sábado, 3 de maio de 2014

Hóquei: Barça afasta Benfica e decide título europeu com o FC Porto

Hóquei: Barça afasta Benfica e decide título europeu com o FC Porto

Dragões bateram os espanhóis do Vendrell por 6-3.

O Benfica falhou este sábado a possibilidade de revalidar o título de campeão europeu de hóquei em patins, ao perder por 3-2 frente ao Barcelona, que no domingo decidirá o título em casa frente ao FC Porto.


No primeiro jogo das meias-finais, o FC Porto tinha batido os espanhóis do Vendrell por 6-3 e vai repetir a presença na final da Liga Europeia, procurando o seu terceiro título, frente à equipa mais vezes levantou a Taça dos Campeões Europeus (19).

Candeias no Benfica: «É um facto consumado», diz Machado

Candeias no Benfica: «É um facto consumado», diz Machado

No final do jogo entre o Nacional e o Sporting, que terminou empatado a um golo, o treinador da equipa insular, Manuel Machado, confirmou que Candeias vai assinar pelo Benfica no final da temporada.

«O Benfica tem uma estrutura técnica que fez esta escolha, de forma sustentada, certamente. Quando se tem uma equipa conseguida como a que o Benfica tem, as escolhas seguem uma filosofia e um critério que foram seguidos anteriormente e que têm dado bons resultados. Esperemos que o Candeias consiga corresponder aos que nele apostam neste momento», afirmou Manuel Machado na flash interview.

O treinador português destacou o trabalho de Candeias ao serviço do Nacional e defendeu que o jogador, de 25 anos, ainda tem uma grande margem de progressão.


«Candeias é um facto consumado. Acabava o seu contrato. Acaba o seu ciclo no Nacional. Tem o futuro pela frente. Vai para um emblema maior, penso que é merecedor disso, pelo trabalho que aqui executou. É um jogador com 25 anos, pode progredir num outro ambiente, com colegas de maior qualidade. Vai ter esse amparo para continuar a crescer. Penso que ainda terá margem de progressão. Parabéns para ele, pelo trabalho que tem e pela oportunidade que tem», disse o treinador nacionalista.

Benfica - Desabafo de um Campeão... - Guilherme Cabral


Vídeo feito por adepto do Benfica (Guilherme Cabral) com muita paixão. É sem dúvida dos melhores vídeos sobre o Benfica que tive oportunidade de ver até hoje! Parabéns Guilherme Cabral muito bem.

Porsche lança domingo edições especiais “SLB” (com vídeo)

Apresentação é no Estádio da Luz

Porsche lança domingo edições especiais “SLB” (com vídeo)

A Porsche apresenta amanhã, domingo, no Estádio da Luz, uma versão exclusiva e limitada dos modelos 911 e Cayenne com a assinatura do Sport Lisboa e Benfica, num ano em que o Clube festeja, em simultâneo, os 110 anos de vida e a conquista do 33.º Campeonato Nacional de Futebol.

Ao todo, vão estar disponíveis onze unidades de cada modelo, devidamente identificadas com uma placa numerada, com equipamento específico e detalhes exclusivos que tornam estes dois modelos tão especiais quanto a fantástica época que o Clube alcançou até aqui.

Ambos os modelos terão como predominante a cor preto no exterior e no interior, mas são os primorosos detalhes da cor que identifica o Clube que os tornam exemplares únicos, para além, claro, do número de identificação de cada unidade e do respectivo certificado de autenticação.

O Porsche 911 na versão Carrera 2S, com os seus 400 CV e uma dinâmica exemplar como é apanágio da marca alemã, conta com equipamento como o pacote Sport Chrono, o sistema PASM, o PCM com sistema de navegação, as jantes de 20 polegadas, mas também pormenores como os cintos de segurança em vermelho, bancos em pele e o volante Sport Design aquecido com pespontos em vermelho que o tornam num limitado e exclusivo 911 “SLB Limited Edition”.

O modelo Cayenne possui a motorização Diesel, um V6 sobrealimentado capaz de debitar 245 CV e conta, para além do PASM e do PCM com sistema de navegação, com os bancos e o volante em pele com pespontos em vermelho e todos os cintos na cor encarnada, visando, assim, uma épica celebração dos 110 anos de história do Sport Lisboa e Benfica e a conquista do 33.º Campeonato Nacional de Futebol, ao mesmo tempo que ganha estatuto de Cayenne extremamente exclusivo.

Estas unidades estão disponíveis por encomenda apenas através do Departamento de Marketing do Sport Lisboa e Benfica.

Matic recorda quando Jesus o transformou num "6"

Matic recorda quando Jesus o transformou num "6"
MÉDIO SÉRVIO E OS PRIMEIROS MOMENTOS NA LUZ

O sérvio Nemanja Matic, agora no Chelsea, recordou aquilo que ouviu ao chegar a Lisboa, admitindo ter ficado surpreendido quando Jorge Jesus lhe disse que o ia começar a moldar para ser médio defensivo (trinco).

"Quando cheguei a Portugal o treinador disse-me que a partir daquele momento eu passava a ser o número 6. Perguntei: 'Eu?' e ele disse que sim... Ele disse que eu podia melhorar muito naquela posição e eu apenas fiz o meu trabalho", disse, no programa Premier League World, emitido pela BenficaTV.

"Para ser sincero, quando estava no Benfica estive sempre concentrado no meu trabalho. Mas quando chegou a altura de ir, pensei que seria bom voltar para a Premier League e ao Chelsea. Quando recebi a proposta, disse para mim mesmo que aquele seria o clube certo para mim e é um bom momento", destacou.


Sobre José Mourinho, o seu treinador em Londres, Matic reserva muitos elogios: "É muito especial, muito simples. Com poucas poucas palavras explica muito sobre o jogo. Às vezes nem precisa de dizer nada, os seus olhos dizem muito. Estou cá há pouco tempo, mas deu-me oportunidade para jogar e deu-me confiança".

Siqueira: «Importante o que temos feito este ano»

Siqueira: «Importante o que temos feito este ano»

BRASILEIRO DIZ QUE ÉPOCA ANTERIOR FOI DETERMINANTE

Dono e senhor da lateral esquerda do Benfica nesta fase final da temporada, o brasileiro Guilherme Siqueira destaca o que os encarnados têm feito em 2013/14, mas admite que os "quase-títulos" da época anterior foram determinantes para o que sucede agora na Luz.

"É uma coisa importante o que o clube tem feito neste ano. Conseguimos esquecer o que aconteceu no ano passado, mas acho que tem que tirar as coisas positivas dessa época. É claro que na final todos querem ganhar, mas para estar lá também tens de... chegar. Precisamos ressaltar o que o Benfica fez no ano passado. Chegamos à final da Liga Europa, chegamos bem até à fase final do campeonato, quase ganhámos... Futebol é resultado, mas precisamos ressaltar o que foi feito na última temporada", recorda o brasileiro, que nessa altura atuava pelo Granada.


Apesar do grande nível evidenciado, além dos recentes elogios de Scolari, Siqueira não comenta a seleção canarinha. "Não penso na seleção e agora garanti a cidadania espanhola, renunciei à italiana. Sou uma pessoa que não vê seleção, não olho... O trabalho bem feito no clube depois têm resultados e consequências. Pretendo estar bem no meu dia a dia para depois sim ver o que vai acontecer", acrescentou.

Jesus persegue o pleno que falhou Villas-Boas

Jesus persegue o pleno que falhou Villas-Boas

Ao empatar em Turim (0-0), o Benfica assegurou o passaporte para a final da Liga Europa e, nesse seguimento, mantém-se na corrida para fazer o pleno do campeonato nacional (já no bolso), taças domésticas e competição europeia.

Afinal, tal como lembra hoje o jornal "A Bola", e deixando de fora provas disputadas em apenas um jogo como as supertaças, apenas por uma vez no futebol português um treinador conseguiu esse pleno de triunfos, mais concretamente José Mourinho, em 2002/03, quando o FC Porto venceu o campeonato nacional, Taça de Portugal e Taça UEFA.

Villas-Boas esteve perto
Mas a verdade é que na temporada em que José Mourinho conseguiu esse feito com o FC Porto ainda não havia sido criada a Taça da Liga, prova que ampliou o cenário de conquistas para quatro provas numa temporada, sendo que, até hoje, apenas André Villas-Boas esteve perto de fazer o "Poker".

Foi precisamente na temporada 2010/11, quando um FC Porto orientado pelo actual técnico do Zenit de São Petersburgo venceu o campeonato nacional, Liga Europa e Taça de Portugal, apenas falhando a conquista da Taça da Liga. Veremos, agora, se Jorge Jesus consegue o pleno, sendo que faltará ao treinador de 59 anos levar o Benfica a superar "apenas" o Rio Ave (nas finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga) e o Sevilha (na final da Liga Europa).

Hélder Cristóvão e o dérbi: “Dignificar o percurso que temos feito”

Antevisão à 41.ª jornada

Hélder Cristóvão e o dérbi: “Dignificar o percurso que temos feito”

Na antevisão da 41.ª jornada da Segunda Liga, Hélder Cristóvão, em declarações à Benfica TV, assumiu a sua vontade de jogar ao ataque frente à equipa “leonina”. 

“Um dérbi é sempre um jogo apaixonante, que mexe com os adeptos e os jogadores. O empate seria vantajoso para o Benfica, mas não podemos encarar o jogo dessa forma. Vamos jogar para ganhar e dignificar todo o percurso que temos feito”, começou por dizer o técnico.

O principal objectivo foi cumprido. “O principal trabalho de uma equipa B é formar jogadores. Fizemos coisas boas esta época, mas o mais importante é o crescimento dos jogadores”, alertou o treinador da equipa B, acrescentando: “Agora que entrámos na recta final, vamos procurar ganhar os 2 jogos e acabar em grande.”

O jogo entre Sporting B e Benfica B realiza-se no próximo domingo dia 4 de Maio, pelas 16 horas, em Alcochete.

Duarte Gomes (Lisboa) nomeado para dirigir o Benfica – V. Setúbal, da 29ª jornada

Benfica – V. Setúbal, Duarte Gomes (Lisboa)

Já é conhecido o árbitro da 29ª Jornada da Liga Zon Sagres entre o Benfica e o Vitória Setúbal

Buffon: «Juventus não foi humilhada pelo Benfica»

Buffon: «Juventus não foi humilhada pelo Benfica»
DIZ QUE MERECIA MAIS MAS FELICITA AS ÁGUIAS

Gianluigi Buffon encarou com desportivismo a eliminação da Juventus em casa, diante do Benfica, nas meias-finais da Liga Europa. Para o experiente guarda-redes, os italianos mereciam ter passado mas não nem por isso deixam de reconhecer mérito aos encarnados.


"Defrontaram-se duas equipas equilibradas, embora merecessemos mais qualquer coisa. Foi tudo decidido nos detalhes. Não fomos humilhados nem colocados no nosso lugar. Jogámos de igual para igual. Parabéns aos portugueses pela passagem à próxima fase", referiu o capitão dos bianconeri, em declarações à "Sky Italia", ao mesmo tempo que mostrou confiança no regresso da grande Juventus europeia: "Temos o futuro nas nossas mãos para um novo assalto à Europa."

Jorge Jesus um homem viciado no trabalho

O que fazia Jorge Jesus durante a viagem de regresso a Lisboa, enquanto os seus jogadores festejavam o apuramento para a final?

Trabalhava.. o mister via um jogo de futebol e preparava possivelmente a final da Liga Europa. É por isso que ele é bem sucedido pois vive futebol 24 horas por dia. É impressionate e todas as pessoas que o conhecem pessoalmente dizem o mesmo "Jorge Jesus é mesmo viciado no trabalho".

Humor Benfiquista...

Última hora o jornal Record anuncia que Jorge Jesus vai jogar com a equipa de Futsal do SL Benfica contra o FC Porto na última jornada da Liga Zon Sagres.

Águias jogam como nunca

Águias jogam como nunca

Benfica tem actualmente 52 jogos disputados, mas é certo que ainda disputará mais cinco (dois para a Liga e as finais da Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga), o que lhe garantirá um total de 57 partidas e 5160 minutos(isto se as finais da Liga Europa e Taça de Portugal não tiverem prolongamento), naquilo que se traduz na época mais longa de sempre para os encarnados.

Afinal, tal como recorda o jornal "A Bola", o mais perto que o Benfica esteve destes números foi já na "Era Jesus", tanto em 2010/11 e 2012/13, quando os encarnados somaram um total de 56 jogos, ou seja, menos um do que sucederá em 2013/14.

Poucos atingiram a meia centena
Antes da chegada de Jorge Jesus, não foram muitas as temporadas em que o Benfica igualou ou suplantou os 50 jogos numa temporada, sendo que o melhor registo remontava a 1987/88, quando a equipa encarnada, orientada por Ebbe Skovdahl e, posteriormente, por Toni, somou 55 jogos, num registo potenciado por um campeonato nacional com 38 jornadas e pela presença dos encarnados na final da Taça dos Campeões, então perdida para oPSV (0-0 e 4-5 g.p.).

Para além desse registo, os outras temporadas em que o Benfica igualou ou suplantou a meia centena de jogos foi em 1991/92 (53 jogos com Sven-Goran Eriksson); 2004/05 (51 jogos com Giovanni Trapattoni); 1994/95 (50 jogoscom Artur Jorge); e 2007/08 (50 jogos com Fernando Santos e José António Camacho).

José Couceiro: «Benfica é a melhor equipa do momento»

José Couceiro: «Benfica é a melhor equipa do momento»
TÉCNICO ANTEVÊ DUELO DIFÍCIL NA LUZ

O treinador do V. Setúbal, José Couceiro, afirmou esta sexta-feira que o jogo de domingo com o Benfica, da 29.ª jornada (18 horas), "é um teste muito sério" para a equipa sadina.

"Este jogo, para nós, é um teste muito a sério. O Benfica está muito bem e não é por acaso que equipas como o Paris Saint-Germain, a Juventus, o FC Porto e o Sporting não conseguiram nem sequer empatar, perderam. Penso que o último empate do Benfica (em casa) foi em novembro com o Arouca", disse Couceiro, na conferência de imprensa em que fez a antevisão da partida.

O treinador dos sadinos garantiu que a equipa vai tentar fazer um bom jogo, mas reconheceu que não tem sido fácil pontuar no estádio da Luz, face ao valor do adversário.

"É evidente que sabemos que vamos defrontar a melhor equipa portuguesa do momento. É o novo campeão nacional. Sabemos que vamos ter um jogo difícil, porque o Benfica está confiante, está bem. Independentemente de quem joga, o Benfica tem demonstrado que tem qualidade", disse José Couceiro.

No entanto, o técnico não dá o jogo por perdido: "Mas nós temos objetivos. Eu disse que queríamos ficar nos oito primeiros e isso não está assegurado. O jogo para nós tem interesse competitivo, enquanto que para o Benfica não tem. Qualquer que seja o resultado, o Benfica será sempre o primeiro do campeonato".

O técnico sadino lembrou ainda que o V. Setúbal, além dos objetivos que ainda tem por cumprir, também tem a obrigação de se apresentar ao seu melhor nível, até porque os resultados da equipa sadina poderão influenciar o futuro de outras formações.

Questionado sobre a sua continuidade à frente do V. Setúbal, José Couceiro reafirmou que só haverá uma decisão no final do campeonato, mas garantiu que tem estado a trabalhar com a direção na preparação da próxima época desportiva.

Lima eleito o melhor jogador da Liga em abril

Lima eleito o melhor jogador da Liga em abril
PÓDIO SÓ COM JOGADORES DAS ÁGUIAS
O avançado brasileiro Lima, do Benfica, foi eleito o melhor jogador de abril na Liga, numa iniciativa da Liga Portuguesa e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Lima, que marcou os dois golos no triunfo das águias frente ao Olhanense, a 20 de abril, no dia em que o Benfica conquistou o seu 33.º título de campeão português de futebol, reuniu 13,25 por cento dos votos.

O pódio de abril é, aliás, formado apenas com jogadores do Benfica: Lima em primeiro, seguido do médio argentino Enzo Pérez (12,5% dos votos) e do avançado hispano-brasileiro Rodrigo (8,6%).

O Benfica teve um mês de abril pleno de triunfos no campeonato (vitórias frente ao Rio Ave, Arouca e Olhanense), além de se ter apurado para as finais da Taça de Portugal, Taça de Portugal e já no início de maio para a final da Liga Europa.

Lima, que sucede ao médio leonino William Carvalho, melhor jogador em março, receberá o troféu a anteceder o jogo entre Benfica e Vitória de Setúbal, da 29.ª jornada, a disputar domingo (18 horas), sob a arbitragem de Duarte Gomes.

A eleição para os melhores futebolistas da Liga é feita através de votação realizada pelo SJPF, pelos treinadores das competições e pelos adeptos registados no sítio oficial da Liga.

Benfica é o primeiro clube a chegar invicto à final

LIGA EUROPA

Benfica é o primeiro clube a chegar invicto à final

O clube das águias é a primeira equipa a alcançar a final da Liga Europa sem derrotas, de acordo com o site da UEFA. A final entre Sevilha e Benfica será também a primeira vez em que os finalistas carimbaram o seu passaporte a jogar fora.
Os dados apresentados pela UEFA referem-se apenas às últimas cinco épocas, desde que a competição passou a chamar-se Liga Europa.
Ainda de acordo com a UEFA, ao eliminar a Juventus, o Benfica tornou-se no primeiro clube a chegar de forma consecutiva à final desta competição. As águias são ainda o segundo clube a disputar duas finais, depois do Atlético de Madrid, que foi finalista e ganhou em 2009/10 e 2011/12.
O encontro Juventus-Benfica desta quinta-feira igualou, de forma menos positiva, outro recorde da Liga Europa: o de três cartões vermelhos num jogo. Já esta época, no jogo entre o Salzburgo e o Standard de Liège, do Grupo C, foi registado o mesmo número de expulsões diretas.
A UEFA refere também que a Liga Europa tem sido dominada pela Península Ibérica. O Benfica é a quarta equipa portuguesa a estar na final (sendo que repete a presença da época passada) - as outras duas são FC Porto e Sp. Braga, que lutaram pela taça em 2010/11. O Sevilha é também o quarto conjunto espanhol na final da Liga Europa, depois de Athletic Bilbao e Atlético de Madrid, que bisou.

O único país intruso neste domínio ibérico é Inglaterra, com a presença na final de Fulham (derrotado pelo Atlético em 2009/10) e Chelsea, que bateu o Benfica na última época.

Benfica vai ser quinto e coloca Portugal em quarto

"RANKING" DA UEFA

Benfica vai ser quinto e coloca Portugal em quarto

Benfica vai arrancar para 2014/15 como a quinta melhor equipa na hierarquia da UEFA. Portugal também sobe e vai passar a ser quarto classificado.
O apuramento do Benfica para a final da Liga Europa, ao eliminar a Juventus nas meias-finais (2-1 na Luz, 0-0 em Turim), permitirá ao clube da Luz reforçar a sua melhor classificação de sempre na hierarquia da UEFA, passando a ser o quinto melhor clube da lista.
O Benfica chegou aos 128.426 pontos, a apenas 0.523 do Manchester United, mas já tem garantido que "saltará" para o quinto lugar, ora em caso de triunfo na final da Liga Europa, ora já na projecção para 2014/15, em que a pontuação do "ranking" será atualizada para números que beneficiam o clube da Luz.
A lista é liderada pelo Real Madrid (159.456) e o "top 10" é encerrado pelo FC Porto (105.256), que vai cair na abertura do "ranking" em 2014/15, mas já tem garantido que, tal como o Benfica, integrará o pote 1 da Liga dos Campeões, caso chegue à fase de grupos.
O Benfica, importa referir, beneficia do facto de a UEFA não distinguir as pontuações na Liga Europa e na Liga dos Campeões. Os encarnados, sendo o clube do "top 10" que mais tempo passa na Liga Europa, em detrimento da Champions, aproveitaram para ficar apenas atrás de Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique e Chelsea.

O futebol português também conta com boas notícias, pois Portugal vai superar Itália e chegar ao quarto lugar da hierarquia europeia, só superado por Espanha, Inglaterra e Alemanha. Em termos práticos, porém, nada muda nas vagas para as competições europeias. No início de 2015/16 haverá duas equipas na fase de grupos da Champions, uma no "play-off", uma na fase de grupos da Liga Europa (vencedor da Taça de Portugal), outra no "play-off" e outra na terceira pré-eliminatória.

Benfica só ganha finais europeias a espanhóis

Benfica só ganha finais europeias a espanhóis
Barcelona e Real Madrid foram as vítimas na década de 60. Depois, só derrotas contra italianos, ingleses, belgas e holandeses

Apenas duas finais europeias ganhas em nove não é o melhor registo, mas, se olharmos para a nacionalidade dos adversários, o Benfica tem aqui um bom prenúncio: contra equipas espanholas, os encarnados ganham sempre.
Primeiro Barcelona, em 1960/61, e depois Real Madrid, em 1961/62, foram as vítimas do Benfica bicampeão europeu de Béla Gutmann.
A partir daqui, só derrotas. Com os italianos Milan, em 1962/63 e em 1989/90, e Inter de Milão, em 1964/65; com os ingleses Man. United, em 1967/68, e Chelsea, em 2012/13; com os belgas Anderlecht, em 1982/83; e com os holandeses PSV Eindhoven, em 1987/88.

À décima final europeia, o Benfica vai agora voltar a encontrar uma equipa espanhola, o Sevilha.

As dez finais do Benfica na Europa :

1960/61, Taça dos Campeões (Berna): Benfica-Barcelona, 3-2

1961/62, Taça dos Campeões (Amesterdão): Benfica-Real Madrid, 5-3

1962/63, Taça dos Campeões (Londres): Benfica-Milan, 1-2

1964/65, Taça dos Campeões (Milão): Benfica-Inter Milão, 0-1

1967/68, Taça dos Campeões (Londres): Benfica-Manchester United, 1-4 ap

1982/83, Taça UEFA: Benfica-Anderlecht, 0-1 e 1-1

1987/88, Taça dos Campeões (Estugarda), Benfica-PSV Eindhoven, 0-0 (5-6 gp)

1989/90, Taça dos Campeões (Viena): Benfica-Milan, 0-1

2012/13, Liga Europa (Amesterdão): Benfica-Chelsea, 1-2


2013/14, Liga Europa (Turim): Benfica-Sevilha, 14 de maio

Como o Benfica aprendeu a ganhar à italiana

Como o Benfica aprendeu a ganhar à italiana

Elogio da estratégia de Jorge Jesus

O mais importante primeiro: o que o Benfica conseguiu em Turim foi fantástico e entrou diretamente para a galeria de noites inesquecíveis das equipas portuguesas na Europa. Jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos, todos estão de parabéns. Os jogadores no início da lista, claro, afinal foram eles que deixaram o corpo e a alma.

Dito isto, o Benfica encontrou o final feliz numa das noites em que menos jogou. Os números ajudam a compreender o que se passou: 37 por cento de posse de bola, apenas quatro remates (só um à baliza) contra 19 (sete à baliza) da Juventus e 320 passes, contra 554 dos italianos.

No pior jogo do Benfica esta época, em Paris, a equipa de Jesus teve um pouco menos de bola (35 por cento), mas permitiu muito menos remates (12, nove deles à baliza) e fez mais: nove, quatro à baliza. Quanto a passes, 425, contra 930 do adversário. Claro que os jogos foram muito diferentes. Em Paris a bola entrou três vezes na baliza, e depressa. Em Turim andou perto, mas o facto de ter passado ao lado, mais a expulsão de Enzo, permitiu que o Benfica se mantivesse lá atrás.

Se trago estes números não é para tentar embirrar. Longe disso, até porque seria estúpido. A ideia é precisamente salientar o que o Benfica evoluiu.

Entre Paris e Turim, entre outubro e maio, Jorge Jesus alterou seis jogadores. Matic saiu, Fejsa está lesionado, Maxi Pereira entrou para o lugar de André Almeida. Djuricic há muito que perdeu o comboio. Cardozo é hoje suplente e na baliza joga Artur. Além disto, Enzo voltou ao meio, o que não é um detalhe.

São muitas alterações, mas creio que os nomes nem são o mais importante.

O Benfica 2013/14 é a melhor equipa de Jorge Jesus. Não por ter os melhores jogadores, por marcar mais golos ou por praticar o futebol mais empolgante e esmagar os adversários. Este Benfica é o melhor porque o treinador aprendeu, e os jogadores com ele, que existem diferentes formas de vencer uma partida de futebol. Não apenas uma.

Em Turim, o Benfica só jogou 20 minutos como desejava. Os primeiros 20. Quase tudo o resto foi sofrimento e muito rigor.

Só foi possível chegar ao fim a sorrir porque esta época os «encarnados» têm uma defesa forte (aquele ideia antiga segundo a qual se começa a construir a partir da baliza...), médios muito bons taticamente (o que se nota especialmente quando jogam Ruben Amorim e Fejsa) e porque a dinâmica é feita a partir dos homens da frente e não com o envolvimento de sete ou oito jogadores, como no passado. Ou seja, mesmo quando ataca, o Benfica não se desequilibra.

Na Luz, o Benfica poderia ter tentado jogar de outra forma. Mas foi inteligente. Reconheceu as suas limitações e o poder do adversário e partiu daí para vencer a Juventus.

O outro Benfica, aquele que goleava e empolgava os adeptos, talvez não tivesse vencido esta eliminatória. Não por falta de valor, que o tinha, mas por estar menos preparado para enfrentar desafios como o de Turim e os que teve pela frente nos dois jogos recentes com o FC Porto. E por se expor muito mais. Aliás, só por ser hoje um conjunto mais matreiro, mais unido e mais equilibrado foi possível ao Benfica lembrar à Juventus como se ganha à italiana.

Aliás, ouvir Conte, o treinador da Juventus, acusar o Benfica de antijogo e pressão sobre a UEFA é a declaração (absurda, entenda-se) da época. E um elogio a Jorge Jesus e à estratégia escolhida para esta eliminatória.

Bilhetes para a final da Liga Europa são pessoais e intransmissíveis

Bilhetes para a final da Liga Europa são pessoais e intransmissíveis


UEFA lança nota informativa no site oficial a avisar adeptos

A UEFA lançou esta sexta-feira uma nota informativa no site oficial a avisar todos os adeptos que os bilhetes para a final da Liga Europa, que se vai realizar dia 14 de maio em Turim, «são pessoais e intransmissíveis».
«Durante o processo de candidatura, os adeptos são obrigados a fornecer os seus dados pessoais. Portanto, todos os bilhetes são personalizados e estão ligados ao nome e aos dados fornecidos durante o processo de candidatura», pode ler-se.
Ora por isso os bilhetes adquiridos não podem ser passados a outra pessoa ou vendidos, sob pena do comprador do bilhete no mercado negro ficar à porta do estádio.
«Haverá verificações de segurança no Juventus Stadium e os portadores de bilhetes que não se tiverem previamente cadastrados - ou cuja identificação não coincidir com os dados pessoais impressos, escritas ou gravados eletronicamente no bilhete - terão a entrada recusada», acrescenta a nota.
«Mesmo que o nome do comprador original não esteja impresso no bilhete, ele será registado eletronicamente no código de barras e verificado se coincide com a identificação da pessoa que detém esse tipo de bilhete nos portões do estádio.»

Galderisi diz que Conte exagerou, Baresi evoca Eusébio

Galderisi diz que Conte exagerou, Baresi evoca Eusébio

Giuseppe Galderisi, treinador italiano do Olhanense, e Franco Baresi, antigo jogador do Milan, falaram do embate entre Juventus e Benfica que confirmou o apuramento dos encarnados para a final da Liga Europa.

«Não penso que o Benfica tenha sido superior à Juventus. Jorge Jesus antecipou um jogo decisivo com uma boa defesa mas também soube atacar. Passou o Benfica porque ganhou vantagem no jogo em casa enquanto a Juve não conseguiu bater Oblak», disse em declarações ao Itasportpress.it, antes de se pronunciar sobre as críticas de Antonio Conte ao estilo de jogo defensivo dos encarnados. 

«Conte exagerou porque o Benfica não é uma má equipa. O árbitro deu oito minutos de compensação mas não foi suficiente para incomodar o equilíbrio. Lamento que a Juventus tenha sido eliminada mas sabia que tinham de fazer uma eliminatória perfeita.»

Já Franco Baresi utilizou o Twitter para comentar a proeza da equipa orientada por Jorge Jesus em Turim: «O espírito do mítico Eusébio esteve sempre com o Benfica.»

Ter Markovic e perder Artur

Ter Markovic e perder Artur

O departamento jurídico do Benfica avaliou a possibilidade de contestar a expulsão do sérvio, sabendo que a eventual despenalização de um implica a abertura de um processo ao outro jogador.
O departamento jurídico do Benfica avaliou a possibilidade de apresentar um protesto ao Comité Disciplinar da UEFA, relativamente à expulsão de Markovic, ao minuto 89 do embate com a Juventus. À luz dos regulamentos, os encarnados poderiam avançar se considerassem ter existido um "erro óbvio do árbitro", neste caso por "má identificação de um jogador", uma vez que Vucinic - também ele expulso no seguimento da mesma confusão - veio a público confirmar que o problema nunca foi com o avançado do Benfica, mas sim com Artur. E foi este, pois, um dos principais focos de ponderação por parte dos responsáveis encarnados, que podem oficializar nas próximas horas a decisão tomada

Festa preparada para receber os campeões

Festa preparada para receber os campeões
VÁRIAS INICIATIVAS COM V. SETÚBAL
Há duas semanas o Estádio da Luz lotou para o Benfica conquistar o seu 33.º título, e há fortes hipóteses que o cenário se venha a repetir no próximo domingo, na partida com o V. Setúbal. A direção do clube encarnado está a promover uma série de iniciativas de forma a homenagear não só os jogadores mas também os adeptos.

O grande objetivo dos responsáveis das águias é garantir que o plantel vai ser devidamente homenageado, não só pela conquista do título, mas também pelas presenças nas finais da Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. De forma a dar um colorido especial a este incentivo, o Estádio da Luz vai acolher numerosos pontos onde os adeptos interessados podem pintar o respetivo cabelo de vermelho. Mais tarde, já no interior do recinto desportivo, vão ser distribuídas bolas e cachecóis pelas bancadas.

O apito inicial da partida também será antecedido por uma gigantesca coreografia que pretende salientar os feitos alcançados pelo plantel principal na presente temporada. Para garantir que todas estas iniciativas serão um sucesso, a direção do Benfica solicita a todos os espectadores que cheguem cedo à Luz de forma a poderem participar em todas as atividades que estão a ser planeadas.

Despedida

O embate com os sadinos será o derradeiro desafio que o Benfica vai realizar no seu reduto na presente temporada. Após o encontro de domingo, as águias vão disputar mais um jogo no campeonato, no Estádio do Dragão. Antes, já na próxima quarta-feira, a equipa desloca-se a Leiria onde vai procurar a sua quinta Taça da Liga, diante do Rio Ave.

Após o duelo com os dragões segue-se a final da Liga Europa, em Turim, diante do Sevilha. A época terminará a 18 de maio, no Jamor, com novo jogo com o Rio Ave.

Paulo Lopes pode conquistar a faixa

• Aos 35 anos, Paulo Lopes ainda não tem qualquer título no seu currículo, mas esta realidade pode alterar-se já no domingo. Com o título já assegurado, é expectável que Jesus faça várias alterações na equipa, não só para poupar os jogadores mais utilizados, mas também para permitir que todos os elementos do plantel garantam a sua faixa de campeão. É este o caso de Paulo Lopes, um guarda-redes formado na Luz que pode assim participar na edição do campeonato que culminou no 33.º título das águias. Convém lembrar que Steven Vitória ainda não tem minutos disputados no campeonato mas, fruto do cartão vermelho visto no passado domingo, não vai entrar no leque de opções. O central só poderá ser campeão na última jornada, diante do FC Porto.

Maradona satisfeito pelas águias

Maradona satisfeito pelas águias
GARANTIA DO ADVOGADO DO MÍTICO EL PIBE
Diego Maradona “ficou contente por ver o Benfica seguir em frente” na Liga Europa e apurar-se para a final. A garantia foi dada pelo advogado do astro argentino, Angelo Pisani, a Record.

O antigo internacional pelo país das pampas esteve na tribuna do Juventus Stadium, a convite da vecchia signora. Na formação de Turim jogam dois amigos de Maradona, Tévez e Osvaldo, mas a Juventus era o rival do Nápoles, onde brilhou o argentino.

“Maradona ficou contente por ver o Benfica seguir em frente. Foi a melhor equipa, mereceu-o. Jogou muito bem. Não destacou nenhum jogador em especial, mas toda a equipa. É muito boa, muito bem organizada e orientada”, garantiu o advogado.

Pisani lembrou que “Diego é napolitano” e, como tal, “não torce pela Juventus”. “Tem dois amigos na equipa, Tévez e Osvaldo, mas os outros nove não são e o clube também não é amigo... Pelo menos no Benfica havia mais argentinos: Garay, Enzo Pérez, Gaitán e Salvio. Por isso, ficou feliz por ver o Benfica na final”, acrescentou.

Maradona, que ontem viajou para o Dubai, ainda não sabe se estará no Estádio da Luz para assistir à final da Liga dos Campeões, entre Real e Atlético Madrid, dia 24. “Ainda não sabe. Final da Liga Europa em Turim? Também não...”

Simon Zoller observado pelas águias

Simon Zoller observado pelas águias
SEGUNDO DISSE O TREINADOR DO COLÓNIA
O treinador do Colónia, o austríaco Peter Stöger, afirmou ontem que o Benfica poderá estar interessado em garantir os serviços de Simon Zoller, possante avançado, de 22 anos, que representa, atualmente, o Kaiserslautern, emblema que milita na 2.ª divisão da Alemanha.

“Ouvi dizer que o Benfica está interessado nele”, afirmou Peter Stöger, de 48 anos, em declarações à imprensa germânica, considerando Zoller “um jogador muito bom”. O nome do emblema da Luz surgiu, refira-se, quando o técnico do Colónia foi questionado sobre a possibilidade de o ponta-de-lança reforçar a equipa na próxima temporada. Segundo informações recolhidas pelo nosso jornal, as águias, de facto, observaram o jogador, mas a verdade é que a distância entre Kaiserslautern e o Seixal ainda é alguma...

Goleador

Com grande parte da formação realizada ao serviço do Karlsruher (começou no SSV Ulm 1846), Simon Zoller soma, em 2013/14, 29 encontros oficiais com a camisola doKaiserslautern – 27 no campeonato e dois na Taça da Alemanha.

Faro pelo golo não falta ao jovem atacante de 1,79 metros e 70 quilos, que já fez o gosto ao pé por 13 ocasiões na 2. Bundesliga e por duas vezes na Taça da Alemanha.

Capas do Dia 04 Maio 2014