sábado, 31 de maio de 2014

9.º Encontro Nacional Geração Benfica pautado pelo sucesso

9.º Encontro Nacional Geração Benfica pautado pelo 

sucesso

Este fim-de-semana fica marcado por um evento muito especial: o 9.º Encontro Nacional Geração Benfica. O relvado da Catedral foi o palco deste momento muito especial, de dois dias, que culmina um ano de muito trabalho e dedicação dos jovens petizes benfiquistas.
O primeiro dia deste Encontro aconteceu este sábado e sucesso é a palavra que melhor se aplica. Foram milhares, cerca de 3500, as crianças que pisaram o relvado do Estádio da Luz, num total de 33 Escolas de Futebol presentes (uma delas veio de Badajoz, Espanha), 315 equipas e 315 técnicos que explanaram conhecimento e alegria em 15 campos de Futebol no relvado da Luz, adaptados para o efeito.

O dia foi dividido em duas partes – matinal e vespertina – com o intervalo das mesmas a ser marcante. É que já não bastava a felicidade de pisar o mesmo relvado que os ídolos, as milhares de crianças presentes foram ainda presenteadas com o voo da Águia Vitória, um momento emocionante e que arrancou aplausos e muitos sorrisos.

O 9.º Encontro Nacional Geração Benfica não fica por aqui e, depois do sucesso de hoje, amanhã será um novo dia, com o Estádio da Luz a receber as pequenas estrelas no domingo, no período da manhã.


Nuno Gomes e o Encontro Geração Benfica: “É de 

louvar a iniciativa”

O assessor do SL Benfica para a Área Internacional, Nuno Gomes, assistiu ao 9.º Encontro Nacional Geração Benfica e elogiou, em declarações à Benfica TV, uma iniciativa que é positiva para os mais jovens que ambicionam um dia serem jogadores de Futebol.

“É bom para as crianças. Muitas delas talvez não se lembrem de mim por não me terem visto jogar, outros reconhecem-se e sabem quem eu sou. Para estas crianças é bom terem esta oportunidade de passar um dia diferente. São de diversos pontos do País e não têm oportunidade de vir ao Estádio da Luz quando querem. Vê-se a felicidade deles e é de louvar esta iniciativa que vão recordar”, considerou.

Nuno Gomes percebeu que pisarem o relvado do Estádio da Luz por um dia é um sonho tornado realidade, pois quando era mais novo também o desejou ter feito. “Quando tinha a idade destas crianças gostaria que me tivessem dado a oportunidade de vir ao Estádio da Luz, jogar na relva onde jogam os futebolistas que eles gostam. Para mim significa poder passar um pouco do dia com eles, falar com eles. É importante para o Clube dar este prémio a quem trabalha diariamente nas Escolas de Futebol do Benfica”, destacou.

Pelo relvado da Luz passarão 33 Escolas de Futebol do Clube e um total de 3.500 crianças.

Eusébio homenageado no Estádio Nacional pelo Governo português

Este sábado, no Jamor

Eusébio homenageado no Estádio Nacional pelo Governo português

No âmbito das comemorações dos 70 anos do Estádio Nacional, e do Centenário da Federação Portuguesa de Futebol, o Governo português prestou, este sábado, tributo a Eusébio da Silva Ferreira, descerrando uma placa em sua homenagem, na Praça da Maratona do Complexo do Jamor.

No acto solene, estiveram presentes o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, António Simões, glória benfiquista, entre muitos outros notáveis.

António Simões, discursou na cerimónia de homenagem ao Pantera Negra, num momento de enorme emoção, recordando o “irmão branco”, falecido a 5 de Janeiro último.

"Eusébio foi um jogador gigantesco, um génio. Foi muito mais do que um enorme jogador para Portugal. Foi o campeão da amizade, do convívio e da solidariedade. Sinto-o aqui presente. Só nos pode estar a observar", afirmou.

Também Fernando Gomes fez questão de marcar presença, dizendo, aos jornalistas, que esta "É uma homenagem merecida e inserida nos 100 anos da Federação Portuguesa de Futebol. Eusébio foi um dos melhores jogadores que pisou este palco", confessou.

Mário Figueiredo, presidente da Liga, sublinhou que o antigo jogador da Seleção lusa "foi um símbolo de desportivismo". 

Esta homenagem foi realizada horas antes do último desafio de Portugal em terras lusas antes da partida para o Mundial do Brasil. A Selecção das Quinas defronta esta noite (19h30) a congénere grega, precisamente no Estádio Nacional.

Lisandro pronto depois de se apresentar à Europa

Lisandro pronto depois de se apresentar à Europa

SUBSTITUTO NATURAL DE GARAY REGRESSA COM AMBIÇÃO DE TRIUNFAR AO SERVIÇO DA EQUIPA DA LUZ

Com a transferência de Ezequiel Garay para o Zenit cada vez mais perto de se concretizar, o Benfica já tem definido o substituto para o defesa argentino.
                                         

Trata-se, conforme noticia A BOLA este sábado, de Lisandro López, contratado pelo Benfica no início da época passada por €5 milhões ao Arsenal de Sarandí mas emprestado ao Getafe.

Onde estão os críticos de Jesus?

Onde estão os críticos de Jesus?

Na ressaca dos três troféus perdidos no final da temporada passada, muitos não hesitaram em pedir a demissão de Jorge Jesus. Os argumentos eram vários, fosse pela arrogância demonstrada, pela pouca capacidade de gerir o esforço dos jogadores, pela parca aposta em futebolistas portugueses ou até pelo alegado sportinguismo.

Mas havia a outra face da moeda. A capacidade de Jesus em potenciar jogadores, em adaptar de forma absolutamente bem sucedida atletas a determinadas posições, e a “nota artística” que introduzia em grande parte das partidas, o seu cunho pessoal a um Benfica, que para muitos, jogava finalmente… à Benfica.

E mais, que treinador estaria à altura para o substituir? Que português disponível, com estofo e que garantisse um melhor serviço que JJ poderia orientar os encarnados? E que estrangeiro teria conhecimento necessário sobre as águias e o futebol português para vingar de imediato?

Quando algo vai mal num clube, nem sempre a solução é a drástica mudança de treinador. Quando uma equipa perde três competições nos últimos jogos é porque disputou as três frentes até ao fim. Existe um mérito por detrás do fracasso, mesmo que isso se tenha verificado várias vezes durante três anos.

Há quanto tempo o emblema da Luz não chegava a uma final europeia, ou só mesmo a uma meia-final? Com Jesus, o mínimo foi sempre os quartos-de-final, incluindo na Liga dos Campeões, em 2011/12. Há quanto tempo o Benfica não perdia apenas um jogo no campeonato? Há quanto tempo os encarnados não mantinham uma consistência exibicional? Quando é que antes se tinha assistido a um encaixe financeiro tão volumoso na história das águias?

JJ conseguiu marcos históricos, e nos primeiros três anos, conquistou mais títulos que a formação lisboeta nos treze anteriores. Razões mais do que suficientes para continuar? Acreditei que sim, que Luís Filipe Vieira também.

Afinal, mais do que uma mudança de treinador, urgia sobretudo alterar a filosofia de jogo, tornando o até então extremamente atrativo, ofensivo e vertical futebol do SLB, num modelo mais calculista, sereno e pragmático.

Os resultados estão à vista. O campeonato já está garantido matematicamente. Até há data, faltando disputar apenas duas jornadas, os encarnados têm 56 golos marcados. O pior registo do Benfica de Jesus neste aspeto foram os 61 apontados em 2010/11. Se mantiver a média (dois por jogo), chegará aos 60. Muito longe dos registos de 2009/10 (78) e 2012/13 (77) ou até de 2011/12 (66). De certa forma, prova o pragmatismo de 2013/14, que trava no 1-0 ou 2-0 para depois apenas gerir.

Também no número de golos sofridos é visível os encarnados estão a arriscar menos. Apenas 15 tentos consentidos até à 28ª jornada, e a menos que um imprevisto os faça sofrer mais cinco nos dois encontros que restam, este será o Benfica de Jesus com o melhor registo defensivo. O recorde é de 20, em 2009/10 e 2012/13.

Mas não foi só pela versatilidade que JJ silenciou os críticos. A cada época, uma nova adversidade: Na temporada de estreia, não havia um lateral-esquerdo de raiz que desse garantias. Em 2010/11, não houve ninguém que substituísse de um momento para o outro a capacidade todo-o-terreno de Ramires ou a magia de Di María. E em janeiro, partiu David Luiz, uma das referências. Em 2011/12, nem Emerson nem Capdevila renderam eficientemente Fábio Coentrão e a profundidade que este dava ao corredor esquerdo, muitas vezes o mais desequilibrador dos encarnados, mesmo partindo a tantos metros da baliza adversária. E quando em 2012/13, mesmo em cima do fecho do mercado, Javi García e Witsel foram transferidos e deixaram o plantel com escassez de médios? E mesmo este ano, quando Matic, considerado por muitos como o elemento-chave da equipa, foi vendido no mercado de inverno?

Com improviso e muito labor, o Benfica de Jesus já atuou em 4x4x2, 4x1x3x2, 4x2x3x1 e 4x3x3. Com pontas-de-lança móveis ou posicionais, com laterais ofensivos ou apenas consistentes defensivamente, com um ‘10’ puro ou com um segundo avançado e com extremos a procurarem verticalizar ou a explorarem diagonais, a qualidade do jogo foi sempre uma constante.

Antes de adaptações bem sucedidas ou de trabalho intensivo, Fábio Coentrão era apenas um extremo que tardava em afirmar-se e que passava por sucessivos empréstimos, Matic um trinco bom de bola mas fraco no posicionamento e Enzo Pérez um ala sem espaço no onze. Hoje, são futebolistas de topo nas suas posições.

O antigo técnico de clubes como os Vitórias, Belenenses e Braga, para além do campeonato conquistado esta época, ainda conseguiu um triunfo bastante pessoal, apesar da máxima descrição. No início da temporada, quando as coisas pareciam não caminhar no rumo certo, a sua autoridade foi posta em causa, quando Cardozo, depois do incidente no Jamor em maio de 2013, foi reintegrado no plantel. Se no começo ainda marcou vários golos, foi quando o paraguaio se lesionou e praticamente não mais voltou como titular que os encarnados encavalitarem rumo ao título. Foi o ano com pior registo do Tacuara, com JJ ao leme. Apenas sete golos marcados na Liga, contra os 26, 12, 20 e 17 do antecedente. E mesmo em termos de jogos, até há data Cardozo soma apenas catorze, dos quais somente cinco enquanto titular. Também aqui, o pior registo do sul-americano.

Das pequenas vitórias pessoais aos títulos conquistados, com passagem pelos recordes batidos e adaptações bem sucedidas, os críticos não ficaram com outro remédio que não seja renderem-se às evidências. E a época ainda não acabou. Depois do que aconteceu há um ano, é de duvidar que o Benfica seja negligente no Jamor e deixe escapar a dobradinha. E mesmo na Liga Europa, o discurso humilde perante a força da Juventus deixa transparecer que a eliminação será vista com normalidade. Tudo o que vier por acréscimo, será bem-vindo.


E se em julho/agosto poucos acreditavam numa temporada assim, agora até se fala insistentemente em início de um novo ciclo no futebol português, contrariando a hegemonia do FC Porto no pós-25 de abril. É caso para perguntar: Onde estão os críticos de Jorge Jesus?

Marítimo tenta provocar leilão entre Benfica e Sporting

Marítimo tenta provocar leilão entre Benfica e Sporting

 Águias negam interesse no brasileiro; leões dão dois milhões e jogadores.


O Marítimo quer vender Derley por 3 milhões de euros e, segundo soube o CM, está a tentar provocar um leilão entre Benfica e Sporting. "Qual é o emblema português que não gostaria de ter o jogador?", disse ontem Carlos Pereira, líder dos insulares, frisando que também também tem propostas do estrangeiro. De acordo com as fontes contactadas, os madeirenses receberam uma proposta de dois milhões do Sporting - mais dois jogadores, que podem ser o médio Vítor e o extremo Wilson Eduardo - e terão posto a circular nos bastidores do futebol nacional que o Benfica também estaria na corrida. Os encarnados, no entanto, emitiram ontem um comunicado no seu site oficial no qual asseguram não estar interessados no futebolista de 27 anos. Fonte oficial das águias, por outro lado, garantiu ao CM que, ao contrário dos rumores que também têm circulado, o departamento de ‘scouting' do clube, liderado por Rui Costa, não recomendou a contratação de Derley a Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus. Em relação ao Sporting, o avançado há muito que está referenciado, e, sabe o CM, foi um pedido do técnico Marco Silva a Bruno de Carvalho. E foi este facto que reforçou a vontade leonina de contar com o segundo melhor marcador da Liga (16 golos), atrás de Jackson (21).

Carlos Pereira assume interresse em Steven Vitória e Ivan Cavaleiro

Carlos Pereira assume interresse em Steven Vitória e Ivan Cavaleiro

O presidente do Marítimo assumiu que pretende Steven Vitória e Ivan Cavaleiro, central e extremo do Benfica.


«São dois jogadores que interessam e existem desenvolvimentos para que o negócio seja possível», afirmou Carlos Pereira, em declarações que pode ler na edição impressa de A BOLA deste sábado.

Lesão de Garay causa apreensão ao selecionador

Lesão de Garay causa apreensão ao selecionador

DEFESA DO BENFICA ESTÁ COM QUEIXAS NA COXA

Garay continua na Argentina, a treinar-se sob as ordens de Alejandro Sabella, e a preparar a participação no Mundial. Ontem, o jogador do Benfica não trabalhou devido a um traumatismo na face posterior da coxa direita. À partida, a mazela não é grave, mas o futebolista vai continuar a ser acompanhado de perto pelos responsáveis clínicos da federação argentina que não querem correr quaisquer riscos antes de viajarem para o Brasil.

Desta forma, El Negro encontra-se em dúvida para o particular que a seleção das Pampas vai disputar no dia 4 de junho, frente à seleção de Trinidade e Tobago. Este será o penúltimo teste que os argentinos irão fazer antes de iniciarem a respetiva participação no Mundial.


No dia 7 de junho, os sul-americanos vão fazer o derradeiro ensaio, ainda em Buenos Aires, diante da seleção da Eslovénia onde está concentrado o guarda-redes do Benfica, Jan Oblak.

Compare as contas dos três «grandes»

Compare as contas dos três «grandes»

A análise dos dados enviados à CMVM

Quatro dias depois da divulgação das contas do FC Porto, referentes ao terceiro trimestre da época 2013/14, as SAD de Benfica e Sporting também enviaram os respetivos relatórios à CMVM.

Estão assim reunidos os dados para um balanço comparativo das contas dos três «grandes» do futebol português, de acordo com as informações disponibilizadas. Começando pelo resultado do exercício em causa, verifica-se que o desfecho mais positivo foi conseguido pelo Benfica, que teve um lucro de 30,5 milhões de euros.

O Sporting também conseguiu lucro, mas de apenas 720 mil euros. Ainda assim melhor do que o FC Porto, que registou um prejuízo de 38,7 milhões de euros.

No que diz respeito ao total do ativo, o Benfica destaca-se com 416 milhões de euros. O FC Porto surge depois, com 177,9 milhões de euros, ligeiramente acima do Sporting, com 145,5.

No que diz respeito ao passivo, o Benfica também apresenta o valor mais elevado, na ordem dos 423,4 milhões de euros. Neste caso é o Sporting que surge na «segunda posição», com um registo de 264 milhões de euros. O FC Porto só aparece depois, nesta comparação, com 209 milhões de euros de passivo.

Benfica: SAD com balanço positivo de 30,5 milhões de euros

Passivo reduziu-se de 440 para 423 milhões de euros

A Benfica SAD divulgou, esta sexta-feira, o Relatório e Contas intercalar do terceiro trimestre, apresentando um balanço positivo de 30,5 milhões de euros.

O balanço positivo está ligada às vendes de Nemanja Matic (25 milhões de euros), André Gomes (10,5 milhões de euros) e de Rodrigo (22,8 milhões de euros).

Quanto ao passivo da SAD do Benfica, deixou de ser de 440 milhões e passou para os 423 milhões de euros, tendo assim sido reduzido em 17,1 milhões de euros.

O Relatório e Contas divulgado hoje revelou também a renovação com Enzo Perez até 2018.

FC Porto com prejuízo de 38,7 milhões de euros

Passivo da SAD diminuiu 11 milhões e é agora de 209 milhões de euros

A SAD do FC Porto apresentou esta segunda-feira as contas relativas ao terceiro trimestre da época (neste caso entre 1 de julho de 2013 e 31 de março de 2014), as quais destacam acima de tudo um prejuízo de 38,7 milhões de euros.

A SAD especifica que se trata de um resultado «bastante inferior ao obtido no período homólogo, principalmente devido à diminuição dos resultados com transações de passes de jogadores».

Refira-se a este propósito os resultados com transação de jogadores são 11,9 milhões de euros, o que significa uma diminuição de 22,1 milhões de euros com a venda de passes de atletas relativamente ao terceiro trimestre da época anterior.
De resto, a SAD do FC Porto diz que em 31 de março de 2014 a soma dos montantes em caixa com os valores a receber de clientes (clubes compradores de jogadores portistas) atingia os 177,8 milhões de euros. O que ainda assim está abaixo dos 209 milhões de euros de passivo da SAD, que até diminuiu neste terceiro trimestre em 11 milhões.

Todas as estas contas deixam de fora a transferência recente de Juan Iturbe para o Hellas Verona por 15 milhões de euros, a qual foi efetuada após o fecho do trimestre.

Sporting: SAD passa de prejuízo 29 milhões para lucro

Passivo sobe até aos 264 milhões

O Sporting teve uma melhoria de 30 milhões de euros nas contas semestreais, que lhe permitiram passar de um prejuízo superior a 29 milhões de euros há um ano para um lucro de 720 mil euros este ano.

O passivo total da Sporting, SAD subiu mais de cinco milhões de euros na temporada 2013/14. De acordo com o Relatório e Contas relativo ao terceiro trimestre da época agora finda, o valor passou de 258 milhões (em junho de 2013) para 264 milhões (março de 2014).

Este número inclui o passivo corrente (150 milhões) e o não corrente (113 milhões).

O Sporting garante no entanto que após conclusão do processo de reestruturação financeira, o passivo será significativamente reduzido por via das entradas associadas aos aumentos de capital previstos e pela emissão de VMOC’s - Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis conforme já divulgado.

Os ganhos operacionais também baixaram ligeiramente (25.701 para 24.914), bem como os gastos e perdas operacionais (47,801 milhões para 33.537).

Nestas últimas alíneas não estão incluídas transações de passes de jogadores.


O total do capital próprio diminuiu de 119.409 milhões para 118.690 milhões.

"Prioridade é não perder com o FC Porto"

SIQUEIRA

"Prioridade é não perder com o FC Porto"

A uma rádio brasileira, o lateral admitiu a pressão especial que existe na Luz. Sobre o futuro, diz que ainda não sabe onde vai jogar
O Benfica terminou a época com três troféus conquistados, mas Siqueira revelou ontem que outro dos objetivos sempre presentes durante toda a temporada foi combater a superioridade evidenciada nos últimos anos pelo rival portista. "A prioridade no Benfica são os duelos com o FC Porto. Não podemos perder; é o que os dirigentes nos dizem", confessou o defesa em entrevista à Rádio Grenal, de Porto Alegre.

Perante os resultados obtidos não só em termos globais, mas também frente aos dragões, o lateral-esquerdo não teve dúvidas em considerar que "este foi o ano do Benfica".

Acerca do seu futuro, Siqueira, vinculado ao Granada, disse ser ainda incerto. "Vou voltar para a Europa, mas ainda não sei onde vou jogar. Estou a negociar se fico ou não no Benfica, ou se aparece algo no meu futuro. Ainda não está decidido", afirmou, falando ainda, aos ouvintes brasileiros, da "pressão sentida pelos jogadores" com a morte de Eusébio. "Ele faleceu na semana do clássico [com o FC Porto]. Imaginem como foi a pressão para os jogadores, com o país inteiro a pedir a vitória para dedicar a Eusébio", desabafou, acrescentando: "Foi uma semana bem puxada, porque sabíamos da responsabilidade. Mas a vitória foi bonita e merecida."

Bayern Munique na corrida por Garay

Bayern Munique na corrida por Garay
BÁVAROS TENTAM DESVIAR EL NEGRO DO ZENIT
Quando tudo parecia indicar que Ezequiel Garay iria seguir para o Zenit São Petersburgo, eis que o Bayern Munique entrou na corrida, segundo adianta o canal argentino Tyc Sports, no programa Indirecto. A informação surge precisamente no dia em que André Villas-Boas confirmou contactos oficiais pela contratação do internacional argentino.

Recorde-se que os bávaros por várias vezes se deslocaram à Luz para observar in loco o defesa central argentino de 27 anos, que tem uma cláusula de 20 milhões de euros.

Oblak sem medo dos "gigantes" sul-americanos

Oblak sem medo dos "gigantes" sul-americanos
DEFRONTARÁ A URUGUAI E ARGENTINA PELA ESLOVÉNIA
Jan Oblak está tranquilo e garante não ter medo dos “gigantes” Uruguai e Argentina, seleções que a Eslovénia vai defrontar na próxima semana, em partidas de preparação. “Ambas as equipas são boas e fortes, mas não tenho medo nem do Uruguai, nem da Argentina.”

A formação comandada por Srecko Katanec, que falhou o apuramento para o Mundial, já se encontra em Buenos Aires, onde se exercitará antes de defrontar o Uruguai, de Maxi Pereira, na madrugada da próxima quarta-feira, e a Argentina, de Garay, dia 7.

Bojan Jokic, defesa do Villarreal, mostrou-se total respeito pelos conjuntos da América do Sul, destacando a “estatura dos jogadores” das duas equipas. O que levou o jornal “Ekipa” a brincar com a altura de Oblak (1,86 metros), que tem mais 10 centímetros do que o companheiro de equipa.

Sereno, o guarda-redes do Benfica sublinhou: “Ambas as equipas são boas e fortes, mas não tenho medo nem do Uruguai, nem da Argentina”. Os dois encontros de preparação vão realizar-se perante lotações esgotadas. No Estádio Centenário são esperadas 65 mil espectadores; nas bancadas do Estudiantes la Plata deverão estar 53 mil.