domingo, 16 de fevereiro de 2014

Maxi e Gaitán falham receção ao V. Guimarães

Maxi e Gaitán falham receção ao V. Guimarães

POR ACUMULAÇÃO DE AMARELOS

Maxi Pereira e Gaitán vão falhar o jogo com o V. Guimarães, na próxima jornada. Os dois sul-americanos estavam em risco de exclusão e não conseguiram evitar um novo cartão amarelo no encontro com o P. Ferreira.

Apesar de não terem existido muitos casos polémicos na partida, alguns jogadores do Benfica descontrolaram-se no final da primeira parte, pedindo a Duarte Gomes que mostrasse o segundo amarelo a Boaventura. Assim que o árbitro apitou para o descanso, Garay e Siqueira questionaram o juiz e acabaram por ser afastados por Luisão, que serenou os ânimos.

No início da segunda parte, enquanto a equipa do Benfica esperava pelo P. Ferreira, Duarte Gomes explicou a Siqueira a razão da amostragem do amarelo.

Ruben Amorim: “Continuamos na frente do Campeonato”

Ruben Amorim: “Continuamos na frente do 
Campeonato
No final da vitória frente ao Paços de Ferreira, Ruben Amorim mostrou-se satisfeito com o resultado e por voltar a fazer parte do onze inicial.

“Na primeira parte o Paços de Ferreira fechou bem os espaços. É um campo mais pequeno do que estamos habituados, o relvado também não está nas melhores condições o que tornou tudo mais difícil. O que interessa é que vencemos e continuamos na frente do Campeonato. A mensagem do treinador ao intervalo foi tentar fazer melhor do que na primeira parte, era um jogo para ganhar de outra forma”, afirmou

Para o onze inicial, Jesus apostou em Ruben Amorim para lugar de Enzo Perez. O jogador salientou que não sentiu que estava a substituir nenhum colega de equipa. “Sinto a mesma responsabilidade, não venho substituir ninguém, venho fazer a minha posição, é uma sorte termos jogadores de grande qualidade e fiz apenas o meu papel”, retorquiu.

Jorge Jesus: “Fomos uma equipa disciplinada tacticamente”

Jesus: «Para se ser campeão só a técnica não chega»

TÉCNICO SATISFEITO COM A ENTREGA DA EQUIPA

Depois de ver a sua equipa ganhar em Paços de Ferreira, por 2-0, Jesus surgiu satisfeito no "flash interview" da Sport Tv.

"Não há jogos fáceis. No futebol não há nada fácil. Jogámos contra uma equipa que, defensivamente, na primeira parte, fechou os nossos passos. Mas, sabíamos que, mesmo com 0-0, o tempo corria a nosso favor. Fizemos algumas mudanças na segunda parte e lá chegámos ao primeiro golo. Como estamos a defender muito fortes, quando marcamos antes do adversário ficamos mais perto de ganhar. Não posso dizer que é impossível virar um jogo contra nós, mas é pouco provável", resumiu.

"Não houve tantos períodos para jogar com a qualidade técnica de outros encontros, por mérito do Paços, mas para se ser campeão só a técnica não chega. É preciso saber colocar outras coisas no jogo, como o poder físico. E nós tivemos esse mérito", reforçou.

Sobre a prestação de Ruben Amorim no posto que habitualmente pertence a Enzo Pérez, Jesus destacou a forma competente como os seus jogadores têm conseguido ultrapassar as ausências no decorrer da temporada. "Já tivemos ao longo da prova alguns elementos que são nucleares a ficar de fora e a equipa não se ressentiu, como hoje. Importante é o coletivo e existe um enorme compromisso entre todos os elementos do grupo", explicou.

O treinador do Benfica considera que a atitude dos jogadores e a resposta, na segunda parte, à estratégia do Paços de Ferreira foram determinantes para sair da Mata Real com a vitória.


«Este ano, o Benfica não vai gerir nada» 

O treinador do Benfica considera que a curta vantagem que tem sobre os restantes rivais na luta pelo título não permite qualquer tipo de gestão.
«Este ano, o Benfica não vai gerir nada. Quando temos as outras equipas a quatro ou cinco pontos não tens margem para gerir. Podes gerir quando chegas à última jornada e tens esses pontos de vantagem. Neste momento não. A nossa prioridade é voltarmos a ser campeões. Vamos pensar sempre de forma em defender a equipa para o próximo jogo do campeonato e não para a Liga Europa e as outras competições», disse Jorge Jesus no final do encontro com o Paços de Ferreira, que terminou com a vitória (2-0) dos encarnados.

Cardozo em dúvida para o PAOK
JESUS NÃO SABE SE TERÁ O AVANÇADO
No final do encontro em Paços de Ferreira, que o Benfica venceu por 2-0, Jorge Jesus explicou que o avançado Cardozo não ficou de fora da lista de convocados por opção técnica, mas sim porque voltou a lesionar-se. Sem dar muitas informações sobre o assunto, o treinador deixou no ar a possibilidade de o paraguaio não estar apto a defrontar os gregos do PAOK, na próxima quinta-feira, em partida referente à Liga Europa.


"Não, ele não ficou de fora por causa do jogo seguinte, lesionou-se no último treino. Foi por isso que não foi chamado para o encontro de hoje e não sei se tenho Cardozo para quinta-feira", disse no "flash interview" da Sport Tv.

Vitória com “fato-macaco” e laivos de magia (destaques)

P. Ferreira-Benfica, 0-2 (destaques)

P. Ferreira – Benfica, 0-2: Vitória com “fato-macaco” e laivos de magia

Tarde de sol na cidade da Capital do Móvel e jogo ao fim da tarde foram os ingredientes que resultaram na perfeição para lotar o estádio pacense, isto em dia de inauguração da nova bancada.

Pintado de vermelho, uma vez mais – é recorrente – o Benfica parecia jogar em casa. Na antecâmara, Jorge Jesus disse que o Paços de Ferreira seria o verdadeiro adversário da equipa e não se enganou. Aqui e ali, o relvado pode ter criado problemas, mas foram uns “castores” aguerridos e disciplinados tacticamente que dificultaram a tarefa ao líder da classificação.

Apoiado pelo público, o Benfica não se fez rogado e desde cedo pegou na batuta da partida e tocou a música que mais lhe convinha para ganhar. Porém, na primeira parte esbarrou num Paços de Ferreira que deu poucos espaços entrelinhas não permitindo que os da Luz se acercassem da baliza de Degra.

A excepção veio dos pés de Maxi Pereira que, aos 38’, num cruzamento “venenoso” quase traía Degra. Ao intervalo, o 0-0 acabava por penalizar um Benfica mais ofensivo.

Transfigurados para a etapa complementar, o Benfica subiu ainda mais o seu bloco, pressionou mais alto e o Paços de Ferreira viu a bola a rondar a sua baliza com maior frequência.

Já o fazia por merecer (o mesmo já acontecera nos primeiros 45 minutos) e o golo apareceu aos 54 minutos através da cabeça de Garay que disse “Sim!” a um cruzamento tenso de Ruben Amorim.

A perder, os “castores” subiram as linhas com o objectivo de empatar. As dificuldades em entrar na área benfiquista eram muitas tal o inteligente posicionamento táctico da defensiva forasteira.

Esse atrevimento teve consequências. Numa transição rápida pelo meio, Rodrigo foi solicitado, a bola sobrou para Markovic que arrancou ao seu estilo e tirou um remate potente para o 0-2 (67’).

A vencer por 0-2, o Benfica “fato-macaco” deu lugar ao Benfica “nota artística” com trocas de bola ao primeiro toque e com bastante assertividade que colocaram a cabeça em água aos pacenses. Ao colectivo aprumado juntaram-se pormenores individuais interessantes e que trouxeram magia à Capital do Móvel.

Garay e Markovic “coloriram” o marcador e o Benfica segue líder com 46 pontos.

O Sport Lisboa e Benfica alinha com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Garay, Luisão, Siqueira; Fejsa, Ruben Amorim (André Gomes, 88’), Gaitán (Sulejmani, 60’), Markovic; Lima (Djuricic, 83’) e Rodrigo.

A cabeça de Garay está na Luz

A FIGURA: Garay  está com a cabeça no Benfica. Sai, não sai, ninguém sabe. Por enquanto, com o Zenit lá longe a piscar-lhe o olho e a acenar-lhe com um carregamento de dinheiro, mantém os pés no chão e o profissionalismo em tudo o que faz. Além do golo, desbloqueador, não perdeu um lance e resolveu tudo com classe e concentração. É um central de eleição e será, por certo, uma baixa grave caso rume para São Petersburgo.

NEGATIVO: protestos a maisAo intervalo, o Benfica tinha três defesas amarelados, dois por protestos com o árbitro. É um problema comportamental dos nossos futebolistas. Falam, abusam, levam longe de mais os seus argumentos e quase sempre de forma incorreta. Mais cabeça fria, por favor.

MOMENTO DO JOGO: golo de Markovic, minuto 68Terá sido o frio? O relvado empapado? A exigência física num jogo de poucos espaços? Tudo junto talvez ajude a explicar o desaparecimento do internacional sérvio na Mata Real. Zero, não fez nada de significativo, nem de útil, até… pois, o nosso raciocínio foi quebrado com a arrancada imparável para o segundo golo do Benfica. Salvou a noite e fechou a contagem. Nota positiva para ele.

OUTROS DESTAQUES:

Oblak – Foi um espectador durante toda a primeira parte. Segurou algumas bolas que chegaram com tranquilidade. Na segunda metade continuou a ter pouco que fazer, mas sempre que chamado mostrou segurança.

Maxi Pereira – Lutador, o uruguaio foi incansável defensiva e ofensivamente. Esteve muito combativo conforme pediam as características do jogo. Permitiu poucas veleidades na sua zona de terreno.

Luisão – Marcou Bebé e a estampa física do avançado não o atemorizou. Dominou o sector mais recuado e ainda teve tempo de aparecer na área contrária a desequilibrar.

Siqueira – Como habitual esteve muito ofensivo mas não foi surpreendido nas costas. Combinou bem com Gaitán e tirou uma série de cruzamentos perigosos.

Fejsa - Equilibrado no posicionamento, simples no passe, forte no ar, sereno no choque. Não é Matic, nunca será, pois falta-lhe dimensão no arranque do processo defensivo. Garante, porém, segurança e eficácia num lugar-chave. Em Paços Ferreira esteve confortável em todas as ações. Bom jogo.

Rúben Amorim - Competente a lançar e a organizar, mas sem a fúria de Enzo Pérez. É um jogador maduro, consciente e uma garantia de solidez no meio-campo. Com uma reserva deste calibre, Jorge Jesus pode estar descansado.

Nico Gaitán - A riqueza técnica não é novidade nem surpresa, mas a raça e o desejo com que encarou o jogo merecem um elogio especial. Foi ao chão, roubou bolas, ganhou no corpo a corpo, surpreendeu. Fez tudo o que Markovic foi incapaz de garantir. Por inépcia ou, lá está, falta de ambição. Os pezinhos de veludo de Nico não se envergonharam com o tapete modesto de Paços Ferreira.

Markovic – No início da partida pareceu não se adaptar ao estilo combativo do jogo. Com o decorrer dos minutos percebeu melhor como teria de estar em campo e subiu de rendimento. Tal subida foi culminada com o segundo tento das “águias”.

Lima – Correu quilómetros e lutou muito. Deu trabalho à defensiva pacense. Jogou bem de costas para a baliza, segurou bem o esférico e permitiu que a equipa subisse no terreno.

Rodrigo – Tentou jogar entrelinhas e nas alas, mas não conseguiu muitos espaços para criar perigo. Esteve envolvido no lance do golo de Markovic.

Sulejmani – Entrou na partida com vontade de mostrar serviço. A sua técnica deu trabalho a Tony. Sofreu muitas faltas.

Djuricic – Tentou pegar no jogo na posição 10, mas o jogo já estava resolvido

Benfica – Cascais, 4-2: Campeonato regressou ao sabor da vitória

19.ª Jornada da Fase Regular

Benfica – Cascais, 4-2: Campeonato regressou ao sabor da vitória

A equipa Sénior de Futsal venceu, este domingo, o Dramático de Cascais, por 4-2, no Pavilhão Fidelidade. No 19.º jogo no Campeonato Nacional, que marcou o regresso à competição após o Europeu, o Benfica apresentou-se ao mais alto nível perante os seus adeptos.

Logo aos nove minutos, o brasileiro, Serginho abriu o marcador a favor do Benfica. Porém o Cascais reagiu e dois minutos depois, Dario igualou o marcador.

Os comandados por João Freitas Pinto continuavam na procura de golo e criaram várias oportunidades para bater o guarda-redes, João Duarte. Aos 18 minutos, Rafael Henmi conseguiu ultrapassar a barreira defensiva do Cascais e fez o 2-1, resultado que fechou o primeiro tempo.

Após o intervalo, novamente Serginho a fazer a diferença. O número 10 bisou aos 25 minutos, fazendo o 3-1 para o Benfica.

Até final, o Cascais ainda reduziu por Fábio Armando, mas seria o conjunto da casa a marcar o último golo da partida. Ricardo Fernandes, na marcação de uma grande penalidade, não perdoou, selando o resultado final em 4-2.

João Pinto começou a partida com o seguinte cinco inicial: Marcão, Rafael Henmi, Gonçalo Alves, Paulinho e Alan Brandi.

Na próxima jornada, o Benfica desloca-se ao terreno do Vila Verde.

Juniores: Benfica desperdiça três golos de vantagem

Juniores: Benfica desperdiça três golos de vantagem
LEIXÕES PERDIA POR 3-0 AO INTERVALO
O Benfica começou com uma escorregadela a fase de apuramento de campeão, empatando com o Leixões a três golos. Os encarnados pareciam descansados e com o jogo controlado ao intervalo já que venciam por 3-0, com golos de Nuno Santos (10'), Romário Baldé (24') e Raphael Guzzo (44'). Mas o improvável aconteceu.

Filipe Machado reduziu aos 51 minutos e mesmo com a vencer por dois à entrada para os últimos 10 minutos, a formação de João Tralhão acabou por consentir a igualdade. Onyeka fez o 3-2 aos 83 minutos enquanto que Marcelo arrancou um ponto no Seixal, ao concretizar uma grande penalidade já para lá da hora (90'+1).

Com apenas uma ronda disputada, o Sporting lidera a competição com três pontos averbados.

Onze inicial para Paços Ferreira


Rúben Amorim rende castigado Enzo Pérez

Rúben Amorim rende castigado Enzo Pérez

Rúben Amorim deve ser a única novidade no onze do Benfica, hoje, no jogo com o Paços de Ferreira, na Mata Real. 

O médio de 29 anos é o substituto natural do castigado Enzo Pérez. E depois de Jorge Jesus ter insistido na ideia de que o campeonato é a prioridade, os encarnados, numa expressão já utilizada pelo treinador do Benfica, vão pôr a carne toda no assador. Poupanças talvez com o PAOK, na Grécia, na quinta-feira.

Aproveitar o balanço da vitória sobre o Sporting, por 2-0, no derby de terça-feira, e manter a vantagem sobre os leões (venceram, ontem, o Olhanense) e FC Porto é o objetivo do Benfica no jogo de hoje. O triunfo sobre o grande rival de Lisboa fortaleceu a ideia de que Jesus tem uma equipa-tipo. 

E só não será replicada em Paços de Ferreira porque Enzo Pérez viu o quinto cartão amarelo no campeonato e foi suspenso um jogo. 

Benfica: 19 convocados para Paços de Ferreira

Benfica: 19 convocados para Paços de Ferreira

O Benfica revelou este domingo a lista de 19 convocados para o jogo com o Paços de Ferreira (17 horas).


Em relação ao dérbi com o Sporting e à lista para essa partida de terça-feira, saem Enzo Pérez (castigado), e Ivan Cavaleiro, que neste sábado jogou na equipa B, e entram Djuricic e Funes Mori.


André Almeida e Salvio continuam fora das opções de Jorge Jesus, por ainda se encontrarem em recuperação. O internacional português tem um traumatismo na bacia e ainda não entra nos planos do técnico. O extremo argentino, operado ao joelho direito em setembro passado, está na reta final do processo de reabilitação, não tardando muito para voltar a competir.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes –
Artur Moraes e Oblak;

Defesas –
Garay, Maxi Pereira, Jardel, Luisão, Sílvio e Siqueira;

Médios –
Fejsa, Nico Gaitán, André Gomes, Sulejmani, Djuricic e Ruben Amorim;

Avançados –
Markovic, Rodrigo, Funes Mori, Lima e Cardozo.

Estremo referenciado na Luz

Estremo referenciado na Luz

O extremo-esquerdo Mijat Gacinovic, de apenas 19 anos, foi um dos jogadores que mais brilhou ao serviço da seleção sérvia, campeã europeia no escalão sub-19 ao deixar pelo caminho Portugal. O talentoso atacante que representa o FK Vojvodina marcou o crucial golo do empate (2-2), nas meias-finais, forçando um adiamento da decisão para grandes penalidades, com a equipa das Quinas a ficar pelo caminho. 
Pode também atuar no centro do terreno, como ‘playmaker’, porém a velocidade que o destaca da concorrência coloca-o naturalmente encostado aos flancos, sobretudo à esquerda. Além de ser muito rápido, a promessa sérvia caracteriza-se pela técnica, qualidade de passe, remate e finalização e joga bem com ambos os pés. Habitualmente utilizado no FK Vojvodina, 5.º classificado da Liga Sérvia, o jovem campeão europeu não é titular, mas joga com regularidade, evoluindo progressivamente, pois precisa ainda de adquirir superior envergadura física e capacidade de choque.

O extremo chegou a ser dado, no passado verão, como reforço do Benfica, para desenvolver-se numa primeira fase na formação B encarnada, numa negociação que envolveria igualmente a contratação do companheiro de equipa, o trinco Milinkovic-Savic. No entanto, este último raramente jogou ao serviço do FK Vojvodina. Seja como for, Mijat Gacinovic é, claramente, um dos jogadores mais promissores do futebol sérvio, pelo que deverá continuar no radar das águias.

Curiosamente, Mijat Gacinovic – filho de Vladimir Gacinovic, que também foi futebolista – representou a Bósnia, no escalão sub-17, antes de optar pela nacionalidade sérvia. Rapidamente deu nas vistas pelo clube local, onde começou a dar os primeiros passos, o FK Leotar Trebinje, e saiu para o FK Vojvodina com apenas 16 anos. A cotação do extremo, muito apreciado pelo seu selecionador, o bem conhecido Ljubinko Drulovic, rondará os 800 mil euros, valor que deverá subir caso confirme todo o seu potencial.

P. Ferreira – Benfica: Vencer e solidificar liderança às 17 horas

19.ª jornada da Liga portuguesa

P. Ferreira – Benfica: Vencer e solidificar liderança às 17 horas

A equipa principal de Futebol do Sport Lisboa e Benfica desloca-se ao estádio da Capital do Móvel para defrontar o Paços de Ferreira em jogo da 19.ª ronda do Campeonato Nacional.

Depois de já ter ganho o adversário na Luz na primeira volta, o Benfica desloca-se a um terreno, por norma, complicado ao qual se junta um relvado em mau estado – em sintonia com o que tinha sucedido em Barcelos – mas que Jorge Jesus desvalorizou em conferência de imprensa, salientando as armas do oponente.

Depois da melhor época da história, os “castores” têm sentido sérias dificuldades esta temporada e diante dos da Luz não será fácil a obtenção de pontos. Este domingo, o Benfica deve ter em conta um Paços de Ferreira aguerrido, lutador a meio-campo e com uma defesa cerrada que dará poucos espaços aos avançados benfiquistas. No ataque, Bebé é o perigo à espreita.

Do lado “encarnado”, Enzo Perez é ausência por castigo e que deverá ser substituído por Ruben Amorim. De resto, deve apresentar-se com a equipa e táctica habituais, onde a dúvida subsiste na frente de ataque. Três galos para dois poleiros, Jorge Jesus terá de decidir quem joga de início entre Lima, Rodrigo e Cardozo.

Em termos históricos, as “águias” levam vantagem no confronto directo. Em 31 jogos feitos para o Campeonato, 25 vitórias contra três dos pacenses e três empates. Em Paços de Ferreira, o Benfica já venceu por dez ocasiões e sofreu dois desaires. O empate foi o resultado final por três vezes.

O Paços de Ferreira – Benfica está marcado para as 17 horas deste domingo com a curiosidade de o estádio Capital do Móvel inaugurar, neste jogo, a nova bancada o que permitiu o maior encaixe de bilheteira de sempre do clube, 80 mil euros.

Benfica de Jesus nunca esteve tão forte defensivamente

Benfica de Jesus nunca esteve tão forte defensivamente

"Encarnados" sofreram apenas um golo nos últimos dez encontros, no melhor registo desde que o técnico português chegou à Luz na temporada 2009-10

A robustez defensiva do Benfica tem sido uma das notas mais positivas do conjunto de Jorge Jesus nos últimos dez encontros. Desde dia 20 de Dezembro, a equipa sofreu apenas um golo (Gil Vicente, 17.ª jornada da Liga), mantendo por nove vezes as suas redes invioladas nas três provas nacionais. Um registo quase imaculado, que coincide com a chegada de Jan Oblak à baliza e explica muito do sucesso “encarnado” nesta fase da temporada. Será com esta defesa blindada que os lisboetas recebem esta tarde o Paços de Ferreira, para a 19.ª jornada, numa partida onde terão menos pressão do que tem sido habitual esta época, já que a liderança do campeonato está assegurada independentemente do resultado na Luz..

Vitória de Setúbal, FC Porto, Marítimo e Sporting para a Liga; Nacional, Leixões e Gil Vicente para a Taça da Liga; Gil Vicente e Penafiel para a Taça de Portugal. Nove partidas sem golos sofridos, sete das quais consecutivas. Um recorde de Jorge Jesus desde que chegou à Luz, na temporada de 2009-10. O melhor que a equipa conseguira a nível defensivo, foram cinco jogos consecutivos sem as redes batidas, nas temporadas 2010-11 e 2012-13.

Um contraste absoluto em relação aos jogos oficiais no arranque da época, em que o Benfica consentiu dez golos nos primeiros dez encontros. A lesão de Artur Morais na partida frente ao Olhanense, a 15 de Dezembro, que seria a última em que os “encarnados” sofreriam mais de um golo, acabou por estabelecer uma fronteira, pelo menos estatística. A oportunidade foi agarrada pelo jovem Oblak, de 21 anos, que só falhou três dos últimos dez encontros (Morais e Paulo Lopes dividiram duas partidas da Taça da Liga e o brasileiro voltaria a alinhar frente ao Penafiel na Taça de Portugal), sofrendo o já referido golo gilista.


O Paços de Ferreira é o adversário que se segue e anunciou este sábado que pretende apostar no contra-ataque para surpreender a defesa dos lisboetas. Para já, os argumentos ofensivos dos pecenses não têm sido convincentes frente aos três “grandes” do futebol nacional, tendo apontado apenas um golo nos quatro confrontos que já protagonizou (precisamente contra o Benfica na primeira volta) e sofrido onze.

Luisão iguala Nuno Gomes

Luisão iguala Nuno Gomes

Amanhã, Luisão  irá atingir mais uma marca muito importante na sua carreira no Benfica, uma vez que irá fazer o seu jogo n.º 398 pelos encarnados em Paços de Ferreira, igualando Nuno Gomes no 11.º lugar dos futebolistas mais utilizados de sempre pelo emblema da águia.

Ainda assim, é certo que a ascensão de Luisão nesta lista tem tudo para não ficar por aqui. Afinal, Francisco Ferreira  (399 jogos), que fecha o top 10, tem apenas mais dois jogos que o "Girafa" e mesmo o nono classificadoCavém  (420 partidas) poderá estar ao alcance do internacional brasileiro ainda esta temporada, uma vez que as águias ainda têm condições de fazer mais 25 jogos oficiais em 2013/14.

Com contrato até ao final da época 2015/16, o que lhe garantirá mais duas temporadas na Luz após a actual, Luisão poderá pensar depois em alcançar figuras como Eusébio (440 jogos), António Simões (449), Manuel Bento (465),Shéu (487) ou Humberto Coelho (498). Mais complicado, todavia, será atingir o top 3, uma vez que Nené (575),Veloso (538) e Mário Coluna (525) serão inalcançáveis, pelo menos até 2016.

Chega ao centenário na UEFA
Posteriormente ao feito que deverá cumprir no domingo, Luisão deverá fazer o centésimo encontro nas competições europeias na quinta-feira, diante dos gregos do PAOK Salónica, naquela que será a sua partida n.º 50 na Taça UEFA/Liga Europa, prova onde detém o excelente saldo de 26 vitórias, 10 empates e 13 derrotas.

Também na Liga dos Campeões, aliás, o saldo do internacional brasileiro é positivo, uma vez que somou 20 vitórias, 13 empates e 17 derrotas nos 50 encontros que disputou na prova mais importante do calendário europeu de clubes.

Lembre-se que Luisão é o futebolista com mais jogos europeus por clubes portugueses, suplantando os portistas:Vítor Baía (98 jogos) e João Pinto (90 jogos) e deixando muito para trás Veloso (77), que é o segundo atleta que mais partidas fez na UEFA com a camisola encarnada.

Parzyszek queria casa e ainda carro e viagens

Parzyszek queria casa e ainda carro e viagens

POLACO FALA DA TRANSFERÊNCIA ABORTADA

Piotr Parzyszek, avançado polaco de 20 anos que esteve prestes a mudar-se para o Benfica B no passado mês de janeiro, mas que acabou por assinar até 2018 com oCharlton (Inglaterra), explica os motivos pelos quais a transferência abortou. E lamenta a falta de condições apresentadas pelo emblema encarnado.

“O negócio estava praticamente fechado. O Benfica ligou-me e disse-me que me queria no final da temporada. Respondi que pretendia ir em janeiro, porque se marcasse 15 ou 20 golos poderia assinar por um dos principais clubes holandeses. Então, o Benfica aceitou contratar-me em janeiro, cedendo-me ao De Graafschap. Depois de três semanas sem novidades, viajei para Lisboa para acertar o contrato, mas a única coisa que vi foi um pedaço de papel com a duração do vínculo e o meu salário. Não havia qualquer referência à casa, ao carro ou aos voos da minha família”, relatou o atacante ao “London Evening Standard”.

O jogador realça, por outro lado, que não sentiu que o clube da Luz acreditasse efetivamente nas suas qualidades.“Tenho de ter um bom feeling e as pessoas têm de ter confiança em mim. Não senti isso no Benfica”, disse, salientando que “não foi uma decisão difícil” a de desistir da transferência.

Vieira continua atento aos B encarnados

Vieira continua atento aos B encarnados
VOLTOU A MARCAR PRESENÇA NO CENTRO DE ESTÁGIO
Não é novidade nos últimos tempos, mas é a prova da ligação cada vez mais estreita entre Luís Filipe Vieira e a equipa B do Benfica. O presidente do emblema encarnado esteve ontem particularmente atento ao desenrolar da 1.ª parte do desafio entre as águias e o Sp.Braga B, no centro de estágio, depois de dia 2 deste mês, também noSeixal, ter seguido o embate com o Aves.

O líder das águias, que hoje deverá marcar presença em Paços de Ferreira, estava acompanhado por Alcino António, vice-presidente do clube, e acabou por sair ao intervalo do encontro, mas ainda a tempo de ver o primeiro golo, marcado por Ivan Cavaleiro, ontem reforço dos B.

Vieira tem insistido nos últimos tempos no futebol de formação das águias, acreditando que no futuro será ali a nascente principal da equipa principal.Assim, a equipa B assume um papel preponderante, por ser uma ponte entre os dois conjuntos e permitir a integração faseada de alguns jovens ao mais alto nível.

Apostas claras

A SAD tem perfeitamente identificados os nomes que a médio prazo quer ver na equipa principal do clube. Além de Ivan Cavaleiro, que já pertence ao plantel de Jorge Jesus, embora possa vir a perder algum espaço com o regresso de Salvio, há outros jogadores que estão na “calha” do estrelato, como o nosso jornal deu a conhecer em outubro.

João Cancelo é um dos futebolistas em quem Vieira aposta particularmente, acreditando que poderá ser o futuro lateral-direito do clube. O líder benfiquista recusou até uma oferta pelo jovem no último mercado. Mas não é caso único. Bernardo Silva (está lesionado e assistiu ao jogo na bancada) é um jovem em quem responsáveis e adeptos depositam muita esperança, tal como Hélder Costa.

Nove pontos indicam sinal de perigo à águia

Nove pontos indicam sinal de perigo à águia
DISSABORES COM ADVERSÁRIOS DOS ÚLTIMOS POSTOS
Jorge Jesus já está escaldado com os pontos desperdiçados frente a equipas que ocupam a segunda metade da tabela. À entrada para 19.ª jornada, os encarnados registam quatro empates e uma derrota, o que totaliza 11 pontos perdidos. O que não deixa de ser curioso sublinhar é que apenas dois destes pontos foram sonegados por um adversário direto, o Sporting, na terceira jornada (1-1).

André Almeida e Salvio de fora

André Almeida e Salvio de fora
SEGUEM EM RECUPERAÇÃO
André Almeida e Salvio continuam fora das opções de Jorge Jesus, por ainda se encontrarem em recuperação. O internacional português tem um traumatismo na bacia e ainda não entra nos planos do técnico. O extremo argentino, operado ao joelho direito em setembro passado, está na reta final do processo de reabilitação, não tardando muito para voltar a competir.

Ao lote dos indisponíveis junta-se Enzo Pérez, que cumpre um jogo de suspensão – viu o quinto amarelo no dérbi.

Estreia de Lima foi com um bis aos castores

Estreia de Lima foi com um bis aos castores
RODRIGO PERSEGUE O GOLO
O Estádio Capital do Móvel já está ligado à carreira de Lima no Benfica, pois foi neste recinto desportivo que o avançado fez o seu primeiro jogo a titular pelo clube encarnado. Para eternizar o feito, o brasileiro, de 30 anos, ainda assinou um bis que foi determinante para o triunfo das águias, pois o resultado final saldou-se num 2-1 favorável ao Benfica.

A apetência do atacante para marcar aos pares aos castores já se havia verificado em Braga. Em 2010/11, logo na sua primeira temporada no clube minhoto, assinou um primeiro bis, mas não conseguiu evitar a vitória dos pacenses na Taça da Liga (2-3). Já em 2011/12, num jogo relativo ao campeonato, voltou a mostrar a veia goleadora com mais dois remates certeiros no robusto triunfo dos bracarenses (5-2). Na presente época Lima é o melhor marcador com 11 golos, oitos dos quais apontados na Liga.

Rodrigo

Enquanto Lima guarda boas recordações dos confrontos com o Paços de Ferreira, Rodrigo ainda procura o seu remate certeiro nos duelos com os castores. Há cinco equipas do escalão principal do futebol português a quem o camisola 19 nunca marcou, e o Paços de Ferreira engloba essa lista na companhia de Sporting, Belenenses, Académica e Estoril.

Líder mundial em sócios

Líder mundial em sócios

CONFIRMAÇÃO DA FIFA

O Benfica continua a ser o clube com mais sócios do Mundo, segundo os números publicados pela “The weekly”, revista semanal da FIFA. Dizem estes dados que o emblema da Luz tem 235 mil sócios e é seguido de colossos como Bayern Munique (223.985) Barcelona (177.246) e Manchester United (151.079).

A publicação indica o basquetebol, o hóquei em patins, o ciclismo, o andebol e o ténis de mesa como modalidades em destaque na Luz, além do futebol.

Cardozo pressiona dupla atacante

Cardozo pressiona dupla atacante

PARAGUAIO ESPREITA TITULARIDADE ANTES DA LIGA EUROPA

Oscar Cardozo espreita hoje um lugar como titular, no encontro com o Paços de Ferreira. O paraguaio pressiona a dupla atacante que Jorge Jesus tem utilizado na Liga, Lima e Rodrigo, num jogo que antecede a entrada em cena dos encarnados na Liga Europa.

Capas do Dia

Capas do Dia
Fevereiro 16 2014