sexta-feira, 14 de março de 2014

Hélder quer «abrir novo ciclo de vitórias»

 Hélder quer «abrir novo ciclo de vitórias»
A derrota com o Tondela interrompeu uma série de seis jogos sem perder na Liga 2, sequência que o treinador do Benfica B quer retomar já no próximo encontro com o Sporting da Covilhã.

O Benfica B vai receber, este sábado, no Caixa Futebol Campus, o 13.º classificado da II Liga, o SC Covilhã. O técnico, Hélder Cristóvão, antevê uma partida complicada, contudo revela muita vontade no regresso às conquistas.

«O nosso objetivo é abrir novo ciclo de vitórias. Nesta Liga 2 não há adversários fáceis. Conhecemos bem o Sporting da Covilhã, é uma equipa com processos muito simples mas bem definidos, assenta o seu jogo nos três homens da frente. O meio-campo é forte, sabe estar e sabe jogar. Mas o jogo deles depende muito dos três homens do ataque, têm transições muito assertivas e temos que estar muito concentrados para que essas não aconteçam», destacou Hélder Cristóvão em declarações à Benfica TV.

O Benfica – SC Covilhã é o único encontro da 34.ª jornada agendado para este sábado e está agendado para as 16 horas no Seixal.

Benfiquista Lisandro López marca no empate do Getafe

Benfiquista Lisandro López marca no empate do Getafe
 
JOGO LOUCO COM GRANADA TERMINA EM 3-3
O defesa central argentino Lisandro López, que está no Getafe por empréstimo do Benfica, apontou esta sexta-feira o terceiro golo na atual edição da Liga espanhola, ajudando a sua equipa a somar 1 ponto na receção ao Granada, em partida da jornada 28 que terminou com um empate a três golos.

De cabeça, aos 38', o argentino confirmou a sua qualidade nas bolas paradas ofensivas, sendo mesmo um dos melhores marcadores do conjunto dos arredores de Madrid, apenas superado pelos seis golos de Pedro León.

Quanto aos outros golos, Marica (6') e Lafita (72') marcaram para o Getafe, enquanto Riki (35') e El-Arabi (62' e 77') marcaram para o conjunto andaluz. A partida ficou ainda marcada por duas expulsões, uma para cada lado: Iturra aos 69' e Sergio Escudero aos 80'.

Contas feitas, o Getafe aproxima-se do 15.º posto, agora com 28 pontos, mas mesmo assim poderá acabar a jornada na zona de descida, isto caso Valladolid, Almería ou Rayo Vallecano vençam os respetivos encontros desta jornada. Já o Granada é 11.º, com 31.
 

Águias participam em torneio Sub-19 em Durban

Águias participam em torneio Sub-19 em Durban
JUNIORES DO BENFICA EM PROVA NA ÁFRICA DO SUL

A equipa de sub-19 de futebol do Benfica vai jogar um torneio em Durban, na África do Sul, entre 31 de julho e 9 de agosto, anunciou esta sexta-feira o clube da Luz.

Além do Benfica, vão participar na nova competição sul-africana a seleção sub-19 da África dos Sul e a equipa da academia local, o Everton, da Liga Inglesa, os italianos da AS Roma, os holandeses do Feyenoord, o Boca Juniors argentino e o Santos, do Brasil.

O torneio de Durban vai disputar-se entre 31 de julho e 9 de agosto, num modelo de 16 jogos para apurar o campeão.

Nuno Gomes desvaloriza gesto de Jesus

Nuno Gomes desvaloriza gesto de Jesus
Ex-avançado frisa que o Benfica "ganhou muito bem" ao Tottenham em Londres

Nuno Gomes ficou muito satisfeito com o triunfo do Benfica frente ao Tottenham e relativizou a polémica gerada pelo gesto de Jorge Jesus após o terceiro golo dos encarnados.

“É normal os ingleses falarem sobre isso, mas foi uma excelente exibição e uma grande vitória. Não podem estar a falar sobre um assunto que nada teve a ver com o que se passou dentro das quatro linhas. O Benfica ganhou e muito bem”, referiu, acrescentando: “Foi uma grande partida, perfeita. O Benfica ganhou com inteira justiça, perante uma formação que apesar de estar a atravessar um momento menos bom continua a ser uma das grandes equipas inglesas”.

O internacional português rejeitou que esta boa prestação dos encarnados na Liga Europa coloque um dilema em relação às prioridades desta temporada. “Este confronto deixou o acesso aos quartos-de-final mais facilitado. A não ser que aconteça alguma coisa extraordinária, o Benfica vai passar.  O grupo também está preocupado em garantir o título, que é, quanto a mim, o principal objetivo para este ano mas de certeza que não deve deixar de pensar na Liga Europa, que é uma prova importantíssima.”

O gesto de Jesus mereceu amplo destaque na imprensa inglesa desta sexta-feira. O jornal "The Guardian", por exemplo,  referiu que Tim Sherwood, treinador do Tottenham, se irritou devido às “palhaçadas excêntricas” do técnico do Benfica e o "Daily Star" destacou que o “ambiente se incendiou após a saudação dos 3 dedos”

Lloris: «O Benfica mereceu a vitória»

Lloris: «O Benfica mereceu a vitória»
 
DIZ QUE DOIS GOLOS DE BOLA PARADA DEFINEM JOGO
 
Titular na derrota do Tottenham por 3-1 diante do Benfica, o guarda-redes francês Hugo Lloris lamentou o desaire, mas admitiu que os encarnados foram melhores em White Hart Lane.

"Creio que o Benfica mereceu a vitória. Não podes esperar algo diferente quando sofres dois golos em bolas paradas. Colocou-nos em apuros e, depois de termos conseguido reduzir, o Benfica usou o espaço livre. Não criámos oportunidades suficientes e isso foi uma deceção", começou por dizer o guardião francês.

"Estando a perder 2-0, o Christian marcou num livre direto incrível e isso ajudou-nos a ficar no jogo. Mas depois disso voltámos a sofrer e novamente de bola parada. A Liga Europa nesta fase joga-se a um nível muito elevado, é como um jogo de Liga dos Campeões e temos de dar mais", explicou.


Eriksen: «Temos jogadores para conseguir dar a volta»
 
DINAMARQUÊS NÃO ATIRA A TOALHA AO CHÃO
 
Autor do golo que deu uma pequena esperança ao Tottenham diante do Benfica, o dinamarquês Christian Eriksen admitiu que será complicado dar a volta à derrota caseira por 3-1, mas garante que os spurs tudo farão.

"Temos jogadores para o conseguir, com a mentalidade certa. Vamos tentar seguir em frente, mas sendo sincero, será muito complicado", admitiu, em declarações publicadas no site do clube inglês.

"O livre direto deu-nos maior motivação, mas infelizmente foi apenas por alguns minutos. Penso que o Benfica esteve bem e nós não estivemos tão bem com a bola nos pés, não a conseguíamos manter", acrescentou.

Luisão «muito feliz»

Luisão «muito feliz»

Capitão do Benfica deixou mensagem no «twitter», horas depois do «bis» em Londres

Depois da vitória desta quinta-feira sobre o Tottenham, em White Hart Lane, por 3-1, Luisão recorreu à rede social «Twitter» para agradecer aos fãs o apoio mostrado. 

O capitão encarnado, que marcou dois golos em White Hart Lane, publicou uma foto a beijar o emblema Benfica e confessou estar muito feliz e motivado por todas as mensagens que recebeu dos adeptos. 

Águias a uma vitória do recorde na Liga Europa

Águias a uma vitória do recorde na Liga Europa

A vitória em White Hart Lane foi a 22.ª alcançada pelo Benfica na Liga Europa, apenas menos uma que o atual recordista: o Atlético Madrid, que conquistou a prova em 2010 e 2012.

Os comandados de Jorge Jesus, contudo, alcançaram já o emblema colchonero num outro número da competição: os golos marcados. 

O Benfica passou a contar com 61 golos desde a criação da Liga Europa, na época 2009/2010, tantos como o Atlético Madrid, menos três que o recordista PSV Eindhoven.

Outro dado estatístico de relevo: nenhuma outra equipa tem tantas presenças nos quartos de final da competição (três). E a vitória de ontem frente ao Tottenham deixou bem encaminhada para que este recorde seja aumentado.

«O caminho ainda é longo» - Siqueira

«O caminho ainda é longo» - Siqueira

Orgulhoso com a vitória e a exibição do Benfica frente ao Tottenham (3-1), o lateral brasileiro Siqueira deixou, esta sexta-feira, apelo à calma.

«Uma palavra resume o meu sentimento nesse momento: orgulho. Vamos manter essa humildade porque o caminho ainda é longo», escreveu Siqueira na rede social Instagram, acompanhando uma fotografia sua em ação no jogo com o Tottenham.

«Sem palavras para noite de ontem. A entrega de cada jogador. A união desse grupo faz com que cada bola dividida seja a ultima de nossas vidas», vincou.

Ingleses rendidos às águias

Ingleses rendidos às águias
IMPRENSA DESTACA CLARA VITÓRIA LUSA
A imprensa inglesa faz esta sexta-feira forte eco da clara vitória do Benfica por 3-1 diante do Tottenham, em White Hart Lane, em partida a contar para a 1.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

"Esperanças europeias do Tottenham chegam ao fim" é a frase que mais se lê um pouco por todos os jornais, que destacam o poder ofensivo de um Benfica que nunca deu chances aos spurs durante os 90 minutos da partida.  

Naturalmente presente nos jornais está também a polémica entre Jorge Jesus e Tim Sherwood, que marcou a ponta final do encontro e as conferências de imprensa. Os jornais destacam que o técnico do Tottenham mostrou no banco a garra e capacidade de resposta que a equipa não revelou dentro das quatro linhas.

Abel Xavier: «Dinâmica atual dá algum conforto»

Abel Xavier: «Dinâmica atual dá algum conforto»
EQUIPA DEVE APRENDER COM O PASSADO
Abel Xavier, antigo internacional português, considera o Benfica o mais forte candidato à conquista da liga e revela-se cauteloso na abordagem do clássico de domingo, entre Sporting e FC Porto. 

"O FC Porto e o Sporting estão com mais dificuldades neste momento. A dinâmica atual do Benfica dá-lhe algum conforto. Os erros do passado devem servir de lição a toda a estrutura, nomeadamente aos jogadores", argumentou o ex-internacional português, em declarações à Antena 1.

Relativamente ao jogo entre leões e dragões, no domingo, Abel Xavier referiu que "os clássicos são muito indefinidos em termos de resultados".

O ex-defesa acrescentou que o Sporting, neste momento, "está muito moralizado" e que tem tido "mérito pelo trabalho que tem feito". Do lado portista, considera que a mudança de técnico beneficiou alguns jogadores, que "voltaram a estar bem a nível competitivo", e que a "estrutura portista deve ser tida em conta".

Pedro Nunes e o HA Cambra: “Mostrar atitude e concentração"

Antevisão à 21.ª jornada

Pedro Nunes e o HA Cambra: “Mostrar atitude e concentração"

Humildade e respeito pelo adversário é a receita dada pelo técnico Pedro Nunes para uma tarde de sucesso, frente ao HA Cambra, na 21.ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins.  

“Quando foi o primeiro jogo estávamos no início da época, agora é diferente. Precisamos de pontos para lutar pelo título, mas o HA Cambra também precisa. Preparar este jogo com muito respeito pelo adversário mesmo sabendo que somos favoritos”, começou por dizer à Benfica TV.

O treinador não tira mérito ao adversário de Vale de Cambra que, apesar de não estar num bom momento, poderá criar dificuldades à turma da Luz. “Vamos enfrentar uma equipa que não tem feito bons resultados, mas tem bons jogadores. Os jogadores têm muita experiência de 1.ª divisão. Espero um jogo competitivo, difícil, mas compete-nos torná-lo fácil. O Benfica tem argumentos tácticos para vencer o HA Cambra, mas para além das questões tácticas temos de mostrar atitude, concentração e determinação”, concluiu.

O encontro está agendado para as 18 horas deste sábado, no pavilhão do HA Cambra.

Hélder Cristóvão e o SC Covilhã: “Abrir novo ciclo de vitórias”

Antevisão à 34.ª ronda da Segunda Liga

Hélder Cristóvão e o SC Covilhã: “Abrir novo ciclo de vitórias”

O Benfica B vai receber, este sábado, no Caixa Futebol Campus, o 13.º classificado da II Liga, o SC Covilhã. O técnico, Hélder Cristóvão, antevê uma partida complicada, contudo revela muita vontade no regresso às conquistas.

“O nosso objectivo é abrir novo ciclo de vitórias. Nesta II Liga não há adversários fáceis. Conhecemos bem o Sporting da Covilhã, é uma equipa com processos muito simples mas bem definidos, assenta o seu jogo nos três homens da frente. O meio-campo é forte, sabe estar e sabe jogar. Mas o jogo deles depende muito dos três homens do ataque, têm transições muito assertivas e temos que estar muito concentrados para que essas não aconteçam”, destacou em declarações exclusivas à Benfica TV.

O treinador também aproveitou a oportunidade para enaltecer a presença assídua dos apoiantes benfiquistas no Caixa Futebol Campus. “Os adeptos têm sido importantes nesta nossa caminhada, principalmente aqui no Caixa Futebol Campus, onde sentimos o calor das pessoas que neste momento acreditam muito na nossa equipa. Queremos que os adeptos encham o recinto no Seixal, cada vez temos sentido mais apoio. A Benfica TV também nos permite estar noutro patamar, com as pessoas a acompanhar-nos no conforto de sua casa, e é muito importante fazermos crescer a família benfiquista”, comentou.

Recorde-se que o desafio referente à 34.ª jornada da Segunda Liga está agendado para as 16 horas, no Caixa Futebol Campus.

Benfica – Barcelos, 64-61: Triunfo difícil garante meias-finais

Quartos-de-final da Taça de Portugal

Benfica – Barcelos, 64-61: Triunfo difícil garante meias-finais

A equipa de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica disputou, esta quinta-feira, em Fafe, o acesso às meias-finais da Taça de Portugal. Diante do Basquete Barcelos, triunfo por 64-61.

Numa partida sempre bastante emotiva e equilibrada viu-se várias alternâncias no marcador que foi comandado por ambos emblemas em várias situações de jogo. No final do primeiro período, o Benfica saiu na frente por 20-19, ponto que não conseguiu segurar até ao intervalo, pois o “placard” registava um empate a 36 pontos.

No terceiro período, o Basquete Barcelos entrou melhor e concluiu os dez minutos na frente por três pontos (50-53). A perder, os Bicampeões entraram com tudo, deram a “cambalhota” no marcador e colocaram-se a vencer, vantagem pontual que geriram até final.

Nas meias-finais, o Benfica enfrenta o V. Guimarães, no pavilhão Municipal de Fafe.

Nuno Gomes assiste ao triunfo em Londres

Nuno Gomes assiste ao triunfo em Londres
Ex-capitão presente no jogo com tottenham
Nuno Gomes, ex-capitão do Benfica, assistiu ontem ao triunfo dos encarnados. O atacante esteve nas bancadas do Estádio White Hart Lane, testemunhando mais um sucesso das águias em solo inglês.

Como jogador do Benfica, Nuno Gomes participou no triunfo (2-0) alcançado em Anfield, em 2005/06, tendo sido substituído, aos 76 minutos, por Miccoli que assinaria o segundo tento. Por outro lado, na visita ao Everton, em 2009/10, o internacional português, de 37 anos, foi suplente não utilizado

Este Benfica, uma máquina de defender

Este Benfica, uma máquina de defender

Oblak, Fejsa e mais duas ou três coisas que mudaram

Desde 15 de dezembro que o Benfica não sofre um golo de bola corrida. É curioso que assim seja, porque o jogo do algarve só sublinhou a má fase que a equipa atravessava. Por essa altura, Jesus via Artur deslocar-se ao fundo da baliza em praticamente todos os jogos.


Do Algarve para cá, 17 jogos e apenas dois golos sofridos. Em Barcelos, no seguimento de um canto. Em Londres, de livre direto.
Os quatro defesas têm oscilado um pouco. Sílvio, de vez em quando, até Jardel.
As grandes alterações aconteceram atrás, com a entrada de Oblak, e à frente, com a titularidade regular de Fejsa, sobretudo depois de Matic ter rumado ao Chelsea.

As duas alterações têm peso.

Na baliza, Artur estava a ser um foco de instabilidade. Além dos golos em que teve responsabilidade direta, somou falhas em número incomum no guarda-redes de um grande. Oblak, sem ainda ter feito uma exbição notável, passa calma e tranquilidade. E isso ajuda sempre. 
 
À frente da defesa, Fejsa passou a ser um jogador mais presente. 
 
Ao contrário de Matic, que procurava outros terrenos e gostava de ter a bola, Fejsa é sobretudo um médio que gosta de defender. Sabe posicionar-se e compreende que a sua tarefa é, antes de qualquer outra, ajudar a equilibrar a equipa.
Isso faz-se protegendo o centro do terreno, o que lhe permite estar sempre presente quando é preciso dobrar alguém num flanco ou, muito relevante, reforçar a zona central. Hoje em dia, o Benfica colocou portagens em todoas as portagens e autoestradas.

Os principais beneficiados com esta forma diferente de colocar o meio campo são os defesas, sobretudo os centrais. E é por aqui que chegamos a Luisão.  É verdade que somou dois golos ao que tinha marcado ao Estoril. Todos eles de enorme importância, particularmente impressionante o 3-1 em Londres. Paremos um pouco, precisamente aí.

O golo não foi só um bom movimento de Luisão, um gesto de oportunidade. Ali, o que impressiona é a potência do remate e a colocação. Só um jogador a viver uma fase de incrível confiança escolheria aquela opção. Luisão é esse jogador. Dez depois do primeiro dia na Luz, está a assinar a melhor época.

De máquina temível de futebol ofensivo, o Benfica montou uma máquina de defender, sem perder a capacidade para incomodar e chegar perto da baliza do adversário. Para que isto sucedesse, diversos jogadores tiveram de acreditar que é tão importante reagir à perda de bola como levá-la para a frente.

De todos os futebolistas, Gaitan talvez tenha sido o que mais mudou. É hoje um extremo competitivo, como por exemplo já era Salvio. Como Markovic aprendeu depressa o que é preciso para jogar ao mais alto nível, o Benfica consegue utilizar quatro jogadores de ataque sem se desequilibrar quando tem a bola. Boa atitude mental, saúde física, concentração e conhecimentos táticos são os ingredientes. Como se percebe, não é fácil garantir tudo isto junto. Para já, está em marcha há três meses. Com sucesso inegável. O Tottenham foi o último a compreendê-lo.
Depois de várias épocas a apostar na vertigem do ataque, e para isso levando os jogadores ao esgotamento, não deixaria de ser irónico se o sucesso chegasse no ano em que Jesus mais reparou na necessária capacidade para defender. 

NOTA: Podia escrever que a provocação de Jesus ao treinador do Tottenham é lamentável, tal como a explicação (?) posterior na sala de imprensa. Mas não estaria a ser rigoroso. A palavra é patético. Um treinador que provoca os adversários e empurra os elementos da sua equipa. O Benfica não devia ser isto.
Mais artigos:

 

Sherwood também gostava de mostrar os dedos a Jesus

 Sherwood também gostava de mostrar os dedos a Jesus

O treinador do Tottenham envolveu-se numa discussão acesa com Jorge Jesus na partida da Liga Europa, que o Benfica acabou por vencer (3-1) em White Hart Lane. Tim Sherwood não se ficou atrás do técnico português e referiu, em conferência de imprensa, que no final da eliminatória também gostava de mostrar os dedos a Jesus [Imagens: SIC Notícias]

One man show
 
JESUS DANÇOU, PEGOU-SE COM SHERWOOD E usou DEDOS
 
Foram 90 minutos de espetáculo e com golos. Mas não foram apenas Benfica e o Tottenham a abrilhantarem o White Hart Lane. Jorge Jesus, também ele, teve direito aos seus momentos de glória.E foram muitos, todos causados pelo primeiro desentendimento com Tim Sherwood, técnico dos spurs, ainda o jogo estava a começar.

Para o jogo da 2ª mão Vertonghen e Sílvio de castigo

Para o jogo da 2ª mão Vertonghen e Sílvio de castigo
DUPLA DE DEFESAS FALHA SEGUNDA MÃO
As duas equipas vão entrar desfalcadas no jogo da próxima quinta-feira, pois Vertonghen e Sílvio estavam à beira da exclusão e não conseguiram evitar mais um cartão amarelo. As admoestações ocorreram já na 2.ª parte, numa fase em que os dois treinadores começavam a refrescar a respetivas equipas.

No lado dos encarnados, convém sublinhar que Enzo Pérez e Gaitán também corriam o risco de falhar o próximo encontro. Os dois internacionais argentinos, recorde-se, começaram a partida no banco de suplentes e só entraram no segundo tempo, ao minuto 65. Ambos os jogadores conseguiram evitar fazer faltas grosseiras e, desse modo, asseguraram a presença no jogo da segunda mão.
 

Fejsa: «Qualquer jogador dá sempre o máximo»

Fejsa: «Qualquer jogador dá sempre o máximo»
fala sobre a rotatividade promovida pelo técnico
 Ao contrário do que tem sido habitual, Fejsa fez ontem dupla no meio-campo com Ruben Amorim, já que Enzo Pérez foi poupado e ficou no banco – viria a entrar na 2.ª parte. Certo é que, para o médio internacional sérvio, está à vista o facto de o Benfica não se ressentir sempre que o treinador opta por rodar a equipa.

“Qualquer jogador que entra em campo dá sempre o máximo. O resultado foi bom, fizemos um jogo muito forte e demos tudo”, começou por dizer aos jornalistas, no final do encontro, o camisola 5 das águias, satisfeito com o “bom ambiente” que encontrou no reduto do Tottenham.

Segue-se o duelo com o Nacional, já na próxima segunda-feira, a contar para a 23.ª jornada da Liga, e Fejsa garante que a concentração da equipa estará, a partir de agora, direcionada apenas para esse compromisso. Até porque a 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa só terá lugar na próxima quinta-feira, no Estádio da Luz.

“Agora só estamos concentrados no próximo jogo, a contar para o campeonato. A eliminatória não está resolvida, apesar de termos conseguido esta vantagem. Mas agora estamos apenas a pensar no Nacional, pois é essa a nossa filosofia. Continuaremos a encarar jogo a jogo”, finalizou.

Apoio incansável nas bancadas

Apoio incansável nas bancadas
Mais de 3 mil portugueses em londres
Ao longo de todo o encontro, os mais de 3 mil adeptos benfiquistas que marcaram presença em White Hart Lane não se cansaram de apoiar a equipa encarnada. Durante largos períodos não se ouviu qualquer inglês...

Também da bancada assistiram ao duelo os cinco jogadores que acabaram por ficar fora de combate. Ao guarda-redes Paulo Lopes juntaram-se Steven Vitória, André Gomes,Ivan Cavaleiro e... o engripado Salvio.

E, como acontece em qualquer jogo de renome, não poderia deixar de existir a famosa “candonga”. E até à equipa de reportagem de Record foi oferecida a possibilidade de assistir à partida a troco da “módica” quantia de... 120 libras. Qualquer coisa como 140 euros...
 

Luisão plantou a bandeira de Portugal em White Hart Lane

 Luisão plantou a bandeira de Portugal em White Hart Lane
Nunca uma equipa nacional lá vencera

Os cerca de mil adeptos portugueses que marcaram presença no estádio do Tottenham deram por bem pago o bilhete. Além da vitória do Benfica em Londres, os encarnados fizeram história ao constituirem-se como a primeira formação portuguesa a triunfar em White Hart Lane (3-1), muito graças ao bis do capitão Luisão e a uma exibição conseguida devido à união de um grupo.

Capas do Dia

Março 14 / 2014