terça-feira, 26 de novembro de 2013

Anderlecht-Benfica: uma montanha para passar

Anderlecht-Benfica: uma montanha para passar

Só uma vitória inédita garante à partida que encarnados continuam vivos na Liga dos Campeões

Chegou a hora para o Benfica. Só uma vitória em casa do Anderlecht garante à partida que os encarnados continuam vivos até à última jornada da Liga dos Campeões. O cenário não é fácil. E a história não ajuda: o Benfica nunca conseguiu vencer em casa dos belgas e marcou lá um único golo. Sendo que vai ter de enfrentar esta partida sem o seu goleador. Cardozo tem uma lombalgia e foi poupado à viagem.
Anderlecht-Benfica 

Jorge Jesus, que está temporariamente de volta ao banco numa altura em que se encontra suspenso para a Liga, procurou valorizar os outros avançados, perante a ausência do paraguaio, mas a influência de Cardozo no ataque encarnado é evidente.
Depois de ter conseguido apenas um ponto nos dois confrontos com o Olympiakos, o Benfica complicou muito as contas para o seu lado. Enfrenta este encontro a precisar de vencer, frente a um adversário que está com muitos problemas, mas conseguiu na ronda anterior na Liga dos Campeões uma proeza que, em simultâneo, adensou mais as contas do grupo, ao empatar em casa do PSG.
Quer isto dizer que o PSG ainda não está qualificado, precisa de um ponto. E tentará resolver o assunto no jogo com o Olympiakos. Os gregos estão em boa posição para conseguir o segundo lugar (sete pontos contra quatro do Benfica) e se vencerem apuram-se desde já. Mesmo não vencendo, se fizerem melhor resultado do que o Benfica também seguem em frente.

Momento

Anderlecht: Vem de uma derrota em casa do Charleroi para o campeonato, que deixou a equipa no quinto lugar, a seis pontos do líder Standard Liège. Já leva cinco derrotas em 16 jogos, sendo que nas quatro épocas anteriores não tinha perdido mais que três jogos em toda a temporada. A luta pelo título é cada vez mais uma miragem. Sob tensão também o avançado Mitrovic, que tem estado afastado dos golos. O treinador John van den Brom disse na véspera do jogo que teve uma conversa com o sérvio.

Benfica: Uma exibição fraca frente ao Sp. Braga terminou com uma vitória, que deixou sinais contraditórios sobre o momento das águias. Ainda assim, o Benfica chega à Bélgica depois de garantir três pontos e a aproximação ao FC Porto, que está a um ponto de distância depois do empate frente ao Nacional. 

Ausências
Anderlecht: Gille e Suarez têm estado afastados da equipa por lesão; o guarda-redes Proto está de regresso, tal como o venezuelano Vargas. O médio Kljestan está suspenso
Benfica: Cardozo é baixa por causa de uma lombalgia, Siqueira mantém problemas físicos e também não viajou; Ruben Amorim é baixa prolongada, tal como Sálvio, que nem foi inscrito na Liga dos Campeões; Gaitán e Enzo Perez correm risco de suspensão para o último jogo, se virem amarelo
Discurso directo
John van den Brom: «Devemos inspirar-nos na nossa bela prestação contra o PSG. O terceiro lugar do grupo ainda é possível. Anderlecht e Benfica precisam de vencer, o que pode criar um bom espectáculo. Acho que o Benfica está melhor do que no primeiro jogo, mas nós estamos preparados. Mitrovic fez um mau jogo (na derrota de sábado com o Charleroi), mas é preciso saber as razões pelas quais isso aconteceu. Vocês não sabem, mas eu sei.»
Jorge Jesus: «Neste momento ainda estamos a disputar apuramento com o Olympiakos e face à classificação do PSG é melhor que o PSG vença. Mas isso não chega, temos de fazer o nosso trabalho. Em caso de vitória ainda podemos sonhar com a passagem e garantimos a Liga Europa. O jogo não tem só um objectivo. Se Cardozo joga e marca golos tem alguma lógica os outros não marcarem tanto. Mas não podemos esquecer que Rodrigo e Lima no passado já fizeram vários golos.»
Histórico
Não é bom para o Benfica. Os belgas nunca perderam em casa com equipas portuguesas. São 10 jogos, oito vitórias e dois empates. Quanto ao Benfica, há oito confrontos no total, quatro na Bélgica: três vitórias do Anderlecht e um empate, na única vez que o Benfica conseguiu marcar no terreno do adversário.
O confronto mais marcante é, claro, a final da Taça UEFA de 1983. O Anderlecht venceu a primeira mão por 1-0, em casa, o empate a um golo na Luz garantiu que seriam os belgas a fazer a festa. A derrota mais pesada do Benfica é a mais recente no tempo. Aconteceu em 2004/05, 0-3 para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Qual será a equipa que amanhã jogará contra os belgas?

Qual será a equipa que amanhã jogará contra os belgas?

Será que Jorge Jesus vai fazer algumas alterações na defesa, entrando o André Almeida em detrimento de Maxi Pereira? Será que Djuricic vai jogar? E Markovic jogará outra vez no lado direito do ataque ou mais no meio, por trás do ponta-de-lança? Será que Lima vai jogar ou entrará Rodrigo já que Cardozo está lesionado e nem foi convocado? Será que amanhã já vamos ver o Sulejmani a jogar? Pois é, não somos nós que temos que fazer a equipa, mas eu,  como quase todos nós, tenho um bocadinho de treinador e sendo assim vou fazer a equipa que gostaria de ver amanhã no palco do Estádio Constant Vaden. E assim na baliza jogava o Artur, na defesa jogaria com Maxi Pereira, Luisão, Garay e Sílvio, no meio-campo jogava com Matic, Enzo Perez e André Gomes e no ataque jogava o Gaitan, Markovic Ivan Cavaleiro.



John van den Brom: “Acredito que será um jogo aberto"

Sobre o embate com o Benfica

John van den Brom: “Acredito que será um jogo aberto"

O técnico do Anderlecht, John van den Brom, anteviu, esta terça-feira, o embate com o Benfica a contar para a 5.ª jornada do Grupo C da "Champions", onde esperou um jogo emocionante.

“Se queremos continuar na Europa temos de ganhar ao Benfica e para eles será igual. Acredito que será um jogo aberto entre duas equipas que querem ganhar”, começou por adiantar.

Para esta partida, o treinador dos belgas deseja que os jogadores que lidera tenham a mesma atitude que tiveram em Paris. “Jogámos de forma bastante organizada em Paris e apesar de termos perdido no último jogo para o Campeonato, a verdade é que na quarta-feira é um jogo diferente, para a Liga dos Campeões”, considerou.

O avançado paraguaio do Benfica não joga, mas apesar de admitir ser algo positivo, a verdade é que o Clube da Luz tem outros atacantes. “Cardozo não joga e isso é bom para nós, mas continuam a ter bons avançados como o Lima, por exemplo”, advertiu.

O Anderlecht - Benfica está marcado para esta quarta-feira, às 19h45, no estádio Constant vanden Stock.

TÉCNICO DO ANDERLECHT ELOGIA ENCARNADOS

Praet: «É bom para nós que Cardozo não esteja aqui»


Dennis Praet elogiou esta terça-feira a qualidade do Benfica, mas mostrou-se satisfeito por não ter de enfrentar Oscar Cardozo na partida de amanhã. O avançado paraguaio está lesionado e não vai poder dar o contributo às águias frente ao Anderlecht.

“O Benfica tem outros bons avançados, o Lima também é um grande avançado. No entanto, é bom para nós que o Cardozo não esteja aqui”, afirmou o técnico do Anderlecht à comunicação social.

“Se queremos continuar nas competições europeias temos de vencer amanhã e o mesmo se passa com o Benfica, por isso acredito que vai ser um jogo aberto, com duas equipas que vão jogar para vencer. Isso é bom para os adeptos”, concluiu.

«Pré-época de Cardozo foi mais fácil de controlar»

TÉCNICO GARANTE QUE O GOLEADOR PARAGUAIO CUMPRIU PLANO DE TRABALHO IGUAL AO DOS COMPANHEIROS

«Pré-época de Cardozo foi mais fácil de controlar»


Jorge Jesus comentou esta terça-feira a forma goleadora com que Cardozo se tem apresentado, negando que o paraguaio não tenha feito pré-época. Em épocas anteriores, quando Tacuara regressou mais tarde aos trabalhos teve um rendimento menor, mas o técnico das águias nega que o mito da falta de pré-época tenha caído.

“O Cardozo fez pré-época. Quando acabou a época para a maioria dos jogadores, ele ainda continuou mais um mês sem parar com jogos da seleção. Quando regressámos à nossa época foi quando o Cardozo entrou de férias. Teve uma pré-época mais individualizada que foi mais fácil de controlar. Fez exatamente uma pré-época igual à dos colegas mas individualmente”, explicou Jesus em conferência de imprensa.

Jorge Jesus desvalorizou ainda o menor rendimento dos restantes atacantes em comparação com o de Cardozo. “Se ele joga e marca golos tem alguma lógica os outros não marcarem tanto. Mas não podemos esquecer que Rodrigo e o Lima no passado já fizeram vários golos”.

«Está muita coisa em jogo frente ao Anderlecht» - Jorge Jesus

«Está muita coisa em jogo frente ao Anderlecht» - Jorge Jesus

Jorge Jesus considera que está muito em jogo na partida que o Benfica vai realizar, para a Champions, no terreno do Anderlecht. O treinador dos encarnados fala em mais que um objetivo a atingir.

«Se é o jogo mais importante para o Benfica na Champions? São todos importantes. Está muita coisa em jogo frente ao Anderlecht, não só desportivamente. Queremos vencer. Eles são uma equipa forte no seu estádio. Na Champions todas as equipas são muito equilibradas. Em caso de vitória ainda podemos acreditar no apuramento e praticamente garantimos a Liga Europa. É um jogo em que não temos só um objetivo, temos vários», afirmou o técnico em conferência de imprensa, em Bruxelas.

Jorge Jesus manifestou ainda uma clara preferência quanto ao outro jogo do grupo, entre o PSG e o Olympiakos: «Ainda estamos a disputar o apuramento com o Olympiakos, por isso é muito melhor se o PSG vencesse mas isso não chega. Temos de fazer o nosso trabalho.

Anderlecht? «Temos armas para vencer qualquer equipa» - Maxi Pereira

Anderlecht? «Temos armas para vencer qualquer equipa» - Maxi Pereira

Ciente das dificuldades que o Anderlecht vai colocar, Maxi Pereira acredita que o Benfica vai levar de vencida o conjunto belga e, dessa forma, continuar a acalentar a esperança de chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões. 

«É um jogo que temos de ganhar, não pensamos noutra coisa, o único resultado que nos serve é a vitória, será um jogo complicado, contra uma equipa com boas armas, bons jogadores e que os adeptos vão apoiar. Mas nós temos armas para vencer qualquer equipa, respeitando sempre o adversário», sublinhou o lateral direito uruguaio, que após ter falhado a receção ao SC Braga para o campeonato, encontra-se em plenas condições de defrontar os campeões belgas. 

«Qualquer jogador espera sempre poder jogar, ajudar a equipa. Estamos todos em condições, pode entrar qualquer um. Estamos tranquilos, preparamos o jogo durante a semana, estamos preparados e esperamos ganhar», rematou Maxi, durante a conferência de Imprensa que serviu para perspetivar a partida de amanhã em Bruxelas.

«Quando se está na bancada há uma sensação de impotência» - Jorge Jesus

«Quando se está na bancada há uma sensação de impotência» - Jorge Jesus

Jorge Jesus cumpriu, no passado sábado, frente ao SC Braga, o primeiro de quatro jogos de castigo na sequência dos incidentes no jogo em Guimarães. O técnico comentou como é estar fora do banco.

«Estar no banco, perto do jogo, perto dos jogadores, é completamente diferente de estar na bancada. Quando se está na bancada há uma sensação de impotência. Felizmente saímo-nos bem mas não é mesma coisa estar no banco e estar na bancada», afirmou o técnico dos encarnados em conferência de imprensa.

É o tudo ou nada para FC Porto e Benfica na penúltima jornada, mas não só...

Liga dos Campeões: todas as decisões sobre a mesa

Tudo ou nada para FC Porto e Benfica na penúltima jornada, mas não só...

Quinta jornada da Liga dos Campeões e todas as decisões sobre a mesa a partir desta terça-feira. Benfica e FC Porto jogam o tudo ou nada, num cenário mais amplo é também a oportunidade derradeira para as equipas italianas evitaram um falhanço coletivo que deixaria ainda mais exposta a letargia do calcio. 

O Nápoles é dos italianos aquele que está em melhor posição teórica, mas também o que tem o maior desafio, nada menos que confronto direto com o Borussia Dortmund, na Alemanha, num dos grandes jogos da ronda. Milan e Juventus estão com vida difícil. 

À partida para a penúltima jornada já há quatro equipas apuradas: Manchester City, Bayern Munique, Atlético Madrid e Barcelona. E esta ronda pode decidir muitas das outras. Fique com os cenários.

Todos os RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES da Liga dos Campeões

Ponto da situação
(Através do link relativo a cada jogo pode ver informação sobre o histórico de confrontos e o momento das equipas)

Terça-feira

Grupo E
Basileia-Chelsea, 19h45
Steaua Bucareste-Schalke 04, 19h45

Basta um ponto ao Chelsea de José Mourinho para arrumar o assunto. Se ganharem e o Schalke perder, na visita ao Steaua, os Blues também têm desde já o primeiro lugar assegurado. Nesse caso, e se ganharem igualmente o seu jogo, os alemães podem ficar desde já apurados. Caso contrário, o mais provável é que discutam o segundo bilhete do grupo em confronto direto com o Basileia, na última jornada. O Steaua, com dois pontos, ambos frente ao Basileia, ainda não está matematicamente fora das contas, mas está em sério risco.

Grupo F
Borussia Dortmund-Nápoles, 19h45
Arsenal-Marselha, 19h45

O ponto quente desta terça-feira. Arsenal e Nápoles, ambos com nove pontos, podem apurar-se hoje, se os «Gunners» ganharem ao Marselha e os italianos conseguirem pelo menos um empate frente ao B. Dortmund, que tem seis pontos. Se o Nápoles ganhar e o Arsenal não perder com o Marselha, também passam ambos. Mas pode ficar tudo adiado. Caso os vicecampeões europeus ganheem ao Nápoles, toda a gente terá de esperar, incluindo o Arsenal, mesmo que vença o seu jogo. Todos os olhos, portanto, na cimeira de Dortmund, onde as duas equipas chegam em momentos complicados. O Borussia com muitos problemas na defesa e na ressaca da derrota com o Bayern, o Nápoles a perder o pé na Serie A, onde soma duas derrotas seguidas. 

Grupo G
Zenit-Atlético Madrid, 17h
FC Porto-Áustria Viena, 19h45

Tudo ou nada para o o FC Porto, com Atlético Madrid já apurado (é aliás a única equipa que já tem também o primeiro lugar assegurado). Os «colchoneros» jogam em São Petersburgo com uma equipa de segundas opções, o que podem não ser boas notícias para o FC Porto. Se vencerem o Áustria Viena, que ainda não ganhou um ponto nem marcou um golo, e o Zenit perder, os dragões passam para segundo lugar, com dois pontos de vantagem sobre os russos. Mas nesta altura todos os cenários são possíveis. Até a eliminação já nesta quinta jornada, se o o FC Porto não vencer o Áustria e o Zenit ganhar ao Atlético. 

Grupo H
Ajax-Barcelona, 19h45
Celtic-Milan, 19h45

Com o Barcelona já apurado e a um ponto de assegurar o primeiro lugar, o outro bilhete continua ao alcance de Milan (5 pontos), Ajax (4) e Celtic (3). Muita pressão sobre os italianos, em crise profunda na Serie A, e teoricamente em melhor posição nesta altura no grupo. O Milan até pode apurar-se já, se ganhar em casa do Celtic e se o Barcelona derrotar o Ajax. Mas outra combinação de resultados adia tudo para a última jornada, que fecha com um Milan-Ajax e um Barcelona-Celtic.

Quarta-feira

Grupo A
Shakhtar Donetsk-Real Sociedad, 19h45
Bayer Leverkusen-Manchester United, 19h45

Jogo grande em Leverkusen, de onde o vencedor, a haver um, sairá qualificado. Se for o Manchester United a vencer garante também desde já o primeiro lugar. Mesmo um empate pode garantir o apuramento de alemães e ingleses, caso o Shakhtar perca em casa com a Real Sociedad. Os espanhóis, com apenas um ponto somado, só alimentam as ténues esperanças de continuarem na luta se ganharam aos ucranianos e o Leverkusen perder com o Bayern. 

Grupo B
Juventus-FC Copenhaga, 19h45
Real Madrid-Galatasaray, 19h45

O Real Madrid ficou à porta do apuramento e basta-lhe um ponto frente ao Galatasaray para o garantir, bem como o primeiro lugar. Até pode consegui-lo perdendo, se o FC Copenhaga não vencer a Juventus. Os italianos estão em apuros, no último lugar, mas têm todos os cenários em aberto, tal como turcos e dinamarqueses. Se ganhar e o Galatarasay perder com o Real a Juve até pode terminar a jornada em segundo lugar, mas se perder diz já adeus. 

Grupo C
PSG-Olympiakos, 19h45
Anderlecht-Benfica, 19h45

Ronda decisiva também para o Benfica. O PSG adiou o apuramento com o empate caseiro frente ao Anderlecht, mas está a um ponto de se qualificar. Se o Benfica fizer menos pontos que o Olympiakos, está eliminado. A fazer os mesmos pontos, só a vitória de ambos não dita já o afastamento do Benfica. Nesse cenário, o Olympiakos fica desde já apurado e na última jornada o Benfica precisa de golear o PSG, além de torcer para que o Olympiakos pontue com o Anderlecht. Num campeonato a três, todos com 10 pontos, o Benfica estaria sempre em desvantagem. 

Grupo D
Manchester City-Viktoria Plzen, 19h45
CSKA Moscovo-Bayern Munique, 17h

O único grupo onde está tudo decidido quanto ao apuramento. Falta decidir o primeiro lugar, que será desde já do Bayern se fizer melhor resultado que o City. O CSKA Moscovo e o Viktoria Plzen lutam pelo terceiro lugar, que garante a presença na Liga Europa a partir de fevereiro.

Os critérios de desempate da Liga dos Campeões:

a) maior número de pontos obtidos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
b) maior diferença de golos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
c) maior número de golos marcados nos jogos do grupo entre as equipas em questão
d) maior número de golos marcados fora nos jogos do grupo entre as equipas em questão;
e) os critérios anteriores aplicados apenas aos jogos entre as equipas em questão
f) maior diferença de golos em todos os jogos disputados no grupo;
g) maior número de golos marcados em todos os jogos disputados no grupo;
h) maior coeficiente de pontos acumulado pelos clubes em questão e pelas respectivas federações nas cinco temporadas anteriores.

O que já está decidido

Apurados na Liga dos Campeões

O que já está decidido


Bayern Munique, Manchester City, Atlético Madrid e Barcelona são as equipas já apuradas para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Veja o que pode ficar decidido esta terça-feira

Grupo E
Basileia-Chelsea, 19h45
Steaua Bucareste-Schalke 04, 19h45

Grupo F
Borussia Dortmund-Nápoles, 19h45
Arsenal-Marselha, 19h45

Grupo G
Zenit-Atlético Madrid, 17h
FC Porto-Áustria Viena, 19h45

Grupo H
Ajax-Barcelona, 19h45
Celtic-Milan, 19h45

«Derrota em Bruxelas foi mãe de muitas vitórias» - Álvaro Magalhães

«Derrota em Bruxelas foi mãe de muitas vitórias» - Álvaro Magalhães

Álvaro Magalhães lembra-se bem do último jogo do Benfica com o Anderlecht, na Bélgica - pelas piores razões, porque a derrota atirou a equipa para fora da Champions e a equipa foi alvo de forte contestação, e pelas melhores, porque o fracasso contribuiu para fortalecer o grupo que viria a sagrar-se campeão nacional.

Há nove anos, na segunda mão da terceira pré-eliminatória da competição, o Benfica perdeu por 0-3 e poucos anteciparam, então, que a época dos encarnados seria coroada de glória.

O atual treinador do Tondela, adjunto de Giovanni Trapattoni na época 2004/05, puxa o filme atrás e fala a A BOLA de um «jogo difícil que estava controlado na primeira parte». Lembra que o central Argel sofreu um «golpe profundo na cabeça e teve de ser suturado com 16 pontos» e isso «afetou emocionalmente a equipa». O brasileiro «foi um campeão», mas não chegou para travar os três golos dos belgas.

«Pagámos caro pelos erros. Mas o Anderlecht tinha uma equipa superior à atual e a nossa tinha grandes desequilíbrios», assinala.
As consequências, curiosamente, acabaram por ser benéficas para o Benfica, depois de um período de turbulência.

«Tentaram complicar a vida ao nosso treinador, mas não conheciam as pessoas que estavam ao lado dele. A estrutura não abanou. Houve duas reuniões e tive de intervir numa delas. A verdade é que o que se passou deu-nos alento, motivação e uniu o grupo. Uma derrota, às vezes, é a mãe de muitas vitórias. E essa contribuiu para a coesão da equipa e para a boa relação entre todos», argumenta Álvaro Magalhães.

Hélder Cristóvão e o Feirense: “Jogamos um Futebol positivo"

Antevisão 17.ª jornada da II Liga

Hélder Cristóvão e o Feirense: “Jogamos um Futebol positivo"


O treinador da equipa B do Sport Lisboa e Benfica, Hélder Cristóvão, já perspectivou a partida da 17.ª ronda da Segunda Liga, fora de portas, com o Feirense. Apesar do adversário estar mal classificado, o técnico não quer que a equipa relaxe à sombra desse facto.

“Acho que a Segunda Liga tem provado que não se pode olhar para a classificação. O Feirense vem de um empate conseguido com o Sporting B e isso deixa-lhes perspectivas em conseguirem um bom resultado connosco, algo que não queremos que aconteça. Vamos tentar conseguir os três pontos frente a um adversário difícil”, analisou.

O Benfica B é a equipa mais concretizadora. Hélder Cristóvão elogiou a capacidade ofensiva da equipa, mas atentou na coesão defensiva do oponente. “Jogamos um Futebol bom e positivo e gostamos de marcar golos. Ante a defesa experiência do Feirense não esperamos facilidades”, alertou.

O Feirense - Benfica B está marcado para as 15 horas desta quarta-feira, no estádio Marcolino de Castro, em Sta. Maria da Feira.

Diogo Neves e o SC Tomar: “Temos tudo para vencer o jogo”

Antevisão à 5.ª jornada

Diogo Neves e o SC Tomar: “Temos tudo para vencer o jogo”


O jovem hoquista do Sport Lisboa e Benfica, Diogo Neves, anteviu, em declarações proferidas à Benfica TV, o encontro da 5.ª ronda do Campeonato, fora, ante o SC Tomar.

“Acima de tudo temos de respeitar todos os nossos adversários no Campeonato. O jogo não vai ser fácil, porque o SC Tomar tem feito um bom trabalho, mas temos tudo para vencer o jogo”, assumiu.

O SC Tomar – Benfica está marcado para as 21 horas de quarta-feira, no pavilhão Jácome Ratton.

Selecção Nacional: Benfica domina convocatória de Sub-16

Para estágio de preparação

Selecção Nacional: Benfica domina convocatória de Sub-16


Já são conhecidos os jogadores convocados pelo treinador nacional Filipe Ramos para o próximo estágio de preparação da Selecção Nacional de Sub-16. O técnico português chamou 25 atletas, entre eles sete benfiquistas.

Bruno Lourenço, Jorge Pereira, Jorginho, João Moreira, Pedro Pereira, Ricardo Mangas (na foto) e Tiago Dias estarão a cumprir dois dias de treino, a 26 e 27 de Novembro, no Jamor, em Lisboa.

Sport Lisboa e Benfica distinguido com o Prémio Superbrands

Pelo sétimo ano consecutivo

Sport Lisboa e Benfica distinguido com o Prémio Superbrands


Pelo sétimo ano consecutivo, o Sport Lisboa e Benfica foi distinguido com o prémio Superbrands, continuando, assim, a ser uma das 30 marcas de excelência do nosso País.

A Superbrands é uma organização internacional independente e que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 89 países. Anualmente, distingue em Portugal as 30 marcas que estão a actuar acima das concorrentes nas respectivas áreas. Há sete anos, sem excepção, que Sport Lisboa e Benfica tem vindo a ser distinguido.

"É para isto que nós trabalhamos, para continuar a inovar e a ganhar prémios. Somos o Clube com maior número de Sócios do Mundo, somos pioneiros em patrocínios, e é este o nosso ADN. Trabalhamos para ser os primeiros em tudo”, disse à Benfica TV, Jorge Castanheira, do Departamento de Marketing SL Benfica

Um dos grandes trunfos da afirmação da marca Benfica passa pela Benfica TV, que passados quase cinco anos desde a criação, teve agora em 2013 mais uma grande aposta. “A Benfica TV é mais um projecto inovador do Benfica, como muitos que temos vindo a fazer, mas este tem um significado especial porque somos o primeiro Clube do Mundo a ter os direitos televisivos dos próprios jogos, no próprio canal”, explicou.

Marco Fortes foi o convidado do “Rocha no Ar”

Programa da RFM

Marco Fortes foi o convidado do “Rocha no Ar”


Na edição da noite desta segunda-feira Marco Fortes foi o convidado do programa da RFM, “Rocha no Ar”. A ser entrevistado pela primeira vez num estúdio de rádio, o atleta do Benfica esteve à altura do desafio.

"Gosto de experiências novas. A televisão foi uma experiencia fantástica, com a Benfica TV, e agora aqui a rádio foi muito bom. Muitas vezes não fazemos ideia do que há por detrás de uma emissão de radio e todo esse trabalho me fascina. Quem sabe um dia poderei experimentar a rádio de uma forma mais séria”, disse à Benfica TV. 

Marco Fortes perspectivou ainda a época desportiva com o regresso internacional do lançador a 100% no Campeonato do Mundo e, na época de pista ao Ar Livre, ao Europeu.

Futsal: Quarteto benfiquista chamado à Selecção

Para jogo com a Eslovénia

Futsal: Quarteto benfiquista chamado à Selecção

A Selecção Nacional de Futsal vai encontrar-se com a Eslovénia, a 3 e 4 de Dezembro, em Moimenta da Beira e Tondela, respectivamente. Para o duplo encontro, o seleccionador nacional, Jorge Braz, chamou 14 atletas, entre os quais quatro benfiquistas.

Bruno Coelho, Gonçalo Alves, Joel Queirós e Ricardo Fernandes foram os eleitos para os dois testes da Equipa das Quinas que, a partir de 30 de Janeiro de 2014, vai participar na fase final do Campeonato da Europa. 

Os jogos com a Eslovénia têm o apito inicial marcado para as 19h30.

Seminário “O joelho do Futebolista” realiza-se no dia 2 de Dezembro

No Museu Benfica – Cosme Damião

Seminário “O joelho do Futebolista” realiza-se no dia 2 de Dezembro


No próximo dia 2 de Dezembro, segunda-feira, o auditório do Museu Benfica - Cosme Damião irá receber, em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Nova de Lisboa, o seminário “O joelho do Futebolista”.

O evento tem início marcado para as 17h30 e termina às 22 horas.

Arthur Numan: «É muito importante que Djuricic jogue»

Arthur Numan (Heemskerk, 14 de dezembro de 1969) é um ex-defesa esquerdo dos Países Baixos. Ele jogou pelo HFC Haarlem, FC Twente, PSV Eindhoven e jogou na sua última temporada (02-03) pelo Rangers.
Pela seleção holandesa disputou 45 jogos, com nenhum golo, e dois mundiais, em 1994 e 1998
ACREDITA QUE VAI FIXAR-SE NA EQUIPA DE JESUS
Arthur Numan: «É muito importante que Djuricic jogue»

Para trazer Filip Djuricic para a Luz, o Benfica desembolsou 6 milhões de euros no último verão. O internacional sérvio, de 21 anos, chegou ao emblema encarnado para ocupar a vaga deixada por PabloAimar mas, até ao momento, não tem correspondido às expectativas dos responsáveis das águias.

Evitar repetição da época 2010/11

ENCARNADOS RELEGADOS PARA A LIGA EUROPAEvitar repetição da época 2010/11
O Benfica tem de ganhar para não perder de vista os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Se isso acontecer, é sinal de que marcará golos e pontuará fora e, assim, evitará uma repetição de 2010/11. Nessa temporada, os encarnados terminaram a fase de grupos da Liga dos Campeões a zeros, em pontos e golos, nos jogos realizados nos estádios dos adversários: Schalke 04 e Ol. Lyon (0-2) e Hapoel Telavive (0-3).

Ainda assim, o conjunto orientado por Jorge Jesus classificou-se em terceiro lugar, sendo desviado para a Liga Europa.

Eriksson: «Futebol estava mais sujo»

RECORDA SEGUNDA PASSAGEM PELA LUZ

Eriksson: «Futebol estava mais sujo»


Sven-Goran Eriksson apresentou ontem em Estocolmo a sua biografia – “Sven, a minha história”– e nela recorda a experiência no Benfica. Aos 65 anos, o treinador decidiu expor-se em livro e, nos capítulos dedicados ao clube da Luz, recorda o clima de corrupção que sentiu quando regressou, em 1989, após ter orientado Roma e Fiorentina.

“Durante os cinco anos que passei fora de Portugal, o futebol lá tinha-se tornado mais sujo, mais corrupto. Havia muitos escândalos e conversas sobre árbitros. O FC Porto tinha-se tornado muito mais poderoso”, escreveu Eriksson, atualmente nos chineses do Guangzhou, recordando ainda o duelo nas Antas, que terminou com a vitória encarnada por 2-0:“O balneário estava trancado. Pinto da Costa apareceu e disse que só estaria disponível uma hora antes do jogo. ‘Respeito muito o senhor como pessoa, mas guerra é guerra’, disse.”

Quanto à primeira passagem por Lisboa, o sueco lembra-se de um plantel com 45 jogadores e uma receção em grande:“Pensei que estavam à espera de um primeiro-ministro ou outro alto dignitário, mas estavam à minha espera.”

Encarnados testam relvado

TREINO NO PALCO DO DESAFIO

Encarnados testam relvado


Os encarnados treinam-se hoje no relvado do Estádio Constant Vanden Stock – pelas 17.30, mais uma na Bélgica –, palco da partida de amanhã. Refira-se que ontem, no Seixal, marcaram presença no treino quatro jogadores da equipa B:Hélder Costa, Semedo, Uros Matic e Didi.

Sem Luís Filipe Vieira, que não viaja por recomendação médica (está em tratamento a um problema na cervical), a comitiva será chefiada por Rui Cunha, vice-presidente do clube e administrador da SAD. A partida está marcada para as 9 horas.

O encontro será dirigido pelo italiano Daniele Orsato, de 38 anos. O árbitro regista cinco encontros da Liga dos Campeões no currículo.

Mobilidade de Rodrigo é séria ameaça a Lima

AUSÊNCIA DE CARDOZO ABRE LUTA

Mobilidade de Rodrigo é séria ameaça a Lima


A ausência de Cardozo no embate de amanhã, na Bélgica, diante doAnderlecht, para a Liga dos Campeões, abriu uma luta acesa entre Lima e Rodrigo por um lugar no onze. E se o brasileiro parece ter ligeira vantagem, pelo facto de ter mais minutos de utilização, a verdade é que a mobilidade e rapidez do internacional Sub-21 espanhol prometem ser uma séria ameaça...

Enzo e Gaitán em perigo



DE FALHAR ÚLTIMA RONDA

Enzo e Gaitán em perigo


Enzo Pérez e Nicolás Gaitán estão em risco de exclusão. Os dois argentinos ficarão fora do encontro com o Paris Saint-Germain, da última jornada da fase de grupos da Champions, se forem admoestados com cartão amarelo em Bruxelas.

O médio e o extremo contabilizam dois cartões amarelos, pelo que o terceiro deixá-los-á fora dos planos de Jesus. Enzo viu o primeiro amarelo na receção ao Anderlecht e Gaitán na visita ao PSG. Depois, os dois futebolistas foram sancionados disciplinarmente no encontro com o Olympiacos, no Estádio da Luz.

Do lado dos belgas, o médio Kljestan encontra-se suspenso, por ter sido expulso no desafio com os parisienses.

ÁGUIAS JÁ ESTÃO EM BRUXELAS

Frio e poucos adeptos à espera dos encarnados

A comitiva do Benfica chegou ao final da manhã desta terça-feira a Bruxelas após quase três horas de viagem.

À espera da equipa - que amanhã defronta o Anderlecht para a 5.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões - estavam cerca de 20 adeptos... e muito frio!

O Benfica treina esta tarde pelas 17H30 no Estádio Constant Vanden Stock, palco da partida de amanhã.

Recorde-se que Cardozo e Siqueira ficaram de fora do lote dos convocados.

Dois mil na Bélgica a puxar pela águia

Dois mil na Bélgica a puxar pela águia

Não será por falta de apoio que o Benfica poderá estranhar o ambiente do Constant Vanden Stock, estádio do Anderlecht, palco onde as águias amanhã disputarão a quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. 

São esperados sensivelmente dois mil portugueses provenientes um pouco de toda a Europa Central: da Bélgica, naturalmente, mas também de França, Luxemburgo e até da Alemanha.

O interesse é grande, maior até entre os portugueses do que entre os belgas. A imprensa local tem dado eco que dificilmente a lotação esgotará (20 mil lugares), talvez devido ao preço dos ingressos: os mais baratos são a 70 euros.

Águias já estão em Bruxelas

Águias já estão em Bruxelas

A comitiva do Benfica já se encontra em Bruxelas, onde quarta-feira as águias defrontam o Anderlecht em partida da 5.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Indiferentes às baixas temperaturas que se fazem sentir na capital belga, alguns adeptos portugueses fizeram questão de dar as boas-vindas aos encarnados.

De resto, apoio não vai faltar à equipa de Jorge Jesus no Estádio Constant Vanden Stock, esperando-se cerca de dois mil simpatizantes da águia nas bancadas.

O treino de adaptação ao palco do jogo com o Anderlecht está marcado para as 18.30 horas locais (menos uma hora em Lisboa).

Meia hora antes terá lugar a conferência de Imprensa de Jorge Jesus e de um jogador do plantel.

Jesus leva 22 jogadores a Bruxelas

Jesus leva 22 jogadores a Bruxelas 

Jorge Jesus convocou 22 jogadores para o encontro de quarta-feira com o Anderlecht, em Bruxelas, a contar para a 5.ª jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Cardozo e Siqueira, ambos com problemas físicos, não integram a comitiva encarnada que esta manhã viaja para a Bélgica, liderada pelo vice-presidente Rui Cunha – Luís Filipe Vieira permanece em Lisboa, para fazer tratamento às costas.

Salvio e Rúben Amorim, lesionados, também não são opções para o compromisso europeu. Sulejmani está de volta aos eleitos.

A viagem, em voo charter, está agendada para as 9 horas e terá a duração aproximada de 2.45 horas.

O treino de adaptação ao Estádio Constant Vanden Stock está marcado para as 18.30 horas locais (menos uma hora em Lisboa). Meia hora antes terá lugar a conferência de Imprensa de Jorge Jesus e de um jogador do plantel.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur, Oblak e Paulo Lopes;

Defesas: Luisão, Sílvio, Steven Vitória, Maxi Pereira, Garay, André Almeida e Jardel;

Médios: Fejsa, Matic, Enzo Pérez, André Gomes, Djuricic, Ola John, Gaitán, Sulejmani e Ivan Cavaleiro;

Avançados: Lima, Rodrigo e Markovic.

Capas dos jornais desportivos de terça-feira 26/11/2013


CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS DE TERÇA-FEIRA 26/11/2013