terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Derlis González: «Ainda ninguém me ligou do Benfica»

JOVEM DESESPERA POR ORDENS DO CLUBE DA LUZ
Derlis González: «Ainda ninguém me ligou do Benfica»

O avançado paraguaio Derlis González espera e desespera pela decisão do Benfica. Ainda sem saber o que lhe reserva o futuro, o jovem de 19 anos admite que se sente preparado para voltar à Europa, mas que só o pretende fazer caso seja a título definitivo.

"O Benfica está a tratar de incluir uma opção de compra e estamos à espera. A possibilidade Holanda é a que está mais próxima. Se houver uma transferência, quero sair. Sinto-me preparado, jogar na Europa é o que muda um jogador", frisou o avançado, ao programa "Fútbol a lo Grande", da rádio paraguaia Monumental 1080 AM.

"Continuo à espera. Ninguém me ligou do Benfica. O meu empresário diz-me que nos próximos dias terei novidades", acrescentou o dianteiro, que admitiu ainda ver com bons olhos a possibilidade de jogar no Guaraní novamente por empréstimo.

Partidos políticos querem Eusébio no Panteão Nacional

BE, PS, CDS-PP e PSD

Partidos políticos querem Eusébio no Panteão Nacional

Os vários quadrantes políticos, desde os partidos que apoiam o Governo até ao Bloco de Esquerda passando pelo PS, já se mostraram favoráveis a que o Parlamento discuta sobre a possibilidade de "Honras de Panteão" para Eusébio da Silva Ferreira. A proposta vai ser analisada pelo conselho de líderes e requer a promulgação do Presidente da Republica.

O Bloco de Esquerda foi o primeiro a acompanhar a ideia de os restos mortais de Eusébio, que morreu no domingo, serem depositados no Panteão Nacional. Segundo o líder parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, “será unânime esse reconhecimento”.

O Partido Socialista solicitou à presidente da Assembleia da República que agende a discussão sobre a trasladação dos restos mortais de Eusébio já na próxima conferência de líderes. No pedido de agendamento, assinado pelo Presidente do Grupo Parlamentar, Alberto Martins, o PS refere que a morte de Eusébio da Silva Ferreira “provocou uma grande consternação nacional e de homenagem pela sua dimensão de desportista ímpar e de referência internacional de Portugal e da Lusofonia. Têm sido suscitadas, como reconhecimento, as honras do Panteão Nacional e a deposição nele dos seus restos mortais. A concessão das honras do Panteão é da competência exclusiva da Assembleia da República”, refere Alberto Martins, solicitando o “agendamento desta matéria em próxima conferência de líderes”.

Do lado do CDS-PP, o líder parlamentar, Nuno Magalhães, considerou que o papel de Eusébio na promoção do nome de Portugal justifica a transladação para o Panteão Nacional, defendendo que este deve sérum dos temas discutidos na próxima conferência de líderes. "Na nossa opinião, tendo em atenção o papel que Eusébio da Silva Ferreira teve na promoção do nome de Portugal, as alegrias e o orgulho que deu aos portugueses e, sendo qualificado e bem por pessoas de diferentes quadrantes como "um símbolo nacional, naturalmente que se justifica que seja trasladado para o Panteão Nacional", afirmou.

Também o grupo parlamentar do PSD defende que Eusébio merece as honras do Panteão Nacional. "No grupo parlamentar do PSD não temos dúvidas de que Eusébio merece as honras do Panteão Nacional e não deixaremos de propor que o mesmo lhe seja concedido daqui a um ano, nos termos da lei", afirma Luís Montenegro, líder da bancada social-democrata.

No PCP, o vice-presidente do grupo parlamentar, António Filipe, manifestou esta segunda-feira receptividade quanto à possibilidade de os restos mortais de Eusébio serem depositados no Panteão Nacional.

Director de segurança do Benfica esclarece intervenção sobre espólio

Rui Pereira

Director de segurança do Benfica esclarece intervenção sobre espólio

Como foi referido, esta terça-feira, em comunicado, todas as ofertas depositadas junto à estátua de Eusébio da Silva Ferreira foram recolhidas para evitar que sofressem qualquer tipo de dano.

“Não há aqui qualquer fraude nem qualquer situação anómala. Esta foi uma decisão tomada no sentido de prevenir eventuais furtos como já tinham acontecido. Para evitar uma situação desagradável, entendemos retirar o espólio que os nossos adversários tiveram a nobreza de trazer para homenagear Eusébio”, começou por explicar Rui Pereira, director de segurança do Clube, à Benfica TV.

Brevemente, todas as ofertas voltarão a ser depositadas, devidamente protegidas, no seu local de origem. “O espólio, como podem constatar, está guardado e preservado. O presidente, Luís Filipe Vieira, concedeu ontem uma entrevista onde focou já o destino deste material. Temos já aqui colaboradores do Departamento de Reserva, Conservação e Restauro a trabalhar no sentido de conservarem este espólio”, concluiu.

Lima e Rodrigo, dupla bem afinada para o FC Porto

Lima e Rodrigo, dupla bem afinada para o FC Porto






Lima e Rodrigo são a dupla do momento no Benfica e, aparentemente, estão mais afinados do que nunca a poucos dias do importante jogo com o FC Porto, no Estádio da Luz, para a Liga. 

Os números provam-no: nos últimos oito jogos da equipa, o brasileiro de 30 anos e o hispano brasileiro de 22 marcaram, entre os dois, 14 golos, ou seja, quase 67 por cento do total de remates certeiros da equipa nesses mesmos oito compromissos (21). 
Lima soma oito remates certeiros nesse período, mas goza do facto de, na ausência de Óscar Cardozo, ser o responsável pela conversação de grandes penalidades, já tendo faturado quatro vezes desde os onze metros. O ex-SC Braga ficou em branco nos jogos com Anderlecht (o primeiro da sequência de oito) e Nacional, mas em compensação bisou diante do Rio Ave e do Olhanense.

Já Rodrigo, que dos referidos oito encontros só foi utilizado em sete (frente ao PSG acabou por não sair do campo), festejou em seis ocasiões, sem qualquer grande penalidade convertida, sendo que não marcou diante de Olhanense e Nacional, mas, tal como Lima, bisou no último sábado, na goleada ao Gil Vicente. Juntos, têm conseguido algo que parecia impensável: fazer esquecer, pelo menos em boa parte, a ausência da grande referência goleadora do Benfica, Cardozo. 

Rodrigo falha primeiro treino para o clássico

Rodrigo falha primeiro treino para o clássico
Rodrigo foi ausência notada, esta terça-feira, no primeiro treino do plantel do Benfica com vista ao clássico com o FC Porto, domingo, no Estádio da Luz.

O avançado hispano-brasileiro está a contas com uma entorse no tornozelo esquerdo, razão pela qual não subiu ao relvado do Caixa Futebol Campus para preparar o importante compromisso das águias na 15.ª jornada da Liga.

O número 19, recorde-se, foi substituído por Djuricic ao minuto 54 do jogo da Taça de Portugal com o Gil Vicente, depois de ter contribuído com dois golos e uma assistência - serviu Markovic no lance do 2-0 – para a goleada por 5-0 que apurou os encarnados para os quartos-de-final da prova ´rainha`.

Ausente dos trabalhos permanece Óscar Cardozo. O avançado paraguaio recupera de uma lombalgia.

Swansea na corrida por Ola John

GALESES LUTAM COM AJAX E LIVERPOOL
Swansea na corrida por Ola John
Os galeses do Swansea são o mais recente interessado no concurso do extremo holandês Ola John, segundo adianta o portal holandês "AD" esta terça-feira. De acordo com o referido jornal, o Swansea entra na corrida pelo jogador benfiquista, que também é pretendido pelo Liverpool e pelo Ajax.

Contratado em 2012 ao Twente, o internacional pela "laranja", de 21 anos, nunca se conseguiu afirmar na equipa de Jorge Jesus, falhando assim em justificar os muitos milhões investidos na sua contratação (8 milhões de euros).

Vandalização obrigou a recolha de cachecóis

BENFICA REAGE À POLÉMICA DO DIA EM 
COMUNICADO

Vandalização obrigou a recolha de cachecóis

Em comunicado emitido no seu site oficial, o Benfica refutou as acusações que esta tarde circularam nas redes sociais, com base numa imagem, onde um elemento da uma empresa de segurança recolheu cachecóis de vários clubes junto da estátua de Eusébio.

Leia o comunicado na íntegra:

"Comunicado: A universalidade de Eusébio

Os dois dias que vivemos desde a morte de Eusébio da Silva Ferreira demonstraram a sua dimensão universal e, embora referência do Sport Lisboa e Benfica, ele nunca foi nem o Benfica alguma vez o fez refém do Clube porque efectivamente Eusébio foi e continuará a ser referência do País e do Futebol mundial.

Verificaram-se durante a noite de hoje tentativas de vandalização de alguns cachecóis e outros materiais depositados junto à estátua de Eusébio. Actos mesquinhos perpetrados por um pequeno grupo de pessoas. Acções nas quais o Sport Lisboa e Benfica não se revê.

Por isso, para salvaguarda de todas as ofertas depositadas junto à estátua de Eusébio e até à montagem da estrutura de protecção ontem anunciada, em entrevista, pelo presidente Luís Filipe Vieira, todos esses materiais susceptíveis de sofrerem indevida vandalização foram recolhidos, bem como muitos outros depositados na porta 1, incluindo ainda os cachecóis que foram atirados para o carro funerário. Em breve voltarão a ser depositados, devidamente protegidos, no seu local de origem.

Todas as insinuações publicadas nas redes sociais não fazem o menor sentido, principalmente depois de tudo quanto vivemos nos últimos dois dias. A universalidade de Eusébio será sempre preservada e esta Direcção do Sport Lisboa e Benfica faz questão que assim seja, como já o demonstrou."

Jorge Jesus dirigiu treino à porta fechada no Seixal

Fotos mostram Salvio e Ola John, mas não mostram Cardozo
Jorge Jesus dirigiu treino à porta fechada no Seixal


O Benfica voltou a treinar esta terça-feira à porta fechada, a cinco dias do clássico com o FC Porto, mas permitiu uma «espreitadela» pela fechadura ao publicar sete fotografias da sessão que decorreu esta manhã no Seixal.

Cardozo está «muito melhor» da lesão

Depois de um dia de emoções fortes, no funeral de Eusébio, o plantel voltou a reunir-se, nesta manhã chuvosa, para afinar o foco para o clássico.

As fotografias publicadas no site oficial do Benfica (acessíveis nesta galeria) não revelam muito, mas mostram, por exemplo, o Salvio a correr, mostram um Ola John empenhado. Só não há imagens de Oscar Cardozo que Jorge Jesus já tinha descartado para o clássico.

Eusébio na fachada da Federação Portuguesa de Futebol

Eusébio na fachada da Federação Portuguesa de Futebol
A Federação Portuguesa de Futebol colocou esta segunda-feira uma imagem de Eusébio na fachada da sede, em Lisboa, e a mensagem «os génios vivem para sempre». 

A estrutura prolonga-se nos sete andares do edifício, homenageando o «Pantera Negra», no dia do seu funeral e um dia depois da sua morte, aos 71 anos. 

As três bandeiras colocadas no topo da sede federativa, de Portugal, da UEFA e da FPF, estäo a meia haste, demonstrando o luto pela morte do antigo futebolista.

As imagens foram enviadas aos órgãos de comunicação social pela FPF.

Drulovic: «Matic é fundamental na equipa»

SAÍDA IRIA RESSENTIR-SE NO RENDIMENTO
Drulovic: «Matic é fundamental na equipa»
Drulovic não tem dúvidas: se Matic sair do benfica neste mercado de transferências... "não será bom" para a equipa da Luz.

O sérvio, que jogou com a camisola dos encarnados entre 2001 e 2003, garantiu à Rádio Renascença que a equipa de Jorge Jesus se ressentira da saída do seu compatriota.

"Matic fez uma grande época no Benfica e mantém o nível este ano. Ele é fundamental na equipa. Tem qualidade, ritmo de jogo e já está habituado ao clube. Não será bom para o Benfica se ele sair agora da equipa", afirmou.

Cardozo, o ‘miúdo’ paraguaio que também chora

Cardozo, o ‘miúdo’ paraguaio que também chora
A polémica estava tão quente quanto a temperatura estival: Cardozo empurrara Jesus na final da Taça de Portugal, andara a treinar-se à parte e a possibilidade de sair fora uma constante. Mas houve quem se opusesse: na inauguração do Museu Cosme Damião, Eusébio pediu para que houvesse um entendimento, que o Benfica não podia prescindir de um goleador como o paraguaio.

Foi, apenas, um exemplo da admiração que o pantera negra tinha pelo Tacuara. E Cardozo foi, ontem, um dos jogadores mais emocionados na despedida de quem nunca viu jogar. Ainda na entrada principal, quando o corpo se encontrava junto à águia de mármore, o ponta de lança pediu para ver-lhe o rosto. Seguiram-se segundos de introspeção e alguma comoção, transportando com os dedos um beijo à testa do king. 

No cemitério, Cardozo raramente saiu de perto do carro funerário, exibindo uma linguagem facial e corporal reveladoras de um apego quase familiar. Ao que A BOLA apurou, a razão é simples: o avançado desenvolveu com Eusébio uma relação estreita, porque se encontravam muitas vezes à noite num restaurante em Sete Rios, jantando juntos e mantendo longas conversas sobre futebol, o Benfica e aquilo que tanto os unia: a arte de marcar golos. 

As palavras de Cardozo, à entrada para a missa, na Igreja do Seminário, no Largo da Luz, foram curtas para tanto sentimento do jogador de 30 anos. «Aprendi muito com Eusébio», disse o camisola 7 do Benfica. Mais não disse, devido aos condicionalismos que rodeiam a equipa profissional dos encarnados. Mas percebeu-se que queria dizer mais.

Exprimiu-se, depois, com lágrimas, no momento de o caixão descer à terra, no cemitério do Lumiar. Habitualmente fleumático, o «miúdo» paraguaio mostrou, afinal, que também chora. «Miúdo» era como Eusébio tratava os jovens jogadores. Era assim, por exemplo, que o king se referia a Maradona.

Luís Filipe Vieira em entrevista à RTP

«A partir da próxima época todas as camisolas terão a imagem do Eusébio» - 
As camisolas do Benfica terão a partir da próxima época a imagem de Eusébio estampada, garantiu Luís Filipe Vieira.

O presidente do Benfica explicou ainda, em entrevista à RTP, que Eusébio não gostaria que o Estádio da Luz fosse rebatizado com o seu nome. «A homenagem que ainda lhe poderemos fazer é no local em que ficará sepultado», disse.

Luís Filipe Vieira revelou ainda que toda a cerimónia fúnebre decorreu conforme pedido do próprio Eusébio. «Só não tive coragem de colocar uma bola junto à urna quando deu a volta ao relvado», referiu.


«Em 2020, 60 ou 70 % dos jogadores serão formados no Benfica» 
Luís Filipe Vieira afirmou que tem o objetivo de fazer mais uma vontade a Eusébio: apostar na prata da casa. Em declarações à RTP, o presidente dos encarnados garantiu que, em 2020, planeia ter uma equipa baseada na formação.

"Em 2020, de certeza mais do que 60 ou 70 por cento de jogadores serão formados no Benfica. Especula-se muito sobre jogadores portugueses, mas as pessoas esquecem-se que isto não é só carregar num botão. Trabalho para ter um Benfica made in Benfica. Se houver saídas, as entradas serão da equipa B, com exceção a duas posições, por não termos alternativas: defesa esquerdo e ponta de lança. Tudo será da nossa casa. Isto também é uma homenagem ao Eusébio porque ele criticava o facto de não termos jogadores portugueses", afirmou o líder das águias.

Vieira pediu paciência e explicou que "os resultados vão aparecer": "Há 12 anos, a formação estava completamente destruída. O centro de estágios começou e hoje já temos uma geração de jovens que vão aparecendo", comentou.

O presidente dos encarnados confessou ainda que viu vários jogadores do Benfica, como Luisão ou Cardozo, a chorarem durante o funeral é sinal de que mudanças ocorreram na equipa da Luz.

"Depois do que se passou no cemitério algo mudou no Benfica. Espontaneamente, os jogadores decidiram que o deviam acompanhar até à morada provisória. Vi com os meus olhos alguns jogadores a chorarem. É sinal de que existe esta mesma mística. Eusébio acordou as pessoas. É bom que os benfiquistas sintam isto porque algo está a mudar no Benfica", rematou.


Luís Filipe Vieira pede estádio completamente cheio frente ao FC Porto
Será também uma forma de homenagear Eusébio. Luís Filipe Vieira espera que os adeptos do clube encham por completo o Estádio da Luz no próximo domingo, quando o Benfica receber o FC Porto.

«Que o estádio esteja completamente cheio a gritar pelo nome do Eusébio e que no final sejamos todos felizes com mais uma vitória», afirmou Luís Filipe Vieira, em entrevista concedida à RTP.

Nome para estádio ou ‘naming’?

Nome para estádio ou ‘naming’?
Muita gente já defende um Estádio Eusébio. «Sou a favor. Estádio da Luz não é, sequer, um nome oficial», disse o realizador António Pedro Vasconcelos, numa ideia corroborada, por exemplo, pelo antigo presidente Manuel Damásio. 

Mas quer um quer o outro admitem as dificuldades inerentes a uma negociação dos direitos de imagem do estádio, designado por naming, ou seja, o clube ceder o nome do estádio a um patrocinador a troco de um determinado montante. 

«Eu não queria estar no papel da Direção, porque se por um lado há a questão da emoção, por outro há o da razão. Não faz sentido, por exemplo, dar o nome de Eusébio e, um ano depois, mudar tudo», justificou Vasconcelos, outro dos defensores da presença do corpo de Eusébio da Silva Ferreira no Panteão Nacional: 

«A Amália está lá. O fado não é superior ao futebol. Pode discutir-se, isso sim, a razão de outros não estarem no Panteão. Mas Eusébio merece, sem dúvida.»

Capas dos jornais desportivos


CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE TERÇA-FEIRA 07/01/2014