quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Crónica do jogo Benfica vs Olympiacos


CRÓNICA DO BENFICA X OLYMPIACOS

Depois de mais uma vitória sofrida para a Taça Portugal, ainda que com a atenuante das muitas alterações no onze, hoje voltámos a fazer outro jogo a todos os títulos miserável, acabando num natural empate que apenas se justifica pela atitude que alguns jogadores tiveram na segunda parte. Nada mais que isso.

Restam poucas dúvidas: o problema não é o PSG que parece o Barcelona, não é o Estoril que parece o PSG, nem o Cinfães que parece o Estoril, e muito menos o Olympiacos que parece o... Olympiacos. O problema é este Benfica que não parece o Benfica.

Há meses que não existe futebol na equipa principal do Benfica, e quando a isso se junta a falta de atitude e a displicência que muitos jogadores trouxeram para dentro de campo, estamos sujeitos a ser humilhados por qualquer equipa com um palmo de futebol, independentemente do seu nome.

O que se passa com Matic? Como é que Ola John ainda é titular? Onde anda Lima? Porque voltou Gaitán ao passado? Quando o melhor e aquele que mais atitude mostra é o André Almeida, está praticamente tudo dito. Mau de mais para ser verdade.

Sobre Jesus, que sempre defendi com unhas e dentes apesar das naturais críticas que aqui e ali lhe fiz, devo dizer que começo aos poucos a habituar-me àquela ideia de que tudo nesta vida tem um fim. Não, não estou a pedir a cabeça do treinador, mas admito que hoje já não me custaria tanto aceitar uma eventual mudança. Nota-se de facto desgaste, apesar de continuar a acreditar no seu valor.


PS: volto a sublinhar que, com este futebol, o que me espanta é ainda estarmos com possibilidades em várias provas.

Youth League: Benfica empata com o Olympiakos


Youth League: Benfica empata com o Olympiakos

Benfica – Olympiacos, 0-0: Juniores mantêm liderança após empate

Os Juniores do Sport Lisboa e Benfica receberam, esta tarde, o Olympiacos na 3.ª jornada da Fase de Grupos da UEFA Youth League. No Caixa Futebol Campus, o encontro acabou empatado a zero.

O conjunto liderado por João Tralhão subiu ao relvado do Seixal decidido em dar continuidade às vitórias que tem vindo a conquistar na competição. E no primeiro tempo, praticamente só se viu Benfica. Foram muitas as oportunidades, mas a bola teimava em não entrar na baliza do adversário.

A primeira oportunidade surgiu logo aos 13’, quando Romário Baldé esteve muito perto de fazer o primeiro golo. Até aos 45’, mais lances de perigo surgiram da parte dos “encarnados”, quando no último minuto do primeiro tempo, os gregos quase inauguraram o marcador.

No segundo tempo, as oportunidades continuaram para o conjunto liderada por João Tralhão. No minuto 83, o golo esteve, mais uma vez, perto de acontecer com duas ocasiões de perigo consecutivas no espaço de um minuto. Primeiro, através de um cabeceamento de João Nunes e depois por Filipe Nascimento.

Já nos descontos, Gonçalo Guedes esteve muito perto do golo, com um remate que acabou por sair ao lado.

Com este resultado, os “encarnados” mantêm-se no primeiro lugar do Grupo C, com 7 pontos.

João Tralhão: “Equipa trabalhou muito para os três pontos”

No final da 3.ª jornada da UEFA Youth League, o treinador dos Juniores do Benfica, João Tralhão, referiu que os jogadores que orienta fizeram o suficiente para ganhar.

“Já tinha dito que o Olympiacos tem uma excelente equipa, muito competitiva. É uma das equipas fortes do nosso Grupo, mas fomos melhores e tivemos oportunidades suficientes para marcar. Parabéns à equipa que trabalhou muito para conseguir os três pontos”, elogiou, em declarações à Benfica TV.

Para o embate na Grécia, no dia 6 de Novembro, o técnico frisou que a postura terá de ser a mesma que esteve presente no Seixal. “Vamos tentar escrever uma história, tendo na Grécia a mesma atitude para conquistarmos os três pontos. Esta competição já começa a estar menos escondida para nós e temos de ser eficazes”, atentou.

O técnico João Tralhão alinhou com o seguinte onze: André Ferreira, Alexandre Alfaiate, João Nunes, Ricardo Carvalho, Pedro Rebocho, Valdemiro Lameira, Raphael Guzzo, Rochinha, Romário Baldé, Gonçalo Guedes e Nuno Santos.

No próximo dia 6 de Novembro, as duas equipas voltam a defrontar-se, desta vez na Grécia.

Matic e Roberto meteram água e o dilúvio deu empate

LC: Benfica-Olympiakos, 1-1 

Matic e Roberto meteram água e o dilúvio deu empate

Matic meteu água para um lado, Roberto para o outro, e o dilúvio da Luz terminou empatado. Benfica e Olympiakos continuam assim em igualdade pontual no Grupo C, ainda que a equipa grega tenha a vantagem de receber depois a equipa portuguesa.

Saviola não saiu do banco no regresso à Luz, mas foi o compatriota Alejandro Domínguez, que ocupou o seu lugar no onze, a dar vantagem ao Olympiakos, aproveitando o tal erro de Matic. E Roberto, também de regresso à Luz (e voltou a não ser feliz), ofereceu depois o golo do empate ao Benfica, apontado por Cardozo. Ninguém se ficou a rir, ainda que o resultado agrade mais aos visitantes.

Vantagem para a equipa mais segura

O Benfica entrou bem no jogo, conseguindo instalar-se na área contrária nos minutos iniciais, a partir de vários lances de bola parada. Primeiro um livre direto de Cardozo que obrigou Roberto a defesa apertada, depois um cabeceamento por cima de Lima, após canto de Gaitán, e ainda um livre lateral que culminou com um cabeceamento de Luisão ao lado.

Só que depois, quando o jogo estabilizou, o Olympiakos mostrou-se mais sólido. Mais seguro, mais estável, mais confiante. E Mitroglou deixou logo dois avisos, em ambas as ocasiões servido por Fuster. Primeiro a aparecer nas costas de Luisão (8m), e depois a corresponder a um cruzamento da direita (9m). Valeu a pontaria ligeiramente desafinada do «pistoleiro» grego.

Ola John respondeu com um remate de ângulo difícil, aos 15 minutos, mas o Benfica só voltaria a rematar à beira do intervalo, novamente pelo holandês (um cabeceamento ao lado). O Olympiakos estava mais perigoso, e Mitroglou não pedia licença a ninguém para rematar, ao contrário dos avançados da casa. Aos 24 minutos obrigou Artur a defesa apertada, após erro de Siqueira (24m).

Cinco minutos depois novo erro benfiquista, mas com custos maiores. Matic perdeu a bola ao meio-campo e uma bela combinação entre Mitroglou e Domínguez resultou em golo do argentino.

A resposta do Benfica foi fraca, como se percebe pela tal estatística acima referida: até ao descanso só houve mais um remate, um cabeceamento ao lado de Ola John. A equipa da casa insistiu muito nos cruzamentos, de tal forma que fica a ideia de que houve mesmo essa indicação, mas sem sucesso.

Pouco futebol e muitos nervos, até um brinde familiar

A segunda parte foi atípica, por culpa da chuva intensa que foi caindo. Jesus lançou Ivan Cavaleiro ao intervalo, mas o jovem avançado até terá perdido parte da motivação ao olhar para o relvado, percebendo que dificilmente ia conseguir colocar a bola no chão.

O jogo viveu sobretudo do futebol direto, do pontapé longos, da luta contra a água acumulada no relvado. E também de lances polémicos, inevitavelmente alimentados pelo estado do piso. Lima e Siqueira pediram faltas na área, mas o espanhol Undiano Mallenco nada assinalou. Um remate de Gaitán à trave foi anulado por uma falta que parece não existir, entre outros momentos de protesto na Luz.

O Benfica começou por criar perigo com um livre de Lima que saiu ligeiramente ao lado (51m), mas depois, no meio de muitos nervos, não conseguiu dar sequência. Andou a rondar a baliza de Roberto, mas a água parecia sempre atrapalhar na hora do remate.

O Olympiakos pode queixar-se do mesmo, ainda assim. Oito minutos depois esteve bem perto de chegar ao segundo golo, mas o remate de Fuster, em plena área, foi travado pela água, já com Artur praticamente batido. 

O Benfica sentiu depois dificuldade para criar lances de perigo, mas a sete minutos do fim conseguiu mesmo chegar à igualdade, graças a uma oferta de Roberto. O espanhol falhou a abordagem a um canto da direita e permitiu que a bola chegasse a Luisão, ao segundo poste, com Cardozo depois a empurrar para o fundo da baliza.

Michel: «Estou muito contente com Roberto»


Michel: «Estou muito contente com Roberto»

Técnico do Olympiakos diz que a sua equipa foi melhor «com e sem água».

Michel, treinador do Olympiakos, analisa o empate com o Benfica, na Luz, para a terceira jornada da Liga dos Campeões:

«Continuamos a evoluir. Estamos cada dia melhor, mais compactos. Fomos uma equipa com muita personalidade, com carácter, e fomos melhores com água e sem água.»

[sobre Mitroglou] «A evolução do Mitroglou é a evolução de toda a equipa. Está a fazer um grande esforço nos treinos, mas não só ele, é a equipa individualmente e coletivamente. Sinto-me orgulhoso de treinar esta equipa.»

[sobre as contas do grupo] «Ainda temos o jogo em casa com o Benfica. Não vou ser eu menosprezar um clube como o Benfica. Demos mais um passo. Temos quatro pontos. »

[sobre a exibição de Roberto] «Felizmente o Roberto teve de trabalhar menos do que em Bruxelas. Está cada vez mais seguro. Estou muito contente com ele.»

[esperava um Benfica assim, ou esperava mais dificuldades?] «Esperávamos um Benfica assim, mas se calhar muita gente não esperava um Olympiakos assim. Criaram-nos muitas dificuldades, mas jogámos muito bem nas zonas em que são fortes. A equipa está a jogar a um grande nível, com muita confiança.»

[considera que o 1º lugar está mesmo entregue ao PSG?] «O PSG está intratável. Ganhou todos os jogos e fácil. É a melhor equipa do Benfica. E em relação à outra vaga estamos em condições de dizer que vamos lutar por ela.»

«Não pudemos fazer mais» - Cardozo


«Não pudemos fazer mais» - Cardozo

Óscar Cardozo, autor do golo que permitiu ao Benfica evitar a derrota com o Olympiakos, enaltece o esforço das águias no difícil relvado da Luz, classificando como positivo o empate com o campeão grego.

«Tínhamos de fazer mais, mas não pudemos. Estava a chover muito, o relvado estava empapado. Fizemos o que pudemos, tivemos um resultado positivo porque estivemos a perder. Estamos bem, estamos na luta e vamos tratar de ganhar na Grécia», afirmou o avançado paraguaio, em declarações à Sport TV.

«Estive sempre tranquilo, mas no princípio não jogava. Agora jogo e treino com os meus companheiros», referiu.

«Resultado positivo pelas condições do terreno» - Lima


«Resultado positivo pelas condições do terreno» - Lima

Lima justifica o empate com o Olympiakos com as difíceis condições do relvado da Luz e a postura defensiva da equipa grega.

«Foi um resultado positivo pelas condições do terreno. O golo que eles fizeram e o mau tempo na segunda parte dificultaram muito o jogo. Depois, conseguimos o golo. Acho que poderíamos ter implementado um jogo mais forte, mas tínhamos um adversário fechado. Lutámos mas acabámos por sofrer um golo. Valeu o empenho de todos», destacou o avançado brasileiro, em declarações à Sport TV.

«Vai ser uma luta entre os dois e esperamos vencer na Grécia. Temos de vencer e espero que o Paris Saint-Germain também vença», desejou.

Sobre Cardozo, Lima repetiu o que já afirmou no passado: «É um excelente jogador». «Mas o Benfica tem outros bons jogadores», observou. 

«Era importante não perder» - Jorge Jesus


«Era importante não perder» - Jorge Jesus

O treinador do Benfica considera que a equipa mostrou «saúde mental e física» ao conseguir, perante as adversidade do jogo, nomeadamente as más condições do relvado, evitar a derrota na receção ao Olympiakos, na terceira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

«O ideal era ter ganho. Na segunda parte, lutámos contra o resultado e contra a chuva, foi um jogo de força mental e física. Empatámos de bola parada e justificássemos esse empate. Conseguimos um ponto. Era importante vencer mas também era importante não perder», disse Jorge Jesus no final do encontro, frisando que, «sem jogar o futebol que está no ADN da equipa, os jogadores mostraram força mental e física».

Sobre as possibilidades do Benfica no grupo, Jesus lembrou que os encarnados têm dois jogos fora com Anderlecht e Olympiakos em que podem «somar pontos e pensar na vitória».

Questionado sobre o número de golos sofridos esta época: «As contas fazem-se no fim e, normalmente, no fim da temporada o Benfica tem poucos golos sofridos. Isso é um falso problema. O que importa é marcar mais que o adversário porque marcando golos é que se ganha. Temos que olhar para os golos sofridos mas também para o futebol ofensivo. Normalmente o Benfica marca mais golos do que sofre. Mas é verdade que temos sofrido mais golos que o habitual.»

Lisandro López já tem a seleção na mira

Lisandro López já tem a seleção na mira

Central emprestado pelo Benfica ao Getafe está em grande e espera uma chamada à seleção argentina ainda antes do Mundial
O argentino Lisandro López, emprestado pelo Benfica ao Getafe, pretende chegar à seleção, se possível ainda antes do Mundial2014 no Brasil, face aos bons jogos que tem feito em Espanha. "Tenho trabalhado muito para chegar à seleção. Sei que agora há particulares e espero que se proporcione. Trabalho duro e quero jogar o mais que possa. Quanto melhor esteja o Getafe, melhor é", disse o central de 24 anos.

Lisandro Lopéz foi contratado pelo Benfica ao Arsenal Sarandí, mas depois de ter feito parte da pré-época no clube da Luz acabou cedido ao Getafe, clube que segue no quinto lugar na Liga espanhola.

No Benfica, o jogador viu-se "tapado" por Luisão e Garay, de quem se falava que poderia estar de saída, mas também por Jardel e Steven Vitória, este igualmente reforço para a atual época.

Karembeu: «Será um milagre se o Olympiakos passar»


FAZ PARTE DA ESTRUTURA DO CLUBE GREGO

Karembeu: «Será um milagre se o Olympiakos passar»

Karembeu disse, esta quarta-feira, que as hipóteses do PSG passar à fase de grupos da Liga dos Campeões não são muitas.

O antigo internacional francês e atual conselheiro do Olympiacos refere que a luta pelo segundo lugar no grupo será entre Benfica e Olympiacos.
Karembeau contava-se entre os que assistiam, esta quarta-feira, ao encontro de sub-19 entre Benfica e Olympiacos, a contar para a terceira jornada da Youth League.

Atual conselheiro do clube grego, o antigo internacional francês, não tem muitas dúvidas sobre o que se passará no grupo C da Liga dos Campeões. "O Paris Saint-Germain é o mais forte do grupo, temos de ser realistas", começou por dizer antes de deter-se sobre o encontro desta noite no Estádio da Luz.

"Temos agora dois jogos entre o Olympiacos e o Benfica e veremos qual destas equipas é melhor. Pela experiência que tem, o Benfica é mais forte. Para nós será um milagre se passarmos aos oitavos de final".

Onze escalado para o jogo da 3ª eleminatória da Champions League


LIGA DOS CAMPEÕES - BENFICA VS OLYMPIACOS

Onze escalado para o jogo da 3ª eleminatória da Champions League

Baliza - Artur

Defesa - Maxi, Luisão, Garay, Siqueira

Meio-Campo - Mati, Enzo Perez, Gaitan, Ola John

Ataque - Lima, Cardozo

40 mil adeptos nas bancadas do Estádio da Luz


40 mil adeptos nas bancadas do Estádio da Luz

Praticamente um mês depois do último jogo no Estádio da Luz (com o Belenenses, 1-1, a 28 de setembro), o Benfica volta a voar no seu ninho e logo em noite europeia. 

Os responsáveis encarnados esperam por isso um número nas bancadas a rondar os 40 mil espetadores para incentivar a equipa num jogo determinante da fase de grupos da Liga dos Campeões. 

Durante os últimos dias as águias esforçaram-se por pedir o apoio do povo encarnado, o próprio Matic deu conta que com o apoio que chega das bancadas fica mais fácil para os jogadores terem forças para vencer o adversário, além de inúmeras iniciativas para chamar o público ao estádio. Com o Anderlecht estiveram menos de 30 mil na Luz, pelo que não será difícil ter um ambiente mais quente esta noite.

Valdo «Jorge Jesus é um dos melhores treinadores da atualidade e o plantel é forte»

«Jorge Jesus é um dos melhores treinadores da atualidade e o plantel é forte» 

Valdo Cândido Filho, antigo maestro do Benfica, acredita que as águias vão levar de vencida nesta quarta-feira o Olympiakos, numa partida relativa à 3.ª jornada da Liga dos Campeões.

«Na Liga dos Campeões, as coisas mudam de cenário, porque os jogadores são mais qualificados. No Estádio da Luz, o Benfica é muito forte. O Olympiakos vai dar muito trabalho, mas acredito que o Benfica vai ganhar este jogo. Temos um dos melhores treinadores da atualidade e o plantel é forte. O Benfica está no caminho certo e vai dar alegrias aos adeptos», desejou o brasileiro, em declarações à Benfica TV.

À passagem da 3.ª jornada, águias e gregos somam três pontos no grupo C.

Minuto 86

HÁ POIS É!!!

Walter Redondo: «Elogios de Jesus caíram muito bem»

EMPRESÁRIO REVELA FELICIDADE DE FUNES MORI

Walter Redondo: «Elogios de Jesus caíram muito bem»

Empresário do avançado gostou dos elogios do treinador e garante que o jogador está empenhado em agarrar um lugar após a estreia em Cinfães

Funes Mori estreou-se na equipa principal do Benfica frente ao Cinfães e está empenhado em agarrar um lugar nas escolhas de Jorge Jesus. Walter Redondo, empresário do argentino, garante que o avançado está contente e confiante.

"O rapaz tem de trabalhar para ajudar a equipa e assim a confiança aumenta. Confio muito nele. Dá boas indicações e é muito profissional. Estou contente com as palavras elogiosas do treinador", declarou, em declarações à Antena 1. 

A estreia, no jogo da Taça de Portugal, deixou Funes Mori bastante satisfeito. "Ele está contente. Sabia que a qualquer momento, e fazendo as coisas bem feitas, acabava por jogar. As lesões complicam, mas à medida que o tempo passa ele sente-se cada vez melhor e ganha confiança", acrescentou Walter Redondo.

"Ele está muito confiante e à medida que vai jogando fica mais contente e tranquilo. Ele sabe que em cada treino e em cada jogo tem de dar o melhor pela equipa. É nisso que pensa", rematou o empresário.

Contas para acertar depois da tragédia grega em 2008


OLYMPIACOS GOLEOU NA TAÇA UEFA (5-1)

Contas para acertar depois da tragédia grega em 2008

Quase cinco anos depois de o Olympiacos ter humilhado o Benfica com uma pesada goleada (5-1) em Atenas, os encarnados reclamam o direito da desforra embora muito (quase tudo...) tenha mudado nos dois conjuntos. Desta feita a contar a para a Liga dos Campeões, as águias vão à procura de limpar a imagem deixada pela equipa então liderada por Quique Flores.

Em busca do 2.º lugar


CHANCE SOBERANA DE GANHAR VANTAGEM SOBRE GREGOS

Em busca do 2.º lugar

Com o Paris Saint-Germain a revelar-se inatingível, tal o poderio e a superioridade demonstrados sobre os adversários nestas duas primeiras jornadas da Liga dos Campeões, e o Anderlecht a desiludir jogo após jogo, tudo indica que serão Benfica e Olympiacos a decidir entre si o 2.º lugar deste Grupo C. Atuando em casa, perante um adversário teoricamente acessível, os encarnados têm hoje uma oportunidade soberana para ganhar vantagem sobre o rival direto nesta luta particular.

Dupla do golo estreia-se em encontros europeus

CARDOZO E LIMA SÓ JOGARAM JUNTOS DE INÍCIO NA LIGA

Dupla do golo estreia-se em encontros europeus

O ataque é, de acordo com a análise feita por quem já o defrontou, o ponto forte do Olympiacos. O homem-golo Mitroglu e o experiente Saviola serão setas apontadas à baliza defendida por Artur. Por sua vez, os encarnados respondem com Cardozo e Artur. A dupla do golo estreia-se hoje à noite em jogos europeus, nesta temporada.

Capas dos Jornais desportivos quarta-feira 23/10/2013


Capas dos Jornais desportivos quarta-feira 23/10/2013