quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Jorge Jesus: “Nunca abdicámos da nossa ideia de jogo”

Selada passagem aos “oitavos”

Jorge Jesus: “Nunca abdicámos da nossa ideia de jogo”

Com uma vantagem de um golo trazida da Grécia, o Benfica venceu o PAOK, esta quinta-feira, na Luz, por 3-0 (4-0 no cômputo das duas mãos), carimbando a passagem aos 8 avos-de-final da Liga Europa. No final da partida, o técnico, Jorge Jesus, era um homem satisfeito.

Numa análise inicial à partida, Jorge Jesus fez questão de salientar a importância desta vitória, enaltecendo a postura da sua equipa: “A vitória, e consequente passagem à eliminatória seguinte, era o grande objectivo. Se pudéssemos aliar a isso jogar com qualidade, com segurança defensiva e ofensiva, melhor ainda. Acima de tudo, nunca abdicámos da nossa ideia de jogo.”

Olhando ainda para o momento que o grupo vive, o técnico fez questão de referir quais os pontos fortes deste Benfica: “A equipa está segura, muito confiante, pois as vitórias trazem-nos isso. Esta é uma equipa muito experiente, que sabe que um jogo tem vários momentos, fases distintas, onde numas tem de saber defender e em outras saber atacar”.

Perspectivando o que se segue, e com o Tottenham em análise, Jorge Jesus é taxativo: “Nesta fase todas as equipas presentes são as que vieram da Champions ou então estão à altura da Champions. Vai ser uma eliminatória equilibrada, contudo, o próximo jogo é no Restelo, para o Campeonato Nacional, e é esse o grande objectivo da equipa”.

Jorge Jesus (Flash Interview): «Vai ser uma eliminatória equilibrada»

Jorge Jesus: «Vai ser uma eliminatória equilibrada»
TÉCNICO ANTEVÊ EMBATE COM O TOTTENHAM
Satisfeito pela vitória diante do PAOK (3-0) e consequente apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa, Jorge Jesus admitiu que o resultado que os encarnados traziam da Grécia lhe permitiu encarar o jogo de outra forma, mas admite que os gregos causaram dificuldades até à expulsão de Katsouranis.

"A vitória e a passagem à ronda seguinte eram os princípios objetivos. Se pudéssemos jogar com qualidade e com segurança defensiva, melhor ainda. Mas o primeiro jogo deu-nos capacidade em termos táticos, graças ao 1-0, para jogar com calma, mas nunca abdicando das nossas ideias", começou por dizer, em declarações à SIC Notícias.

"Mas o Benfica tem estado sempre seguro, sempre confiante. É isso que dá confiança aos jogadores. Passámos esta eliminatória contra um adversário que é uma boa equipa. Por causa disso, só tivemos uma superioridade depois da expulsão. O PAOK é uma equipa com princípios, mas o Benfica uma equipa segura, uma equipa com muita experiência nesta competição. Sabemos que o jogo tem momentos onde temos de defender, de assumir que o adversário está por cima, mas sempre com a ideia do que vem a seguir. É nisso que o Benfica tem estado a trabalhar", frisou.

Uma segunda Champions

Pela frente, nos "oitavos", estará o Tottenham, um adversário que não tira o sono a Jorge Jesus, até porque agora o nível será sempre elevado: "Nas próximas eliminatórias, a maioria das equipas são aquelas que vieram da Champions, pelo que agora nestas próximas fases será uma verdadeira Liga dos Campeões. Por isso, o jogo com o Tottenham vai ser uma eliminatória equilibrada."

Mesmo já tendo olhado para a eliminatória com os spurs, JJ admite que há compromissos mais importantes a chegar: "Agora vamos tentar ter muitos trunfos para ganhar no Restelo. É esse o grande objetivo do Benfica."

Elogios aos gregos

"Mas há um pormenor que para mim, que sou um apaixonado pelo futebol, tenho de realçar. Os adeptos do PAOK, que estavam a perder por 3-0 e mesmo assim apoiavam. Perdiam na Grécia e nunca pararam de incentivar. São adeptos fieis ao clube... Isto não é um recado, é apenas uma forma de realçar um sentimento e a paixão pelo clube".

Marco Ferreira apita o Belenenses – Benfica

21.ª jornada da Liga portuguesa

Marco Ferreira apita o Belenenses – Benfica

O árbitro da Associação de Futebol da Madeira, Marco Ferreira foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para apitar o Belenenses – Benfica da 21.ª jornada do Campeonato

Destaques: Gaitán encanta e Lima desequilibra

Destaques: Gaitán encanta e Lima desequilibra

Uma vitória categórica por 3-0 frente ao PAOK coloca as “águias” nos oitavos-de-final da Liga Europa, com um acumulado de 4-0 na eliminatória. Com o Benfica sempre por cima nos 180’, na Luz foi a magia de Gaitán e a capacidade desequilibradora de Lima que fizeram a diferença. O adversário que se segue são os ingleses do Tottenham.

Artur – Esteve seguro na baliza “encarnada”, com intervenções que praticamente não comprometeram a equipa em nenhum momento.

Maxi Pereira – Tanto a defender como a atacar esteve bem. O corredor direito teve sempre boas soluções devido às suas constantes subidas no terreno.

Luisão – Como tem vindo a ser habitual, o patrão da defesa esteve irrepreensível. Em conjunto com o seu colega de sector, anulou o ataque helénico, não permitindo aos homens mais avançados da equipa visitante criar perigo.

Garay – De regresso após paragem mostrou a sua qualidade de sempre, tanto a defender, como a sair a jogar. O internacional argentino nunca deu um lance por perdido e raras foram as vezes que os seus opositores jogaram com liberdade junto à nossa área.

Sílvio – Tanto na esquerda como na direita, o internacional português nunca coloca a equipa em risco. Esteve bem tanto a defender, como a criar triangulações com os homens mais avançados da equipa da casa.

Ruben Amorim – Um pilar essencial na ligação defesa/ataque. O médio português continua a tratar a bola como ninguém. Realizou mais uma exibição de “gigante” no meio-campo. Destaque para um tiro, no início da segunda metade, para defesa complicada de Glykos.

André Gomes – De regresso ao onze inicial, o centrocampista conseguiu tapar bastante espaço de manobra da formação de Salonica. Ajudou a fechar as laterais quando necessário, permitindo à equipa maior coesão defensiva e, por seu lado, maior liberdade a Maxi Pereira e Sílvio na saída para o contra-golpe.

Djuricic – O internacional sérvio colocou por diversas vezes a defesa do PAOK em sobressalto. Com espaço em frente à área adversária, realizou desmarcações para as laterias de grande qualidade, permitindo à equipa orientada por Jorge Jesus jogadas laterais interiores bastante perigosas. Este bastante bem no geral, tal como o resto da equipa.

Gaitán – Mágico! O argentino continua a espalhar o seu charme nos relvados. Com disponibilidade total para ajudar Sílvio e muito irreverente no ataque “encarnado”, Gaitán colocou uma “cereja no topo do bolo” ao assinalar o golo da noite… um livre marcado de forma exímia por cima da barreira do PAOK, através de um toque de classe.

Salvio – Depois de suplente utilizado nos últimos dois jogos, Salvio voltou à sua praia, integrando o onze inicial. O argentino teve uns pormenores bastante interessantes, porém ainda não está com o ritmo de jogo que tanto deliciou. O extremo saiu aos 59’ para dar lugar ao sérvio, Markovic.

Cardozo – O paraguaio regressou aos eleitos para satisfação dos adeptos. Na primeira parte foi protagonista de um dos lances mais perigosos, com um livre que levava o selo de golo, não fosse a espectacular defesa do guardião helénico. O avançado saiu aos 59’ para dar lugar a Lima.

Lima – Entrou com muita vontade e decidido a fazer o “gosto ao pé”. Entrou para render “Tacuara”, aos 59’, e foi preponderante ao sofrer a falta que resultou no vermelho de Katsouranis, aos 68’, e consequente livre de Gaitán. Ainda entrou para a lista de marcadores ao apontar o penálti que deu origem ao 2-0.

Markovic – Entrou para o lugar de Salvio aos 59’. Tal como no último jogo frente ao V. Guimarães, não quis ficar em branco, marcando o último golo da noite, depois de um corte de Luisão no meio-campo, isolando o sérvio que não tremeu perante Glykos.

Rodrigo – O hispano-brasileiro entrou para o lugar de Djuricic, aos 79’. Não teve muito tempo muito tempo para demonstrar o seu bom Futebol, no entanto esteve sempre atento a oportunidades que podiam surgir para poder ampliar ainda mais o marcador.

Gaitán: «Houve também um pouco de sorte»

Gaitán: «Houve também um pouco de sorte»
ARGENTINO COMENTA O LIVRE DIRETO QUE MARCOU
Nico Gaitán esteve em evidência na vitória do Benfica sobre o PAOK, por 3-0. O argentino abriu o marcador com um excelente livre direto e, em declarações à SIC Notícias, lembrou o contributo dos colegas e do... destino.

"Foi um bom golo. Foi importante o movimento do Lima [que conquistou a falta]. Depois foi terminar a jogada, também com um pouco de sorte", referiu o talentoso extremo.

Convidado a comentar a ideia de que este Benfica é mais cauteloso do que o do ano passado, Gaitán não conseguiu confirmar, recordando também que hoje atuaram alguns elementos que regressaram recentemente de lesão, como Salvio e Cardozo. "O mais importante era passar. Tottenham? Agora temos de pensar no Belenenses e depois haverá tempo para o Tottenham. Mas é sempre bom jogar contra grandes equipas e veremos se estão à altura", abordou.

Lima: «Vamos fazer tudo para vencer o Tottenham»

Lima: «Vamos fazer tudo para vencer o Tottenham»
AVANÇADO JÁ PENSA NOS "OITAVOS" DA LIGA EUROPA
Depois da vitória desta quinta-feira sobre o PAOK por 3-0, Lima acredita que o Benfica pode vencer o Tottenham nos oitavos-de-final da Liga Europa, apesar do poderio dos ingleses.

"É uma grande equipa mas o Benfica também e vamos fazer tudo para vencer. Temos continuar a jogar bom futebol e trabalhar em equipa. Já fizemos vários jogos na Liga Europa e vamos estar preparados", referiu o jogador à SIC no final da partida.

Sobre o jogo com os gregos, Lima destacou "a força do grupo": "Pude entrar e dar o meu contributo para a equipa. Fico feliz e realço mais uma vez a grande qualidade do jogo. Marcámos três golos e não sofremos nenhum".

Benfica – PAOK, 3-0: Coluna homenageado com exibição de gala

16 avos-de-final da Liga Europa

Benfica – PAOK, 3-0: Coluna homenageado com exibição de gala

Quinta-feira europeia no Estádio da Luz! Benfica trouxe de Salonica a vantagem de um golo e cabia ao PAOK ir atrás do prejuízo. Na antecâmara, à entrada das equipas no relvado, uma enorme tarja na bancada MEO abriu-se para homenagear Mário Coluna, falecido, esta terça-feira, aos 78 anos. Obrigado Capitão era a mensagem da nação benfiquista ao Monstro Sagrado.

Se motivação fosse preciso tinha sido dado o mote a um Benfica que estava lançado para os oitavos-de-final e que confirmou com um claro 3-0. O PAOK tinha dado a entender que iria arriscar, mas a verdade é que não colocando o “autocarro atrás da baliza” estiveram longe de pegar no jogo e de ser um real perigo para os da casa.

O Benfica teve sempre mais bola, tomou conta do jogo e o perigo veio através da referência ofensiva, Cardozo. Sempre atento ao jogo – mesmo parecendo, por vezes, alheado do jogo – camisola 7 teve nos pés o 1-0 aos dez minutos, quando contornou o guarda-redes e atirou à rede lateral. Pouco ofensivos, esperando o erro das “águias”, o PAOK, de forma fortuita, quase chegou ao golo aos 14’, quando um remate de Lucas levou calafrios à baliza de Artur que defendeu a dois tempos.

Sem jogar a uma velocidade vertiginosa, o Benfica sabia que estava na frente da eliminatória e que teria de ser o PAOK a tentar inverter o resultado desfavorável. Não parecia ter capacidade de o fazer e o avançado paraguaio “voltou” ao jogo aos 33 minutos num livre directo. Remate meio em força, meio em jeito e uma defesa do tamanho do Mundo de Glykos. 

Até ao intervalo, a bola voltou a rondar a baliza helénica num contra-ataque de Gaitán que Salvio concluiu com um bom remate. O intervalo chegou com um nulo, mas no reatamento a Catedral viu mais do mesmo.

O Benfica voltou a entrar mais “mandão” apesar de o protagonista na turma de Salonica ter sido Katsouranis, primeiro pelos bons momentos, remate de cabeça aos 52’ e depois pelos piores, aos 68’, por derrubar Lima à entrada da área quando este ia isolado para o golo. Realce para o facto de a Luz ter aplaudido o antigo jogador do Clube de pé.

Desse livre, o marcador foi colorido com um golo de mestre de Gaitán. Livre superiormente marcado e Glykos nem esboçou a defesa. Estava feito o 1-0 e os “oitavos” cada vez mais perto. A confirmação – se dúvidas houvessem – surgiu aos 77 minutos. Lima de grande penalidade aumentou a contagem após mão de Maduro na área em lance com Djuricic.

Os contornos de goleada pairavam pela Luz quando aos 79 minutos, Markovic fez o 3-0. Os minutos seguintes não trouxeram mais do que a confirmação da vitória europeia.

Jogo muito bem conseguido em noite de homenagem ao Monstro Sagrado e nos oitavos-de-final fica marcado um encontro com o Tottenham.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Artur Moraes; Maxi Pereira, Garay, Luisão, Sílvio; Ruben Amorim, André Gomes, Djuricic (Rodrigo, 78’), Salvio (Markovic, 59’), Gaitán e Cardozo (Lima, 59’).

Benfica – PAOK: Conheça o onze escolhido por Jorge Jesus

Liga Europa

Benfica – PAOK: Conheça o onze escolhido por Jorge Jesus

O Benfica recebe esta noite, na Luz, o PAOK, em partida relativa à 2.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Já é conhecido o onze escolhido por Jorge Jesus.

Onze inicial: Artur; Maxi, Garay, Luisão e Sílvio; Ruben Amorim, André Gomes e Djuricic; Salvio, Gaitán e Cardozo.

Jornal “O Benfica” numa banca perto de si esta sexta-feira

Jornal “O Benfica” numa banca perto de si esta 

sexta-feira

O Eterno Capitão, o Monstro Sagrado, faleceu na passada terça-feira e o Jornal “O Benfica” preparou um especial sobre Mário Esteves Coluna. Os melhores momentos como jogador do Clube, o perfil, as conquistas, o que disseram dele. Tudo isto e muito mais sobre o Capitão dos Capitães que partiu aos 78 anos.

A Mística do ao Sport Lisboa e Benfica é algo inigualável e renova-se todos os anos. Amanhã, o Pavilhão n.º 2 da Luz recebe os Sócios com 25, 50 e 75 anos de filiação. Saiba quem são.

Nesta edição pode, ainda, ler tudo sobre o jogo com o V. Guimarães, vitória que consolidou a liderança e o lançamento para o próximo embate, no estádio do Restelo, com o Belenenses.

Saiba, igualmente, tudo sobre as modalidades e as equipas do Futebol Formação.

Tudo isto e muito mais nesta edição do semanário do Clube.

Luisão fala da relação com Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus

Ligações importantes para o defesa

Luisão fala da relação com Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus

Luisão cumpriu 400 jogos oficiais pelo Benfica, 100 deles nas Competições da UEFA, situação única em clubes portugueses. No jogo com o V. Guimarães foi agraciado e revelou, em primeira mão, as palavras de Luís Filipe Vieira naquele momento.

“O presidente deu-me os parabéns e eu agradeci. Este prémio vai ficar guardado para sempre”, disse, na entrevista à Benfica TV.
A relação entre o presidente do Clube e o capitão da equipa de Futebol é boa e extravasa para além do profissional, como demonstrou: “Pela pessoa que o presidente é, a nossa relação é extensível a outros assuntos. Pergunta sempre pela família e isso mostra a presença que tem no nosso grupo.”

O corrente mês foi de emoções fortes para Luisão (aniversário, marcas importantes e visita do pai), mas sente-se satisfeito por assinalar tamanhos feitos. “O mês de Fevereiro teve muitas emoções. Foi o meu aniversário, foi a surpresa do meu pai que veio passado alguns anos, foram os 400 jogos e os 100 na Europa. Não foi fácil, mas sou um privilegiado. A minha família é toda do Benfica”, destacou.

Para além da relação com o presidente, Luisão sabe o quão importante é a ligação entre treinador e capitão e assumiu ter uma óptima relação com Jorge Jesus. “A minha relação foi sempre boa. Ele exige muito, tira o melhor de cada jogador e tem estado a fazer isso comigo”, frisou.

"É a minha melhor época de sempre"

"É a minha melhor época de sempre"


Luisão concorda com Jorge Jesus e responsabiliza colectivo pela sua boa forma, aos 33 anos.

A vontade que continua a ter de melhorar a cada dia e a boa forma do Benfica levam Luisão a concluir que está a realizar a sua "melhor época de sempre". O jogador corrobora, assim, a ideia de Jorge Jesus que já tinha feito referência ao desempenho do brasileiro.

"Estou mais confiante e tenho vontade de me superar a cada dia", confessa o jogador, numa entrevista à Benfica TV. O capitão encarnado realça que a sua boa prestação individual, aos 33 anos, está umbilicalmente ligada ao momento que a equipa atravessa, em termos colectivos.

Luisão está no Benfica desde 2003/04. Completou 400 jogos com a camisola encarnada no desafio com o Vitória de Guimarães.

Manchester City no caminho do Benfica

Quartos-final UEFA Youth Cup
Manchester City no caminho do Benfica
MARCOS LOPES REENCONTRA ENCARNADOS
O Manchester City é o adversário do Benfica nos quartos-de-final da Liga Jovem da UEFA, depois de esta quarta-feira ter vencido na visita ao Miniestadio Cerro del Espino, Majadahonda, onde bateu o Atlético Madrid por 1-0. A partida entre as duas equipas irá disputar-se no reduto dos ingleses, segundo apontou o sorteio.

Com o português Marcos Lopes a jogar os 90 minutos, os citizens chegaram à vitória com um golo de Devante Cole, aos 25'. De referir que este Cole é filho do mítico Andy Cole, um dos melhores avançados que vestiu a camisola do Manchester... United.

Por fim, nota para o reencontro de Marcos Lopes com os encarnados, depois de em 2011/12 ter deixado o clube da Luz para rumar a Inglaterra.

Os oitavos-de-final da UEFA Youth League estão concluídos e já são conhecidas as equipas que vão disputar os quartos-de-final.

O sorteio de toda a fase a eliminar, que vai arrancar com os oitavos-de-final, foi realizado em Dezembro.O FC Barcelona foi a primeira a garantir o apuramento, depois de eliminar o FC København a 18 de Fevereiro. O Chelsea FC, a única equipa que venceu os sete jogos disputados nesta primeira edição da prova, o rival Arsenal FC e o FC Schalke 04 juntaram-se aos espanhóis na terça-feira. SL Benfica, Paris Saint- Germain, Manchester City FC e Real Madrid CF, que bateu o SSC Napoli com um golo soberbo aos 95 minutos, conseguiram a qualificação na quarta-feira.
Quartos-de-final (11/12, 18/19 de Março)1 FC Barcelona - Arsenal FC
2 Chelsea FC - FC Schalke 04
3 Paris Saint-Germain - Real Madrid CF
4 Manchester City FC - SL Benfica
Meias-finais (11 de Abril, Nyon)Vencedor dos quartos-de-final 3 - Vencedor dos quartos-de-final 4
Vencedor dos quartos-de-final 2 - Vencedor dos quartos-de-final 1
Final (14 de Abril, Nyon)Vencedor da meia-final 1 - Vencedor da meia-final 2

Nuno Santos: “Estamos a demonstrar a nossa 

qualidade”

Nuno Santos, no final do triunfo na UEFA Youth League, lembrou que a equipa mostrou maturidade para dar a volta por cima das adversidades.

“Conseguimos resolver o susto inicial, demos o nosso máximo e conseguimos o nosso objectivo que passava por chegar aos quartos-de-final. Agora é desfrutar desta competição”, afirmou à Benfica TV.

Os Juniores do Benfica são falados por essa Europa fora e Nuno Santos explicou porquê: “Estamos a demonstrar a nossa qualidade e é por isso que os resultados têm aparecido.”

Romário Baldé: “Estamos felizes pela vitória”

Romário Baldé, um dos autores dos golos benfiquistas, no final da partida analisou a exibição e estava feliz com o triunfo.

“Apanhámos um grande susto, o Áustria de Viena tem uma boa equipa. Apesar do resultado foi um jogo complicado e estamos felizes pela vitória”, regozijou à Benfica TV.

O atacante admitiu estar satisfeito por ter ajudado o Benfica a ganhar. “Senti-me feliz, porque quero ajudar a equipa. Foi o golo da reviravolta e foi importante”, considerou.

O Benfica enfrentará agora o vencedor da eliminatória entre o Atlético de Madrid e o Manchester City. “Já passámos vários adversários difíceis e não interessa com quem vamos jogar nos quartos-de-final”, finalizou.

Meia casa é a melhor previsão

Meia casa é a melhor previsão
ESPERADOS 24 MIL ADEPTOS NO ESTÁDIO DA LUZ
Os responsáveis do Benfica não esperam mais do que meia casa no embate desta noite com o PAOK, que vai decidir qual das equipas passa à ronda seguinte da Liga Europa. A vantagem de um golo da formação encarnada não é tranquilizadora, mas nem isso levou mais adeptos ao Estádio da Luz, que dificilmente registará mais do que 24 mil pessoas nas bancadas. A situação económica do país influenciará, certamente, esta situação, mas o facto de o jogo ser transmitido em canal aberto também ajuda a que muitos benfiquistas optem por ficar em casa. A prioridade das águias é o campeonato e os sócios têm-no mostrado. Na última partida realizada no recinto encarnado, com o V. Guimarães, para a Liga, o estádio acolheu 36 mil espectadores, um número ainda assim distante das grandes enchentes registadas com os grandes.

Relva ainda preocupa


Relva ainda preocupa
JJ GESTICULOU BASTANTE AO DEBATER A QUESTÃO
O estado do relvado do Estádio da Luz continua a ser uma das preocupações de Jorge Jesus, que ainda ontem à tarde fez questão de trocar algumas impressões com um dos funcionários a quem se encontra atribuído o cuidado do tapete verde.

O treinador foi o primeiro a entrar no retângulo de jogo e de imediato se dirigiu ao tratador da relva que se encontrava no local. Durante alguns minutos, o técnico das águias expôs as suas ideias, gesticulando bastante. A conversa foi mantida na zona do grande círculo, tendo Jorge Jesus chegado a agachar-se para apanhar um tufo de relva. O técnico esbracejou umas quantas vezes, claro sinal de que o relvado não se encontra ainda nas condições consideradas por ele ideais, enquanto o funcionário se limitava a escutá-lo e a esgrimir algumas questões.

O tapete verde pode não se encontrar como Jorge Jesus pretenderia, mas a verdade é que está bem mais saudável do que na altura em que motivou a alteração da receção ao Gil Vicente, referente à Taça da Liga, para o Estádio do Restelo.Aliás, recorde-se que este já é o segundo relvado da temporada, visto que na altura do Natal o tapete, que em maio recebe a final da Champions, foi mudado.

Vieira leva os campeões ao adeus a Coluna

Vieira leva os campeões ao adeus a Coluna
COMITIVA ENCARNADA VIAJA AINDA ESTA NOITE
Luís Filipe Vieira vai estar no funeral de Mário Coluna, que se realiza amanhã, em Maputo, pelas 14 horas (menos duas horas em Portugal). O presidente do Benfica fretou um avião, de forma a conseguir estar no último adeus ao MonstroSagrado, que faleceu terça-feira, aos 78 anos, no Instituto do Coração, em Moçambique. Esta medida permite que o líder do emblema da Luz possa levar consigo os campeões europeus, para que prestem uma homenagem ao antigo capitão dos encarnados e da Seleção.

Além de Vieira, que mantinha relação de proximidade com Coluna, também os vice-presidentes Rui Cunha e Alcino António marcam presença em Maputo, numa comitiva composta por António Simões, Artur Santos, Fernando Cruz, José Augusto e Mário João.As glórias encarnadas José Bastos e Adolfo, que jogaram com Coluna, também integram o grupo, tal como HumbertoCoelho, como representante da FPF.

A viagem inicia-se logo após o encontro com o PAOK, com a chegada a Maputo a estar prevista para as primeiras horas da manhã.

Minuto de silêncio

O desafio entre Benfica e PAOK desta noite será precedido de um minuto de silêncio pela memória de Coluna, por decreto da UEFA. Já ontem, na partida da Liga jovem da UEFA que opôs as águias ao Austria Viena e que decorreu no centro de estágio do Seixal, foi prestada a homenagem ao antigo internacional português.

Da mesma forma, também a FederaçãoPortuguesa de Futebol(FPF) decretou um minuto de silêncio a ser respeitado em todos os jogos por si organizados entre hoje e o dia 4 de março.

A equipa de futebol, recorde-se, está de luto até final da temporada e usa fumos, em homenagem a Eusébio, que faleceu a 5 de janeiro. Agora, o mundo benfiquista vive novo momento de pesar, com o adeus de Coluna.

Viagem adiada a Angola

Luís Filipe Vieira está a tentar adiar a viagem a Angola, onde tem marcada para 4 de março (terça-feira) a inauguração da maior escola de futebol Geração Benfica, e que está situada no Sumbe, localidade situada a 300 quilómetros de Luanda, e que é a capital da província de Cuanza Sul.

O líder benfiquista vai ser sujeito, agora, a grande desgaste com uma viagem intercontinental no espaço de 24 horas, e por isso espera realizar esta a Angola numa altura próxima, mais oportuna. Vieira iria viajar acompanhado de PedroMantorras e de Armando Jorge Carneiro, diretor-geral do centro de estágios do Seixal

Apuramento virtual

Apuramento virtual
CONSERVAR EMPATE INICIAL SIGNIFICA A QUALIFICAÇÃO
O Benfica entra virtualmente apurado para os oitavos-de-final da Liga Europa no jogo com o PAOK – bastar-lhe-á manter o empate para concretizar a qualificação, depois da vitória no Estádio Toumba, na semana passada. Mas também era assim há 14 anos, quando os gregos vieram à Luz depois de derrotados (1-2) em Salonica e a eliminatória teve de ser decidida no desempate por penáltis, depois de a afronta benfiquista ter sido devolvida em Portugal por igual margem.

Negociações com o Palmeiras para a transferência de Kardec

Negociações com o Palmeiras para a transferência de Kardec

A imprensa brasileira noticia que Benfica e Palmeiras estão em negociações avançadas para a transferência definitiva de Alan Kardec para o clube brasileiro.

Segundo o Globoesporte, a boa relação entre as direções dos dois clubes deverá facilitar o negócio, que pode ficar concluído por valores próximos dos cinco milhões de euros.

Reinaldo Pitta, empresário que representou Kardec até o jogador ser emprestado pelo Benfica ao Palmeiras, no verão do ano passado, disse à mesma fonte que tem «101 por cento de certeza» de que o avançado se irá transferir em definitivo para o verdão.

Sem confirmação oficial por parte dos clubes, Kardec nega que tenha já sido alcançado algum tipo de acordo. «Não é verdade. Que eu saiba não. O valor da rescisão é muito alto, fixado está entre os 5 e os 6 milhões de euros, mas pode ser negociado», disse o jogador em declarações à TV Cultura.

Sabella aconselhou Garay a ficar na Luz

Sabella aconselhou Garay a ficar na Luz

Ezequiel Garay, 27 anos, foi aconselhado pelo selecionador da Argentina, Alejandro Sabella, a permanecer no Benfica em detrimento de transferir-se para o Zenit, e A BOLA sabe ainda que que a opinião do treinador foi importante no momento de o defesa-central rejeitar a oferta milionária dos russos. 

Alejandro Sabella acompanhou de perto a tentativa do Zenit contratar Garay. O mercado de transferências na Rússia fecha hoje sem que a equipa de São Petersburgo tenha convencido o internacional argentino e, também, o Benfica. E, para este desfecho, contribuíram os argumentos de Sabella. 

O treinador argentino entende que uma mudança, neste momento, quando faltam cerca de três meses e meio para o início do Mundial, poderia não ser benéfica para Garay, que teria de lidar com uma realidade desportiva e social diferente daquela a que está habituado no Benfica e em Portugal. Nesse sentido, havia sempre o risco de o rendimento de Garay poder ser afetado e, em última análise, o lugar na seleção e a estabilidade da própria equipa argentina estarem em causa, até porque, pela mão de Sabella, se estabeleceu como um dos titulares indiscutíveis. 

Jorge Jesus chega ao jogo 250

Jorge Jesus chega ao jogo 250

Jorge Jesus, 59 anos, vai cumprir esta noite, na Luz, com o PAOK, o jogo 250 no comando técnico do Benfica, em todas as competições, desde que o treinador chegou à Luz, na temporada 2009/10. Um registo notável em quase 110 anos de história do clube - o aniversário será assinalado amanhã. 

Com o V. Guimarães, Jesus igualou o registo do brasileiro Otto Glória (249), já depois de ter ultrapassado o sueco Sven-Goran Eriksson (234), o português Toni (216) e o inglês John Mortimore (200). A tabela continua a ser liderada pelo húngaro Janos Biri, que orientou o Benfica entre 1939 e 1947. Todavia, Jesus já é o treinador na história do Benfica com mais jogos a nível nacional, já que Biri orientou as águias em 80 partidas do Campeonato de Lisboa, uma prova regional. 

A carreira de Jesus no Benfica está relacionada com Biri, já que o português persegue o recorde de vitórias do húngaro. Em 249 encontros no comando do Benfica, Jesus tem 174 triunfos, menos vinte do que as 194 vitórias de Janos Biri, em 272 jogos. Um registo que pode ser ultrapassado esta época, em caso de apuramento, hoje, para os oitavos de final da Liga Europa, já que o Benfica pode ter, no máximo, mais 22 jogos esta época. 

As águias têm dez encontros por jogar para a Liga, estão nas meias-finais da Taça de Portugal - se forem à final serão mais três encontros -, estão na semifinal da Taça da Liga - se passarem serão mais dois jogos - e têm um pé nos oitavos de final da Liga Europa. Eliminando o PAOK podem ter mais sete encontros na prova europeia: dois nos oitavos, mais dois nos quartos de final, outros tantos nas meias-finais e a final. 
Com o jogo 250 desta noite, Jesus só igualará os 272 encontros de Biri se fizer mais 22 encontros. Para isso, o Benfica terá de chegar às finais da Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. 

Capas do Dia

Fevereiro 27 2014