quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tiago: “Uma Final no Estádio da Luz é muito especial para mim”

Liga dos Campeões é sábado

Tiago: “Uma Final no Estádio da Luz é muito especial para mim”

O antigo jogador do Sport Lisboa e Benfica, Tiago, vai voltar a pisar o relvado do Estádio da Luz, agora como futebolista do Atlético de Madrid e admitiu que regressar a um palco onde foi muito feliz vai ser especial.

“Uma Final no Estádio da Luz e em Portugal é muito especial para mim. Voltar a viver um grande jogo naquele Estádio vai ser inesquecível, logo uma Final da Liga dos Campeões que sempre sonhei jogar”, disse.

O Real Madrid – Atlético de Madrid joga-se às 19h45 de sábado.

A selfie de Jorge Jesus com Lili Caneças

A selfie de Jorge Jesus com Lili Caneças

Rainha do jet-set ficou entusiasmada com a foto do treinador do Benfica

Jorge Jesus esteve esta quinta-feira na inauguração de uma exposição de Paula Rego, a convite da fundação que gere as obras da pintora, e cruzou-se com várias figuras do jet-set.


Entre elas, claro, Lili Caneças. A rainha do jet-set andava entusiasmada com o treinador, filmou-o várias vezes e até lhe pediu para tirar uma selfie dos dois. A primeira foto não ficou lá muito bem e Lili Caneças pediu então a uma pessoa para tirar a foto com o telemóvel dela.

Luisão: «Quero continuar a jogar no Benfica»

Luisão: «Quero continuar a jogar no Benfica»


CAPITÃO VAI CUMPRIR A 12.ª TEMPORADA NA LUZ
Luisão garante que não pensa em sair do Benfica. O capitão dos encarnados vai cumprir a 12.ª época de águia ao peito em 2014/15 e assim deseja continuar.

"Quero continuar aqui e jogar ao mais alto nível. Ainda há muito por vir", revelou o central em entrevista ao brasileiro Placar.

O jogador abordou os primeiros tempos na Luz e admitiu que não foram fáceis: "Hoje em dia os jogadores mudam muito de clube, e eu consegui solidificar-me aqui. Quando cheguei, o Benfica reerguia-se após um período conturbado. O início foi complicado, mas consegui virar o jogo. Sempre tive todas as condições para ficar no Benfica e nunca pensei em sair".

Questionado sobre o peso do estatuto de campeão nacional, Luisão fala de "uma responsabilidade enorme" e da sua importância enquanto jogador experiente.

"O Benfica é muito grande, proporcional à exigência que temos. A minha função é transmitir aos jogadores mais jovens o que é o Benfica. Tenho que dar o exemplo", salientou, referindo-se depois ao título desta temporada, em que as águias sucederam ao FC Porto.

"É sempre bom deixar o maior rival para trás, mas vale mais pela realização de um bom trabalho, que resultou na vitória. Não ganhávamos há quatro anos e na última temporada perdemos o campeonato na última jornada", concluiu. 

Jorge Jesus: «Vou encontrar-me com o presidente durante muitas horas»

Jorge Jesus à conversa com a artista Paulo Rego, esta quinta-feira em Cascais

Jorge Jesus: «Vou encontrar-me com o presidente durante muitas horas»
TÉCNICO ENCARNADO DIZ QUE JÁ PREPARA A PRÓXIMA ÉPOCA E CONFESSA ESTAR "APAIXONADO" PELO CLUBE
Jorge Jesus voltou a negar a sua saída do Benfica, recordando que continua a ter uma ligação válida com os encarnados. À margem de uma exposição da artista Paula Rego, na Casa das Historias Paula Rego, em Cascais, o técnico das águias sublinhou que já está a preparar a próxima época.

Jorge Jesus diz estar «extremamente apaixonado pelo Benfica» e lembra que tem mais um ano de contrato com o clube da Luz. Ainda assim, consciente de que no futebol o que hoje é verdade amanhã pode ser mentira, prefere não se alongar nos comentários sobre o seu futuro.

«Não esgota nada [n.d.r. o seu percurso no Benfica]. Não vamos entrar em especulações. Sabem que sou genuíno e sincero. Tenho um ano de contrato e estou extremamente apaixonado pelo Benfica, mas sei que na minha profissão as coisas mudam de um momento para o outro. Não quero que amanhã digam que ele disse uma coisa e depois fez outra», afirmou o treinador, esta quinta-feira, à margem da inauguração da nova exposição de Paula Rego na Casa das Histórias, em Cascais.

Uma coisa é certa: a preparação da temporada que se avizinha já está em curso.

«Vou encontrar-me com o presidente hoje durante muitas horas, para falarmos sobre a próxima época», indicou Jesus.


«É muito difícil fazer igual» - Jorge Jesus

Jorge Jesus diz ter consciência de que a boa campanha do Benfica na época finda, consubstanciada nas conquistas de Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, vai aumentar o grau de exigência em 2014/2015.

«Depois da época que o Benfica fez, as exigências vão ser iguais e é muito difícil fazer igual», reconheceu o treinador, à margem da inauguração da nova exposição de Paula Rego na Casa das Histórias, em Cascais.

«Marco Silva vai ter desafios muito mais complicados» 

Jorge Jesus considera natural a aposta do Sporting em Marco Silva, mas alerta o homólogo para os «desafios muito mais complicados» que vai ter pela frente ao leme de uma equipa grande.

«Houve mudança de treinador e é normal que tivesse de entrar outro. A Direção do Sporting entendeu que fosse o Marco, pelo trabalho bonito e muito bom que fez no Estoril. É o reconhecimento pelo trabalho que ele fez no princípio da sua carreira. Agora tem outros desafios, seguramente muito mais complicados», perspetivou o treinador do Benfica, esta quinta-feira, à margem da inauguração da nova exposição de Paula Rego na Casa das Histórias, em Cascais.

Paula Rego: «O meu clube é o Benfica»
ASSUME-SE ADEPTA NA COMPANHIA DE JESUS
A pintora Paula Rego manifestou-se esta quinta-feira "muito feliz" com a presença do treinador de Benfica, Jorge Jesus, na inauguração da exposição "1961: Ordem e Caos", na Casa das Histórias, em Cascais. "O meu clube é o Benfica. O meu avô foi sócio fundador", disse a pintora aos jornalistas, durante uma visita à mostra, que decorreu hoje, ao fim da tarde. A pintora e o treinador do Benfica conversaram animadamente durante largos minutos, no decorrer da inauguração da exposição.

Jorge Jesus disse aos jornalistas que, apesar de não perceber muito de pintura e de não ter uma ligação afetiva à artista, sentiu uma aproximação à atividade de Paula Rego "pela criatividade e pela qualidade". "O futebol também é arte e por isso estou aqui", declarou. O treinador do Benfica foi convidado pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, para a inauguração da exposição, depois de o autarca ter tido conhecimento do interesse de Jorge Jesus, pela obra de Paula Rego. A exposição "1961: Ordem e Caos" mostra, pela primeira vez, a partir de hoje, na Casa das Histórias, obras da artista produzidas no início da carreira. Nesta exposição são também apresentadas obras do marido de Paula Rego, o pintor Victor Willing (1928-1988), e dos artistas Eduardo Batarda e Bartolomeu Cid dos Santos.

Com curadoria de Catarina Alfaro e Leonor de Oliveira, a exposição reúne, pela primeira vez, um vasto conjunto de obras de Paula Rego, produzidas durante as décadas de 1960 e 1970. "1961: Ordem e Caos" ficará no museu até 26 de outubro, congregando pintura, gravura e desenho, e incluirá também um núcleo documental, para reforçar a evocação dos momentos mais marcantes do início do percurso artístico de Paula Rego em Portugal.

Inter faz sondagem por Siqueira

Inter faz sondagem por Siqueira
MAS MILAN MANTÉM INTERESSE PELO LATERAL
O Inter é o novo emblema interessado nos préstimos de Siqueira. O site tuttomercatoweb dá conta duma sondagem que foi feita ao jogador, que é propriedade dos espanhóis do Granada. A mesma fonte, revela que também o Milan, rival histórico dos nerazzurri, mantém o interesse no jogador brasileiro.

Recorde-se que o Benfica tem opção de compra (sete milhões de euros por 50 por cento do passe) pelo lateral-esquerdo até 31 de maio e que irá tentar negociar com o emblema espanhola transferência para a Luz a título definitivo.

Presidente do Granada diz que futuro de Siqueira depende do Benfica

Enrique Pina, presidente do Granada, remete-se ao silêncio quando instado a pronunciar-se sobre o futuro de Guilherme Siqueira na próxima época.

«Esse é um assunto que diz respeito ao Benfica. Fale com o presidente do Benfica», resguardou-se o dirigente em declarações à Renascença, frisando não haver «qualquer problema» com o clube português.

«Se o Benfica acionar a opção de compra tudo bem, se não o fizer tudo bem na mesma. Siqueira será bem-vindo ao Granada», rematou.

Kevin Friesenbichler assina pelas águias

Kevin Friesenbichler assina pelas águias
JOVEM AVANÇADO AUSTRÍACO PROVENIENTE DO BAYERN MUNIQUE B
Kevin Friesenbichler, avançado que atuava no Bayern Munique B, assinou pelo Benfica, desconhecendo-se ainda a duração do contrato.

O jovem atacante austríaco, de 20 anos, terá assinado por quatro temporadas, segundo o site alemão "Kleinezeitung". Friesenbichler mostrou-se muito satisfeito com a mudança. "Estou agora a colher frutos depois das lesões nos últimos seis meses", disse ao mesmo órgão de comunicação o esquerdino de 1,88 metros.

Já o conselheiro do avançado, Daniel Kastner, revelou que o interesse já vinha de há algum tempo: "Esta transferência foi preparada de forma meticulosa e o Kevin foi observado seis vezes pelo departamento de scouting do Benfica. Devido às suas exibições na primavera ao serviço do Bayern, o Benfica ofereceu-lhe um contrato de quatro temporadas".

Edição n.º 3656 do Jornal “O Benfica” nas bancas esta sexta-feira

Primeira página já divulgada

Edição n.º 3656 do Jornal “O Benfica” nas bancas 

esta sexta-feira

A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica fechou 2013/14 com chave de ouro após completar o “triplete” no domingo. O Jamor foi pequeno para o banho de multidão vermelho que invadiu o estádio Nacional. O Rio Ave foi o adversário e saiu derrotado por 1-0. Saiba tudo sobre as incidências na partida e as fotos mais marcantes da Final da Taça de Portugal. Os jogadores e “staff” técnico vão agora de férias para retemperar energias e atacar 2014/15 em força.

A temporada até começou a já ser preparada. Pawel Dawidowicz vewio do Lechia Gdansk e chega para reforçar o meio-campo benfiquista. Capacidade de sair a jogar com bola, estampa física e altura são alguns dos atributos que traz consigo.

A Final da Liga dos Campeões é na Luz este sábado e tudo está a ser preparado ao segundo. Saiba tudo o que está a ser preparado para este grande dia. Neste trabalho conheça, ainda, os dois finalistas da prova “Milionária”.

O Futebol Formação continua a dar cartas e os Iniciados A foram vencer ao Olival e conquistar o Campeonato Nacional. A festa foi mais do que muita e merecida.

Nas modalidades veja ou reveja os heróis do Bicampeonato de Voleibol. Nesta edição é feito um balanço da temporada.

Tudo isto e muito mais em mais uma edição do Semanário Oficial do Clube.

Goran Nogic: “Queremos fechar o Campeonato na Sexta-feira”

Final da Liga Portuguesa Basket

Goran Nogic: “Queremos fechar o Campeonato na 

sexta-feira”

O treinador-adjunto da equipa de Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica, Goran Nogic, marcou presença esta quarta-feira no programa “Em Linha” da Benfica TV. Ambição é o mote para o próximo desafio da equipa que terá palco em Guimarães, na sexta-feira, frente ao Vitória local e no qual, caso o Benfica vença, sagra-se Tricampeão Nacional.

“É verdade que perdemos um jogo em Guimarães na Fase Regular mas no play-off é diferente. Já jogámos várias vezes com eles e ganhámos. Estamos preparados para fechar a eliminatória já esta sexta-feira. O Vitória de Guimarães é uma boa equipa, tem vários jogadores que alinham na Selecção de Portugal mas nós temos mais soluções tácticas e técnicas. Somos favoritos e queremos fechar já a eliminatória. Os jogadores estão motivados e concentrados, este é um momento alto para a equipa e é um jogo para ganhar!”, afirmou Goran Nogic.

O V. Guimarães – Benfica joga-se às 21 horas de sexta-feira.

Inácio Carmo: “Vamos fazer tudo para vencer o jogo”

Clássico na última 

ronda

Inácio Carmo: “Vamos fazer tudo para 

vencer o jogo”

A época do Andebol do Benfica termina, este sábado, com a deslocação ao Dragão Caixa para defrontar o FC Porto, num encontro que os “encarnados” só pensam vencer.

“Queríamos ir ao Dragão na disputa pelo Campeonato. Agora, para nós é mais uma questão de honra. Vamos fazer tudo para vencer o jogo pelo nosso orgulho e profissionalismo”, disse Inácio Carmo, à Benfica TV.

O clássico está agendado para as 17 horas, no pavilhão Dragão Caixa.

Camisola do SL Benfica para 2014/15 já foi revelada

Equipamento da Adidas

Camisola do SL Benfica para 2014/15 já foi revelada

A nova camisola oficial do Sport Lisboa e Benfica foi apresentada no dia 18 de Maio, durante o jogo da Final da Taça de Portugal. Desta forma, os jogadores do Clube surpreenderam os adeptos e fãs ao terem aparecido em campo com o novo equipamento que terá sido por certo, uma das estrelas do jogo.

A nova camisola principal pretende sublinhar a ligação do Benfica à cidade de Lisboa, incorporando, por isso, uma rosa-dos-ventos no canto superior esquerdo – um símbolo que reproduz a rosa-dos-ventos desenhada no chão perto do Monumento dos Descobrimentos. Através desta alegoria, demonstra-se a ligação que Lisboa tem com a água – elemento a partir do qual te tornou possível toda a epopeia dos Descobrimentos portugueses.

Toda a simbologia presente na camisola pretende destacar ligação do Clube à cidade de Lisboa, facto directamente representado pelo próprio nome – Sport Lisboa e Benfica. O elemento colocado no canto superior da camisola é ainda sublinhado por duas barras de um vermelho diferente, uma na horizontal e outra na vertical, facto que reforça a importância da cor na cultura Benfiquista. No cruzamento destes dois tons de vermelho surge o logotipo do Clube (pormenor replicado das meias do equipamento).

Para além dos detalhes estéticos, o novo equipamento inclui a tecnologia ClimaCool, que permite uma melhor ventilação da transpiração proporcionando mais conforto.

À venda desde 19 de Maio, em todo o País, este lançamento introduz a assinatura da nova campanha ‘Celebra com a nova camisola SL Benfica 2014/15’.

Antigas glórias derrotadas pelo Milan em Toronto

Antigas glórias derrotadas pelo Milan em Toronto
O BMO Field, em Toronto, foi palco na última noite de um encontro comemorativo entre antigas glórias de Benfica e Milan. A formação italiana venceu por 2-0.

Os golos foram marcados num curto espaço de tempo no decorrer da segunda parte, por Christian Lantignotti (65 minutos) e Massimo Oddo (69, de grande penalidade).

Em campo estiveram ainda nomes como Alessandro Nesta, Eranio, Carbone, Ibrahim Ba, Jean Pierre Papin, Vieri (do lado do Milan), José Carlos, Paulo Madeira, Chalana, Chiquinho ou Nuno Gomes (pelo Benfica).

Jorge Jesus na inauguração da nova exposição de Paula Rego

Jorge Jesus na inauguração da nova exposição de Paula Rego

Ainda no passado domingo, após a conquista da Taça de Portugal, Jorge Jesus falou de Paula Rego. Nem de propósito: o treinador do Benfica vai estar esta quinta-feira na inauguração da nova exposição da artista na Casa das Histórias, em Cascais, a partir das 18 horas.

A exposição intitula-se «1961: Ordem e Caos» e reúne um conjunto de obras de Paula Rego produzido durante as décadas de 1960 e 1970, pretendendo demonstrar o início do seu percurso artístico.

Álvaro Magalhães: «Não será fácil substituir Garay»

Álvaro Magalhães: «Não será fácil substituir Garay»
EX-JOGADOR LAMENTA PROVÁVEL SAÍDA
Álvaro Magalhães alertou esta quinta-feira que não será uma tarefa fácil encontrar alguém para o lugar de Garay no centro da defesa do Benfica, a confirmar-se a transferência de "El Negro" para o Zenit.

"Não será fácil porque Garay forma uma dupla de grande nível com Luisão. Quem vier terá de ser tão bom como este para representar o Benfica", afirmou o antigo jogador e treinador adjunto do Benfica em declarações à Antena 1.

Magalhães acredita, no entanto, que a direção do Benfica encontrará uma solução para o lugar do argentino: "A direção está atenta para conseguir mais uma vez contratar um bom jogador para esta posição, como sempre tem feito ao longo dos anos".

Paulo Lopes: «Entrámos para a história do clube e do futebol português»

Guarda-redes em entrevista à Benfica 

TV

Paulo Lopes: “Acreditámos no nosso valor”

O guarda-redes português do Benfica, Paulo Lopes, realizou o seu sonho de menino. Em entrevista exclusiva à Benfica TV, o atleta revela qual é a sensação de ser Campeão Nacional de “águia ao peito”.

“Era um sonho de criança e felizmente consegui torná-lo realidade. Neste momento entrámos para a história do Benfica e do futebol português”, disse, recordando os momentos em que subiu à trave da baliza para levantar os troféus: “Senti-me muito feliz. Nesse dia era só mais um Benfiquista contente com a conquista do título. No jogo em que fomos Campeões Nacionais foi o que me surgiu num momento de euforia. Depois os meus colegas começaram a pedir para o fazer sempre.”

Após a conquista do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Taça da Liga, foram vários os festejos, e muitos os momentos que Paulo Lopes jamais apagará da memória. “Não consigo eleger apenas um momento, todos os festejos foram marcantes. Viemos de uma época em que falhámos nos pormenores. Temos um plantel ambicioso e felizmente conseguimos estar de volta e ganhar três das quatro finais”, relembrou.

Para o guarda-redes, esta foi uma temporada de muito trabalho que terminou com justas recompensas. “Tudo isso é fruto de um trabalho de proximidade entre jogadores, equipa técnica e Direcção. Acreditámos no nosso valor, somos um Clube que quer sempre ganhar tudo”, concluiu.

Derlis González rende três milhões

Derlis González rende três milhões

Contratado pelo Benfica em 2012, Derlis González abandona as águias sem somar um único minuto pela equipa principal, mas, nesta transferência para os suíços do Basileia, acaba por rechear os cofres do clube da Luz em três milhões de euros, isto, pelo menos, segundo adianta hoje o jornal "O Jogo".

Lembre-se que o Benfica, quando adquiriu o internacional paraguaio de 20 anos, pagou cerca de um milhão de euros ao Rubio Ñu, ou seja, acabou por ter uma mais-valia de dois milhões com esta venda de Derlis González.

Quase sempre emprestado

A única equipa que Derlis González representou no Benfica foi a de juniores, onde marcou oito golos em dez jogos em 2012/13, tendo depois sido sucessivamente emprestado ao Guaraní e Olímpia, ambos do Paraguai, nunca merecendo a aposta dos encarnados.


Agora, afinal, vai regressar à Europa, mas para representar o Basileia, clube suíço que terá assinado um contrato de cinco temporadas com a jovem promessa sul-americana.

Lima é para renovar

Lima é para renovar

Lima tem contrato com o Benfica até ao final da temporada 2015/16, mas nem o facto de ter mais dois anos de vínculo está a impedir a SAD das águias de propor um novo contrato ao atacante brasileiro, adiantando o jornal "O Jogo" que é desejo da direcção liderada por Luís Filipe Vieira de premiar o bom rendimento e o seu contributo para que o Benfica conquistasse três troféus em 2013/14.

Nesse seguimento, e perante a boa receptividade de Lima para com este prolongamento de vínculo, o jornal "O Jogo" adianta que apenas faltará definir o número de anos que são acrescentados no novo contrato, que poderão ser um ou dois, ou seja, até 2017 ou 2018.

Melhor marcador do Benfica em 2013/14

Contratado pelo Benfica no Verão de 2012, Lima teve uma excelente temporada de estreia, isto em termos individuais, tendo conseguido marcar 30 golos em todos os jogos oficiais dos encarnados nessa época, sendo apenas superado por Cardozo, que apontou 32 tentos.


Esta época, contudo, o avançado brasileiro "apenas" apontou 21 golos, ainda que esse menor pecúlio tenha sido suficiente para ser o melhor marcador das águias em 2013/14, uma vez que Rodrigo ficou-se pelos 18 tentos e Cardozo não passou dos 11.

Águia negoceia continuidade de Sílvio

Águia negoceia continuidade de Sílvio

A permanência de Sílvio na Luz, para além desta época, é um desejo da SAD do Benfica e de Jorge Jesus, adiantando o "Diário de Notícias" que já foram iniciados contactos com o Atlético de Madrid para a renovação do empréstimo do internacional português.

Essa intenção encarnada, afinal, até poderia ser bem acolhida pelo Atlético de Madrid, uma vez que Diego Simeone não contará com o atleta, ainda que os responsáveis "colchoneros" também tenham comunicado ao Benfica que existem outros interessados no concurso do polivalente lateral, sendo que alguns dos mesmos estarão dispostos a assegurarem-no a título definitivo.

Sílvio deseja o Benfica

Neste processo, um trunfo importante do Benfica passará pelo própria vontade de Sílvio, uma vez que o "DN" adianta que o internacional português já informou o Atlético de Madrid que gostaria de ficar mais um ano em Lisboa, principalmente devido ao nascimento do seu filho Gustavo, na última semana.


Luís Filipe Vieira, por outro lado, terá revelado ao jogador que tudo fará para garantir a sua continuidade, nomeadamente depois da grave lesão sofrida por Sílvio, com este a partir a tíbia e o perónio, e que deixa o jogador sem poder competir pelo menos até Agosto.

João Pinto e o Fundão: “Queremos o melhor Benfica em campo”

Meias-finais do play-off

João Pinto e o Fundão: “Queremos o melhor Benfica em campo”

O Benfica é a única equipa que esteve sempre presente na final dos play-off do Campeonato de Futsal. Para manterem esse registo, os comandados por João Pinto têm de eliminar o Fundão nas meias-finais da prova, num reencontro entre os dois finalistas da Taça de Portugal. 

"É uma equipa muito equilibrada, que tem um modelo de jogo muito bem definido. Nós sabemos qual é o tipo de jogo que o Fundão apresenta e queremos responder com a nossa qualidade de jogo, a nossa posse de bola, a nossa profundidade de jogo. Aquilo que se viu com o Belenenses parece fácil mas não é porque o Belenenses tem uma equipa aguerrida mas nós conseguimos de uma forma séria, fazer um bom jogo. Mas isso é passado, agora temos que olhar para o jogo com o Fundão", começou por dizer o treinador à Benfica TV.

Recorde-se que o Benfica venceu os dois jogos da Fase Regular. Mas tal como aconteceu na Taça, João Pinto espera um Fundão na máxima força e, desta vez, responder com um Benfica ainda melhor. "Esperamos sempre o melhor das equipas que defrontamos. E nós também temos que estar nos índices máximos de confiança. Queremos o melhor Benfica em campo", alertou.

O primeiro jogo das meias-finais dos play-off está agendado para este domingo, às 17 horas, no Pavilhão Municipal do Fundão. O segundo e, caso necessário, terceiro jogos acontecem no fim-de-semana seguinte nos pavilhões da Luz. 

2014/15: Os desafios do campeão Benfica

2014/15: Os desafios do campeão Benfica

Continuidade de Jorge Jesus e de alguns jogadores nucleares podem ser dificuldades a ultrapassar.
Ser bicampeão mais de trinta anos depois, e desta vez passar mesmo, e pelo menos, aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Estes serão os objetivos do Benfica para a nova época.

Jorge Jesus tem mais um ano de contrato, e o clube deverá querer em breve renovar com o seu treinador, que terá pela frente uma escolha muito importante na carreira: ficar e poder continuar a fazer história em Portugal e aproximar cada vez mais os da Luz dos gigantes da Europa; ou aceitar uma proposta que eventualmente tenha na carteira, que lhe garanta um maior reconhecimento e a segurança financeira que todos que andam no meio perseguem.

O sucesso da equipa deve-se obviamente muito a Jesus, que tem evoluído como treinador paralelamente às suas equipas. Em quatro épocas, estas foram sempre diferentes e, provavelmente, a última é aquela que melhor representa as ideias do treinador: muito consistente a defender e explosiva no contra-ataque. Talvez Jesus, se pudesse, colocasse mais «nota artística», mas terá percebido que a fórmula ideal é a que encontrou algures no início desta época no meio de um conjunto de homens animicamente destroçados, a sofrer golos atrás de golos de bola parada e a ter de evitar, na Luz, uma segunda derrota no campeonato frente ao Gil Vicente, com dois remates certeiros nos descontos.

O técnico também sabe que a fronteira entre o sucesso e o insucesso é muitas vezes um golo no tempo de compensação, e foi a partir desses esforços de Markovic e Lima, muito sentidos pelos jogadores, que o Benfica cresceu para uma grande temporada.

No que diz respeito ao plantel, os encarnados terão nos argentinos Garay, Enzo Pérez e Gaitán os alvos mais apetecíveis para os gigantes do resto da Europa, uma vez que Rodrigo poderá estar inevitavelmente perdido para o Valência, entretanto comprado pelo magnata que detém o seu passe. O central nunca renderá muito dinheiro aos encarnados (50% do passe vai para o Real Madrid), o médio é nuclear na equipa e, a sair, uma baixa importantíssima a colmatar e do extremo tem chegado a maior percentagem de fantasia à equipa. Cardozo, por motivos diferentes, também estará na lista de transferências, mas por um valor bem mais baixo do recusado há um ano.

Se analisarmos o plantel por setores, Oblak é hoje dono e senhor da baliza, e o Benfica deverá ter encontrado mesmo um nome forte para os próximos anos, caso saiba estimá-lo, como se prevê. Artur Moraes será um candidato à saída, e ainda terá mercado em Itália. A caminho dos 36 anos,  Paulo Lopes, diz-se, poderá reformar-se. Haverá novo número 2?

Na defesa, Maxi Pereira vai entrar na nova época com 30 anos, depois de uma boa reta final e da mais que provável titularidade no Campeonato do Mundo. No entanto, durante a temporada, até se lesionar, parecia que Sílvio já tinha ganho maior estatuto que o uruguaio no plantel. O português, a quem todo o plantel se ligou muito na hora dos festejos, será, ao que tudo indica, alvo novamente dos encarnados no próximo mercado. Um novo empréstimo na calha, uma vez que haverá sempre pudor na Luz em pagar uma cláusula de opção avultada por um jogador que eles próprios formaram. Luisão e Garay formaram a melhor dupla da Liga, e se o brasileiro provou ainda estar aí para as curvas aos 33 anos o argentino foi mesmo o melhor defesa dos encarnados em toda a época. A saída de El Negro – está a ser negociado com o Zenit – estará precavida desde a última temporada, com a contratação de Lisandro López, que fez uma época interessante de adaptação ao futebol europeu no Getafe. Jardel é uma excelente unidade de banco, que tem correspondido bastante bem quando chamado. Já Steven Vitória e Mitrovic serão incógnitas nesta altura. Sidnei é para vender/emprestar e Lindelof ainda muito novo para estas contas.

Poucos se lembram agora, mas o primeiro dono do lado esquerdo da defesa encarnada foi Bruno Cortez, esquecido pelas boas prestações de Sílvio e, sobretudo, de Siqueira. O lateral brasileiro está emprestado pelo Granada, e o Benfica perderá certamente tempo a tentar convencer o clube espanhol a baixar o direito de opção. Não o conseguindo, essa será uma posição a reforçar rapidamente, e mais uma vez. Siqueira foi o 15º utilizado na esquerda desde que Jesus chegou ao Benfica. Isto apesar de André Almeida, que continua a corresponder ao que lhe pedem. Na equipa B, mora ainda o lateral-direito João Cancelo, que deverá ter, em teoria, um nível maior de exigência na próxima época do que a Liga de Honra. Seja com chamadas mais frequentes à equipa principal ou com o empréstimo a um clube da Liga.

A meio, há Enzo, e tudo gira à volta dele. O Benfica ultrapassou Javi García, depois Matic e, agora, poderá ter pela frente outro enorme obstáculo pela frente. Nesta altura, esta, a par da de Jesus, poderá ser a incerteza mais difícil de gerir no grupo. Fejsa e Rúben Amorim continuarão a fazer parte das opções seguramente, e não é líquido que André Gomes, apesar de ter o passe vendido, encaixe já numa equipa de topo internacional. O jovem médio continua a precisar de um treinador que o molde, apesar de alguns bons apontamentos (e outros menos bons) na parte final da temporada. Ainda não é, ao contrário do que muitos acreditavam, inclusive dentro do próprio clube, um jogador feito. Gaitán, à esquerda, será outra das dúvidas, e Sulejmani parece curto para fazer a época inteira como titular. Salvio e Markovic vestirão mais uma época de águia ao peito. Ivan Cavaleiro continuará a tentar somar minutos. Não se saberá muito bem em que estado voltará Ola John do despromovido Hamburgo, nem se Jesus já terá desistido de vez do holandês, que teve época para esquecer. E Luis Fariña, que o Benfica contratou na Argentina para emprestar ao Banyias, servirá para quê mesmo? O primeiro reforço oficial foi garantido para este setor: Dawidowicz é um médio defensivo muito promissor, mas certamente precisará de tempo. 

As dúvidas sobre o que o Benfica pensa fazer a alguns nomes reaparecem mais à frente. Djuricic não convenceu e Nélson Oliveira regressa depois de oito golos marcados pelo Rennes. Se o sérvio parece caso irremediável de inadaptação ao futebol português (mais pressionante que o holandês) e às ideias de Jesus (que o coloca atrás do ponta de lança), já o internacional português poderia beneficiar com as saídas iminentes de Rodrigo (vendido) e Cardozo (incapaz de se adaptar ao novo modelo de jogo, e que deverá continuar a ser o preferido na próxima época). Mas, repita-se a pergunta: Jesus (ou o Benfica, na falta deste treinador), ainda acreditará nele? A época em França até começou bem, mas será que a produção chega para garantir-lhe novo benefício da dúvida, no arranque de mais um ano? 

Lima, aos 30 anos, será a única certeza da frente. Funes Mori até fez época razoável nos B, mas ainda não marcou na Liga. Jara não quer voltar. Urreta terá perdido o seu momento. Rojas terá feito o suficiente no Restelo para merecer um lugar? Talvez não. Há Pizzi ainda, de quem os encarnados sempre falaram como aposta para esta época. O rendimento esteve longe de ser brilhante no Espanhol, mas o passado numa liga exigente comprovam qualidade. 

Candeias foi já contratado, mas no Benfica, devido ao que se passou num passado recente, isso não prova que ficará no plantel. A época no Nacional foi, contudo, fantástica, com inúmeros passes para golo, coroando-o como rei das assistências. E o contrato é premio mais que justo. 

O jovem Bernardo Silva poderá ser mais um desafio para Jesus. Conseguirá o treinador aproveitar o talento e a irreverência do miúdo, que esta época somou vários prémios mensais de melhor da Honra? 


Resumindo, o desfazer de duas ou três duplas (Garay-Luisão; Fejsa/Rúben Amorim-Enzo Pérez; Rodrigo-Lima) poderá ser o maior foco de instabilidade de uma formação que voltará a partir na linha da frente para tentar vencer o bicampeonato. Se for Jesus o treinador, não há dúvidas de que já deu provas do que é capaz de fazer. Se não for ele, obviamente que o avanço sobre os rivais vai decrescer bastante. 

Nélson Oliveira novamente cedido

Nélson Oliveira novamente cedido

O avançado português já tem interessados franceses e ingleses. A Mitrovic também não falta mercado
Já existem conversações com vista a um novo empréstimo de Nélson Oliveira, o qual poderá voltar a passar por França ou, então, Inglaterra. O Rennes não exerceu a opção de compra sobre o avançado português, que também não faz parte das opções de Jorge Jesus para a próxima temporada.

Portanto, mantendo-se o treinador, Nélson Oliveira será de novo emprestado, bem como Stefan Mitrovic, outro jogador detido pelo Benfica, que foi devolvido, após empréstimo ao Valhadolid. No caso do central sérvio, a justificação para o clube não querer mais Mitrovic prende-se com a descida de divisão da equipa, e não com o rendimento do jogador, o qual, ao contrário de Nélson Oliveira, não desiludiu o técnico do Valhadolid.

No Rennes, Nélson Oliveira começou bem - tornou-se rapidamente o melhor marcador da equipa (8) - mas na segunda parte da época não correspondeu às expectativas. De qualquer forma, tanto o processo do avançado como o do central não deverão ocupar muito a SAD durante este defeso. Os dois jogadores têm mercado na Europa, sendo praticamente certo que continuarão a não vestir a camisola da águia na próxima época.

Salvio inicia as férias em Paris

Salvio inicia as férias em Paris

A gozar o primeiro dia de férias, Eduardo Salvio utilizou as redes sociais para partilhar com os fãs momentos de descontração junto de Magali Aravena, cara-metade do argentino, em Paris.

Encerrada a temporada com mais três títulos no currículo - Campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal -, é tempo de carregar baterias tendo em vista a próxima época.

Liverpool oferece Iago Aspas para ter Cardozo

Liverpool oferece Iago Aspas para ter Cardozo
Depois de Manchester City, Newcastle e Southampton, é agora a vez do Liverpool ser apontado em Inglaterra como candidato à contratação de Óscar Cardozo.

Fonte do clube de Anfield adiantou ao site inglês Football Direct News que o nome do internacional paraguaio, de 31 anos, surge bem posicionado na lista de goleadores referenciados por Brendan Rodgers para reforçar o plantel dos reds na próxima época.

Iago Aspas, avançado espanhol que no passado verão ingressou no Liverpool proveniente do Celta de Vigo, seria incluído na proposta do vice-campeão inglês, por forma a reduzir o investimento na contratação de tacuara.

O jogador, de 26 anos, apontou um golo na época finda com a camisola do Liverpool, na vitória sobre o Oldham Athletic na Taça de Inglaterra.

Óscar Cardozo tem contrato por mais dois anos com o Benfica - renovou em janeiro de 2013 -, com cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

A SAD encarnada pretende receber, no mínimo, sete milhões de euros pelo avançado.

André Almeida: «Beto foi esperto nos penáltis»

André Almeida: «Beto foi esperto nos penáltis»


ESTÁGIO DA SELEÇÃO PROPORCIONOU REENCONTRO
O estágio da Seleção Nacional começou apenas na quarta-feira e proporcionou de imediato o reencontro entre Beto e André Almeida, depois da final da Liga Europa, na qual o guarda-redes do Sevilha foi o grande protagonista ao defender duas grandes penalidades, garantindo assim o título à equipa espanhola.

O futebolista dos encarnados não perdeu tempo e já tratou de "esmiuçar" o que se passou naqueles momentos decisivos do jogo em Turim com o guarda-redes.

"Já falei com o Beto. Ele esteve bem, foi esperto. Parabéns ao Beto porque ganhou a Liga Europa. Temos brincado com isso [penáltis], mas tudo normal", disse André Almeida esta quinta-feira em conferência de imprensa antes do treino da Seleção Nacional, no estádio do Estoril, referindo-se á forma como o guarda-redes defendeu os penáltis.

Marçal debaixo de olho

Marçal debaixo de olho
DEFESA DO NACIONAL NA MIRA ENCARNADA
A prioridade é manter Siqueira, até por ser um jogador que já conhece o treinador e o clube, mas o Benfica tem outras opções debaixo de olho e uma delas é Marçal, defesa do Nacional. Segundo notícias da Madeira, o Benfica fez uma sondagem pelo brasileiro de 25 anos, embora sem mais avanços. O clube tem outros nomes em carteira, até porque, mesmo ficando Siqueira, a SAD deverá contratar outro lateral-esquerdo.

Batshuayi no radar portista

Batshuayi no radar portista
DIANTEIRO COM CREDENCIAIS NO CAMPEONATO BELGA
O avançado Michy Batshuayi, do Standard Liège, é sério candidato a reforçar o FC Porto, sobretudo na eventualidade de Jackson sair neste defeso. Internacional sub-21 pela Bélgica, Batshuayi foi o 2.º melhor marcador da liga belga, com 21 golos, surgindo agora associado aos azuis e brancos, numa altura em que outro alvo para o ataque, no caso o espanhol Ayoze Pérez, parece estar mais longe do Dragão.

Com 20 anos, Batshuayi tem mais três épocas de ligação ao Standard Liège, mas na Bélgica é dada como certa a sua saída neste defeso. Resta então saber se acompanhará o colega Daniel Opare rumo ao Dragão. Para isso acontecer, os portistas terão de desembolsar uma quantia que pode ir dos 8 aos 12 milhões de euros, mesmo tendo em conta as boas relações existentes entre os dois clubes em questão. Batshuayi, recorde-se, já foi associado ao Benfica em janeiro, mas também tem mercado em Inglaterra, e por esse motivo, relata a imprensa belga, terá falhado uma reunião com um mandatário portista.