma desvantagem de dois golos, o Sporting arriscou no “cinco para quatro” e aos 35’, Pedro Cary teve a oportunidade de desfeitear Marcão, mas o brasileiro não deixou.

Até final, o Futsal do Benfica aguentou a vantagem, venceu o encontro e conquistou a liderança na classificação com 59 pontos.

João Pinto: «Não podemos embandeirar em arco»
FELIZ COM TRIUNFO DIANTE DO RIVAL SPORTING
O Benfica derrotou este sábado o Sporting (3-1) e regressou à liderança do campeonato nacional de futsal. No entanto, João Freitas Pinto, técnico dos encarnados, recusa entrar em euforias antecipadas.

"Quem trabalha como nós trabalhamos, quem acredita diariamente, mais tarde ou mais cedo, encontra o sucesso. Encontrámos algumas dificuldades, porque 70% da equipa é nova. Fomos criticados por não jogarmos um futsal apelativo e hoje vencemos. Não é por ter ganhado a uma grande equipa, o que prova que somos uma grande equipa também, que podemos embandeirar em arco. Está nos genes do Benfica ser grande", explicou.

João Freitas Pinto falou ainda da decisão de já ter pedido dois descontos de tempo com apenas 10 minutos decorridos e justificou o facto de os encarnados terem aguentado a ponta final do encontro sem sofrer golos.

"Pedi dois tempos aos 10 minutos de jogo. Isso é raro acontecer. Primeiro porque estávamos desequilibrados e depois porque parecia que estávamos satisfeitos com o resultado (estava 2-1). Aguentámos bem o cinco para quatro porque os jogadores assumiram bem o jogo. Agora é olhar para frente. Esta vitória vale três pontos, nada mais que isso. É claro que é contra um adversário direto, mas vale apenas três pontos. Agora é pensar no jogo com o Braga (quartos-de-final da Taça de Portugal)", rematou
.

Nuno Dias: «Benfica foi mais eficaz»
RESIGNADO COM DERROTA NO TERRENO DOS ENCARNADOS
No rescaldo da derrota do Sporting no pavilhão do Benfica (1-3), Nuno Dias, técnico leonino, mostrou-se conformado com o desaire. Ainda assim, o líder dos verde e brancos considerou que o resultado poderia ter sido diferente.

"Foram duas partes distintas. Na primeira parte estivemos muito abaixo do que valemos e daquilo que somos. Fomos pouco agressivos, quando tínhamos a posse de bola, no sentido de atacar a baliza do Benfica. Na segunda parte tivemos várias oportunidades para empatar o jogo. Sem termos feito um jogo especial, criamos oportunidades para que o resultado fosse outro. O Benfica, no capítulo da finalização, foi mais eficaz", explicou.

Artur: «Continuo no Benfica de corpo e alma»

Artur: «Continuo no Benfica de corpo e alma»
GUARDIÃO USA TWITTER PARA GARANTIR LEALDADE

O guarda-redes brasileiro Artur utilizou a sua conta oficial no Twitter para garantir a sua lealdade ao Benfica, assegurando que não está a considerar sair do clube da Luz.

"Esclarecendo algumas inverdades que saíram no dia de hoje! Gostaria de dizer que Continuo no Benfica de corpo e alma!!! Carregaaaaa SLB!!", escreveu o guardião brasileiro, que agora é suplente nos encarnados, superado por Jan Oblak.

Benfica – FC Porto, 1-0: Juniores vencem clássico e seguem líderes

Fase de Apuramento de Campeão

Benfica – FC Porto, 1-0: Juniores vencem clássico e seguem líderes

Foi no Seixal que se realizou a última jornada da primeira volta da fase de Apuramento de Campeão, com o clássico, Benfica-FC Porto, onde os benfiquistas venceram justamente o rival, por 1-0.
Numa primeira parte marcada pelo grande equilíbrio entre ambas as equipas, o primeiro lance de perigo veio dos pés de Nuno Santos. À passagem do minuto 14’, o jovem atacante, atirou à baliza forasteira e só não fez golo porque o defesa Marcelo tirou em cima da linha de golo. Com a passagem dos minutos, a bola continuava a ser muito disputada a meio-campo, até que voltou a aparecer uma das figuras de proa dos benfiquistas. Thierry Graça, que já tinha estado em destaque nos quartos-de-final da UEFA Youth League, realizou duas defesas (20’ e 21’) de dificuldade elevada, mantendo as redes dos da casa invioladas.
Aos 27’, novo lance do extremo Nuno Santos que, na cobrança de um canto, obrigou novamente a defesa portista a tirar a bola em cima da linha de golo.
O Benfica fechou a primeira metade do encontro a pressionar alto, porém o nulo manteve-se até à ida para os balneários. Com as baterias recarregada, o conjunto orientado por João Tralhão, entrou muito pressionante e não tardou até inaugurar o marcador. Romário Baldé desequilibrou a linha recuada da formação nortenha e serviu “de bandeja” Diogo Rocha, que apontou o seu segundo golo na competição. Até final, as “águias” mantiveram o caudal ofensivo e beneficiaram da agressividade forasteira para angariar um conjunto importante de faltas. Referência para a expulsão do defesa Júnior, por acumulação de amarelos, depois de uma entrada assassina às pernas de Diogo Rocha. A superioridade numérica não se manteria até ao apito final, pois Alexandre Alfaiate, em lance duvidoso, aos 73’, viu o segundo amarelo. Com as duas equipas reduzidas a dez unidades, o Benfica não se deixou abater e protagonizou os lances de maior perigo até aos 90 minutos.
O golo de Diogo Rocha fez a diferença no clássico que mantém os Juniores no topo da tabela classificativa.

João Tralhão: “Estamos muito satisfeitos por termos ganho o clássico”
O Benfica recebeu e venceu o FC Porto, este sábado, por 1-0, em jogo que encerrou a primeira volta da Fase de Apuramento de Campeão de Juniores. No rescaldo do clássico, o técnico João Tralhão, em declarações exclusivas à Benfica TV, analisou o encontro, garantindo que o objectivo foi alcançado, porém alerta que ainda nada está decidido.

“Foi um grande jogo entre duas grandes equipas. É sempre difícil ganhar um clássico, são sempre grandes confrontos, com forças muito semelhantes, uns com umas armas, outros com outras. Obviamente, estamos muito satisfeitos por termos ganho o jogo ao FC Porto, mas ainda nada está ganho. Esta semana conseguimos atingir ainda alguns objectivos intermédios mas o nosso objectivo é a final e vamos trabalhar para alcançá-lo”, observou.

Após a qualificação para as meias-finais da UEFA Youth League, o Benfica conseguiu mais um triunfo crucial na caminhada rumo ao título nacional. “Gostaria de dar uma palavra de grande apreço aos jogadores das equipas A e B que nos apoiaram bastante esta semana e dedicaram algum tempo do trabalho profissional para nos apoiar nestes confrontos que íamos ter. Daqui uma palavra de agradecimento: somos todos um Clube, trabalhamos juntos e estamos todos a puxar para o mesmo lado”, concluiu
Ricardo Carvalho: “Vitória para os jogadores das equipas A e B”
No rescaldo da vitória sobre o FC Porto, Ricardo Carvalho fez a análise a uma semana de jogos complicados, onde a formação benfiquista “voou” até às meias-finais da Youth League e fechou a primeira volta no topo da tabela classificativa.

“Depois de uma vitória em Manchester, que nos levou às meias-finais da Youth League, era muito importante ganhar o clássico e continuar em primeiro lugar para alcançarmos o nosso grande objectivo, que é sermos campeões nacionais.”

Quando confrontado sobre o cansaço físico e psicológico que a equipa poderá sofrer depois do clássico, o júnior relembrou que a união faz a força e aproveitou para fazer uma dedicatória especial: “Queremos dedicar esta vitória aos jogadores profissionais da equipa A e da equipa B que nos incentivaram e apoiaram muito no jogo em Manchester. Esta vitória é para eles.”

Sérgio Conceição e o Benfica: «Vamos tentar não ser goleados…»

Sérgio Conceição e o Benfica: «Vamos tentar não ser goleados…»

Treinador da Briosa irónico no lançamento da partida na Luz

Sérgio Conceição, igual a si próprio. Incomodado com o pouco destaque dado à sua equipa ao longo da semana, pese o jogo deste domingo na Luz, o jovem técnico usou da ironia para fazer a antevisão da partida.

«O Benfica tem a melhor defesa, melhor ataque, atravessa um momento muito bom, e está confiante, mas também temos as nossas armas, e vamos dificultar aquilo que toda a gente espera. Pelo pouco espaço  dado nos jornais e os prognósticos de algumas figuras, 3-0, 3-1… quer dizer, vamos tentar não ser goleados», atirou. 
«Falta de respeito pela Académica? Para a imprensa, se calhar, é importante falar da Liga Europa, como se fosse um dado adquirido que vamos à Luz perder», prosseguiu, na conferência deste sábado, não evitando algumas questões sobre a sua amizade de longa data com Jorge Jesus:

«É um dos melhores treinadores do mundo, sou amigo dele há muito tempo, sei como ele pensa, porque falamos uma ou duas vezes por mês. Temos um bom relacionamento, mas isso é uma coisa, outra é sermos profissionais e defendermos o nosso clube. Ele é o único que tem alertado para as dificuldades de jogar com a Académica.»


Benfica mais humilde e o contragolpe do mestre Jesus 

Sérgio Conceição nota algumas diferenças neste Benfica de final de época, para melhor. «A postura está mais humilde no processo defensivo, toda a gente defende. Tentam recuperar em zona altas, mas, se não conseguem, toda a gente recua. Há uns meses não era assim. Depois, quando ganham a bola, têm muita mobilidade, muita qualidade técnica, e grandes jogadores», denota.

«É uma equipa muito bem treinada, e acredito que será um jogo muito difícil, mas também que podemos sair com um resultado positivo, que passa por conquistar pontos. Um empate? Depende como correr o jogo, na véspera podemos pensar que um empate é bom, mas no final podemos pensar que foi curto. Não preparei a equipa para empatar, mas para ganhar», completou.

A Académica não perde há cinco jogos. Está na melhor fase da época e quer dar sequência a esse bom trabalho. Para isso, a equipa terá de ter especiais preocupações defensivas na Luz, mas não só:

«Se pontuarmos, atingimos o nosso objetivo dos 30 pontos. Queremos dar continuidade aos bons resultados. Temos de estar a um nível elevado, não só defensivamente. Quando atacarmos, temos de ser muito objetivos e pragmáticos, e ter atenção a esse momento, porque se o Benfica recupera a bola nessa altura, o contragolpe do mestre Jesus pode ser fatal.»

Em suma, Conceição promete uma «organização defensiva forte», mas sem autocarro. «Não temos de defender muito atrás para defender bem, mas sermos inteligentes na ocupação dos espaços», sublinhou, desvalorizando ainda o desgaste da Liga Europa nos encarnados.
 
Marcos Paulo não consegue ver defeitos no Benfica

Médio diz ainda que um empate na Luz é como uma vitória

 A Académica vai ter um sério teste à sua invencibilidade neste domingo, na Luz. O Benfica continua em velocidad de cruzeiro rumo ao título. «É uma equipa capacitada, com excelentes jogadores. Ponto fraco não tem, está a jogar de forma muito humilde, mesmos os extremos e avançados defendem. É uma excelente equipa», constatou esta sexta-feira Marcos Paulo, em conferência de Imprensa.
«O que precisamos de fazer? Manter o foco dos últimos jogos, o que temos feito, se continuarmos assim iremos sair de lá com um resultado positivo. Penso que o Benfica vai mesmo que ter respeito connosco, porque vimos de cinco jogos positivos, acho que vão respeitar-nos», prosseguiu, não atribuindo particular valor à altura em que chega o confronto:

«Não tem momento bom, nem ruim. Em tooos os jogos, independentemente do adversário, acredito que entramos com intuíto de vencer. Penso que o Benfica vem com moral da Liga Europa, vai ser um jogo difícil, mas pretendemos trazer pontos. Por mais dificuldades que encontremos, temos de seguir para lá com pensamento positivo.»

O brasileiro fez ainda elogios a Enzo Perez, com quem irá bater-se no centro do terreno, e acredita que a gestão de Jorge Jesus irá permitir aos encarnados apresentarem-se a «cem por cento». «O que é um bom resultado para este jogo? Ganhar. Mas um empate diante do primeiro é considerado uma vitória», revelou.

O plantel de Sérgio Conceição está todo à disposição para este encontro, uma vez que Ivanildo, o único lesionado das últimas semanas, já está recuperado. 

Jorge Jesus faz antevisão ao jogo com Axadémica

Jesus: «Não é o Fejsa que faz a equipa melhor defensivamente»

Treinador do Benfica ainda não sabe se pode contar com o sérvio e com Gaitán

Jorge Jesus ainda não tem a certeza se pode contar com Fejsa para o jogo com a Académica. Aliás, nem com o sérvio, nem com Gaitán, de acordo com o treinador do Benfica. Questionado na conferência de imprensa de antevisão sobre a relevância do primeiro na equipa, o técnico dos encarnados lembrou que a equipa já sofreu golos com Fejsa e comparou-o com Ruben Amorim.

«Às vezes os jogos que parecem mais fáceis são os mais difíceis, o campeonato é competitivo, as equipas conhecem-se bem e os treinadores portugueses são muito espertos, na minha opinião são os melhores do mundo a nível tático», começou por dizer Jesus.

«Os treinadores portugueses conseguem fazer equilíbrios em função da tática da outra equipa, mas nós sabemos que somos uma equipa forte, que desmonta muitas estratégias defensivas bem concebidas, pela qualidade da equipa e individual», continuou. 

«Amanhã [domingo] jogamos frente a um jovem treinador, que vai ser um excelente treinador», considerou Jesus, que orientou Sérgio Conceição e do qual é amigo.

Depois, o treinador entrou no pormenor sobre Fejsa. «Sofremos golos com ele a jogar também. Não é o Fejsa que faz com que a equipa seja melhor defensivamente, o que o faz é a ideia do treinador», sublinhou.

«O que o Fejsa aprendeu, aprendeu o Ruben também. Cada um tem características para a posição e o Ruben não tem jogado tanto ali», argumentou.

«O Fejsa tem melhor conhecimento neste momento, mas não foi por o Fejsa não jogar naquela posição que sofremos golos [nos últimos jogos], foi por outras circunstâncias. Sofremos dois golos frente ao Tottenham, frente a jogadores dos melhor que há», resumiu.

Quanto à disponibilidade do sérvio, Jesus referiu que só vai ter a certeza neste sábado. «O Fejsa e o Nico Gaitán estão com problema físicos e não foram lançados com o Tottenham. Tanto um como o outro já trabalharam, hoje vamos ter a definição total sobre se os posso lançar no jogo ou não», concluiu sobre a questão. 


«O físico? No meu tempo é que só se corria de manhã»

Treinador do Benfica considera que a equipa está bem

 Jorge Jesus assumiu que houve algum desgaste na parte final do Benfica com o Tottenham, na Luz. Ainda assim, o treinador dos encarnados considerou que tudo começou num problema tático, porque a parte física «não se separa» das outras componentes. «No meu tempo é que só se corria de manhã», disse o técnico sobre quando era jogador.
«Isto não está separado, o físico não está separado das outras partes do treino», começou por responder Jorge Jesus, na Luz, na antevisão ao encontro da Académica.

«No meu tempo é que só se corria de manhã e bola não havia», sorriu o treinador. «Nunca podemos separar a componente física, mas a resposta da equipa tem sido positiva em termos de resultados, ou seja, é sinal que essa componente está num grau elevado», argumentou.

«É verdade que face a tantos jogos, teve alguns problemas táticos nos últimos 15 minutos e que mexeram fisicamente com a equipa, mas esse é o risco de estar em todas as competições», concluiu.
 

Jorge Jesus: «Sorteio dos árbitros é bem-vindo»

Técnico destaca que tem de haver tranquilidade
 Jorge Jesus considerou, este sábado, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com a Académica (domingo às 18 horas na Luz), que o sorteio dos árbitros pode ser uma boa solução.

"Vítor Pereira não faz mais do que a sua obrigação de defender a classe. Em todas as atividades há pessoas com mais e menos capacidade. Portugal tem excelentes árbitros e há que lhes dar confiança e meios para poderem melhorar. A profissionalização vai ajudar os árbitros a desempenharem melhor o seu trabalho ", referiu", referiu num comentário à entrevista dada pelo presidente ndo Conselho de Arbitragem da FPF a Record.


Para o treinador do Benfica, o sorteio "é bem-vindo se houver quantidade  suficiente de árbitros de qualidade".


"Pelo menos não haveria tanta especulação. De resto, temos é de deixar os árbitros dirigir os encontros tranquilos", frisou.


 «Espero não ter dificuldades para vencer a Académica»
 Embora saliente a qualidade da Académica e do seu treinador (Sérgio Conceição), o técnico Jorge Jesus espera que o Benfica rapidamente resolva a partida e garanta os três pontos.

«Somos uma equipa forte e que desmonta muita estratégia defensiva pela qualidade da equipa e individual. Amanhã, vamos jogar com uma equipa que tem um jovem treinador, que seguramente será um grande técnico. Sei que vamos ter imensas dificuldades, mas vamos estar preparados para elas», afirmou Jorge Jesus, em conferência de Imprensa.

Na primeira volta o Benfica foi vencer ao terreno da Académica por expressivos 3-0.

«Cada jogo tem a sua história e ideias diferentes. Não conheço jogos iguais e espero uma Académica mais forte na segunda volta, algo que é normal. Agora, também tenho a esperança que o Benfica não tenha muitas dificuldades para vencer.»

Jesus explica «Luisão number three»: «O Salvio é o sete»

Treinador do Benfica voltou ao gesto de White Hart Lane

 No último momento da conferência de imprensa na Luz, Jorge Jesus voltou ao gesto dos três dedos em White Hart Lane, apontado ao treinador do Tottenham. O técnico do Benfica quis explicar por que é que disse que Luisão era o número 3, quando o capitão encarnado usa o 4 na camisola.

Jesus estava a falar de Cardozo e Salvio, a quem trata por Toto, e disse: «Não quero deixar aqui nenhuma dúvida e quero explicar o número três do Luisão, que é o quatro na camisola. Nem sei o número da camisola do Toto [Salvio], mas no número da equipa é o 7. Por isso é que disse que o Luisão é o número 3. Não digo que é o Luisão, digo que é o jogador número três. Na equipa, o jogador número três é ele e o Steven Vitória.»

Em suma, Jesus quis argumentar que usa uma numeração tática e não a das camisolas. O guarda-redes é o um, o lateral-direito o dois e o central do lado direito o três.

Momentos antes, Jesus foi questionado sobre se o jogo com o Tottenham lhe tinha aguçado o interesse em mind games, com vista à Premier League, e como estava o Inglês do técnico. «Em relação aos mind games em Inglaterra é normal entre treinadores. Agora, o meu inglês é de praia», riu o treinador.

«O Salvio vai fazer um final de época muito bom»

 Jorge Jesus considerou que Salvio fez uma boa partida com o Tottenham e, na antevisão do jogo com a Académica, previu um resto de tempoara bom para o argentino. Já Cardozo precisa de tempo.
« O Salvio e o Cardozo? O Salvio já deu uma resposta melhor, vocês também sabem ver, já está num nível bom e vai fazer um final de época muito bom, vai dar mais uma grande opção para os corredores, o que é bom para a equipa», declarou Jorge Jesus.

«O Cardozo pelas características está a procurar o seu ritmo, tem mais dificuldades», sublinhou o treinador.

Oblak foi outro nome que surgiu durante a conferência. «É um miúdo de 21 anos, a juventude de um guarda-redes mexe muitas vezes com alguns defeitos que o guarda-redes possa ter jogo a jogo», argumentou.

«O Oblak é um guarda-redes com muito conhecimento do que é específico, tem muito que aprender e tem características para ser um guarda-redes de grande qualidade», terminou Jesus.

Jorge Jesus sem reação ao AZ Alkmaar

Treinador do Benfica não se quer desviar do campeonato

 O treinador do Benfica não quis comentar o sorteio dos quartos de final da Liga Europa, que colocou o AZ Alkmaar no caminho das águias.


Jorge Jesus pediu desculpa pela recusa e argumentou que quer todo o clube concentrado no campeonato nacional: «Vamos falar da Liga Europa quando for altura. O nosso foco é amanhã, é a Académica. Não vamos fugir daqui.»

Hélder Cristóvão e a U. Madeira: “Disputar o jogo e tentar ganhar”

35.ª jornada da Segunda Liga

Hélder Cristóvão e a U. Madeira: “Disputar o jogo e tentar ganhar”

O treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica, Hélder Cristóvão, anteviu, em declarações à Benfica TV, o jogo da 35.ª ronda da segunda Liga diante da U. Madeira.

“A equipa da U. Madeira é boa e equilibrada em casa. Tem o apoio dos adeptos. Nem sempre consegue juntar as boas exibições ao resultado. Vamos ter um jogo complicado na Madeira”, alertou.

Para vencer, o técnico deixou alguns conselhos ao grupo que orienta: “Temos de saber de gerir bem o jogo, os momentos da partida. O jogo da primeira volta já não conta e vamos para disputar o jogo de igual para igual e tentar ganhar.”

Hélder Cristóvão espera que a equipa da casa jogue na expectativa e nas transições rápidas para o ataque. “Espero uma U. Madeira em bloco baixo, tem as suas referências ofensivas que são muito boas. O jogo termina nestes jogadores, temos de estar atentos e não dar espaços”, frisou.

O U. Madeira – Benfica B está marcado para as 15h30 de domingo no estádio Municipal de Machico.

Águias em maioria nos sub-18

Águias em maioria nos sub-18

O seleccionador nacional de sub-18, Edgar Borges, chamou 20 atletas para o duplo compromisso que a "Equipa das Quinas" terá, diante da Bélgica, a 25 e 27 de Março, em Santarém e Massamá, respectivamente.

Entre os jogadores chamados, destaque para a superioridade do Benfica, que oferece sete jogadores, sendo que o FC Porto, que oferece seis (ao início eram também sete mas Rui Moreira foi substituído por André Horta devido a lesão), também está bem representado.

De salientar que a concentração da selecção nacional de sub-18 está marcada para a próxima segunda-feira, dia 24 de Março, com o estágio a contemplar ainda dois treinos.

Eis a lista de convocados:
Benfica: André Ferreira, Filipe Ferreira, Gilson Costa, Gonçalo Guedes, Hildeberto Pereira, Ricardo Carvalho e Romário Baldé
FC Porto: Andorinha, Clever França, Diogo Verdasca, Rúben Macedo, Rui Silva e Sérgio Ribeiro
Leixões: Jorge Silva
Sp. Braga: Gil Dias e José Gomes
Sporting: Bruno Wilson, João Serrano e José Postiga
Vitória de Setúbal: André Horta

Artur procura saída da Luz

Artur procura saída da Luz

Artur está descontente na Luz e já procura uma porta de saída para a próxima temporada. A ascensão de Oblak tirou-lhe espaço no plantel encarnado, razão pela qual o camisola 1, ciente de que o internacional esloveno é agora a nova estrela da baliza do Benfica, pretende dar um novo rumo à sua carreira em 2014/15, apesar de ter ainda mais um ano de contrato com o clube da Luz.

Vata e a memória do golo ao Marselha: «Foi com o ombro»

Vata e a memória do golo ao Marselha: «Foi com o ombro»

De visita ao Museu do Benfica, Vata concedeu uma entrevista a A BOLA na qual relembrou o golo que marcou ao Marselha, em 1990, que apurou as águias para a sétima final da Taça dos Campeões Europeus e que muitos disseram ter sido marcado com a mão.

«A mão é a mão! Não foi com a mão, foi com o ombro. Nem eu conseguia empurrar a bola para a baliza se lhe tivesse dado, sei lá, uma chapada. Eu estava em desequilíbrio, ganhei posição, a bola veio do ar, lembro-me que estava muito vento nessa noite, um defesa do Marselha puxou-me, o Mats [Magnusson] deu um toque para trás e eu fiquei no caminho dela. Da bola. Mexi o corpo e empurrei-a com o ombro.»

«Estamos em todas as frentes» – Lima

«Estamos em todas as frentes» – Lima
O avançado brasileiro Lima reconheceu que o grupo de trabalho está satisfeito por mais uma vez o Benfica estar a lutar em toda as frentes.

«Mais uma vez estamos em todas as frentes e vamos tentar manter a mesma sequência. Não estamos habituados a sofrer golos assim, mas faz parte. Não sofremos uma derrota e é importante manter a invencibilidade na Luz. Temos de manter a concentração e procurar fazer grandes jogos para passar», afirmou Lima, em declarações à UEFA.

Fejsa regressa frente à Académica

Fejsa regressa frente à Académica

Depois de não ter sido opção nos últimos dois jogos, o médio sérvio Fejsa deverá regressar ao onze do treinador Jorge Jesus na receção de domingo à Académica, em jogo da 24.ª jornada da Liga Portuguesa.

Fejsa, que falhou a partida com o Nacional por castigo e o embate com Tottenham por opção, deverá reforçar o meio-campo do Benfica, que desde a sua ausência sofreu quatro golos em dois jogos.

O trinco grego deverá formar dupla com o argentino Enzo Pérez.

Juventus e Nápoles seguem Oblak

Juventus e Nápoles seguem Oblak
Os dois clubes italianos enviaram observadores para assistirem ao jogo do Benfica frente ao Tottenham, para a Liga Europa, e recolherem mais informações sobre o guarda-redes Jan Oblak.

A Juventus tem vindo a pesquisar o mercado para encontrar o sucessor de Gianluigi Buffon, de 36 anos, e Oblak será uma das várias opções que o clube italiano tem vindo a seguir.
Para além da Juve, o Nápoles também está atento à evolução do jovem guardião, de 21 anos, tendo mostrado interesse no jogador desde o verão passado.

O que mudou em 250 jogos de campeonato para Luisão

O que mudou em 250 jogos de campeonato para Luisão
Chegou em 2003 à Luz e já é figura incontornável
Luisão realiza amanhã, diante da Académica, o seu 250.º jogo no campeonato com a camisola do Benfica. Um novo registo que vem consolidar o estatuto do capitão das águias que, na presente época, também já superou a barreira das 400 partidas pelo clube e que se tornou no futebolista com mais presenças nas provas europeias, nas quais soma 103 desafios.

Tudo a vermelho e branco

Tudo a vermelho e branco
Camisola para a próxima temporada
Aí está a camisola do equipamento principal que o Benfica irá utilizar na próxima temporada. A imagem foi ontem divulgada pela página espanhola Todo sobre Camisetas, e Record confirmou a sua autenticidade. Desde logo, salta à vista uma marca de água feita com uma mistura entre uma cruz e uma estrela que fica mesmo por baixo do emblema, do lado esquerdo do peito. Este desenho acaba por substituir a águia que foi usada nos equipamentos desta temporada.

De resto, a Adidas, marca que veste os encarnados, manteve-se muito fiel às cores do clube da Luz. A camisola é toda em tons de vermelho e branco, e perdeu os elementos negros que atualmente exibe, como, por exemplo, na gola e nas mangas.

Os novos pormenores, soube Record, foram inspirados num símbolo bem português, a Cruz de Cristo que também tem sido usada nos equipamentos e símbolos da Seleção Nacional. A estrela, colocada precisamente a meio da cruz, constitui uma referência à Liga dos Campeões, prova que o clube da Luz irá, tudo indica, novamente disputar na próxima época.

Eusébio no braço

A nova camisola não tem qualquer referência a Eusébio, algo que era intenção de Luís Filipe Vieira. Tudo porque, aquando da morte do Pantera Negra, a 5 de janeiro último, a Adidas já tinha produzido milhares de exemplares, pelo que foi impossível cumprir o desejo do líder dos encarnados. Ainda assim, o antigo futebolista continuará a ser homenageado por todas as equipas de todos os escalões do clube: os jogadores exibirão uma braçadeira negra com o desenho da cara de Eusébio. A homenagem irá durar até 5 de janeiro de 2015, de forma a cumprir o ano de luto que foi prometido por Luís Filipe Vieira.

Manuel Sérgio: «Jesus quer saber sempre mais»

Manuel Sérgio: «Jesus quer saber sempre mais»
 
Atribui características de Pedroto ao técnico encarnado
 
Manuel Sérgio, filósofo de 80 anos e amigo íntimo de Jorge Jesus, teceu rasgados elogios ao treinador do Benfica, mesmo sem querer comentar os episódios que envolveram JJ nos recentes encontros com o Tottenham. “É um homem que quer saber sempre mais. Julgo que Jorge Jesus é melhor treinador a cada dia que passa. É um grande treinador de futebol e merece todo o respeito”, referiu, a Record, Manuel Sérgio, também antigo professor do timoneiro das águias. “Ele está a criar uma cultura de vitória no Benfica que demora tempo a ser construída”, acrescentou.

Já durante uma palestra sobre Motricidade Humana no Futebol, que decorreu na sede da Associação de Futebol do Porto, Manuel Sérgio acabou por lembrar algumas das característica que fizeram de José Maria Pedroto um caso de sucesso. Curiosamente, foram as mesmas que atribuiu a Jorge Jesus. “Pedroto foi o primeiro treinador que eu conheci com uma enorme ânsia de querer saber sempre mais. Era algo excecional”, assinalou o filósofo.

Palavras de Manuel Sérgio no contexto da necessidade de os treinadores de futebol serem “especialistas na ciência humana” para terem sucesso. “É o homem que se é que pode triunfar no treinador que se quer ser”, sublinhou. “O grande segredo do José Mourinho é ser um homem de uma perspicácia invulgar. É sobredotado inteletualmente e por isso é o melhor”, afirmou, lembrando que, em 1982, Mou lhe tinha dito que queria ser treinador de futebol, quando na altura quase toda a gente ambicionava ser preparador físico. “Eu aí disse-lhe que é preciso saber mais do que de futebol, pois o futebol é uma atividade humana”, contou Manuel Sérgio.

Manuel Sérgio lembrou ainda outros casos do passado para sustentar as suas ideias, isto perante uma plateia de cerca de 150 pessoas, onde se encontravam alguns ilustres como Petit ou José Neto.
 

Um onze que vale mais de 45 milhões

Um onze que vale mais de 45 milhões
A equipa que defrontou o Tottenham
Na última quinta-feira, no encontro da 2.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa, diante do Tottenham, Jorge Jesus escalou uma equipa cujo valor ultrapassou os 45 milhões de euros. Para isso, muito contribuíram as presenças de Cardozo (11,6), Salvio (13,5) e Djuricic (6) – para já, jogadores da segunda linha – , cujo valor atinge os 31,1 milhões.

Se contabilizarmos o montante que o Benfica pagou por cada jogador, Siqueira (emprestado), André Gomes (formação) e Sulejmani (custo zero) estão fora das contas.O restante ramalhete é composto por Oblak (3,9), Maxi Pereira (3), Luisão (1), Garay (5,5) e Ruben Amorim (1). E é importante não esquecer que André Gomes foi, entretanto, vendido por 15 milhões de euros ao fundo do milionário Peter Lim.

No banco

Se olharmos para os suplentes no duelo com os spurs, contabilizamos, exatamente, 22,6 milhões de euros. E é caso para dizer que o banco sofreu com o facto de Cardozo, Salvio e Djuricic terem sido titulares. Recorde-se que os dois primeiros estiveram lesionados, durante grande parte da época, ao mesmo tempo que o sérvio não tem sido muito utilizado em 2013/14.
 

Cardozo continua em fila de espera

Cardozo continua em fila de espera
 
Tacuara tem espaço de manobra reduzido
 
Aposta para a Europa, Cardozo foi titular diante do Tottenham, na última quinta-feira. No entanto, amanhã, na receção à Académica, Jorge Jesus deverá recuperar a fórmula que tem utilizado, com Lima e Rodrigo no ataque. O Tacuara, que anda afastado das grandes exibições, tem agora um espaço de manobra reduzido e continuará em fila de espera para se fixar no onze. 

Capas do Dia

Março 22 2014