terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Aposta em Cancelo afasta Luís Felipe

Aposta em Cancelo afasta Luís Felipe

A aposta em João Cancelo como lateral-direito para o futuro é uma das razões para o Benfica não querer adquirir mais jogadores para aquela posição, além de que Maxi Pereira tem contrato até 2015 e André Almeida ter conquistado um lugar no plantel.

Esta máxima foi vincada internamente quando se começou a falar de um alegado interesse dos encarnados no lateral-direito Luís Felipe, do Palmeiras, e mais ainda nas últimas horas, na sequência de uma notícia da edição online do jornal brasileiro Lance!, que falava de um pré-contrato assinado pelo jogador com o Benfica, válido por quatro anos, e que inclusive viajaria para Lisboa na terça-feira para submeter-se a exames médicos.

Ao que A BOLA apurou, nenhum destes factos corresponde à verdade, tal como outro elemento avançado no lado de lá do Atlântico: que o Palmeiras teria entrado em contacto com o Benfica para trocar Luís Felipe por Alan Kardec, avançado emprestado pelos encarnados ao Verdão.

As águias negam tais conversas, mas o nosso jornal sabe que mesmo que esse cenário fosse proposto, o executivo liderado por Luís Filipe Vieira não o aceitaria. Por duas razões: se quisesse Luís Felipe esperaria por março, data em que o jogador de 22 anos termina contrato; e porque o lateral não entra mesmo nas contas, pela razão invocada no início do texto, para não prejudicar a ascensão do português de 19 anos.

Sabe A BOLA, no entanto, que Luís Felipe está referenciado pelos benfiquistas, tal como outros jogadores de diversas latitudes, mas na Luz parece haver uma inversão de paradigma - a SAD vai estar menos ativa no mercado nos próximos tempos, não apenas porque a formação começa a dar frutos (Cancelo é mesmo para apostar, tal como Ivan Cavaleiro ou Bernardo Silva) mas também graças a uma situação financeira que aconselha mais contenção a partir de agora, depois de atingido um nível de endividamento bastante alto, o qual é justificado pela compra de jogadores e pela travagem às saídas, no último defeso.

Matic e Fernando castigados

Matic e Fernando castigados

O sérvio Nemanja Matic, do Benfica, e o brasileiro Fernando, do FC Porto, não vão poder jogar pelas respetivas equipas na próxima ronda do campeonato por se encontrarem castigados.

Matic e Fernando atingiram o limite de cartões amarelos na última jornada e vão falhar os jogos com o Arouca e o SC Braga, respetivamente.

No mapa de castigos, divulgado pelo Conselho de Disciplina da Federação, aparecem mais sete jogadores suspensos por um jogo. São eles: Sami (Marítimo), Miguel Oliveira (Arouca), André André (Vitória de Guimarães), Fredy (Belenenses), Regula (Olhanense), Filipe Anunciação (Paços de Ferreira) e Wakaso (Rio Ave).

«É difícil os clubes morderem a mão que ainda os alimenta» - Mário Figueiredo

«É difícil os clubes morderem a mão que ainda os alimenta» - Mário Figueiredo
O presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, lançou esta terça-feira duras críticas à Olivedesportos, atribuindo-lhe mesmo responsabilidades no recente movimento por parte de alguns clube visando a sua destituição.

«Aquilo a que estamos a assistir neste momento é a medidas desesperadas por parte do operador, que está a fazer pressão junto dos clubes», atirou Mário Figueiredo, à margem de um seminário em Lisboa sobre "Direitos Televisivos no Desporto".
O dirigente explicou que o volume de negócio em torno dos direitos de transmissão televisiva dos clubes em Portugal ronda os 150 milhões de euros, referindo que menos de metade chega aos clubes.

«Os clubes na sua globalidade estão a receber 60 milhões e não é aceitável que os clubes sejam espoliados de dois terços das receitas. Foi o facto de ter posto o dedo na ferida e ter demonstrado publicamente estas contas que criou esta situação. Obviamente, é difícil os clubes morderem a mão que ainda os alimenta», vincou.

G14 volta à carga contra Mário Figueiredo

G14 volta à carga contra Mário Figueiredo
José Eduardo Simões, presidente da Académica, foi o porta-voz dos 14 clubes que decidiram, após reunião que decorreu esta terça-feira em Leça da Palmeira, avançar para a Assembleia Geral da Liga com um pedido para destituir o presidente do organismo Mário Figueiredo.

O último pedido a chegar à AG da Liga com o mesmo propósito foi negado pelo presidente Carlos Deus Pereira por existirem clubes devedores, uma condicionante que, neste momento, já terá sido ultrapassado.

Os clubes que requerem a demissão de Mário Figueiredo são FC Porto, SC Braga, Estoril, Académica, Vitória de Setúbal, Olhanense, Arouca, Rio Ave, Belenenses, Vitória de Guimarães e Nacional, da Liga, e Penafiel, União da Madeira e Tondela, da Liga 2.

Leia o comunicado na íntegra:

«Na sequência do indeferimento do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga ao requerimento apresentado pelos clubes subscritores, para destituição, por justa causa, do Presidente da LPFP, vêm estes emitir a seguinte nota informativa:

Repudiamos veementemente o estilo e a forma como o presidente da mesa da assembleia geral tratou o pedido feito pelos clubes. Senão vejamos:

- Demorou 25 dias a verificar que havia clubes requerentes que alegadamente não tinham as suas quotas em dia;

- Esqueceu-se que este vício é sanável;

- Esqueceu-se ainda que é prática e uso habituais da Liga proceder ao pagamento das quotas através de encontro de contas com créditos que os clubes têm sobre a própria Liga, o que neste caso se verificava e como se veio a proceder em meados do mês transato;

- O presidente da mesa indeferiu mal o requerimento, já que no momento em que o fez já estava sanado o vício invocado.

Concluímos assim que o comportamento do presidente da mesa da assembleia geral é deliberadamente parcial, irresponsável e não compatível com os deveres objetivos a que está obrigado.

Gostaríamos assim de sublinhar que este tipo de artifícios invocados pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral da LPFP não lograram afastar os clubes dos seus propósitos, na defesa dos interesses maiores do futebol português, designadamente da sua sustentabilidade.

Deste modo os clubes subscritores:

1º - Vão promover novo pedido de AG extraordinária com os motivos anteriormente invocados, que esperam se realize no mais curto espaço de tempo possível;

2º - Reafirmam o interesse em que os problemas e as questões mais importantes do futebol português sejam discutidos no local próprio, sem reservas nem receios, e relembram a ausência de realização de reuniões estatutariamente marcantes, como sejam o Conselho de Presidentes e Assembleias Gerais;

3º - Não reconhecem que os atos, declarações ou tomadas de posição do Presidente da Liga representem o sentir e o interesse dos clubes, nem que o mesmo se arrogue como porta voz dos clubes, em quaisquer circunstâncias.»

São Paulo vai voltar a emprestar Bruno Cortez

São Paulo vai voltar a emprestar Bruno Cortez

Presidente falou sobre vários jogadores, incluindo o lateral que representa o Benfica.
No mesmo dia em que foi noticiada a provável saída de Bruno Cortez do Benfica na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, o presidente do São Paulo abordou a situação de vários jogadores do clube, incluindo a do lateral.

Juvenal Juvêncio anunciou que o jogador não vai regressar ao São Paulo, partindo para novo empréstimo, apesar de o acordo com o Benfica ser válido até junho de 2014: "O Cortez, eu vou emprestar para uma equipa que o quiser".

Cortez começou a temporada como titular na posição de lateral-esquerdo mas rapidamente perdeu espaço - com lesão pelo meio - e agora aparece atrás de Siqueira, Sílvio e André Almeida, nas opções de Jorge Jesus.

Ainda sobre o São Paulo, Juvenal Juvêncio assegurou que Paulo Henrique Ganso vai continuar a jogar na equipa paulista, ao contrário de Lúcio, defesa que foi figura no Bayer Leverkusen, Bayern Munique e campeão europeu ao serviço do Inter Milão.

O médio Jadson e o avançado Osvaldo também estão de saída do São Paulo.

Pedro Emanuel: «Arouca vai à Luz jogar com ambição»

Pedro Emanuel: «Arouca vai à Luz jogar com ambição»
Pedro Emanuel admitiu hoje que "o Arouca vai à Luz jogar com ambição, num estádio difícil, perante uma equipa motivada", em referência à visita de sábado ao Benfica, da 12.ª jornada da I Liga de futebol.
O treinador do Arouca, que esteve presente num congresso sobre futebol na Maia, garantiu que a equipa está "motivada" e não teceu grandes comentários à ausência de Jorge Jesus, a cumprir castigo, do banco do Benfica.

"Um treinador transmite as suas ideias ao longo da semana, o que uma equipa joga é preparado ao longo da semana. É óbvio que às vezes ajuda se ele estiver no banco, mas penso que isso não vai influenciar em nada", considerou.

Pedro Emanuel está completamente ciente das dificuldades do Arouca, 15.º e penúltimo classificado, com os mesmos pontos (oito) que o último, o Paços de Ferreira, mas admitiu que o grupo sabe o que tem que fazer para contornar o mau momento.

"É um momento que é normal para uma equipa que vem da segunda liga, que sabe quais são as suas dificuldades. Sabemos que temos que lutar até ao final do campeonato, é para isso que trabalhamos diariamente. Temos a noção do que é o melhor para nós, vamos lutar por isso", garantiu ainda.

Sobre o atual momento do FC Porto, Pedro Emanuel limitou-se a admitir que se trata de uma situação "normal" o ambiente hostil que se tem vivido no Dragão, agravado com a derrota de sábado em casa da Académica (1-0).

"Uma equipa grande está sempre sujeita a pressão. Está sempre sujeita ao resultado. É normal, ainda mais naquela casa", admitiu o treinador que conhece bem os meandros do Dragão, já que foi capitão de equipa no FC Porto.

Benfica - Arouca, 20:15 Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2013

Com Artur o Benfica é líder!

COM ARTUR O BENFICA É LÍDER
Com o triunfo em Vila do Conde, os "encarnados" alcançaram a trigésima liderança no campeonato.

Com a vitória do passado domingo (3-1 sobre o Rio Ave), o Benfica ascendeu à liderança do campeonato, embora partilhada com o Sporting, com 26 pontos. Este é um lugar que não é nada estranho aos homens de Jesus. Nestas últimas três temporadas, os "encarnados" estiveram no primeiro lugar da Liga por 30 vezes, o que corresponde a um valor significativo de 42,3%.

Se particularizarmos este número ver-se-á que a percentagem é ainda maior. Em 2011/12, os benfiquistas estiveram meio campeonato na liderança (desde a sexta até à 20ª jornada). E, na época passada, o valor foi praticamente idêntico: 46,7% (fruto das 14 jornadas em que o Benfica passou pela liderança do principal escalão do futebol português).

O Benfica é sinónimo de liderança e este estatuto fica também muito a dever-se ao seu guarda-redes. Artur Moraes trouxe consistência à baliza "encarnada" e a sua importância é tão vital que, desde que chegou à Luz (em 2011), ainda só falhou um jogo do clube no campeonato (em 71 realizados).

Mas o guardião brasileiro é também um talismã. São diversas as equipas com que o Benfica nunca perdeu sempre que Artur foi titular. São os casos de Académica, Paços de Ferreira, Olhanense, Rio Ave, Vitória de Setúbal, Gil Vicente, Nacional da Madeira, Beira-Mar, Sporting de Braga, Estoril, Moreirense, Feirense e União de Leiria. Para além disso, o guarda-redes de 32 anos também nunca foi derrotado, em casa, por Vitória de Guimarães, Sporting e Marítimo.

A este facto pode juntar-se um outro igualmente extraordinário: Artur também é sinónimo de vitória. Nos 70 jogos em que defendeu as redes do Benfica, o guarda-redes venceu em 52 ocasiões, empatou 13 vezes e apenas perdeu em cinco encontros. Tudo somado dá um resultado impressionante de 74,3% de triunfos conquistados.

Serginho: “Jogamos em nossa casa e temos de vencer”

Antevisão ao Benfica - Modicus


Serginho: “Jogamos em nossa casa e temos de vencer”

A equipa orientada por João Freitas Pinto dá início à segunda volta do Campeonato Nacional, frente ao Modicus, este sábado. Em declarações à Benfica TV, Serginho anteviu o encontro.  

“Para o Benfica, os jogos nunca são fáceis porque as equipas vêm à Luz para tentar a vitória e jogar o que nunca jogam. Temos de continuar com o bom trabalho que temos feito”, começou por dizer.

Apesar das dificuldades esperadas, o futsalista garantiu que os “encarnados” não vao baixar os braços. “Será mais um jogo complicado, mas jogamos em nossa casa e temos de vencer e convencer. Desta forma vamos continuar a crescer”, concluiu.

O desfaio está agendado para as 19 horas, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Roberto Reis e o SC Espinho: “Vence quem cometer menos erros”

Antevisão à 14.ª jornada do Campeonato

Roberto Reis e o SC Espinho: “Vence quem cometer menos erros”

O zona 4 da equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica, Roberto Reis, em declarações à Benfica TV, anteviu a partida com o SC Espinho referindo que não espera facilidades.

“Não acredito nisso. O que se passou foi que, nas duas ou três primeiras jornadas do Campeonato, o SC Espinho não apresentou os reforços devido a um problema na Federação. Entretanto, o SC Espinho tem galgado posições na classificação e espera-se um jogo muito complicado, pois agora, que estão na máxima força, vão querer recuperar terreno”, alertou, não deixando de completar: “Estamos a contar com isso e estamos a preparar o jogo no intuito de vencer.”

Para o camisola 5, a partida será equilibrada e resolvida nos pormenores. “Penso que o SC Espinho continua com um plantel equilibrado e que vão querer ganhar. Nós mantivemos, na prática, o mesmo plantel. A equipa que cometer menos erros é a que vencerá o jogo”, analisou.

O Benfica – SC Espinho está agendado para as 16 horas de sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

Basquetebol: Jobey Thomas e Betinho Gomes no cinco ideal

6.ª jornada do Campeonato

Basquetebol: Jobey Thomas e Betinho Gomes no cinco ideal

A equipa de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu a Oliveirense por 112-75 no passado sábado e as exibições rubricadas por Jobey Thomas e por Betinho Gomes não passaram despercebidas.

Ambos obtiveram 37 pontos de valorização e marcam presença no cinco ideal da jornada. O base norte-americano logrou 27 pontos, somou 6 assistências, 5 ressaltos e 4 roubos de bola, enquanto João “Betinho” Gomes conseguiu 25 pontos, 15 ressaltos e 1 roubo de bola.

Cardozo: é normal uma lombalgia demorar a ser debelada?

Cardozo: é normal uma lombalgia demorar a ser debelada?

Domingos Gomes diz que normalmente as lombalgias curam-se facilmente, mas acrescenta que nem todos os casos são iguais e que o problema está na dor que provocam

Óscar Cardozo fez o último jogo pelo Benfica a 9 de novembro, há mais de três semanas, portanto: desde então falhou os jogos com Sp. Braga, Anderlecht e Rio Ave.
O paraguaio está a contas com aquilo que o Benfica revelou ser uma «lombalgia aguda» e o empresário Pedro Aldave confirmou ao jornal O Jogo que o jogador não vai precisar de realizar uma intervenção cirúrgica para debelar a lesão: apenas tratamento e muito descanso.
Ora perante estes dados o Maisfutebol falou com Domingos Gomes, especialista em medicina desportiva, para perceber se é normal uma lombalgia significar tanto tempo de paragem.
«Normalmente uma lombalgia cura-se em três, seis, nove ou dez dias, depende do casos: os antigos colocavam uma botija de água quente nas costas e o problema passava alguns dias depois», começa por referir. 
«Neste caso, porém, é uma lombalgia aguda, o que quer dizer que apareceu de repente, é mais forte e tem características agudas de inflamação, dor e mal-estar.»
Domingos Gomes diz que se trata de uma inflamação «dos músculos da goteira da coluna» e que é complicado ter certezas absolutas ou poder estabelecer um prazo de recuperação.
«Há uma estatística enorme de lombalgias em que a causa não se descobre. Por vezes há dificuldades muito grandes em delebelar a dor forte e incapacitante. É uma lesão que incomoda muito e só quem já teve uma lombalgia é que percebe o berbicacho que é.»
As causas, acrescenta, podem ser tão díspares como uma simples corrente de ar, um desequilíbrio da coluna, um pé cavo, uma frangilidade dos músculos da coluna ou uma torsão forte.
O antigo chefe clínico do FC Porto acrescenta de resto que por vezes a lombalgia não vem sozinha. Pode ser acompanhada de discopatia, atingindo o disco vertebral, ou pode ser uma lombacitalgia, se a dor irradiar por uma das pernas abaixo. Nestes dois casos a recuperação é mais complicada.
«Sendo uma lombalgia aguda normal, o tratamento é normalmente conservador, com fisioterapia, com frio e calor, electroterapia, mobilização e estiramento da coluna, fortificação dos músculos e medicamentos anti-inflamatórios. É preciso carregar-lhe porque não é uma dor fácil e o sofrimento pode ser muito grande.»
Relativamente à possibilidade da intervenção cirúrgica, Domingos Gomes esclarece que só seria obrigatória no caso de atingir o disco, o que pelas informações do Benfica não é o caso. 
Por isso faz sentido insistir no tratamento conservador, mesmo que isso já mantenha o jogador afastado da equipa há mais de três semanas. Domingos Gomes insiste que nem todas as lombalgias são iguais, que há casos de lombalgias complicados e que é difícil falar sem conhecer o caso.
Henrique, central do Arouca, por exemplo, está parado há praticamente dois meses com uma lombalgia.
«Importante é referir que estamos a falar de um departamento médico bom, de ponta, que tem experiência, como é o caso do departamento médico do Benfica, e de um ramo da medicina, a medicina desportiva, que evolui mais rapidamente do que a medicina geral.»

Luís Filipe Vieira absolvido no processo movido por Antero Henrique

Luís Filipe Vieira absolvido no processo movido por Antero Henrique

O Tribunal do Porto absolveu, esta terça-feira, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, no processo por difamação agravada movido por Antero Henrique, diretor geral da SAD do FC Porto.

Nem Luís Filipe Vieira nem Antero Henrique marcaram presença na leitura da sentença. 

À saída do Tribunal falou apenas o advogado do presidente do Benfica, José Luís Seixas, limitando-se a referir: «Fez-se justiça.»

Já o advogado de Antero Henrique, Gil Moreira dos Santos, preferiu não se pronunciar, nem quando questionado se iria recorrer da decisão do Tribunal.

Treinador do Palmeiras confirma Luís Felipe na Luz

Treinador do Palmeiras confirma Luís Felipe na Luz
Gilson Kleina traçou o perfil de Luís Felipe, lateral-direito que está a caminho do Benfica. O treinador do Palmeiras esperar, como contrapartida, segurar Alan Kardec, avançado que jogou esta temporada no clube cedido pelos encarnados.

«Luís Felipe é um lateral com muita velocidade e qualidade, vai agradar aos benfiquistas. Pode adaptar-se? Sim, foi bem recomendado e alguns que estão connosco que conhecem o Benfica também lhe passaram informações da estrutura, do treinador... Acredito que, com o tempo, vai poder adaptar-se melhor», diz Kleina em declarações à Renascença, que deseja «sucesso» ao jogador de 22 anos num clube «de tradição e conquistas como é o Benfica».

Luís Felipe tem contrato com o Palmeiras válido até 2014, pelo que o clube espera ficar, como contrapartida, com o passe de Alan Kardec:

«Acredito que os dois clubes chegarão a um acordo. O Alan Kardec adaptou-se e entendeu rapidamente a nossa mentalidade: uma equipa vencedora e isso fez a diferença com a chegada de Kardec.»

Luís Felipe a caminho de Lisboa para assinar contrato

Luís Felipe está a caminho de Lisboa. O ainda lateral direito do Palmeiras deverá aterrar em solo português na próxima terça-feira, dia 10, para realizar exames médicos antes de assinar contrato com o Benfica, noticia o Lancenet.

O jogador de 22 anos já terá um pré-acordo assinado com os encarnados válido para as próximas quatro épocas, adianta a mesma fonte. 

Como tem contrato até março do próximo ano, 2014, o Palmeiras pretende receber uma contrapartida para libertar o lateral mais cedo: ficar em definitivo com o passe de Alan Kardec, avançado que está ligado às águias até ao verão de 2015. 

verdão, que está de regresso à Serie A do Brasileirão, tem opção de compra dos direitos de Kardec cifrada em cinco milhões de euros.

João Vieira Pinto: «Ficarei surpreendido se Ronaldo não ganhar Bola de Ouro»

"VICE" DA FPF APOIA O AVANÇADO DO REAL MADRID

«Ficarei surpreendido se Ronaldo não ganhar Bola de Ouro»

O ex-futebolista João Vieira Pinto disse esta segunda-feira que ficará "muito surpreendido" se Cristiano Ronaldo não conquistar a Bola de Ouro, considerando que o avançado português merece a distinção de melhor jogador do Mundo em 2013. O atual diretor da Federação Portuguesa de Futebol defendeu que o trabalho desenvolvido pelo jogador ao longo de todo o ano deve ser reconhecido com a Bola de Ouro e isso será mais um motivo de orgulho para o país.

"O Cristiano tem todo o nosso apoio. Não só agora, mas também em todas as outras vezes em que não ganhou esse troféu. A Bola de Ouro tem importância. Através das candidaturas, o país acaba também por ser prestigiado", esclareceu. O avançado do Real Madrid foi eleito melhor jogador do mundo em 2008, mas viu a Bola de Ouro escapar para o argentino Lionel Messi nos quatro anos seguintes. "Vencer o troféu é mais do que merecido, não apenas pelo último jogo com a Suécia [em que marcou três golos]. O Cristiano já vem a demonstrar as qualidades e a competência que tem como jogador, e acho que se desta vez não for para ele fico muito surpreendido", admitiu ainda João Pinto. O diretor da Federação, que foi hoje homenageado num congresso sobre futebol que até terça-feira se realiza na Maia, explicou ainda que existe alguma expetativa em relação ao sorteio do Mundial de futebol, que se realiza no próximo dia 6 de dezembro.

"Existe uma natural expetativa no sorteio, para sabermos onde vamos ficar instalados. Isto com o principal objetivo de fazermos o nosso trabalho da melhor forma e evitarmos viagens longas. Mas, para isso, temos de ver como vai ser o sorteio", esclareceu ainda João Vieira Pinto, que se escusou a falar de possíveis adversários antes da realização do sorteio.

«A minha secretária não me informou sobre a chamada de Blatter»

CRISTIANO RONALDO TROÇA COM O ALEGADO PEDIDO DE DESCULPAS DE JOSEPH BLATTER

«A minha secretária não me informou sobre a chamada de Blatter»

O tema "Cristiano Ronaldo versus Blatter" continua a dar que falar. Desta feita, o português foi instado a comentar o presumível pedido de desculpas do presidente da FIFA, após ter sido tornar público um vídeo da intervenção do mesmo na universidade de Oxford, em que apelida Ronaldo de "comandante" e onde Messi é visto como um "bom rapaz".

"Eu não tenho telefone. A minha secretária não me deu qualquer informação sobre essa chamada", brincou o português à margem da entrega dos prémios Marca esta segunda-feira preferindo relevar a importância de receber o troféu das mãos da lenda do Real Madrid, Alfredo Di Stéfano.

"O mais importante é desfrutar deste prémio que recebi das mãos de Don Alfredo. Vi alguns vídeos dele e era um fenónemo a jogar futebol".

O bom momento do Atlético Madrid também não é surpresa para o avançado.

"Não me surpreendeu muito. Desde a época passada que os vejo como uma equipa forte. São muito organizados, têm um grande treinador e um guarda-redes muito bom. Vão lutar pelo título: são um dos candidatos a vencer o campeonato. Veremos o que acontece até ao final da época. Penso que o Real Madrid vai ser campeão mas vejo o Atlético Madrid muito forte".

Casillas: «Ronaldo está noutro patamar»

GUARDIÃO ELOGIA COLEGA
Casillas: «Ronaldo está noutro patamar»

Iker Casillas considera Cristiano Ronaldo o melhor do mundo na atualidade. O guardião considera que CR7 está uns furos acima da concorrência.

"Nesta altura há um jogador acima do resto, que está num estado de forma excecional e que merece todos os elogios. Esse jogador é Cristiano Ronaldo", afirmou, destacando a boa forma do extremo português.

"Penso que não há nenhuma dúvida a este respeito, e isso tem sido demonstrado jogo após jogo. Isso é positivo para o Real Madrid, pois esperamos que, graças a ele, dentro de meses sejam alcançados os nossos objetivos para esta época", rematou.

«Palavras de Platini? Não penso que tenham sido uma provocação» Cristiano Ronaldo

«Palavras de Platini? Não penso que tenham sido uma provocação» Cristiano Ronaldo

O craque português do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, está na Madeira para a inauguração do museu, agendada para o próximo dia 15 de dezembro. À saída do museu, CR7 prometeu ajudar a promover a imagem da Madeira, mas não comenta se já tem lugar para a Bola de Ouro deste ano.

«Tenho já o espaço para a Bola de Ouro [conquistada em 2008]. Para a deste ano? Não falo disso. Não está ganha e não vale a pena adiantar nada sobre isso. É bom estar de volta às origens e ver a família», disse o jogador.

«Vim ver como está a correr a construção do museu e dar os últimos retoques. Vou procurar fazer um bom final de ano em termos de jogos. Quanto a golos poderá ser o meu melhor ano mas quanto a performances já tenho estado bem ao longo dos últimos anos», acrescentou.

Sobre as declarações do presidente da UEFA, Michel Platini, que afirmou que a FIFA teria alargado o prazo para votação para a Bola de Ouro para agradar ao português, Ronaldo preferiu não comentar. «Não o vejo como uma provocação. Tenho é de responder dentro de campo e fazer o meu melhor. Os prémios individuais são importantes mas os mais importantes são os prémios coletivos, pois são esses que permitem conquistar os prémios inidividuais», considerou o extremo do Real Madrid que prefere não comentar qualquer possível «injustiça» caso não vença a Bola de Ouro.

Ronaldo promete ajudar a promover a Madeira e revela que esteve esta terça-feira com o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, para falar de «assuntos importantes». 
«Vou convidar o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, para a inauguração mas não sei se poderá estar presente. Estarão cá pessoas importantes para mim e eu também estarei cá», finalizou o jogador que ainda esta terça-feira viaja de volta para Madrid.

Portugal no pote 4... para já

SERÁ AINDA REALIZADO UM PRÉ-SORTEIO



Portugal no pote 4... para já

Portugal ficou, para já, inserido no pote 4 do sorteio da fase final do Mundial'2014. Por enquanto, a FIFA apenas confirmou que qualquer uma das seleções europeias não cabeças-de-série (Bósnia, Croácia, Inglaterra, Grécia, Itália, Holanda, Portugal, Rússia e França) poderá saltar para o pote 2, o que será decidido através de um pré-sorteio, onde a questão do ranking não terá, por isso, qualquer influência.


Com o pote 1 a incluir os cabeças-de-série já esperados e os restantes três lotes definidos por critério geográfico, a seleção europeia que se juntará às sete (entre africanas e as duas sul-americanas que não são cabeças-de-série) do pote 2 será escolhida através de um pré-sorteio. Essa mesma equipa do Velho Continente será emparelhada obrigatoriamente com um conjunto sul-americano do pote 1, de forma a assegurar o equilíbrio geográfico, impedindo a constituição de um grupo com três equipas europeias.


Dessa forma, as quatro sul-americanas (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai) que são cabeças-de-série constituirão provisoriamente um pote X, de forma a averiguar qual delas ficará com a europeia que salta para o pote 2.


Em termos muitos gerais, este critério poderá fazer com que Portugal possa calhar com Brasil e França na fase de grupos, por exemplo, caso seja deslocado para o pote 2. Aliás, mesmo


POTE 1 


Brasil
Espanha
Argentina
Bélgica
Colômbia
Alemanha
Suíça
Uruguai


POTE 2


Costa do Marfim
Gana
Argélia
Nigéria
Camarões
Chile
Equador


POTE 3


Japão
Irão
Coreia do Sul
Austrália
Estados Unidos
México
Costa Rica
Honduras


POTE 4


Bósnia
Croácia
Inglaterra
Grécia
Itália
Holanda
Portugal
Rússia
França


ASSIM COMO ESPANHA E ALEMANHA

Humberto Coelho: «O Brasil é de evitar»

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Humberto Coelho, afirmou, à partida para o Brasil, que a Seleção “demonstrou no playoff que está preparada para os jogos difíceis e de grande pressão”, revelando assim confiança na equipa, que disputará o Campeonato do Mundo em junho e julho de 2014.

Ainda assim, o dirigente, que falou sem saber se Portugal será ou não cabeça de série, referiu que “o Brasil é de evitar porque joga em casa”, assim como a “Alemanha ou Espanha”.

Humberto Coelho, de 63 anos, disse ainda que “não passar a fase de grupos só seria um fracasso tendo em conta as exibições”.

Humberto Coelho pede mais moderação a Platini

APELO DO VICE-PRESIDENTE DA FPF À PARTIDA PARA O BRASIL

Humberto Coelho pede mais moderação a Platini

Humberto Coelho comentou à partida para o Brasil, ainda que de forma sucinta, as palavras de Platini sobre Cristiano Ronaldo, pedindo que as pessoas que ocupem cargos importantes na FIFA ou UEFA “tenham mais moderação” naquilo que dizem.

Platini não quis ficar atrás do seu homólogo da FIFA, Joseph Blatter, e deu um forte contributo para "incendiar" o processo de a atribuição da Bola de Ouro.

"É uma decisão da FIFA que coincidiu com o playoff de Portugal para o Mundial do Brasil, no qual o Ronaldo marcou três golos no jogo na Suécia. Pode ser que a FIFA o tenha feito para agradar ao Ronaldo", disse Platini em entrevista ao jornal espanhol "As", numa resposta em que o jornalista fez questão de revelar a postura do presidente da UEFA: "riu maliciosamente".

«Não estou muito crente que o Sporting vá manter este nível»

BENFICA "TEM CONDIÇÕES" PARA SER CAMPEÃO

«Não estou muito crente que o Sporting vá manter este nível»

Ao mesmo tempo que fala num "crescendo do Benfica", Diamantino duvida das capacidades dos jogadores do Sporting em lidar com a pressão.

"Não estou muito crente que o Sporting consiga manter este nivel de exibicional até ao fim", disse à Renascença, argumentando com a "juventude" dos jogadores leoninos.

"Vamos ver. Tudo depende da forma como o Sporting se vai comportar a partir de agora e de como conseguirá lidar com a pressão de ir na frente e já ser um candidato", reforçou.

Diamantino Miranda referiu que o Benfica "tem todas as condições" para ser campeão e elogiou Jorge Jesus, que "está a fazer um bom trabalho"

Ladrão vende os segredos do futebol que estavam no computador furtado à Federação Portuguesa

Ladrão vende os segredos do futebol que estavam no computador furtado à Federação Portuguesa 

«Confessa o assalto à sede da Federação de futebol, na madrugada de 10 de fevereiro, mas recusa contar à polícia e ao juiz, que ontem o colocou em prisão preventiva, a quem, onde e quando entregou e vendeu os computadores que roubou a altos responsáveis da Federação.
O cadastrado, de 41 anos, garante que agiu por conta própria, mas a investigação da PSP, com a hipótese de crime encomendado, continua. No último fim de semana foi apanhado noutro assalto»
, conta o Correio da Manhã.

Museu Benfica – Cosme Damião recebeu seminário

“O Joelho do Futebolista”
Museu Benfica – Cosme Damião recebeu seminário
O Museu Benfica – Cosme Damião recebeu, esta segunda-feira, o seminário “O Joelho do Futebolista”, no âmbito de um protocolo entre o Sport Lisboa e Benfica e a Faculdade Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Cerca de 130 participantes ficaram a conhecer melhor esta parte do corpo humano.

É um tema muito especial e, por isso, suscitou grande interesse por parte de profissionais, mas também por muitos jovens que ambicionam, quem sabe, seguir esta área no futuro.

O laboratório do Sport Lisboa e Benfica esteve naturalmente representado e a forma de trabalho deste foi destacada por quem está bem dentro desta área. “A participação tem sido bastante positiva, ou seja, tivemos cerca de 130 inscritos. O feed-back que temos tido até ao momento tem sido interessante e cativante”, referiu, Bruno Mendes da Benfica LAB ao Canal de televisão do Clube.

Pedro Pezarat Correia, do LAB Comportamento Motor da Faculdade de Motricidade Humana, elevou, igualmente, a junção das capacidades das duas instituições envolvidas neste projecto. “Neste caso concreto optámos por fazer um seminário sobre o Joelho do Futebolista que é uma temática atractiva para os profissionais. Tentámos juntar valências das duas instituições, pois o laboratório do Sport Lisboa e Benfica tem uma rigorosa monitorização dos atletas”, destacou, em declarações à Benfica TV.

O saber não ocupa lugar e certamente este seminário foi enriquecedor para quem esteve presente.

Futebol: Lima nomeado para o prémio Samba de Ouro

Melhor brasileiro a actuar na Europa

Futebol: Lima nomeado para o prémio Samba de Ouro


O avançado brasileiro, Lima, é o futebolista do Sport Lisboa e Benfica nomeado para a edição deste ano do Samba de Ouro, um prémio destinado a eleger o melhor jogador brasileiro a actuar na Europa.

Recorde-se que esta será a sexta edição do prémio e conta com uma lista de 30 nomeados.

João Castro e o clássico: “O jogo será muito competitivo”

14.ª ronda do Andebol 1
João Castro e o clássico: “O jogo será muito competitivo”
A próxima quarta-feira é dia de clássico. A turma liderada por Jorge Rito desloca-se ao pavilhão Dragão Caixa para defrontar o FC Porto, na 14.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol. 

“É o regresso ao Campeonato para ambas as equipas e será sempre um jogo com as mesmas características, isto é, extremamente equilibrado e com equipas que se conhecem bem. O jogo será muito disputado e competitivo e contamos vencer”, disse o treinador-adjunto, João Castro.

A preparação, essa continua de forma afincada. “Vamos preparar a equipa para, nos momentos de decisão, conseguirmos ser mais fortes que o nosso adversário”, concluiu.

O desafio está agendado para as 21 horas desta quarta-feira, 4 de Dezembro.

Benjamins mantêm-se demolidores

Geração Benfica de Braga

Benjamins mantêm-se demolidores


A Escola do Benfica em atividade na cidade de Braga cumpriu no passado fim-de-semana mais uma série de jogos com todas as suas turmas.

No sábado de manhã a turma de Benjamins recebeu a AJ Moure para alcançar a quinta vitória consecutiva no Campeonato.

No domingo de manhã foi a vez das turmas de Petizes, Traquinas e Infantis entrarem em acção com “os encarnados” a dominarem a maioria dos encontros. No Fut 7 os Petizes e Traquinas venceram os seus encontros em mais uma jornada da Liga Mini Braga. Os Infantis receberam o Vilaverdense tendo-se registado um empate.

"Conquistadores" em busca do sucesso

LEITORES  DO JORNAL RECORD JÁ ELEGERAM COGNOME DA SELEÇÃO

"Conquistadores" em busca do sucesso


Depois dos Magriços (Mundial’66), dos Patrícios (Euro’84) e até mesmo dos Navegantes, como sugeriu Carlos Queiroz no Mundial’2010, surgem agora os Conquistadores.

Record lançou o desafio aos seus leitores, para que escolhessem o cognome com que a Seleção Nacional deverá ser conhecida no Campeonato do Mundo do Brasil. A opção acabou por recair num nome que muito diz sobre a história do nosso país, nomeadamente por altura dos Descobrimentos.

Depois de terem chegado à nossa redação milhares de e-mails com centenas de sugestões, sobraram apenas 10 opções, sujeitas posteriormente a apreciação no Record Online. Após mais de 15 mil votos, o nome Conquistadores acabou por reunir bastante consenso com quase 29 por cento. Para trás, a uma distância considerável, ficaram sugestões como Heróis do Mar (15,9%) e Gajos (13,3%).

Definido o nome de guerra, resta agora saber se a equipa das quinas fará justiça ao termo na fase final e trepará as muralhas defensivas colocadas à sua frente pelos adversários, rumo ao trono no Brasil...

Cortez continua a aguardar uma decisão

LATERAL PODE VOLTAR JÁ AO SÃO PAULO

Cortez continua a aguardar uma decisão


Há quem tenha sucesso e consiga deixar marca no Benfica, e depois há jogadores que nunca se conseguem impor e que acabam por passar praticamente despercebidos. Bruno Cortez enquadra-se claramente nesta último lote e a saída do clube já na reabertura do mercado é um cenário que ganha cada vez mais força. O brasileiro está emprestado até final da presente época pelo São Paulo, mas o Tricolor do Morumbi já demonstrou vontade em reaver o esquerdino o mais rápido possível, de forma a atacar a próxima temporada. E esta é uma hipótese que não desagrada aos encarnados, uma vez que o lateral praticamente não tem feito parte dos planos de Jorge Jesus. A concorrência é forte e os problemas físicos também não têm ajudado.

“Essa é uma possibilidade que está em aberto, mas o Cortez terá sempre de respeitar a vontade dos clubes. Vamos ver o que acontece. Qual é a vontade do Cortez nesta altura? Era impor-se e ter sucesso no Benfica. Mas até agora isso não tem sido possível. Estamos à espera”, indicou o empresário do jogador, Eduardo Uram, em declarações ontem a Record. Para já, certo é que Cortez continua a recuperar da lesão que o afastou dos eleitos para Vila do Conde.

11ª jornada, Rio Ave 1-3 SL Benfica

Video: Benfica B vence FC Porto B por 3-1 com golos de Steven Vitória, Lolo e Hélder Costa

João Querido Manha e a classificação da Liga: O líder é o Benfica

João Querido Manha e a classificação da Liga: O líder é o Benfica
Em janeiro e fevereiro deste ano a direção do Record, liderada por Alexandre Pais, enfrentou a animosidade dos adeptos do Benfica, por causa da aplicação dos reais critérios de desempate ser favorável ao FC Porto, por ter empatado a dois golos no Estádio da Luz, enquanto a Liga do Dr. Figueiredo e de outros meios de comunicação atribuíam esse lugar ao adversário, observando apenas metade dos critérios de desempate.

Esta época, são os adeptos do Sporting a reclamarem por motivo idêntico. O Recordnunca foi nem será um jornal seguidista ou acéfalo e considera o aditamento regulamentar uma aberração sem sentido. Se o campeonato terminasse hoje, o Benfica ficaria à frente, mas basta ao Sporting alcançar no Estádio da Luz um resultado melhor do que o 1-1 da primeira volta para esta ordem se inverter. Na classificação que publica todos os dias, o Record é, aliás, o único meio de comunicação que explica os critérios de desempate utilizados.

E estes são os que se utilizam em todos os campeonatos europeus (à exceção do inglês) e nas competições da UEFA e da FIFA. Curiosamente, nesta altura, o Benfica está na situação exatamente inversa no seu grupo da Liga dos Campeões: podia ter ganhado por 10-0 em Bruxelas que nunca teria ultrapassado o Olympiacos. E, no grupo do Estoril na Liga Europa, entre o Friburgo e o Liberec, passa-se exatamente o mesmo: a melhor diferença de golos não basta aos checos para se classificarem à frente dos alemães.

O primeiro critério de desempate numa prova de futebol é o número de pontos somados: se por acaso Benfica e Sporting tivessem empatado os jogos de ontem, quem estaria no primeiro lugar da tabela seria o FC Porto, porque somou três pontos frente aos leões. Esta é a regra, invertê-la durante 29 jornadas para a reconhecer apenas no último dia é um erro de facto que um jornal com as responsabilidades do Record nunca deixará de denunciar e tentar corrigir. Sabemos que a Liga espera a melhor oportunidade para repor o bom senso no seu regulamento, anulando esta absurda cláusula de exceção, e devia, no seu site, elucidar os leitores de que a tabela provisória não corresponde aos critérios finais.

Enquanto isso não acontecer, Portugal é o único país do Mundo cujo campeonato tem duas classificações: uma provisória para 29 jornadas e outra definitiva para a 30.ª. Quanto a Record, desde sempre e para sempre, terá apenas uma, a que se aplica de igual forma a todos os concorrentes, todos os dias.

-João Querido Manha, jornal Record

Avançado paraguaio tem «uma lombalgia normal»

Benfica: «Cardozo não vai ser operado»

Avançado paraguaio tem «uma lombalgia normal»

Desaparecido dos relvados desde 9 de novembro, dia em que fez três golos ao Sporting para a taça, Óscar Cardozo não corre o risco de ser submetido a uma cirurgia. De acordo com explicações do empresário Pedro Aldave, o paraguaio está a debelar normalmente uma lombalgia.

«Não vai ser operado. Parou totalmente para poder recuperar. Vão ver que isso acontecerá rapidamente», explicou o agente do atacante, em declarações ao jornal O Jogo. 

«Já há algum tempo que o Óscar vinha a jogar com muitas dores. No jogo com o Sporting passou os dias anteriores com queixas. Mas a verdade é que foi jogar e toda a gente viu a sua exibição», acrescentou Aldave. 

As informações oficiais do Benfica apontavam inicialmente para uma lombalgia e posteriormente para uma lombalgia aguda. Aldave assegura que não passa de «uma lombalgia normal».
LIGA NÃO TEM NA AGENDA ESCAPADELA DE JESUS

Saída sem averiguação


A Liga, através da sua Comissão de Instrução e Inquérito, não tem previsto averiguar a saída de Jorge Jesus do camarote do estádio dos vila-condenses, durante o intervalo do encontro com o Rio Ave.

De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, não foi mencionado no relatório do delegado da Liga que o técnico dos encarnados tivesse ido ao balneário no período de descanso. Este dado confirma o que afirmou o Benfica e contraria as fontes do Rio Ave, as quais asseguraram que Jesus teria sido visto em zona interdita. Não havendo menção no relatório, só uma denúncia, prova ou testemunha pode originar um processo. Hoje é dia de serem conhecidos os castigos da jornada.

Os encarnados, recorde-se, garantiram que Jesus se dirigiu ao autocarro do clube, estacionado em frente ao estádio. O treinador, que assistiu ao encontro num camarote, ao lado de Rui Costa e do adjunto Marco Pedroso, encontra-se suspenso. Sendo assim, está proibido de deslocar-se ao balneário duas horas antes e 30 minutos depois dos jogos.

Gaitán só pensa no Benfica, garante empresário


Gaitán só pensa no Benfica, garante empresário

José Rafael Iribarren, empresário de Nicolas Gaitán, falou ao Tuttomercatoweb das recentes notícias que colocam o médio argentino na rota do Nápoles.

«Se houver interesse, primeiro o Nápoles deve contactar o Benfica e apresentar uma proposta que seja satisfatória para o clube. Só depois podemos falar. Por enquanto, não estamos preocupados porque não há nada de concreto. Não excluímos possibilidades, a Serie A é um campeonato de topo na Europa e podemos considerá-la no futuro mas, por enquanto, Gaitán pensa só no Benfica. Veremos quando aparecer algo de concreto», disse o empresário.

Jorge Jesus chega aos 400 jogos no campeonato

Jorge Jesus chega aos 400 jogos no campeonato

A 20 de agosto de 1995, a estreia de Jorge Jesus ao comando de uma equipa na I Divisão passou despercebida ao país, que discutiu, nesse dia, as incidências do clássico em que o FC Porto venceu o Sporting, por 2-1, nas Antas. 

Há pouco mais de 18 anos, o treinador deu o primeiro passo de uma carreira que o conduziu a um título de campeão, no Benfica, em 2010. No Estádio da Luz, sexta-feira, vai ter de liderar a equipa contra o Arouca, para a 12.ª jornada da Liga, num camarote, por estar castigado, naquele que será o jogo 400 no principal escalão. Não vai poder falar sobre o assunto, mas, como o técnico de 59 anos gosta de dizer, o futebol não é discurso, é percurso. E Jesus tem razões especiais para celebrar esse percurso. 

Até iniciar a carreira de treinador, Jorge Fernando Pinheiro de Jesus foi jogador, formando-se no Sporting - além dos leões também representou, na qualidade de médio, Olhanense, Belenenses, V. Setúbal e E. Amadora, entre os principais clubes. Depois de pendurar as botas, passou a treinador profissional no Amora, em 1989, na III Divisão, mas foi o Felgueiras que lhe abriu as portas dos grandes palcos do futebol português. Subiu com a equipa à I Divisão e debutou, em casa, contra o Desp. Chaves (2-2). A primeira vitória surgiu na jornada seguinte, no Funchal, com o Marítimo (2-0), mas a época, depois de começo promissor, acabou com descida de Divisão. Jesus só voltaria ao principal escalão com o E. Amadora, em 1998, conheceu o sabor amargo dos despedimentos até encontrar alguma estabilidade na carreira, em 2006, depois de ser escolhido para treinar o Belenenses. Fez duas épocas no Restelo, uma no SC Braga até chegar ao Benfica, no qual está na quinta temporada. Renovou com os encarnados no final da última época e tem contrato até 2015, com um salário de aproximadamente €2,5 milhões livres de impostos. 

No Benfica beneficiou, pela primeira vez, de condições para lutar, todos os anos, pelo título de campeão nacional. Quando chegou à Luz, em 2009, disse que ia acabar em primeiro. E conseguiu-o logo na primeira época. Desde então, apenas desilusões - acabou as três temporadas seguintes atrás do FC Porto. Os dragões são mesmo a besta negra do técnico natural da Amadora, que soma apenas uma vitória em 25 jogos, sobrando sete empates e 17 derrotas. O único triunfo aconteceu, justamente, no ano em que foi campeão - vitória por 1-0, na Luz, com golo de Saviola, no jogo 282 do treinador no Campeonato. 

No clube da Luz, só Otto Gloria (179), Sven-Goran Eriksson (166), Toni (162), Janos Biri (156) e John Mortimore (150) têm mais jogos do que Jesus (131) na Liga. Se forem consideradas todas as provas, Jesus igualou Sven Goran Eriksson, em Vila do Conde, com 233 jogos. À frente só Otto Glória (240) e Janos Biri (272).

Michel Platini: «Pode ser que a FIFA tenha adiado votação para agradar ao Ronaldo»

PRESIDENTE DA UEFA "INCENDEIA" BOLA DE OURO

Michel Platini: «Pode ser que a FIFA tenha adiado votação para agradar ao Ronaldo»


O presidente da UEFA, Michel Platini, não quis ficar atrás do seu homólogo da FIFA, Joseph Blatter, e deu um forte contributo para "incendiar" o processo de a atribuição da Bola de Ouro, ao sugerir que a votação foi adiada para favorecer o extremo português do Real Madrid.

"É uma decisão da FIFA que coincidiu com o playoff de Portugal para o Mundial do Brasil, no qual o Ronaldo marcou três golos no jogo na Suécia. Pode ser que a FIFA o tenha feito para agradar ao Ronaldo", disse Platini em entrevista ao jornal espanhol "As", numa resposta em que o jornalista fez questão de revelar a postura do presidente da UEFA: "riu maliciosamente".

Aguarda-se agora que Platini venha dizer que estava a brincar, imitando, de novo, Blatter, a quem critica com a mesma intensidade com que lhe cobiça o lugar.

O presidente da UEFA concordou ainda com o jornalista quando este lhe pergunto por que razão não foi atribuida a Bola de Ouro a um futebolista espanhol na sequência da vitória da seleção de Espanha no Mundial'2010:

"Isso pergunto eu também. Concordo que a Bola de Ouro de 2010 devia de ter sido entregue a um espanhol. Iniesta, Xavi... Ganhou Messi, que é um grande campeão, mas, para mim, em 2010 o prémio deveria ter ido para um espanhol."

Fejsa/Matic à medida do 4x4x2

DUPLA PERMITIU A JJ RECUPERAR TÁTICA NA LIGA

Fejsa/Matic à medida do 4x4x2

Em Atenas, frente ao Olympiacos,Jorge Jesus optou por um desenho tático assente no 4x3x3, com um meio-campo composto por Matic, Enzo Pérez e Ruben Amorim. Apesar da derrota (0-1), o técnico gostou do que viu e utilizou o mesmo esquema na receção ao Sporting, para a Taça de Portugal. Ora, a lesão contraída por RubenAmorim no dérbi levou JJ a “voltar atrás” frente ao Sp. Braga, colocando Matic e Enzo Pérez no meio, com Djuricic mais à frente, perto de Lima.