sábado, 18 de janeiro de 2014

Hélder Cristóvão: “Fomos justos vencedores”

Portimonense – Benfica, 0-2

Hélder Cristóvão: “Fomos justos vencedores”

A equipa B do Sport Lisboa e Benfica venceu o Portimonense por 0-2, no estádio Municipal de Portimão, num jogo da 25.ª jornada da Segunda Liga.

No final da partida, o treinador Hélder Cristóvão mostrou-se contente pela conquista dos três pontos. “Fomos justos vencedores, uma equipa bem organizada e motivada e não merece contestação a nossa vitória”, disse.

Sobre as expulsões de João Teixeira e Fábio Cardoso, o técnico salientou o número de opções que o plantel oferece para cada uma destas posições. “Felizmente, temos muitos jogadores para jogar. Sempre que há uma baixa, há uma oportunidade para outro jogador e não estou preocupado com isso. Confio nos jogadores que os vão substituir”, assegurou.

Portimonense – Benfica B, 0-2: Maturidade resolve contenda

LoloPla


25.ª ronda da Segunda Liga

Portimonense – Benfica B, 0-2: Maturidade resolve contenda

A equipa B do Sport Lisboa e Benfica disputou, no estádio Municipal de Portimão, a 25.ª jornada da Segunda Liga. Ante o Portimonense, triunfo por 0-2, com golos de João Teixeira e de Jorge Rojas.

Numa partida em que o árbitro, Bruno Paixão teve uma actuação dentro do que estamos habituados, optou por uma rigidez disciplinar anormal. Aos dois minutos expulsou Ivo Nicolau, do Portimonense, por ter carregado às margens das leis Nélson Semedo quando este se isolava para a baliza algarvia. Poucos minutos depois, de forma compensatória e errada, admoestou Victor Lindelöf com cartão amarelo.

A partir daí viu-se um chorrilho de cartões numa partida que esteve longe de ser violenta, nomeadamente o cartão vermelho directo a João Teixeira aos 71’, por palavras. A questão que se coloca é: Será que João Teixeira é o único jogador que dirige ao árbitro em termos menos próprios?

No que diz respeito ao jogo propriamente dito, viu-se mais Benfica B desde os minutos iniciais, com mais posse de bola e a trocar a bola com assertividade no meio-campo contrário. A primeira grande oportunidade dos comandados por Hélder Cristóvão surgiu aos 20’, quando, após canto marcado por Rúben Pinto, Bernardo Silva endossou para o remate de Fábio Cardoso que obrigou Márcio Ramos a aplicar-se.

Após este lance, o conjunto da casa cresceu na partida e aos 33 minutos, Zambujo rematou para defesa de Bruno Varela, mas até ao intervalo nada com nota de realce se passou e as equipas recolheram aos balneários com um nulo no marcador.

Na segunda parte, o equilíbrio era a nota dominante até que à passagem do minuto 58, João Teixeira atirou a contar após boa jogada colectiva. Dez minutos volvidos, em nova jogada de envolvimento, Lolo rematou para defesa de Márcio Ramos.

Com dez para dez, o Portimonense foi atrás do empate e Diego Souza tentou com um cruzamento-remate surpreender, mas Bruno Varela opôs-se bem. A dois minutos do fim, um erro clamoroso da defensiva algarvia, Jorge Rojas aproveitou, arrancou para a baliza e atirou para o 0-2.

No tempo de compensação, Bruno Paixão assinalou mão de Fábio Cardoso na área, expulsa o defesa central, mas Bruno Varela defendeu a grande penalidade apontada por Ricardo Pessoa (90’+1).

O Sport Lisboa e Benfica B alinhou com o seguinte onze: Bruno Varela; João Cancelo, Fábio Cardoso, Victor Lindelöf, Bruno Gaspar; João Teixeira, Nélson Semedo, Rúben Pinto, Bernardo Silva, Hélder Costa e Lolo.

Jorge Jesus e o Marítimo: “Temos de jogar dentro das nossas ideias”

16.ª jornada do Campeonato

Jorge Jesus e o Marítimo: “Temos de jogar dentro das nossas ideias”

O treinador da equipa principal de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, em conferência de imprensa no Caixa Futebol Campus, anteviu, esta sexta-feira, a partida com o Marítimo, onde alertou sobre as transições rápidas dos insulares.

“Não há adversários fáceis em função do nome e já tivemos essa experiência. O Marítimo tem momentos de jogo fortes, no jogo com o Sporting justificou este meu pensamento. Temos de jogar dentro das nossas ideias, mostrando conhecimento do adversário e respeito”, afirmou, e adiantou: “Os jogos ganham-se dentro de campo em função do que consegues fazer.”

O Marítimo marca muitos golos e isso foi analisado pelo técnico. “Esse é um dado factual. Tem três jogadores na frente muito rápidos e criativos. Jogam bem no contra-ataque, fazem muitos golos e temos de estar preparados e acrescentar as nossas virtudes no jogo”, advertiu.

O Benfica está na liderança, mas Jorge Jesus não acredita que a equipa se sinta mais pressionada. “Não há mais pressão. Nesta casa, em função do momento, a pressão é sempre igual. Temos de jogar para ganhar. Não é fácil, mas estamos adaptados a essa realidade. O facto de estarmos em primeiro não nos dá mais pressão, antes pelo contrário, deixa-nos mais tranquilos”, considerou.

Instado a falar do dérbi, o timoneiro contornou: “Vamos ver jogo a jogo. No domingo é o Marítimo e depois virá o Gil Vicente. É assim que fazemos as contas.”

O Benfica – Marítimo está agendado para as 17 horas de domingo, no Estádio da Luz.

Diogo Carreira e o Galitos: “Dedicar a vitória aos adeptos”

Antevisão à 12.ª ronda da LPB

Diogo Carreira e o Galitos: “Dedicar a vitória aos adeptos”

O capitão da equipa de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, Diogo Carreira, em declarações à Benfica TV, lançou a partida com o Galitos, garantindo que os atletas da Luz prepararam-na bem.

“Tem sido uma boa semana de trabalho, trabalhámos a parte física e táctica. Vimos de uma série de vitórias, temos estado a jogar bem. Este é mais um jogo, é o início da primeira volta. Eles têm uma boa equipa e acho que vai ser um bom jogo onde vamos testar o que trabalhámos nesta semana”, analisou.

Da parte do Galitos, Diogo Carreira espera uma formação motivada em busca da vitória. “Para as outras equipas jogar com o Benfica é o jogo do ano e vão estar muito motivados. Mas já recuperámos alguns jogadores lesionados, estamos na máxima força e vamos querer dedicar mais uma vitória aos adeptos”, lembrou.

O Benfica – Galitos está marcado para domingo, às 19h15, no Pavilhão Fidelidade.

Benfica – SC Caldas, 3-0: Voleibol vence de forma inequívoca

18.ª jornada do Campeonato

Benfica – SC Caldas, 3-0: Voleibol vence de forma inequívoca

A equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu, este sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz, o SC Caldas por 3-0, em jogo a contar para a 18.ª ronda do Campeonato Nacional.

Desde o primeiro serviço que se percebeu que os comandados por José Jardim estavam totalmente concentrados na partida, sem pensar no jogo de domingo, em Espinho, para a Taça de Portugal e empenharam-se para vencer de forma tranquila.

No primeiro “set” a superioridade dos da casa cedo se fez notar e o triunfo surgiu de forma natural por 25-15. O parcial seguinte mostrou mais do mesmo, com um SC Caldas imponente perante tamanha qualidade que constava do outro lado da rede. A vencer nos dois tempos técnicos (8-1 e 16-9), o parcial encerrou com um 25-17 eloquente.

No 3.º “set”, o Benfica terminou o primeiro tempo técnico a vencer por 8-5 e o segundo por 16-9 e fechou o parcial por 25-19 e o encontro por 3-0.

O Voleibol do Benfica passa a somar 42 pontos e este domingo deslocam-se à Nave desportiva de Espinho para disputar, ante o SC Espinho, a 2.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Maior seca portuguesa durou 445 dias

IVAN CAVELEIRO SUCEDEU A ANDRÉ GOMES

Maior seca portuguesa durou 445 dias

Ivan tornou-se o primeiro português a marcar nesta época e acabou com uma seca de 445 dias no que toca a golos “Made in Portugal”. Cavaleiro faturou a 15 de janeiro, diante do Leixões, sucedendo a André Gomes que fizera o mesmo, frente ao Gil Vicente, a 27 de outubro de 2012. Luisinho também assinou um golo nesse jogo. Seguiu-se a grande seca.

Bilhetes para o Sporting e para o Paok já estão à venda

Bilhetes para o Sporting à venda este domingo

O Benfica inicia este domingo a venda de bilhetes para o jogo com o Sporting, a ter lugar no fim de semana de 8/9 de fevereiro, no Estádio da Luz, referente à 18.ª jornada da Liga.

Também amanhã, dia 19 de janeiro, estarão disponíveis os ingressos para a receção ao V. Guimarães, a contar para a ronda 19 do Campeonato.
Bilhetes para o PAOK já estão à venda


Os encarnados anunciam no site oficial do clube que vai ser disponibilizado um pacote para os dois encontros com condições vantajosas.

O Benfica colocou à venda este sábado os ingressos para o jogo com o PAOK, encontro relativo à 1.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, marcado para dia 20 de fevereiro, no Stadio Toumba, em Salónica.
Os ingressos estão disponíveis com preços que variam entre os 15 e os 40 euros.

Banega colocado na rota da Luz

Banega colocado na rota da Luz


Éver Banega, médio argentino do Valência, está a ser apontado como potencial sucessor de Nemanja Matic no Benfica.

De acordo com o ´SportsDirect News`, o jogador, 25 anos, está referenciado na Luz para colmatar a vaga deixada em aberto no plantel de Jorge Jesus com a saída do sérvio para o Chelsea, transferência que rendeu €25 milhões à SAD encarnada.

Banega ingressou no Valência na época 2007/08, proveniente do Boca Juniors. Na temporada seguinte representou o Atlético Madrid por empréstimo do clube che, regressando depois ao Mestalla.

Manchester United, Lazio e Milan estarão igualmente interessados no concurso do compatriota de Garay, Enzo Pérez, Salvio e Gaitán.

Oblak regressa à baliza

Oblak de regresso à baliza




O jogo com o Marítimo marca o regresso de Jan Oblak, 21 anos, à baliza do Benfica, depois de Artur Moraes, 32 anos, ter sido o escolhido na última partida, com o Leixões, para a Taça da Liga (2-0). 

O jovem esloveno estreou-se com a camisola da equipa principal das águias a 19 de outubro de 2013, com o Cinfães, para a Taça de Portugal (1-0), mas só recentemente conquistou o estatuto de titular, em detrimento de Artur Moraes. O brasileiro lesionou-se frente ao Olhanense (3-2) e Oblak agarrou a oportunidade. 
À imagem do que aconteceu com o Cinfães, o camisola 41 acabou por não sofrer golos nesse jogo (o resultado já estava feito quando entrou) nem nos quatro seguintes, o que significa que, ao cabo de seis partidas, ainda não foi batido
.

Drulovic: «Se fosse eu o treinador não voltava a trabalhar com Cardozo»


EX-JOGADOR REFERE "HIERARQUIA 
DESRESPEITADA"

Drulovic: «Se fosse eu o treinador não voltava a trabalhar com Cardozo»

"As partes ultrapassaram o problema", mas Drulovic não esquece o "caso" Cardozo. No final do jogo que ditou a vitória do V. Guimarães na Taça de Portugal da época passada, o paraguaio empurrou ostensivamente Jorge Jesus a quem disse "a culpa é tua". O caso fez correr muita tinta e o ato de indisciplina de Cardozo acabaou por levar a uma integração tardia na equipa, algo que o antigo jogador sérvio não entende.

"Pelos vistos, as partes ultrapassaram o problema. Mas se fosse eu o treinador, não voltava a trabalhar com Cardozo. A hierarquia foi desrespeitada", afirmou Drulovic em entrevista ao "Correio da Manhã".

Esta semana o Benfica viu sair Matic, compatriota do jogador que alinhou em Portugal por Benfica, FC Porto, Gil Vicente e Penafiel, para o Chelsea, um jogador "muito difícil de substituir".

"Movimentava-se num enorme raio de ação do meio-campo do Benfica, recuperava muitas bolas e era excelente no transporte. Era muito influente no esquema tático do Benfica (...). Não há jogadores iguais, e pelo que me é dado a ver, acho que quem tem jogado no Benfica é diferente de Matic. Vamos ver como reage a equipa", afirmou Drulovic. 

Hoje às 18.00 horas Portimonense - Benfica B


Portimonense - Benfica B

Hoje às 18.00 horas no estádio municipal de Portimão

Benfica atrás do tetra com o Vendrell

APÓS 3 VITÓRIAS NA EUROPA DESDE NOVEMBRO

Benfica atrás do tetra com o Vendrell

O Benfica reencontra hoje o seu mais recente “cliente” nas competições europeias: Vendrell. O jogo, que tem o Pavilhão da Luz como palco e refere-se à 4.ª jornada do Grupo B da Liga Europeia, constitui o quarto duelo que as duas equipas travam desde novembro.

O Vendrell foi o adversário do Benfica na final da Taça Continental, prova que a equipa portuguesa venceu, ao bater a formação espanhola, por 5-3, em Espanha, e 5-0, na Luz. Na presente edição da Liga Europeia, o sorteio voltou a colocar o Vendrell no caminho do campeão mundial e, por aquilo que se viu no jogo da 3.ª ronda, ainda não será desta que a equipa espanhola se vingará do desaire na Taça Continental, uma vez que o Benfica já foi a Espanha vencer por 6-3.

As três vitórias dão alguma confiança ao grupo liderado pelo treinador Pedro Nunes. Marc Coy, um dos jogadores espanhóis do Benfica, espera uma boa partida, conforme adiantou à Benfica TV. “Já disputámos três jogos com o Vendrell. Conhecemos bem o adversário e vamos tentar fazer o melhor possível. Vai ser um bom jogo”, disse.

O jogo inicia-se às 20 horas e será dirigido pela dupla de arbitragem helvética, Enrico Armati e Roland Eggimann.

Manter a invencibilidade

Mais problemática vai ser a deslocação do Valongo a Espanha para defrontar o Liceo da Corunha. O jogo, que se realiza no Pavilhão Municipal de Vite, em Santiago de Compostela, por interdição do Riazor, na Corunha, coloca frente a frente os dois clubes ainda imbatíveis no Grupo A.

Para a equipa portuguesa será mais um teste à sua invencibilidade na época – lidera o Nacional da 1.ª Divisão sem derrotas –, ainda por cima frente ao segundo classificado da OK Liga espanhola.

“Vai ser o jogo mais difícil que tivemos até agora, devido à qualidade técnica e tática do Liceo. Teoricamente eles são favoritos, por jogarem em casa, mas a nossa equipa está preparada para qualquer obstáculo e já mostrou, desde o início da época, que está em grande forma e pode ganhar a qualquer equipa”, disse o jogador Nuno Araújo.

As restantes equipas portuguesas, que competem na Liga Europeia não devem sentir dificuldades em chegar aos triunfos. A Oliveirense recebe a equipa alemã do Iserlohn, última do Grupo C, enquanto o FC Porto desloca-se ao rinque do Herringen, na Alemanha.

O que o Benfica tem sofrido com Jesus

O que o Benfica tem sofrido com Jesus
Que ninguém se esqueça que ainda esta semana o Sporting fez um jogo contra o Marítimo onde um dos melhores jogadores em campo foi o Danilo (Marítimo), jogador que passou pela formação do Benfica, jogador que no mundial de Sub-20 foi um dos melhores do torneio, mais uma pérola que teve de sair do Benfica para poder evoluir como jogador, porque os dirigentes do Benfica acharam que não tinha qualidade para evoluir e poder chegar à equipa principal.
Danilo Pereira
Podem ter que nascer 10 vezes, mas a verdade é que há alguns que já nasceram e que devido à forma como o Benfica gere a aposta de jogadores da formação não tiveram hipóteses.
Outros encontram-se no Benfica na famosa equipa B, que realmente têm vários portugueses, mas que dificilmente vão ter oportunidades para jogar pela equipa principal.
O nosso treinador o mestre da Táctica JJ, que têm um recorde incrível, (O único treinador que conseguiu estar mais de 3 anos no estádio da Luz sem ganhar títulos) apenas aposta em jogadores da formação quando se sente pressionado pelos resultados e pelos adeptos e comunicação social, realmente aposta neles durante alguns jogos mas quando esses jogadores que demonstram grande potencial começam a ganhar forma e espaço na equipa rapidamente o JJ aproveita para os passar para um papel secundário, vão para o banco de suplentes e passam apenas a entrar a 10 minutos do fim, começam a perder forma, tanto fisicamente como psicologicamente e cada vez que entram começam a perder qualidade, passados alguns jogos, deixa de os convocar e sem ninguém reparar desaparecem, perdidos na equipa B. É óbvio que depois aparecem os entendidos na matéria a dizer que os jogadores tiveram oportunidades e que não as souberam aproveitar. Nenhum jogador que vêm da formação do Benfica por mais qualidade que tenha consegue ter estabilidade mental para ultrapassar as barreiras necessárias para se poder afirmar num clube da dimensão do Benfica.
O Benfica teve na sua equipa o segundo melhor jogador do mundial de Sub-20, (Nelson Oliveira) nunca soube apostar no seu desenvolvimento, um jogador que ninguém pode dizer não ter todas as qualidades para se afirmar.
Nelson Oliveira

Muitos dizem que não se pode apostar num jogador da formação porque são muito jovens e não têm capacidade mental para entrar em equipas tão competitivas, mas a verdade é que quando o Nelson Oliveira apareceu, outros jogadores jovens com grande qualidade também apareceram em ligas como a Premier League, casos do Danny Welbeck e Daniel Sturridge, se clubes como o Manchester United e o Chelsea conseguiram arranjar espaço e forma de rentabilizar estes jogadores como é possível o Benfica ter deixado passar ao lado uma oportunidade como esta e neste momento termos os nosso presidente a dizer que o Benfica não têm opções em sua casa para a posição de Ponta de Lança.

Outros casos que não têm sentido nenhum na politica de jogadores da formação são os de Miguel Rosa e de André gomes, o primeiro foi considerado várias vezes o melhor jogador da equipa B do Benfica e melhor jogador da 2º liga, já antes da criação das equipas B tinha provas dadas na equipa do Belenenses, enquanto lá esteve por empréstimo, um jogador que nunca teve sequer uma oportunidade de se apresentar pela equipa principal do Benfica, já o de André Gomes, é uma alusão ao que escrevi umas linhas atrás, um jogador que quando lançado demonstrou ter uma qualidade superior a muitos jogadores da sua idade e que aos poucos foi colocado de lado, sendo lançado de vez em quando com intervalos temporais enormes, e mesmo quando já tinha provas dadas não lhe foi oferecida a oportunidade de se tornar uma referência no plantel principal do Benfica.
Miguel Rosa

Outros casos como estes acontecem todos os anos na equipa do Benfica, andámos durante anos a sentir a falta do Fábio Coentrão, passando pelo Benfica jogadores como Emerson e Melgarejo (mais uma invenção do JJ) quando tínhamos na formação Luís Martins ou Carol, 2 jogadores que se bem aproveitados poderiam ter sido apostas conseguidas vindas da formação naquela altura, não eram estrelas mas potencial não lhes faltava e sem duvida eram melhores que as apostas que eram efectuadas na equipa principal. Qualquer um deles neste momento não faz parte dos quadros do Benfica.
As promessas têm sido feitas ao longo dos anos, tanto de títulos como de uma aposta na formação mas na verdade pouco têm sido feito tanto pela direcção como pelo treinador, não podemos colocar todos estes anos passados no esquecimento porque esse é muitas vezes o objectivo de quem se encontra por de trás da grande instituição que é o Benfica.
A verdade é que a aposta na formação não têm sido efectuada e não podemos apenas contentarmo-nos com as novas promessas de que vai existir um Benfica, MAD IN BENFICA, porque essa por muito que custe a muitos não me parece que seja uma realidade.
Em termos desportivos muitos defendem JJ por ser o treinador que chegou á meia-final e final de uma competição europeia e por lutar pelo primeiro lugar do campeonato, sendo apenas campeão por uma vez quando tinha em seu poder uma das melhores equipas que o Benfica talvez tenha tido. Se tivermos em conta que durante vários anos todos nós sofremos pelo Benfica não ser uma equipa que nos desse orgulho, não nos podemos esquecer que durante esses tempos não existia um plantel como o que o Benfica tem desde que o Jorge Jesus  se encontra no poder, Qual a razão para nos contentarmos com a perda de 2 campeonatos para outro grande mestre da táctica que é o Sr Vítor Pereira.
Um treinador que é um dos mais bem pagos do mundo, que infelizmente não trás orgulho à nação benfiquista, tanto pelas suas pobres declarações como que pelas suas opções ao longo dos anos. Não se pode admitir que um jogador da casa como o Ruben Amorim, tenha sido obrigado a jogar durante uma época no SCB, não se pode admitir que um treinador erre sistematicamente e que depois acuse um jogador (Carlos Martins) em pleno balneário à frente de toda a equipa pela perda de um campeonato, por muita culpa que tenha tido por ter tido uma atitude que não devia e que lhe valeu a expulsão, as opções no jogo a seguir no dragão foram da responsabilidade do treinador, uma equipa que jogou com medo, que foi transmitido pelo treinador e que ainda o reforçou com a entrada de um defesa central Roderick Miranda para o meio campo.
Tudo isto é inadmissível num clube como o Benfica, a mística têm-se perdido e se não forem realmente jogadores como o Bernardo Silva e Filipe Nascimento a tentarem bater o pé e demonstrarem que algo não está bem, tenho receio do que o futuro nos pode trazer.
Agora podem vir dizer que foram apenas declarações, compreendo que da parte deles seja necessário, afinal as oportunidades só lhes podem ser dadas por aqueles que se podem ter sentido afectados com as declarações, mas se realmente não tivessem interesse em ser ouvidos não tinham escrito o que escreveram, são miúdos com muito potencial e que precisam de apoio emocional coisa que pelos vistos não têm sido fornecido pelo Benfica.

Principais vendas do Benfica na era Jorge Jesus já renderam mais de 200 milhões de euros

Principais vendas do Benfica na era Jorge Jesus já renderam mais de 200 milhões de euros

Nemanja Matic foi o sétimo jogador a sair do Estádio da Luz por mais de 20 milhões de euros nas últimas épocas.

No final da temporada passada, quando a discussão em torno da renovação contratual de Jorge Jesus atingia o auge, dois factores fundamentais terão pesado na decisão da direcção do Benfica de prolongar o vínculo com o treinador: a preservação da estabilidade desportiva e as mais-valias geradas no mercado de transferências. A venda de Nemanja Matic ao Chelsea, na quarta-feira, é apenas o mais recente exemplo de uma filosofia de valorização de activos que o técnico tem exponenciado. O sérvio foi o sétimo jogador do clube a ser transferido acima da fasquia dos 20 milhões de euros desde que Jesus chegou à Luz.

Nunca o Benfica vendeu tanto e por valores tão significativos como nas últimas épocas. E se é certo que Luís Filipe Vieira, presidente do clube, tem também investido forte na altura de comprar, não é menos verdade que a maioria das apostas tem dado frutos, especialmente desde que Jorge Jesus assumiu o comando dos “encarnados”, em 2009.  

No final da primeira época, o clube vendeu, de uma assentada, Angel Di María ao Real Madrid (33 milhões de euros, 25 + 8 decorrentes da utilização e rendimento do jogador) e David Luiz (30) e Ramires (22) ao Chelsea. Por estes três jogadores, tinha desembolsado 16 milhões de euros e encaixou 85 milhões. Mesmo tendo em conta que a estes valores há que subtrair comissões, pagamento do fundo de solidariedade e outros encargos financeiros, a mais-valia é evidente.

Bem sucedidos foram também os casos de Fábio Coentrão, que Jesus reinventou como lateral-esquerdo e que rendeu aos cofres da Luz 30 milhões de euros, pagos pelo Real Madrid, em 2011; de Javi García, vendido ao Manchester City por 20,2 milhões; e de Axel Witsel, a transacção mais cara da história do clube: 40 milhões de euros desembolsados pelo Zenit.


Problemas desportivos para a equipa
A transferência de Matic para o Chelsea, oficializada a meio da semana por 25 milhões de euros, eleva para sete o número de negócios chorudos realizados na era Jorge Jesus. Feitas as contas, se juntarmos as principais saídas desde 2009-10 (ver quadro), o Benfica realizou 207,8 milhões de euros com um investimento de 38,66 (sem contabilizar salários e prémios), o que perfaz um saldo positivo de 169 milhões.

“Normalmente, quando saem jogadores do Benfica, não saem, e estou a falar em sentido figurado, para o Standard Liège. Saem para o Manchester City, para o Real Madrid, para o Chelsea. Mas quando vêm, não vêm daí. É o trabalho que me compete fazer”, assinalou ontem Jorge Jesus, durante a conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Marítimo, para a 16.ª jornada da Liga.

O técnico reconheceu, porém, que as mais-valias negociais levantam problemas desportivos à equipa. O mais premente prende-se com a ocupação da posição seis, que Matic ocupou de forma indiscutível durante época e meia. “É muito difícil encontrar um jogador com as características do Matic. Ele tem 1,96m. Estes jogadores aparecem de dez em dez anos. A sua morfologia é adequada para a posição. Ele foi uma peça rara”, defendeu.

O sérvio aproveitou a saída de Javi García para se afirmar na Luz e na Europa e não poupou elogios a Jesus na altura da partida para Londres. Mas também há vários casos de jogadores que significaram um investimento sério e que o treinador não conseguiu potenciar. Neste lote, o guarda-redes Roberto Jiménez surge à cabeça, pela avultada soma a que ascendeu o seu passe desportivo (8,5 milhões de euros) – acabaria por ser vendido ao Saragoça e, mais tarde, por incumprimento do plano de pagamentos, transferido para o Atlético Madrid, por seis milhões.

Franco Jara (5,5 milhões), por outro lado, foi contratado em 2010 como uma séria alternativa para o ataque mas tem vivido de empréstimo em empréstimo desde então. A mesma sorte tem tido o brasileiro Sidnei, um defesa central contratado antes da chegada de Jesus por cinco milhões (50% do passe) mas com o qual o treinador nunca contou. Mesmo no actual plantel, Ola John é uma incógnita dispendiosa: o Benfica desembolsou pelo holandês cerca de nove milhões.

"Pinto da Costa pretende desculpar erros competitivos"

ANTÓNIO FIGUEIREDO


"Pinto da Costa pretende desculpar erros competitivos"


Pinto da Costa, na opinião de António Figueiredo, está a tentar arranjar desculpas, com as críticas à arbitragem de Artur Soares Dias no clássico, "para os erros competivos". Ironicamente, o ex-dirigente do Benfica diz concordar com as afirmações do presidente do FC Porto: "Realmente, o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa tem razão. O Benfica foi muito prejudicado. O árbitro não viu um penalti descarado à frente de toda a gente, não viu um fora-de-jogo que ia dando um golo e o Fernando deveria estar na rua, no final da primeira parte".

O antigo vice-presidente, em entrevista a Bola Branca, regista em que situações, na sua opinião, o Porto falhou: "Contratou um treinador que, provavelmente, não está muito bem preparado para treinar uma equipa como o FC Porto e tem que dar uma satisfação aos adeptos sobre jogadores que foram vendidos e não foram substituídos por jogadores de nível aproximado".

António Figueiredo reconhece que Pinto da Costa tem conseguido fazer essa renovação do plantel, nos últimos dez anos, mas, "desta vez, isso não aconteceu".


"Jorge Jesus que treine e tente ganhar alguma coisa"


António Figueiredo, antigo vice-presidente do Benfica, concorda que será difícil substituir Matic, mas considera que "há um grave problema de comunicação" com o treinador encarnado
António Figueiredo apela a Jorge Jesus que se preocupe "em treinar e em tentar ganhar alguma coisa", em vez de proferir afirmações como as que teceu, em relação à saída de Matic e à possibilidade de encontrar uma solução nos escalões de formação dos encarnados. O técnico do Benfica observou que os jovens da formação "teriam de nascer dez vezes" para ocupar o lugar do sérvio.

O antigo dirigente,  evita comentar as declarações do treinador, resumindo que "há um grave problema de comunicação". "Já é cansativo falar sobre o senhor Jorge Jesus", completa, apelando à conquista de título, que "é isso que os benfiquistas merecem e é para isso que o Benfica lhe paga regiamente".

Este ponto de vista não impede António Figueiredo de concordar com o treinador, em relação à dificuldade de substituir Matic. "Toda a gente tem pena de perder jogadores daquela qualidade. Será difícil substitui-lo por um jogador de idêntica categoria. Tenho que estar de acordo: o Matic é um dos melhores médios defensivos do mundo", sublinha o antigo vice-presidente encarnado.

Garay e Cardozo apontados a Manchester

Garay e Cardozo apontados a Manchester

A sexta-feira foi abundante em notícias tendo como origem a Inglaterra e protagonistas dois jogadores do Benfica. O destino seria semelhante.
Durante este sexta-feira um site inglês, especializado em transferências, deu como garantido o acordo entre Manchester United e Benfica para a transferência de Garay para Old Trafford.

O namoro é antigo, sempre se falou do interesse de Alex Ferguson no defesa argentino e também no menor entusiasmo de David Moyes. Aliás, o treinador dos red devils afirmou esta sexta-feira ser contrário a contratações em janeiro.

Ainda em Manchester, mas desta feita tendo como protagonistas o City e Cardozo. O citizens estarão interessados no avançado paraguaio, mas a inclusão de Javi Garcia no negócio não será de agrado do treinador Manuel Pellegrini. O salário de três milhões de euros do espanhol também parece suficiente para inviabilizar o regresso de Javi Garcia à Luz.

Médio do Palmeiras fez golaço em jogo treino com o União Barbarense


Felipe Menezes (lembras-te, Benfica?) faz golo do meio campo

dio do Palmeiras fez golaço em jogo treino com o União Barbarense

Felipe Menezes, médio que já passou pelo Benfica, tornou-se viral graças a um golo de trás do meio campo. O médio encheu o pé num jogo treino, é verdade, mas sobretudo num lance que vale muito a pena ver.

City quer incluir Cardozo no negócio de Javi García

INGLESES TÊM TACUARA REFERENCIADO DESDE 
O VERÃO

City quer incluir Cardozo no negócio de Javi García

O Manchester City só aceita uma proposta do Benfica por Javi García se esta incluir Oscar Cardozo. A garantia é dada pelo site Sports Direct News.

Segundo o referido site, os citizens poderão deixar sair o médio para que este regresse à Luz, mas em troca querem o passe de Cardozo. O avançado já estava referenciado pelo clube inglês desde o verão e poderia juntar-se a Negredo no ataque dos ingleses.

Recorde-se que já anteriormente surgiram notícias de negociações semelhantes, que na altura envolviam uma verba em dinheiro mais o passe do médio espanhol, em troca de Matic, mas o sérvio acabou por sair para o Chelsea.

Taça de Portugal: Benfica visita GS Loures


FUTSAL QUARTA ELIMINATÓRIA TEM INÍCIO 
HOJE À TARDE

Taça de Portugal: Benfica visita GS Loures

Os clubes da Liga de futsal estreiam-se este fim de semana na Taça de Portugal. O Benfica entra em ação já hoje, com uma visita ao GS Loures, que atualmente milita na 2.ª Divisão. Missão mais difícil tem o Sporting, que começa amanhã a defender o título frente ao Fundão, equipa que alinha no escalão principal.

O sorteio ditou mais dois duelos entre formações da Liga: Rio Ave-Sp. Braga e Modicus/Sandim-Boavista.

Briosa por um fio

Luís Pichel foi convidado para orientar a Académica no jogo de amanhã com o U. Pinheirense. O atual treinador dos juniores vai comandar os mais novos de manhã, com uma equipa secundária, já que terá de utilizar os elementos principais nos seniores.

Nesta altura, após a razia dos últimos dias, o plantel conta apenas com quatro atletas: João Gregório, Nilmar, Tiago Fonseca e Deco. Recorde-se que o técnico Tó Coelho chegou a acordo para a rescisão do contrato devido aos graves problemas financeiros da pró-secção de futsal da Académica, cuja continuidade está em risco. Pichel assume o cargo provisoriamente.

Relvado só pôde ser pisado após o gelo derreter



TAPETE DA LUZ FICOU BRANCO
Relvado só pôde ser pisado após o gelo derreter

A forte queda de granizo que ontem de manhã atingiu a região de Lisboa deixou o relvado da Luz branco durante algumas horas. Com uma camada de gelo a cobri-lo por completo, o tapete ficou “intransitável” durante grande parte do dia, até que a água passasse ao estado líquido. A situação obrigou a um cuidado especial, numa altura em que a relva recentemente implantada não se encontra nas melhores condições e já motivou queixas de Jorge Jesus.

Manuel Pedro Melo, engenheiro agrónomo da RED, a empresa que instalou o relvado no anfiteatro, desdramatizou situação, mostrando-se convencido de que o tapete não iria ficar queimado. “Esta situação não faz obviamente bem à relva, pois é mais uma quantidade de água que fica por ali até derreter. Porém, não haverá um agravamento do estado do relvado, nem a relva ficará queimada. Isso só sucederia se andássemos por cima dela enquanto o gelo não derretesse. Como a folha está gelada, partir-se-ia...”, disse Manuel Pedro Melo a Record, frisando que a solução era aguardar que tivesse lugar a fusão: “É deixá-lo derreter para que a água possa ser escoada.”

O Benfica recebe amanhã o Marítimo e no próximo sábado o Gil Vicente, o que não permite ao relvado descansar. Manuel Pedro Melo opta por não libertar qualquer informação, quando questionado pelo nosso jornal sobre o estado em que se irá encontrar o tapete para esta sequência de partidas em casa. “Nada vou dizer sobre esse assunto”, sublinhou o engenheiro agrónomo, reiterando que neste momento o melhor amigo da relva é o sol.

Norton Matos compreende "dores" de Jorge Jesus



FORMAÇÃO SEM ROTINADOS PARA O LUGAR DE 
MATIC
Norton Matos compreende "dores" de Jorge Jesus

Norton de Matos defende uma filosofia de clube que conduza os mais jovens à equipa principal mas é levado a concordar com Jorge Jesus quando este disse que não há na formação que possa substituir de imediato Matic, transferido para o Chelsea.

O maior desafio de Jesus


NUNCA COMO AGORA FOI TÃO DIFÍCIL 
ENCONTRAR SUBTITUTO DE UM INDISCUTÍVEL
O maior desafio de Jesus

Encontrar o substituto de Matic, o “tal” Manel a que Jorge Jesus se referiu no final do encontro com o Leixões, é o maior desafio do treinador. Amorim ou Fejsa? Tempo é coisa que não há, e a resposta começa a ser dada amanhã, no embate com o Marítimo, uma das equipas que conquistou pontos às águias nesta temporada. O responsável pelo conjunto benfiquista não esconde a admiração pelo ex-camisola 21 do clube que assinou pelo Chelsea a troco de 25 milhões de euros, limpos e pagos a pronto, e até lhe chamou o melhor “médio-defensivo do Mundo”.

Coentrão foi enorme dor de cabeça

NOVE JOGADORES UTILIZADOS APÓS SAÍDA DO 
LATERAL
Coentrão foi enorme dor de cabeça

A substituição de Fábio Coentrão, extremo adaptado com sucesso ao lugar de lateral-esquerdo, tem sido a maior dor de cabeça para Jesus. pelo menos até agora. Já são nove os jogadores que o técnico utilizou – sem contar com Gaitán, solução de recurso –, desde a saída do internacional português, em 2011.


A SAD contratou, então, o campeão europeu e mundial Capdevila e Emerson. O primeiro, apesar do currículo, não tinha a intensidade desejada. O brasileiro foi a primeira solução, mas não agradou. Luís Martins, agora no Gil Vicente, também teve uma oportunidade.


O casting continuou em 2012/13. Chegaram Luisinho e Melgarejo. Num processo idêntico ao de Coentrão, o paraguaio ganhou a corrida. Não aguentou o ritmo, e na reta final da época Jesus recorreu a André Almeida. A dança continuou nesta época, com Cortez, Sílvio e Siqueira. O jogador cedido pelo Granada tem o perfil desejado, e os problemas físicos parecem fazer parte do passado.

Quase 70 milhões em Sub-21



EXEMPLOS DE SALVIO, RODRIGO E MARKOVIC
Quase 70 milhões em Sub-21
Sessenta e sete milhões de euros! Este é o montante que a SAD investiu na contratação de 18 jogadores Sub-21 para a equipa A, durante o consulado de Jorge Jesus, que afirma valorizar muito os escalões de formação, embora só tenha lançado oito futebolistas “Made in Benfica” ao longo do percurso na Luz, a esmagadora maioria deles episodicamente... ou mesmo apenas por uma vez – como Lindelof e Bernardo Silva, que apenas alinharam na partida da Taça de Portugal diante do Cinfães. Aliás, destes oito, três já deixaram os quadros do clube (Roderick, Luís Martins e David Simão) e outro (Nélson Oliveira) está emprestado.