segunda-feira, 3 de março de 2014

Liga: O momento da 21ª jornada

Liga: o momento da 21ª jornada

O golo de Gaitán no Restelo

Ainda não estávamos refeitos do momento de genialidade contra o PAOK, em que marcou um autêntico «livre à Panenka», e eis que Nico Gaitán voltou a surpreender com um grande golo no campeonato, desta feita contra o Belenenses.

O golo do argentino não é só o momento da jornada pelo facto de ter dado a vitória ao Benfica, mas em cima de tudo porque se trata de mais uma demonstração de qualidade do jogador encarnado, que passou em velocidade por vários jogadores e picou a bola por cima de Matt Jones, fazendo a bola encaminhar-se para o fundo da baliza.

O Belenenses viria a reclamar da arbitragem, devido a um golo mal validade, mas o que fica para a história é a vitória da formação orientada por Jorge Jesus, que segue imparável na liderança. Desta vez por obra e graça de Gaitán.

Bruno Lopes quer surpreender Benfica na Luz

Bruno Lopes quer surpreender Benfica na Luz

Bruno Lopes aposta em surpreender o Benfica na Luz, à semelhança do que já aconteceu com o FC Porto, no Dragão. O avançado brasileiro, de 27 anos, confessa que seria «especial» marcar na Luz, mas reconhece que o Benfica está mais forte.

Poucos benfiquistas esquecem o empate a um golo que o Estoril arrancou no Estádio da Luz, em Maio de 2013 e que colocou irremediavelmente em causa, para os encarnados, a conquista do título nacional.
Só que neste momento, «o Benfica está mais forte do que na época passada, mais maduro e mais forte até do que na primeira volta». A convicção é de Bruno Lopes, avançado do Estoril Praia, que falou à TSF sobre o encontro da jornada 22, domingo às 17 horas no Estádio da Luz.
O jogador estorilista lembra que a equipa da Amoreira tem uma palavra a dizer, já que atravessa «o melhor momento da temporada.»
«Vamos procurar mais uma vez fazer história, mantendo a nossa identidade». Bruno Lopes aposta «em surpreender o Benfica», tal como já aconteceu com o FC Porto, no Estádio do Dragão. «Há sempre a possibilidade de ganharmos ou tirar pontos».
«Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, com o Benfica a jogar em casa, sabemos que a equipa deles tem jogadores de qualidade», salienta Bruno Lopes. E olha a esse propósito para os desempenhos individuais de Gaitán e Markovic, que têm assinado golos de «autor» decisivos.

Benfica regista prejuízo de 15,9 milhões de euros

Benfica regista prejuízo de 15,9 milhões de euros

Ganhos obtidos com as vendas de Matic, André Gomes e Rodrigo, no mercado de Inverno, ainda não foram contabilizados.
A SAD do Benfica informou, na última sexta-feira, que obteve um resultado líquido consolidado negativo de 15,9 milhões de euros, no primeiro semestre 2013/14. Trata-se de um valor “influenciado pelos resultados obtidos com atletas”, que não inclui os ganhos com as vendas de Matic, Rodrigo e André Gomes, no mercado de Inverno de 2014.

No relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a SAD benfiquista explicou que o valor de 15,9 milhões de euros negativos “está significativamente influenciado pelos resultados obtidos com atletas, que tiveram um impacto negativo comparativamente com o valor positivo de 25,2 milhões de euros registado no 1.º semestre de 2012/2013”.

A SAD benfiquista utilizou a mesma justificação perante o resultado operacional negativo de 6,2 milhões de euros: “[Este resultado] Foi fortemente influenciado pelo resultado obtido com transacções [no caso, aquisição de passes] de atletas, dado que sem considerar esse tipo de operações, o resultado da actividade do Grupo é positivo.”

As vendas de Matic ao Chelsea e de André Gomes e de Rodrigo a um fundo foram realizadas durante o mercado de Inverno deste ano e, por isso, não foram contabilizadas no exercício. Algo que, segundo o mesmo relatório, poderia colmatar o resultado negativo, pois os “ganhos obtidos [com estas transferências] superam” os 15,9 milhões de euros.

Pela primeira vez, a Benfica TV – adquirida no final do exercício anterior - fez parte da demonstração de resultados dos “encarnados”: “Os rendimentos operacionais consolidados, excluindo as transacções de atletas, atingiram os 50,7 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 14,3% face aos 44,3 milhões de euros apresentados no período homólogo, sendo esta variação principalmente justificada pelo aumento das receitas de televisão.”

No que diz respeito aos gastos operacionais, e excluindo mais uma vez as transacções de atletas, a SAD do Benfica revelou que se aproximaram dos “50 milhões de euros, o que equivale um crescimento de 25,4% face ao período homólogo”. Trata-se de uma variação que o clube justifica “pelo impacto de 5 milhões de euros com a inclusão da Benfica TV no perímetro de consolidação da Benfica SAD e pelo aumento de 3,7 milhões de euros ocorrido nos gastos com pessoal da Benfica SAD, essencialmente justificado pelo aumento da massa salarial do futebol profissional”.

O activo consolidado do Benfica situa-se, ainda de acordo com o mesmo relatório, nos 410,8 milhões de euros, “o que corresponde a um decréscimo de 1,4% face aos 416,7 milhões” obtidos a 30 de Junho do ano passado. Já o passivo consolidado corresponde a 449,8 milhões de euros, o que equivale a “um aumento de 2,1%“, relativamente ao final do exercício de 2012/2013.

Desta forma, os capitais próprios consolidados, a 31 de Dezembro de 2013, são negativos em 38,9 milhões de euros, um valor que se deve, em grande parte, ao resultado líquido obtido no semestre.

Oliver Kreuzer: «Rendimento de Ola John tem sido muito baixo»

Oliver Kreuzer: «Rendimento de Ola John tem sido muito baixo»
OLIVER KREUZER, DIRIGENTE DO HAMBURGO, ADMITE QUE O CLUBE ALEMÃO ESPERAVA MAIS DO EXTREMO

O diretor-técnico do Hamburgo, Oliver Kreuzer, revelou esta segunda-feira a sua insatisfação para com o rendimento de Ola John e Oasim Bouy, dois jogadores que estão cedidos ao clube germânico por Benfica e Juventus, respetivamente. Kreuzer criticou mesmo a prestação do jogador dos encarnados, que tem ficado abaixo das expectativas.

"Esperávamos mais dele. O rendimento tem sido muito baixo", afirmou o dirigente, ao jornal alemão "Bild".

Recorde-se que as águias emprestaram o internacional holandês ao emblema da Bundesliga até ao final da temporada, após uma parca utilização na Luz na primeira metade da época.

Gaitán no onze sul-americano da semana do jornal 'Marca'

Gaitán no onze sul-americano da semana do jornal 'Marca'

O argentino do Benfica também é destaque em Espanha.
Os dois golos que Nico Gaitán marcou esta semana, ao PAOK e ao Belenenses, valeram-lhe a presença no onze sul-americano da semana do jornal espanhol 'Marca'. O diário desportivo descreve a semana do argentino como "sensacional". "Marcou um golaço na Liga Europa e terminou a semana com o único golo da vitória sobre o Belenenses", pode ler-se, ainda, na avaliação apresentada.

Gaitán tem companhia de peso nesta equipa de sonho da semana e faz companhia no ataque a Carlos Tévez, da Juventus. Nota para a presença do lateral direito Zabaleta, que venceu a Taça da Liga de Inglaterra, ao serviço do Manchester City.

Onze sul-americano da semana para o jornal 'Marca':
Keylor Navas (Levante), Zabaleta (Manchester City), Dante (Bayern Munique), Zambrano (Eintracht Frankfurt) e Marcelo (Real Madrid); Biglia (Lazio), Gargano (Parma), Ruiz (PSV) e Lucas Moura (PSG); Gaitán (Benfica) e Tévez (Juventus).

Telma Monteiro e o ouro: “Boa competição e fiz bons combates”

Judoca venceu na Polónia

Telma Monteiro e o ouro: “Boa competição e fiz bons combates”

A judoca do Sport Lisboa e Benfica, Telma Monteiro, em declarações proferidas à Benfica TV, analisou a sua prestação no Open Europeu de Varsóvia, onde conquistou a medalha de ouro na categoria de -57kg.

“Foi uma boa competição e fiz bons combates. Pus em prática coisas que tenho treinado, mas há aspectos em que posso melhorar. Foi bom”, apontou.

Sobre as oponentes no tapete, teceu o seguinte comentário: “As adversárias eram relativamente fortes. Umas com mais experiência do que outras, mas correu tudo bem.”

Conquistado o ouro em Varsóvia, é tempo de olhar em frente e a próxima competição é o Europeu. “A próxima competição é o Campeonato da Europa e vou continuar a trabalhar para chegar bem”, garantiu.

O Campeonato da Europa terá lugar em Montpellier, de 24 a 27 de Abril.

António Figueiredo: «Título não fugirá»

António Figueiredo: «Título não fugirá»
VANTAGEM DÁ CONFIANÇA AO EX-DIRIGENTE
O antigo director do futebol do clube da Luz está convicto que o Benfica será o futuro campeão.
António Figueiredo está convicto que, esta temporada, o título de campeão não fugirá ao Benfica: “Estou convicto que este ano não só pela força que a equipa está a demonstrar e pela qualidade do seu futebol, o campeonato não fugirá e para os benfiquistas é o fundamental. O que vier por acréscimo será bem-vindo”.
Domingo há um Benfica-Estoril, um jogo que diz muito a António Figueiredo que já representou os dois emblemas. O antigo dirigente dá maior favoritismo aos encarnados que dificilmente vão perder este campeonato. O ex-director do futebol dos encarnados ouvido pelo jornalista da Antena 1, Mário Rui, vê mérito na época do Benfica mas também reconhece que sobretudo o FC Porto não tem estado à altura.
António Figueiredo vê mérito do Benfica e demérito dos adversários
O antigo director dos encarnados considera que o Benfica está a jogar bem e a beneficiar da fraqueza do FC Porto.

O conhecido benfiquista ainda reconhece: “Em relação ao ano passado o Benfica tem menos pontos por esta altura mas seja como for está a praticar um bom futebol e o grau de exigência é menor pelo demérito dos adversários”.

Markovic eleito o melhor jogador de janeiro/fevereiro

Markovic eleito o melhor jogador de janeiro/fevereiro
SÉRVIO FICOU À FRENTE DE EVANDRO E ENZO PÉREZ
O extremo sérvio Lazar Markovic foi eleito o melhor jogador do mês da Liga em janeiro/fevereiro, anunciaram esta segunda-feira a Liga de clubes e o Sindicato dos Jogadores (SJPF).

O jogador encarnado, de 20 anos, recebeu 24,5 por cento dos votos, tendo batido o médio Evandro, do Estoril, que teve 12,45 por cento, e o seu colega de equipa Enzo Pérez, que foi terceiro com 11,48.

O troféu, uma iniciativa do SJPF e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), vai ser entregue a Markovic no encontro entre o Benfica e o Estoril, da 22.ª jornada do campeonato, que está agendado para 9 de março, no Estádio da Luz.

A eleição é feita através da votação realizada pelo SJPF, pelos treinadores das competições e pelos adeptos registados no sítio oficial da Liga.

Lima homenageado em festejos de Carnaval

Lima homenageado em festejos de Carnaval

Monte Alegre, localidade brasileira que há 30 anos viu nascer Lima, aproveitou os festejos do Carnaval para homenagear o filho da terra.

O avançado do Benfica foi o escolhido para abrilhantar o desfile da Mocidade Unida do Curaxi, no passado sábado.

Maristela Lima, mãe do goleador das águias, não escondeu o orgulho.

«Tudo o que eu disser sobre ele será pouco. Ele representa muito não só para mim, como mãe, mas também para o futebol do Pará e principalmente para a cidade de Monte Alegre», disse, citada pelo site Globoesporte.

«Ninguém está preparado para o fim da carreira»

«Ninguém está preparado para o fim da carreira»

Nuno Gomes admite que a vida de um jogador de futebol profissional sofre uma interrupção abrupta quando termina o percurso dentro de campo. Aos 37 anos está na altura da estrela seguir um novo rumo

Nuno Gomes ainda não diz com as letras todas que deixou de jogar futebol. Vai reconhecendo que está sem jogar há seis meses, mas é uma evidência que aos 37 anos a sua carreira como jogador terá terminado. Reconhece que ainda não sabe o que vai fazer, mas seguramente algo ligado ao futebol. Pelo meio, aproveita para dizer que nenhum futebolista está preparado para o fim e por isso entende que surjam casos de depressão ou outros problemas.

«Faz parte da vida do jogador aprender a lidar com o fim da carreira. Acho que ninguém está preparado, por muito que se vá mentalizando nos últimos anos de carreira que essa hora está a chegar, acho que ninguém está preparado porque é uma mudança muito brusca. Ou o jogador consegue de um dia para o outro arranjar alguma coisa para fazer e não estar muito tempo inativo, ou então a situação pode deixar danos», explicou em exclusivo ao Maisfutebol no final de uma conferência sobre morte súbita no desporto, que decorreu em Lisboa.

São muitos anos de ligação ao futebol, uma carreira com despedimento forçado e sem perspetivas reais à vista. Nuno Gomes começou o seu percurso profissional no Boavista, no longínquo ano de 1994/95. Passou pelo Benfica, pela Fiorentina, Sp. Braga e Blackburn Rovers. Foi figura na Seleção, conquistou títulos e esteve desde muito cedo sob os holofotes da fama.

Após a sua primeira experiência como orador, durante a conferência internacional «Leaping Forward», ainda ajeita o blazer enquanto vai respondendo sobre o que sabe.

«Não é fácil ao fim de vinte e tal anos de carreira de um momento para o outro não continuar a fazer o que estava a fazer. Não deixa de ser uma mudança muito brusca e não deixa de poder haver o risco de depressões», admite, acrescentando:

«Neste momento estou sem jogar, vamos ver o que irei fazer daqui para a frente, mas o facto de estar parado há alguns meses deu-me a conhecer essa realidade. Felizmente tenho feito muita coisa para ocupar o meu tempo, mas acredito que haja casos de jogadores que terminam a carreira e depois não têm nada para fazer, é mesmo assim, o que pode causar muita depressão e muita dor de casa. Devia haver, se calhar, uma pré-preparação para esse dia que nenhum jogador gosta que chegue».

Depois de terminar o contrato de uma época com o Blackburn Rovers, Nuno Gomes ficou sem clube e agora espera poder encontrar uma solução, embora não queira abrir o jogo: «Aquilo que eu fazer dentro em breve será público, estarei ligado ao futebol com certeza».
Mais nervoso do que num estádio
Nuno Gomes foi um dos oradores convidados para o simpósio sobre morte súbita no desporto, que integrou o congresso médico «Leaping Forward», que teve lugar no Hospital da Luz, em Lisboa, e que foi organizado pela Espírito Santo Saúde.

Ao lado de Fernando Santos e vários médicos de renome mundial partilhou experiências pessoais e falou do caso de Miklos Fehér, com quem jogou no Benfica. Disse ter ficado mais nervos perante este tipo de plateia do que quando entrava num Estádio com milhares de pessoas.

«Fui convidado pela empresa organizadora deste congresso e decidi aceitar, também por aquilo que me foi pedido, que era a visão do jogador neste tema da morte súbita e também porque foi num ambiente um pouco descontraído que o fiz, porque não é de todo a minha área e não são técnicas que eu domino. Como disse lá dentro sinto-me mais confortável num estádio cheio de pessoas do que propriamente ter de falar para uma plateia com médicos tão conceituados», explicou.

Segundos depois de ter dito que ainda não sabia o que fazer no futuro, admitiu estar disponível para agarra oportunidades. «Foi a primeira vez e era uma questão de oportunidade e quando nos é pedido para transmitir aquilo que nós sentimos como jogadores para nós torna-se fácil explicar, porque é a nossa vida».

A vida de futebolista já é passado, resta saber quais serão os próximos passos de Nuno Gomes

Diga 55: ainda se lembra da última vez que o Benfica não marcou?

Diga 55: ainda se lembra da última vez que o Benfica não marcou?

Encarnados numa das melhores séries de sempre na História da Liga

Sabe o que aconteceu a 9 de abril de 2012? Foi nesse dia que, pela última vez, o Benfica ficou em branco na Liga. Daí para cá, os encarnados somam 55 jornadas consecutivas a marcar, um dos melhores registos da sua História e, também o quarto melhor em todas as edições da Liga.

Foi em Alvalade que a equipa de Jorge Jesus chegou ao fim de um jogo do campeonato com o marcador a zero. Um penálti convertido por Van Wolswinkel ditou a vitória do Sporting, por 1-0, a última dos leões em dérbis. Daí para cá, o Benfica teve 43 vitórias, 10 empates e duas derrotas: no Dragão, na época passada, e nos Barreiros, na primeira jornada desta edição da Liga. Em todos esses jogos, o Benfica marcou pelo menos uma vez. Aliás, nos 141 jogos para a Liga na era Jorge Jesus, apenas em sete ocasiões os encarnados ficaram em branco.

A série em curso, prolongada neste domingo com o golaço de Gaitán, no Restelo, valeu 125 golos aos encarnados (média de 2,27 por jogo) contra apenas 35 sofridos (0,63 por jogo), números que não chegaram para conquistar o título de campeão na época passada, mas que sustentam a melhor sequência goleadora dos últimos 49 anos.
É preciso recuar até 17 de janeiro de 1965 para encontrar um registo melhor: foi essa a data em que um empate (0-0) diante do Lusitano de Évora pôs fim ao ciclo de 57 jornadas consecutivas a marcar para o Benfica. A sequência, alimentada pelos golos de Eusébio, José Torres, José Augusto e companhia, durou mais de dois anos: começou em dezembro de 1962, depois de um outro empate a zero, na visita ao Leixões.
Numa altura em que o campeonato tinha apenas 14 equipas, o registo – coroado com três títulos seguidos para a Luz entre 62/63 a 64/65, as temporadas envolvidas – é impressionante. Mas não tanto como o conseguido entre 5 de maio de 1946 e 17 de outubro de 1948, período em que o Benfica esteve 59 jornadas seguidas a marcar. Entre uma derrota por 1-0 no Restelo e um desaire pela mesma margem na Covilhã, o Benfica, treinado por Janos Biri, Lipo Herzcka e Ted Smith esteve dois anos e meio a faturar. Ao contrário do sucedido nos anos 60, a sequência não valeu qualquer título, mas sim quatro segundos lugares consecutivos, atrás de Belenenses e Sporting.
Refira-se, entretanto, que o Benfica não tem o exclusivo destas séries com mais de 50 jornadas consecutivas a marcar: o Sporting foi a primeira equipa a conseguir um registo destes, também com 57 jogos seguidos, entre a primeira jornada da edição inaugural da Liga (20 de janeiro de 1935) e uma derrota no dérbi com o Benfica (0-1), quase quatro anos depois, em janeiro de 1939. Tal como no caso dos encarnados, a série não valeu qualquer título de campeão. Mas é, ainda hoje, a mais prolongada no tempo na história do futebol português, quatro anos praticamente completos.

O Benfica está a quatro jogos de atingir o seu recorde de 59 partidas a marcar na Liga. Seguem-se no calendário a receção ao Estoril, a visita ao Nacional, a Académica na Luz e a viagem a Braga.

As melhores séries de jogos consecutivos a marcar
Benfica, 59 jornadas entre 5/5/1946 e 17/10/1948
Benfica, 57 jornadas entre 23/12/1962 e 17/1/1965
Sporting, 57 jogos seguidos, entre 20/1/1935 até 15/1/1939
Benfica, 55 jogos seguidos, entre 9/4/2012 e ??

«Gaitán está muito melhor jogador» - Jorge Jesus

«Gaitán está muito melhor jogador» - Jorge Jesus

Decisivo no triunfo do Benfica no Restelo, fruto de novo momento de inspiração, Nico Gaitán mereceu os rasgados elogios de Jorge Jesus.

«Gaitán está muito melhor jogador do ponto de vista técnico e tático. Jogou na quinta-feira 90 minutos [diante do PAOK], e pensei que estivesse um pouco mais fatigado. Substitui-o perto do fim mas houve jogadores que não jogaram quinta-feira e não tiveram tanta intensidade», constatou o treinador dos encarnados.

«O Nico está num excelente momento de forma e muito confiante. Fez um excelente golo», enalteceu.

Zenit observou Garay no Restelo

Zenit observou Garay no Restelo

Apesar de não ter conseguido contratar Garay ao Benfica em fevereiro - o mercado de transferências encerrou no dia 27 do mês passado - o Zenit esteve representado, ontem, no Restelo e viu a exibição do central argentino, de 27 anos.

O emblema de São Petersburgo continua interessado na contratação de Garay, mas o Benfica não quis abrir mão de uma peça fundamental na defesa da equipa, sobretudo numa altura em que a equipa lidera a Liga e está em mais três frentes. 

Além do Zenit, estiveram também no Restelo olheiros dos escoceses do Celtic, dos angolanos do Recreativo do Libolo, dos alemães do Colónia, Dortmund e Estugarda, dos franceses do Mónaco e dos portugueses Sporting, Paços de Ferreira e Nacional. 

Marco Silva, treinador do Estoril, também fez parte da lista de acreditações da partida, certamente a observar o Benfica, adversário da próxima jornada. 

No Restelo, também esteve Giuseppe Galderisi, treinador do Olhanense, oponente do Belenenses na próxima semana.

Vieira congratulou equipa

Vieira congratulou equipa
PRESIDENTE VIU O JOGO JUNTO AO BALNEÁRIO
Luís Filipe Vieira ficou bastante satisfeito com a conquista dos três pontos no Restelo, um terreno considerado muito complicado. A seguir ao derradeiro apito do árbitro Jorge Ferreira, o líder máximo das águias deslocou-se ao balneário para felicitar o plantel, que acabara de segurar a preciosa vantagem sobre o Sporting (cinco pontos), o segundo classificado do campeonato. Esta já não é a primeira vez que o presidente do Benfica “desce” ao balneário. Em Barcelos, por exemplo, Luís Filipe Vieira também fez questão de conversar com os jogadores, os quais haviam cedido uma igualdade (1-1).

O dirigente das águias não assistiu ontem ao jogo no camarote que havia sido disponibilizado para os elementos do Benfica. A razão é simples. As muitas horas passadas no avião que o levou e trouxe da cerimónia fúnebre de Mário Coluna passaram-lhe uma pesada fatura... às costas. Luís Filipe Vieira sentiu fortes dores e, como tal, preferiu refugiar-se junto à zona dos balneários do Restelo, aí seguindo atentamente todas as incidência do triunfo pela margem mínima. Quem também esteve sempre muito perto da equipa depois do encontro foi Rui Costa. Oadministrador da SAD pôde comprovar que continua muito popular entre os adeptos.

Mancha encarnada

Mancha encarnada
ADEPTOS DO BENFICA RESPONDERAM AO APELO DE JJ
Os adeptos do Benfica responderam ontem afirmativamente ao apelo de Jorge Jesus, que por ocasião do lançamento do dérbi de Lisboa havia solicitado a sua comparência em massa no Estádio do Restelo. Os simpatizantes dos encarnados deslocaram-se em grande número ao anfiteatro do Belenenses, acabando por “abafar” quase sempre os gritos de incentivo dos apaniguados do anfitrião.

Não se cansaram de puxar pela equipa, a qual correspondeu bem cedo aos cânticos, inaugurando o marcador ainda antes dos dez minutos. Os apoiantes das águias voltaram a utilizar a palavra “campeão” enquanto animavam os 11 jogadores que evoluíam no tapete verde do Restelo. Um pormenor negativo foi o facto de terem feito explodir alguns petardos durante o encontro, o que não deixará de ser levado em consideração pela Liga de Clubes. A SAD dos encarnados não deverá livrar-se de uma multa, devido à utilização indevida de material pirotécnico, algo que tem sido recorrente nos últimos tempos.

Capas do Dia

Capas do Dia
Março 03 2014