quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Paulo Almeida: “Conseguimos transmitir a Mística às jogadoras”

Equipa Sénior recebeu taça de Campeã

Paulo Almeida: “Conseguimos transmitir a Mística às jogadoras”

As atletas e “staff” técnico da equipa Sénior feminina do Sport Lisboa e Benfica recebeu, no intervalo do Benfica – Física, a taça e respectivas medalhas alusivas ao título de Campeão Nacional da modalidade.

O treinador da equipa, Paulo Almeida, admitiu, em declarações proferidas à Benfica TV, que os títulos ganhos enquanto treinador têm outro sabor. “Gostamos de conquistar todos os títulos, seja como jogador ou como treinador. Porém, como treinador tem outro valor, porque não depende tanto de nós, mas sim das jogadoras. Nós estamos no banco, sofremos muito e como jogador só estava nervoso até entre no rinque”, revelou.

Para o técnico das “meninas” da Luz, elas mereceram a conquista alcançada. “Este título é merecido, formos a melhor equipa e conseguimos transmitir a Mística do Benfica a estas jogadoras e a Mística deste Clube é ganhar, ficar em 1.º em todas as competições”, considerou.

Benfica – Física, 12-2: Uma dúzia de espectáculo na Luz

8.ª jornada do Campeonato

Benfica – Física, 12-2: Uma dúzia de espectáculo na Luz

A equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica manteve a onda triunfante ao vencer, esta quarta-feira, a Física de Torres Vedras por 12-2, em jogo da 8.ª ronda do Campeonato Nacional.

O Benfica entrou muito forte e pressionante no Pavilhão Fidelidade e somou uma série de oportunidade até ao primeiro golo que ocorreu aos oito minutos por intermédio de Valter Neves. O capitão estava em “dia sim” e dois minutos volvidos ampliou para 2-0, tento que teve a ajuda do hoquista contrário, Carlitos.

Surpreendida pela entrada fulgurante da turma da casa, a Física sentiu algo perdida no rinque a naturalmente a vantagem foi-se avolumando. Aos 17’, Marc Coy marcou após excelente trabalho individual de Miguel Rocha. O jovem português assistiu primeiro e fez o “gosto ao stick” aos 21 minutos, fixando o marcador em 4-0 com que os hoquistas foram para o descanso.

Ao intervalo, momento de emoção para as hoquistas e equipa técnica que compõe o plantel Sénior feminino que teve a oportunidade de ir ao rinque receber a taça de Campeã Nacional e as respectivas medalhas.

No regresso do descanso, o Benfica não tirou o “pé do acelerador” e aos 29’, Valter Neves completou o “hat-trick”, sendo que Marc Coy, de grande penalidade, fez o 6-0 (31’).

A Física não se encontrava e não encontrava armas para parar esta “Super Benfica” que continuou a coleccionar golos. Aos 32’ e aos 36 minutos, Diogo Rafael fez dois tentos. Pelo meio, Joy reduziu para o conjunto de Torres Vedras.

Quando o relógio marcava 38 minutos, Miguel Rocha bisou na partida. João Rodrigues também quis fazer parte da lista dos marcadores e foi feliz aos 44’ e aos 47 minutos com um tento de permeio do adversário.

O argentino Tuco fez o 12-2 aos 48 minutos, fixando o marcador num robusto triunfo que permite à equipa da Luz passar a somar 22 pontos na classificação.

Artur já se treina no Seixal

LESÃO NO OMBRO MENOS GRAVE DO QUE SE SUPUNHA
Artur já se treina no Seixal
Artur já se treina no Seixal, mas ainda não é líquido que vá a jogo amanhã, diante do V. Setúbal, a contar para a 14.ª jornada do campeonato.

Titular indiscutível do Benfica, o camisola 1 está de regresso ao trabalho, pois a lesão sofrida no Estádio Algarve, frente ao Olhanense, não era tão grave como à partida se supunha. Suspeitou-se, nessa noite, que Artur havia sofrido uma luxação no ombro direito, o que acabou por não se confirmar.

O brasileiro foi submetido anteontem a um exame, o qual deixou o departamento médico bem mais otimista. O problema era bem mais simples, tratando-se somente de uma subluxação. De um cenário de seis semanas de paragem obrigatória, passou-se para uma ausência forçada de apenas alguns dias.

A preparação levada ontem a cabo no relvado do Seixal serviu para aferir em concreto a condição física de Artur. Oclube da Luz não prestou qualquer esclarecimento sobre o assunto, mas é natural que a sessão de trabalho do camisola 1 tenha sido mais ligeira do que é habitual, por forma a testar a capacidade de movimentação da zona afetada. Obrasileiro deverá dar hoje um novo passo, podendo treinar-se já praticamente a cem por cento.

Tudo indica, assim, que Jorge Jesus aposte em Oblak para a visita ao Bonfim, não querendo arriscar o lançamento de um jogador que sofreu recentemente uma forte pancada no ombro direito. Oesloveno vem aguardando há algum tempo por uma oportunidade para atuar na equipa principal do Benfica, encontrando-se preparado física e mentalmente para fechar a baliza das águias. Embora tenha pouca experiência, algo perfeitamente natural para quem conta somente 20 anos, o camisola 41 promete não frustrar as expectativas, caso o treinador lhe conceda a titularidade.

O jogador da Eslovénia tem vindo a receber bastante apoio numa altura que pode ser crucial para a sua carreira. Manuel Cajuda, Quim, Belec, Palatsi e Léo Bonfim foram alguns dos que o incentivaram publicamente nos últimos dias, vaticinando que ele estará à altura da responsabilidade, apesar de ser ainda bastante jovem.

Enzo Pérez punido à conta do próprio Benfica

Enzo Pérez punido à conta do próprio Benfica
Se dúvidas havia sobre a possibilidade de ser aplicada uma sanção disciplinar ao jogador Enzo Pérez do Sport Lisboa e Benfica, essas imediatamente se dissiparam e ficaram esclarecidas após o recurso à visualização das imagens televisivas ... da própria Benfica TV.

Nelas se vê o jogador a praticar um gesto de caráter injurioso e/ou difamatório para com o árbitro principal da partida frente ao Arouca, o que foi de encontro ao artigo 158.º, alínea a) do Regulamento Disciplinar da Liga de Clubes.

O gesto, que consubstancia claramente uma conduta anti-fair-play, foi visualizada, aparentemente, pelo quarto árbitro do jogo mas desconhece-se se este chegou, efetivamente, a descrever e mencionar no seu relatório tal acto.

Se o quarto árbitro assim o tivesse feito, Enzo também poderia ter sido punido por via do famosíssimo processo sumaríssimo, em tempos tão badalado quanto aplicado. Esta forma de processo disciplinar tem sempre a sua origem pela reprodução de imagem televisiva e/ou pelas declarações escritas da equipa de arbitragem.

Afinal de contas, perante tantas dúvidas sobre a isenção da BenficaTV como canal de um clube desportivo detentor dos seus próprios direitos televisivos, fica aqui provado que a imparcialidade e fair-play sempre existem.

Por outro lado, Enzo Pérez poderá não ter achado grande piada ao facto de ter sido punido com recurso às imagens televisivas do seu próprio clube, sobretudo, quando noutras plataformas televisivas já ocorreram situações semelhantes em que as imagens desapareceram ou, simplesmente, foram editadas e mostradas de uma forma e num contexto completamente distinto.

Belenenses – Benfica, 19-26: Carimbada a presença nos “oitavos”

1/16 avos-de-final da Taça de Portugal
Belenenses – Benfica, 19-26: Carimbada a presença nos “oitavos”
A equipa de Andebol do Sport Lisboa e Benfica garantiu, esta quarta-feira, a passagem para os oitavos-de-final da Taça de Portugal ao vencer no pavilhão Acácio Rosa, o Belenenses por 19-26.

Desde o início da partida que se percebeu que havia uma diferença qualitativa entre as equipas e isso repercutiu-se no marcador e no avolumar da diferença.

Muito forte defensivamente e equilibrado no ataque, conseguindo trabalhar com os pontos e com os atletas nas linhas de 6 e 9 metros, o Benfica foi desconcertando a incapaz formação de Belém e saiu para o intervalo a vencer por 8-15.

Na segunda parte, o Benfica manteve a vantagem que trazia do balneário, com alguma aproximação por parte da equipa da casa, mas nada que verdadeiramente incomodasse os comandados por Jorge Rito.

A maior diferença que se notou no jogo ofensivo “encarnado” é que na etapa complementar a primeira linha foi a mais utilizada, nomeadamente através dos pontas e do pivot. Até final, o Benfica geriu a vantagem que terminou em sete golos e que confirma a presença das “águias” nos oitavos-de-final da competição.

Os golos do Benfica: Cláudio Pedroso (2), Danil Chernov (3), António Areia (8), José Costa (5), Elledy Semedo (2), Dario Andrade (5) e Hugo Lima (1).

O sorteio desta eliminatória está marcado para as 17 horas de quinta-feira, dia 19 de Dezembro.

Benfica: antiga sede volta a ter símbolo

Benfica: antiga sede volta a ter símbolo
Edifício da Rua Jardim do Regedor esteve sem o símbolo, devido a restauro

O edifício da antiga sede do Benfica, na Rua Jardim do Regedor, no coração de Lisboa, voltou a ter o símbolo do clube.

O símbolo tinha sido retirado para restauro há alguns, mas agora voltou ao lugar habitual, a esquina do edifício, no cruzamento com a Rua das Portas de Santo Antão, já com «cara lavada».

Um regresso que motivou, nas redes sociais, algumas mensagens de satisfação dos adeptos benfiquistas mais atentos a estes detalhes.

Juniores: Benfica goleia Atlético no Seixal

VITÓRIA (6-0) EM JOGO ANTECIPADO DA 19.ª RONDA
Juniores: Benfica goleia Atlético no Seixal
O Benfica goleou esta quarta-feira o Atlético por 6-0, em jogo antecipado da 19.ª jornada do campeonato.

O festival de golos dos encarnados começou aos 9 minutos, por Nuno Santos, que bisou aos 22. Romário Balde fez o 3-0 aos 28 minutos, resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda parte, Diogo Rocha (47') e Gonçalo Guedes (68' e 90+1') estabeleceram o resultado final.

Com esta vitória, o Benfica segue em segundo lugar, com 38 pontos, a três do Sporting, mas com mais um jogo disputado.

Estudiantes insiste em Funes Mori

Estudiantes insiste em Funes Mori
Associado ao clube de La Plata antes de assinar pelo Benfica, Rogelio Funes Mori volta agora a ser apontado como potencial reforço do Estudiantes.

De acordo com a versão argentina do site goal.com, o avançado, de 22 anos, encaixa no perfil pretendido pelo treinador do conjunto de Buenos Aires, que, inclusive, já terá dado luz verde à Direção do clube para garantir o concurso do jogador.

Com poucas oportunidades para mostrar serviço na equipa principal das águias, Funes Mori tem revelado dotes de goleador ao serviço da formação secundária do clube da Luz, contando seis golos na Liga 2.

Resta saber qual a abertura de Jorge Jesus para abrir mão do avançado na reabertura do mercado de transferências, em janeiro.

Paulo Baptista no V. Setúbal-Benfica

Paulo Baptista no V. Setúbal-Benfica
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Paulo Baptista para o Vitória de Setúbal-Benfica, encontro da 14.ª jornada da Liga agendado para as 21 horas da próxima sexta-feira.

José Braga e Paulo Ramos serão os árbitros auxiliares do juiz da Associação de Futebol de Portalegre.

Domingos Almeida Lima: “Há muita união, convívio e amizade”

Jantar de Natal do Voleibol

Domingos Almeida Lima: “Há muita união, convívio e amizade”

Foi esta terça-feira, 17 de Dezembro, que a secção de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica se juntou para o tradicional jantar de Natal, onde todas as equipas “encarnadas” da modalidade estiveram presente.

“É uma pausa no trabalho profícuo que está a ser feito por esta gente toda, com grande entusiasmo e é justo que a família do Voleibol e das outras modalidades se reúnam nestes jantares. Como podem ver, há muita união, convívio, alegria e muita amizade sobretudo”, começou por dizer o vice presidente do Clube, Domingos Almeida Lima, à Benfica TV.

Para 2014 o desejo é: “Estamos a ter uma boa projecção em todas as modalidade, os objectivos a que nos propusemos estão a ser cumpridos e os meus votos são que o próximo ano nos traga a concretização desses mesmos objectivos.”

Alcino António: “Não é um Museu apenas do Benfica, é do Mundo”

Sobre Prémio da Time Out Lisboa

Alcino António: “Não é um Museu apenas do Benfica, é do Mundo”

O Museu Benfica – Cosme Damião foi o grande vencedor da 2.ª edição dos Prémios da Revista Time Out Lisboa, na categoria Novidade do Ano. Um prémio que deixou orgulhoso o vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica para a área do Património, Alcino António.

“É um prémio para todas as pessoas que colaboraram no Museu Benfica – Cosme Damião, desde particulares a todas as empresas, principalmente a uma equipa pequeníssima do Benfica. Quero agradecer por o sonho do presidente, Luís Filipe Vieira e de muitos benfiquistas ter sido concretizado. Vão ver o Museu porque este não é um Museu apenas do Benfica, é do Mundo”, disse à Benfica TV.

Águias querem renovar com Garay para travar ataques

SITE ITALIANO REVELA QUE MANCHESTER UNITED LEVOU NEGA
Águias querem renovar com Garay para travar ataques
O Benfica está a oferecer forte resistência à tentativa do Manchester United de contratar Ezequiel Garay já na reabertura do mercado de trasnferências, em janeiro de 2014, de forma a manter o defesa central no plantel pelo menos até final da temporada, avança o site italiano "Tuttomercatoweb".

O relato sublinha que o clube inglês voltou à carga de forma a garantir já o internacional argentino, antecipando-se assim ao Nápoles, e acrescenta que a intenção do Benfica passa mesmo renovar contrato com o futebolista de 27 anos.

Este cenário, sustenta o "Tuttomercatoweb", só será possível de concretizar caso o Benfica venda outro jogador no mercado de inverno. Garay, recorde-se, está ligado contratualmente ao clube encarnado até junho de 2015.

Jesus ganha nas finanças a muitos grandes do Mundo

SALÁRIO É O 11.º NO RANKING DA PLURI CONSULTORIA
Jesus ganha nas finanças a muitos grandes do Mundo
O salário de Jorge Jesus tem sido foco de muita polémica, não apenas pelos elevados números do vencimento anual do treinador do Benfica, mas principalmente quando se faz a comparação com o número de títulos conquistados. Jesus, 11.º no ranking dos mais bem pagos da empresa brasileira Pluri Consultoria, ganha mais do que outros técnicos com palmarés mais rico.

Lista dos 15 treinadores mais bem pagos:

1. Pep Guardiola (Bayern), 17 milhões/ano
2. José Mourinho (Chelsea), 10.03 milhões/ano
3. Marcelo Lippi (Guangzhou Evergrande), 10 milhões/ano
4. Arsène Wenger (Arsenal), 8.2 milhões/ano
5. Fabio Capello (Rússia), 7.8 milhões/ano
6. Carlo Ancelotti (Real Madrid), 7.5 milhões/ano
7. David Moyes (ManUtd), 5.9 milhões/ano
8. Gerardo Martino (Barcelona), 5.4 milhões/ano
9. Juergen Klopp (Dortmund), 4.3 milhões/ano
10. Manuel Pellegrini (ManCity), 4.1 milhões/ano
11. JORGE JESUS (BENFICA), 4 milhões/ano
12. Brendan Rodgers (Liverpool), 3.8 milhões/ano
13. Sam Allradyce (West Ham), 3.5 milhões/ano
14. Roy Hodgson (Inglaterra), 3.5 milhões/ano
15. Roberto Mancini (Galatasaray), 3.5 milhões/ano

Couceiro: «Benfica tem potencial e meios que ninguém tem em Portugal»

ANTEVÊ JOGO COMPLICADO NO BONFIM
Couceiro: «Benfica tem potencial e meios que ninguém tem em Portugal»
O treinador do Vitória de Setúbal, José Couceiro, afirmou esta quarta-feira que a equipa do Benfica é uma adversária poderosa, referindo que o conjunto de Jorge Jesus "tem meios como nunca houve em Portugal".

Este jogo faz parte do campeonato do Vitória, mas penso que nunca houve uma equipa em Portugal com tantos meios como o Benfica tem neste momento. É um adversário muito poderoso, que tem bastante tempo de trabalho acumulado com o mesmo treinador ao longo de cinco anos", disse Couceiro, na conferência de imprensa de antevisão da partida da 14.ª jornada da Liga, marcado para sexta-feira.

José Couceiro referiu que o Vitória de Setúbal não pode menosprezar o adversário por ter empatado em casa com o Arouca (2-2) ou por ter estado a perder, por duas vezes, frente ao Olhanense (3-2).

"Temos que ter consciência que o Benfica tem um potencial e meios que mais ninguém tem em Portugal e nós estamos no momento mais delicado da nossa história. Mas isto é um jogo e nós temos a ambição de ganhar", salientou.

O treinador diz que fala "em meios, apoio e infraestruturas" e não de "qualidade de jogadores". "Para potenciar uma equipa não é só necessário ter jogadores. Nós treinamos num campo onde também treina uma equipa de râguebi", acrescentou.

Apesar de esperar um adversário à procura do triunfo, o técnico garantiu que não vai mudar o modelo de jogo da equipa sadina. "As equipas desta dimensão podem ter momentos menos bons, mas não deixam de ser equipas muito fortes. Nós esperamos um Benfica forte, que não vai querer aumentar a diferença para os seus adversários na luta pelo título, mas não vamos mudar o nosso modelo de jogo", frisou.

José Couceiro afirmou que apenas com a sua equipa ao melhor nível é possível contrariar o adversário, explicando que todos os pontos são importantes na luta pela manutenção. "Temos que jogar ao nosso melhor nível e é isso que vamos querer fazer. O importante para o Vitória de Setúbal é somar pontos para permanecer na Liga. Se conseguimos pontos com o Benfica é uma grande ajuda", defendeu.

Em relação ao regresso de Jorge Jesus ao banco, depois de ter cumprido castigo, o técnico do Vitória de Setúbal diz que, para a sua equipa, não vai fazer diferença. "O Jorge Jesus esteve sempre com a equipa do Benfica, não esteve foi sentado no banco. Para nós não vai fazer diferença, talvez tenha para o Benfica", concluiu.

«A opção de Jesus provocou a falta de adaptação de Cortez», diz empresário

«A opção de Jesus provocou a falta de adaptação de Cortez», diz empresário
O agente Flávio Trivela defendeu que o lateral Bruno Cortez, que está de partida para o Brasil, falhou no Benfica por causa das opções do treinador Jorge Jesus.

«Chegámos com tudo. Ele estava com um sonho grande de disputar a Champions mas tudo isto faz parte do futebol. Não fez história no Benfica mas no próximo clube será melhor. Não volta mais, já estamos a tratar da desvinculação», afirmou Flávio Trivela, em declarações à Antena 1.

O empresário revelou as razões do lateral ter falhado: «Tática. A opção do treinador provocou falta de adaptação. Ele é um jogador muito ofensivo, joga de uma forma diferente daquela que os laterais fazem habitualmente. Mas temos muito respeito pelo trabalho do treinador que é consagrado e muito querido dos adeptos».

«Parzyszek é jogador para o Benfica» – Juskowiak

«Parzyszek é jogador para o Benfica» – Juskowiak
O antigo avançado do Sporting Andrzej Juskowiak defende que o compatriota Parzyszek tem qualidade suficiente para defender as cores do Benfica. 

«Parzyszek é jogador para o Benfica. É um ponta-de-lança que quando esta na área é muito perigoso. Pode finalizar como o pé esquerdo ou direito. É um jogador que procura sempre a bola, o erro do adversário e muitas vezes advinha onde é que a bola vai cair», afirmou Juskowiak, em declarações à rádio Renascença.

O avançado (De Graafschap) é o melhor marcador da segunda divisão holandesa com 16 golos em 19 jogos.

UEFA Youth League: Austríacos regressam a Portugal

UEFA Youth League

 Austríacos regressam a Portugal

O destino das dezasseis equipas na nova competição, promovida pelo órgão máximo do futebol europeu, foi delineado no sorteio ocorrido em Nyon.
O Benfica, única equipa portuguesa em prova, vai ter pela frente nos oitavos-de-final o Áustria Viena numa eliminatória jogada a uma mão no Caixa Futebol Campus. Recorde-se que os violetas terminaram em segundo lugar do Grupo G e mais recentemente empataram 0-0 com o FC Porto no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.
Caso avancem em frente, as águias vão encontrar o vencedor do duelo entre os espanhóis do Atlético Madrid e os ingleses do Manchester City.

Oitavos-de-final

Barcelona-Copenhaga

CSKA Moscovo-PSG
Atlético Madrid-Manchester City
Chelsea-AC Milan
Real Madrid-Nápoles
Benfica-Áustria Viena
Arsenal-Shakhtar Donetsk
Real Sociedad-Schalke

Quartos-de-final

1 Barcelona/Copenhaga-Arsenal/Shakhtar Donetsk
2 Chelsea/AC Milan-Real Sociedad/Schalke
3 CSKA Moscovo/PSG-Real Madrid/Nápoles
4 Atlético Madrid/Manchester City-Benfica/Áustria Viena

Meias-finais

Vencedor do quarto-de-final 3-Vencedor do quarto-de-final 4
Vencedor do quarto-de-final 2-Vencedor do quarto-de-final 1

Final

Vencedor da meia-final 1-Vencedor da meia-final 2

Relvado Novo = Melhores Exibições?

Relvado Novo = Melhores Exibições?
É a questão que fica. O relvado da Luz está a ser trocado - era visivel que não estava nas condições mínimas para a prática de futebol e os muitos remendos já não davam conta do recado. Como o próximo jogo em casa é apenas no dia 4 de Janeiro dá tempo suficiente para a mudança do tapete verde e a sua consolidação. Este relvado tinha sido colocado em Junho de 2010.

Esperemos que o seu verde seja de esperança para novas exibições, mais convincentes, mais categóricas, mais empolgantes!

Ola John no fim da linha

Ola John no fim da linha
Vida difícil para Ola John. O extremo holandês de 21 anos teve mais uma oportunidade para mostrar serviço, frente ao Olhanense, depois de oito jogos seguidos sem ser utilizado, mas a sua exibição (entrou aos 59 minutos por Rodrigo) deixou o técnico Jorge Jesus muito irritado. 

De acordo com o testemunho de alguns espectadores que se encontravam nas proximidades do camarote no Estádio Algarve onde Jesus assistiu ao encontro, por estar castigado, o treinador encarnado teve alguns desabafos, durante as conversas telefónicas com o seu adjunto Miguel Quaresma, que não deixaram margem para dúvidas em relação à falta de paciência para com a atitude competitiva e o rendimento do jogador. 

A verdade é que há muito Jesus perdeu a confiança no internacional holandês. E o jogador, por seu lado, também não parece apresentar argumentos para reagir e sair da crise de confiança em que tem estado mergulhado. Frente ao Olhanense voltou a exibir-se sem chama e quase nada lhe saiu bem. 

Ola John custou €9 milhões, no verão de 2012, com o Benfica a liquidar desde logo €6 milhões junto do fundo de investimento Doyen Group (sediado em Malta), com o qual estabeleceu uma parceria para a compra do extremo (cada parte tem 50 por cento do passe). Nessa altura ficou ainda acordado que o Benfica teria de vender Ola John, no espaço de três anos, por uma verba superior a €9 milhões, sob pena de ter de pagar mais €6 milhões ao Doyen Group. Ou seja, o holandês poderá custar, no total, 12 milhões, a menos que o Benfica o consiga valorizar no ano e meio que resta. Apesar do interesse do Liverpool, tudo indica que o Ajax é o destino de Ola John em janeiro, por empréstimo.

António Simões lançou livro para assinalar o 70º aniversário

O nosso «Mickey» continua a servir os outros
António Simões lançou livro para assinalar o 70º aniversário
Para a Disney o rato mais famoso da história dos desenhos animados pode ter já 85 anos, mas para o futebol português a idade de «Mickey» é 70 anos. E para assinalar essa data, comemorada no passado dia 14 de dezembro, António Simões fez aquilo que já fazia nos tempos de jogador: serviu outros.

Desafiado pelo amigo João Malheiro, cuja mãe também se empolgava com o «pequenino das fintas», o antigo jogador decidiu escrever um livro, no qual fala sobre algumas das personalidades que conheceu ao longo de muitos anos de dedicação ao futebol, no papel de jogador, treinador e dirigente. A obra tem quase centena e meia de páginas, mas em apenas cinco delas o mais jovem campeão europeu da história fala de si.



«O meu perfil foi um pouco servir os outros, passar a bola, criar condições para que Eusébio, Torres e companhia fizessem golos. Há aí uma raíz muito profunda que vem do jogo e que se transporta para a pessoa», explicou o autor esta terça-feira, na apresentação da obra, cujas receitas vão reverter a favor da Fundação Benfica.

António Simões quis aproveitar a oportunidade para fazer justiça a outras figuras do futebol. «Isto não tem a ver comigo. Sou um homem conhecido e reconhecido. Não tenho necessidade de escrever sobre mim. Felizmente houve muita gente que o fez, ao longo da minha vida. E bem. Estou feliz com o meu trajeto, mas chegou o momento de falar sobre outros. Sobretudo alguns que não são muito conhecidos e que nunca foram reconhecidos. Tive colegas bicampeões europeus que até hoje não foram devidamente reconhecidos», lamentou.

E por isso António Simões decidiu escrever sobre eles. Mas também sobre Cristiano Ronaldo ou José Mourinho, Pelé ou Beckenbauer, entre muitos outros. Eusébio, claro, que marcou presença. Ou Humberto Coelho. «O António Simões representa parte da minha vida. Fez parte da minha vida profissional e pessoalmente. Quando cheguei ao Benfica era ele o grande capitão, juntamente com o Coluna. Aprendi o que era o Benfica, o que era ganhar. Tenho recordações fantásticas. Foi um dos melhores dribladores que vi jogar, e era um exemplo também fora do campo», recordou o agora vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Só que por muito que Simões tenha este vício de promover outros, na apresentação do livro a estrela tinha de ser ele. Teve até mensagens de Joseph Blatter, Michel Platini e Sven-Goran Eriksson. E que lugar mais adequado do que o Museu Cosme Damião? «O Benfica só pode estar grato a alguém que ajudou a escrever desta forma a história do clube», disse Luís Filipe Vieira.

O presidente do Benfica falou ainda de Simões como alguém que esteve «sempre à frente do seu tempo». Aos 18 anos já tinha sido campeão nacional e europeu. O mais jovem de sempre campeão europeu, estatuto que conserva até hoje.


Os milhões que valeria hoje

António Simões que chegou ao Benfica quando tinha apenas 15 anos, já depois de ter estado a treinar no Belenenses e no Sporting. Foi contratado ao Almada por 40 contos. «Na altura era dinheiro, comprava-se muita coisa. O salário era um conto e tal, e as pessoas viviam bem. E só trabalhava o homem. Hoje trabalha o homem, trabalha a mulher, trabalha toda a gente, e mesmo assim andam todos aflitos. Alguma coisa está mal», disse o antigo jogador.

Simões sempre teve «uma visão social e política», como destacou também Luís Filipe Vieira. Malheiro até comentou que o amigo, se não tivesse sido a carreira no futebol, «tinha tirado um curso com uma perna atrás das costas». Na década de 70 teve papel fulcral na criação do Sindicato de Jogadores, e depois foi mesmo eleito deputado. Foi na altura em que se fixou nos Estados Unidos, depois de uma época no Estoril, onde foi colega de Fernando Santos.

«Tive o prazer de partilhar o balneário da antiga Luz com ele, quando subi aos seniores, e depois também no Estoril. Temos uma longa amizade. Ele, Eusébio, Águas, Germano e Costa Pereira eram os meus ídolos, quando comecei a ir ao estádio», recordou o selecionador da Grécia.

A apresentação do livro de António Simões conseguiu, de resto, reunir os três treinadores portugueses que vão estar no Mundial2014. Paulo Bento fez questão de homenagear «uma das grandes figuras do futebol português», tal como Carlos Queiroz, com quem Simões colabora atualmente, na federação do Irão.

Foi em Teerão, de resto, e «nas costas de Queiroz», que o antigo capitão do Benfica arranjou tempo para escrever o livro. O selecionador do Irão assumiu «profunda admiração e respeito» pelo amigo, que colocava nas suas equipas de caricas da infância.


Mas se António Simões custou 40 contos em 1959, quanto custaria hoje em dia? Queiroz não avança com um valor exato, mas diz que estaria «seguramente no patamar das transferências mais caras». «Era genial», acrescentou.

António Simões também prefere não se comprometer com uma verba, mas deixa uma pista curiosa: «Não faço ideia, mas no livro escrevo que se tivesse agora 20 anos não teria 1,66 metros. Teria 1,85m. A partir daí façam as contas.»

O antigo jogador diz que atualmente não vê ninguém parecido consigo, mas recorda que Simão Sabrosa foi quem, de águia ao peito, mais recordou os seus tempos de jogador. «No meu tempo o mais parecido era Jacinto João. Simplesmente extraordinário», afirmou.

No livro António Simões faz esse exercício de imaginar como seria se jogasse agora. Perspetiva-se «mais rápido», «mais resistente», «muito mais forte e sobretudo muito melhor atleta». «Não sei se foi um dos melhores mas sinto que não pertenci apenas a uma época», escreve.

Mas quem o viu jogar terá poucas dúvidas. Simões foi mesmo um dos melhores. E para quem não viu bastam os factos, ou não continuasse a ser o mais jovem campeão europeu de sempre. Em Portugal o «Mickey» tem 70 anos, e foi um dos melhores jogadores. 

«Na altura havia essa figura do Walt Disney, e um jornalista escreveu esse título. Achei graça e ainda hoje faz sentido, pois não cresci muito. Tinha aquela inclinação do corpo, era muito rápido e ia direito ao defesa para o driblar. Foi uma definição engraçada que eu fiquei. Não fiquei nada ofendido e ficou para a história», recorda o próprio Simões, com lugar reservado no «Hall of Fame» do futebol português.

Paulo Bento: "Simões é um dos melhores de sempre"

Paulo Bento: "Simões é um dos melhores de sempre"
Selecionador nacional, presente no lançamento do livro "Personalidades e reflexões do mais jovem campeão europeu da História", deu conta da admiração pelo antigo "magriço"

Paulo Bento, selecionador nacional, marcou presença, esta terça-feira, no lançamento do livro do antigo "magriço" António Simões, a quem elogiou, considerando-o "um dos melhores futebolistas portugueses de sempre".

"Estamos a falar de um dos grandes jogadores do nosso futebol, do mais novo campeão europeu, que fez parte de grandes equipas quer em termos de clube quer de seleção", disse Paulo Bento.

O selecionador luso não viu jogar ao vivo António Simões, "ao contrário de jogadores de outras gerações posteriores", mas acompanhou a carreira do autor do livro "através de imagens", o que lhe permitiu formar a ideia de que se tratou de "um jogador de grande talento e qualidade individual que fez dele um dos melhores portugueses de sempre".

Já o atual diretor da FPF, Humberto Coelho, confessou a sua "admiração pessoal e profissional" por António Simões, a quem qualificou como "um dos melhores dribladores do Mundo".

"Para mim, o Simões significa parte da minha vida, não só profissional como social. Quando cheguei ao Benfica, ele e o Coluna eram os grandes capitães, aprendi a escola do que era o Benfica e do que era ganhar", disse Humberto Coelho, que considerou, ainda, António Simões "um grande exemplo na parte social, enquanto capitão".


LUÍS FILIPE VIEIRA 
"Benfica só pode ser grato a Simões"
No lançamento do livro "Personalidades e reflexões do mais jovem campeão europeu da História", o presidente do clube da Luz elogiou o talento e o caráter do antigo jogador, numa homenagem que juntou várias gerações do futebol.

Luís Filipe Vieira elogiou, esta terça-feira, o percurso e o caráter de António Simões, antiga glória do Benfica e da Seleção Nacional, na década de 1960, que acaba de completar 70 anos. A data foi evocada com o lançamento do livro "Personalidades e reflexões do mais jovem campeão europeu da História", que inclui textos do atual presidente do clube e de Jorge Sampaio, ex-presidente da República.

"Só posso agradecer, enquanto presidente do Benfica, tudo o que deste a este clube. Ser titular no Benfica, com 17 anos, é obra! Ser campeão europeu, com 18, deve ser algo único. Ser considerado, aos 20 anos, o melhor extremo esquerdo da Europa é impressionante!", resumiu Luís Filipe Vieira, para quem António Simões "teve tudo". "Talento, humildade, espírito de sacrifício e uma enorme vontade de ganhar" são atributos que explicam a homenagem, que prosseguiu num jantar: "O Benfica só pode ser grato a alguém que ajudou a escrever desta forma a história do clube".

O livro foi apresentado, esta terça-feira, no Museu Cosme Damião, no Estádio da Luz, juntou várias gerações do futebol: Paulo Bento, Fernando Santos, Carlos Queiroz, Jorge Jesus, Toni, Nelo Vingada, Eusébio, Rui Costa, João Vieira Pinto, Hilário, Chalana, Hélder e Oceano estiveram na plateia para aplaudir a carreira de António Simões.

Ganhar uma equipa

EMPENHADOS E MOTIVADOS NO ARRANQUE DO ESTÁGIO
Ganhar uma equipa

Arrancou ontem na Póvoa de Varzim o estágio de três semanas da Seleção Nacional, que visa a preparação para a poule de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2014, qualificação essa que vai ter lugar de 3 a 5 de janeiro, na Sérvia.

Entre os jogadores que já estão às ordens do selecionador nacional – o grupo ainda não está completo (ver peça em baixo) – encontra-se Flávio Cruz. O atacante do Benfica, de 31 anos, que faz parte da denominada geração de ouro do voleibol nacional, regressa à equipa portuguesa após um ano de ausência. “Foram opções técnicas, não interessa agora falar nisso”, frisou.

O jogador, que é também fisioterapeuta, diz que a “nova” ordem da Seleção Nacional, que entrou em vigor com a “promoção” de Hugo Silva a selecionador nacional, tem tudo para dar certo. “Nos últimos 11 anos tem passado pela Seleção um misto de treinadores estrangeiros. Agora, penso que a equipa tem uma identidade. O treinador conhece bem a realidade do voleibol nacional e, por isso, tem algum jogo de cintura na gestão de certas situações. Conseguiu, por isso, reunir este notável grupo de jogadores, que outros dificilmente conseguiriam.”

Objetivo difícil...
Para Flávio Cruz, o primeiro dia de trabalho “foi muito interessante e exigente, que dará frutos. Agora, se vamos conseguir atingir os objetivos imediatos, isso penso que será mais difícil”. Flávio Cruz refere-se pois à poule de apuramento para o Mundial. “O 1.º lugar, que dá a qualificação direta, será muito complicado, tendo em conta que a Sérvia joga em casa. Já o 2.º, que também nos pode qualificar, é possível. A Eslovénia tem sido superior nos últimos tempos, mas acredito que, com este grupo, poderemos lá chegar.”

Em suma, Flávio Cruz refere que estão reunidas as condições para a Seleção Nacional voltar aos grandes feitos, ele que fez parte do histórico 8.º lugar no Mundial de 2002. “Sinto o grupo motivado e isso deve-se ao facto de o treinador ser muito frontal com os jogadores. Com isso, está a conseguir ganhar uma equipa, para além de os mais jovens também se sentirem integrados.”

Guarani espera manter Derlis por mais um ano

PARAGUAIOS QUEREM PROLONGAR EMPRÉSTIMO
Guarani espera manter Derlis por mais um ano
O Guarani está interessado em prolongar o empréstimo de Derlis González por mais um ano, segundo informações que circulam na imprensa paraguaia. Desta forma, o emblema paraguaio, 4.º classificado do último Torneio Final, poderá contar com o jovem atacante, de 19 anos, para as campanhas na Libertadores, a partir de janeiro, e para o Torneio Inicial, a partir de fevereiro.

Recentemente, em declarações a Record, Derlis González revelou ter indicações para se apresentar na Luz no dia 3 de janeiro. Isto numa altura em que se fala do interesse dos holandeses do PSV nos serviços do futebolista. Contactado pelo nosso jornal, o empresário de Derlis, Augusto Paraja, recusou-se a prestar quaisquer declarações.

Refira-se que o extremo internacional Sub-20 pelo Paraguai ainda não teve qualquer oportunidade para jogar como sénior no Benfica, sendo que apenas realizou alguns encontros com a camisola da formação júnior – disputou apenas dez partidas em 2012/13, tendo, ainda assim, marcado oito golos. Este ano, faturou por 15 vezes ao serviço do Guarani – Torneio Inicial (2), Torneio Final (12) e Copa Sudamericana (1).

Matic perde para Ivanovic na Sérvia

DEFESA DO CHELSEA É O MELHOR JOGADOR DO ANO
Matic perde para Ivanovic na Sérvia
Nemanja Matic era um dos três nomeados pela federação da Sérvia para a eleição de melhor futebolista do ano daquele país dos Balcãs, mas acabou por perder para Ivanovic, defesa do Chelsea que, curiosamente, marcou o golo que deu o triunfo aos blues na final da Liga Europa, frente ao... Benfica.

O anúncio foi feito ontem pelo organismo que tutela o futebol sérvio, sendo que Branislav Ivanovic levou a melhor sobre Matic, mas também sobre Vladimir Stojkovic, guarda-redes do Partizan que já passou pelo Sporting. Refira-se que o médio do Benfica era, para muitos, o favorito a receber o prémio na gala que a federação da Sérvia vai organizar no próximo dia 27. Ele que também está nomeado pela FIFA para o Prémio Puskas, referente ao melhor golo de 2013 – em causa um remate certeiro frente ao FC Porto, em janeiro.

Quanto aos treinadores, Ljubinko Drulovic foi considerado o melhor do ano. Para alcançar esta distinção muito contribuiu o facto de o ex-jogador de FCPorto, Benfica e Gil Vicente ter guiado a seleção de Sub-19 ao triunfo no Europeu, que decorreu na Lituânia no último verão.

A caminho por 650 mil euros

ASSINA ATÉ 2018 MAS FICA NO DE GRAAFSCHAP 
A caminho por 650 mil euros
O avançado de 20 anos é esperado nas próximas horas em Lisboa para fazer exames médicos e assinar contrato até ao final de 2018
O Benfica já assegurou a contratação do avançado polaco Piotr Parzyszek, pagando, segundo informações recolhidas por O JOGO, cerca de 650 mil euros ao De Graafschap, clube que atua na segunda divisão holandesa. O avançado de 20 anos, internacional sub-21 pelo seu país, é o melhor marcador da competição, com 16 golos em 19 jogos e tem despertado enorme cobiça, razão pela qual as águias não perderam tempo e garantiram já o seu contributo para as próximas quatro épocas e meia, deixando, porém, o jovem atleta ainda na Holanda até ao final da época.

Parzyszek: «Prometo golos aos adeptos»
COMO SE DIZ O NOME DO NOVO AVANÇADO
Pronuncia-se "Párzizeque"
Assim que envergar pela primeira vez a camisola do Benfica, em 2014/15, muitos serão os adeptos que, com certeza, se vão questionar sobre a forma de pronunciar o nome do avançado polaco. Ora, para dissipar todas as dúvidas, Record pediu ao próprio jogador para explicar.
Apesar da... confusão de consoantes no nome, Piotr diz que é fácil. “Escreve-se Parzyszek e diz-se ‘Párzizeque’. Percebo que possa ser complicado, mas não é.” Agora, a tarefa passa por perceber mesmo se o nome do avançado polaco rima com... golos.

ACREDITA NO POTENCIAL DE PIOTR PARZYSZEK
Juskowiak: «Será bom começar na B»
Andrzej Juskowiak, antigo avançado do Sporting, é apreciador das qualidades de Piotr Parzyszek. À conversa com o nosso jornal, o ex-atacante e atual adjunto da seleção de Sub-21 da Polónia, considera que o jogador pode crescer na Luz.

Oblak invicto na estreia já travou o Sporting

NÃO PERDEU O PRIMEIRO JOGO COMO TITULAR DE U. LEIRIA E RIO AVE NO CAMPEONATO
Oblak invicto na estreia já travou o Sporting
Jan Oblak prepara-se para se estrear como titular no Benfica, em jogos do campeonato, uma vez que Artur vai estar ausente do encontro com o V. Setúbal, sexta-feira, no Estádio do Bonfim. Em Portugal, o guarda-redes esloveno nunca perdeu o primeiro jogo que fez na Liga, integrando o onze, ao serviço de U. Leiria e Rio Ave. E até travou o Sporting, em Alvalade, na época passada.

«Não vejo o Benfica assim tão mal...» - António Simões

«Não vejo o Benfica assim tão mal...» - António Simões 
“Personalidades e reflexões do mais jovem campeão europeu da história” é o título do livro apresentado esta terça-feira por António Simões no Museu Cosme Damião, em Lisboa. O antigo internacional português que vestiu a camisola do Benfica por década e meia falou do atual momento do clube da Luz.

«Não está tão bem como o ano passado, mas também não o vejo assim tão mal... Ainda há algumas coisas para resolver que não ficaram resolvidas do ano passado. Havendo uma exibição convincente, os jogadores põem-se a caminho e vão fazer tão bem como no ano passado, há exceção da última semana. Tenho fé que a equipa vai melhorar», disse António Simões à margem do evento onde estiveram várias personalidades ligadas ao futebol.

Capas jornais desportivos

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS QUARTA-FEIRA 18/12/2013