segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Manipular o jogo


Manipular o jogo

"Parece que em Espanha estão atentos ao fenómeno. Javier Tebas, presidente da Liga Profissional, afirmou nesta semana que os resultados de vários jogos são “manipulados” nas competições principais e que a “manipulação” tem de ser identificada, investigada e afastados os responsáveis.
Se assim não se erradicar, Tebas defende que o futebol se transformará num “faroeste”, onde “não há leis nem controlo”. Ou seja, num mundo à parte, com regras próprias, com consciências de ilicitude singulares, ou meramente residuais, e impunidade generalizada, com medalhas para os mais diligentes e espertos e, se apanhados, logo refugiados no dogma da “perseguição”; um mundo em que são “punidos” – por fugirem aos “costumes” adoptados e proliferados sem censura – aqueles que não alinham nos esquemas, que são insensíveis ou imunes às influenciações, que não se permutam em autores e receptores de transferências e associações de interesses. Tebas, eleito em 2013 e logo protagonista deste discurso, não vai fazer com certeza muitos amigos com esta convicção, como também ninguém conquistaria muitas empatias se tal fosse avançado cá no burgo.
Na verdade, medra entre nós algo de estranho sobre a matéria da “manipulação”, avivada (?!) ainda há pouco tempo com a mais recente alegação e suspeita de “compra para facilitar” de jogadores em 2011 ter tido arquivamento na justiça desportiva e ainda se desenvolver na justiça criminal. Existirão ou não actos generalizados de aliciamento de atletas e de treinadores das equipas adversárias e de árbitros para adulterar os resultados dos jogos? Proliferam ou não as influências e as ameaças sobre dirigentes, com o fim de se obter a alteração de procedimentos e os critérios de nomeações? Promovem-se ou não temores (reverenciais e outros) para falsear, deturpar ou omitir os relatos dos boletins oficiais dos jogos? Utilizam-se ou não os “empréstimos” de jogadores para deturpar o rigor ético dos jogos? Constituem-se ou não “testas-de-ferro” para garantir a actuação encoberta dos verdadeiros agentes da corrupção, da coacção e das práticas comissionistas? A tudo isto se referirá Tebas para o futebol espanhol e, para afirmar o que afirmou, algo deve saber sobre o que se estará a investigar no vizinho ibérico. Por cá, empurra-se para o futuro e logra-se, como objectivo último, a reconstituição dos sobreviventes. E o aparecimento dos “novos” que nasceram para ser como os “velhos”.
PS – Estes últimos dias foram desastrosos para os méritos da profissionalização dos árbitros de futebol; um compêndio de tudo aquilo que não deve ser feito cresceu na informação e contra-informação. Seguem-se os próximos capítulos."

Ricardo Costa, jornal Record

João Querido Manha critica declarações de Pinto da Costa contra Paulo Bento

João Querido Manha critica declarações de Pinto da Costa contra Paulo Bento

Há portugueses muito exigentes, capazes de catalogar sem piedade o trabalho de outros, sem se darem ao cuidado de analisar premissas nem condicionalismos. É uma desonestidade intelectual considerar ridículo gue Portugal fique fora do próximo Mundial, ainda mais incompreensível vinda de um presidente de clube com sérias responsabilidades na falência da formação durante a última década. Basta contar os jogadores formados pelo FC Porto que conseguiram chegar à Seleção principal nos últimos dez anos para encontrar um número realmente ridículo: Bruno Alves, Paulo Machado, Hélder Barbosa e, agora, Josué.

Há montes de razões para os resultados mais recentes da Seleção serem o que são, e temos obrigação de, juntamente com a Federação, baixar as expectativas para o ciclo atual que envolve riscos muito elevados de falhar a presença na fase final do Mundial do Brasil. Se os dois últimos mata-mata foram relativamente desafogados, o próximo encerra perigos muito grandes: adversários melhores e, sobretudo, uma Seleção portuguesa cada vez menos competitiva. 

Habituados a grandes equipas e a gerações de ouro sucessivas, os adeptos portugueses entendem mal que, de repente, os níveis de exibição e os resultados da Seleção sejam inferiores e desatam a criticar a "atitude" dos jogadores. Parece que jogam mal, porque querem, ou porque são mal dirigidos, ou porque não estão para se maçar. É tão curioso que nunca se discuta abertamente a qualidade real dos jogadores à disposição de Paulo Bento como a capacidade de perdoar os erros sucessivos, não apenas de Rui Patrício, que descambaram no empate com Israel: tivesse sido erro do árbitro e, pelo contrário, a incapacidade para perdoar seria total.

Atentemos apenas num pormenor curricular que distingue os jogadores escolhidos pelo selecionador para esta partida decisiva: quatro (incluindo os estreantes André Almeida e Josué) disputam a Liga dos Campeões e outro pode vir a disputá-la, três estão na Liga Europa e os restantes seis, pura e simplesmente, estão fora das competições europeias. Arrisco-me a adiantar que nenhuma seleção apurada diretamente ou para o playoff apresenta, nesta altura, tão reduzida experiência internacional. Cristiano Ronaldo chamou-lhe falta de maturidade. 

A maioria dos jogadores selecionáveis atua em clubes de segunda ou de terceira linha, e é tempo de se deixar de olhar para a Seleção pela dimensão de Cristiano Ronaldo. Sem ele, já não teríamos ido ao último Mundial. 

- João Querido Manha, jornal Record, 14 de Outubro de 2013

José Trindade: “ Tenho muito orgulho nesta equipa”

Benfica – Sanjoanense, 4-3

Paulo Almeida e a Supertaça: “Vitória muito justa da nossa equipa”

A equipa feminina de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica venceu, este sábado, a Supertaça após bater o Sanjoanense por 4-3. Apesar do triunfo, o técnico Paulo Almeida afirmou que o resultado poderia ter ficado mais dilatado a favor do Benfica.

“O Benfica entrou muito forte e poderíamos ter ganho, já ao intervalo, por ainda mais. Acho que é uma vitória muito justa da nossa equipa, parabéns às jogadoras mas ainda há muito trabalho a fazer pela frente.”, disse, no final do encontro, à Benfica TV.


José Trindade: “ Tenho muito orgulho nesta equipa”

A equipa feminina de Hóquei do Sport Lisboa e Benfica conquistou, este sábado, a primeira Supertaça do palmarés, após vencer o Sanjoanense, por 4-3.

Em declarações à Benfica TV, José Trindade revelou-se bastante satisfeito com a prestação da equipa. “Tenho muito orgulho nesta equipa, é uma equipa que nós ainda estamos a preparar, mas fizemos o necessário para formar um conjunto que nos vais dar garantias no futuro. Obviamente que com a entrada de jogadoras novas os automatismos ainda não estão criadas. Mas esta formação tem muita qualidade e acreditamos que vamos ter muito sucesso com ela”, sublinhou o presidente da secção de Hóquei.

José Trindade garantiu, ainda, que o objectivo futuro da equipa passa pela vitória de todos os desafios. “O próximo objectivo é serem campeãs distritais, vencendo o torneio de abertura e depois o Campeonato Nacional. O nosso foco é vencer os próximos jogos e dar mais um troféu ao Benfica”, sublinhou em declarações à Benfica TV.

Futsal: Benfica recupera liderança do Campeonato Nacional

Futsal: Benfica recupera liderança do Campeonato Nacional

O conjunto liderado por João Freitas Pintos venceu, este domingo, 13 de Outubro, o Cascais, por 2-7, na 6.ª jornada do Campeonato Nacional, voltando, assim à liderança da tabela classificativa.

O último encontro deixou nos “encarnados” um sentimento de injustiça. Após o empate com o Leões de Porto Salvo, o pensamento era só um: vencer, conquistar os três pontos e voltar à liderança da tabela classificativa.

A vantagem chegou pelos pés de Nené, após uma entrada no jogo pressionante da parte do Benfica. Minutos depois, Joel Queirós aumentava as contas no marcador. Porém, o Cascais foi capaz de reduzir ainda antes do intervalo.

No segundo tempo, Serginho voltou a mexer no marcador e Joel Queirós e Bruno Coelho fecharam as contas no pavilhão Guilherme Pinto Basto, apesar do Cascais ainda ter conseguido chegar ao golo mais uma vez.

João Freitas Pinto alinhou com o seguinte cinco inicial: Marcão, Bruno Coelho, Rafael Henmi, Joel Queirós e Nené.

Com o triunfo, o Benfica salta para a liderança do Campeonato Nacional com 16 pontos em seis jogos, os mesmos do que o Sporting.

Na próxima jornada, o conjunto da Luz recebe o Vila Verde. O desafio está agendado para as 21 horas de sexta-feira, dia 18 de Outubro, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

João Freitas Pinto: “O Benfica luta em todos os jogos”


João Freitas Pinto: “O Benfica luta em todos os jogos”

O conjunto liderado por João Freitas Pintos venceu, este domingo, 13 de Outubro, o Cascais, por 2-7 voltando à liderança da tabela classificativa. Um resultado que deixou muito satisfeito o técnico “encarnado”.

“A nossa ambição é enorme, o nosso querer é enorme. O Benfica luta em todos os jogos e esse é mais um jogo que vale três pontos e nós encaramos os jogos todos da mesma forma. Temos isso como meta e o jogo a jogo é o nosso objectivo. Temos a garra para ganhar e agora é colocá-la em campo”, disse, no final do encontro, à Benfica TV.

Recorde-se que na próxima jornada, o conjunto da Luz recebe o Vila Verde. O desafio está agendado para as 21 horas de sexta-feira, dia 18 de Outubro, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Joel Queirós: “Ansiosos por voltar a jogar em casa”


Joel Queirós: “Ansiosos por voltar a jogar em casa”

A equipa de Futsal do Benfica venceu, este domingo, 13 de Outubro, o Cascais, por 2-7 voltando à liderança da tabela classificativa. No final do encontro, Joel Queirós fez um balanço positivo do encontro e pensa já no jogo da próxima semana.

“Penso que estamos a trabalhar bem. Estamos a jogar bem e, no próximo jogo, na Luz, esperamos o mesmo público que esteve connosco no jogo com o Leões de Porto Salvo. Foi fantástico, queríamos ter dado a vitória mas estamos ansiosos por voltar a jogar em casa com o apoio do nosso público para brindá-los com uma vitória e com uma grande exibição como temos vindo a fazer”, disse à Benfica TV.

Recorde-se que na próxima jornada, o conjunto da Luz recebe o Vila Verde. O desafio está agendado para as 21 horas de sexta-feira, dia 18 de Outubro, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Voleibol: Torneio de Apresentação da Formação foi um sucesso

No Pavilhão Fidelidade

Voleibol: Torneio de Apresentação da Formação foi um sucesso

Foi na manhã de 13 de Outubro que se deslocaram ao Pavilhão Fidelidade inúmeras equipas de formação de Voleibol. O Torneio de Apresentação da Formação do Voleibol foi um sucesso. E atingiu os objectivos propostos.

"Significa a alegria de conseguir juntar muitas equipas de diferentes locais e para nós é um privilégio muito grande. Depois, em termos competitivos, para nós é bom neste início de época, começarmos a testar os nossos atletas, tê-los num ambiente de bastante competição", disse o treinador da Equipa de Cadetes e Coordenador da Formação de Voleibol Benfica, Diogo Carneiro, à Benfica TV.

Com um ambiente bastante amigável entre todas as partes, os jogos decorreram com toda a normalidade. Os jovens “encarnados” mostraram satisfação pela organização do evento e aprovaram a formação do Clube. "O apoio do Benfica é muito importante porque recebemos camisolas de treino e assistência não nos falta. Os treinadores são muito eficazes e sabem o que estão a fazer e eu sinto que evoluí muito desde a primeira vez que cá estive até agora", disse o Cadete, Ricardo Serra.

O Benfica continua a marcar pontos na Formação de atletas de modalidades a nível nacional. O Voleibol é uma das modalidades modelo do Clube da Luz e tem registado grande evolução nos últimos anos.

Está assim lançada a época de Formação do Voleibol Nacional.

Sub-19: Quarteto benfiquista titular no triunfo sobre a Eslováquia

Torneio Internacional da Hungria

Sub-19: Quarteto benfiquista titular no triunfo sobre a Eslováquia

A Selecção Nacional de Sub-19 venceu a Eslováquia por 3-1, no último jogo do Torneio Internacional da Hungria, fechando da melhor forma a participação no Torneio Internacional da Hungria.

Pedro Rebocho, João Nunes, Raphael Guzzo e Nuno Santos foram opções do técnico Emílio Peixe para a equipa titular. Já Alexandre Alfaiate foi suplente não utilizado.

Com esta vitória, Portugal ainda pode aspirar ao primeiro lugar do Torneio Internacional da Hungria. Para que isso aconteça, é necessário que a Espanha não vença o Montenegro no outro jogo da jornada.

Campanha de recolha de bens alimentares de 16 a 21 de Outubro


No Estádio da Luz

Campanha de recolha de bens alimentares de 16 a 21 de Outubro

Assinalam-se este mês o Dia Mundial da Alimentação, a 16 de Outubro, e o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, no dia seguinte. 

O Grupo Benfica desenvolverá uma campanha de Recolha de Bens Alimentares, para entrega à Comunidade Vida e Paz, uma instituição apoiada pela Fundação Benfica.

A entrega dos Bens Alimentares será feita pelos atletas das diversas modalidades do Clube da Luz.

Conscientes da grande responsabilidade social que o Benfica tem na comunidade, convidamos todos a participar nesta iniciativa oferecendo os seguintes alimentos: leite, azeite, salsichas, atum e óleo.

Os alimentos deverão ser entregues de 16 a 21de Outubro (inclusive), na recepção da Porta 18 entre as 9 e as 23 horas.

João Ribeiro "Às Portas do Céu" estreia esta quarta-feira às 22h30




João Ribeiro "Às Portas do Céu" estreia esta quarta-feira às 22h30

Estreia esta quarta-feira, na Benfica TV, às 22h30, a Reportagem Especial "Às Portas do Céu".

Trata-se de um trabalho centrado nas raízes e no lado pessoal de João Ribeiro, o canoísta do Benfica que há cerca de um mês se sagrou Campeão Mundial em K2 500 metros.

João Ribeiro guia a Benfica TV aos locais onde viveu a infância, conta histórias pessoais e partilha os dias seguintes à grande conquista. Uma reportagem que vai poder ver também na quinta-feira, às 13 horas, sábado, às 20h30, e domingo, às 13h30 e 23h30.

Se eu fosse presidente?!


Se eu fosse presidente?! 

1. Disciplina 
Não há clube que seja campeão sem ter disciplina. Cardozo comigo depois do que fez no outro dia ja não era do Benfica, mesmo que fosse o melhor jogador a disciplina é para todos, o Luisão a tratar mal os que lhe pagam a ganhar aquilo que ganha porque andou sistematicamente a pedir dinheiro, comigo jogador que tem contrato tem de cumprir assinou porque quando não ganhamos eles também não baixam ordenado pois não? Capitão tem de ser o exemplo depois da Alemanha este já não era mais por exemplo.

2. Imprensa
Só fala de futebol o treinador, presidente e director desportivo. Os papagaios acabavam não é sr Moniz, e outros este até dizia mal dele e vendeu-se lol.

3. Formação
Está na hora de apostar e exigir João Cancelo, Ivan Cavaleiro e o nosso ,Messi vermelho' Bernardo Silva já estavam na equipa A e ia exigir a treinadores da formação jogadores todos os anos, para subirem á equipa A.

4. Contratações
Só comprava 2 a 3 jogadores por época com qualidade, por exemplo o Mario Gomez saiu para a Fiorentina por 15 milhões e nós gastamos 32 milhoes este ano. Sabem quem joga a titular, um emprestado Siqueira não joga mais nenhum. Compramos 14 jogadores, só saíram 2 isto é para rir.

5. Exigência
Quem está no Benfica só tem de conhecer a palavra GANHAR não existe outra. Jogadores que não tiverem mentalidade ganhadora isso vê-se quando uma equipa está a ganhar por 1, tem de procurar o 2 o 3 e assim sucessivamente.

6. Sócios
A parte intocável do clube. Aquilo que é a grandeza do clube, a parte mais importante do clube eram ouvidos porque não são respeitados porque não são estas últimas assembleias então Sr Nazaré, ainda bem que saiu para o PS faz mais falta ai lol. E arranjava um pack para sócio que paga cotas tem BTV e tem Red Pass, baixava cotas e bilhetes porque ia ganhar muito mais, tinha o estádio cheio sempre muito mais importante, antes quero ter Jardel e Steven Vitória e ter dinheiro para baixar as cotas.

7. Se fosse presidente..
Para entrar na assembleia eu tinha vergonha se leva-se seguranças, eu estava em casa se não me senti-se seguro ali onde me iria sentir, estaria com a minha familia Benfiquista se não me quisessem ia-me embora, porque não se aprende a ser Benfiquista não se é quando se quer Benfiquista, nasce-se Benfiquista, é preciso ter-se amor por isso. Nestes últimos 20 anos temos andado muito mal, ganhamento é zero , a culpa? É nossa, só nossa porque ir ás assembleias está quieto, porque exigência é zero, um clube que em 12 anos ganha 2 campeonatos é mau, muito mau. Na qual eu também faço parte também sou sócio, também não fiz nada mas estou disposto a mudar isso já não aguento mais, e tú sócio estás? Respeito quem tem uma opinião diferente.

Abraço, Paulo Parreira.

Escrito: Paulo Parreira

Águias de fora


Águias de fora

O Benfica está atento a Kostas Mitroglou, avançado do Olympiakos... mas porque ele será um dos jogadores com quem as águias mais terão de preocupar-se no próximo desafio da fase de grupos da Liga dos Campeões, precisamente com o campeão Olympiakos.

O jornal Gazzetta, o mesmo que entrevistou Leonardo Jardim, deu ontem conta de que o goleador estará a ser disputado por Benfica, e também pelo Sporting, além de outros clubes como Arsenal, Liverpool, Borussia Dortmund, Inter de Milão e Génova. 

Avaliado em dez milhões de euros, Mitroglou, de 25 anos, tem 12 golos apontados esta época em apenas oito jogos.
A ligação de Mitroglou ao Benfica começou quando Miguel Quaresma, adjunto de Jesus, se deslocou a Atenas para observar o adversário das águias, no próximo jogo do Grupo C da Liga dos Campeões.

Nesse jogo o avançado destacou-se e uma vez conhecida a presença de um observador encarnado... levou à associação. A SAD da Luz garante não ter o jogador referenciado.

Plantel do Benfica prefere o salário à qualidade do futebol


António Magalhães: Plantel do Benfica prefere o salário à qualidade do futebol

No Benfica, quando Jesus está no epicentro do sismo, o presidente também vai sentindo as réplicas subsequentes. Nada mais conveniente do que ter o capitão de equipa a dizer que os jogadores correram por ele no Estoril. 

Com clareza, percebeu-se quais são as preocupações do plantel: a garantia do salário à frente da qualidade do futebol. Que artistas!

-António Magalhães, jornal Record

Benfica considerado clube modelo no Brasil


BENFICA CONSIDERADO MODELO NO BRASIL

BENFICA FATURA R$ 41 MILHÕES COM PROGRAMA DE SÓCIOS E TORNA-SE MODELO

O Benfica é considerado modelo de relacionamento com os torcedores. Seu programa tem 233 mil sócios, um universo de 4% do total de fãs. Uma guinada que começou em 2005 e hoje dá 14 milhões de euros anuais ao clube (cerca de R$ 41 milhões). "Naquele ano, lançamos um novo conceito, o de que ser sócio do Benfica não significava apenas pagar mais barato o ingresso e poder votar no presidente. Fizemos um trabalho de fidelização", disse ao Estado o diretor comercial e de marketing do clube, Miguel Bento.

Essa fidelização dá ao sócio-torcedor do Benfica, além do direito de ter um lugar no Estádio da Luz ou obter o ingresso com desconto - dependendo do plano -, a possibilidade de pagar menos em lojas, restaurantes, postos de combustíveis e muitos outros produtos e serviços. Miguel Bento recorda que, logo no primeiro ano do novo formato, o número de sócios subiu de 94 mil para 156 mil. Ele também explica que um dos motivos para o sucesso do programa foi a comercialização. "Tornamos o produto acessível em qualquer ponto de venda. E demos brindes. Em pouco tempo, só se falava do nosso programa."
O diretor do Benfica diz que, atualmente, o preço médio do plano de sócio-torcedor do clube é de 100 por ano. "O mais caro custa 156, para sócios que residam a até 50 km do clube. E as crianças até 13 anos pagam 36 por ano."
Entre os benefícios do programa está o dado pelo cartão de crédito do clube, que credita bônus a cada gol marcado pelo time. "São tantas as opções que aquele torcedor que tem um comportamento de consumo mais fiel recebe mais do que paga ao clube."

Sócios rendem 14 milhões


Sócios rendem 14 milhões

O Benfica tem cerca de 233 mil associados, que representam anualmente uma receita na ordem dos 14 milhões de euros, isto de acordo com a publicação brasileira Estado, que entrevistou Miguel Bento, diretor comercial e de marketing do clube: 
«Em 2005, lançámos um novo conceito, o de que ser sócio não significa apenas pagar o ingresso mais barato e poder votar para eleger um presidente. Fizemos um trabalho de fidelização.»

Gaitán quis camisola mas já estava prometida




Gaitán quis camisola mas já estava prometida

Sétima época de sénior, sétima época sem usar o número desejado, mais uma vez adiado o sonho de Nicolás Gaitán em vestir a camisola 10. Se houve momento em que o jogador argentino esteve perto de usar o mítico duplo dígito foi neste verão, após a saída de Pablo Aimar, mas a promessa feita a Djuricic impediu a concretização dos anseios do esquerdino de 25 anos.

Ao que A BOLA apurou junto de fonte próxima do jogador, Gaitán chegou a pedir aos encarnados para trocar o 20 pelo 10 vago com a partida do compatriota El Mago. Apesar de a SAD ter entendido os anseios de Nico, havia, no entanto, a garantia apresentada ao internacional sérvio quando ele se comprometeu com os encarnados, com a época 2012/13 ainda a decorrer.
Esse argumento teve, aliás, alguma importância no momento de Djuricic trocar o Heerenveen (Holanda) pelo Benfica. Não foram apenas os €6 milhões, mas também a certeza de que iria ser o sucessor de Aimar na Luz, no número e na posição ocupada em campo - embora a realidade tenha mostrado que apenas o primeiro objetivo foi concretizado, uma vez que Jorge Jesus não considera Djuricic um 10, antes um «nove e meio».

Nuno Marçal insultado e humilhado na Luz




Nuno Marçal insultado e humilhado na Luz

Um grupo de cerca de 15 adeptos do Benfica insultou e humilhou o jogador Nuno Marçal, no Maia Basket, depois da partida desta equipa com o Ovarense, disputada anteontem no pavilhão da Luz. Após disputar as meias-finais do troféu António Pratas, a equipa maiata dirigiu-se ao restaurante Terceiro Anel para jantar e foi confrontada com a presença do grupo.

«Dirigiram-se a mim de forma agressiva e disseram-me que eu não podia jantar ali. Depois, um dos adeptos pegou no meu prato de sopa e entornou-mo na cabeça. Ainda consegui desviar-me e apenas fui atingido na orelha e no pescoço», revelou a A BOLA Nuno Marçal, que não chegou a apresentar queixa. «Fui insultado, mas consegui controlar-me e não quero dar muito destaque a esta situação bizarra», adiantou o antigo capitão do FC Porto.

Ato contínuo, toda a equipa maiata abandonou o restaurante pela porta das traseiras, enquanto o presidente do clube, Rui Lopes, ligou para o 112 para pedir proteção policial.

João Pereira: «A prova poderia ter corrido ainda melhor»

ATLETA TERMINOU EM 10.º NOS MUNDIAIS

João Pereira: «A prova poderia ter corrido ainda melhor»

João Pereira considerou este domingo que poderia ter feito melhor do que o 10.º na prova final dos mundiais de triatlo, enquanto João Silva disse que o 16.º em Londres foi o "possível" face às limitações físicas.

"A prova correu bem, mas acho que poderia ter corrido ainda melhor. No final da primeira volta de natação, tive alguns problemas físicos, e comecei o ciclismo um bocado cansado, mas depois a corrida foi sempre a andar. O público foi espetacular", contou João Pereira. O triatleta luso admite que o 18.º lugar final nos mundiais superou as suas expectativas:

"O meu objetivo para este ano era terminar no 25.º lugar do ranking mundial e fiquei em 18.º, o que foi bom. Acho que ainda vou fazer uma Taça do Mundo antes das férias. O estágio de altitude antes do mundial foi muito importante para a obtenção deste resultado". João Pereira admitiu que durante a prova não deu para comunicar com o colega do Benfica João Silva, mas falou em "sintonia e apoio" mútuos".

"Foi difícil, mas a prova possível. Contámos muito com o apoio uns dos outros. Agora vou parar para tratar as minha lesões e vou seguir a recuperação à risca", garantiu João Silva, que concluiu o campeonato no sexto lugar. O objetivo é melhorar no próximo ano: "Ainda é cedo para saber se para o ano posso lutar para ser o número um do ranking mundial outra vez. Espero, de qualquer modo, uma melhor temporada do que esta". "Senti-me bem e foi um bom resultado, dos melhores que tive em elite até ao momento. Deveu-se acima de tudo ao estágio de altitude, uma mais-valia. Fiz uma corrida de trás para a frente e senti precisamente esse efeito do treino em altitude. Subi lugares no ranking da ITU, o que me vai permitir entrar em mais provas", congratulou-se Miguel Arraiolos, 24.º.

O presidente da federação, Fernando Feijão, considerou "fabuloso" o desempenho dos portugueses: "Estiveram muito bem. O João Pereira esteve extraordinário, João Silva surpreendeu tendo em conta as suas limitações físicas atuais e Miguel Arraiolos foi também uma excelente surpresa, dado que era a sua estreia numa prova desta importância".

JOÃO SILVA FOI 16.º E TERMINA EM 6.º DO RANKING

João Pereira 10.º na finalíssima do World Series

João Pereira, em 10.º, foi o melhor português na finalíssima do World Series, que decorreu este domingo em Londres, ficando a 1.18 minutos do vencedor, o espanhol Javier Gomez. Já João Silva terminou no 16.º posto, a 1.47 minutos, enquanto Miguel Arraiolos foi 24.º, a 2.14 minutos.

O título mundial do World Series acabou por ser conquistado por Javier Gomez, com 4.220 pontos, sendo que João Silva fica em sexto (2.795), a mesma posição com que partiu para a finalíssima.

Já João Pereira subiu do 24.º para o 18.º lugar.

Bruno Pais e Ana Filipa Santos sagram-se campeões nacionais


ARREBATAM TÍTULOS NACIONAIS INDIVIDUAIS

Bruno Pais e Ana Filipa Santos sagram-se campeões nacionais

Bruno Pais e Ana Filipa Santos sagraram-se, este domingo, campeões nacionais individuais no 3º Triatlo de Lisboa Teleperformance – Os Belenenses, prova que decorreu nos jardins da Torre de Belém.

O atleta do Benfica terminou a sua prova no segundo posto, a 15 segundos do espanhol Antón Ruanova (1:49:07 horas) mas o lugar alcançado foi suficiente para se sagrar campeão nacional em masculinos. No setor feminino, Ana Filipa Santos, do Águias de Alpiarça, acabou por empatar com Liliana Alexandre mas a primeira acabaria por se sagrar a nova campeã nacional.

Nos títulos coletivos, o Águias de Alpiarça levou a melhor tanto em femininos como em masculinos.

Temporada de défice na Luz


REGISTOS MAIS MODESTOS EM RELAÇÃO A 2012/13

Temporada de défice na Luz

O arranque de época do Benfica ficou aquém das expectativas a nível exibicional. Por vezes as equipas conseguem disfarçar as prestações negativas com resultados positivos mas, no caso dos encarnados, não se verifica esta realidade. Se compararmos os resultados já obtidos pelas águias com aqueles conseguidos na época transata, frente aos mesmos adversários e nos mesmos palcos, é possível verificar pelo quadro que pontualmente o Benfica está pior.

Excluindo o jogo com o Belenenses que há um ano disputava a 2ª Liga, o Benfica já defrontou Marítimo, Gil Vicente, Sporting, P. Ferreira, V. Guimarães e Estoril. Em 2012/13, a equipa orientada por Jorge Jesus venceu todas estas partidas e, em alguns casos, por resultados folgados. Já este ano os encarnados não conseguiram evitar a derrota na primeira jornada no Estádio dos Barreiros e, em Alvalade, também não foram além de uma igualdade a um golo.

A nível defensivo também é visível um rendimento inferior. Esta temporada, neste lote de jogos, o Benfica regista um média de um golo sofrido por jogo. Há um ano não passava dos 0,33 golos por partida.

Lima preparado para se superar nas alturas


TANTOS GOLOS DE CABEÇA COMO EM 2012/13

Lima preparado para se superar nas alturas

Na presente temporada, Lima já participou em oito encontros oficiais – sete para o campeonato e um para Liga dos Campeões –, tendo marcado apenas por duas vezes. Dizemos “apenas” só porque o avançado brasileiro chegou aos 30 na última temporada, a de estreia de águia ao peito. No entanto, o camisola 11 tem mostrado uma nova arma, que se distingue por ser letal... nas alturas. Isto porque os dois tiros certeiros foram marcados através de remates de cabeça, o que faz com que o atacante, de 30 anos, esteja perto de superar o registo alcançado na época anterior, em que também fez o gosto... à cabeça por duas vezes.

As cinco joias da Luz


JOVENS PARA LANÇAR AO MAIS ALTO NÍVEL

As cinco joias da Luz

O Benfica aposta forte em cinco jogadores portugueses que evoluem neste momento na equipa B, sob as ordens de Hélder Cristóvão. O plantel é equilibrado e tem qualidade, mas a SAD liderada por Luís Filipe Vieira segue com especial atenção o percurso trilhado por Bruno Varela, João Cancelo, Hélder Costa, Ivan Cavaleiro e Bernardo Silva. Este é o quinteto que, segundo os responsáveis dos encarnados, mais possibilidades tem de dar o salto para o escalão superior, a médio prazo.

Permitir que os jogadores cresçam e se desenvolvam em outros emblemas, mas sem perder o controlo total das suas carreiras tem sido um objetivo da Benfica SAD em relação a alguns dos futebolistas vendidos e que, ao longo dos anos, foram sendo apontados como promessas do clube.

David Moyes tramou Ezequiel Garay


David Moyes tramou Ezequiel Garay

O defesa-central do Benfica terá prestado declarações ao jornal britânico Daily Mirror, referindo que estava convencido de que se mudaria para Old Trafford.

Ezequiel Garay estava convencido de que acabaria por assinar pelo Manchester United no verão, uma certeza que foi perdendo com a chegada de David Moyes ao comando técnico dos red devils. "Estava convencido que seria do Manchester United, o negócio estava perto ficar concluído mas o Benfica não aceitou a oferta", explicou o jogador, citado pelo tablóide inglês Daily Mirror.

O argentino, refere o mesmo artigo, acredita que a mudança no clube inglês acabou por prejudicar a transferência, visto que, ao contrário de Alex Ferguson, o novo treinador tinha outras prioridades. "Estou convencido de que a saída de Ferguson influenciou. Moyes não acreditava tanto em mim", lê-se.

"Estou feliz no Benfica, tenho sonhos e ambições"

O defesa-central dos encarnados é notícia em Inglaterra devido à transferência falhada para o Manchester United.

É certo que Garay esperava por esta altura já não ser jogador do Benfica, mas estar a defender o Manchester United. A verdade é que a transferência não se consumou no verão e o argentino continua em Portugal. Nada que o afete.

"Estou feliz no Benfica e tenho muitos sonhos e ambições para esta época", lê-se no artigo publicado no diário britânico Daily Mirror. "Agora penso apenas no presente e o presente é o Benfica", afirmou antes de concluir. "Não afasto nenhum cenário para o futuro".

Sócios rendem 14 milhões anuais


Sócios rendem 14 milhões anuais

O Benfica tem cerca de 233 mil associados, que representam anualmente uma receita na ordem dos 14 milhões de euros, isto de acordo com a publicação brasileira Estado, que entrevistou Miguel Bento, diretor comercial e de marketing do clube: 

«Em 2005, lançámos um novo conceito, o de que ser sócio não significa apenas pagar o ingresso mais barato e poder votar para eleger um presidente. Fizemos um trabalho de fidelização.»

Gaitán quis camisola da Aimar mas já estava prometida a Djuricic


Gaitán quis camisola da Aimar mas já estava prometida a Djuricic

Sétima época de sénior, sétima época sem usar o número desejado, mais uma vez adiado o sonho de Nicolás Gaitán em vestir a camisola 10. Se houve momento em que o jogador argentino esteve perto de usar o mítico duplo dígito foi neste verão, após a saída de Pablo Aimar, mas a promessa feita a Djuricic impediu a concretização dos anseios do esquerdino de 25 anos.

Ao que A BOLA apurou junto de fonte próxima do jogador, Gaitán chegou a pedir aos encarnados para trocar o 20 pelo 10 vago com a partida do compatriota El Mago. Apesar de a SAD ter entendido os anseios de Nico, havia, no entanto, a garantia apresentada ao internacional sérvio quando ele se comprometeu com os encarnados, com a época 2012/13 ainda a decorrer.

Esse argumento teve, aliás, alguma importância no momento de Djuricic trocar o Heerenveen (Holanda) pelo Benfica. Não foram apenas os €6 milhões, mas também a certeza de que iria ser o sucessor de Aimar na Luz, no número e na posição ocupada em campo - embora a realidade tenha mostrado que apenas o primeiro objetivo foi concretizado, uma vez que Jorge Jesus não considera Djuricic um 10, antes um «nove e meio».

um dos «exilados»?

Esperar por um número não é uma realidade nova para Gaitán. No Boca Juniors, onde foi formado, o esquerdino teve sempre à frente o ídolo dele, Juan Roman Riquelme, cuja diez no equipamento inspirado na bandeira da Suécia era (e ainda é) uma instituição tão intocável quanto Eva Perón. Respeito, portanto, o mesmo que teve quando chegou ao Benfica, em 2010, e encontrou Aimar - ficou com o 20 (10 + 10), que pertencera a Di María.

O desejo de Gaitán não se estenderá apenas a um número. Porque apesar de já ter dito sentir-se bem nas alas (na esquerda ou na direita), o internacional argentino nunca escondeu a vontade de liderar a equipa.

Chegou a fazê-lo algumas vezes, mas a famosa «ideia de jogo» de Jorge Jesus nos últimos anos pressupõe um 10 com maior proximidade ao ponta de lança e que faça golos, nem que para isso tenha de obrigar um dos avançados a jogar mais recuado (Lima). E em matéria goleadora Gaitán apresenta números modestos: 18 remates de sucesso em três épocas.

O homem dos golos bonitos e que na Argentina tinha a rebeldia tática, proibida na Europa, parece ser caso clássico da morte do mediapunta anunciado por Jorge Valdano: «Um jogador que parava durante o jogo tinha um grande estatuto. Esse jogador está hoje a desaparecer. Veem-se relegados para o banco ou exilados como falsos extremos agarrados à linha. Parece que se procura uma posição onde incomode menos.»

Capas dos jornais desportivos de segunda-feira 14/10/2013

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE SEGUNDA-FEIRA 14/10/2013