domingo, 2 de fevereiro de 2014

Carlos Lisboa sobre Taça Hugo dos Santos: “Ganhámos com justiça”

Benfica – CAB Madeira, 83-82

Carlos Lisboa sobre Taça Hugo dos Santos: “Ganhámos com justiça”

A equipa do Benfica conquistou, este domingo, a Taça Hugo dos Santos, ao bater o CAB Madeira por 83-82, numa equilibrada final, disputada em Oliveira do Hospital. No final, Carlos Lisboa era um técnico orgulhoso e satisfeito.  

"Quem anda no desporto sabe que as vitórias não se ganham antecipadamente, têm que ser ganhas dentro de campo. Fizemos um bom jogo e foi uma boa partida para a propaganda do Basquetebol", começou por dizer no final da partida, acrescentando: “Ganhámos com justiça, acho que fomos a melhor e a equipa mais consistente dentro das quatro linhas." 

A conquista, essa foi dedicada a dois basquetebolistas que não puderam estar presentes no encontro. "Queremos dedicar esta vitória ao Mário Fernandes e ao Carlos Andrade, que hoje não puderam estar presentes", concluiu.

Recorde-se que com esta conquista, o Benfica soma já nove Taças Hugo dos Santos no palmarés da modalidade de Basquetebol.

Vieira e Jesus assistiram ao empate dos ´bês´

Vieira e Jesus assistiram ao empate dos ´bês´

Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus deslocaram-se este domingo ao Caixa Futebol Campus, no Seixal, onde assistiram ao empate (0-0) entre Benfica B e Desportivo das Aves, partida a contar para a 28.ª jornada da Liga 2.

No dia seguinte ao empate (1-1) da equipa principal com o Gil Vicente, em Barcelos, presidente e treinador estiveram lado a lado nas bancadas do campo N.º 1 do centro de estágio dos encarnados, observando in loco o desempenho da formação orientada por Hélder Cristóvão.

O próximo compromisso do Benfica está agendado para quarta-feira, em Penafiel, jogo dos quartos de final da Taça de Portugal.

Equipa B: Atitude e superioridade benfiquista ditam empate injusto

Benfica B – Desp. Aves, 0-0

Equipa B: Atitude e superioridade benfiquista ditam empate injusto

Este domingo, no Caixa Futebol Campus, o Benfica B recebeu o Desportivo das Aves na 28.ª jornada da Segunda Liga. No final, o encontro terminou empatado a zero, apesar do claro domínio benfiquista.

No Seixal, as oportunidades começaram cedo a surgir para a equipa da casa.  Exemplo disso foi o remate perigoso de Hélder Costa logo aos 2 minutos de jogo. Foi o primeiro lance de perigo da partida com uma boa jogada de Hélder Costa a ultrapassar um adversário e a rematar forte mas por cima da baliza de Quim.

Apesar da agressividade sobre a bola da turma liderada por Hélder Cristóvão, o golo estava difícil de surgir. Aos 10’, mais um lance perigoso, desta vez de Lolo. Grande jogada de Bruno Gaspar no flanco esquerdo, a ultrapassar um adversário em velocidade, a dar curto para Lolo que num toque de habilidade quase consegue fazer o primeiro golo.

O primeiro tempo ficou marcado pelo pendor ofensivo do conjunto da Luz, constantemente em busca do primeiro golo e sempre a evitar que o Desportivo das Aves saísse a jogar.

Recomeçada a partida, o Benfica continuou em evidência. Mais oportunidades surgiram mas o golo teimou em não sair até ao final do encontro.

Hélder Cristóvão fez alinhar o seguinte onze inicial: Urreta, Bruno Varela, Lolo, Fábio Cardoso, Hélder Costa (João Amorim, 82’), Bruno Gaspar, Ruben Pinto, Victor Lindelöf, Nelson Semedo, Bernardo Silva e João Teixeira (Filip Markovic, 76’).

Na próxima jornada, os “encarnados” deslocam-se ao terreno do Moreirense. O desafio está agendado para o dia 7 de Fevereiro.


Hélder Cristóvão: «Empate sabe a pouco»
CONTENTE COM A EXIBIÇÃO DA EQUIPA ENCARNADA
Hélder Cristóvão, treinador do Benfica B, mostrou-se muito orgulhoso com a exibição da formação encarnada apesar do empate caseiro diante do Desportivo das Aves.


"Estivemos muito melhor e o empate sabe a pouco. Enquanto treinador estou muito satisfeito porque a equipa deu uma resposta cabal daquilo que temos vindo a fazer", afirmou no final do encontro.


O técnico garante ainda que a prioridade da equipa B não é a soma de pontos e o lugar na classificação: "Queremos continuar a trabalhar, sem olhar aos pontos mais sim às exibições. Estamos no caminho certo, a qualidade está presente e o trabalho diário cada vez é mais patente na forma como jogamos. Hoje demos uma mostra disso."

Nélson Semedo: “Foi um empate com sabor amargo”

Os “bês” do Sport Lisboa e Benfica empataram (0-0), este domingo, frente ao Desportivo das Aves. Um resultado injusto segundo o benfiquista Nélson Semedo.  

“Foi um empate com sabor amargo porque como todos sabem, nós queríamos os três pontos. Demos tudo o que tínhamos mas infelizmente não conseguimos ganhar e agora temos que pensar já no próximo jogo”, começou por dizer à Benfica TV.

Mereceu a confiança de Hélder Cristóvão para a titularidade neste jogo e agora só pensa em trabalhar para evoluir todos os dias. “Tenho que aproveitar cada oportunidade que me dão e continuar a trabalhar todos os dias”, concluiu.

Atletismo: Benfica é vice-campeão Europeu de Corta-Mato

Taça dos Clubes Campeões

Atletismo: Benfica é vice-campeão Europeu de Corta-Mato

O Benfica alcançou, este domingo, o primeiro lugar do pódio na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, com Rui Pedro Silva a ser o melhor português, concluindo a prova no quarto lugar. 

Numa prova que decorreu em simultâneo com o Crosse Internacional das Amendoeiras em Flor, na Aldeia das Açoteias, Albufeira, os “encarnados” somaram 37 pontos e foram apenas superados pelos espanhóis do Atletismo Bikila, que renovaram o título. Os turcos do Istambul BBSK ocuparam o terceiro lugar do pódio.

Rui Pedro Silva, na quarta posição, foi individualmente o melhor do Benfica, que colocou os seus quatro atletas nos 12 primeiros classificados - José Moreira foi 10.º, Ricardo Ribas 11.º e Alberto Paulo 12.º.

Já a equipa masculina de Juniores do Sport Lisboa e Benfica foi terceira classificada.

Basquetebol - Benfica conquista 9.ª Taça Hugo dos Santos

Benfica – CAB Madeira, 83-82

Benfica conquista 9.ª Taça Hugo dos Santos

O conjunto liderado por Carlos Lisboa alcançou, este domingo, o 9.ª Taça Hugo dos Santos, após ter vencido, em Oliveira do Hospital, o CAB Madeira, por 83-82.

O objectivo era claro e o Sport Lisboa e Benfica entrou em pista concentrado e decidido em dar o tudo por tudo para trazer para as vitrinas da Luz mais um troféu.

As “águias” começaram a somar pontos logo nos primeiros minutos de jogo, uma vantagem de quatro pontos que levavam até ao final do primeiro período (22-18).

No segundo período, a turma liderada por Carlos Lisboa voltou a dominar mas o CAB Madeira não deu tréguas e conseguiu a reviravolta. Estava feito o resultado de 42-43 ao intervalo.

No terceiro período, o Benfica não conseguiu recuperar as contas no placard, perdendo por 52-63.

Já no quarto e último período, o Benfica recuperou de forma irrepreensível e fez a reviravolta no marcador. 83-82 era o resultado final.
Jobey Thomas (24), Tomás Barroso (8), Betinho (10), Frederick Gentry (8), Seth Doliboa (14), Diogo Carreira (17), David Weaver (2) foram os marcadores.

Carlos Lisboa fez alinhar o seguinte cinco inicial: Tomás Barroso, Jobey Thomas, Betinho, Seth Doliboa, Frederick Gentry.

Depois desta conquista, os “encarnados” têm, no próximo fim-de-semana, a 15.ª jornada do Campeonato da LPB. O Benfica desloca-se ao terreno do Sampaense, pelas 16 horas de sábado, dia 15.

Cardozo volta e... pede desculpa

Cardozo volta e... pede desculpa

Cardozo sempre no coração dos benfiquistas, ele que já não jogava desde 1 de novembro para o Campeonato e desde 9 do mesmo mês num âmbito geral, dia em que celebrou um formidável e decisivo ´hat trick´ frente ao Sporting, que ajudou o Benfica a seguir em frente na Taça de Portugal. 

Ao fim de muito tempo sem ser opção, devido a lesão, Jesus voltou em Barcelos a socorrer-se do paraguaio. Os adeptos aplaudiram bastante a sua ida para aquecimento, mais ainda o momento em que foi chamado para entrar. A substituição é que foi retardada por vários acontecimentos, primeiro a expulsão de Siqueira, logo depois o golo de Lima, tendo sido o empate obtido pelo Gil Vicente a indicar o caminho para a sua entrada.

Mesmo no fim, por ironia do destino, e já depois de ter sido perdulário, foi tacuara quem deitou tudo a perder, falhando um penalty, com Lima tão desejoso de o bater. Mais um momento difícil para Cardozo, Jesus e adeptos do Benfica. O avançado já não é de todo virgem em falhanços comprometedores da marca de onze metros e desta vez ficaram dois pontos em Barcelos. No final, pediu desculpa aos adeptos, através de um gesto com a mão direita.

Atletismo: SL Benfica renova o título nacional de Marcha em Estrada

Em masculinos

Atletismo: SL Benfica renova o título nacional de Marcha em Estrada

A equipa masculina de Atletismo do Sport Lisboa e Benfica sagrou-se, de novo, Campeão Nacional de Marcha em Estrada.

Na prova que teve lugar em Quarteira, a distância de 20 km foi percorrida pelos atletas do Benfica em menos tempo do que os opositores, logrando, assim, a equipa da Luz o lugar mais alto do pódio.

A equipa masculina que voltou a ser Campeã Nacional é composta por Sérgio Vieira (2.º na geral), Pedro Isidro (3.º) e Pedro Santos (9.º na geral e 5.º em Sub-23). Recordar que o Benfica já tinha conquistado este título em 2013 no Montijo.

Referência ainda à excelente prestação de Mariana Mota, que se sagrou campeã nacional individual junior e fez uma marca de referência para a Taça do Mundo de juniores em Marcha, que se realiza em Maio, na China. 

Fafe – Benfica, 23-33: Supremacia carimbou presença nos “quartos”

Jogo da Taça de Portugal

Fafe – Benfica, 23-33: Supremacia carimbou presença nos “quartos”

A equipa de Andebol do Sport Lisboa e Benfica carimbou, este sábado, a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal, depois de vencer, fora de portas, o Fafe, por 23-33.

O conjunto orientado por Jorge Rito entrou decidido a resolver desde cedo o encontro e, confirmação disso, é que esteve sempre na frente do “placard”.

Numa primeira parte que ficou marcada pelo grande rigor defensivo e a grande organização ofensiva “encarnada”, o marcador encontrava-se em 10-14, no recolher aos balneários.

A mesma atitude vencedora imperou ao longo do segundo tempo e a formação da Luz não tirou o pé do acelerador. Golo após golo ia-se confirmando os quartos-de-final. O encontro foi sempre pautado pela expressiva diferença na contagem que resultaram num 23-33 bastante esclarecedor.

Os marcadores do lado benfiquista foram: Dario Andrade (7), Hugo Lima (4), António Areia (6), Elledy Semedo (8), Paulo Moreno (3), Inácio Carmo (4) e João Oliveira (1).

O Benfica fica a conhecer o adversário dos quartos-de-final da Taça de Portugal, no sorteio agendado para a próxima terça-feira, dia 4, às 17 horas

Líderes da 2.ª volta

Líderes da 2.ª volta

ÁGUIAS E AVENSES SOMARAM 15 DOS 18 PONTOS POSSÍVEIS

O Benfica B recebe hoje o Aves, num encontro que irá opor as duas equipas com melhor registo na 2.ª volta, ao conseguirem somar 15 pontos cada, em 18 possíveis.
Depois de um início de época aos soluços, as duas formações estão a realizar uma 2.ª metade do campeonato de grande qualidade e, desde que o campeonato virou, já subiram seis posições na tabela classificativa. O Benfica B ocupa agora a 4.ª posição a três pontos do líder Moreirense, enquanto o Aves está em 6.º lugar, a cinco pontos do comandante do campeonato.
Trabalho
Quem não fica alheio a estes números é o treinador do Benfica B, Hélder Cristóvão, que se mostra satisfeito, embora assuma que mais importante do que vencer é formar os jogadores.
“Estamos cientes de que o principal objetivo da equipa B é formar e, quando se forma a ganhar, é tudo mais fácil”, afirmou o técnico, que tem como propósito permanecer nos primeiros lugares: “Nós queremos continuar neste caminho. Mantermo-nos nos lugares cimeiros de uma prova difícil como a 2.ª Liga faz parte de todo o trabalho que tem sido feito.”

Para tal, o Benfica B precisa de continuar a somar vitórias, mas Hélder Cristóvão reconhece que o Aves é um adversário complicado. “Tem vindo a melhorar, com um conjunto mais maduro. Penso que não vem só jogar à defesa, vem procurar transições rápidas, com processos bem consolidados. É uma formação que vai querer pontuar”, defendeu, a finalizar.

Benfica: Siqueira cumpre castigo na Taça de Portugal

Benfica: Siqueira cumpre castigo na Taça de Portugal

Defesa brasileiro disponível para o Clássico

Siqueira foi expulso diante do Gil Vicente por acumulação de amarelos. Primeiro por simulação no interior da área, depois por travar Brito em falta já no decorrer do jogo em Barcelos.
O defesa esquerdo terá que cumprir um jogo de castigo, o que acontecerá na Taça de Portugal diante do Penafiel. O mesmo significa que o defesa esquerdo estará disponível para o dérbi diante do Sporting na 18ª jornada do campeonato.

Cardozo: um penálti que custou pontos ao Benfica, quatro anos depois

Cardozo: um penálti que custou pontos ao Benfica, quatro anos depois

Paraguaio já falhou onze castigos máximos pelo Benfica, mas tem eficácia superior a 75 por cento

O penálti desperdiçado por Cardozo em Barcelos – aliás, bem defendido por Adriano, um dos melhores especialistas na Liga portuguesa, nesse particular – vem relançar a questão da eficácia, ou falta dela, do paraguaio, na marca dos 11 metros. Habitual marcador dos castigos máximos do Benfica, desde que chegou à Luz, em 2007, o Tacuara já cobrou 50 penáltis em provas oficiais, tendo uma eficácia de 78 por cento: os 39 golos que marcou desta forma valem quase um quarto (23 por cento) do total conseguido na Luz.

Curiosamente este foi o primeiro penalti que o paraguaio foi chamado a bater na época em curso, no jogo que marca o regresso, após uma paragem de quase três meses. Cardozo tinha cobrado o último castigo máximo em maio, na final da Liga Europa com o Chelsea, e dessa vez não falhou. A temporada 2012/13 foi, aliás, uma das mais produtivas do Tacuara neste capítulo, já que converteu com êxito 11 dos 12 penaltis de que dispôs. Curiosamente, o único falhado, na Liga dos Campeões, diante do Spartak, impediu-o de chegar ao hat-trick, num jogo que o Benfica venceu por 2-0 com dois golos seus.

O sucedido em Barcelos, com a possibilidade de vitória desperdiçada em tempo de descontos, já teve um antecedente direto: aconteceu na época do último título do Benfica, 2009/10, no estádio do Bonfim. Tal como neste sábado, o Benfica estava empatado 1-1. E assim permaneceu, uma vez que Cardozo atirou à trave nesse lance, num jogo realizado a 6 de fevereiro.

A época 2009/10 marca, aliás, o início da polémica em relação ao estatuto de Cardozo como cobrador de penaltis: o paraguaio, que até aí tinha um registo de 10/10 nas duas primeiras épocas, tornou-se o primeiro jogador a falhar quatro castigos máximos na mesma edição da Liga, terminando a prova com sete golos em 11 tentativas. Dois desses falhanços tiveram implicação direta nos desfechos, nos empates (1-1) com Marítimo e V. Setúbal, o que não impediu o Benfica de festejar o título e Cardozo de recolher o estatuto de melhor marcador. Para acentuar o pesadelo, no fim dessa época, Cardozo viria ainda a falhar um penálti decisivo pelo Paraguai, no Mundial 2010, num jogo em que a seleção guarani  acabaria eliminada pela Espanha.

Na época seguinte mantiveram-se os problemas (mais três falhanços em oito tentativas), mas dessa vez, em nenhum dos jogos o Benfica perdeu pontos, o mesmo acontecendo em 2011/12 nos penaltis falhados diante de V. Guimarães e Nacional, ambos na Luz. Foi preciso esperar até 2014 para que um penálti falhado por Cardozo voltasse a ter implicação direta no desfecho de um jogo.

A situação tornou-se mais polémica porque, poucos minutos antes, ainda sem Cardozo em campo, Lima tinha convertido um castigo máximo com eficácia. Jorge Jesus, no final da partida, esclareceu que a opção por Cardozo resultou do diálogo entre os dois jogadores, embora no estádio o brasileiro desse alguns sinais de insatisfação pelo facto de não cobrar o segundo castigo.

É verdade que Lima também já falhou um penálti na época em curso (na Amoreira, em jogo que o Benfica venceu por 2-1, com golos de Lima e de Cardozo, justamente) mas o brasileiro tem a seu favor o facto de, nas nove grandes penalidades que cobrou no Benfica, ter dado, na época passada, mostras de sangue frio em duas cobranças em período de descontos, diante da Académica (vitória do Benfica por 1-0) e do Moreirense (vitória por 3-1).


Curiosamente, o sucedido esta noite em Barcelos é a inversão total do cenário ocorrido na época passada, para a Taça da Liga, diante do Moreirense. Na altura, o Benfica perdia por 1-0 quando dispôs de um penálti que Lima desperdiçou. Em período de descontos, novo castigo máximo que Cardozo cobrou com êxito, fixando o empate final: 1-1.

Luís Filipe Vieira desceu ao balneário

Luís Filipe Vieira desceu ao balneário

DIRIGENTE ESTEVE COM O PLANTEL NA GARAGEM

Luís Filipe Vieira desceu ao balneário do Benfica no final do encontro, certamente para animar o plantel que acabara de empatar a uma bola com o Gil Vicente, desperdiçando assim a oportunidade de aproveitar ainda mais a derrota do FCPorto no Caldeirão dos Barreiros.
Mais tarde, em plena garagem do Cidade de Barcelos, o presidente do Benfica coincidiu alguns minutos com o plantel que aguardava ordens para recolher ao autocarro. Luís Filipe Vieira aparentou sempre serenidade, embora não soltasse qualquer sorriso. Trocou algumas impressões com elementos do stafe do Benfica, abandonando o local dez minutos depois.
Jogadores cabisbaixos

O grupo de trabalho do Benfica foi obrigado a esperar cerca de uma dezena de minutos na garagem, antes de seguir em comitiva em direção ao autocarro. Os jogadores estavam cabisbaixos e desanimados por terem perdido a oportunidade de ampliar ainda mais o fosso em relação ao FC Porto. Não havia motivos para sorrir. Alguns deles trocavam impressões, enquanto outros preferiam ouvir música. Alguns ainda não perderam a oportunidade para cumprimentar antigos companheiros, agora ao serviço do Gil Vicente: Luís Martins, Hugo Vieira e César Peixoto, por exemplo.

Jardel é a solução imediata

Jardel é a solução imediata

SERÁ O SUBSTITUTO DE GARAY NO EIXO DA DEFESA


Com o mercado em Portugal encerrado, Jorge Jesus terá de recorrer a uma solução interna, caso Garay deixe mesmo a Luz neste mês de Janeiro. O principal candidato à sucessão é Jardel que já na época passada foi o bombeiro de serviço, quando Luisão esteve castigado durante dois meses e depois a contas com problemas físicos.

Oferta milionária por Garay a pedido de Spalletti

Oferta milionária por Garay a pedido de Spalletti
PODE GANHAR O DOBRO DO AUFERE NA LUZ

Apesar de desportivamente preferir outros campeonatos, mais competitivos, Garay estuda uma oferta milionária do emblema de São Petersburgo. O camisola 24 das águias, que chegou a confessar ter pensado no Manchester United, tem a possibilidade de ganhar praticamente o dobro daquilo que aufere anualmente na Luz, onde arrecada 3,5 milhões de euros brutos, sendo o ordenado mais alto do plantel.


O central argentino é uma prioridade para o treinador Luciano Spalletti, o que levou os dirigentes russos a investirem no benfiquista, depois de uma primeira abordagem falhada.


Real Madrid atento às conversações por Garay
CLUBE ESPANHOL À ESPERA DE UMA CONCLUSÃO

O Benfica tem a totalidade dos direitos desportivos de Garay, mas apenas metade dos direitos económicos.Os outros 50 por cento pertencem ao RealMadrid que é naturalmente parte interessada no negócio e que vê agora a possibilidade de fazer um encaixe financeiro por um jogador que não conseguiu vingar no Bernabéu.

Apesar de a decisão pertencer à SAD encarnada, a realidade é que os responsáveis merengues não querem perder a oportunidade de um bom negócio, embora esperem que Vieira feche com o Zenit por valores próximos dos 20 milhões de euros da cláusula de rescisão. Isto levaria a que para Madrid fossem quase 10 milhões de euros.

Garay chegou à Luz em 2011 com as águias a pagarem 5,5 milhões de euros ao Real Madrid para assegurarem o internacional argentino.

Zenit pressiona águias com Neto no negócio Garay
RUSSOS ACENAM COM O PORTUGUÊS PARA BAIXAR O PREÇO

O Zenit está empenhado em garantir os serviços de Garay já neste mês de fevereiro e quer incluir Neto no negócio, para baixar o preço do argentino. Este cenário não é novo e já tinha sido noticiado oportunamente por Record, voltando a estar em cima da mesa, uma vez que o emblema de Leste não quer pagar o valor da cláusula de rescisão, fixada em 20 milhões de euros. Os encarnados estudam esta hipótese, mas é certo que Luís Filipe Vieira pretende que os russos se aproximem o mais possível da cláusula, embora não feche a porta à chegada de Neto.

Capas do dia


Fevereiro 02/2014