domingo, 19 de janeiro de 2014

Análise ao jogo Benfica vs Marítimo

Análise ao jogo Benfica vs Marítimo

A liderança fica-vos tão bem

O Benfica venceu o Marítimo por 2-0 e voltou à liderança isolada do campeonato. Rodrigo voltou a mostrar pé quente, bisando numa partida controlada quase por inteiro pelas águias, apesar de Oblak ter sido chamado a intervir (com sucesso) algumas vezes. Markovic também se exibiu em bom nível. Um Benfica superior em todos os centímetros do possível relvado da Luz aproveitou erros alheios para voltar a olhar por cima do ombro a ver quem lá vem. Jorge Jesus esclareceu por fim quem é a principal opção para o lugar de Matic, numa tarde/noite em que Rodrigo espelhou o Benfica pós-clássico: segue embalado e confiante no primeiro posto.
Oblak continua imbatível, acabaram os golos sofridos de bola parada, mas é preciso sublinhar que o esloveno foi, por fim, testado a sério. O Marítimo foi responsável por algo que nem o FC Porto fez na Luz. Talvez por isso, até merecesse sair com um golo numa partida em que cometeu falhas a mais para voltar a bater os encarnados como tinha feito na primeira jornada.
Ljubomir «Manel» Fejsa
O jogo estava lançado na base da substituição de Matic. Fejsa parecia a opção mais provável, Jorge Jesus confirmou a hipótese. O camisola 5 foi, portanto, o Manel de que o técnico falava a meio da semana. Um bom início colocou a bola nas alas encarnadas, mesmo que a pressão não fosse sufocante. Depois de uma boa jogada aos dois minutos entre Gaitán e Maxi Pereira, o primeiro remate surgiu por Markovic, no flanco esquerdo para uma defesa segura de José Sá. Uma defesa que o guardião do Marítimo repetiu, agora a tiro de Lima, aos 15 minutos. Dois lances que não foram de grande perigo, dois lances que mostravam que se jogava na direção da baliza dos insulares, porém.
Os insulares entraram com a estratégia que se esperava. Linhas recuadas, dois extremos bem abertos para tentarem romper em velocidade até à área contrária. O Benfica, por sua vez, entrou com um 4-4-2 ofensivo e tomou, desde logo, conta das operações, trabalhando o seu Futebol no meio-campo do adversário.
Apesar de ter mais posse de bola, a verdade é que a defensiva fechada dos insulares abria poucos espaços e o Benfica ia sentindo dificuldades em furar. À passagem do minuto nove, Markovic, depois de uma jogada individual rematou para defesa de José Sá.
Com este lance percebeu-se que o conjunto da casa iria tentar resolver cedo a contenda e isso comprovou-se em nova oportunidade de golo, desta vez criada por Lima, cujo disparo proporcionou nova intervenção de José Sá (15’). Cheirava a golo na Luz e três minutos depois fez-se a festa nas bancadas da Luz. Rodrigo aproveitou da melhor forma uma má intercepção da defensiva insular, disparou de pé esquerdo e inaugurou o marcador.
A perder, o Marítimo respondeu no minuto 24 obrigando Oblak a dupla intervenção. Primeiro, um remate de Derley, com o esloveno a defender com o peito e na sequência do pontapé de canto, Nuno Rocha cabeceou para nova intervenção.
O susto acabou por alertar as hostes “encarnadas” que responderam com o 2-0 aos 35’. Rodrigo e Markovic recuperaram uma bola a meio-campo, o camisola 19 arrancou em direcção à baliza e só com José Sá pela frente aumentou a vantagem.
O descanso chegou com o Benfica a vencer por 2-0 e perspectiva-se mais golos na etapa complementar. Isso não aconteceu, mas os comandados por Jorge Jesus somaram várias oportunidades para ampliar o “score”. Mais Marítimo, mas também mais Benfica
A segunda parte fez questão de sublinhar uma ideia: o Benfica deixou de jogar tanto em posse e fê-lo sempre em transição rápida. O Marítimo subiu no terreno, até porque Weeks foi melhor que Marakis, teve mais bola e andou quase sempre a rondar a área de Oblak. A defesa encarnada mostrou-se segura, coesa e, mesmo que houvesse mais Marítimo na partida, a verdade é que as grandes e principais ocasiões de golo pertenceram aos encarnados.
Rodrigo desperdiçou o hat-trick em contra-ataque, Lima falhou o 3-0 após lançamento lateral de Gaitán e muitas outras vezes faltou aos encarnados um pontinha de maior discernimento e, quem sabe, faltou também um penálti por assinalar sobre Markovic. Do outro lado, também houve perigo. Mas voltou a surgir Oblak, demasiado grande para o Marítimo.
Em suma, o Benfica marcou nos erros que houve no jogo e depois mostrou-se confortável com linhas mais baixas, a defender e, atenção, também confiante no rapaz que estava na baliza. Tudo somado no jogo, continua líder isolado e continua numa série sem sofrer golos
Após este lance notou-se a subidas das linhas do Marítimo que se acercou com maior propósito da área benfiquista, sem ter, todavia, criado lances de verdadeiro perigo. Pelo contrário, o Benfica voltou a estar perto do golo aos 67 minutos. Lima recebeu o esférico de Siqueira num lançamento lateral, flectiu para o meio e atirou forte para estirada de José Sá.
Havia cada vez mais Benfica e aos 77’, Maxi Pereira cruzou com conta, peso e medida para Enzo Perez que cabeceou à barra. Dois minutos volvidos, o argentino, num ataque rápido, fez uma excelente abertura para Lima que, na área” permitiu a defesa a José Sá.
Com este triunfo, o Benfica alcança a sua oitava vitória consecutiva e passa a somar 39 pontos, cifrando-se como líder isolado da tabela classificativa.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira; Fejsa, Enzo Perez (André Gomes, 90’), Gaitán, Markovic (Ivan Cavaleiro, 88’); Lima e Rodrigo (Ruben Amorim, 73’).

Cristiano Ronaldo Goal vs Betis Amazing GOL ~ Real Betis vs Real Madrid ...



Míssil tomahawk de Cristiano Ronaldo a 133km hora

Oblak segurou os tiros certeiros de Rodrigo

 
Oblak segurou os tiros certeiros de 

Rodrigo

O Benfica venceu o Marítimo por 2-0. Rodrigo esteve em destaque com um “bis” e Oblak esteve muito seguro a manter a baliza inviolável.

Oblak – O guardião esloveno está intransponível e já vai no quinto jogo consecutivo sem sofrer qualquer golo. A sua segurança, quer com os pés, quer a segurar a bola, é nítida e essa confiança transmite-se na linha recuada. Destaque para a espectacular defesa aos 82’ que levou a bola a embater no poste.

Maxi Pereira – O uruguaio está, como sempre, a “todo o gás”. Com um espectacular posicionamento foram muito raras as vezes em que o extremo esquerdo insular teve oportunidade de dominar o esférico. Aos 77’ e, depois de muitas investidas individuais no ataque, o lateral cruzou com peso e medida para a cabeça de Enzo Perez que levou a bola à barra defendida por José Sá.

Luisão – O capitão mantém-se ao mais alto nível. O pilar defensivo não vacila em nenhum lance disputado e a sua coordenação em toda a linha recuada tem sido crucial para a falta de eficácia dos adversários.

Garay – O defesa argentino é irrepreensível. Com uma leitura de jogo acima da média e com um posicionamento brilhante, Garay resolve todas as disputas de bola com uma calma impressionante. Não comprometeu e anulou por completo o ataque insular.

Siqueira – A atacar, a defender e a construir. É assim que o brasileiro tem conseguido “pegar de estaca” no 11 benfiquista. Com inúmeras incursões no ataque e com uma vontade enorme de ganhar todos os lances, o defesa conquista todos os pré-requisitos dos exigentes adeptos “encarnados”

Fejsa – Com uma difícil tarefa de ocupar o lugar deixado pelo compatriota, Matic, o sérvio não tremeu e preencheu os espaços que os insulares tentavam preencher rumo à baliza defendida por Oblak. Fejsa libertou-se mais da posição de médio-defensivo e foi possível vê-lo em acções ofensivas. Mais uma pérola que, lapidada por Jorge Jesus, pode dar muito que falar.

Enzo Perez – O “patrão” do meio-campo não sabe jogar mal. Com uma facilidade imensa no flanqueamento de jogo, o argentino é a peça crucial que lança, na maioria das vezes, o ataque “encarnado”. Destaque, aos 77’, para o exímio cabeceamento do médio que levou o esférico a bater na barra defendida por José Sá. Acabou por ser substituído aos 90’ dando lugar a André Gomes.

Gaitán – Melhor de jogo para jogo. O médio criativo mostra uma enorme disponibilidade na ajuda defensiva. Em termos ofensivos, Gaitán deslumbrou com os seus gestos técnicos que apanhava muitas vezes desprevenida a defesa insular. Nota muito positiva para a incansável atitude do argentino.

Markovic – O génio sérvio tem sido essencial no ataque “encarnado”. Com a sua conhecida rebeldia, mexe muitas vezes com as defesas adversárias que vêm na falta a única maneira de travar as suas temidas investidas. Foi o primeiro a testar a atenção do antigo benfiquista, José Sá, à passagem do minuto nove. Aos 35’, num lance de insistência, juntamente com o avançado Rodrigo, acabou por assistir este para o 2-0. Foi substituído aos 88’, dando lugar a Ivan Cavaleiro

Rodrigo – Melhor em campo! O avançado hispânico-brasileiro está em grande forma e, desta feita, apontou mais dois golos. O entendimento com Lima tem resultado numa tremenda eficácia. Aos 18’ fuzilou, de pé esquerdo, as redes insulares, levando a Luz a levantar-se e a gritar o seu nome. Não satisfeito, aos 35’ repetiu a proeza, com uma espectacular arrancada desde o meio-campo, o avançado voltou a bater José Sá, com um remate de pé direito que passou por baixo das pernas do guardião. Visivelmente desgastado acabou por dar lugar a Ruben Amorim aos 73’.

Lima – O avançado brasileiro pode não marcar, mas dá sempre imenso trabalho aos defesas contrários. Com várias movimentações, quer na direita, quer na esquerda, Lima não descansa um só minuto, e proporciona aos seus companheiros vários espaços vazios que podem sentenciar partidas.

Ruben Amorim – O internacional português entrou para reorganizar e refrescar o meio-campo. Com uma classe e qualidade de passe notáveis, as suas variações de flanco ajudaram muito a segurar a posse de bola.

Ivan Cavaleiro – Entrou aos 88’ para o lugar do sérvio, Markovic. Muito rebelde, no um para um, ainda tentou desequilibrar a defesa forasteira, porém teve pouco tempo para deixar a sua marca na história do encontro.

André Gomes – Entrou aos 90’ para o lugar de Enzo Perez. O internacional Sub-21 português entrou para ganhar minutos e render o “pulmão do miolo” benfiquista, não teve oportunidade para mostrar todo o seu talento.

Pedro Martins: «Cometemos dois erros infantis»

TÉCNICO DOS INSULARES INSATISFEITO COM DERROTA NA LUZ

Pedro Martins: «Cometemos dois erros infantis»
Pedro Martins mostrou-se insatisfeito pela derrota deste domingo no Estádio da Luz, frente ao Benfica, por 2-0. O técnico do Marítimo admitiu falhas na sua equipa.

"Cometemos dois erros infantis, o que a este nível é imperdoável e isso ditou o vencedor", reconheceu Pedro Martins no final do jogo, à Benfica TV.

Ainda assim, o treinador realçou que a sua equipa teve bons momentos durante a partida e deixou críticas ao estado do relvado da Luz: "O jogo estava controlado e as equipas encaixadas taticamente. A partir do momento em que sofremos o golo reagimos e obrigámos o Oblak a uma grande defesa. Subimos as linhas e pressionámos mais do que o Benfica. Não foi um bom jogo, o estado do relvado não ajudou a praticar bom futebol".

Questionado sobre a diferença entre esta partida e a da primeira volta, em que o Marítimo saiu vencedor, Pedro Martins afirmou que o momento é "completamente diferente".

"Já passaram cinco ou seis meses, o Benfica está em primeiro e os níveis de motivação dos seus jogadores são maiores do que na altura", concluiu.

Gaitán: «Quero cumprir o meu contrato»

ARGENTINO DIZ QUE SÓ LHE COMPETE JOGAR FUTEBOL

Gaitán: «Quero cumprir o meu contrato»
Apesar do assédio estrangeiro, o argentino Nico Gaitán admite sentir-se bem no Benfica e assegura que pretende cumprir a totalidade do seu vínculo com as águias.

"Estou bem no Benfica, tenho contrato até 2016 e quero cumpri-lo. Se vier alguma oferta não me diz respeito. A mim só me interessa jogar futebol, que é isso que gosto de fazer", confessou o extremo, na zona mista do Estádio da Luz.

"Todos sonham jogar na seleção, mas a Argentina tem muitos bons jogadores. Mesmo assim, vou dar o máximo no meu clube para ser chamado", concluiu.

Destaques do jogo Benfica-Marítimo

Destaquesdo jogo Benfica-Marítimo

Dos pés de Rodrigo aos rins de Oblak

A figura: Rodrigo

O Rodrigo pré-Zénit está de volta. Já não há modo de o esconder. Voltou a marcar ao Marítimo, agora na Luz, e em dose dupla, para não acontecer o mesmo que aconteceu nos Barreiros na primeira jornada. No 1-0, enfiou outro pontapé cheio de força, mais ou menos de onde tinha marcado ao FC Porto, uma semana antes. Um remate de confiança, diga-se, uma confiança que tem ganho com minutos proporcionados pela longa ausência de Cardozo da equipa. Depois do 1-0, viu-se Rodrigo a correr para trás também, em saídas rápidos do Marítimo, para proteger a baliza de Oblak. Ora, se tinha marcado aos 19, o número que usa na camisola, voltou a fazê-lo aos 35. Certo, partiu em posição irregular. O assistente pode não ter feito o que lhe competia, mas o hispano-brasileiro foi competentíssimo, calmo e certeiro. De pé direito, resolveu o jogo e de pé direito falhou o hat-trick. Aquele Rodrigo que se viu após a lesão em Sã oPetersburgo parece que já é passado.

O momento: miunto 35
O Benfica vence por 1-0, mas o Marítimo já ameaçou por duas vezes a baliza de Oblak. João Diogo é o último do Marítimo e fica com a bola, com Rodrigo e Markovic demasiado perto. O lateral não despacha serviço e fica sem bola. Um erro madeirense, seguido de outro do assistente deram azo a que Rodrigo partisse para a baliza e assinasse o 2-0. A partir daí...

Outros destaques


OblakSe tem ponta de nervosismo por ter a responsabilidade de defender uma das balizas mais cobiçadas do país, Oblak não o demonstra. Pelo contrário, parece que tem uma calma olímpica, fruto de uma estratégia clara: risco mínimo. Oblak joga sempre pelo seguro o que é meio caminho para não errar. Por exemplo, teve um lance no primeiro tempo em que jogou com os pés, dentro da área, quando a bola até podia ser agarrada. Minimizou o risco e atirou a bola para fora, numa jogada deprevenção. Depois, ainda no primeiro tempo, demonstrou atenção e reflexos. Num primeiro remate de Derley foi surpreendido pelo ressalto da bola no relvado, mas como teve boa colocação dali não veio mal. No canto consequente, teve um golpe de rins invejável e evitou o empate madeirense. Na segunda parte, voltou a mostrar o mesmo, inclusive a remate de Danilo Dias, aos 57 minutos. Maior intervenção teve ainda aos 84, ao desviar para o poste uma bola de Heldon. Quando foi preciso estava lá para evitar males maiores.

GaitánUm artista da bola. A jogada do 1-0 começa nele, numa daquelas maldades que ele por vezes faz aos adversários. Bola entre as pernas de um madeirense, bola no pé esquerdo e passe para Lima. Não chegou ao destino, é verdade, mas originou o erro de Igor Rossi. Mas Gaitán foi mais do que uma simples jogada, ainda que a noite não tenha sido suprema, como outras anteriores, em que marcou golos ou fez assistências. Mas esteve perto de o conseguir, num lançamento lateral! Até quando a bola estava fora de campo, esteve sempre a pensar no que vinha a seguir na jogada.

FejsaO mais provável aconteceu e Fejsa foi mesmo o substituto de Matic no meio-campo do Benfica. Por outras palavras, foi o «Manel» de que o treinador falou após a vitória sobre o Penafiel. E como foi Fejsa? Igual ao que já se tinha visto e observado sobre o sérvio. Esteve sempre bem na recuperação, ajudou imenso a filtrar jogo a meio-campo. Mas é obviamente diferente de Matic como já se tinhapercebido. Não transporta a bola, não faz a equipa ganhar metros como acontecia com o compatriotam, sobretudo na parte final dos jogos, em que metade dos que andam em campo já jogam com as últimas forças. Falta ver ainda como se comporta a equipa em jogos em que tenha de pressionar mais à frente, porque neste não houve necessidade para tal. Esta última resume-se a isto: no jogo com o FC Porto, Enzo Pérez andou entre Fernando e Lucho, com Matic a agarrar Carlos Eduardo e ainda a ir às dobras, a varrer de um lado ao outro do relvado. Fejsa conseguirá fazê-lo? 

Jesus: «Não sei quanto tempo Cardozo vai ficar de fora»

Benfica – Marítimo, 2-0

Jorge Jesus: “Parabéns aos jogadores pela exibição”

No rescaldo da vitória “encarnada” diante do Marítimo, por 2-0, em jogo referente à 16.ª jornada da segunda volta do Campeonato Nacional, Jorge Jesus analisou o encontro, onde destacou o colectivo, como chave da conquista.

“O principal é ganhar e, neste caso, conseguimos aliar a exibição à vitória. Os primeiros 45’ foram ao nível do jogo que fizemos aqui diante do nosso rival, o FC Porto. Fizemos dois golos e, na segunda parte, face ao resultado, é natural que os jogadores controlem mais o jogo. Há uma frase que passo muito à equipa: Não é o jogo que nos controla, nós é que controlamos o jogo. Mais uma vitória bem conseguida e mais um penálti que não nos marcaram, onde o árbitro está a dez metros do lance e ainda dá amarelo ao Markovic”, observou em declarações exclusivas à Benfica TV.

O técnico aproveitou a ocasião para agradecer não só os seus pupilos, como também, a toda a massa associativa que tem sido assídua no Estádio da Luz. “Parabéns aos jogadores do Benfica que voltaram a fazer um excelente jogo e aos adeptos que voltaram a estar com a equipa, a apoiar a equipa, isso é que é importante”, felicitou.

Depois da saída de Nemanja Matic para o Chelsea, o treinador “encarnado” foi solicitado a comentar a exibição do compatriota sérvio, Fejsa, que teve a responsabilidade de colmatar a ausência. “O Fejsa está enquadrado dentro da ideia da equipa e esteve à altura das exigências”, concluiu.

Jesus: «Não sei quanto tempo Cardozo vai ficar de fora»

Treinador do Benfica comenta situação do avançado

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, em declarações após o jogo com o Marítimo a contar para a jornada 16 da Liga 2013/14. O técnico abordou a situação de Óscar Cardozo, que está lesionado há mais de dois meses:

«Não está fácil, esperamos que o Cardozo possa sair desta situaçção. Não sei quanto tempo o Cardozo vai estar fora. Faz-nos falta, como faz falta o Salvio. Temos de acreditar no grupo, que tem dado soluções. Com Salvio e Cardozo ficamos mais fortes.»


Fejsa foi o substituto de Matic e o técnico comentou assim a exibição do médio:

«O grande objetivo do Benfica era sair vencedor. Se conseguissemos aliar a vitória a uma exibição, melhor. Para além da vitória, o Benfica voltou a não sofrer golos, o que é muito impoortante. Fizemos uma primeira parte melhor do que a segunda. Na primeira parte, jogámos praticamente em ataque posicional, que é a coisa mais difícil de fazer. É preciso ter jogadores com qualidade técnica acima da média. Chegámos ao intervalo a vencer 2-0. O Benfica não quebrou de intensidade, baixámos mais as linhas em função do resultado, porque saímos bem no contragolpe. Deixámos de pressionar mais em cima e tivemos duas saídas em que podíamos fazer o 3-0 e ainda houve uma grande penalidade não marcada. Mas tudo aquilo que queríamos conseguimos.»

«Arriscamos muito no processo ofensivo. Há jogos em que na segunda parte não estamos tão bem porque a nossa forma de defender é alta e obriga a um desgaste grande da primeira e a da segunda linha. Porque não se consegue pressionar durante tanto tempo, invertemos a estratégia de jogo. Digo sempre que o importante é não sofrer golos, porque um nós fazemos sempre. A nossa ideia de jogo é arriscada, por vezes podemos ser surpreendidos, mas o nosso ADN é assim e vai continuar a ser.»

«O Benfica tem um plantel em que todos os jogadores têm de estar à altura das exigências do clube. Vamos ter muitos jogos em fevereiro e todos vão ter de estar dispníveis. O Fejsa já tinha jogado na Taça da Liga e voltou a estar muito bem, não pressionou tão alto na segunda como na primeira parte, mas esteve à altura das exigências.

O Rodrigo? Está voltar a um nível muito alto, está muito moralizado e confiante. Tem vindo a fazer golos, que são o pão dos avançados. Está num bom momento. Hoje não o devia ter tirado, tinha dois golos e podia ter feito o terceiro. Mas tenho de pensar no futuro. Ele merecia acabar.»

Rodrigo: “Uma vitória importante para permanecer na liderança”

Rodrigo: “Uma vitória importante para 

permanecer na liderança”



No fim do encontro referente à 16.ª jornada da I Liga, onde o Benfica venceu o Marítimo por 2-0, mantendo assim a liderança, Rodrigo, autor dos dois golos “encarnados”, analisou o encontro.

“Foi um bom jogo, independentemente dos meus golos foi mais uma vitória importante para permanecer na liderança. Estivemos melhor na primeira parte, a equipa está bem, muito confiante e temos que nos manter nesta linha das vitórias”, afirmou em declarações exclusivas à Benfica TV.

Questionado acerca do segundo tento apontado, que resultou de uma excelente arrancada desde o meio-campo. O avançado hispânico-brasileiro explicou a jogada na primeira pessoa. “Foi um grande golo, fruto da grande pressão que a nossa equipa está habituada a fazer, também tive uma ajuda importante do Markovic”, concluiu.

Oblak, és grande!

Oblak, és grande! 

Na senda de Preudhome e Bento grandes guarda-redes do Benfica

Mais um jogo, mais noventa e poucos minutos de jogo e o Oblak continua sem saber, o que é sofrer um golo ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. E, nesta partida, nem se pode afirmar que teve um jogo sem qualquer incidência ou lances que colocassem à prova a sua contratação e perícia técnica. Todos os lances e "problemas" colocados pelo Marítimo (e também pela gestão passiva do jogo pelo Benfica) foram resolvidos de forma excelente. O Oblak é fortíssimo nas saídas, "fora dos postes" e tem reflexos incríveis. Um guarda-redes de classe mundial, identificado pela nossa prospecção aos dezasseis anos. Há que elogiar quando é merecido...

Com todo o respeito, a lesão do Artur no Algarve veio em boa hora!

Rodrigo: «Equipa está muito confiante»

DESTACA SUBIDA DE FORMA DOS ENCARNADOS

Rodrigo: «Equipa está muito confiante»
Autor dos dois golos na vitória por 2-0 diante do Marítimo, o espanhol Rodrigo mostrou-se satisfeito com os números individuais, mas preferiu focar o seu discurso no aspeto coletivo, destacando a permanência na liderança da Primeira Liga.

"Foi um bom jogo, independentemente dos meus golos. Foi uma vitória, que nos vale a liderança. Fizemos um bom jogo na primeira parte e tínhamos de fazer o nosso trabalho e continuar a jogar assim", começou por dizer, em declarações à Benfica TV.

"A equipa está bem, muito confiante. A vitória do FC Porto são apenas 3 pontos, mas é um clássico, tem um gostinho especial. Mas já antes do FC Porto estávamos a melhorar. E cada vez mais o vamos fazer, para continuar nesta linha", frisou.

"Acreditei... Foi fruto da pressão forte que fazemos sempre, mas também tive a ajuda do Markovic. Foi um bonito golo, com uma arrancada do meio-campo. É verdade que também tive sorte por a bola ter passado por baixo do guarda-redes, mas o que importa foi ter entrado", concluiu.

Jorge Jesus: «Isto está a passar dos limites»


TÉCNICO QUEIXA-SE DE NOVO PENÁLTI POR 
ASSINALAR

Jorge Jesus: «Isto está a passar dos limites»

Jorge Jesus mostrou-se crítico com a arbitragem do encontro entre Benfica e Marítimo. No entender do técnico, voltou a ficar por marcar uma grande penalidade a favor dos encarnados, recordando o sucedido na última jornada, frente ao FC Porto, quando Mangala tocou a bola com o braço e Artur Soares Dias mandou seguir.

"Mais um penálti que ficou por marcar a nosso favor. No outro fim de semana foi andebol e agora foi o árbitro que, a 10 metros do Markovic, acaba por dar-lhe amarelo. Isto está a passar dos limites. Mas o que interessa é que fizemos um excelente jogo e os adeptos estão com a equipa", sublinhou Jesus, que se mostrou satisfeito com a prestação dos seus pupilos, nomeadamente na primeira metade.

"Realizámos uns primeiros 45 minutos ao nível do que tínhamos feito no último jogo aqui, contra o FC Porto. Voltámos a jogar a esse nível. Na segunda parte, face ao resultado, é natural que os jogadores controlem mais o encontro", analisou.

Sobre a exibição de Fejsa, Jorge Jesus foi pouco expansivo mas mostrou-se satisfeito. "Está enquadrado dentro da ideia da equipa. Tem um comportamento diferente do do Matic e esteve melhor na primeira parte", referiu, comentando ainda a saída de Rodrigo logo aos 73': "se não tivesse tido problemas durante a semana não o teria substituído, para ver se ele fazia um hat trick, mas tive de defendê-lo, para poder contar com ele noutros jogos, como o Markovic."

Dulce Félix e secção de Ginástica recebem carinhos dos benfiquistas

Homenagem no Estádio da Luz

Dulce Félix e secção de Ginástica recebem carinhos dos benfiquistas

A atleta do Benfica, Dulce Félix, e a secção de Ginástica, que comemorou, este domingo, o seu 101.º aniversário, subiram ao relvado da Luz, antes do apito inicial, para receberem uma digna ovação vinda das bancadas da Catedral.

No intervalo, a atleta “encarnada” aproveitou o momento para agradecer a toda a família benfiquista. “É uma vida a correr, mas nós fazermos aquilo que gostamos é uma grande vantagem. Ganhei a meia-maratona de Viana do Castelo e é um orgulho vir aqui, ao Estádio da Luz, sentir o carinho dos benfiquistas”, afirmou em declarações exclusivas à Benfica TV.

Onze do Benfica


Benfica - Marítimo

Jorge Jesus já escolheu o onze que vai iniciar a partida

O Sport Lisboa e Benfica vai alinhar com o seguinte onze: 

Guarda-Redes - Oblak
Defesas - Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira
Médios - Fejsa, Enzo Perez, Gaitán
Avançados - Markovic; Lima e Rodrigo

Paulo Lopes: «No início estávamos diferentes»


GUARDIÃO QUER VITÓRIA COM MARÍTIMO

Paulo Lopes: «No início estávamos diferentes»

Paulo Lopes, guarda-redes do Benfica, espera um jogo “diferente” daquele que os encarnados perderam, frente ao Marítimo, no Funchal, na primeira jornada da Liga.

“No início [do campeonato], estávamos diferentes. Tinham chegado colegas novos, o treinador estava a estruturar a equipa. Agora, estamos diferentes e espero que o jogo também seja outro, por forma a conseguirmos os 3 pontos”, sublinhou o futebolista, de 35 anos, à Benfica TV.

Para Paulo Lopes, a o triunfo diante do FC Porto representou uma injeção de moral. “Quando se ganha, ficamos mais moralizados”, tornou claro, explicando: “As expectativas são sempre as mesmas: conseguir os três pontos, para continuarmos rumo ao nosso objetivo.”

Jesus chama André Gomes e Funes Mori

JOGO COM O MARÍTIMO ESTA TARDE
Jesus chama André Gomes e Funes Mori

O Benfica divulgou este domingo a lista de 19 convocados para o jogo das 17 horas frente ao Marítimo. Destaque para o facto de Jorge Jesus manter André Gomes e Funes Mori na lista dos eleitos depois de ambos ter sido chamados para o jogo do Liexões da Taça da Liga e numa semana em que se fala na possível saída do médio-centro.

Sulejmani e Sílvio ficaram de fora da lista, naquela que é a primeira convocatória depois da saída de Matic para o Chelsea.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Oblak;

Defesas: Jardel, Luisão, Garay, André Almeida, Maxi Pereira e Siqueira;

Médios: Djuricic, Ivan Cavaleiro, Fejsa, Enzo Perez, Ruben Amorim, Gaitán e André Gomes;

Avançados: Funes Mori, Rodrigo, Lima e Markovic.

Fejsa é o favorito para ‘fazer’ de Matic

Fejsa é o favorito para ‘fazer’ de Matic


Ljubomir Fejsa, médio sérvio de 25 anos contratado ao Olympiakos, deve assumir esta tarde, na Luz, no jogo com o Marítimo, respeitante à 16.ª jornada da Liga, a titularidade e, particularmente, a posição 6, aquela que estava reservada a Nemanja Matic, jogador que se transferiu para o Chelsea a troco de 25 milhões de euros.

A substituição do gigante do meio campo de Jorge Jesus nas últimas duas temporadas é um dos pontos mais interessantes da partida desta tarde e é grande o mistério em torno da escolha do treinador, mas contactos realizados pelo nosso jornal permitem revelar que Fejsa foi o futebolista mais testado na posição 6 durante a semana de trabalho.

O sérvio, também de elevada estatura (1,84 metros), tem características muito diferentes daquelas que são reconhecidas a Matic, mas tem sido muito utilizado na missão de médio defensivo, apesar de não ter sido titular no clássico com o FC Porto (2-0). 

SAD desconfia de Hugo Miguel

SAD desconfia de Hugo Miguel


Hugo Miguel, de 37 anos, é o árbitro do jogo desta tarde, entre Benfica e Marítimo, e a nomeação do juiz de Lisboa causou incómodo na SAD benfiquista. N

a Luz ainda ninguém esqueceu um célebre Académica-Benfica, de 25 de fevereiro de 2012, dirigido por Hugo Miguel e no qual, segundo o observador desse jogo, José Ferreira, o árbitro não viu duas grandes penalidades a favor das águias. O empate nesse jogo permitiu ao FC Porto chegar à Luz, na jornada seguinte, em igualdade pontual e passar para a liderança.

Depois disso, Hugo Miguel encontrou-se com os encarnados em mais três ocasiões: num jogo da Taça de Portugal na época passada (6-0 ao Desp. Aves); na vitória do Benfica frente ao Olhanense, também da época passada (2-0), em que obteve a nota 7 de A BOLA; e ainda no derby com o Sporting, da terceira jornada desta época (1-1), em que a equipa de Jesus reclamou fora de jogo no golo de Montero e queixou-se de dois penalties por assinalar sobre Cardozo.

Os responsáveis da SAD têm, ainda, presente que Hugo Miguel foi o nomeado para apitar o jogo do FC Porto com o Paços de Ferreira na última jornada da época passada, no qual o primeiro golo surgiu na sequência de um penalty inexistente.

Somando as recentes críticas de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, sobre a arbitragem do clássico, os encarnados mostram-se, no mínimo, desconfiados de um árbitro de quem não guardam boas recordações.

Liga Europeia: Benfica perde com o Vendrell (1-3)

Liga Europeia: Benfica perde com o Vendrell (1-3)

O Benfica recebeu e perdeu com os espanhóis do Vendrell por 1-3, em partida da quarta jornada do grupo B da Liga Europeia de hóquei em patins.

Os encarnados até começaram melhor, com um golo de Diogo Rafael, mas a reviravolta surgiu na segunda parte, com os espanhóis a apanharem-se na frente a 18 minutos do fim.

A diferença esteve na concretização. O Benfica podia ter reduzido de livre direto a cinco minutos do fim mas João Rodrigues falhou e, momentos depois, o Vendrell matou o jogo precisamente de livre direto.

O Benfica mantém a liderança do grupo B da Liga Europeia, mas agora com os mesmos nove pontos do Vendrell. Em Espanha, os encarnados tinham vencido por 6-3.

Benfica vence Sp. Horta (28-22) e recupera segundo lugar

Benfica vence Sp. Horta (28-22) e recupera segundo lugar


O Benfica venceu o Sporting da Horta, por 28-22, e recuperou o segundo lugar do campeonato nacional de andebol, provisoriamente entregue ao FC Porto após o triunfo 

Com Elledy Semedo em destaque, com sete golos, os encarnados saíram para o intervalo com dez golos de vantagem (16-6) e permitiram a reação dos açorianos na segunda parte (16-12), insuficiente para operar a reviravolta no marcador.

Com este resultado, o Benfica recupera o segundo lugar, com 48 pontos, ficando a um do líder Sporting. O FC Porto é terceiro com 47 e o ABC quarto com 46.

Benfica-Marítimo (antevisão)

Benfica-Marítimo (antevisão)

Primeira opção de Jesus para render Matic em jogo contra único adversário que bateu encarnados

O Momento
Benfica: Uma equipa cheia de moral, um público expectante. A vitória no clássico catapultou o Benfica para a liderança isolada de uma liga que começou, precisamente, com uma derrota frente ao Marítimo, a única no campeonato. As diferenças de agosto até janeiro são notórias, mas a saída de Matic para o Chelsea deixa uma grande interrogação. Daí a expectativa para ver se o líder do campeonato à entrada para esta jornada confirma o bom desempenho dos últimos jogos ou se cai para aquele início de época hesitante e tem de reinventar-se, mesmo que tenha havido boas indicações frente ao Penafiel, na Taça da Liga. 


Jorge Jesus admitiu que a liderança isolada deixa a equipa mais tranquila, mas certamente que a transferência de Matic deixa os adeptos incómodos na cadeira, assim como o facto de a equipa ver o Sporting na frente, após a vitória leonina nesta noite de sábado. O treinador quis desvalorizar a saída do sérvio e logo após o encontro com os penafidelenses lançou para o futebol português uma frase que vai ecoar: «Se não joga o Matic, joga o Manel.» É neste domingo que se vai fazer Luz sobre a opção do técnico para render o agora médio do Chelsea, é neste domingo que se podem ver as primeiras indicações para o que vem aí no resto da época, com três pontos em disputa.

Marítimo: Os madeirenses vêm de uma derrota em Alvalade, numa partida em que foram frágeis na defesa, bons no ataque, mas sem capacidade de ferirem o leão. Na Luz a eficácia terá de ser obrigatoriamente diferente, tanto a defender, como a atacar. Os madeirenses estão numa série de sete jogos sem vencer, no conjunto de competições que disputam e não vencem desde 1 de dezembro. Ainda assim, na Taça da Liga com o Sporting, a equipa demonstrou que tem mais capacidade do que aquela que os números revelam.

Ausências:
Benfica: Salvio e CardozoMarítimo: Rúben Ferreira, João Luiz, Sami e Márcio Rozário

Discurso direto:
Jorge Jesus: «Como todos os jogos, não há adversários fáceis em função do seu nome. Já tivemos este ano essa experiência no Estádio da Luz. O Marítimo tem momentos de jogo muito fortes. Ainda agora , no jogo com o Sporting, justificou isso. Temos de trabalhar em cima das nossas ideias e tentar conhecer os nossos adversários. O Marítimo está analisado num conteúdo que nos merece o maior respeito. Os jogos não se ganham falando muito, ganham-se dentro de campo» 

Pedro Martins: «O Benfica tem vindo a melhorar. Não é o Benfica que apanhámos na primeira volta. Acaba de chegar ao primeiro lugar o que ainda dá mais uma motivação extra, uma responsabilidade extra, porque vê-se na obrigação de ganhar ao Marítimo depois de ter batido o FC Porto. Nós vamos com o mesmo sentido, com a nossa identidade própria, fazer o que fizemos com o Sporting, mas com outro resultado.»


Equipas Prováveis

Benfica


Marítimo


Benfica B sobe ao terceiro lugar

Benfica B sobe ao terceiro lugar


O guarda-redes Bruno Varela defendeu uma grande penalidade, quando os encarnados estavam reduzidos a nove jogadores.
O Benfica B derrotou o Portimonense, ex-líder da II Liga, com golos de João Teixeira e Rojas. Os encarnados sobem ao terceiro lugar, em igualdade de pontos com a equipa de Portimão, beneficiando também do empate do Sporting a um golo na Trofa.

João Teixeira autor do primeiro golo acabou expulso aos 71' e já perto do final do encontro, Fábio Cardoso vê o cartão vermelho, numa falta da qual resulta o penálti que Bruno Varela defenderia. Aliás, a intervenção do guarda-redes do Benfica B foi decisiva pelo menos quatro vezes. O Portimonense jogou desde os dois minutos de jogo em inferioridade numérica, após a expulsão de Ivo Nicolau

Será difícil substituir Matic

KATSOURANIS ATENTO


Será difícil substituir Matic


Médio do PAOK, ex-Benfica, ressalva, contudo, que o plantel tem outros jogadores com qualidade e que a equipa está motivada
Katsouranis já não se cruzou com Matic no Benfica. O médio grego, hoje no PAOK, deixou a Luz em 2009, mas sabe bem do valor do sérvio, que chegou ao clube da águia dois anos depois. "Matic é um excelente jogador, vai ser difícil para o Benfica substituí-lo", afirmou a O JOGO, considerando, contudo, que "os que ficam são também bons jogadores". "Acredito que serão capazes de manter a equipa no bom caminho, pois têm muita qualidade", comentou o internacional grego que continua a acompanhar o percurso das águias, agora até com mais atenção já que o Benfica vai ser o próximo adversário do PAOK, nos 16 avos de final da Liga Europa.

"O Benfica venceu o FC Porto e está agora motivado, pode aproveitar esta boa fase", analisou, antevendo como "muito complicada" a eliminatória entre as duas equipas que começa a 20 de fevereiro, em Salónica. "Sabemos que não vamos ter uma tarefa fácil, mas ainda falta muito tempo e vamos preparar-nos bem. Vai ser um reencontro especial", afirmou.

Águias à beira da melhor série sem sofrer golos na era Jesus

Águias à beira da melhor série sem sofrer golos na era Jesus

O Benfica vai numa sequência de sete vitórias consecutivas (desde o empate caseiro com o Arouca, 2-2, para a Liga) e não perde há 12 jogos (desde a derrota em Atenas, 0-1, com o Olympiakos, para a Champions), mas há outro aspeto no bom momento da águia que merece destaque, sobretudo depois dos tão badalados problemas defensivos que a equipa atravessou ao longo de quase toda a primeira metade da temporada. 

Nesse particular, a tempestade parece ter passado e deu lugar à bonança, já que os encarnados não sofrem golos há cinco jogos, em todas as provas.

Este é desde logo o melhor registo da presente campanha (antes a equipa não tinha conseguido estar mais do que dois jogos seguidos com a baliza a salvo...) e iguala também o máximo conseguido por Jorge Jesus desde que chegou à Luz, no verão de 2009. Na verdade, é a quarta vez na era JJ que o Benfica chega à mão cheia de jogos em branco, mas nas três ocasiões anteriores (uma em 2010/11 e duas em 2012/13) caiu sempre na sexta partida. 

Frente ao Marítimo, amanhã, no Estádio da Luz, em compromisso da Liga, as águias têm a oportunidade de quebrar finalmente essa barreira, mas pode até dar-se o caso de não chegarem aos tais seis jogos seguidos sem golos sofridos mas conseguirem, ainda assim, bater o máximo de minutos sob o comando do atual técnico. Para tal, o Marítimo só poderia balançar as redes encarnadas a partir do minuto 31... 

Fejsa enfrenta hora da verdade



SÉRVIO AVANÇA PARA O LUGAR QUE ERA DE 
MATIC

Fejsa enfrenta hora da verdade

Ljubomir Fejsa enfrenta hoje, ante o Marítimo, no arranque da segunda volta, o momento da verdade. Nemanja Matic saiu para o Chelsea, deixando um lugar vago no meio-campo encarnado, o qual será, tudo o indica, ocupado pelo sérvio contratado ao Olympiacos em agosto passado.