sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cardozo está pronto para a ação

Cardozo recuperado

O ponta de lança paraguaio Óscar Cardozo, 30 anos, está recuperado da lombalgia aguda que o afastou dos relvados nos últimos dois meses e meio e prepara-se para voltar a competir. 

Chegou a ser equacionada a possibilidade de o jogador alinhar já hoje durante alguns minutos, frente ao Gil Vicente, no Estádio do Restelo, para a Taça da Liga, mas o técnico Jorge Jesus optou por jogar pelo seguro, ficando o Tacuara guardado para os próximos compromissos, primeiro frente ao mesmo Gil Vicente (Liga, fora), e depois contra Penafiel (Taça de Portugal, fora) e Sporting (Liga, casa).

Há já 10 anos que o Mikos Feher nos deixou

Há já 10 anos que o Mikos Feher nos deixou

Ninguém sabe quantos atletas tiveram morte súbita cardiaca

Dez anos depois da morte de Feher continua a não existir um levantamento oficial de atletas vítimas de morte súbita no desporto em Portugal. Fomos perceber o que mudou e como os médicos estão a combater o problema

Dez anos. Há dez anos o Benfica jogava em Guimarães com a mesma ambição de sempre: vencer. A equipa de Camacho procurava quebrar a hegemonia do Porto de Mourinho e o plantel dava garantias de que era possível lutar. Naquele dia 25 de janeiro chuvoso de 2004, o D. Afonso Henriques não estava cheio, o jogo de domingo à noite era transmitido pela televisão. Ninguém suspeitava o que poderia acontecer,ninguém sequer podia imaginar.

Quando tudo já parecia resolvido, com o golo de Fernando Aguiar aos 90 minutos, Miklos Feher cai inanimado no relvado e tudo o resto foi diferente. O jogo terminou, a vida acabou, a imagem captada pelo Luís Vieira para a Reuters ainda hoje não nos sai da cabeça.
Mais do que remexer nas memórias relativas ao trágico acontecimento, vale a pena perceber o que mudou no desporto, mais concretamente na medicina desportiva, para que a morte súbita cardíaca não volte a acontecer nos estádios portugueses. Outros morreram subitamente em terrenos desportivos depois de Feher, mas para além da ciência e de algumas iniciativas legislativas, há ainda muito a fazer para que estas imagens sejam cada vez mais raras.

Não existe um levantamento oficial de atletas vítimas de morte súbita no desporto em Portugal. Aliás, esta é uma prática corrente em quase todos os países, excluindo dois grandes estudos, que identificaram a origem das mortes, realizados nos Estados Unidos e em Itália. No nosso país não existe uma entidade que reúna os dados, que centralize a informação, que faça a ligação entre o Laboratório anti-dopagem, a Medicina Legal, o Centro de Medicina Desportiva e as autoridades policiais, tentando perceber as reais causas da morte, que muitas vezes ultrapassam os problemas congénitos e podem estar inclusivamente relacionadas com o doping ou o puro risco depois de serem ignorados avisos. 


A nível internacional só a FIFA ousou revelar alguns dados, durante o congresso do ano passado: entre 2007 e 2012 morreram 84 atletas durante partidas que faziam pelos seus clubes, com uma média de idades de 24,9 anos. Os responsáveis médicos do organismo máximo do futebol também aproveitaram para avisar que só em 55 por cento dos jogos existe um desfibrilhador pronto a entrar em ação. Nos treinos, a situação piora de figura: apenas 28 por cento dos centros de treino possuem aquele 
equipamento de salvação. 




Existe uma sensação de que acontecem mais mortes deste género no futebol, mas isso sucede porque é a modalidade com mais praticantes e também a que merece maior atenção mediátiaca. Não existe uma especificidade no futebol, dado que toda a prática desportiva vigorosa pode desenvolver o «coração de atleta», com diminuição da frequência cardíaca, crescimento cardíaco no tamanho e no peso e que pode ser confundido com doença cardíaca estrutural nos Eletrocardiogramas e nos Ecocardiogramas. Só com uma constante observação é possível despistar estes casos. A incidência anual de morte súbita cardíaca nos jovens atletas varia entre um a três por cada cem mil pessoas, acontecendo em 80% dos casos durante a prática desportiva e em 20% após o exercício.

Dez anos depois da tragédia de Feher as práticas mudaram e a bateria de exames exigida aos atletas aumentou. Todos os atletas federados têm de fazer um exame médico desportivo anual, com especial interesse na deteção de contraindicações e pesquisa de antecedentes familiares de patologia cardíaca, que poderão indiciar um risco acrescido para o candidato. O electrocardiograma obrigatório permitirá despistar cerca de 65% de patologias de natureza cardíaca e o ecocardiograma alarga a taxa para os 90%. 

Cardiomiopatia hipertrófica, a principal causa 


Foi esta a causa da arritmia que matou Feher, segundo os registos constantes no acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, de 30 de junho de 2011. É, aliás, a causa responsável mais frequente de morte não violenta de pessoas jovens (menos de 35 anos), previamente sem sintomas. Segundo exeplica o cardiologista João Freitas, «na CMH as paredes do coração estão espessadas e esta hipertrofia pode reduzir o volume do coração, dificultando a ejeção do sangue que sai do ventrículo esquerdo (o que bombeia o sangue para o corpo). Com o aumento da frequência cardíaca durante a atividade física, existe também maior exigência de sangue para os músculos e cérebro. Num coração com cardiomiopatia, esta combinação de exigência aumentada e diminuição da ejeção de sangue pode conduzir a um problema de falta de fornecimento de oxigénio ao músculo cardíaco que por sua vez é anormal o que leva frequentemente também a uma alteração de ritmo cardíaco, frequentemente fatal». 
A cardiomiopatia hipertrófica é herdada dos pais em cerca 50% dos casos e pode manifestar-­se a qualquer hora, sem aviso prévio, desde o período pré­natal até cerca da terceira década. Os atletas portadores de CMH com maior risco de morte súbita são os que possuem história familiar de morte súbita e que na sua história pessoal têm perdas de consciência prévia e aqueles cuja pressão arterial não sobe durante o esforço. 

Os atletas que normalmente morrem durante prática desportiva de recreio ou competição parecem estar em condição físicas excelentes. De facto, «em cerca de 75% destes casos, nem o atleta nem a família se apercebe de qualquer problema de saúde», frisa o especialista. As as vítimas de morte súbita frequentemente possuem certos factores de risco, como: 
- História familiar de: Morte súbita em idade jovem (antes dos 50 anos); Doença de coração; Perdas de consciência (síncopes); 
- História pessoal prévia de: Tontura ou perda de consciência durante exercício ou precedida de palpitações (síncopes), dor torácica durante o esforço. Palpitações associadas ao esforço. 
- Biótipo com corpo alto e longilíneo, com articulações laxas 
- Electrocardiograma anormal, sendo um exame fundamental de screening. 

Rastreio tem de ser mais eficaz 
Este termo (sreening) é entendido como fundamental pelos especialistas e grande parte da aposta das entidades oficiais tem residido neste ponto. É utópica a pretensão de um rastreio que identifique a totalidade dos atletas em risco. «A única forma de evitar a morte súbita é fazer todos os exames que existem para que depois sejam vistas por profissionais qualificados e com vasta experiência na área», explicou Fonseca Esteves, ex-diretor do Centro Nacional de Medicina Desportiva e ainda hoje o médico responsável por analisar os exames cardíacos dos jogadores do Benfica. Ainda assim, existem casos em que a primeira manifestação acontece na morte e aí nada pode ser feito. 
Nuno Cardim, responsável pelo registo nacional de miocardiopatia hipertrófica, acrescenta que para além do rastreio também é importante perceber o que justifica uma morte. Nomeadamente para a família. «Costumo dizer que a morte súbita não é o fim da história, mas o princípio. Toda a família deve ficar em alerta, porque estes casos estão na sua maioria relacionados com doenças cardíacas hereditárias», frisa. 
Nas situações de risco identificado ou suspeitas de risco recorre-se a métodos de investigação adicional, como o ecocardiograma, registos prolongados de eletrocardiograma, provas de esforço, ressonância magnética, tomografia computorizada, estudo eletrofisiológico, cataterismo cardíaco e o estudo genético. Tudo isto é possível ser feito em Portugal, mesmo que alguns destes exames sejam sofisticados, complexos e muito dispendiosos.

João Castro: “Temos trabalhado para conquistar os três pontos”

Antevisão ao ABC - Benfica

João Castro: “Temos trabalhado para conquistar os três pontos”

A equipa de Andebol do Sport Lisboa e Benfica desloca-se, este domingo, a Braga para disputar a 19.ª jornada do Campeonato. O treinador-adjunto, João Castro, alertou para os perigos do adversário.

“Será difícil devido ao que ABC tem feito esta época, está a ser uma das melhores equipas e está nos lugares cimeiros. Por isso merece o nosso respeito. Depois, pelo pavilhão Flávio Sá Leite, porque é muito especial para quem está na modalidade, mas vamos a Braga para ganhar”, considerou à Benfica TV.

Para João Castro, o ABC tem bons executantes, mas acredita nas individualidades que moram na Luz. “O conjunto de jogadores está no ABC é que nos preocupa. Olhando para o plantel do Benfica vê-se jogadores com experiência, de selecção e que nos dão todas as garantias”, garantiu.

Houve afastamento de alguns atletas pelos compromissos da selecção ou por lesões, mas o trabalho realizado aponta ao triunfo. “Tentámos fazer um trabalho com quem não esteve nas selecções. Tivemos algumas lesões, mas quem estiver dentro de campo vai fazer o que foi planeado e trabalhado para conquistarmos três pontos”, reforçou.

O ABC – Benfica está marcado para as 15 horas, no pavilhão Flávio Sá Leite.

Hugo Gaspar e a F. Bastardo: “Jogar de forma fiel à nossa filosofia”

Antevisão à jornada dupla

Hugo Gaspar e a F. Bastardo: “Jogar de forma fiel à nossa filosofia”

O capitão da equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica, Hugo Gaspar, perspectivou a jornada dupla deste fim-de-semana, analisando em primeiro lugar o embate com a Fonte do Bastardo no sábado.

“Nos Açores, o jogo decidiu-se em pormenores e há pouco a mudar. Temos de jogar de forma fiel à nossa filosofia e colocar na quadra o que treinamos todos os dias. Temos de estar motivados, concentrados para tudo correr bem”, afirmou, em declarações à Benfica TV.

Instado a comentar a forma em que a equipa da Luz se encontra, foi peremptório: “Temos uma boa equipa, equilibrada e permite que todos joguem. Quando uns estão lesionados, temos outros e esta união já nos permitiu ganhar um título e estamos nos lugares cimeiros.”

Este fim-semana é de jornada dupla, algo que já não incomoda os atletas. “O Voleibol tem esta característica das jornadas duplas que nos desgastam. Esta obriga a uma viagem a norte no domingo, mas já estamos habituados”, destacou, não deixando de falar de ambos os adversários: “A Fonte do Bastardo é um candidato ao título, que se reforçou bastante; o Esmoriz tem outros objectivos, é aguerrida e vai tentar ganhar no seu reduto.”

O Benfica recebe a Fonte do Bastardo às 15h30 de sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz e no domingo desloca-se ao reduto do Esmoriz, no domingo, às 18h30.

Valter Neves e o clássico: “Vencer perante o nosso público”

Antevisão à 13.ª jornada

Valter Neves e o clássico: “Vencer perante o nosso público”


A 13.ª ronda do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins coloca frente-a-frente as equipas do Sport Lisboa e Benfica e do FC Porto e Valter Neves, à Benfica TV, já lançou o jogo grande.

“Perspectiva-se um jogo muito competitivo. Estamos preparados para este embate, queremos vencê-lo perante o nosso público. Estamos focados no que pretendemos que é a vitória, pois, com ele, aproximamo-nos dos lugares cimeiros. Queremos ganhar jogo a jogo para estarmos no topo no fim do Campeonato”, desejou.

A competição tem tido emoção nos lugares cimeiros e o capitão explicou a razão: “Analisando as equipas vemos que têm muito valor, com jogadores de alto índice competitivo. É de salutar que assim seja porque traz uma dinâmica positiva à modalidade.”

Para o jogo com o rival, o camisola 2 apelou à presença de benfiquistas: “Queremos a casa cheia, ter o público do nosso lado e contamos com isso.”

Benfica – FC Porto está agendado para as 19 horas de sábado, no Pavilhão Fidelidade.

Nova «revolução» à vista, com Bernardo à espreita

Nova «revolução» à vista, com Bernardo à espreita

André Gomes apontado à titularidade num jogo com mais espaço para a formação

Adivinha-se nova «revolução» no onze do Benfica para o jogo deste sábado com o Gil Vicente, mudado para o Estádio do Restelo por causa dos problemas com o relvado da Luz. 
Com o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga já garantido, é altamente improvável que Jorge Jesus aposte em algum dos jogadores habitualmente titulares.
Já foi assim na jornada anterior, de resto, com o Leixões. Nessa ocasião jogou Fejsa, mas foi no momento da transferência de Matic para o Chelsea, pelo que o antigo jogador do Olympiakos ainda não era propriamente titular. Agora que parece apresentar-se como o sucessor do compatriota no «onze», Fejsa também deve ser poupado frente ao Gil Vicente. André Gomes perfila-se assim como provável titular.
Jesus está obrigado a fazer uma outra alteração no «onze» que defrontou o Leixões, já que Ola John foi cedido ao Hamburgo. Sulejmani, que tinha sido titular na primeira jornada, frente ao Nacional, mas que falhou o encontro com o emblema de Matosinhos, pode aparecer de início.
Mitrovic foi suplente na ronda anterior, mas também saiu emprestado, para o Valladolid, e por isso não entra nas contas. O mesmo se aplica a João Cancelo, que também foi para o banco com o Leixões, mas que está agora descartado, por ter sido expulso no jogo da equipa B com o Penafiel.
A dúvida maior, ainda assim, estará na baliza. Será que Jesus vai repetir a aposta em Artur (cumpre o 33º aniversário neste sábado), que perdeu recentemente a titularidade, ou vai dar a Paulo Lopes o primeiro jogo da época?
Daí para a frente as opções não deve fugir muito às seguintes: André Almeida, Jardel, Steven Vitória, Sílvio, Ivan Cavaleiro, André Gomes, Rúben Amorim, Sulejmani, Djuricic e Funes Mori.

Bernardo Silva pode ter segunda oportunidade
Jorge Jesus deve também recrutar alguns elementos da equipa B, que não joga. Pode ser o caso de Bernardo Silva, que se estreou em Cinfães, para a Taça de Portugal.
Existe a expectativa de uma nova oportunidade para o jovem médio ofensivo mostrar o talento que lhe é atribuído. 
Também Lolo, avançado espanhol recrutado ao Valladolid na época passada, pode ser promovido.
Posto isto, e numa altura em que se discute muito a formação do Benfica, por força de uma declaração polémica de Jesus, é possível que seja utilizada uma meia dúzia de jovens da casa.

Empresário desconhece propostas por Gaitán

Empresário desconhece propostas por Gaitán

As notícias sobre o interesse do Chelsea apanharam de surpresa o empresário de Nico Gaitán que desconhece qualquer oferta pelo médio criativo do Benfica.

«Até agora, a mim, não chegou nada e, por isso, não podemos falar de uma situação concreta. O Nico tem mercado mas quanto a propostas só quando chegar algo de interessante para ambas as partes, senão permanece no Benfica», disse José Iribarren em declarações à Antena 1.

Há muito referenciado pelo Manchester United, o argentino já foi ainda associado ao Paris Saint Germain.

Trabzonspor prepara ataque a Cardozo

Trabzonspor prepara ataque a Cardozo

O Trabzonspor prepara-se para concretizar o interesse em Óscar Cardozo, avançado paraguaio do Benfica que está há muito referenciado pelo emblema turco.

Noticia o jornal turco Sabah que os dirigentes estiveram a renuir as condições financeiras necessárias e estão agora preparados para se sentar à mesa com os responsáveis do Benfica para, com a ajuda de um patrocinador, negociar a transferência o goleador paraguaio. A mesma fonte refere que “tacuara” está avaliado em 14 milhões de euros mas o Trabzonspor espera fechar o negócio por valores ligeiramente inferiores.

Recorde que Cardozo esteve com um pé na Turquia mas as intensas negociações com o Fenerbahçe não chegaram a bom porto e o jogador acabou por permanecer na Luz. Depois disso, o paraguaio viu o seu nome associado ao Tottenham, ao Bétis e até mesmo ao Barcelona, orientado por Gerardo Martino, antigo selecionador do Paraguai.

Carlos Martins oferecido ao Lens

Carlos Martins oferecido ao Lens

Com contrato com o Benfica até junho de 2016, e depois de falhado o empréstimo ao Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, o futuro de Carlos Martins pode passar por... França.

Segundo o site Lensois.com, o médio internacional português foi oferecido ao Lens.

A mesma fonte adianta que os dirigentes do emblema francês ainda não responderam à oferta.

Ulisses Santos: «Fejsa não ia mudar com saída de Matic»


"AFINCO" DO SÉRVIO ELOGIADO PELO EMPRESÁRIO QUE INTERMEDIOU TRANSFERÊNCIA PARA A LUZ

Ulisses Santos: «Fejsa não ia mudar com saída de Matic»
Fejsa já ocupou o lugar de Matic no jogo com o Marítimo e parece ser aposta de Jesus. Ulisses Santos, empresário que intermediou a transferência do sérvio para o Benfica considera que a saída de Matic para o Chelsea não representa para Fejsa mais motivação.

"Fejsa trabalha sempre da mesma forma, com afinco e isso não mudou com a saída de Matic. É um profissional exemplar e uma pessoa ambiciosa. Trabalha muito e quando o treinador entender colocá-lo a jogar, estará preparado. O Benfica precaveu-se [com saída de Matic] e tem alguém para jogar nessa posição. Ele quer triunfar no Benfica, adaptou-se bem e o facto de ter companheiros da mesma nacionalidade ajudou", afirmou Ulisses Santos à Rádio Renascença.

AGENTE ABORDA SITUAÇÃO DO CENTRAL

Ulisses Santos: «Jardel tem de esperar pela sua oportunidade»
Se se verificar a saída de Garay da Luz, Jorge Jesus já sabe em quem vai apostar. Jardel merece a confiança do técnico dos encarnados, mas o agente do central sublinha que a a sua utlização não está dependente da saída de El Negro.

"Jardel é jogador do Benfica e vai continuar a trabalhar para ganhar uma oportunidade. Jardel é um jogador do plantel, um trabalhador nato que tem ambição de jogar muito, mas de momento o que está em caua é trabalhar dia a dia e esperar. Não há possibilidade neste momento de saída, não são cenários que estamos a colocar", afirmou à Rádio Renascença.

Telma Monteiro: “Contribuir para a vitória do continente europeu”

ECCO JUDO Team Challenge 2014

Telma Monteiro: “Contribuir para a vitória do continente europeu”

A judoca do Sport Lisboa e Benfica vai participar no ECCO JUDO Team Challenge 2014. A competição vai opor Europeus frente a Asiáticos e a judoca vai representar o continente europeu na categoria de -57 kg.

Em declarações à Benfica TV, a atleta mostrou-se feliz por estar entre os eleitos e está esperançada num triunfo. "Fui a atleta escolhida para representar a categoria de -57 kg e fiquei bastante contente por poder fazer parte dessa experiência. Quero ganhar o meu combate e contribuir para a vitória do continente europeu. Sinto-me lisonjeada por estar nesta competição e por mais uma vez manter presente Portugal e o Benfica nestas grandes competições", enalteceu.

A prova está marcada para dia 25 deste mês, na Rússia.

Argentino escreve mensagem de confiança no Twitter.

Salvio não vê a hora de regressar

Argentino escreve mensagem de confiança no Twitter.

Salvio não vê a hora de voltar a jogar pelo Benfica, algo que não acontece desde 31 de agosto. O argentino prossegue o trabalho de recuperação da grave lesão – rotura de ligamentos do joelho direito - que sofreu nesse dia, no dérbi com o Sporting.

Esta sexta-feira, escreveu na sua conta de Twitter uma mensagem plena de confiança e otimismo, antes do treino matinal. “Mais um dia de treino e menos um dia de recuperação. Bom dia a todos”, escreveu Salvio no Twitter.

O argentino deverá voltar a jogar em meados de fevereiro. Em princípio, Jorge Jesus poderá contar com ele para a primeira mão dos 16avos de final da Liga Europa, frente ao PAOK, a 20 desse mês.

Benfica sobe de rendimento

Benfica sobe de rendimento

O Benfica assume-se como um forte candidato a conquistar o campeonato.
Apesar de o Benfica ter iniciado o campeonato aquém das expectativas (uma derrota na jornada inaugural frente ao Marítimo e uma vitória arrancada a ferros frente ao Gil Vicente na Luz por 2-1), o clube da "águia" dobrou a primeira parte do campeonato na liderança, tendo agora mais dois pontos que o arquirrival Sporting e mais três pontos que o FC Porto.
Tal facto ocorre, e avivando mais uma vez a memória, depois do Benfica chegar a ter menos cinco pontos que o líder, que na altura era o FC Porto. Ou seja, feitas as contas, o Benfica alcançou mais oito pontos que o FC Porto em seis jornadas (desde a 11ª jornada até à 15ª jornada), altura em que o FC Porto empatou em casa frente ao Nacional e perdeu fora de portas frente à Académica, contabilizando, ainda, a derrota no desfecho do campeonato de inverno frente ao Benfica.
O Benfica assume-se, desse modo, como um forte candidato a conquistar o campeonato, porque não só já deu provas disso, como tem um plantel muito vasto, tanto em qualidade como em quantidade. A grande mácula do Benfica foi mesmo a não qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, competição que, embora seja muito difícil de conquistar, tendo em conta o círculo de candidatos como o Bayern Munique, Real Madrid e FC Barcelona, tem a particularidade de a final deste ano se disputar no Estádio da Luz. Contudo, os jogadores do Benfica terão de ser otimistas quanto ao futuro e pensar nas competições que ainda poderão conquistar (campeonato nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa).
Nesta primeira metade de campeonato, o Benfica demonstrou ter uma boa equipa, tendo várias opções para cada posição e em todas elas os jogadores estão quase ao mesmo nível. E acima de tudo demonstrou que está a apostar forte na formação, como são os casos de jogadores como Rúben Amorim, André Almeida, Ivan Cavaleiro e André Gomes. E não se deve esquecer que o Benfica consegue valorizar jogadores e vendê-los por boas quantias, como foi o caso do recém-vendido Matic, não esquecendo jogadores como o David Luiz, Ramires, Javi Garcia, Witsel e o Fábio Coentrão. E convém referir ainda que o Benfica tem mais jogadores de qualidade prontos para serem vendidos, como são os casos de Garay e Enzo Pérez.
O que eu acabei de referir faz jus à recente expressão de Jorge Jesus, quando disse que "se não jogar o Matic, joga o Manel". É um dado adquirido de que a falta do Matic irá fazer-se sentir, porque, convenhamos, é um dos melhores médios defensivos da atualidade, mas o treinador do Benfica terá de conseguir suprir a falta do Matic apostando desde já na formação, porque, como é sabido, o Benfica não tem muito dinheiro à sua disposição para contratar jogadores com a qualidade do sérvio.
Artigo retirado do site http://relvado.sapo.pt/ e escrito por Manuel Garcia

Portugal cabeça-de-série no apuramento para o Euro'2016

SELEÇÃO NO POTE 1 COM ESPANHA, ALEMANHA, HOLANDA, ITÁLIA, INGLATERRA, GRÉCIA, RÚSSIA E BÓSNIA

Portugal cabeça-de-série no apuramento para o Euro'2016
Portugal vai ser um dos 9 cabeças-de-série no sorteio dos grupos relativos à fase de qualificação para o Euro'2016. O alinhamento vai ser conhecido a 23 de fevereiro, em Nice, quando as 53 equipas ficarem divididas em 9 grupos: 8 de seis países e um de 5.

Por razões relacionadas com os direitos televisivos, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Holanda vão ter de ficar num dos 8 grupos de 6 seleções. Assim sendo, sobram 3 grupos de 6 e um de 5 para Portugal.

Não existem restrições ao sorteio além do coeficiente e de, por razões políticas, o Azerbaijão não poder defrontar a Arménia, e a Espanha não poder jogar com Gibraltar, que se estreia numa qualificação e vai disputar os jogos em "casa" no Estádio do Algarve, em Portugal.

Pote 1: Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Rússia e Bósnia.

Pote 2: Ucrânia, Croácia, Suécia, Dinamarca, Suíça, Bélgica, República Checa, Hungria e Irlanda.

Pote 3: Sérvia, Turquia, Eslovénia, Israel, Noruega, Eslováquia, Roménia, Áustria e Polónia.

Pote 4: Montenegro, Arménia, Escócia, Finlândia, Letónia, País de Gales, Bulgária, Estónia e Bielorrússia.

Pote 5: Islândia, Irlanda do Norte, Albânia, Lituânia, Moldávia, Macedónia, Azerbaijão, Geórgia e Chipre.

Pote 6: Luxemburgo, Cazaquistão, Liechtenstein, Ilhas Faroé, Malta, Andorra, São Marino e Gibraltar.

Calendário

Fase de qualificação: 7–9 de setembro de 2014, 9–11 de outubro de 2014, 12–14 de outubro de 2014, 14–16 de novembro de 2014, 27–29 de março de 2015, 12–14 de junho de 2015, 3–5 de setembro de 2015, 6–8 de setembro de 2015, 8–10 de outubro de 2015, 11–13 de outubro de 2015

1.ª mão do playoff: 12–14 de novembro de 2015

2.ª mão do playoff: 15–17 de novembro de 2015

Sorteio da fase de grupos Euro'2016: 12 de dezembro de 2015.

"Estava pronto para render Garay"

MITROVIC QUERIA JOGAR


"Estava pronto para render Garay"


O central, apresentado ontem no Valhadolid, confessa a O JOGO estar feliz com a saída, mas acredita que não iria desiludir Jesus caso este apostasse nele.
Quando o Benfica apresentou o seu equipamento alternativo para a época 2013/14, Mitrovic foi um dos jogadores escolhidos para o contacto com a comunicação social. Nos seus olhos era visível a surpresa por ter tantos jornalistas à volta de si, num palco montado no centro de estágio do Seixal, e as suas palavras e atitude estavam repletas de entusiasmo e expectativa. Saiu-lhe mal, contudo, o percurso até anteontem feito de águia ao peito. Jogou a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa e, depois disso, apenas alinhou pela equipa B, não chegando sequer a estrear-se em partidas oficiais pela equipa principal. O empréstimo até final da temporada ao Valhadolid caiu, pois, que nem ginjas ao sérvio de 23 anos. "Quero agradecer ao Valhadolid por me dar esta oportunidade e ao meu empresário, Ulisses Santos, por toda a ajuda que me dá", fez questão de acrescentar já no final da conversa com O JOGO.

Como se sente com a camisola do Valhadolid?

Estou feliz. É uma boa oportunidade para a minha carreira. Vou jogar numa das grandes ligas da Europa. O campeonato espanhol tem mais competitividade do que o português e conto jogar com regularidade. Quero ajudar o Valhadolid a manter-se na primeira divisão.

Rodrigo mais longe da órbita do Valencia

SAÍDA DE CENA DE PETER LIM FECHA PORTAS

Rodrigo mais longe da órbita do Valencia

Rodrigo está cada vez mais longe do Valencia. Caso Peter Lim concretizasse a compra do clube espanhol, o dianteiro era o alvo pretendido para o ataque, mas ontem ficou a saber-se que o empresário oriundo de Singapura e com ligações privilegiadas a Jorge Mendes já não será o novo proprietário do clube.

A Bankia, banco público espanhol e principal credor do Valencia, considerou que a proposta não preenchia os requisitos necessários e afirmou que iria analisar outras ofertas. Peter Lim dispunha-se a saldar todas as dúvidas do clube e a investir forte no futebol, colocando à disposição 50 milhões de euros para investir em reforços. E era aqui que entrava Rodrigo, considerado um elemento fundamental para melhorar o poder de fogo da equipa. No entanto, as notícias de ontem fizeram com que o jogador deixasse de ser um alvo prioritário para o clube che.

Jorge Mendes esteve anteontem na Luz e um dos assuntos abordados foi a possível transferência de Rodrigo, mas nessa altura Luís Filipe Vieira manifestou a intenção de apenas deixar sair o jogador por 30 milhões de euros. O Valencia saiu da corrida, mas a permanência do dianteiro não está garantida.

André Gomes titular diante do Gil Vicente

JOVEM MÉDIO ESTREIA-SE NO ONZE ESTA ÉPOCA

André Gomes titular diante do Gil Vicente
As partidas da Taça da Liga têm servido para Jorge Jesus dar oportunidade a jogadores cujo papel na equipa tem sido secundário, e amanhã será a vez de André Gomes, de 20 anos, entrar em cena.

O médio internacional Sub-21 português, formado no clube da Luz, ainda não disputou qualquer encontro da competição na presente temporada, mas o duelo com o Gil Vicente, que servirá apenas para cumprir calendário – o Benfica já garantiu o apuramento para as meias-finais –, poderá marcar o regresso à titularidade pela primeira vez desde... abril de 2013, quando foi lançado em Istambul, frente ao Fenerbahçe, nas meias-finais da Liga Europa.

Em 2013/14, o camisola 30 soma apenas 94 minutos pela equipa principal das águias – 2’ na Liga, 30’ na Taça de Portugal e 62’ na Liga dos Campeões –, mas no duelo de amanhã, que será disputado noEstádio do Restelo, deverá ser um dos vários jogadores portugueses que vão entrar em campo para fechar as contas do Grupo D da Taça da Liga.

Linha da frente

Além de André Gomes, também Ivan Cavaleiro e André Almeida deverão regressar à equipa, depois de terem sido ambos titulares na receção ao Leixões (2-0), que terminou com a confirmação do passaporte para as meias-finais. Frente à formação de Matosinhos, Ivan Cavaleiro conseguiu mesmo o primeiro golo com a camisola da equipa principal.

A liderar esta armada portuguesa poderá estar RubenAmorim, que jogou os últimos 17 minutos do embate com o Marítimo, tal como Steven Vitória e Sílvio, que devem ajudar a compor a defesa.

Cardozo integrado mas com cautela

JÁ SE TREINA COM GRUPO MAS CARGA É MENOS 

INTENSA

Cardozo integrado mas com cautela

Cardozo já se treina com o plantel e sob as ordens de Jorge Jesus, embora ainda não o faça na plenitude. Dada a complexidade da situação na zona lombar, o avançado motiva grandes cuidados, até porque vai apresentando algumas dores, sobretudo quando é sujeito a exercícios mais intensos.

Gaitán é joia de reserva

SAÍDA DA LUZ NESTA JANELA AINDA ESTÁ EM 
ABERTO

Gaitán é joia de reserva

A saída de Gaitán do Benfica até ao final do mês de janeiro continua a ser um cenário em aberto. Embora já tenham vendido Matic ao Chelsea, os encarnados continuam a necessitar de realizar mais um significativo encaixe financeiro, e com Rodrigo praticamente fora da órbita do Valencia, o argentino surge como uma possibilidade para dar mais um “reforço” aos cofres das águias.

Eusébio e Fehér lembrados no jogo com o Gil Vicente

Eusébio e Fehér lembrados no jogo com o Gil Vicente

O próximo sábado não será apenas dia de mais um encontro entre Benfica e Gil Vicente, ou de mais um jogo entre duas equipas para a Taça da Liga, ou até mesmo de mais um desafio dos encarnados em casa emprestada. 

Amanhã, no Estádio do Restelo, será, pois, um dia especial, mas em virtude da data, precisamente o dia em que Eusébio da Silva Ferreira completaria 72 anos e, também, o dia em que se assinalam dez anos sobre o desaparecimento do ponta de lança húngaro dos encarnados Miklós Fehér, que perdeu a vida em Guimarães, durante a partida entre as águias e a equipa vimaranense. 

O clube da Luz não irá, naturalmente, deixar passar o momento em claro e prepara mais uma homenagem, desta feita através de mensagens, que passarão em redor do relvado, na zona normalmente reservada à publicidade. 

Entretanto, o vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, assumirá a responsabilidade de representar os encarnados numa cerimónia que irá recordar a memória do húngaro, organizada pelo Gyor ETO FC e pela Miklós Fehér Football Academy, que terá lugar na cidade de onde o jogador era natural (Gyor) e na qual estarão, igualmente, os pais do antigo futebolista do Benfica.



«Hoje em dia qualquer pessoa pode salvar vidas»

Nos últimos dez anos houve a tecnologia permitiu criar dispositivos que permitem a qualquer leigo evitar que alguém morra em campo de insuficiência cardíaca. No campo da prevenção, a genética dá as repostas mais interessantes

A morte de Miklos Feher em 2004 serviu para despertar consciências a nível nacional. Foi uma morte filmada e toda a gente ficou a perceber que se deveu a um problema cardíaco. Naquela noite de chuva em Guimarães não foi possível salvar o jogador do Benfica, apesar de o estádio D. Afonso Henriques estar equipado com desfibrilhadores, ter duas equipas médicas bem preparadas e o hospital local distar menos de um quilómetro. É difícil dizer se alguma coisa poderia ser feita naquele momento. «Talvez com os exames de prevenção que existem hoje pudesse ter sido encontrado o problema anteriormente, mas pelo menos pelas minhas mãos ele não passou», recorda o especialista Fonseca Esteves, que na altura dos factos era o diretor do Centro Nacional de Medicina Desportiva. O caso foi encerrado e nem uma vontade do Ministério Público em analisar nove situações concretas de morte súbita cardíaca desportiva serviu para tirar dúvidas. Os exames foram revistos, mas a Justiça impede a sua divulgação. É este o estado de coisas em Portugal dez anos depois da trágica morte de Feher e alguns meses depois de Alex Marques ter caído inanimado em campo durante um jogo do Tourizense. 
Mas algo mudou. Desde logo a legislação, que obriga à instalação de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) em todos os recintos desportivos com mais de cinco mil pessoas. São dispositivos pouco dispendiosos (entre 1500 a 2000 euros cada), que podem fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. «Hoje em dia qualquer pessoa pode salvar vidas», considera o cardiologia João Freitas, responsável pela observação dos exames cardiológicos dos atletas do FC Porto. «O mais importante que aconteceu nos últimos dez anos é a utilização de desfibrilhador automático, que já é possível encontrar nos estádios e não obriga que seja um médico a utilizá-lo», acrescentou. 
O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque elétrico. Este equipamento regista som, eletrocardiograma, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não, segundo o algoritmo pré-definido. 

 

Nos Estados Unidos estes dispositivos estão instalados em todos os colégios e em Portugal está a ser feito um trabalho importante para a sua massificação. Muito recentemente, a 8 de agosto de 2012, o decreto-lei 184/2012 veio tornar obrigatória, até setembro de 2014, a instalação de equipamentos de DAE em determinados locais de acesso público, nomeadamente em estabelecimentos de comércio a retalho, isoladamente considerados ou inseridos em conjuntos comerciais, que tenham uma área de venda igual ou superior a 2000 m2; conjuntos comerciais que tenham uma área bruta locável igual ou superior a 8000 m2; Aeroportos e Portos Comerciais; Estações ferroviárias, de metro e de camionagem, com fluxo médio diário superior a 10 000 passageiros; Recintos desportivos, de lazer e de recreio, com lotação superior a 5000 pessoas. 
Segundo dados fornecidos ao Maisfutebol pelo INEM, existem neste momento 296 programas de DAE licenciados pelo INEM, aos quais correspondem 441 Espaços Públicos e/ou Viaturas, 635 Equipamentos de DAE e 7424 Operacionais de DAE. 
Estes dispositivos são muito importantes porque o tempo é vital para evitar a morte. Perante situações de paragem cardíaca por arritmia o único tratamento eficaz é o suporte básico de vida e o choque de desfribrilhação elétrica, cuja eficácia decresce em 10% por cada minuto que passa, pelo que deve ser aplicado nos primeiros seis minutos após a paragem. 

O que a genética pode trazer
Há uma nova esperança na prevenção de casos de morte súbita cardiaca. A utilização dos resultados da genética como meio auxiliar de diagnóstico clínico é já uma realidade em vários países desenvolvidos e é uma prática que se irá globalizar. Em Portugal surgiu no último ano HeartGenetics, uma «spin-off» do Instituto Superior Técnico responsável pelo desenvolvimento de uma metodologia que permite a optimização de plataformas que utilizam chips de DNA para o teste de um elevado número de alterações genéticas. 
Esta nova tecnologia permite detetar se uma pessoa está sujeita a um risco elevado de sofrer de Miocardiopatia Hipertrófica, a principal causadora de morte súbita nos atletas. «Todos deviam fazer este teste. Isto representa uma esperança para o atleta. Estamos a dar oportunidades de vida. O primeiro sintoma de morte súbita é a morte súbita, por isso, não há esperança», considera Ana Teresa Freitas, investigadora e CEO da empresa. 
Os atletas que faleceram, infelizmente desconheciam ter uma bomba relógio que não foi desativada. Este chip permite prevenir a morte súbita, permite proteger o atleta e garantir a sua vida, acrescenta, embora na opinião do cardiologista Nuno Cardim esta tecnologia ainda tenha de ser mais desenvolvida para ser claramente eficaz: 
Muitas destas doenças que causam morte súbita são quase todas cardíacas e hereditárias. Como os estudos genéticos estão na berra, criou-se a ideia de que se as doenças são genéticas, com uma análise clínica poderemos detetá-las nos atletas. Mas o estudo genético só serve para confirmar a doença. Como os pacotes de screening ainda não identificam todos os genes ainda não podemos avançar mais, mas o estudo genético é já muito importante.
O papel da genética no despiste de problemas cardíacos nos atletas vai ser, aliás, motivo de discussão no congresso «Leaping Forward», que vai ocorrer durante o dia 17 de fevereiro em Lisboa. Trata-se de uma abordagem importante para a cardiologia nesta altura e pode vir a salvar vidas no futuro.

Salvio conta os dias para o regresso

Salvio conta os dias para o regresso

Lesionado desde 31 de agosto, Eduardo Salvio não vê a hora de voltar à competição pelo Benfica.

O extremo argentino entregou-se de forma abnegada ao exigente processo de recuperação da rotura no ligamento cruzado anterior do joelho direito sofrida no derby com o Sporting, em Alvalade, para a terceira jornada da Liga, p
tendo dedicado várias horas por dia à realização de trabalho específico no ´quartel-general´ do clube, no Seixal. 

«Mais um dia de treino e menos um dia de recuperação. Bom dia a todos», escreveu Salvio no Twitter, esta sexta-feira de manhã, antes de mais uma sessão de trabalho do plantel encarnado com vista ao joga da Taça da Liga com o Gil Vicente.

O número 18 deve voltar à competição no primeiro jogo dos 16 avos de final da Liga Europa, agendado para dia 20 de fevereiro, frente ao PAOK, em Salónica. 


MÉDICOS DOS ENCARNADOS NÃO ARRISCAM
Salvio vai ser reavaliado a 4 de março
Salvio continua a recuperar da intervenção cirúrgica ao ligamento cruzado anterior do joelho direito realizada no dia 4 de setembro de 2013. O internacional argentino, de 23 anos, que já se treina com o grupo, ainda que de forma mais moderada, vai ser reavaliado pelo corpo clínico do Benfica no dia 4 de março, exatamente seis meses após a operação efetuada pelo cirurgião António Martins, no Hospital de Sant’Ana.

O resultado deste exame vai ser determinante para o regresso do extremo à competição. Antes desta data o jogador poderá continuar a treinar-se sob vigilância do corpo clínico, mas dificilmente voltará a competir, pois, em casos destes, os seis meses são fundamentais, mesmo que fisicamente o jogador esteja em condições.

Nos últimos meses, o sul-americano tem trabalhado afincadamente e as indicações têm sido positivas, mas, dada a gravidade da lesão, os responsáveis não vão correr riscos. Jorge Jesus, como Record noticiou, vê em Salvio o reforço do Benfica.O extremo não joga desde 31 de agosto.

Capas do dia

Capas dos jornais desportivos