segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Capas do Dia - Setembro 09 / 2014


"Faz sentido o Benfica resgatar os passes dos jogadores"

CAMILO LOURENÇO

"Faz sentido o Benfica resgatar os passes dos jogadores"

O economista Camilo Lourenço sustenta que a acção dos encarnados é "um risco", mas lembra que caso não o fizesse a percentagem dos passes detidos pelo fundo poderia ter sido alienado no mercado.

O Benfica gastou 29 milhões de euros e recuperou a totalidade dos passes de Gaitán, Rúben Amorim, Maxi Pereira, Franco Jara, Djuricic, Nélson Oliveira, Airton, Sulejmani e Urreta. Uma acção "de risco", mas que, segundo o economista Camilo Lourenço, "faz sentido" quando se trata de "activos que são apetecíveis".

O comentador de economia explica que o Benfica fez um julgamento sobre se valia "a pena comprar estes passes, tentar valorizá-los e vendê-los no mercado como mais-valias ou deixar ficar as coisas como estão". Camilo Lourenço entende que sempre que as "instituições têm liquidez suficiente devem fazer este tipo de operação".

Agora, o economista lembra que, como em todas as operações, também esta envolve "riscos", uma vez que nem em todos os "passes se podem realizar mais-valias".

Camilo Lourenço sublinha que a existência destes fundos é cada vez mais uma necessidade dos clubes, dado que a "banca já não pode apoiar como apoiava". Devido a esta situação, "os clubes estão cada vez menos a depender da banca e cada vez mais do mercado", conclui o economista.

Samaris apto para Setúbal

Samaris apto para Setúbal
MÉDIO GREGO CHEGOU ESTA 2.ª FEIRA A LISBOA
Andreas Samaris está apto e deverá estrear-se pelo Benfica na sexta-feira, no desafio diante do V. Setúbal, a contar para a 4.ª jornada da Liga. O médio grego jogou pela Grécia no domingo, na derrota caseira com a Roménia, e foi substituído aos 65 minutos.

No entanto, e ao que foi possível saber, tudo se deveu a opção tática de Claudio Ranieri e não por qualquer problema físico. O novo número 7 das águias viajou ontem de Atenas para Lisboa e deverá estar disponível para trabalhar já hoje no Seixal sob as ordens de Jorge Jesus.

SL Benfica domina convocatória nos Sub-17 para a Ronda de Elite

Qualificação para o Europeu

SL Benfica domina convocatória nos Sub-17 para a Ronda de Elite com 7 jogadores

O treinador nacional dos Sub-17, Filipe Ramos, divulgou a lista de convocados para a Ronda de Elite, uma das Fases de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

O Sport Lisboa e Benfica é o Clube mais representado com sete atletas. São eles Bruno Lourenço, Gedson Fernandes, Jorge Pereira, José Gomes, Pedro Pereira, Ricardo Mangas e Tiago Dias.

Portugal enfrenta a Irlanda do Norte no dia 19 de Setembro, a Eslovénia no dia 21 e a Turquia no dia 24.

Cristante: «Sinto-me confortável tanto a trinco como a médio»

Cristante: «Sinto-me confortável tanto a trinco como a médio»
CRISTANTE FELIZ POR TER ASSINADO PELAS ÁGUIAS
Apontado por Jorge Jesus como concorrente direto de Samaris no meio-campo do Benfica, Bryan Cristante diz sentir-se «confortável» em duas posições no miolo do terreno.

«Se prefiro jogar como trinco ou médio? Sinto-me confortável em ambas as posições, para mim não há grande diferença. Depende das características de cada jogador. A minha forma de jogar não se altera muito», observou o jogador, de 19 anos, em declarações ao site da Federação italiana de futebol.

Formado no Milan, Cristante diz estar preparado para envergar a camisola de outro histórico do futebol europeu.

«Tens de ter a consciência de que estás em equipas habituadas a conquistar taças e campeonatos, mas não deves dar muita importância a esse aspeto e permanecer calmo e tranquilo», apontou, justificando a decisão de deixar os rossoneri para iniciar uma nova etapa na carreira, agora de águia ao peito:

«Eles queriam-me e eu considerei ser uma boa solução. Vou para uma equipa com muita história, que disputa a Liga dos Campeões e, em Portugal, está sempre entre os três primeiros». 

No final da entrevista, quando instado a pronunciar-se sobre a maldição de Bela Guttmann, Cristante limitou-se a esboçar um sorriso.

Juvenis prestaram homenagem a Fehér

Juvenis prestaram homenagem a Fehér

A equipa de juvenis B do Benfica aproveitou a passagem por Gyor, onde conquistou o torneio Audi Hungaria ETO U16 Football Cup, para prestar homenagem a Miklós Fehér.

Encontrando-se na terra natal do malogrado jogador, a comitiva encarnada fez questão de visitar o túmulo deste, tendo deixado no local uma coroa de flores.


Fehér faleceu a 25 de janeiro de 2004, em pleno relvado, durante uma partida em que o Benfica defrontava o V. Guimarães. Contava então 24 anos.

Júlio César acelera para Setúbal

Júlio César acelera para Setúbal

Com a paragem do campeonato, o brasileiro Júlio César ganhou tempo para se adaptar e poderá vir a ganhar a titularidade na baliza no encontro da próxima sexta-feira, com o V. Setúbal.

Conforme pode ler-se em A BOLA esta segunda-feira, é crível que o guarda-redes, de 35 anos, calce as luvas já sexta-feira, no Estádio do Bonfim, relegando o também brasileiro Artur para o banco. 

Águias resgatam jogadores ao Benfica Stars Fund por 29 milhões

Águias resgatam jogadores ao Benfica Stars Fund por 29 milhões
GAITÁN, JARA, RÚBEN AMORIM E MAXI PEREIRA ENTRE O GRUPO

A SAD do Benfica comprou os passes dos jogadores que se encontravam no fundo de investimento do clube - entre os quais Nicolas Gaitán, Franco Jara ou Rúben Amorim -, um investimento global de 28.911.320 euros.


Em comunicado enviado esta segunda-feira ao regulador do mercado de valores mobiliários, a CMVM, a SAD do Benfica informou ter investido os cerca de 29 milhões de euros para adquirir 85 por cento das unidades de participação do Benfica Stars Fund - Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado.


Leia o comunicado na íntegra: 


"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, vem prestar a seguinte informação relacionada com o Benfica Stars Fund – Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado:


?- Tendo a consideração que o referido Fundo terminará a sua atividade a 30 de Setembro do corrente ano, e que o referido fecho implicará a distribuição de parte dos direitos económicos dos atletas detidos pelo Fundo por terceiras entidades, existe um interesse estratégico por parte da Sociedade em recuperar os referidos direitos económicos, de forma a evitar a sua dispersão;


?- A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD procedeu à aquisição de 85% das Unidades de Participação (UP’s) do referido Fundo, passando a deter a totalidade das UP’s do mesmo, tendo para o efeito realizado um investimento global de 28.911.320 euros;


?- De acordo com a informação disponibilizada no site da CMVM, à data de 31 de Julho de 2014, o valor líquido global do Fundo ascende a 26.783.737 euros, o qual inclui diversos ativos e passivos, cujo montante líquido equivale a 21.704.300 euros, e ainda a carteira de jogadores valorizada em 5.079.437 euros, que tem a seguinte composição:


   Atleta   Percentagem
   Airton                    40%
   Djuricic                  20%
   Franco Jara          10%
   Gaitán                    15%
   Maxi Pereira         30%
   Nélson Oliveira    25%
   Rúben Amorim    50%
   Sulejmani              25%
   Urretaviscaya       20%


? - Com esta aquisição, a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD passou a controlar a totalidade dos direitos económicos dos atletas que compunham a carteira de jogadores do Benfica Stars Fund a 31 de Julho de 2014, à exceção dos atletas Nélson Oliveira, relativamente ao qual só controla 70% dos direitos económicos, e Urretaviscaya, que rescindiu o contrato de trabalho desportivo no passado dia 1 de setembro".