segunda-feira, 10 de março de 2014

Benfica anda a Red Bull


Ricardinho com saudades do Benfica

Ricardinho com saudades do Benfica
FALA DO CLUBE COMO "GRANDE AMOR" DA SUA VIDA
Através da sua conta na rede social Instagram, o futsalista português Ricardinho, atualmente no Inter Movistar, deixou uma mensagem muito forte em relação ao Benfica, admitindo ter saudades do clube que considera ser "grande amor" da sua vida.

"Saudades de ti meu amor... Foste realmente o grande amor da minha vida... Espero poder em breve beijar-te novamente, e sentir o frio na barriga ao ouvir teus filhos cantarem por ti (NN), e no final, podermos todos chorar de alegria, sentir-nos novamente os melhores... Serás sempre o grande amor da minha vida... Caminharei sempre contigo no coração...", escreveu Ricardinho, de 28 anos

Jorge Jesus eleito nono melhor treinador do Mundo

Jorge Jesus eleito nono melhor treinador do Mundo
TABELA ELABORADA PELO COACH WORLD RANKING
O treinador benfiquista Jorge Jesus foi esta segunda-feira considerado como o nono melhor treinador da atualidade, segundo o ranking desta semana divulgado pelo site Coach World Ranking. Na mesma tabela, Jesus supera alguns ilustres do futebol Mundial, como Manuel Pellegrini (Man. City), Antonio Conte (Juventus) ou Laurent Blanc (PSG). Jorge Jesus mantém-se assim no top-10 desta tabela, zona que não larga desde a primeira semana de maio de 2013.

Na mesma lista, José Mourinho surge no quinto lugar, apenas atrás de Gerardo Martino, Carlo Ancelotti e Diego Simeone, treinadores de Barcelona, Real Madrid e Atlético Madrid, respetivamente. Além de Mourinho e Jesus, surgem ainda na lista Paulo Fonseca (42.º), André Villas-boas (43.º), Rui Vitória (81.º), Marco Silva (83.º), Pedro Caixinha (85.º), Jesualdo Ferreira (106.º) e Leonardo Jardim (116.º), entre outros.

Enzo Pérez nos melhores sul-americanos da semana

Enzo Pérez nos melhores sul-americanos da semana
NA HABITUAL INICIATIVA DO JORNAL "MARCA"
Jornal a "Marca" destaca Enzo Perez num  bom período e até fala do seu nome para a seleção argentina: "Vive um dos melhores momentos como profissional e há quem já reclame a sua presença no meio campo da albiceleste. Continua a brilhar num Benfica que caminha firmemente para o título."

Eis o onze ideal da semana

Keylor Navas (Levante/Espanha); Danilo (FC Porto), Colotto (Espanyol/Espanha), Murillo (Granada/Espanha) e Telles (Galatasaray/Turquia); Medel (Cardiff/Inglaterra) e Enzo Pérez (Benfica); Lavezzi (PSG/França), Adrián Ramos (Hertha Berlim/Alemanha), Rodrigo Palacio (Inter/Itália) e Carlos Bacca (Sevilha/Espanha)

Yannick Djaló emprestado aos San Jose Earthquakes

Yannick Djaló emprestado aos San Jose Earthquakes
AVANÇADO CEDIDO ATÉ FINAL DO ANO
Benfica e San Jose Earthquakes confirmaram esta segunda-feira, através dos respetivos sites oficiais, o acordo para o empréstimo do avançado português Yannick Djaló até final do ano de 2014. O acordo fica apenas dependente da emissão do visto de trabalho e da entrega do certificado internacional.

Conforme Record avançou em tempo oportuno, o avançado português de 27 anos realizou testes no clube da MLS, tendo convencido os responsáveis técnicos a avançar para a sua contratação. Esta é a segunda aventura do avançado no estrangeiro, depois de em 2012/13 ter jogado, também por empréstimo, no Toulouse.

"Estamos entusiasmados em anunciar a contratação do Yannick. Houve imenos trabalho de prospeção durante a pré-época e sentimos que tínhamos no Yannick um jogador muito bom. Adiciona versatilidade e dimensão atacante à equipa. Pode jogar como médio ofensivo, mas também tem rapidez para jogar nas costas da defesa", elogiou Mark Watson, treinador dos Earthquakes.

Portugal passa assim a ter três portugueses na Liga norte-americana, onde por onde já andavam José Gonçalves e o ex-sportinguista Luís Ruivo.

Carlos Suárez: «Para quem nem jogava no Benfica B... nada mal»

Carlos Suárez: «Para quem nem jogava no Benfica B... nada mal»
PRESIDENTE DO VALLADOLID ELOGIA MITROVIC
Carlos Suárez, presidente do Valladolid, teceu esta segunda-feira rasgados elogios ao defesa central sérvio Stefan Mitrovic, que está no clube espanhol por empréstimo do Benfica até final da temporada.

"Para quem nem jogava no Benfica B, não está nada mal... Ele tem um compromisso muito alto, quer jogar no Benfica a titular e acredita que pode consegui-lo", disse o dirigente do clube, em declarações à rádio DeporCOPEValladolid.

Em relação a uma possibilidade contratação, Suárez admitir ser complicada a operação: "Veremos se continua a crescer como jogador. Mas não é fácil, porque o Benfica pagou 1,6 milhões de euros por ele"

Pizzi: «Ficarei com muito gosto no Espanyol»

Pizzi: «Ficarei com muito gosto no Espanyol»
ANTECIPA FUTURO PARA LÁ DE 30 DE JUNHO
Pizzi está emprestado pelo Benfica ao Espanyol até 30 de junho e ainda não sabe qual será o futuro para lá dessa data. O internacional português quer continuar a vingar no clube catalão até novas instruções.

"Não sei o que acontecerá, não pensei nisso ainda. Se ficar aqui, ficarei no Espanyol com muito gosto porque fui muito bem recebido. Quero ter relevo no Espanyol", revelou em declarações ao jornal "Sport", esta segunda-feira.

O companheiro de Simão Sabrosa no Cornellà-El Prat abordou ainda o momento menos conseguido no Espanyol no início da estada no clube:

"Nunca me senti pressionado para ser o substituto de Verdú ou por ter a camisola 10. Não tinha a confiança que precisava e quando isso acontece, baixas um pouco a cabeça e sentes medo. Agora, levo uma sequência de três meses em que me sinto mais solto", concluiu Pizzi.

Liverpool também está de olho em Markovic

Liverpool também está de olho em Markovic
REDS JUNTAM-SE AO CHELSEA NA CORRIDA PELO SÉRVIO
O Liverpool é o mais recente ilustre inglês a juntar-se à lista de pretendentes do sérvio Lazar Markovic. Segundo aponta o "Daily Mail", os reds enviaram um emissário a Dublin, onde o benfiquista atuou 75 minutos ao serviço da Sérvia, diante da Rep. Irlanda.

O clube da cidade dos Beatles fez-se representar no Aviva Stadium por Barry Hunter, chefe da equipa de observadores, podendo agora dar o aval para uma investida no mercado, onde terá de rivalizar com o Chelsea.

Sherwood recebe voto de confiança antes do Benfica

Sherwood recebe voto de confiança antes do Benfica
PRESIDENTE DO TOTTENHAM MOSTRA APOIO AO TÉCNICO
Dois dias depois de ser arrasado no dérbi londrino com o Chelsea, ao perder por 4-0, Tim Sherwood recebeu esta manhã um voto de confiança por parte da direção do Tottenham, segundo revela o diário "London Evening Standard", mesmo sem que o técnico tivesse colocado o lugar à disposição.

Por outro lado, a direção spur pediu a Sherwood alguma moderação na hora de falar publicamente, especialmente depois da explosiva conferência de imprensa após a goleada de sábado, onde deixou duras críticas aos jogadores.

O mesmo jornal destaca ainda o facto de Daniel Levy, presidente do clube, ter recordado que o objetivo da temporada não passa por um lugar nos quatro primeiros, ao contrário do que sucedia com André Villas-Boas.

Recorde-se que os londrinos recebem na quinta-feira o Benfica, em partida da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

David Luiz: «O maior título da minha carreira foi em Lisboa»

David Luiz: «O maior título da minha carreira foi em Lisboa»
RECORDA CARINHO QUE RECEBEU EM PORTUGAL
Numa entrevista intimista ao portal desportivo Goal.com, o defesa central brasileiro David Luiz admitiu que o maior título da sua carreira foi conquistado em Lisboa, cidade onde representou as cores do Benfica entre 2007 e 2011.

"O melhor título que tive na minha vida foi quando uma mulher me abordou enquanto fazia compras em Lisboa, durante a minha passagem pelo Benfica. Ela disse-me 'obrigado' e eu perguntei 'porquê'. Ao que ela respondeu 'há uma semana você deu uma entrevista a falar sobre os seus princípios, o amor pela sua família e o respeito que devemos mostrar pelas pessoas. Disse como é importante mostrar aos pais que os amamos. O meu filho é seu fã e ontem, pela primeira vez, ele disse-me que me amava'", recordou o defesa, que agora alinha no Chelsea.

Matic: «Aprendi imenso no Benfica»

Matic: «Aprendi imenso no Benfica»
SÉRVIO DESTACA PAPEL DAS ÁGUIAS NA SUA CARREIRA

Figura de capa na revista do Chelsea deste mês, juntamente com o egípcio Salah, o médio sérvio Nemanja Matic recordou o papel do Benfica na sua carreira e admitiu que a passagem pela Luz foi decisiva no seu percurso enquanto jogador.

"Ao voltar aqui, sinto-me diferente do que sentia há três anos. Sempre acreditei que tinha as qualidades certas e o estilo de jogo para jogar na Premier League. O meu objetivo foi sempre treino no duro, ir para o jogo e assumir responsabilidades. Talvez, se tivesse ficado no Chelsea, não estaria a jogar tanto quanto agora. Talvez jogue melhor agora, talvez não, nunca se sabe... Mas para mim, naquele momento, foi importante sair e poder jogar", começou por dizer.

"Aprendi imenso no Benfica, num dos maiores clubes do Mundo. Não apenas para saber jogar naquela posição central no meio-campo, mas também aprendi a jogar com pressão. Há imensa naquele clube, assim como há no Chelsea e isso foi bom para mim", frisou.

"Agora estou muito feliz por voltar. É com prazer que faço parte desta equipa, assim como por trabalhar com estes jogadores e treinadores. Todos me têm ajudado desde que voltei e estou muito feliz", concluiu.

António Simões: «Não ser campeão seria um desastre»

António Simões: «Não ser campeão seria um desastre»
MAS ACREDITA NA CONQUISTA DO TÍTULO
António Simões, antiga glória do Benfica, confessou esta segunda-feira considerar impensável que os encarnados não conquistem o título de campeão nacional, especialmente depois do que aconteceu na última temporada.

"Seria autenticamente um desastre se o Benfica não fosse campeão. Já tivemos uma má experiencia no ano passado e não queremos naturalmente que aconteça o mesmo. O presidente do Benfica quando resolveu manter Jesus tinha meio mundo contra ele e foi uma opção de risco e de confiança no trabalho de treinador e dos jogadores", afirmou à Antena 1.

O ex-jogador encarnado, que defrontou o Tottenham em 1962, acredita no sucesso do Benfica diante dos londrinos: "Jesus irá  ajustar a equipa para quinta-feira e gerir o plantel da melhor forma. Haverá seguramente alterações. O Benfica tem um plantel muito coerente com opções muito interessantes e que não faz perder o nível. Vamos apresentar uma equipa capaz e temos hipóteses de passar à próxima eliminatória. Mas o título de campeão é o mais importante para o Benfica e para aquilo que deve ser o clube no futuro".

Cristiano Ronaldo é o mais rico do Mundo

Cristiano Ronaldo é o mais rico do Mundo
SUPERA MESSI NAS CONTAS DO GOAL.COM

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, é o futebolista mais rico do Mundo, de acordo com uma lista publicada anualmente pelo site goal.com, superando o argentino Lionel Messi, do Barcelona.

O capitão da seleção portuguesa tem um património estimado de 148 milhões de euros, após um ano em que aumentou a sua influência no Real Madrid e na equipa das "quinas", tendo conquistado a Bola de Ouro da FIFA e assinado um novo contrato milionário de cinco anos com os "merengues".

O argentino Lionel Messi é o segundo da lista, com apenas menos dois milhões de euros do que Ronaldo, num "ranking" efetuado por um grupo de analistas e que tem em conta todas as fontes de rendimento dos jogadores ao longo da sua carreira. Ronaldo sucede ao inglês David Beckham, que era o mais rico em 2013, mas terminou a carreira em maio.

O camaronês do Chelsea Samuel Eto'o é o terceiro da lista, seguido do inglês Wayne Rooney, que subiu a quarto, depois de ter renovado com o Manchester United. O brasileiro Neymar ascendeu ao sexto lugar, num valor que tem em conta os 40 milhões pagos aos seus pais na polémica transferência do Santos para o FC Barcelona.

Lista dos futebolistas mais ricos:

1. Cristiano Ronaldo, Portugal (Real Madrid/Espanha), 148 milhões de euros
2. Lionel Messi, Argentina (Barcelona/Espanha), 146
3. Samuel Eto'o, Camarões (Chelsea/Inglaterra), 85
4. Wayne Rooney, Inglaterra (Manchester United/Inglaterra), 84
5. Kaká, Brasil (AC Milan/Itália), 82
6. Neymar e família, Brasil (FC Barcelona/Espanha), 80
7. Ronaldinho, Brasil (Atlético Mineiro/Brasil), 78
8. Zlatan Ibrahimovic, Suécia (Paris Saint-Germain/França), 69
9. Gianluigi Buffon, Itália (Juventus/Itália), 63
10. Thierry Henry, França (New York Red Bulls/EUA), 57

Quanto mais cedo se enfrentam os fantasmas, mais cedo eles desaparecem

Quanto mais cedo se enfrentam os fantasmas, mais cedo eles desaparecem

A melhor maneira de ultrapassar «fantasmas» é encará-los. Recuperar a confiança o quanto antes, para deixar logo de tremer. Foi isso que o Benfica fez, neste domingo, para ultrapassar o Estoril (2-0) e conseguir aumentar a vantagem no topo da tabela classificativa, aproveitando o empate do Sporting no Bonfim.

Os destaques do jogo
Na memória de muitos adeptos encarnados ainda estava o empate da época passada, que teve impacto indiscutível na luta pelo título. É verdade que o contexto agora é diferente, a começar pela data. É verdade também que não há jogos iguais, como disseram os técnicos, mas o «fantasma» ameaçava pairar na Luz.
Isto se o Benfica não tivesse entrado de forma autoritária no jogo. Na época passada também tinha sido assim, verdade seja dita, mas então o Benfica não tinha conseguido marcar cedo.
Desta vez conseguiu, o que garantiu logo outra tranquilidade. A equipa de Jorge Jesus tirou proveito de um lance de bola parada (no caso um canto), para colocar-se em vantagem logo aos seis minutos, por intermédio de Luisão.
E aos 19 minutos chegou ao segundo golo, apontado pelo jogador que tem esse número nas costas. Rodrigo rentabilizou o esforço de Siqueira, que tirou um cruzamento da linha de fundo, e finalizou de primeira, com o pé esquerdo.

A muralha habitual
Na primeira parte o Estoril limitou-se a procurar o fôlego, praticamente. Ainda que na parte final da etapa inicial o Benfica tenha abrandado um pouco, a equipa de Marco Silva não conseguiu fazer qualquer remate nos primeiros quarenta e cinco minutos.
Foi preciso esperar pelo minuto 51 para ver Bruno Lopes aparecer nas costas dos centrais encarnados e rematar cruzado, ligeiramente ao lado
Era a segunda vez que o ponta de lança «canarinho» fugia a Luisão e Garay, mas na primeira ocasião, ainda na primeira parte, o árbitro assistente assinalou um fora de jogo que pareceu não existir. Já na etapa complementar um novo erro, do mesmo lado, anulou um golo limpo a Lima (56m).
Na segunda parte o Benfica preocupou-se sobretudo em gerir o jogo, demonstrando uma vez mais a segurança defensiva que tem sido regra nos últimos tempos.
O Estoril acabou por incomodar Oblak apenas uma vez. Foi aos 79 minutos, num livre direto de Evandro que desviou em Garay e ainda foi ao poste.   

A montanha russa até ao final da Liga (e o Benfica com caminho aberto)

A montanha russa até ao final da Liga (e o Benfica com caminho aberto)

Faltam oito jornadas para acabar o campeonato e a equipa de Jorge Jesus tem uma vantagem que tradicionalmente é virtualmente impossível de anular. Sabe há quanto tempo não havia um Benfica tão «mandão»?

Oito jornadas para o fim do campeonato e uma vantagem enorme para o Benfica, que dificilmente não se sagrará campeão. Os sete pontos de diferença para o Sporting (na prática oito devido ao confronto direto) e os nove para o FC Porto oferecem uma segurança praticamente inédita nas Ligas das últimas décadas.

Para além disso, os encarnados têm o calendário mais favorável dos três primeiros classificados. Para aferir esta evidência classificámos os jogos em quatro graus de dificuldade: 3 - fácil; 2 - médio; 1 - difícil; estrela - clássico.

A equipa de Jorge Jesus é a única com quatro desafios considerados fáceis, um médio, dois difíceis e um clássico, mas na última jornada com o FC Porto, muito provavelmente quando tudo já estiver resolvido. Os dragões, por seu lado, têm três jogos fáceis, um médio, dois difíceis e dois clássicos, enquanto o Sporting enfrenta três difíceis, três médios, um fácil e um clássico.
A próxima jornada é um início muito interessante para esta viagem de montanha russa, com o clássico Sporting-FC Porto em Alvalade e o Nacional a receber o Benfica. Os madeirenses podem, aliás, ter uma palavra muito importante a dizer nesta fase final do campeonato, uma vez que vão receber os três grandes: para além dos encarnados no próximo fim-de-semana, segue-se o FC Porto na 25ª jornada e o Sporting no penúltimo jogo. A equipa de Leonardo Jardim tem mais uma viagem à Madeira, para defrontar o Marítimo, já na semana seguinte ao embate com os dragões.

Será também curioso saber como vai estar o Sp. Braga de Jorge Paixão quando receber Benfica e FC Porto, na 25ª e 27ª jornada, respetivamente. Para a derradeira jornada está ainda reservado um muito interessante Sporting-Estoril.

Uma vantagem (mais do que) segura
Se a vantagem do Benfica para o segundo classificado já era grande, nesta jornada poderá dizer-se que a equipa de Jorge Jesus sentenciou o campeonato, uma vez que diferenças destas em fases tão adiantas do campeonato nunca são anuladas.

Claro que os encarnados estão escaldados com o que aconteceu na época passada, mas o cenário era bem diferente, dado que o FC Porto esteve sempre muito próximo e ainda teve a oportunidade de mudar o rumo da caminhada para o título no confronto direto. A história é bem diferente este ano, porque o Benfica já venceu na segunda volta ao Sporting e a diferença para o segundo é bem maior.

Aliás, vantagem tão grande nunca foi anulada com tão poucos jogos do campeonato para disputar. O Benfica teria de perder dois jogos e empatar um, enquanto a equipa de Leonardo Jardim teria de vencer as oito partidas que restam para poder ser campeão. Algo parecido só sucedeu em 1951/52, num campeonato com 14 equipas e em que à 20ª jornada o Benfica detinha quatro pontos de vantagem para o segundo (duas derrotas), mas viria a perder o campeonato para o Sporting, que, ainda assim, venceu o clássico à 22ª (um recorde de bilheteira no Estádio Nacional) e viria a sagrar-se campeão com um ponto à maior. Era a equipa de Randolph Galloway, que ainda contava com quatro dos cinco violinos: Albano, Jesus Correia, Travaços e Vasques.

Há muito tempo que não se via um Benfica tão mandão na liderança nesta fase do campeonato. Algo semelhante nos campeonatos mais recentes só há precisamente 25 anos, na longínqua temporada de 1988/89, com Toni bicampeão, liderando um plantel com Mozer, Ricardo Gomes, Valdo, Paneira, Vata, Magnusson, entre outros, com seis pontos de vantagem para o segundo a oito jornadas do fim. O FC Porto não resistiu aos maus resultados, Pinto da Costa viu-se forçado a despedir Quinito e a repescar Artur Jorge, terminando o campeonato a sete pontos do primeiro.

É curioso que a vantagem atual do Benfica é considera como «à FC Porto», considerando os títulos confortáveis conquistados nos últimos anos por André Villas Boas (em 2010/11, quando à 22ª jornada tinha 11 pontos de diferença para o segundo) e Jesualdo Ferreira (em 2007/08, tinha 14 de vantagem a oito jogos do fim).

«O Benfica foi superior e mereceu a vitória» - Vagner

«O Benfica foi superior e mereceu a vitória» - Vagner
O guarda-redes Vagner, do Estoril, lamentou os dois golos sofridos pela sua equipa nos instantes iniciais da partida frente ao Benfica e reconheceu que o resultado é justo.

«Os dois golos desmontaram a estratégia que tínhamos para este jogo, que sabíamos que seria difícil. O Benfica entrou mais forte, foi superior, e a vitória é merecida», afirmou o jogador brasileiro, na ‘flash interview’.

Vagner elogiou ainda a boa capacidade de resposta da equipa do Estoril, apesar de os jogadores canarinhos não terem conseguido chegar ao golo.

«Pelas circunstâncias do jogo seria difícil dar a volta ao resultado, mas sabemos a capacidade do Estoril e a força deste grupo. É claro que se a bola tivesse entrado estaríamos de novo a discutir a partida. Na segunda parte tentámos chegar a golo e estivemos melhor do que na primeira, com mais posse de bola. Mas há que dar mérito ao Benfica, que entrou muito forte», disse.

Apesar da derrota, o Estoril mantém-se no quarto lugar no campeonato, e Vagner quer que a sua equipa mantenha os bons resultados para continuar nesta posição.

«Terminámos a época passada em quinto. Se terminarmos em quarto desta vez será uma satisfação enorme, por tudo o que este grupo tem feito», terminou.

Namorada de Ola John apoia Benfica

Namorada de Ola John apoia Benfica

Em janeiro, o futebolista Ola John deixou o Benfica para se aventurar no Hamburgo, na Alemanha. A namorada, Charlene van Halen, acompanhou-o na sua decisão, mas em conversa com Recordconfessou que iria ter muitas saudades de Portugal e que mesmo longe estará sempre a apoiar as águias. E foi o que fez ontem, antes do jogo frente ao Estoril...

A morena publicou no Instagram uma fotografia onde aparece vestida com uma camisola do Benfica. A verdade é que acabou mesmo por dar sorte à formação da Luz, que venceu os canarinhos por 2-0.

Fejsa castigado falha Nacional

Fejsa castigado falha Nacional
EVANDRO TAMBÉM DE FORA
Fejsa viu ontem, logo aos oito minutos, o quinto cartão amarelo na Liga e, por isso, não será opção para Jorge Jesus no embate com o Nacional, da 23.ª jornada, marcado para o próximo dia 17, na Choupana.

Do lado do Estoril, Marco Silva não poderá contar com Evandro na receção aoMarítimo, já que o camisola 15 também viu o quinto amarelo, aos 22’.

Luisão pediu... barulho

Luisão pediu... barulho
QUIS OUVIR OS ADEPTOS A GRITAR "BENFICA CAMPEÃO"
Luisão marcou ontem o primeiro golo desde que superou a marca dos 400 encontros oficiais com a camisola do Benfica. E o jogo com oEstoril foi mesmo especial para o capitão, que, além de ter inaugurado o marcador, esteve irrepreensível no eixo da defesa.

Já durante o segundo tempo, ouvia-se nas bancadas da Luz um grito que todos os adeptos encarnados querem que se torne realidade:“Nós só queremos o Benfica campeão”.Luisão também quer, e por isso incentivou as bancadas para que se ouvisse ainda mais barulho. E assim foi.

Ao lado do Girafa esteve, refira-se, Garay, que permaneceu em dúvida devido a um problema no tornozelo direito. Mas a verdade é que o camisola 24 mostrou a mesma entrega de sempre, e no fim recebeu os elogios de Jorge Jesus pela assistência que fez a Lima e que quase deu golo.

Certo é que as bancadas da Luz estiveram ontem mais femininas, pois as sócias não pagavam bilhete. A afluência foi muita e, depois de um desfile de 120 Casas doBenfica, ao intervalo, ainda houve tempo para que uma das claques encarnadas se manifestasse:“Pirotecnia na Assembleia da República não é crime?”A faixa não demorou a ser retirada pelas forças da autoridade.

Águias ganham avanço inédito

Águias ganham avanço inédito

O Benfica tem a liderança mais confortável de sempre na I Liga desde 1995/96

O Benfica ostenta a liderança mais confortável de sempre na I Liga desde 1995/96, quando as vitórias passaram a ser a triplicar, ao conquistar sete pontos à maior sobre o segundo, o Sporting. Após 22 jornada da edição 2013/2014 e um triunfo por 2-0 sobre o Estoril, os comandados de Jorge Jesus contam 55 pontos, contra 48 dos leões - e 46 do tricampeão em título FC Porto, terceiro colocado -, uma margem que nunca haviam conseguido na "era três pontos".

Os encarnados, que só se isolaram à 15ª ronda e chegaram a "navegar" a cinco pontos do primeiro lugar, tinham como recorde, nos últimos 19 anos, seis pontos de vantagem, que haviam conseguido em duas jornadas de 2004/2005 e cinco de 2009/2010, rumo aos respetivos títulos nacionais. Curiosamente, nas duas situações, primeiro nas rondas 26 e 27 de 2004/2005 e, depois, entre as jornadas 24 e 28 de 2009/2010, a vantagem de seis pontos era sobre um segundo colocado pouco habitual, o Sporting de Braga.

Nas restantes 17 temporadas a "três pontos", o Benfica apenas esteve mais 11 rondas, e só em três épocas (1999/2000, 2009/2010 e 2011/2012, com uma vantagem superior a uma vitória.

Os encarnados nunca lideraram com vantagem pontual sobre o segundo na primeira época em que as vitórias passaram a valer três pontos e, na segunda, só estiveram isolados duas rondas (sexta e sétima), em ambas dois pontos à frente do FC Porto. 

Em 1997/98, o Benfica voltou a não liderar isolado, para, na época seguinte (1998/99), só o conseguir numa mísera ronda, a terceira, então dois pontos à frente do Salgueiros. Na temporada seguinte (1999/2000), foram nove as rondas que terminaram com o conjunto da Luz sozinho na frente: aconteceu entre a quarta e a 12.ª, com um recorde de quatro pontos à maior entre a sexta e a oitava.



Capas do Dia

Março 10 / 2014