quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Benfica-Arouca (antevisão): para uma liderança mais longa

Benfica-Arouca (antevisão): para uma liderança mais longa
Encarnados com todas as probabilidades
O Benfica recebe o Arouca nesta sexta-feira com o objetivo de prolongar uma liderança isolada que no fim de semana durou cerca de meia hora: entre o final do jogo em Vila do Conde e o primeiro golo do Sporting frente ao Paços de Ferreira. 

Os encarnados atravessam o melhor período de resultados na Liga e recebem uma equipa que joga pela primeira vez no escalão principal na temporada que decorre. Para além disso, atravessa momento problemático. Houve reunião de emergência em Arouca depois de mais uma derrota no fim de semana passado.

Em teoria, este será dos jogos em que a vitória encarnada tem maior probabilidade, mesmo que haja o risco de se pensar em demasia na terça-feira europeia que aí vem. O cartão amarelo de Matic em Vila do Conde também diz muito de como o Benfica encara o jogo desta sexta-feira. Falta passar dos pensamentos ao atos, até porque sem o sérvio o futebol encarnado fica sempre a perder. Uma ajuda aos visitantes, que não vencem no campeonato desde 15 de setembro. 

Para o Benfica, este é um daqueles jogos em que o ideal seria marcar cedo, resolver na primeira parte e gerir no segundo tempo, por causa do encontro da Liga dos Campeões, na terça-feira. Quanto ao Arouca, prevê-se que a ideia inicial é adiar o golo encarnado ao máximo. Depois, numa segunda fase de pensamento, tentar sair rápido em contra-ataque e ferir a águia. As probabilidades jogam todas a favor das águias, mas David também ganhou a Golias.

Momento:


BENFICA: Os encarnados somam cinco jogos consecutivos de campeonato a vencer. Começaram a série na Amoreira, com o Estoril, e somaram o último triunfo em Vila do Conde, frente ao Rio Ave. Nem tudo foram boas notícias, como se sabe. As águias perderam Cardozo e Ruben Amorim pelo caminho. Rodrigo e Lima deram conta da ausência do paraguaio, mas há uma enorme dúvida de como se comporta a equipa sem Matic, um dos pilares. Para já, Fejsa deve ter a companhia de Enzo Pérez no meio e ainda há uma questão lateral, à esquerda, para tratar.

AROUCA: Ora, se o Benfica vem na melhor série, o Arouca atravessa o momento mais difícil da temporada. A derrota com o Marítimo foi o sétimo jogo sem vencer para o campeonato. E nessa série, apenas dois empates, frente a Académica e Paços de Ferreira. Em suma, fez dois pontos em 21 possíveis. As probabilidades não podiam ser piores na visita à Luz.

Ausências:


BENFICA: Cardozo, Ruben Amorim, Salvio, Siqueira, Sílvio, Cortez e Matic

AROUCA: Henrique e Miguel Oliveira

Discurso direto:

BENFICA: Com o treinador Jorge Jesus castigado, o Benfica não faz antevisão das partidas

AROUCA: «O plantel do Benfica é fortíssimo, é o mais valioso do futebol português, e temos noção de que é uma equipa forte em casa, vai ter maior tempo de posse de bola e vai colocar maior pressão no meio-campo defensivo do Arouca», disse o treinador Pedro Emanuel

Histórico de confrontos:

Época de estreia do Arouca na Liga, logo primeiro confronto com o Benfica no campeonato. Ainda assim, as águias já receberam os arouquenses uma vez. Aconteceu na Taça de Portugal 2010/11. o Benfica goleou por 5-1.

Equipas prováveis: 

BENFICA - Artur, Maxi Pereira, Luisão, Garay, André Almeida, Fejsa, Enzo Perez, Gaitan, Markovic, Rodrigo e Lima

Arouca - Cássio, Ivan, Diego, Mika, Tinoco, Soares, David Simão, Bruno Amaro, Ceballos, Pintassilgo, Roberto

Benfica presta tributo a Mandela

Benfica presta tributo a Mandela
O Benfica, à semelhança de Sporting e FC Porto, também recorda Nelson Mandela, falecido esta quinta-feira.
«O legado de Mandela nunca morrerá. Há homens que fazem a diferença. Nelson Mandela sempre acreditou na mudança e a mudança aconteceu. Com o seu exemplo e a sua persistência conseguiu fazer mudar o Mundo. À memória de Nelson Mandela e ao seu legado fica o tributo do Sport Lisboa e Benfica», escreveu o clube da Luz no Facebook oficial.

Luisão triste com a morte de Mandela

Luisão triste com a morte de Mandela
Luisão, capitão do Benfica, reagiu com tristeza à morte de Nelson Mandela.

«Notícia muito triste... Descanse em paz Nelson Mandela», escreveu o central das águias no Twitter.

O jogador deixou ainda uma citação de Mandela: «A educação e o ensino são as mais poderosas armas que podes usar para mudar o mundo.»

«Obrigado Madiba pelo seu legado e exemplo» - Cristiano Ronaldo



«Obrigado Madiba pelo seu legado e exemplo» - Cristiano Ronaldo
Cristiano Ronaldo lembrou esta noite a vida de Nelson Mandela, que morreu esta quinta-feira aos 95 anos.

O avançado recorreu à rede social Facebook para publicar uma imagem sua com o carismático líder sul-africano, tirada em 2010, aquando da participação portuguesa no Campeonato do Mundo de 2010, em África do Sul.

A acompanhar a imagem o astro português lembrou o exemplo que Nelson Mandela representa para o mundo: «Obrigado Madiba pelo seu legado e pelo seu exemplo. Estará sempre connosco.»

Morreu Nelson Mandela

Morreu Nelson Mandela
Nelson Mandela, Nobel da paz e líder da luta contra o Apartheid, morreu esta quinta-feira.

O anúncio foi feito pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma, que salientou que Nelson Mandela vai ter direito a um funeral de Estado.

O carismático líder sucumbiu na sua casa em Joanesburgo, aos 95 anos, após uma infeção no pulmão.

Símbolo da luta pela liberdade

Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918 numa aldeia no interior de África do Sul, mas rumou a Joanesburgo aos 23 anos, local onde deu os primeiros passos na política.

Aquele que se seria o primeiro presidente negro da África do Sul começou a opor-se ao apartheid quando estudava direito. Tornou-se membro do Congresso Nacional Africano (ANC) e depois de ter sido detido em 1962, foi condenado em 1964 a prisão perpétua. Desde então, durante 26 anos, tornou-se num símbolo da luta pela liberdade no país e no mundo.

Em 1990 foi libertado, devido à pressão da comunidade internacional. No ano seguinte Madiba, como era conhecido, assumiu a presidência do ANC, para em 1993 ser agraciado com o Prémio Nobel da Paz.

Em 2004 retirou-se da vida pública mas continuou ligado a várias causas sociais.

Nelson Mandela estava a receber cuidados médicos no seu domicílio, depois de ter estado quase três meses internado no hospital de Pretória, devido a uma infeção pulmonar.

Raio X à Águia: Nemanja Matic

Raio X à Águia: Nemanja Matic

Os jogadores são os principais protagonistas do futebol, mas há mais sobre eles do que é possível ver em campo. O Vavel Portugal faz hoje o raio-x a Nemanja Matic, médio do Benfica.

Nemanja Matic nunca prometeu o que veio a demonstrar: do alto do seu metro e noventa e quatro, o médio defensivo nascido na localidade de Vrelo, na actual Sérvia, escondia um talento tecnicista que explodiu somente quando mereceu a confiança do treinador Jorge Jesus, corria a época de 2012-2013. Depois de agarrada a titularidade no meio-campo do Benfica, Matic desenvolveu, num ápice, grande parte do seu potencial futebolístico, potenciado pela sucessão de jogos e pelo acumular de tarefas que foi desempenhando no esquema táctico do Benfica vice-campeão da Liga Zon Sagres, vice-campeão da Liga Europa e igualmente vice-campeão da Taça de Portugal. Depois de tanta vitória, e no meio de tanta derrota final, Matic foi avassalador: autêntico médio omnipresente no sistema do Benfica, o sérvio defendia, repunha a bola jogável, organizava a posse e empurrava, criteriosamente, a equipa para o ataque. Não admira que, por todo o esforço dispendido, o médio de 25 anos tenha sido um dos que mais penou com a derrocada benfiquista da época transacta.

Da Eslováquia para «os blues» londrinos

Matic iniciou a sua carreira profissional no clube sérvio FK Kolubara, decorria a época de 2005-2006. Depois da iniciação, Nemanja emigrou para a Eslováquia, para representar o MFK Kosice, no interregno da temporada seguinte. Defendendo os seus créditos de mãos alheias, o jovem médio pegou de estaca no clube e da Inglaterra chegou o interesse do Chelsea, que contratou Matic por uma verba a rondar 1,5 milhões de libras: sem espaço no plantel, o incógnito médio teve uma passagem fantasma pelo clube londrino, realizando apenas três jogos pelos «blues», à data orientados porCarlo Ancelotti. Sem margem para deixar a sua marca na Premier League, Matic ingressou nos holandeses doVitesse, através de uma cedência temporária, afim de retomar a curva ascendente da sua progressão, entretanto estagnada. Depois de 29 jogos e dois golos marcados, o passe do sérvio foi usado como parcial moeda de troca no âmbito do negócio da compra de David Luiz por parte do Chelsea. Assim chegou Matic ao Benfica, avaliado em 5 milhões de euros embora um completo desconhecido para a maioria dos adeptos encarnados.
Afirmação total de «águia» ao peito
Se desconhecido era, Matic passou a indispensável mais-valia no seu actual clube, o Benfica. Se aparentava, antes da titularidade indiscutível, um ar escanifrado, depressa o sérvio fez questão de apaixonar os adeptos encarnados com o seu futebol descomplicado, incisivo, lógico, seguro e fino. O seu esplendor total surgiu com a saída de Javi Garcia, que abriu as portas da titularidade ao espadaúdo médio defensivo: rapidamente pegou nas rédeas da equipa e tomou para si a responsabilidade de organizar o meio-campo de Jesus, defendendo bem e atacando meticulosamente. Blindado com uma cláusula de 50 milhões de euros e uma extensão contratual que o liga ao clube até 2018, Matic foi considerado o melhor jogador da Liga na passada temporada, tendo um dos seus golos (frente ao FC Porto, a 13 de Janeiro de 2012) sido nomeado para «Golo do ano», ao passo que o seu nome consta, também, da lista de 40 jogadores escolhidos pela UEFA para integrarem o melhor onze do ano. Com 94 jogos (oito golos marcados) de águia ao peito, Matic é hoje um dos médios mais cobiçados da Europa, chegando-se mesmo a teorizar um hipotético regresso a Stamford Bridge.

Um motor sérvio «todo-o-terreno»

Matic engana pela estatura longilínea: o canhoto é, de facto, um tecnicista primoroso, apesar da sua altura elevada. Desarma eficientemente os adversários, impõe uma pressão alta na zona central do campo e conduz a bola colada ao pé com uma facilidade inquietante. Capaz de percorrer toda a zona do miolo, o centrocampista encarnada é um pilar defensivo incansável e ao mesmo tempo um elemento fundamental na organização atacante, pela forma como despoleta as transições e pela capacidade que tem de se adicionar ao processo ofensivo. O sérvio é um jogador versátil que na época anteriordesempenhou três papéis num só: médio defensivo, médio de transição e armador de jogo, colocado ao lado de Enzo, com o qual repartia várias tarefas. Na formatação táctica de Jesus a exigência que recaía sobre os ombros de Matic era ainda maior, pois do esquerdino o técnico esperava futebol total ao longo da faixa central, pressão alta sobre o portador da bola, desarmes, incursões ofensivas com derivações para as alas (vimos Matic fazê-lo inúmeras vezes no ano passado) e apoios defensivos, nomeadamente dobras aos laterais do Benfica, ambos extremamente atacantes.

Por tudo isto, Matic caracteriza-se como um jogador incrivelmente versátil, fisicamente imponente, apto para duelo corpo-a-corpo e munido, tecnicamente, de um manancial considerável de movimentos graciosos que, ao longo do tempo, foram apagando por completo a ideia de que seria um jogador pleno de força mas em tudo desengonçado. Peixe dentro de água na posição de médio defensivo, à frente da linha defensiva, Matic pode desempenhar funções de médio centro declarado, visto ser capaz de conduzir a bola e engendrar jogadas de ataque integrando-se ele mesmo na manobra da busca pelo golo, o que o torna, em última instância, um activo a ter em conta na posição «8», com contornos de «box-to-box», pêndulo de ligação entre sectores.
Diferendo com Mihajlovic

Enquanto Matic espalhava classe pelos relvados, o seleccionador da Sérvia, Sinisa Mihajlovic, mantinha-se a leste da categoria do jogador benfiquista, não o convocando para os jogos do seu país. O diferendo entre o seleccionador e o jogador foi moroso e Matic era acusado por Sinisa de não ter intenção de representar a Sérvia, facto que chegou a ser desmentido pelo médio. Ultrapassada a discórdia, Matic ingressou na selecção e tornou-se, instantaneamente, num activo importante, titular indiscutível no meio-campo sérvio, por vezes ao lado do seu colega no Benfica, Fejsa. Apesar do final feliz, Matic já não foi a tempo de ajudar a sua selecção a estar presente no Mundial de 2014, no Brasil. Matic apenas disputou duas partidas da fase de apuramento.
Piloto «auto-Matic»
O valor do sérvio é inegável e a sua abnegação e trabalho árduo caíram no goto dos adeptos benfiquistas, que vêem em Matic uma peça indispensável no onze da sua equipa. Para Jorge Jesus, o sentimento deverá, certamente, ser o mesmo, atendendo à incontornável regularidade presencial do jogador, sem o qual o jogo encarnado perde rigor, pejo defensivo e orientação posicional. A época 2012-2013 foi repleta de grandiosos jogos de Matic, muitos deles no contexto internacional: partidas contra o Fenerbahce ou ante o Chelsea, na final da Liga Europa, foram um verdadeiro hino ao trabalho do médio defensivo, incansável na sua própria superação táctica e técnica. Se o Benfica tinha no espanhol Javi Garcia um trinco duro e feroz, passou a ter em Matic um médio multi-funções que alia o rigor defensivo ao atrevimento ofensivo, facto que permite ao sérvio encaixar-se apropriadamente em vários esquemas tácticos sempre com a mesma eficiência: do 4-2-4 de Jesus (onde é médio total), ao 4-2-3-1 (onde joga com mais apoio), passando pelo 4-3-3 (onde se situa no lugar «6»), o esquerdino é um autêntico piloto «auto-Matic», pronto a desempenhar as mais variadas funções.

O futuro passa pelo Benfica e pelo desejo de conquistar troféus com a camisola encarnada, mas a cobiça europeia poderá falar mais alto, e outros voos poderão estar mais perto do horizonte de Matic do que aquilo que actualmente se prevê. Desde o interesse do Mónaco, Chelsea e Nápoles, muitos serão os clubes interessados em resgatar o sérvio do ninho da águia.


Final da Champions na Luz: os detalhes de um momento único

Final da Champions na Luz: os detalhes de um momento único
FPF está a preparar, em conjunto com a UEFA, a «melhor final de sempre» da prova milionária. Números impressionantes de uma ação em grande escala onde todos podem sair a ganhar

Há momentos que só vivemos uma vez na vida. 
Uma final da maior competição europeia de futebol, a prova de clubes mais apetecida no Mundo, em solo português, será, eventualmente, um desses momentos especiais. 

A Federação Portuguesa de Futebol avançou para a candidatura da final da Champions na Luz tendo um forte motivo simbólico por trás: 2014 é o ano do centenário da FPF e nada melhor para assinalar em grande a data redonda do que acolher o jogo decisivo da Liga dos Campeões. 

Os dados gerais do plano que está a ser preparado foram expostos, esta terça ao início da tarde, pelo diretor-geral da Federação, Tiago Craveiro, no Future Football Congress, que se realizou na Maia. 

E os números, de facto, impressionam. Falam por si: expetativa de 400 a 500 euros de consumo, em média, por visitante; estimativa de 110 milhões de espetadores pelas transmissões televisivas em todo o Mundo (desde 2009, a final da Champions tem mais audiências que o Super Bowl); planeamento iniciado 18 meses antes do evento; 14 elementos da FPF e 30 da UEFA especialmente dedicados ao projeto final da Champions a funcionar «em espelho» (com dois elementos da UEFA para cada da FPF por tarefa); 300 elementos de staff da organização a partir de maio; 1.110 elementos da PSP e 750 stewards;150 elementos de emergência médica; 400 figurantes para as cerimónias de abertura e encerramento e 150 voluntários; seis mil pessoas envolvidas na organização, num rácio impressionante de uma pessoa da organização para cada dez espetadores (seis mil/61 mil). 


A melhor final de sempre
O objetivo da FPF é assumidamente ambicioso: «Queremos organizar a melhor final de sempre da Champions», admite Tiago Craveiro. O diretor-geral da Federação, pessoalmente empenhado na empreitada, aponta, sem dúvidas: «Esta será, de longe, a operação mais complexa jamais feita em Portugal para um jogo». 

E para grandes objetivos, grandes planos: para esta final estão nomeados dois embaixadores e não apenas um. Eusébio e Figo, os dois Bolas de Ouro portugueses que deixaram atividade (o terceiro, CR7, esperemos que ainda se mantenha por muitos e bons anos...) 

Eusébio venceu em 1962, Figo em 2001. Ambos serão caras cruciais na representação do projeto final da Champions na Luz em 2014, um pouco por todo o Mundo.


Os eventos adicionais
Não será «só» o jogo decisivo da Champions 2014 que será organizado em maio, em Lisboa. A Luz acolhe, dia 24 desse mês, o grande duelo, mas dois dias antes terá lugar, no Restelo, a final da Champions feminina, um setor em que a UEFA e a FPF, pela via da promoção e desenvolvimento do futebol, apostam cada vez mais. 

Entre 22 e 24 de maio, no Terreiro do Paço terá lugar o Champions Festival, com uma zona privilegiada da cidade a ficar entregue a atividades relacionadas com a final, muito viradas para o divertimento e para a expressão do sentimento clubístico dos adeptos. 

O que está a ser melhorado
Apesar de ser o maior estádio português, e de já ter acolhido uma final de um Campeonato da Europa, em 2004, o Estádio da Luz necessitará de melhorias que foram exigidas pela UEFA e que já estão incluídas no projeto exposto esta terça-feira.

Uma dessas melhorias tem a ver com a instalação de uma tenda para convidados de patrocinadores, um ponto especialmente importante na lógica da Champions. Os bilhetes para sponsors têm compromissos de venda prioritária. 

As áreas media serão também, no dia do jogo, bem diferentes das que neste momento são utilizadas na Luz.

Os bilhetes mais caros



Vender uma final da Champions não será, propriamente, a tarefa mais difícil nesta megaoperação. Olhando para as últimas edições, a procura é, de facto, impressionante.

E nem os lugares mais caros são difíceis de escoar. Bem pelo contrário: por esta altura, já não serão muitos os pacotes VIP disponíveis... apesar da exorbitância dos preços: 4.440 para o Super Platinum, com os restantes pacotes VIP a custarem 3.950, 2.950, 2.450 e 1.950 euros. 

Mas não se preocupem com valores tão elevados: serão, certamente, esgotados rapidamente. Não se tratam de bilhetes únicos, são pacotes de 15 ou 21 lugares, mas são vendidos ao camarote e comprados por grandes empresas internacionais, geralmente.

Tratam-se de 3.400 bilhetes a englobar nestes pacotes VIP, onde se espera que haja tratamento mesmo... top.
Portugueses devem ser minoria
Cada clube finalista terá direito a 25 mil bilhetes. Nos restantes, para público em geral, não é certo que sejam na maioria para portugueses.

A experiência da UEFA aponta para que só 25% dos bilhetes reservados para o público em geral sejam destinados a adeptos do país organizador.


Articulação com Câmara e clubes
A operação final da Champions envolve várias entidades, tendo a UEFA e a FPF como principais vértices. No caso do Comité Organizador Local, a FPF tem dois parceiros fundamentais: a Câmara Municipal de Lisboa e os clubes que acolhem os jogos (Benfica e Belenenses). 

Na final de Londres, por exemplo, além do grande jogo em Wembley, o Chelsea esteve envolvido, por via da partida em Stamford Bridge.

Há, nesse sentido, 16 elementos do Benfica especialmente focados nesta operação, mais quatro do Belenenses, cinco da Câmara Municipal de Lisboa, um dos aeroporto e dois dos bombeiros.

É que para lá de toda a operação logística nas áreas desportivas, esta final tem pontos críticos nas acessibilidades. 

O estacionamento
Outra grande preocupação da organização é, por isso, o estacionamento. O plano final para acolher os adeptos só poderá ser feito quando se souber a nacionalidade dos dois clubes finalistas. 

Tiago Craveiro explica: «Se um dos clubes finalistas for espanhol, isso vai implicar uma pressão automóvel muito maior. Se for da Rússia, por exemplo, já implicará que eles venham de avião e depois cheguem autocarros à zona do estádio».

Nesse sentido, há que prever vários planos antecipadamente. Para o estacionamento estarão previstos parques para acolher cerca de dois mil carros e mil autocarros. 

A necessidade de antecipação leva a que os quatro semi-finalistas estejam envolvidos. Ou seja: dois deles vão, de forma inglória, participar na preparação de uma final que irão falhar por pouco...


Todos podem sair a ganhar 
Nestes tempos de cinto apertado, e perante o que a construção do estádios do Euro pôde implicar nas contas do Estado, sobram sempre algumas reservas sobre a organização de eventos desta dimensão em Portugal.

Tiago Craveiro assumiu, na exposição feita no TECMAIA, uma ideia clara em relação a isso: «Este evento puxa por Portugal. Logo a seguir à final, teremos Portugal no Mundial, muito por mérito de Cristiano Ronaldo e dos seus companheiros. E é importante que se saiba, nesta altura, que a atividade gerada por esta final trará receitas fiscais ao Estado, pela via do IVA e outros impostos que daria para pagar perto de dez anos de subsídios que o Estado dá ao futebol jovem».

Uma ideia que vai ao encontro de outra que, recentemente, o presidente da FPF, Fernando Gomes, ao lembrar que a Federação é «uma entidade privada, ainda que com utilidade pública desportiva, como os clubes» e que «dá muito mais do que recebe ao Estado». A FPF recebe cerca de um milhão de euros (perto 2,5% do seu orçamento) e dá, em impostos, 7,5 milhões ao Estado.

Pedro Emanuel preparado para o «sufoco» da Luz

Pedro Emanuel preparado para o «sufoco» da Luz

Treinador do Arouca no lançamento do encontro com o Benfica

Não está fácil a vida para Pedro Emanuel, um pouco à semelhança das épocas anteriores, na Académica. Após sete jogos consecutivos sem ganhar no campeonato, o Arouca segue no 15.º lugar, com oito pontos, tantos quanto o lanterna vermelha Paços de Ferreira. No início da semana, o treinador recebeu um voto de confiança e é neste contexto que visita a Luz. 

«Para o Benfica, é pressão. Joga em casa, tem a obrigação de ganhar», afirmou esta quinta-feira, em conferência de imprensa reproduzida pela Lusa. O técnico negou, contudo, que a sua equipa sinta o aperto dos resultados. 

«O plantel do Benfica é fortíssimo, é o mais valioso do futebol português, e temos noção de que é uma equipa forte em casa, vai ter maior tempo de posse de bola e vai colocar maior pressão no meio-campo defensivo do Arouca, sustentou ainda. 

A receita passa por tentar aguentar o «sufoco» e, depois, nos momentos com bola, «sair para procurar a zona de perigo do Benfica, e fazê-lo com qualidade». «Vamos jogar num ambiente de grande dimensão, o que dá mais prazer e muito mais motivação», referiu.

Lassad, último reforço dos arouquenses, foi convocado para a partida, apesar de só ter feito dois treinos, mas Pedro Emanuel acredita que o franco-tunisino pode fazer a diferença. «Estamos dependentes das questões burocráticas. É um jogador com qualidade e aquilo que eu sempre defendi que iria procurar. Se tiver possibilidades, poderá jogar», prometeu.

«Sinto-me muito feliz e realizado por estar no Benfica»

«Sinto-me muito feliz e realizado por estar no Benfica» 

O lateral português Sílvio, cedido pelo Atlético Madrid, revelou estar muito contente com a decisão que tomou por regressar a Portugal e pelo clube que escolheu para relançar a carreira.

«Sinto-me muito feliz e realizado por estar no Benfica», afirmou Sílvio, em declarações ao jornal do Benfica, que estará na sexta-feira nas bancas.

Bétis poderá tentar Cardozo

Bétis poderá tentar Cardozo

O Bétis está no mercado à procura de um goleador, tendo sido avançado Óscar Cardozo como estando na lista de potenciais reforços.

Atualmente no último lugar da Liga espanhola, a Direção do clube de Sevilha acaba de trocar de treinador (Juan Carlos Garrido sucedeu a Pepe Mel) e, segundo noticia o portal fichajes.net, tem agora em ideia contratar um jogador capaz de fazer a diferença na frente de ataque.

Com a reabertura do mercado a aproximar-se, à Luz poderá assim chegar uma proposta, ainda que seja salientado também o alto valor da cláusula de rescisão do contrato que Óscar Cardozo tem com o Benfica (60 milhões de euros), válido até junho de 2016.

Benfica – ADC Encarnação Olivais, 5-1

Benfica – ADC Encarnação Olivais, 5-1

Juvenis B: “Chapa cinco” no Caixa Futebol Campus

Os Juvenis B do Sport Lisboa e Benfica venceram, esta quarta-feira, a formação da ADC Encarnação Olivais, por 5-1, na 9.ª jornada do Campeonato Nacional.

No Caixa Futebol Campus, Tiago Dias, Jorginho, Matheus Clemente, Bruno Lourenço (na foto) e Fábio Jorge foram os protagonistas dos golos.

Fundação Benfica: Dinis conheceu os jogadores do SL Benfica

Menino cumpriu sonho

Fundação Benfica: Dinis conheceu os jogadores do SL Benfica

A vertente social do Sport Lisboa e Benfica, levada ao expoente máximo pela Fundação Benfica, foi de novo posta no terreno. Dinis, de 5 anos, tinha o sonho de conhecer os jogadores do plantel da equipa principal do Clube e a Fundação deu-lhe essa oportunidade.

Dinis, acompanhado pelos pais, pôde conviver com os vários atletas com o treinador, Jorge Jesus, e pisou o relvado do campo em que o grupo treinava.

Num dia diferente e único para o jovem Dinis, a mãe, Andreia Oliveira, foi a porta-voz da família, reconhecendo a importância desta iniciativa. “Acho que estes incentivos são importantes porque tira-o da rotina da doença e é positivo. É um dia diferente e fica saciada a curiosidade de ver os jogadores do Benfica”, destacou.

A mãe do jovem revelou, ainda, os seus gostos desportivos: “O Dinis gosta muito de Futebol e é do Benfica.”

António Areia antevê dérbi: “Esta vitória é uma motivação extra"

Após vitória no clássico

António Areia antevê dérbi: “Esta vitória é uma motivação extra"

Após a vitória no clássico, as atenções da equipa de Andebol do Sport Lisboa e Benfica estão já viradas para o dérbi da próxima quarta-feira.

“Esta vitória [FC Porto – Benfica, 23-25] é já uma motivação extra para o jogo de quarta-feira. Agora vamos enfrentar o Sporting com a mesma motivação”, começou por dizer António Areia, em declarações à Benfica TV.

Após 23 anos sem vencer no Dragão Caixa, o andebolista acredita que este poderá ser indicador de viragem. “Foi uma vitória muito importante. Foram muitos anos sem vencer mas ainda bem que chegou esta vitória. É sempre difícil jogar no Dragão Caixa, estavam muitos adeptos do FC Porto e isso foi uma dificuldade acrescida. Não entrámos bem mas conseguimos dar a volta ao resultado”, analisou.

Para o dérbi da próxima quarta-feira, António Areia pede casa cheia no Pavilhão n.º 2 da Luz. “Esperamos que os adeptos marquem presença e que encham o Pavilhão da Luz”, apelou.

Jornal O Benfica


Em exclusivo para todos os fãs do Glorioso, a primeira página do Jornal O Benfica. Amanhã nas bancas!

Ola John entre Liverpool e Ajax

Ola John entre Liverpool e Ajax

O interesse de Liverpool e Ajax em Ola John não é novo (o clube de Amesterdão até já o assumiu), mas tem vindo a ganhar força nos últimos dias, de tal forma que, segundo a Imprensa internacional, o futuro imediato do extremo de 21 anos passará inevitavelmente pela cedência a um destes emblemas, apesar de haver mais clubes interessados.

Ola John, contratado ao Twente há ano e meio, a troco de nove milhões de euros, está sem margem de manobra na Luz e pretende jogar com regularidade para tentar ir ao Mundial, ao passo que o Benfica pretende que o jogador recupere a confiança e se valorize, sob pena de ver hipotecado o elevado investimento efetuado.

Parzyszek negociado na próxima semana

Parzyszek negociado na próxima semana

Benfica e De Graafschap, clube da II Divisão holandesa, devem reunir-se em breve para discutir a transferência de Piotr Parzyszek, avançado de 20 anos. O diretor técnico do clube holandês, Roland Vroomans, revelou a A BOLA, que os encarnados manifestaram interesse na contratação do internacional sub-21 polaco e que as negociações devem conhecer depressa um desfecho. 

O diretor técnico do clube holandês não revela com quem falou do Benfica, mas confirma que os passos para o entendimento entre os clubes prosseguem, estando previsto um encontro com responsáveis encarnados: «Vêm à Holanda discutir a transferência na próxima semana.» 

O De Graafschap, esclarece o dirigente, «não tem interesse» em que o processo «seja demorado» e considera que «quanto mais rápido as coisas se resolverem melhor para os clubes e para o jogador». Está, por isso, disposto a negociar, embora seja já clara a estratégia que preparou - «Parzyszek tem contrato até 2016, sem cláusula de rescisão, e vamos ver o que o Benfica tem para oferecer», diz Vroomans - para tentar tirar o máximo proveito do interesse do Benfica. Fica claro que os holandeses veem com bons olhos uma transferência para a Luz, anunciando, já, que gostariam que Parzyszek «ficasse no De Graafschap até ao final da época».

O dirigente fala da «grande importância para a equipa e do enorme potencial» de Parzyszek, reconhecendo que uma mudança para um clube como o Benfica, de uma dimensão muito maior do que o De Graafschap, vai «exigir algum tempo de adaptação».

Melhor marcador da II Divisão da Holanda com 15 golos em 17 jogos, Parzyszek fez a formação no De Graafschap desde 2007, chegando à equipa principal na época passada, na qual assinou 13 golos em 28 jogos. Esta temporada continuou a progredir e atraiu a atenção do selecionador dos sub-21 polacos, Marcin Dorna, que enviou um emissário à Holanda para observá-lo, tendo em conta que desde muito novo deixou a Polónia. Foi chamado a representar o país de origem e jogou duas vezes na qualificação para o Euro-2015.

Ramiro: «Funes Mori tem todas as condições»

DIZ QUE O IRMÃO VAI CONSEGUIR VINGAR NA LUZ
Ramiro: «Funes Mori tem todas as condições»
Rogelio Funes Mori rumou à Luz e na Argentina ficou o irmão gémeo, Ramiro, defesa-central do River Plate que garante que o camisola 9 vai ter sucesso em Lisboa. “Ele está muito feliz. Tem jogado na equipa B, mostrou qualidade e mereceu a confiança de Jorge Jesus, que o chamou para os últimos jogos. Espero que continue assim, pois tem todas condições para jogar na equipa principal”, atirou.

Certo é que as saudades já apertam, mas o defesa do River Plate garante que é maior o orgulho em ver o irmão a jogar na Luz: “Sinto-me triste por estarmos separados, mas muito feliz por ele jogar num grande clube como o Benfica.”

"Vêm aí mais golos, mas Rodrigo ainda não é jogador feito"

JULEN LOPETEGUI

Oseleccionador Sub-21 de Espanha analisa o bom momento do avançado hispano-brasileiro do Benfica.

Rodrigo vai marcar mais golos, evoluir, mas - atenção - ainda tem a aprender. A opinião é manifestada pelo seleccionador dos Sub-21 de Espanha, que trabalhou de perto com o avançado do Benfica.

Aproveitando as oportunidades dadas por Jorge Jesus, Rodrigo Machado vem de dois jogos a marcar, em Bruxelas para a Liga dos Campeões, e em Vila do Conde, para o campeonato.

Julen Lopetegui, treinador que dirigiu Rodrigo nos Sub-21 espanhóis, adverte que o jogador tem que prosseguir a sua evolução. Porém, o caminho percorrido pelo atacante é meritório e não causa espanto.

"É uma alegria que o Rodrigo esteja a jogar e a marcar golos, mas não é uma surpresa. É um jogador com muito talento, com muitas possibilidades de crescer e de marcar ainda mais golos. Esta é a perspectiva que temos sobre ele", começa por dizer.

O treinador lembra que Rodrigo "já não é Sub-21 e, agora, tem de focar-se em obter a titularidade na sua equipa e em continuar a crescer como jogador". "De momento, a sua luta é a de ser titular indiscutível no Benfica. E oxalá assim seja, porque tem capacidade para isso", reforça o seleccionador espanhol.

Mas estará Rodrigo um jogador "feito"? Julen Lopetegui coloca alguma água na fervura e sublinha que o atacante hispano-brasileiro ainda tem que aprender e corrigir o que haja para corrigir. Algo próprio da sua idade.

"Nenhum jogador de 22 anos está totalmente feito. Os jogadores não deixam de crescer e de melhorar. E é bom estarem a jogar ao mais alto nível em grandes equipas, como é o caso do Benfica, que exigem que eles estejam bem para que possam ser titulares", completa Lopetegui.

Enzo aprendeu a ver Aimar em campo

JESUS DEPOSITA GRANDE CONFIANÇA EM ENZO FACE À CULTURA TÁTICA
Aposta ganha
Enzo Pérez é hoje um jogador admirado por Jorge Jesus, pela confiança que transmite e pela importância na equipa, até no balneário. A cultura tática do internacional argentino faz dele um dos elementos nucleares do onze benfiquista, ao ponto de, esta época, variar entre o centro e o flanco direito, consoante o desenho tático escolhido. Estas variações acontecem, inclusive, durante os jogos, resultado das alterações táticas. A cumplicidade entre jogador e treinador vê-se durante os encontros, já que o camisola 35 aproxima-se amiúde de Jesus para trocarem impressões.

ATENTO AO COMPATRIOTA E ANTIGO COLEGA

Enzo aprendeu a ver Aimar em campo


O rendimento que Enzo Pérez tem demonstrado desde que foi deslocado por Jorge Jesus para o centro do terreno – no Estudiantes era mais utilizado como médio-ala –, na última época, tem deixado muito boas impressões, e a verdade é que o jogador já revelou o segredo para as boas exibições ao lado de Matic.

No decorrer da última época, o camisola 35 concedeu uma entrevista ao jornal “O Benfica”, na qual salientou a importância que teve Pablo Aimar na sua evolução. “Aprendi esta posição a vê-lo jogar. Jogou muito tempo nesta zona do terreno e, por isso, observo-o muito durante os treinos”, sublinhou o internacional argentino, de 27 anos, tendo elogiado também Carlos Martins, além de El Mago.“São jogadores com muita experiência e que participaram em muitos encontros importantes. Sou novo nesta posição e tenho de aproveitar ao máximo. Quero aprender com eles”, disse então Enzo Pérez.

Recorde-se que, em 2013/14, o jogador tem sido utilizado mais vezes ao lado de Matic, como na última época, mas também já atuou a extremo.

Sílvio para a lateral

RECUPERAÇÃO TENTADA TENDO EM VISTA O DUELO DE AMANHÃ

Sílvio para a lateral


Sílvio falhou os dois últimos compromissos do Benfica, frente a Anderlecht (Liga dos Campeões) e RioAve (Liga), depois de se ter queixado, antes do embate com a formação belga, de dores na perna direita. No final dessa partida, Jorge Jesus revelou que esse problema do internacional português estava relacionado com “uma pancada sofrida frente ao Sp. Braga”.

As boas exibições do lateral, de 26 anos, depois de ter regressado da lesão sofrida no joelho esquerdo – chegou a fazer uma artroscopia –, convenceram a equipa técnica, que está a tentar, juntamente com o departamento clínico, recuperar o jogador a tempo da partida de amanhã à noite, no Estádio da Luz, com o Arouca.

Nos últimos dois jogos, MaxiPereira e André Almeida foram os donos dos lados direito e esquerdo da defesa, respetivamente, uma vez que Siqueira, Cortez e Sílvio estiveram de fora. O objetivo passa por garantir que o português esteja apto para ser chamado para o duelo com o Arouca, sendo que, neste caso, André Almeida parece partir à frente para voltar a assumir a titularidade à esquerda.

Segundo o último boletim clínico divulgado pelo Benfica, Siqueira tem feito trabalho de ginásio e continua a recuperar de um estiramento no adutor esquerdo, sendo que deverá continuar ausente dos convocados. Cortez não viajou com a equipa para Vila do Conde por se ter lesionado. O internacional brasileiro não joga desde a deslocação ao reduto da Académica (1 de novembro).

Funes Mori trabalhado para o lugar de Cardozo

APOSTA DA SAD PARA SUBSTITUIR TACUARA
Funes Mori trabalhado para o lugar de Cardozo
Funes Mori foi apresentado como reforço do Benfica em agosto e, desde então, o crescimento do avançado tem sido notório, principalmente em termos físicos. E a verdade é que o internacional argentino, de 22 anos, está a realizar trabalho específico, de forma a que, a médio prazo, assuma um lugar na equipa como substituto de Cardozo. Pelo menos é essa a ideia da SAD encarnada, que deposita no avançado grande esperança para um futuro próximo.

Renovação de Enzo acertada já no início do ano

MÉDIO ARGENTINO É DOS QUE TEM ORDENADO MAIS BAIXO DO PLANTEL DE JORGE JESUS

Renovação de Enzo acertada já no início do ano


Enzo Pérez é o senhor que se segue na agenda da SAD encarnada. O médio tem contrato com as águias até 2016, mas há já algum tempo que Luís Filipe Vieira mostrou vontade de lhe prolongar o contrato, como Record adiantou a 17 de maio último. Ultrapassadas algumas questões ligadas ao anterior empresário – era representado por Miguel Pires –, os responsáveis benfiquistas e o jogador já acordaram que esse tema será abordado e resolvido em janeiro, quando o seu representante se deslocar a Portugal, e considerando que o entendimento não se adivinha difícil.

Eusébio aplaudido de pé em Dortmund

Eusébio aplaudido de pé em Dortmund
Eusébio foi a grande figura da festa que o museu do Dortmund promoveu para assinalar os 50 anos da vitória do clube alemão sobre o Benfica, por 5-0, em jogo da segunda mão da segunda eliminatória da Liga dos Campeões Europeus. 

O king, questionado sobre a ausência nesse jogo, revelou que fez um teste antes do apito inicial, mas não estava em condições físicas de pisar o relvado coberto de neve. Eusébio foi mesmo o rei da festa e a simplicidade do discurso arrebatou cerca de 300 pessoas, que o aplaudiram de pé. 

Assinalou o Pantera Negra que mais importante do que lembrar o triunfo histórico do Dortmund foi a oportunidade de reencontrar amigos passados tantos anos. E, sobretudo, vincou que foi campeão da Europa pelo Benfica mas que nessa grande equipa também aprendeu a perder com dignidade

Italianos insistem em Pablo Armero

Italianos insistem em Pablo Armero
A Imprensa italiana insistiu ontem na hipótese de o lateral-esquerdo Pablo Armero, 27 anos, deixar o Nápoles em janeiro, sendo o Benfica apontado como destino provável, não só porque se trata de um jogador bem referenciado na Luz (foi equacionado no verão), mas também porque as águias têm tido problemas naquela posição. 

Armero até tem jogado de forma regular, mas sem convencer, o que se soma à recente contratação de Réveillère (custo zero), ao regresso de Zúniga (tem estado lesionado) e à esperada contratação de Antonelli ao Génova. 

O colombiano, que a Imprensa diz ser «peixe fora de água na defesa do Nápoles», pode ter de mudar de clube para chegar ao Mundial em forma.

Capas dos jornais desportivos


CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE QUINTA-FEIRA 05/12/2013