domingo, 27 de abril de 2014

Michy sob observação

Michy sob observação


Avançado de 20 anos do Standard é alvo das águias para a próxima temporada
O Benfica vai tirar esta tarde notas ao vivo sobre Michy Batshuayi, enviando um elemento do seu departamento de scouting para analisar a exibição do avançado no encontro entre Anderlecht e Standard de Liège, relativo à fase de apuramento de campeão da Bélgica.

O internacional belga é um dos alvos dos encarnados para reforçar o ataque na próxima temporada, até face à já finalizada venda de Rodrigo, e depois de já ter encetado contactos com o líder do conjunto de Liège, Roland Duchâtelet, no sentido de apurar as condições necessárias para fechar o negócio, o clube da Luz mantém o atacante de 20 anos sob atenta observação. Por isso, como revelou ontem a Imprensa belga, está entre os clubes que pediram acreditação para observar o desafio entre Anderlecht e Standard, realizado em Bruxelas, a par do Everton, também ele interessado em contratar um dos líderes dos goleadores da liga da Bélgica, com 20 golos.

Benfica com saída tranquila do Estádio do Dragão

Benfica com saída tranquila do Estádio do Dragão

Poucos adeptos à espera da equipa e dos jogadores do FC Porto

A comitiva do Benfica abandonou o Estádio do Dragão por volta das 21h30. O autocarro encarnado seguiu em sentido contrário, conforme o plano delineado pelas forças de segurança.
O forte dispositivo policial acabou por ser a principal nota de destaque na ressaca do clássico, já que os adeptos não se podiam aproximar da zona da garagem e poucos ficaram à espera da saída do Benfica e dos jogadores do FC Porto. 
Assim, não há registo de aplausos encarnados ou de protestos azuis face a mais um desaire do FC Porto frente ao novo campeão nacional. 
O Benfica garantiu o apuramento para a final da Taça da Liga, tal como havia acontecido na Taça de Portugal. Em ambos os casos, a equipa de Jorge Jesus vai defrontar o Rio Ave. Antes, disputa a segunda mão das meias-finais da Liga Europa frente à Juventus. 
Os jogadores de Benfica e FC Porto não falaram na zona mista do Estádio do Dragão após o encontro. 

A águia de Jesus continua a encurtar distâncias

A águia de Jesus continua a encurtar distâncias

Técnico do Benfica pediu para comparar com os últimos anos. Foi o que fizemos

Tenho uma opinião diferente da sua. Não faço um juízo de valor por esta época, faço-o pelos cinco anos em que estou no Benfica, e pelo o que eram o FC Porto e o Benfica antes e pelo que são agora. Só por este ano, não»
Jorge Jesus, em resposta a uma questão sobre o significado destes últimos sucessos encarnados sobre o FC Porto

A reviravolta do Benfica sobre o FC Porto, na segunda mão da meia final da Taça de Portugal, já tinha deixado no ar a questão. Doze dias depois, o apuramento encarnado para a final da Taça da Liga, no estádio do Dragão, reforça a ideia de uma mudança nas dinâmicas entre os dois habituais dominadores da Liga: no final da época 2013/14, pela primeira vez nos últimos anos, o Benfica tem-se mostrado consistentemente superior ao seu adversário, perdendo apenas um dos últimos quatro confrontos directos.

Se juntarmos a isso o dado de que, no somatório dos últimos dois jogos, o Benfica esteve 120 minutos em inferioridade numérica, marcando mais golos nesse período do que o FC Porto (2-1), justifica-se o sentido implícito da pergunta feita a Jorge Jesus, em plena sala de imprensa do Dragão: será que estes últimos jogos correspondem a uma passagem de testemunho? A resposta do técnico convida-nos a olhar mais para trás. Foi isso que fizemos. A conclusão parece ser só uma: ainda não, mas...

Dragão ainda domina na Liga

O empate deste domingo, com sabor a vitória pelo desfecho nos penáltis, foi o 17º jogo de Jorge Jesus pelo Benfica, tendo o FC Porto como adversário. Nos últimos cinco anos, o saldo global ainda é favorável ao dragão, quer no desfecho das partidas quer no que diz respeito a títulos conquistados. Mas Jorge Jesus tem razão: a tendência de aproximação é evidente e ainda o mais por comparação com o passado recente.

Nos cinco anos da era Jesus, o Benfica foi duas vezes campeão, contra três do FC Porto. Os dois títulos encarnados ocorreram com três anos de separação – o que, não sendo especialmente impressionante, é o menor intervalo registado na Luz desde 1994.

Nesse período, encarnados e dragões enfrentaram nove vezes para a Liga – e aí, o saldo ainda é claramente favorável ao FC Porto, que venceu cinco. O Benfica só derrotou o dragão em jogos da Liga nos anos em que foi campeão, registando ainda dois empates.

Esse desnível pode ser um dos motivos de interesse para o clássico da última jornada, no Porto. Num jogo que não terá implicações na tabela para as duas equipas, nem no sucesso ou insucesso das respetivas temporadas poderá ser interessante ver se o o Benfica pode tirar partido destas diferentes dinâmicas para aproximar um saldo que, historicamente, já é muito favorável ao rival (que soma 62 vitórias contra 54 dos encarnados). E, de passagem, quebrar o enguiço de vitórias para a Liga no Dragão, que já dura desde 2005.

As Taças que equilibram as contas

Se o saldo de clássicos para a Liga na era Jorge Jesus ainda está muito pintado de azul e branco, nas outras competições a tendência é para o equilíbrio (na Taça) e para a supremacia encarnada (na Taça da Liga). Na segunda competição nacional, o Benfica de Jorge Jesus enfrentou o FC Porto por quatro vezes, sempre nas meias-finais. Venceu duas, perdeu outras duas, com uma eliminatória para cada lado.

Já na Taça da Liga, o Benfica cruzou-se por três vezes com o FC Porto, vencendo duas (a final de 2010 e a meia-final de 2012) e seguindo em frente neste domingo, com o tal empate que se vestiu de vitória nos penaltis. Se a isto somarmos a Supertaça de 2010, que o FC Porto venceu, no início do furacão Villas-Boas, o saldo geral de títulos, jogos e eliminatórias, nestes cinco anos, é o seguinte:

Títulos
FC Porto (11): 3 vezes campeão, 1 Liga Europa, 2 Taças de Portugal, 4 Supertaças
Benfica (5*): 2 vezes campeão, 3 Taças da Liga
* Pode ainda conquistar três nesta temporada: Liga Europa, Taça da Liga e Taça de Portugal

Jogos
Vitórias do Benfica: 6 (2 na Liga, 2 na Taça e 2 na Taça da Liga)
Vitórias do FC Porto: 8 (5 na Liga, 2 na Taça e 1 na Supertaça)
Empates: 3 (incluindo o deste domingo).

Finais
Benfica: 1 (Taça da Liga)
FC Porto: 1 (Supertaça)

Eliminatórias
Benfica: 3 (1 na Taça e 2 na Taça da Liga)
FC Porto: 1 (na Taça)

Levando a comparação até ao fim, faz sentido olhar para os cinco temporadas anteriores à chegada de Jorge Jesus. E o contraste é gritante: nesse período, Benfica e FC Porto defrontaram-se por 11 vezes, com o Benfica a vencer apenas duas (ambos para a Liga, na temporada 2005/06) e a perder cinco. No que diz respeito a títulos, o saldo mostrou-se ainda mais desequilibrado a favor do dragão, que se sagrou campeão por quatro vezes, contra o título solitário do Benfica sob o comando de Trapattoni. Aí ficam os números entre 2004/05 e 2008/09:

Títulos
FC Porto (8): 4 vezes campeão, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças
Benfica (2): 1 vezes campeão, 1 Supertaça

Jogos
Vitórias do Benfica: 2 (na Liga)
Vitórias do FC Porto: 5 (4 na Liga, 1 na Supertaça)
Empates: 4 (todos na Liga)

Finais

FC Porto: 1 (Supertaça)

«Parabéns meus rapazes!» - Sílvio

«Parabéns meus rapazes!» - Sílvio

Impedido de dar o seu contributo no clássico com o FC Porto, Sílvio foi um espectador atento do encontro que apurou os encarnados para a final da Taça da Liga.

«Mais uma final! Parabéns meus rapazes! SLB!», escreveu o lateral na rede social Instagram.

«Mostrámos que somos fortes» - André Gomes

«Mostrámos que somos fortes» - André Gomes

André Gomes considera que a vitória do Benfica na meia-final da Taça da Liga contra o FC Porto foi mais uma demonstração de força da equipa encarnada.

«Mostrámos que somos fortes. Conseguimos, com alguma sorte, claro, atingir mais um objetivo e mais uma final. O importante é estar nas finais e é lá que nós estamos», salientou o médio, em declarações prestadas à Antena 1 no relvado do Estádio do Dragão.

«Mais uma grande noite» - Artur Moraes

«Mais uma grande noite» - Artur Moraes

Não foi convocado por Jorge Jesus para o jogo com o FC Porto, mas fez questão de acompanhar a equipa na deslocação à Invicta. No final do encontro, Artur Moraes felicitou os companheiros pela vitória no Estádio do Dragão.

«Mais uma grande noite! Parabéns a todos! Carrega SLB!», escreveu no Twitter o guarda-redes brasileiro.

Águias desmentem contactos por Nani


Águias desmentem contactos por Nani

EXTREMO NÃO ESTÁ NOS PLANOS DOS ENCARNADOS

O Benfica desmentiu, através de fonte oficial do clube, quaisquer contactos tendo em vista a contratação de Nani. O extremo foi colocado na órbita das águias mas, segundo o próprio emblema lisboeta, não existe nenhum acordo para trazer o internacional português para a Luz.


Recorde-se que Nani tem realizado uma temporada para esquecer no Manchester United, tendo regressado aos relvados apenas muito recentemente depois de uma lesão muscular o ter afastado durante vários meses.

Enzo Pérez: «A fazer grande temporada»

Enzo Pérez: «A fazer grande temporada»

ARGENTINO MANTÉM OS PÉS ASSENTES NO CHÃO

Enzo Pérez é um homem extremamente contido e, mesmo na hora de uma importante vitória, mais a mais lograda diante do arquirrival da Invicta, mantém a serenidade. Ainda marcado pelo descalabro verificado na reta final de 2012/13, o médio argentino prefere não deslizar na onda de euforia que se instalou no universo benfiquista.

“Voltámos a vencer o FC Porto e merecemos o triunfo. Estamos a fazer uma grande temporada, mas não ganhámos esta prova”, sustentou o camisola 35, à Antena 1, enquanto celebrava efusivamente o apuramento para a final da Taça da Liga, junto dos adeptos do Benfica, que não se cansaram de apoiar a equipa ao longo dos 90 minutos.


O futebolista sul-americano, de 28 anos, reconheceu que a sucessão de êxitos moraliza bastante o grupo de trabalho encarnado. “É importante estarmos noutra final”, sustentou Enzo Pérez, que acabou por ser poupado para o embate com a Juventus, tendo sido ontem lançado apenas aos 78 minutos. Oargentino foi um dos cobradores de penáltis, convertendo aquele que lhe foi destinado por Jorge Jesus com um remate de pura classe.

Os melhores e os piores no Porto-Benfica

Os melhores e os piores

A FIGURAOblak: mais uma grande demonstração de qualidade desde guarda-redes muito jovem, mas já muito seguro nas qualidades que demonstra. Enorme no sacrifício, na coragem, na técnica, na capacidade. Sem medo a sair. Mãos de ferro, boa leitura dos lances, interpretação correta do momento de sair dos postes e tirar possibilidade de resposta aos avançados contrários. Gigante, até na fase das grandes penalidades!    
POSITIVO
Ruben Amorim:
 Um jogo cheio, intenso, coletivo. Cortou, construiu, soube ler o que era preciso em cada altura da batalha. Um médio de contenção quando foi preciso e a participar em jogadas de construção (não foram muitas).  
Markovic: O Benfica começava a dar sinais de esgotamento ofensivo: Lima saiu cedo como «vítima» tática da compensação defensiva após a expulsão de Steven Vitória; Cardozo não mostrava ter unhas para assumir sozinho as despesas do ataque. Jesus detetou a falha, lançou Markovic, ainda havia 25 minutos de jogo efetivo a disputar. Rapidamente se percebeu que o jovem sérvio iria dar um novo élan à construção de jogo ofensivo do Benfica. A assistência para Cavaleiro, poucos minutos depois de entrar em campo, foi isso a melhor prova. 
Ivan Cavaleiro: Presença no onze de algum modo esperada, na lógica de gerir a artilharia para Turim. O jovem extremo encarnado deu conta do recado, esteve bem no apoio defensivo, mostrou boa movimentação. Quando Markovic rendeu Cardozo, passou a poder mover-se noutras zonas e chegou a aparecer com perigo na área portista. 
Garay:
 Deu muito mais segurança à defesa do Benfica do que a que tinha com Steven. O argentino fez cortes providenciais, sobretudo o que, aos 86, tirou a Jackson o ensejo de fuzilar, na área, para o 1-0. 
André Gomes:
 Não teve a intensidade demonstrada na partida da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal (a tal em que assinou golo fantástico e decisivo), mas voltou a revelar qualidade. Num Benfica pouco dado a dominar e a criar, em modo gestão e muito puxado para trás após a expulsão de Steven Vitória, André Gomes foi dos poucos a mostrar criação, a dar consistência, a querer construir. Falhou, na primeira parte, em duas situações em que permitiu que o FC Porto construísse jogadas de perigo, mas foi corrigindo e esteve bem no segundo tempo. 
NEGATIVO
Steven Vitória
: O central, que na época passada assinou época notável no Estoril, teve tarde para esquecer no Dragão. Steven terá sentido na pele o facto de ter poucos minutos de utilização durante a temporada e logo nos primeiro minutos acusou lentidão de processos e reações em qur havia que resolver rápido. Jardel, companheiro no eixo, foi forçado a trabalho extra, ainda acudiu a alguns fogos, mas a fragilidade estava identificada. Varela, flecha do ataque portista no primeiro tempo, aproveitou a carência e fez gato-sapato da zona de intervenção do número três benfiquista. Os sinais de impaciência e inquietação foram aumentando por parte do jovem central. No lance da expulsão, derruba Jackson em momento em que o colombiano iria isolar-se: vermelho direto bem mostrado. O Benfica passou a jogar com dez, mas com Garay a defesa benfiquista parecia mais composta. 
Cardozo:
 Começa a ser tema-fétiche quando se fala do Benfica e das suas respetivas opções ofensivas. Jesus poupou Rodrigo, optou por não poupar Lima no onze, mas acabou por fazê-lo à primeira oportunidade, quando Steven Vitória foi expulso e havia que repor a defesa com a entrada de Garay. Foi ficando Cardozo, regressado ao onze nesta fase de gestão final, depois de época em que claramente perdeu o comboio para os colegas brasileiros do ataque. Não será justo afirmar que Cardozo «foi menos um» em campo, mas o facto é que o paraguaio não só não criou perigo como não foi capaz de compensar a clara inferioridade numérica benfiquista na zona ofensiva, a partir do momento em que as águias passaram a jogar com menos um. Desta vez, Jesus reconheceu isso e acabou por tirar o Tacuara, metendo Markovic, a meio da segunda parte. 

Jorge Jesus: «Época que estamos a fazer corresponde à nossa capacidade»

Jorge Jesus: «Época que estamos a fazer corresponde à nossa capacidade»
ELOGIA COMPORTAMENTO DA EQUIPA
Jorge Jesus voltou a tecer fortes elogios à equipa do Benfica, que este domingo derrotou o FC Porto nas grandes penalidades para se qualificar para a final da Taça da Liga, agendada para 7 de maio em Leiria.

"A época que estamos a fazer corresponde ao que sempre soubemos ter capacidade. A única diferença é que felizmente este ano já ganhamos o titulo que é a nossa prioridade. Neste momento estamos nas duas finais possíveis e nas meias-finais da Liga Europa. E é tudo o que há", afirmou Jesus em declarações à TVI no final da partida.

O técnico das águias admitiu ainda ter poupado vários jogadores a pensar na Juventus, inclusive quando tirou Lima em vez de Cardozo no decorrer da primeira parte: "As características apontariam para que fosse o Lima a ficar, mas pensei à frente e poupei-o, porque ele vai jogar em Itália. Defender bem também é uma arte. Só há campeões quando se sabe defender. Mais uma vez com menos um jogador tivemos muito bem nos momentos defensivos. Não conseguimos sair como no nosso Estádio. Mas merecemos estar em mais uma final".
«Claro que a Taça da Liga é importante...»

Treinador do Benfica exulta mais um apuramento para a decisão da prova

Jorge Jesus, treinador do Benfica, na sala de Imprensa do Dragão, após o encontro com o FC Porto, para a Taça da Liga:

«Estamos muito satisfeitos com este apuramento. Ninguém pode dizer que a Taça da Liga não é importante. Claro que é importante. Basta ver que o FC Porto jogou com os melhores nesta partida...»

«Jogámos uma hora com dez. E estivemos muito bem. Curiosamente, acho que com dez defendemos melhor do que com 11. Não estivemos tão bem ofensivamente, o que é normal, mas defensivamente estivemos muito bem, a exemplo do que fizemos com o FC Porto para a Taça de Portugal, quando também estávamos com menos um...»

«Tivemos uma pontinha de sorte nos penálties, é sempre preciso. Mas merecemos essa sorte»

«O FC Porto jogou com a sua melhor equipa. O Benfica atuou com um onze forte, mas sem Markovic, Maxi, Garay, Nico, Rodrigo, Salvio no onze... É muita gente.»


«O Cardozo tem tido pouca utilização, o Sulejmani também, o Steven, outros que atuaram hoje... Mesmo assim, estiveram muito bem»
ueria o Lima fresquinho...»

Técnico do Benfica admite que o jogo da Liga Europa era prioridade

Jorge Jesus, treinador do Benfica, na sala de imprensa após o encontro com o FC Porto, para a Taça da Liga:

«Estamos felizes por ir à final da Taça da Liga, uma taça com muito prestígio. Há sempre um sentimento de felicidade, entramos em todas as provas com o objetivo de ganhar. Por ter sido frente ao FC Porto não importa, foi contra o Porto porque era nosso adversário das meias-finais, mas o importante é termos conseguido a passagem à final e não contra quem foi.»

«Entrámos a pensar no jogo de quinta-feira, que é o mais importante, e a prova disso é que não jogou o Rodrigo, não jogou o Luisão, o Enzo também não foi titular, não jogou o Salvio. E quando tirei o Lima, não era ele que tinha de sair, pelas características dos jogadores e do jogo em si, era o Cardozo. Mas eu queria o Lima fresquinho para quinta-feira e por isso decidi tirá-lo»

«Ainda não vi o lance da expulsão do Steven, mas acho que é falta mas não é para expulsão. O Jackson vai a fazer a diagonal para fora do golo, o chamado funil, e acho que não era o último porque o André Almeida vinha em recuperação defensiva. Como tal, acho que a expulsão é errada mas a falta não.»

Rodrigo e Salvio exultam com a vitória da equipa: «Viva o nosso glorioso!»

Rodrigo: «Viva o nosso glorioso!»
JOGADOR FICOU DE FORA MAS TAMBÉM FEZ A FESTA
Rodrigo não fez parte dos eleitos de Jorge Jesus para a partida ante o FC Porto mas não se coibiu de comentar a qualificação do Benfica para a final da Taça da Liga.

"Sem palavras!! Viva o nosso glorioso!!", exultou o hispano-brasileiro, em clima de festa, numa publicação deixada logo após o término da partida no Dragão, na conta pessoal do Twitter.


Salvio: «Que garra, equipa!»
ARGENTINO EUFÓRICO COM VITÓRIA
Eduardo Salvio, um dos ausentes do FC Porto-Benfica devido a uma lesão no braço esquerdo, festejou nas redes sociais a qualificação dos encarnados para a final da Taça da Liga pela quinta vez em sete edições da prova.

"Vamos Benfica... que garra, equipa! Grandes rapazes!", comentou o argentino de 23 na sua conta oficial do Twitter.

Jardel feliz por “águias” garantirem mais uma final

Jardel: «FC Porto não deve estar muito triste...»
LEMBRA QUE DRAGÕES NUNCA QUISERAM TAÇA DA LIGA

Jardel feliz por “águias” garantirem mais uma final Na zona de entrevistas rápidas, Jardel, jogador do Sport Lisboa e Benfica, enalteceu a passagem à final da Taça da Liga. “Mais uma vez, ganhámos com um jogador a menos, mas soubemos sofrer e adaptámo-nos ao jogo. Somos Campeões Nacionais, estamos na final da Taça de Portugal e agora também na final da Taça da liga”, lembrou o defesa. O central brasileiro aproveitou ainda para deixar uma mensagem bem elucidativa: “O FC Porto não deve estar muito triste, uma vez que os seus dirigentes nunca valorizaram muito esta competição.”

Destaques: Oblak segurou a final da Taça da Liga nas luvas

Meia-final da prova

FC Porto – Benfica, 0-0 (3-4, gp): Final da Taça da Liga garantida

O estádio do Dragão recebeu, este domingo, a meia-final da Taça da Liga. Depois de um nulo ao fim dos 90 minutos regulamentares, a partida seguiu para a marca das grandes penalidades, o Benfica foi mais forte e venceu por 3-4.

Mesmo a entrar de início com vários futebolistas que habitualmente não são titulares, o Benfica entrou personalizado no estádio do Dragão, a jogar no campo todo, a trocar a bola e a pressionar alto. Não obstante, os primeiros dez minutos viu os remates de Lima e de Jackson Martínez passarem perto das balizas.

Após excelentes indicações do Benfica nos primeiros minutos, o FC Porto subiu as linhas, pressionou mais e esteve perto de marcar por intermédio de Jackson Martínez aos 21’ e aos 25 minutos, sendo que no último remate Oblak fez uma excelente mancha.

Aos 32 minutos, o árbitro Marco Ferreira decidiu ser protagonista. Jackson Martínez passou por Steven Vitória e foi derrubado à entrada da área. Aceitava-se o cartão amarelo, dado que havia vários jogadores no enfiamento da jogada, mas o jiuz mostrou o cartão vermelho. Contudo, três minutos depois, Alex Sandro colocou a mão à bola, mas, aí, Marco Ferreira nem cartão mostrou.

Curiosamente, com dez jogadores, o Benfica subiu no terreno, ganhou mais segundas bolas e equilibrou a contenda que chegou aos 45 minutos com um nulo. Na segunda parte, e apesar de jogar com menos um na casa de um rival, o Benfica esteve muito maduro no relvado, sem dar espaços ao adversário que tornou o seu futebol previsível.

Os da Luz não deixaram, contudo, de tentar sair a jogar em transições rápidas que colocavam a defesa dos “azuis-e-brancos” em sentido. Com uma exibição inteligente a vários níveis e sem mácula, o Benfica aguentou o nulo até ao fim dos 90 minutos, levando o jogo para a marca das grandes penalidades.

Grandes penalidades SL Benfica: Siqueira – golo, Garay – falhou, Jardel – golo, André Gomes – falhou, Enzo Perez – golo, Ivan Cavaleiro – golo.

Grandes penalidades FC Porto: Quintero – golo, Jackson Martínez – falhou, Ghilas – golo, Maicon – falhou, Varela – golo, Fernando – falhou.

Desta forma, o Benfica garantiu a presença na final que será disputada em Leiria no dia 7 de Maio.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; André Almeida, Jardel, Steven Vitória, Siqueira; Ruben Amorim (Enzo Perez, 78’), André Gomes, Ivan Cavaleiro, Sulejmani; Lima (Garay, 36’) e Cardozo (Markovic, 63’).

Destaques: Oblak segurou a final da Taça da Liga nas luvas

A equipa do Benfica garantiu, este domingo, a presença na final da Taça da Liga após ter ganho através da marca de grandes penalidades por 3-4. Jan Oblak foi o melhor ao defender tudo o que havia para defender.

Oblak – O esloveno esteve em evidência na baliza. Fez uma série importante de defesas e elevada concentração nas saídas e a fazer as manchas. Também nas alturas foi dono e senhor. Sempre seguro deu confiança à equipa. Nas grandes penalidades foi um herói.

André Almeida – Varela deu-lhe muito que fazer com as suas diagonais. Fez vários cortes. Subiu de rendimento na segunda metade e foi anulando quem lhe aparecia pela frente.

Jardel – O defesa central esteve sóbrio na posição. Ganhou uma série de lances aos adversários, seja pelo ar ou à flor da relva e não sentiu a pressão de substituir o capitão.

Steven Vitória – Sem rotinas de equipa principal, o português fez uso da sua estampa física para ganhar alguns duelos. Saiu por expulsão de forma injusta.

Siqueira – Defende quase sempre bem e subir no terreno é condição sinequanone no seu futebol. Combinou bem com Sulejmani e deu poucos espaços a Quaresma ou Varela.

Ruben Amorim – Na posição 6, o benfiquista esteve intratável na recuperação de bola. Correu quilómetros, nem parece que vem de uma ausência longa por lesão e tentou fazer a ligação da defesa com o ataque. Saiu esgotado.

André Gomes – Os seus pés tratam a bola com elevada delicadeza e elegância. Joga de cabeça levantada e sabe sempre o que quer fazer. Preocupou-se muito com Fernando e segurou a bola nos momentos de maior aperto.

Ivan Cavaleiro – Sempre que solicitado, o jovem deu velocidade e dinamismo ao jogo “encarnado”. Tentou combinar com os seus companheiros para abrir espaços na defensiva portista e seguir em velocidade para o espaço guardado por Fabiano.

Sulejmani – Foi dos que entrou melhor no jogo. Rápido sobre a bola, venceu vários duelos e serpenteou para furar o sector mais recuado. Sacrificou-se pela equipa na ajuda defensiva.

Lima – Com a expulsão de Steven Vitória acabou por ser sacrificado, mas até lá esteve muito em jogo a segurar o esférico e na luta física. É dele o primeiro disparo à baliza e que não passou longe.

Cardozo – A sua presença intimida mesmo que não tenha muita bola. Impôs a sua estampa para tentar ganhar segundas bolas e trazer a equipa para a frente.

Garay – Entrou devido à expulsão de Steven Vitória. Com a segurança e elegância habituais, o argentino não perdeu um único lance para um jogador oponente.

Markovic – A jogar como falso 9, o sérvio tinha ordens para arrancar em velocidade sempre que detinha a bola. Não é posicional, logo os defesas sentiram dificuldades em marcá-lo. Recuperou algumas bolas.

Enzo Perez – A sua entrada deu maior equilíbrio ao “miolo” benfiquista e o jogo até ganhou verticalidade.

Enzo, Salvio e Gaitán na pré-lista de Sabella

Enzo, Salvio e Gaitán na pré-lista de Sabella

LEQUE DE 32 SERÁ REDUZIDO PARA 30 E DEPOIS 23

Alejandro Sabella incluiu Salvio, Enzo Pérez e Gaitán numa lista de 32 jogadores que podem ser chamados para o Mundial do Brasil, segundo adianta o portal argentino "InfoBae", citando uma fonte da AFA (Federação Argentina de Futebol).

O trio encarnado está englobado num grupo de seis novidades adicionadas aos jogadores que foram convocados para o jogo com a Roménia. A 13 de maio, o selecionador argentino terá de definir 30 nomes, para depois os reduzir a 23 a dez dias do início da prova.

De destacar que Garay e Lisandro López, também das águias (este último emprestado), e Rojo, do Sporting, já incluiam os eleitos do técnico.

Conheça a lista de Sabella:

Messi - Barcelona
Mascherano - Barcelona
Sosa - Atlético Madrid
Di María - Real Madrid
Augusto Fernández - Celta de Vigo
Lisandro López - Getafe
Campagnaro - Inter
Ricardo Álvarez - Inter
Palacio - Inter
Higuaín - Nápoles
Federico Fernández - Nápoles
Andújar - Catania
Peruzzi - Catania
Lucas Biglia - Lazio
Aguero - Manchester City
Zabaleta - Manchester City
Lavezzi - PSG
Sergio Romero - Monaco
Garay - Benfica
Rojo - Sporting
Basanta - Monterrey
Otamendi - Atlético Mineiro
Agustín Orion - Boca Juniors
Fernando Gago - Boca Juniors
Ever Banega - Newell's Old Boys
Maximiliano Rodríguez - Newell's Old Boys

As seis novidades:

Cambiasso - Inter
Lucas Romero - Vélez Sarsfield
Enzo Pérez - Benfica
Salvio - Benfica
Gaitán - Benfica

Di Santo - Werder Bremen

Juniores: Benfica goleia U. Leiria no Seixal (8-2)

Juniores: Benfica goleia U. Leiria no Seixal (8-2)

CAPITÃO JOÃO NUNES BRILHOU PELOS ENCARNADOS

A equipa de juniores do Benfica goleou este domingo no Seixal a formação do União de Leiria por 8-2, em partida da 11.ª jornada da fase de apuramento de campeão do nacional de juniores.

João Nunes, capitão de equipa, foi a figura do encontro ao apontar dois golos. Rochinha, Raphael Guzzo, Filipe Nascimento, Rafael Ramos, Estrela e Romário Baldé marcaram os restantes golos da partida. Miguel Miguel e David Gonçalves marcaram os únicos dois golos da equipa de Leiria.

Numa altura em que estamos a apenas três jornadas do fim, o Benfica mantém-se na liderança do campeonato com 24 pontos, mais 2 do que o segundo colocado, Sp. Braga. FC Porto e Sporting são terceiro e quarto classificados, com 21 e 20 pontos, respetivamente.

Na próxima jornada, agendada para quinta-feira, 1 de maio, o Benfica pode dar um passo fundamental rumo à revalidação do título caso derrote o Oeiras fora de portas, numa ronda em o Sp. Braga recebe o V. Guimarães para um dérbi minhoto. A 12.ª jornada ficará ainda marcada por um duelo entre Sporting e FC Porto, em Alcochete.

Benítez pede ao Nápoles para contratar Garay

Benítez pede ao Nápoles para contratar Garay

TÉCNICO "DESESPERADO" DEVIDO À CONCORRÊNCIA

O Nápoles está determinado a garantir a contratação de Ezequiel Garay no final da temporada, avança o site britânico "Sport Direct News" neste domingo.

A notícia salienta que o internacional argentino de 27 anos é o preferido pelo técnico Rafael Benítez para reforçar o centro da defesa, pelo que, face à concorrência de outros clubes, pediu aos dirigentes para se empenharem a fundo na concretização do negócio com o Benfica.


A ligação do Nápoles ao interesse em Garay não é nova, assim como as de Manchester United, Monaco e Liverpool, clubes também citados na notícia do site britânico.

São Paulo mais perto de assegurar Kardec

São Paulo mais perto de assegurar Kardec

PAULISTAS DEVEM ANUNCIAR REFORÇO EM BREVE

Quando tudo parecia indicar que o futuro de Alan Kardec passaria pela permanência no Palmeiras, eis que o São Paulo entrou em cena e se prepara para roubar o avançado que está no Verdão por empréstimo do Benfica.

Segundo adianta o Globoesporte, o anúncio da contratação deverá ser feito em breve, depois de no sábado o próprio presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, ter confirmado que o negócio estava feito. "Alan Kardec é do São Paulo!", disse, para depois voltar atrás e admitir que o negócio apenas estava bem encaminhado.


"O Alan Kardec é um jogador que nos interessa, e acho que se ele não renovar com o Palmeiras, por isso temos boas chances de um acerto. Mas, primeiro, esperamos que eles resolvam a situação deles. Ele nem poderia ser nosso jogador, não temos nada assinado", acrescentou.

FC Porto-Benfica (antevisão): estranha forma de viver o clássico

FC Porto-Benfica (antevisão): estranha forma de viver o clássico
Dragões ainda em estado de choque, águias em modo gestão para Turim
Momento

FC Porto: Ainda em estado de choque com a eliminação da final da Taça de Portugal, em plena Luz quando tinham dois golos de avanço e o adversário em inferioridade numérica, e com um terceiro lugar frustrante na Liga, os dragões têm nesta partida a última hipótese de obterem algo de relevo esta época. Jogam em casa, a eliminatória é só a um jogo, e para a final está à espera um Rio Ave ansioso por fazer história. O que resta da época (e já é muito pouco, de facto) dos dragões será em grande parte jogado no domingo à tarde, com o eterno rival.

Benfica: Seria difícil reunir um quadro tão atípico para os encarnados visitarem o Dragão. A meio de uma semana decisiva para o acesso à Liga Europa, tudo indica que os encarnados optem por arriscar o mínimo possível. Com o título ganho, o acesso à final da Taça de Portugal garantido, e entre dois duelos intensos com a Juventus, este encontro na casa do eterno rival, para a meia-final da Taça da Liga, tem mesmo prioridade reduzida. O Benfica vai querer ganhar no Dragão, é claro, mas deverá tentar fazê-lo com vários elementos que não são habitualmente titulares.

Ausências

FC Porto: Licá sai por opção técnica, registando-se os regressos de Fernando e Quaresma, que tinham cumprido castigo no jogo com o Rio Ave

Benfica: Gaitán e Fejsa, em fase final de recuperação, serão poupados, de modo a poderem estar em Turim; Sálvio e Sílvio estão lesionados

Discurso direto
Não houve! Luís Castro e Jorge Jesus optaram pelo silêncio, antes deste duelo, o que dá conta de fragilidade a que esta competição está votada.

Histórico de confrontos
O duelo desta tarde será o 229.º encontro entre dragões e águias. Só nesta temporada, já houve três: para a Liga, o Benfica venceu em casa por 2-0; para a Taça de Portugal, os encarnados ganharam em casa por 3-1 e o FC Porto venceu no Dragão, por 1-0. Em 228 jogos oficiais já realizados entre os dois emblemas (para Liga, Taça da Liga, Taça de Portugal, Supertaça e o antigo Campeonato de Portugal), o FC Porto ganhou 88, o Benfica 85 e nos restantes 55 jogos registaram-se empates. Com o FC Porto como visitado, a vantagem dos dragões é ainda maior: em 106 partidas, 64 vitórias do FC Porto, 26 empates e 16 derrotas, com 211 golos dos portistas e 112 dos benfiquistas.

Equipas prováveis


FC Porto


Outros convocados: Kadú, Reyes, Josué, Quintero, Carlos Eduardo, Avançados: Ghilas, Ricardo e Kelvin. 

Benfica: 

Nuno Gomes: «Candeias poderá ser um bom reforço»

Nuno Gomes: «Candeias poderá ser um bom reforço»
EXTREMO DO NACIONAL AGRADA A ASSESSOR
Candeias está muito perto de se tornar reforço do Benfica para a temporada 2014/15 e parece já ter o aval de Nuno Gomes.

Apesar de não confirmar o ingresso do extremo do Nacional, o assessor de Luís Filipe Vieira para a área internacional não poupou elogios ao jogador.

"Gosto do Candeias. Está a fazer uma excelente temporada. É um jogador jovem, tem ainda muito para dar ao futebol. Está com muita vontade de singrar e atingir um grande do futebol português. Poderá ser um bom reforço para o Benfica ou para qualquer outra equipa", afirmou Nuno Gomes no programa "Zona Mista" da RTP Informação.

Troféu mal-amado

Troféu mal-amado

É CONSIDERADA A PROVA MENOS IMPORTANTE MAS VAI REACENDER PAIXÕES EM NOVO

Surgiu cheia de boas intenções, mas nunca conseguiu cativar verdadeiramente os adeptos do futebol. A Taça da Liga é considerada a menos importante prova do calendário nacional, uma espécie de “patinho feio”. Mas, independentemente do grau que ocupa na hierarquia, domingo irá reacender paixões em novo duelo entre FC Porto e Benfica. Um clássico encarado sob perspetivas diferentes pelos dois semifinalistas, uma vez que, se as águias, já campeãs nacionais, sonham ainda com a conquista da Liga Europa e da Taça de Portugal, já para o FC Porto a Taça da Liga é o único troféu que ainda poderá levar para casa, depois da Supertaça.

Sem patrocinador desde 2012, a Taça da Liga arrasta-se no seu purgatório depois ter recebido a extrema-unção e escapado da morte. Até o presidente da Liga, Mário Figueiredo, entendeu que era melhor acabar com a competição criada por Hermínio Loureiro em 2007, quando o atual vice-presidente da FPF sucedeu a Valentim Loureiro na cadeira do poder da instituição com sede na Rua da Constituição, no Porto.

Garay e Jackson num plano superior

Garay e Jackson num plano superior

EM RELAÇÃO AOS CONFRONTOS DA ÉPOCA EM CURSO

FC Porto e Benfica medem hoje forças pela quarta vez nesta temporada. O Benfica está em vantagem, venceu dois dos jogos anteriores e aquele no qual perdeu acabou por não ser decisivo – a derrota 1-0 no Dragão foi superada pelo 3-1 caseiro, na Taça de Portugal.

E a nível individual, quem se destacou nos clássicos anteriores? Analisando cada encontro individualmente é possível destacar alguns jogadores. Rodrigo e Garay marcaram os golos do clássico da 1.ª Liga, por exemplo, além de Luisão e Markovic, que também receberam nota 4 pelas exibições nessa tarde.

No segundo embate, no Dragão, na 1.ª mão da meia-final da Taça, as prestações individuais não foram tão impressionantes. Jackson marcou o golo e foi o único dos 28 jogadores utilizados a receber nota 4. Na 2.ª mão, na Luz, o único 5 para uma exibição individual: André Gomes, autor do golo do apuramento para a final.


Somando os vários aspetos dos três clássicos, chegamos à conclusão que Garay e Jackson têm sido os mais influentes. Pelos golos, exibições e minutos jogados.