quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

Crónica de hoje da Leonor PinhãoNem tanto ao mar, nem tanto à terra
Alemanha, Estados Unidos e Gana são os adversários de Portugal na fase de grupos do próximo Mundial.
Perdi a aposta que fiz comigo. E, por a ter perdido, quase posso jurar que o sorteio foi limpo, ao contrário do que se sussurra um pouco por todo o mundo, aquele mesmo mundo onde as teorias da conspiração têm altar próprio e devotos inabaláveis.
Não deixa de ser verdade que a boa estrelinha da França causou inveja nos cinco continentes. Mas partir daí para a conclusão de que Michel Platini tem super poderes, parece-me para o exagerado.
Antes de o sorteio se efectuar, em Salvador da Baía, apostei tudo na certeza da viciação do dito sorteio porque tinha para mim, inabalável, que Portugal cairia no grupo da Argentina. E porquê?
A FIFA, a NASA, o FMI, Hollywood e a banca mundial não poderiam deixar passar a oportunidade, raríssima, do frente-a-frente Cristiano Ronaldo-Lionel Messi, no esplendor das suas respectivas formas, no palco de um Campeonato do Mundo sob todos os holofotes do planeta.
Quanto renderia só no grande mercado audiovisual uma coisa destas? 
Nem Messi nem Ronaldo vão para novos e quem sabe se no Mundial que se seguirá ao do Brasil, em 2018, estarão os dois aptos ou com disposição para o evento?
Era agora ou nunca. Argentina e Portugal juntos no mesmo grupo no arranque da competição, jogando pelo seguro os manipuladores do sorteio, já que, caindo em grupos diferentes, seria muito incerto que as duas selecções se viessem a encontrar.
Foi com grande desapontamento que, assistindo ao evento, reconheci que nos tinha calhado a Alemanha e não a Argentina. Uma pífia, Alemanha, imagine-se… Quando bom, genial mesmo, seria a Argentina de Messi. Seria bom para biliões de telespectadores em todo o mundo e seria genial para o negócio. Ou duvidam?
Posto isto, concluo que o sorteio da FIFA foi limpíssimo. Com muita pena minha, porque também aprecio uma boa teoria da conspiração.
Quem é que não gosta?
Alemanha, Estados Unidos e Gana. Conhecendo o que a casa gasta, diria que é preciso ter muito cuidado e grande concentração no jogo com o Gana, o adversário mais difícil do nosso grupo visto que é o capaz de melhor pôr em evidência um dos nossos piores e mais trágicos defeitos: a sobranceria.É que, ouvindo-vos falar, até parece que já ganhámos aos ganeses.
Perante as manifestações nacionais de optimismo desenfreado no que respeita ao resultado do jogo com o Gana no próximo Verão, no Brasil, lembrei-me imediatamente do caso de Matic em Vila do Conde, quando o resultado já estava escrito, fazendo o sérvio de propósito para levar com um cartão amarelo, certamente porque o jogo seguinte, era com o Arouca, tinha tal grau de facilidade que lhe dispensava os préstimos. Foi assim que entendi a mensagem: o jogo com o Arouca não era importante.
Penso que, pelo contrário, o jogo com o Arouca era muito importante. Gostaria muito de acreditar que, nesta edição do campeonato, o Benfica vai voltar a ter jogos tão importantes como foi o de sexta-feira passada com o Arouca.
Voltemos a Vila do Conde.
O momento em si, Matic forçando o cartão amarelo, poupando-se para jogos mais importantes - já que o Arouca, enfim, é o Arouca -, transportou-me para o final da temporada passada.
Precisamente para aqueles momentos de euforia no Funchal, festejando por antecipação um título quando ainda faltava para o garantir, ganhar pelo menos ao Estoril-Praia no Estádio da Luz. 
Na última jornada, com tanta ilusão de grandeza, o Benfica comportou-se como uma equipa pequena. Não aguentou a pressão de sem primeiro. Ou de ser segundo, como queiram. Terá sido por isso? 
Para o Benfica, também à sua maneira fidalgo, se calhar, ser líder é ser primeiro mas ser primeiro é tão somente estar sozinho no topo da tabela. Não pode haver misturas, nem lideranças bicéfalas como na política.
Vai daí e trata de andar para trás.
É a única explicação plausível.

O Sporting é o líder isolado do campeonato porque ganhou em Barcelos por 2-0, com dois golos regulares de Freddy Montero. 
Nas últimas edições da prova houve sempre intrusos na discussão pelo acesso à adorada Liga dos Campeões. Por três vezes coube ao Sporting de Braga desempenhar esse papel e, na época passada, coube a um sensacional Paços de Ferreira surpreender tudo e todos com um terceiro lugar altamente conseguido em função das disfunções dos demais concorrentes.
Ajuizadamente, os sportinguistas combinaram todos entre si jamais dizerem que a sua equipa é candidata ao título. Fazem bem. Nem o Sporting de Braga de 2009/2010, que discutiu o título até ao fim com o Benfica, se atreveu a assumir-se cedo como candidato, preferindo proteger-se com o bem mais leve estatuto de “outsider”.
No entanto, este ano, toda a gente leva a sério o Sporting, incluindo, naturalmente, os sportinguistas. E ninguém acredita que ao Sporting de Leonardo Jardim satisfaça, saldadas as contas, ser apenas olhado pela História como o “Paços de Ferreira de 2013/2014” ou como o “Braga de 2010/2011” que até foi finalista da Liga Europa, o que não é para qualquer um.
Voltemos à actualidade.
As três últimas jornadas do corrente campeonato foram riquíssimas em golpes teatrais, sendo que todos se espalharam pelas tábuas, menos o Sporting. Por isso vai à frente e quando olha para o lado não vê ninguém.
Um dos argumentos científicos para explicar a boa temporada em Alvalade aponta para a ausência de jogos das competições europeias como factor da estabilidade e da boa saúde da equipa. Menos jogos, mais treino. Menos viagens, mais treino. E, sobretudo, mais descanso quando a temporada se aproxima do meio.
O futebol é no presente e o que lá vai, lá vai. Esta é uma chamada de atenção para os meus companheiros benfiquistas. 
Amigos, se a coisa correr mal este ano, esperamos que não aconteça, não me venham dizer que para sermos campeões em 2013/2014 devíamos ter ficado em 7.º lugar na época passada para não irmos à Europa cansarmo-nos e para, muito principalmente, fazermos uma aposta enérgica e decidida nos jovens talentos da nossa formação.
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra

Enzo Pérez apanhou um jogo de suspensão por ter simulado gestualmente que os ponteiros do relógio do árbitro Rui Costa estavam a precisar de manutenção técnica. Aconteceu já em período de descontos quando os jogadores do Benfica desesperavam por fazer em 4 minutos aquilo que não fizeram em 90.
O castigo fará a sua jurisprudência, naturalmente.
Este ano já ficámos a saber que cuspir num adversário vale um jogo de suspensão, pena igual à de rodar a mão para o árbitro e para as câmaras de televisão.

Nenhuma equipa portuguesa conquistará esta Liga dos Campeões na final marcada para o Estádio da Luz. 
Paciência. 
E, ao mesmo tempo, uma certa dose de alívio atendendo às mais recentes tendências.

Emitir através do sistema sonoro do estádio, e bem alto, o Hino da “Champions” antes de cada jogo do Benfica para o campeonato nacional talvez seja a solução tipo ovo de Colombo para a desgraça que, há anos, vem afectando o nosso emblema: a série de títulos perdidos nos jogos em casa é, admitamos, uma vergonha.
Só nesta temporada, já lá vão 4 pontos com os primodivisionários Belenenses e Arouca.
Na temporada passada, foi o que foi. Na anterior, a mesma coisa. 
É tocarem-lhes o Hino da “Champions” nos jogos de trazer por casa. Pode ser que resulte. Na terça-feira, contra o PSG, a motivação esteve bem à vista de todos ainda que o jogo fosse para cumprir calendário.

Benfiquistas e portistas terão muito com que se entreter nos próximos dias, atirando uns aos outros a ignomínia de uma eliminação precoce na prova que é rainha na Europa.
Já ouvi isto de um portista:
- Pois, o Roberto não abriu o galinheiro e vocês foram à vida.
E logo ouvi a retorquir:
- Oh pá, se não fosse o Hulk falhar aquele penaltizinho contra o Porto vocês nem à Liga Europa iam.
Maldades.

Nuno Brites: “Esperamos obter um bom resultado”

Antevisão à 16.ª ronda
Nuno Brites: “Esperamos obter um bom resultado”
A equipa liderada por José Jardim defronta, este sábado, o Clube Atlântico da Madalena, já considerada a equipa sensação da época, depois de ter subido ao principal escalão da modalidade.

Em declarações à Benfica TV, o treinador-adjunto, Nuno Brites salientou que é preciso atenção com o adversário e que o Benfica tem tudo para ganhar. “Estamos a falar de uma equipa que é a surpresa do campeonato, tem feito um campeonato brilhante e é uma equipa que subiu de divisão. Nós temos jogado ao nosso melhor nível para conseguir ultrapassar este obstáculo. Temos tido alguns problemas físicos mas o resto esta tudo a correr normalmente. Estamos a subir de forma e esperamos obter um bom resultado”, começou por dizer.

Com um saldo de 11 vitórias e uma derrota, o Benfica ocupa os lugares cimeiros da classificação. “É sempre mais complicado jogar fora do que aqui com os nossos adeptos mas no Norte costumamos ter bastante apoio”, concluiu.

O encontro está 
agendado para as 16h30, no Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena.

Goran Nogic e o CAB Madeira: “Terminar este ano com uma vitória”

8.ª ronda do Campeonato
Goran Nogic e o CAB Madeira: “Terminar este ano com uma vitória”
A equipa liderada por Carlos Lisboa recebe já este sábado, 14 de Dezembro, o CAB Madeira, na 8.ª jornada do Campeonato da LPB. O treinador-adjunto “encarnado”, Goran Nogic, expressou o desejo de terminar o ano de 2013 com uma vitória.

“É um jogo competitivo, nós sabemos que eles têm alguns jogadores impedidos, mas acredito que isso não influenciar a forma deles jogarem. Nestas situações, às vezes, a equipa até se junta mais e vão buscar forças adicionais, por isso, temos de estar o mais alerta possível. Este é o nosso último jogo este ano, já que a partida com a Académica foi cancelada, e por isso, queremos terminar este ano com uma vitória, fechando 2013 na liderança”, disse à Benfica TV, garantindo que os “encarnados” estarão na máxima força. “Felizmente temos a equipa completa há cerca de duas semanas e isso é o melhor que nos pode acontecer para uma equipa técnica. Logo, estamos na máxima força para vencer este encontro.”

O desafio está agendado para as 15 horas, no Pavilhão Fidelidade.

Noite de festa no Circo Victor Hugo Cardinali

Família benfiquista reunida

Noite de festa no Circo Victor Hugo Cardinali

Esta noite a Família benfiquista voltou a reunir-se, como já vem sendo tradição, no Circo Victor Hugo Cardinali, no Parque das Nações.

Uma noite especial que ficou marcada pela descontracção, pelo convívio e união de todos aqueles que fazem parte desta Família. 

O Circo Victor Hugo Cardinali acolheu todos os presentes, num espectáculo único e com várias surpresas. A reunião contou ainda com a presença de alguns elementos da Direcção do Clube, passando pelo Futebol profissional e pelas restantes modalidades.

Nesta quadra natalícia não poderia faltar o Circo e neste espectáculo não faltaram os acrobatas, os trapezistas e os tradicionais palhaços. Um momento mágico que agradou a miúdos e graúdos e que ficará, certamente, gravado na memória de toda esta Família.

“É inquestionável a qualidade das emissões da Benfica TV” – Domingos Soares Oliveira

“É inquestionável a qualidade das emissões da Benfica TV” – Domingos Soares Oliveira
O administrador da Benfica-SAD, Domingos Soares Oliveira defende que há cada vez mais adeptos de outros clubes a subscrever a Benfica TV. O dirigente acredita que a qualidade dos conteúdos transmitidos contribui para que os adeptos de clubes rivais coloquem a “clubite” de lado e assim subscrevam o canal do clube da luz.
“Conheço uma série de adeptos de outros clubes que aderiram à Benfica TV para poderem ter acesso aos jogos da Liga inglesa. Isto significa que, conseguindo o telespetador, pelo seu apreço pelo futebol, vencer a barreira da clubite aguda, é possível subscrever a Benfica TV”, declarou Soares Oliveira à Benfica TV.
O administrador da SAD encarnada realçou ainda que “é inquestionável que a qualidade das emissões da Benfica TV nada fica a dever a qualquer canal de desporto, quer em Portugal quer em termos internacionais”.
“RENTABILIDADE DA BENFICA TV ESTÁ MUITO ACIMA DO ESPERADO”
Domingos Soares Oliveira comentou também sobre a decisão dos jogos em casa serem agora transmitidos no canal do clube.
“A decisão foi tomada, o negócio está a correr bem. Diria que do ponto de vista de rentabilidade está acima daquilo que esperávamos; do ponto de vista de qualidade é um produto que enche de orgulho os benfiquistas, portanto, não há nenhuma razão para pensar que pudéssemos voltar atrás com a decisão tomada há um ano”, disse.

Cardozo pisca o olho ao Barça

Cardozo pisca o olho ao Barça
Goleador paraguaio conhece Tata Martino há alguns anos, depois de ter sido treinado por ele no Newell's Old Boys.

Antes de chegar ao Benfica, Cardozo vestiu durante dois anos a camisola dos argentinos do Newell's Old Boys. A recuperar de uma lesão nas costas, o ponta de lança paraguaio falou ao sítio "infoleprosa.com.ar" sobre o seu antigo clube, curiosamente orientado também durante duas épocas por Tata Martino, argentino que agora comanda a equipa do Barcelona. Martino, de resto, cruzou-se com o Tacuara quando era o responsável técnico pela seleção paraguaia. 

A cumplicidade entre o treinador e o avançado das águias é conhecida e a Imprensa espanhola tem associado muitas vezes o camisola 7 ao emblema catalão.

Cardozo sente um carinho especial por Tata Martino e numa palavra descreve-o: "É um triunfador", atirou, confessando a sua satisfação por ter visto o técnico dar sequência à sua carreira no Barcelona. "Sinto-me muito contente por ele, porque tem capacidade para dirigir uma grande equipa como é o Barcelona, e está a fazê-lo bem", comentou, recordando os bons resultados obtidos por Tata Martino no Newell's.

As decisões que interessam aos portugueses que restam

As decisões que interessam aos portugueses que restam

Última jornada da Liga Europa define potenciais adversários de Benfica e FC Porto


Terminou a primeira fase da Liga dos Campeões e nesta quinta-feira cai o pano sobre os grupos da Liga Europa, a competição que resta a Benfica e FC Porto. Há seis vagas por preencher e vão ficar definidos os potenciais adversários das equipas portuguesas que sobrevivem para lá de dezembro. 

O Benfica tem já a garantia de que será cabeça de série, tal como Nápoles, Shakhtar e Basileia e, por isso, não defrontará nos 16 avos de final nenhuma das equipas que terminar em primeiro na fase de grupos, nem os outros três melhores terceiros da Liga dos Campeões. Ao contrário, o FC Porto, tal como Ajax, Juventus e Plzen sujeita-se a apanhar um dos 16 nomes mais fortes entre os 32 participantes, incluindo os provenientes da Liga dos Campeões, à exceção do Benfica.

Liga Europa: Benfica cabeça de série, FC Porto não

O desenhar desses lotes de potenciais adversários é um motivo de interesse para esta última ronda da segunda competição da UEFA, onde as três equipas portuguesas que estiveram em prova (V. Guimarães, Estoril e P. Ferreira) chegam já eliminadas. Com o formato quilométrico da atual Liga Europa, aliás, o desequilíbrio foi mais uma vez evidente nesta fase: mais de metade das equipas chegam a esta última ronda apenas para cumprir calendário.

Nesta altura, já têm o primeiro lugar garantido Valência, Ludogorets, Rubin Kazan, Eintracht Frankfurt, Genk e Tottenham. Nenhum deles poderá jogar com o Benfica, todos podem sair ao FC Porto. O Anzhi é a única equipa que já sabe que será segunda e está na lista de potenciais adversários das águias. Igualmente apurados estão Salzburgo, Esbjerg, Fiorentina, Dnipro, Lyon, Bétis, Sevilha, Trabzonspor, Lázio, Anzhi, PAOK, AZ Alkmaar. 

O sorteio está marcado para as 12h da próxima segunda-feira, 16 de dezembro, em Nyon, e definirá desde logo igualmente os confrontos para os oitavos de final, estes sem qualquer separação de cabeças de série.

Benfica arrecada mais 1,5 milhões do que o FC Porto

Prémios da Champions: Benfica arrecada mais 1,5 milhões do que o FC Porto

12,1 milhões de euros para o Benfica, 10,6 para o FC Porto


O Benfica vai arrecadar mais um milhão e meio de euros do que o FC Porto pela participação na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ambas as equipas portuguesas ficaram no terceiro lugar do respetivo grupo, mas os resultados das «águias» permitiram um encaixe superior. O Benfica recebe 8,6 milhões de euros pela presença na fase de grupos, mais 3 milhões pelas três vitórias (vale um milhão cada) e ainda 500 mil euros pelo empate caseiro com o Olympiakos. No total, o emblema liderado por Luís Filipe Vieira arrecada 12,1 milhões de euros.

O FC Porto fica pelos 10,6 milhões. O emblema liderada por Pinto da Costa também recebe 8,6 milhões de euros como prémio de presença, mais um milhão pela vitória em Viena e mais um milhão pelos empates com o Austria (casa) e Zenit (fora).

Na época passada os «dragões» receberam 16,6 milhões de euros pela presença na Liga dos Campeões: 8,6 milhões pela presença, quatro milhões correspondentes a quatro vitórias e 500 mil euros de um empate e ainda 3,5 milhões pela passagem aos oitavos de final.

Em 2012/13 o Benfica arrecadou apenas menos 500 mil euros do que agora (11,6 milhões), embora depois tenha chegado à final da Liga Europa. Tanto as «águias» como os «dragões» podem agora arrecadar mais algum dinheiro nesta competição. Para já recebem 200 mil euros cada pela presença nos 16-avos. A passagem aos oitavos de final vale 350 mil euros, os quartos de final valem 450 mil euros e chegar às «meias» rende um milhão. O vencedor da Liga Europa arrecada depois cinco milhões de euros, o dobro do valor atribuído ao finalista vencido.

Acrescente-se ainda que aqui estão apresentados apenas os prémios fixos da UEFA, uma vez que no final da prova ainda são distribuídas pelos clubes outras receitas.

Armando Jorge Carneiro: “Estamos a defender o futuro do Benfica”

Sobre Bernardo Silva e Rochinha

Armando Jorge Carneiro: “Estamos a defender o futuro do Benfica”


Armando Jorge Carneiro é um dos grandes responsáveis por todo o trabalho de Formação. Em declarações à Benfica TV, o director-geral do Caixa Futebol Campus, garante que o Clube está a defender o seu futuro.

“É uma aposta muito forte. É uma aposta do presidente, Luís Filipe Viera, no futuro do Benfica. Apraz-me registar que jovens com o talento e com o trajecto nesta casa, como o do Bernardo Silva, sejam reconhecidos por todo o Clube. Em relação ao Rochinha é uma novidade. Ele chegou mais tarde ao Clube mas não deixa de ser um jovem com muito talento e em quem nós também depositamos muitas esperanças. Ainda para mais, jogam em posições onde rareiam talentos. O Benfica demonstra que está a preservar os seus talentosos jogadores”

Uma alegria extra, nesta altura, por ver reconhecido o trabalho de todos aqueles que trabalhar para a Formação do Benfica. “É um trabalho de uma vasta equipa que há vários anos está a empreender este trabalho e o que aqui estamos hoje a fazer é defender o futuro do Clube”, concluiu.

Joel Queirós e o Fundão: “Queremos ganhar todos os jogos”

Antevisão à 15.ª ronda
Joel Queirós e o Fundão: “Queremos ganhar todos os jogos”


O Benfica recebe, este sábado, o AD Fundão, na 15.ª jornada do Campeonato Nacional. Em declarações à Benfica TV, Joel Queirós garante que vão encontrar um adversário aguerrido e com muita vontade de vencer.

“O lugar que eles ocupam agora não é o lugar real do valor que eles têm. É uma equipa que tem o mesmo treinador, os mesmos jogadores, e que no ano passado ficaram no quarto lugar na fase regular, e de certeza que é nesses lugares que eles pretendem estar. Por isso, eles vão tentar somar pontos na segunda volta para chegar a essa posição. Vai ser um jogo muito difícil”, começou por analisar em declarações à Benfica TV.

O objectivo dos “encarnados” está bem definido por toda a equipa. “Acho que estamos na posição que merecemos estar, pelo futsal que temos apresentado. É normal termos altos e baixos durante a fase regular, mas nós queremos ganhar os jogos todos. Como já disse, acho que estamos a trabalhar bem, estamos a somar pontos, e o próximo jogo no sábado é mais um jogo, complicado, mas para ganhar”, concluiu.

Rochinha: “Não ficar na sombra do contrato e continuar a trabalhar”

Médio assina contrato profissional
Rochinha: “Não ficar na sombra do contrato e continuar a trabalhar”
No momento da assinatura do contrato profissional com o Sport Lisboa e Benfica, Rochinha não escondeu o orgulho e prometeu continuar a trabalhar para cumprir o sonho de chegar à equipa principal.

“É um orgulho assinar um contrato profissional com um Clube com a dimensão do Benfica. Agora é não ficar na sombra deste contrato e continuar a trabalhar para poderem surgir mais contratos e chegar onde quero. É o maior presente de Natal que poderia receber e agora é continuar a trabalhar para chegar à equipa A”, disse à Benfica TV.

Martelinho: «Rochinha é jogador para a equipa principal»
TÉCNICO ACONSELHOU JOVEM A ASSINAR PELO BENFICA
No dia em que chegou a acordo com o Benfica, Rochinha recebeu de Martelinho, seu treinador no Boavista, um conselho que fez questão de cumprir como se percebe pelo estatuto que tem vindo a ganhar, consolidado pelo hat-trick frente ao Anderlecht Sub-19. O objetivo estava definido e no caminho para triunfar na Luz não podia haver desvios: "Disse-lhe para não se meter em maus vícios".

Bernardo Silva: «Renovação é um sinal de confiança»

CONTRATO PROLONGADO ATÉ 2019
Bernardo Silva: «Renovação é um sinal de confiança»
Bernardo Silva renovou contrato com o Benfica até julho de 2019. O médio de 19 anos mostrou-se feliz por poder continuar a jogar de águia ao peito.

"Estou muito contente, como é óbvio, por prolongar o meu vínculo por mais um ano. Sinto um grande apoio do Benfica e é um sinal de confiança que o clube me está a dar. Estou muito orgulhoso e muito feliz, é um bom presente de Natal", afirmou esta quinta-feira em declarações à Benfica TV.

Águias seguram jovens pérolas

ROCHINHA E BERNARDO SILVA, ESPERANÇAS DA FORMAÇÃO ENCARNADA, COM CLÁUSULAS DE 30 MILHÕES

Águias seguram jovens pérolas


O Benfica reforçou a confiança em Rochinha e Bernardo Silva, duas das maiores esperanças da formação encarnada. O primeiro assinou contrato profissional até 2018 e o segundo renovou até 2019. As duas pérolas encontram-se agora blindadas com uma cláusula de 30 milhões de euros.

Rochinha, cujo vínculo terminava esta época, já integrava o grupo de elite das águias, o que fazia dele um elemento acompanhado no Benfica Lab. O jovem médio-ofensivo tem estado a fazer uma boa temporada, tendo-se destacado nomeadamente na Liga Jovem UEFA, prova na qual marcou cinco golos (quatro nos dois jogos com o Anderlecht e um ao PSG).

Já Bernardo Silva, igualmente médio-ofensivo, tem brilhado na equipa B das águias e na Seleção Sub-21. Ao contrário de Rochinha, já se estreou pela formação principal, mais concretamente no encontro da Taça de Portugal frente ao Cinfães.

Bola volta a estar aos pés do “Pantera Negra”

Esta quinta-feira

Bola volta a estar aos pés do “Pantera Negra”

A estátua de Eusébio da Silva Ferreira está novamente completa. A bola foi, esta quinta-feira, 12 de Dezembro, recolocada junto à figura do “Pantera Negra”.

Recorde-se que a bola foi alvo de uma intervenção técnica, no Centro de Conservação e Restauro do Clube.

Empresário de Matic esteve em Londres

Empresário de Matic em Londres


A imprensa inglesa revela que o empresário de Nemanja Matic esteve no último fim de semana em Londres a inteirar-se das condições para um eventual regresso do médio sérvio do Benfica ao Chelsea.

Revela o Daily Mail que Matic continua a ser o desejado por José Mourinho para reforçar o meio campo dos “blues”, numa transferência avaliada em 30 milhões de euros.

Recorde-se que Matic chegou ao Benfica, 25 anos, chegou ao Benfica em 2011 proveniente do Chelsea, integrado no negócio que levou David Luiz a fazer o percurso inverso. Na altura, Matic tinha feito uma temporada no Vitesse cedido pelos londrinos.

Matic tem sido um dos jogadores do Benfica mais cobiçados, tendo sido ainda apontado como alvo de clubes como Manchester United, Liverpool, Real Madrid, Nápoles, Mónaco e Dortmund.

Benfica 1 1 PSG UEFA Youth League


Golo de bicicleta de sub-19 do Benfica corre mundo

No encontro da Youth League frente ao Paris Saint-Germain


O golo do benfiquista Gonçalo Guedes, de bicicleta, esta terça-feira, na Youth League, frente ao Paris Saint-Germain já corre mundo. Os encarnados empataram a um golo

Hélder Cristóvão: “Estes jogadores mostraram o que é ser Benfica”

Benfica – Sporting, 3-1

Hélder Cristóvão: “Estes jogadores mostraram o que é ser Benfica”

No final da partida, o treinador Hélder Cristóvão, era um homem satisfeito com o trabalho realizado dentro de campo pelos seus jogadores, especialmente na segunda parte.

“Sabíamos que se, na segunda parte, conseguíssemos manter a organização e a vontade de ganhar, seriamos superiores ao Sporting. Estes jogadores estão de parabéns, mostraram o que é ser Benfica, o que nós queremos para eles. É este espírito que queremos e que eles se habituem a ganhar este tipo de jogos”, disse na zona de entrevistas rápidas da Benfica TV.

O apoio dos adeptos não foi esquecido e o técnico benfiquista acredita que este tipo de apoio tem uma enorme importância para quem está no relvado. “É importante para todos, mas principalmente para eles. Eles sentem que as coisas estão a ser bem feitas e que do outro lado, os adeptos estão a entender isso mesmo”.

Na próxima jornada, o Benfica B desloca-se à Madeira para jogar com o Marítimo B, num jogo da 21ª jornada da Segunda Liga.Capitão valoriza espírito colectivo

Rúben Pinto: “O golo é um momento de inspiração de toda a equipa”

O capitão do Benfica B, Rúben Pinto, não conseguiu esconder a felicidade depois da vitória frente ao Sporting, por 3-1, no Caixa Futebol Campus.

“Na primeira parte criámos algumas situações de golo, mas faltou-nos um pouco de sorte. No segundo tempo, viemos ainda com mais garra, porque sabíamos que se quiséssemos dar a volta ao resultado tínhamos de dar o dobro ou o triplo para vencer”, explicou em declarações à Benfica TV.

O número 77 falou ainda do seu golo que fechou o resultado da partida a favor do Benfica, salientando o trabalho colectivo do grupo orientado por Hélder Cristóvão. “É um momento de inspiração de toda a equipa e mostra o que trabalhamos durante toda a semana. São jogadas que nós treinamos e só tenho que agradecer aos meus colegas por me terem ajudado neste golo”.

Edição n.º 3633 do Jornal “O Benfica” nas bancas esta sexta-feira

Semanário do Sport Lisboa e Benfica

Edição n.º 3633 do Jornal “O Benfica” nas bancas esta sexta-feira

Na véspera de completar 70 anos de vida, o Jornal “O Benfica” presta uma singela homenagem a António Simões.

Leia, na íntegra, a nota autobiográfica do homem que capitaneou o Benfica em 244 jogos e que conquistou 19 títulos para o seu clube do coração.

No livro “Personalidades e reflexões do mais jovem Campeão Europeu”, a ser lançado na próxima terça-feira, no Museu Benfica – Cosme Damião e cujos direitos do autor reverterão para a Fundação Benfica, impera a grandeza de espírito desta verdadeira referência do Desporto Nacional e do Sport Lisboa e Benfica.

Tudo isto e muito mais em mais uma edição do Jornal “O Benfica”.

Guillem Trabal e o Vendrell: "Sabemos o que há a melhorar"

Liga Europeia

Guillem Trabal e o Vendrell: "Sabemos o que há a melhorar"

Pouco mais de um mês depois da Taça Continental, a turma liderada por Pedro Nunes reencontra o Vendrell, em Espanha, mas para a Liga Europeia.

Os dois emblemas somam os seis pontos possíveis em dois jogos, e por isso, está em jogo a liderança do grupo B. Agora, o conhecimento mútuo é um factor a ter em conta. "Vamos melhorar os problemas que tivemos nos outros dois jogos. Conhecemos a equipa e sabemos o que temos de melhorar. O Vendrell quando começou a época, tinha cinco jogadores novos e agora, dois meses depois, eles já trabalharam muito e não há dúvidas que agora e uma equipa muito grande e muito forte", disse Guillem Traball à Benfica TV.

Para esta 3.ª ronda jogada no país vizinho, o Benfica conta com dois elementos especialmente moralizados. Marc Coy e Guillem Trabal regressam, outra vez, às origens catalãs. "Para os jogadores estrangeiros, quando voltamos a casa é mais especial saber que nas bancadas há amigos nossos. Sem dúvida que para nos é importante", concluiu.

O desafio está marcado para as 18 horas portuguesas de sábado, 14 de Dezembro, em Vendrell.

Juventus e Nápoles no caminho dos portugueses

POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS DE BENFICA E FC PORTO

Juventus e Nápoles no caminho dos portugueses

O Benfica vai ser cabeça-de-série no sorteio de segunda-feira dos 16 avos-de-final da Liga Europa, uma vez que é um dos quatro melhores terceiros da fase de grupos da Liga dos Campeões. Com os 10 pontos conseguidos no Grupo C, depois do triunfo na receção ao Paris SG (2-1), os encarnados só foram superados pelo Nápoles, com 12 pontos.

Os 16 cabeças-de-série para o sorteio dos 16 "avos" da segunda prova da UEFA são os quatro melhores terceiros da fase de grupos da Champions (Nápoles, Benfica, Shakhtar e Basileia) e ainda os 12 vencedores dos grupos da Liga Europa.

Desta forma, o conjunto de Jorge Jesus já sabe que vai jogar a segunda mão na Luz, a 27 de fevereiro, uma semana depois da primeira, e que poderá medir forças com Juventus, Ajax ou Viktoria Plzen (conjuntos que não são cabeças-de-série pelo facto de terem ficado entre os quatro piores terceiros na Champions). Por outro lado, evitará Nápoles, Valencia ou Tottenham, de André Villas-Boas.

Já o FC Porto ficará incluído no lote dos não cabeças-de-série, na medida em que faz parte dos quatro piores terceiros classificados da Champions, podendo defrontar o Nápoles. Refira-se que, apesar de estarem em potes diferentes, Benfica e FC Porto não podem encontrar-se nos 16 "avos".

- Qualificados para os 16 "avos" da Liga Europa:

Cabeças de série confirmados

Nápoles, Ita (*)
BENFICA, POR (*)
Shakhtar Donets, Ucr (*)
Basileia, Sui (*)
Valencia, Esp
Ludogorets, Bul
Rubin Kazan, Rus
Eintracht Frankfurt, Ale
Genk, Bel
Tottenham, Ing

Não cabeças de série confirmados

Ajax, Hol (*)
Juventus, Ita (*)
FC PORTO, Por (*)
Viktoria Plzen, Che (*)
Anzhi, Rus

Equipas com estatuto por definir

Salzburgo, Aut
Esbjerg, Din
Fiorentina, Ita
Dnipro, Ucr
Sevilha, Esp
Lyon, Fra
Betis, Esp
Trabzonspor, Tur
Lazio, Ita
PAOK Salónica, Gre
AZ Alkmaar, Hol

Hélder ‘atira’ Bernardo Silva para Jesus

Hélder ‘atira’ Bernardo Silva para Jesus
Bernardo Silva foi um dos jogadores em destaque na vitória do Benfica B sobre o Sporting B, por 3-1, ontem, no Seixal, em jogo a contar para a 20.ª jornada da Liga 2.

É, indiscutivelmente, um dos meninos queridos dos benfiquistas, mas o treinador da formação secundária, Hélder Cristóvão, não quer influenciar Jorge Jesus a dar mais oportunidades ao internacional sub-21.

Confrontado com esse tema, o antigo capitão dos encarnados deixou a decisão para o superior hierárquico dele.

«Jesus é quem manda. Só chamará Bernardo Silva se e quando o entender», disse Hélder, que deu ordem de substituição ao jovem talento, aos 76 minutos, para a entrada do paraguaio Rojas . «Quando o tirei parece que a casa ia abaixo, mas ele não é uma máquina e há outros jogadores que também fazem as coisas bem», acrescentou.

Refira-se que nas bancadas ouviram-se críticas a Jorge Jesus por parte da claque encarnada, numa atitude aplaudida pela... claque do Sporting.

Markovic e Rúben Amorim aptos para defrontar Olhanense

Markovic e Rúben Amorim aptos para defrontar Olhanense
Boas notícias para Jorge Jesus: a lesão de Lazar Markovic, que deixou o jogo com o PSG bastante queixoso, não é tão grave quanto se poderia supor e, depois de reavaliado durante o dia de ontem, o jogador de 19 anos já se apresentava ontem praticamente sem dores no tornozelo direito, zona onde sofreu entorse no confronto com os franceses, após uma entrada de Digne. 

Mas também Rúben Amorim, lesionado desde o jogo com o Sporting, para a Taça de Portugal, na Luz, pode voltar a ser opção para o treinador, mais de um mês depois de ter parado devido a uma rotura parcial do ligamento lateral interno do joelho direito. 

O internacional português de 28 anos já está a treinar-se sem limitações há praticamente uma semana e esteve presente no treino que decorreu à porta aberta (15 minutos para a imprensa), na segunda-feira, véspera do jogo da Champions, em que efetuou todos os exercícios que os restantes companheiros.

FC Porto não será cabeça de série ao contrário do Benfica

FC Porto não será cabeça de série ao contrário do Benfica

O FC Porto não será cabeça de série nos 16 avos de final da Liga Europa, estatuto ao qual o Benfica terá direito, por ter sido um dos dos quatro melhores terceiros da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os encarnados terminaram a Champions com 10 pontos, apenas foram suplantados por Nápoles, que terminou com 12 pontos na terceira posição do Grupo F. 

Shakhtar Donetsk e Basileia, que terminaram ambas com oito pontos nos grupos A e E, serão os restantes cabeças de série provenientes da Liga dos Campeões, deixando o FC Porto, que apenas somou cinco pontos, de fora deste lote.

Sem estatuto de cabeça de série estão também já confirmados Juventus, Viktoria Plzen, Ajax, também provenientes da Liga dos Campeões, logo potenciais adversários do Benfica, assim como o Anzhi.

Luis Felipe ainda admite ficar no Palmeiras

Luis Felipe ainda admite ficar no Palmeiras
O lateral brasileiro Luís Felipe admitiu que recebeu contactos por parte do Benfica, mas garante que ainda pode vir a renovar contrato com o Palmeiras.

«Houve uma proposta bem legal do Benfica e conversei com o Palmeiras, que falaram que eu era um menino imaturo. Ouvir que não precisava disso é complicado, mas tudo bem. Vamos conversar e se tiver de ficar eu permaneço. Há hipótese de renovar», afirmou Luís Felipe, citado pelo site globoesportes.

O jogador respondia às acusações do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, apontando-lhe falta de caráter. 

«O Palmeiras não quer prejudicar ninguém, mas vai tentar fazer valer os seus direitos, porque caráter é algo que não se compra. Ou você tem ou não tem. O clube não pode ser o bonzinho da história e ser passado para trás», disse o dirigente.

Jesus pouco eficaz

AMBIÇÃO SÓ CULMINOU EM 4 TROFÉUS DESDE 2009/10
Jesus pouco eficaz
Desde que chegou ao Benfica, em 2009, Jorge Jesus já desdobrou o seu ambicioso discurso em diversas ocasiões. Perante uma massa adepta que se habituou “mal” com as conquistas em ano de estreia (um campeonato e uma Taça da Liga), o técnico, de 59 anos, nunca limitou o discurso e lançou a águia para altos voos. O problema é que depois desse fantástico arranque, e numa altura em que já disputou 20 troféus, o timoneiro dos encarnados só conquistou... 4.

Vamos às contas: em 4 campeonatos, JJ apenas festejou em 2009/10, tendo perdido a corrida nos restantes 3 para o rival FC Porto. Procura, também, a primeira Taça de Portugal ao serviço do Benfica (e da carreira), o mais perto que esteve de alcançar tal feito foi mesmo na última época, mas o V. Guimarães, na final, deixou-o à porta do sonho. Na Taça da Liga a conversa é outra, mas até aí vacilou por uma ocasião: conquistou 3 seguidas e caiu no último ano, nas “meias”, com o Sp. Braga.

Falta o panorama europeu, onde, e já contando com 2013/14, o treinador falhou por 3 vezes os “oitavos” da Champions, ainda que na Liga Europa tenha sido eliminado nos “quartos”, em ano de título nacional, nas “meias”, de novo com o Sp. Braga, e na final, com o Chelsea. Os ingleses são, ainda, denominador comum na saída dos “quartos” da Liga dos Campeões em 2011/12.

Águias perdem 3,3 milhões

DESVIO PARA A LIGA EUROPA VALE 200 MIL EUROS

Águias perdem 3,3 milhões


O não apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões representa duro revés nas contas da SADencarnada, que perdeu 3,3 milhões de euros.

Os responsáveis sempre sublinharam que seria fundamental garantir o dinheiro da passagem à fase seguinte, de forma a equilibrar as contas, já que no último verão não se fez grande encaixe financeiro com a venda de jogadores. Para já e se somarmos os prémios conseguidos na fase de grupos (12,1 milhões de euros) com a recompensa pela aos 16 avos da Liga Europa (200 mil euros), constatamos que as águias encaixaram 12,3 milhões de euros. Caso tivessem conseguido terminar no segundo lugar do grupo o “presente” da UEFA seria de 3,5 milhões de euros, o que perfazia 15,6 milhões de euros.

Na época passada, a SAD somou 21,708 milhões de euros entre os prémios da Champions e a caminhada até à final da Liga Europa. Em 2011/12, quando o Benfica atingiu os quartos-de-final da prova milionária, as recompensas chegaram a 22,379 milhões.

Markovic em avaliação

CONTINUA EM DÚVIDA PARA O JOGO COM O OLHANENSE

Markovic em avaliação


Lazar Markovic foi ontem avaliado no centro de estágio do Seixal à lesão sofrida no pé direito no jogo com Paris Saint-Germain e continua em dúvida para o jogo com o Olhanense no próximo domingo, referente à 13.ª jornada do campeonato.

O sérvio lesionou-se na segunda parte e acabou mesmo por ser substituído, dadas as fortes dores que apresentava. Jesus pode ser por isso obrigado a mexer no onze e caso o ex-Partizan não recupere mesmo Sulejmani perfila-se como o candidato mais forte a entrar na equipa inicial, já que tem dados sinais positivos cada vez que tem sido chamado à equipa. Baixa certa para a deslocação ao Algarve é Enzo Pérez que terá de cumprir um jogo de castigo, depois do gesto injurioso para com o árbitro Rui Costa nos minutos finais da partida com o Arouca.

Ruben Amorim já trabalha no relvado e Salvio continua os processo de recuperação e ainda não estarão disponíveis, permanecendo a dúvida quanto a Siqueira e Cardozo que já estão afastados da competição há já algum tempo.

Balogun: «Benfica sob muita pressão»

ACREDITA QUE OS RUBRONEGROS PODEM GANHAR DOMINGO
Balogun: «Benfica sob muita pressão»


O extremo nigeriano Femi Balogun diz que o Olhanense “pode ganhar ao Benfica” e confia num bom desempenho dos algarvios no próximo domingo. “Perdemos os últimos três jogos da 1.ª Liga, é certo, e vamos defrontar um adversário de grande qualidade, mas isso não nos impede de pensar na conquista dos três pontos em disputa”, assinala o futebolista de 20 anos.

O Benfica foi afastado da Liga dos Campeões nesta semana, facto que poderá condicionar as águias. “Estarão sob muita pressão, também por força do último mau resultado no campeonato”, adianta Femi, para logo acrescentar: “Se isso é bom ou mau para nós? Veremos no final do jogo... Também estamos pressionados pela necessidade de pontos e esperamos que o nosso trabalho se traduza num resultado positivo.”

Com Seric de fora, por castigo, Femi Balogun é um sério candidato ao lado esquerdo da defesa, função que já desempenhou. “Sinto-me confortável nessa posição, não será problema. Sacrifico-me pela equipa o que for preciso”, diz, mostrando-se satisfeito com a experiência em Portugal. “É bom defrontar equipas como FC Porto, Benfica ou Sporting.”

Solidários

O Olhanense manifestou ontem a sua solidariedade para com as famílias dos pescadores de Olhão, desaparecidos desde segunda-feira, a bordo da embarcação “Rainha da brisa”.

Amanhã é apresentado oficialmente o novo patrocinador oficial, o site OLX. Jander, Rui Duarte e Vojtus, lesionados, e Seric, castigado, são os indisponíveis para domingo.

André Almeida para render Matic

CASO O SÉRVIO SAIA EM JANEIRO
André Almeida para render Matic
A saída da Liga dos Campeões, a principal montra da Europa, pode ter um efeito nefasto no plantel do Benfica. Num dos poucos anos em que Luís Filipe Vieira não quis abrir mão de nenhum dos seus ativos mais valiosos, os encarnados deixaram pelo caminho um dos principais objetivos, algo que poderá fazer com que o presidente das águias abra mão de uma ou duas “pérolas”. Record falou com algumas figuras do clube e as conclusões são claras: se alguém sair em janeiro, existem soluções à alturas. Quais? Bem, para Matic há sempre... André Almeida.

“É um jovem de grande qualidade técnica e pode vir a ser muito importante. Não tem tido uma sequência de jogos como médio, tem atuado como lateral, mas tem capacidade para o lugar.” Para Rangel, a saída de Matic pode ser compensada com um jovem de qualidade da equipa B, mas quando em causa está Garay, o cenário muda: “Não há um segundo Garay no Benfica.”

Sporting vence dérbi na Luz

BENFICA PERDE LIDERANÇA APÓS DESAIRE POR 25-30

Sporting vence dérbi na Luz


O Sporting venceu esta quarta-feira no Pavilhão da Luz, o Benfica, por 30-25 , passando os leões a liderar o campeonato após 15 jornadas volvidas.

Rui Silva, dos verde e brancos, foi o melhor marcador da partida ao apontar 8 golos. Cláudio Pedroso destacou-se pelos visitados ao anotar 7.

A formação comandada por Frederico Santos está agora com 40 pontos, seguida pelo Benfica, que tem menos um.

Capas dos jornais desportivos de quinta-feira 12/12/2013

Capas dos jornais desportivos de quinta-feira 12/12/2013