quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Águias têm superado as ausências de Garay

Águias têm superado as ausências de Garay

NUM TOTAL DE 25 JOGOS SEM O CENTRAL ARGENTINO DESDE A SUA CHEGADA À LUZ O BENFICA GANHOU 21

O Benfica está obrigado a ir à Grécia enfrentar o PAOK sem uma das âncoras na defesa. Ezequiel Garay nem sequer foi convocado devido a uma entorse da tibiotársica direita, mas a verdade é que os números mostram que as ausências do argentino em quase três temporadas mal tiraram vitórias aos encarnados. Basta ver que em 25 jogos longe do relvado, as águias só não triunfaram em quatro.

Regresso de Salvio anima Benfica frente ao PAOK

Regresso de Salvio anima Benfica frente ao PAOK

“Vai estar no jogo e nos 18”, garantiu Jorge Jesus sobre Eduardo Salvio, de regresso frente ao PAOK após mais de cinco meses e meio ausente no Benfica por lesão.
A presença de Eduardo Salvio, após pouco mais de cinco meses e meio de ausência devido a lesão, é o destaque da deslocação do SL Benfica, finalista vencido da edição passada da UEFA Europa League, ao terreno do PAOK FC, esta quinta-feira, na primeira mão dos 16 avos-de-final. “Vai estar no jogo e nos 18”, garantiu o treinador dos “encarnados”, Jorge Jesus.

“Já estou recuperado; como todos os jogadores quero jogar o máximo e ajudar a equipa”, afirmou Salvio. “Temos a Liga como prioridade, mas queremos ganhar aqui como no jogo da segunda mão. Depois vê-se até onde chegamos, mas vamos dar o máximo para ganhar e ir o mais longe possível.”Lesionado nos ligamentos cruzados do joelho direito a 31 de Agosto último, no empate 1-1 do Benfica frente ao Sporting Clube de Portugal, na 3ª jornada da Liga portuguesa, o extremo argentino de 23 anos – duplo vencedor da UEFA Europa League pelo Club Atlético de Madrid em 2010 e 2012 – seguiu viagem para Salónica integrado na convocatória alargada de 22 jogadores.
O Benfica chega ao Estádio Toumba sem derrotas nos derradeiros 18 jogos em todas as competições (16 vitórias e dois empates) e apenas um golo sofrido em 11 desafios. No entanto, o último desaire, por 1-0, aconteceu precisamente na Grécia, a 5 de Novembro, na fase de grupos da UEFA Champions League, diante do Olympiacos FC – líder do campeonato helénico com 20 pontos de vantagem sobre o PAOK. “A eliminatória nunca se resolve num jogo, vai ser decidida em dois”, disse Jesus. “O PAOK é uma equipa forte e fez uma boa fase de grupos. A eliminatória irá ser equilibrada.”
Do plantel do PAOK fazem parte dois antigos jogadores do Benfica. O médio grego Kostas Katsouranis alinhou pelas “águias” entre 2006 e 2009 e o defesa Miguel Vítor (ausente desta partida por lesão) é produto da formação do clube, do qual saiu em 2013. Além disso, o lateral-esquerdo Lino alinhou na A. Académica de Coimbra 2006/07 no FC Porto 2007-2009, antes de rumar à Grécia. “Não há favoritos porque a eliminatória vai ser difícil para as duas equipas”, disse Lino, de 36 anos.” O Benfica está num excelente momento de forma, mas nós também temos argumentos e jogamos em casa. Vai ser uma eliminatória interessante.”
Lino acrescentou: “O pior erro nestes jogos é ficar atrás e esperar um ataque de uma equipa muito forte e rápida como o Benfica. Vamos ter cuidado com a defesa; uma equipa que marca fora tem boa vantagem, mas vamos tentar não sofrer golos. Uma equipa que quer vencer não pode ficar sempre atrás.” Marcar fora será, pois, importante para o Benfica – privado de Ezequiel Garay (tornozelo direito), Nicolás Gaitán (coxa esquerda) e Óscar Cardozo (adutor esquerdo) devido a lesão – e o conjunto de Lisboa poderá apoiar-se no facto do adversário ter sofrido golos nos últimos dez desafios europeus disputados em casa.
Sobre o embate que pode assinalar 100 jogos de Luisão e 50 de Nikos Spyropoulos nas competições europeias pelos respectivos emblemas, Huub Stevens, técnico dos gregos, afirmou: “O Benfica é um grande clube, joga bom futebol. Precisamos de dois dias bons para enfrentar o Benfica, mas também jogamos bom futebol. Vamos ver como fica o primeiro jogo.”

Encarnados já treinaram no Toumba

Encarnados já treinaram no Toumba

ÁGUIAS COM ALGUNS ADEPTOS NAS BANCADAS

O plantel do Benfica realizou esta tarde o habitual treino de adaptação ao relvado e luz artificial do Estádio Toumba, em Salónica, onde às 18 horas de quinta-feira defrontará o PAOK, em partida da 1.ª mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Com a presença de alguns adeptos encarnados nas bancadas, a formação benfiquista tratou dos últimos pormenores antes do encontro com os gregos.

Benfica ameaça abandonar modalidade

Benfica ameaça abandonar modalidade
DIZEM QUE A "VERDADE DESPORTIVA" ESTÁ EM CAUSA
Através do seu site oficial, o Benfica lançou um aviso às entidades responsáveis pelo hóquei em patins nacional, admitindo poder colocar em cima da mesa um eventual abandono da modalidade, caso se repitam situações como as que, segundo o clube, têm sucedido. Este comunicado surge semanas depois do polémico encontro entre Valongo e benfiquistas, onde a equipa da Luz perdeu por 4-3.

Leia o comunicado:

"A verdade desportiva

O Sport Lisboa e Benfica tem como um dos seus princípios basilares o eclectismo. Nos últimos anos, o investimento nas modalidades do Clube tem sido contínuo, quer nas equipas profissionais quer nas infra-estruturas e sua formação.

O Sport Lisboa e Benfica está consciente da realidade económica portuguesa mas mesmo assim continua a apostar no desenvolvimento do desporto através das diversas modalidades existentes no Clube.

O Hóquei em Patins é o exemplo vivo desta aposta, como o comprovam as últimas convocatórias das selecções nacionais de seniores masculinos, seniores femininos ou das selecções Sub-20 e Sub-17.

O Sport Lisboa e Benfica assume a sua vontade de continuar a apostar de forma séria e consistente na modalidade e na formação de jovens talentos, de honrar o hóquei nacional emprestando às diversas selecções os seus atletas, mas não pode é permitir que se repitam situações como as que todos tivemos oportunidade de assistir no último jogo entre o AD Valongo e o Sport Lisboa e Benfica.

O Clube já informou as instituições competentes que esta é a primeira e última vez que publicamente se pronunciará sobre o tema da arbitragem, contudo avaliará, até ao final desta temporada, a vontade dessas mesmas instituições em pugnarem pela verdade desportiva e a sua real capacidade e vontade para evitarem, no futuro, atropelos como os que se verificaram a nível da arbitragem em Valongo.

Se a Federação de Patinagem de Portugal e demais órgãos que dela emanam continuarem a ignorar as graves situações que têm acontecido ao nível da segurança e da arbitragem no Hóquei em Patins, o Sport Lisboa e Benfica sentir-se-á no direito de, em conjunto com os seus associados, avaliar se faz sentido continuar a promover esta modalidade ou se efectivamente a luta pela verdade desportiva coloca o Clube "a mais" no hóquei nacional."

Salvio: «Estou preparado para jogar»

Salvio: «Estou preparado para jogar»

JOGADOR DIZ-SE "A 100 POR CENTO" PARA DEFRONTAR PAOK

Salvio confirmou que está recuperado e é opção para Jorge Jesus no duelo de quinta-feira, frente ao PAOK, agendado para as 18 horas, na Grécia.

"Já estou recuperado a 100 por cento e preparado para jogar", referiu o extremo na conferência de imprensa de antevisão da partida.

O argentino esteve afastado durante cinco meses dos trabalhos da equipa, a qual foi acompanhado.

"Por fora sofre-se mais. A equipa está muito bem, foi crescendo durante a época", disse o jogador, salientando um dos companheiros: "Markovic é um grande jogador, bom rapaz e o mais novo do grupo. Está a crescer e estou muito contente por ele e pela equipa, porque se ele está bem a equipa também está".

Sobre a partida na Grécia, e mesmo realçando que "a prioridade é a Liga", Salvio apontou à vitória.

"Pensamos jogo a jogo. Agora vamos jogar com o PAOK e queremos ganhar, tanto aqui como na segunda mão. O Benfica vai fazer o jogo que faz sempre. Queremos ganhar seja onde for e contra quem for", concluiu.

Jorge Jesus faz a antevisão ao jogo da Liga Europa

Jorge Jesus: «Salvio tem qualidades muito próprias»
TÉCNICO DOS ENCARNADOS "SATISFEITÍSSIMO" COM RECUPERAÇÃO DO EXTREMO ARGENTINO
Salvio é o grande "reforço" de inverno do Benfica. O argentino está totalmente recuperado da lesão que o afastou dos relvados quase seis meses e está em Salónica, na Grécia, com a equipa onde, quinta-feira, irá defrontar o PAOK na 1.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa.


Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro, Jorge Jesus não escondeu a satisfação de poder contar com o extremo.


"Estou satisfeitíssimo. O Salvio é um jogador com qualidades muito próprias. Não há jogadores naquela posição com aquelas características. Estamos satisfeitos pela sua recuperação muito boa e paixão do jogador. É um primeiro passo para fazer um final de época dentro da sua qualidade", afirmou o técnico não garantindo a titularidade do argentino: "Salvio vai estar no jogo, é um dos convocados", afirmou.
«Estatuto de favorito é subjetivo»
ELOGIOS AO ADVERSÁRIO PAOK
O Benfica mede forças na quinta-feira com o PAOK, em Salónica, na Grécia, na 1.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Na conferência de antevisão ao encontro, o treinador do PAOK, Huub Stevens, destacou a qualidade do plantel do Benfica e o trabalho do seu homólogo Jorge Jesus, que considera que tantos elogios trazem "responsabilidades".


"Quanto mais qualidade apresentares, maiores são as exigências. Ao longo destes cinco anos, temos feito uma carreira muito bonita nas provas europeias e portanto a nossa responsabilidade é acrescida em função desses anos. É sinal que estão atentos à evolução do Benfica e, como treinador, fico extremamente satisfeito por isso", afirmou o técnico português esta quarta-feira.


E prosseguiu: "O estatuto de favorito é subjetivo. O PAOK é uma equipa forte, que fez uma boa fase de grupos. Será uma eliminatória equilibrada. Dificimente se resolve num só jogo, será resolvida nos dois".
Jesus revela que Sulejmani vai substituir Gaitán
SÉRVIO SERÁ TITULAR FRENTE AO PAOK

Jorge Jesus revelou esta quarta-feira, na conferência de imprensa de antevisão à partida com o PAOK Salónica, para a 1.ª mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa, que Sulejmani e Jardel serão os substitutos de Gaitán e Garay, respetivamente, no onze benfiquista.

Confrontado com o facto de se tratarem de ausências de peso (juntamente com Cardozo) na formação encarnada, o técnico sublinhou que tem alternativas à altura. "Como treinador não vejo o problema assim. O Benfica tem dado resposta a vários fatores, seja por lesão ou opção, e amanhã faremos a mesma coisa. O plantel dá-me a máxima confiança. Substitutos de Gaitán e Garay? Sulejmani e Jardel", adiantou Jesus.


Batalha de Águias - Paok e Benfica voltam a encontrar-se!

Batalha de Águias

Paok e Benfica voltam a encontrar-se!
PAOK e Benfica vão voltar a medir forças nos 16 avos-de-final da UEFA Europa League, depois de o clube português ter deixado os gregos pelo caminho em 1999.
O PAOK FC, e o treinador Huub Stevens, têm motivos para tentar a desforra no reencontro com SL Benfica nos 16 avos-de-final da UEFA Europa League.
Encontros anteriores• O único embate até à data entre os dois clubes foi muito equilibrado. O Benfica de Jupp Heynckes e o PAOK de Arie Haan conseguiram ambos um triunfo por 2-1 na segunda eliminatória da Taça UEFA, com os encarnados a levarem a melhor, por 4-1, no desempate em Lisboa.
• As equipas alinharam da seguinte forma na primeira mão na Grécia, em 21 de Outubro de 1999, num jogo em que o PAOK viu Giorgos Georgiadis ser expulso aos 65 minutos:
PAOK: Čović, Venetidis, Katsiambis, Dollberg, Machiaridis, Marangos, Nagbe, Froussos (Vryzas 73), Georgiadis, Sabry (Frantzeskos 83), Tetradze (Bandović 55).
Benfica: Enke, Okunowo (Luís Andrade 46), Paulo Madeira, Poborský, João Pinto (Chano 65), Ronaldo Guiaro, Kandaurov, Maniche, Nuno Gomes, José Calado, Sérgio Nunes (Bruno Basto 46).
• Stevens foi eliminado pelo Benfica quando estava no comando do Roda JC, na segunda eliminatória da Taça UEFA 1996/97. Os holandeses perderam por 1-0 em Lisboa e empataram 2-2 em casa, com Hassan Nader a apontar os dois golos dos portugueses nos últimos três minutos.
Retrospectiva• O PAOK tem duas vitórias e duas derrotas nos quatro jogos que disputou com clubes portugueses (1V 0E e 1D na Grécia, 1V 0E e 1D em Portugal).
• Os 13 jogos do Benfica com clubes gregos produziram: 6V 1E e 6D (4V 1E e 1D em casa, 2V 0E e 5D na Grécia).
• O PAOK terminou a fase de grupos imbatível (3V 3E) tendo substituído o FC Metalist Kharkiv no “play-off” da UEFA Champions League depois de o clube ucraniano, que tinha afastado o PAOK na terceira pré-eliminatória, ser excluído das competições europeias. O PAOK foi batido por 4-3 na eliminatória com o FC Schalke 04 e relegado para a UEFA Europa League.
• O PAOK sofreu golos nos últimos dez desafios europeus disputados em casa (5V 2E e 3D), não mantendo a baliza inviolada desde o nulo com o Tottenham Hotspur FC na fase de grupos da UEFA Europa League de 2011/12.
• O Benfica passou aos 16 avos-de-final depois de disputar a fase de grupos da UEFA Champions League e pode chegar à final pela segunda época consecutiva, depois de ter sido batido por 2-1 pelo Chelsea FC na discussão do título de 2013, em Amsterdão.
• O triunfo do Benfica, por 3-2, em casa do RSC Anderlecht, na quinta jornada, terminou com um jejum de vitórias fora de casa que durava há quatro jogos (1E 3D).
Paok 1 x 2 Benfica- UEFA Cup 1999 2000
Factos das equipas• O médio do PAOK, Kostas Katsouranis, alinhou pelo Benfica entre 2006 e 2009. Foi um dos capitães de equipa e eleito jogador do ano do Benfica em 2009, quando conquistou a Taça da Liga, o único troféu que venceu ao serviço dos lisboetas.
• Miguel Vítor começou a carreira no Benfica, que representou desde os escalões de formação, e disputou 24 jogos no campeonato pelo clube antes de sair para o PAOK em 2013.
• O defesa do Benfica, Luisão, pode disputar o 100º jogo nas competições europeias na primeira mão.
• O defesa do PAOK, Nikos Spyropoulos, está pronto para disputar o 50º desafio nas competições europeias no encontro da primeira mão.
• O defesa-direito do PAOK, Giannis Skondras, completa 24 anos no dia seguinte ao encontro da primeira mão.
• O médio sérvio do Benfica, Ljubomir Fejsa, já jogou na Grécia, tendo conquistado duas “dobradinhas” quando alinhou pelo Olympiacos FC entre 2011 e 13.
• O defesa-esquerdo do PAOK, Lino, alinhou em Portugal na A. Académica de Coimbra e no FC Porto, antes ir jogar para a Grécia em 2009.
• Dimitris Salpingidis, do PAOK, já disputou 66 jogos na Taça UEFA e na UEFA Europa League (incluindo pré-eliminatórias) e é o quinto jogador com mais partidas disputadas na prova, em igualdade com Enzo Scifo, e no próximo jogo irá igualar Walid Badier, no quarto posto. Walter Zenga está no terceiro lugar da classificação com 69 jogos.
• O PAOK FC foi vencer por 2-0 ao terreno do FC Shakhter Karagandy, na quinta jornada, e alargou a série de invencibilidade fora de casa para nove jogos, mais três que qualquer outro clube.
Informações sobre os treinadores• Stevens, técnico do PAOK desde Junho de 2013, venceu a Taça UEFA como jogador do PSV Eindhoven, em 1977 /78, e como treinador do FC Schalke 04, em 1996 /97. Passou os melhores anos como jogador na defesa do PSV, que mais tarde treinou. O holandês foi eleito treinador do século do Schalke em 1999 e também orientou 1. FC Köln, Hamburger SV e FC Salzburg, antes de em 2011 iniciar uma segunda passagem, menos bem-sucedida, pelo comando do Schalke.
• Stevens (PSV, 1978), Antonio Conte da Juventus (Juventus, 1993) e Frank de Boer do AFC Ajax (Ajax 1992) também ganharam a Taça UEFA como jogadores.
• O treinador do Benfica, Jorge Jesus, seguiu os passos do pai, Jesus Virgolino, ao assinar ainda jovem pelo Sporting Clube de Portugal, tendo alinhado como médio em diversos clubes antes de iniciar a carreira de treinador. Orientou vários clubes portugueses e chegou ao Benfica em Junho de 2009, depois de levar o SC Braga até aos oitavos-de-final da Taça UEFA de 2008/09. Conduziu as "águias" ao título na primeira época e à final da UEFA Europa League na época passada.
Oitavos-de-final
• O vencedor desta eliminatória vai medir forças nos oitavos-de-final com FC Dnipro Dnipropetrovsk ou Tottenham Hotspur FC e disputa a segunda mão em casa.
• O PAOK nunca defrontou o Dnipro, mas empatou 0-0 em casa e venceu por 2-1 fora com os "spurs" na fase de grupos da UEFA Europa League de 2011/12.
• O Benfica bateu o Dnipro nos quartos-de-final, com um total de 4-0, a caminho da final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1989/90. Os "encarnados" afastaram os "spurs", com um total de 4-3, no único embate anterior entre as duas equipas, nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus de 1961/62, e conquistaram o troféu ao bater o Real Madrid CF por 5-3 na final em Amesterdão.

Viagem sem problemas (Provável onze inicial)

Benfica já está na Grécia
viagem sem problemas
A comitiva do Benfica, liderada por Luís Filipe Vieira, já se encontra na Grécia, onde quinta-feira vai defrontar o PAOK. A viagem para a Grécia durou cerca de quatro horas e decorreu sem grandes problemas.

A saída dos jogadores e restante staff foi tranquila, apesar do enorme aparato policial. Jorge Jesus mostrou sempre muito boa disposição.

A presença de Salvio é a principal novidade no grupo de 22 jogadores convocados por Jorge Jesus. 

Sem a presença de alguns titulares importantes o Benfica vai ter que fazer algumas alterações a começar logo na defesa, isto porque Garay nem sequer viajou com a equipa tal como Gaitan e Cardozo. 

Na defesa Jardel deve substituir  Garay  e no meio-campo também se prevê algumas mexidas a começar logo pelo substituto de Gaitan que também não viajou com a equipa e ao que tudo indica Sulejmani é o candidato ao lugar até pelas muito boas exibições que faz sempre que é chamado à equipa. 

Assim sendo o Benfica deve alinhar com a seguinte equipa. 

Baliza - Oblak
Defesa - Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Siqueira
Meio-campo - Fejsa, Enzo Perez, Markovic e Sulejmani
Ataque - Lima e Rodrigo

Huub Stevens: «Não acredito que o Benfica vá correr grandes riscos»

Huub Stevens: «Não acredito que o Benfica vá correr grandes riscos»
TÉCNICO DO PAOK ELOGIA TABALHO DE JORGE JESUS

O treinador do PAOK, Huub Stevens, destacou esta quarta-feira a qualidade do plantel do Benfica e o trabalho do seu homólogo Jorge Jesus, mas sublinhou que não espera um adversário temerário na abertura dos 16 avos-de-final da Liga Europa, quinta-feira (18 horas)

"Trata-se do primeiro jogo da eliminatória, não acredito que o Benfica vá correr grandes riscos", afirmou o holandês em conferência de imprensa, desvalorizando o impacto das ausências de Gaitán, Garay e Cardozo nos encarnados:

"O Benfica tem um plantel de grande qualidade e não será difícil substituir esses três futebolistas. Conheço Jorge Jesus e tenho um grande respeito pelo seu trabalho."

Sobre a sua equipa e a preparação para o encontro, Stevens foi peremptório: "Se o Benfica não motivar os meus jogadores então o que motivará?"
Lino: «Benfica tem de provar favoritismo em campo»
DEFESA DO PAOK PROMETE MUITA LUTA

Lino sublinhou que a "organização da equipa" vai ser fundamental e que em casa compete ao PAOK "assumir o jogo", frente ao Benfica, dos 16 avos-de-final da Liga Europa, quinta-feira (18 horas), no qual a equipa portuguesea terá de provar o favoritismo que lhe é atribuido.

"O pior erro nestes jogos é ficar atrás e esperar um ataque de uma equipa forte e rápida como o Benfica. Uma equipa que queira vencer não pode ficar atrás. É verdade que marcar fora é uma boa vantagem, temos que defender bem, não sofrer golos", disse o defesa esquerdo que se encontra há quase seis épocas no PAOK, depois de ter estado três épocas em Portugal (uma na Académica e duas no FC Porto). 

"Vai ser um jogo, e uma eliminatória, difícil para as duas equipas. O Benfica está a jogar bem, em excelente forma, mas se pensarem que é fácil, vai complicar-se para o lado deles. Têm de provar  isso amanhã, o favoritismo prova-se em cada jogo", reforçou o futebolista brasileiro.

O defesa desvalorizou a possibilidade de ser Salvio, de regresso aos convocados depois de quase seis meses lesionado, ou Markovic a jogarem no Benfica, referindo que a equipa encarnada tem jogadores que se movimentam muito bem na frente.

"O Markovic está num melhor momento, o Salvio está a regressar agora, são jogadores de qualidade, com os quais temos que ter muito cuidado. Temos que ter cuidado com todos os jogadores", alertou o defesa que, na sua posição natural, poderá ter lidar com qualquer um deles.

Lino: «Temos de mostrar que mandamos nós»
LATERAL QUER DERRUBAR BARREIRA ENCARNADA

Lino, lateral-esquerdo do PAOK, quer acabar com a invencibilidade dos encarnados no encontro de amanhã. O antigo futebolista de Académica e FC Porto está documentado sobre o Benfica, que perdeu pela última vez em Atenas, diante do Olympiacos, e mostra-se determinado em colocar ponto final na solidez defensiva do adversário, nos 16 avos-de-final da Liga Europa.

PAOK - Conheça como joga a equipa Grega

PAOK: o perigo vem da linha, mas com a bola parada
Benfica enfrenta a equipa grega num bom momento

Um ambiente efervescente aguarda o Benfica no Toumba, um estádio em forma de caldeirão que estará lotado na partida de amanhã. A derrota no terreno do Asteras Tripolis (1-2) não arrefeceu o entusiasmo dos adeptos da águia bicéfala, conhecidos por criarem um ambiente extremamente hostil – definido por “inferno negro” – aos adversários. O Toumba é a grande fortaleza da formação de Salonica, algo que fica bem atestado no registo de 16 triunfos e 2 empates em 18 jogos para o campeonato, Taça e Liga Europa, competição em que os alvinegros, que terminaram a fase de grupos em segundo, com os mesmos pontos do vencedor AZ Alkmaar, defendem um registo imaculado: 3 vitórias e 3 empates em 6 partidas.

Ponto forte: bolas paradas ofensivas

Dos 79 golos marcados pelo PAOK até ao momento, 32 foram alcançados através de lances de bola parada, o que equivale a 40 por cento. São, por isso, lances bem aproveitados pela equipa grega, e com peso na vertente ofensiva. O PAOK nem tem muitos elementos de estatura imponente, mas aposta em cruzamentos tensos e desvios em antecipação à frente da muralha defensiva, seja em livres indiretos (nove golos) ou cantos (dezasseis golos!!). Lucas, Stoch e Lino cobram estes lances com muita qualidade.

Ponto fraco: falta de um «playmaker»

A equipa de Huub Steven denota algumas dificuldades na construção de jogo, sobretudo pela ausência de um «playmaker». Na zona central costumam jogar dois médios defensivos e depois um segundo avançado nas costas da referência ofensiva. Nenhum destes elementos mostra capacidade criativa, pelo que isso está muito dependente dos extremos. O PAOK comprou Martens e Natkho, que podiam colmatar esta lacuna, mas estão impedidos de jogar na Liga Europa.

Principal ameaça: Lucas Pérez

Depois de uma experiência mal sucedida no Dínamo Kiev, o médio ofensivo espanhol tem recuperado, no PAOK, o nível exibicional exibido no Karpaty. Um quarto dos golos da equipa tiveram participação direta sua, entre golos (sete) e assistências (doze, mais um lance em que provoca um autogolo). Muito perigoso a cobrar livres e cantos pela direita, com o pé esquerdo, mas capaz também de criar perigo em lances de bola corrida, tanto a procurar a zona central como a fugir pela linha.

 Onze base e principais alternativas:



Glykos: começou a época na sombra do espanhol Jacobo, mas este foi colocado de parte após desentendimento com um elemento da equipa técnica, e riscado da lista europeia. Glykos assumiu o lugar e tem feito por afirmar-se em definitivo no clube, ao qual chegou em 2007.

Kitsiou: ala direito de forte vocação ofensiva. Sobe bastante e com qualidade, tanto aproveitando o espaço deixado pelas incursões do extremo em zonas mais interiores, como por vezes aparecendo ele por dentro. É competente no um contra um defensivo, mas o espaço que deixa quando sobe no terreno pode ser explorado.

Katsouranis: bem conhecido dos benfiquistas, agora joga mais frequentemente a central do que a médio defensivo. É importante na bola parada, com aquele típico movimento ao primeiro poste que já fazia de águia ao peito, seja para «pentear» a bola ou para desviá-la mesmo para a baliza. A sua qualidade técnica é importante na primeira fase de construção, sobretudo pelos passes longos, mas por vezes também arrisca de mais e perde a bola em zona proibida. Algo lento a reagir quando a bola é metida nas costas.

Miguel Vítor: em dúvida devido a lesão, tem mostrado na Grécia a regularidade que já apresentava no Benfica. Cinco golos já marcados, na sequência de lances de bola parada.

Lino: aos 36 anos o antigo jogador de Académica e FC Porto já não tem a velocidade de outros tempos, mas continua a ser muito importante na vertente ofensiva: é o segundo jogador com mais assistências do PAOK (dez).

Maduro: reforço de inverno, o holandês tanto pode jogar a central como a médio defensivo, mas tem sido utilizado sobretudo na zona intermédia. É um elemento robusto, à frente da defesa, mas que pouco acrescenta à construção de jogo. Mas tem aparecido bem na zona de finalização, já com três golos marcados em apenas dez jogos.

Kaçe: médio albanês de apenas 20 anos, tem aparecido como titular nos últimos jogos. Oferece maior qualidade na circulação de bola, mas falta-lhe alguma intensidade.

Stoch: tem andado afastado da equipa nos últimos tempos, depois de um episódio em que terá insultado o treinador, mas é a segunda maior figura da equipa, a seguir a Lucas. Tem sete golos e nove assistências.

Salpingidis: joga muitas vezes como segundo avançado, embora possa funcionar também como ponta de lança ou extremo direito. É um avançado combativo, mas que tira pouco proveito da utilização atrás de uma referência mais fixa na frente.

Athanasiadis: costuma ser ele a unidade mais adiantada, e embora não seja um ponta de lança muito robusto, apresenta qualidade na finalização, assumindo-se como o melhor marcador da equipa (treze golos).

Outras opções:

Durante a ausência de Miguel Vítor, tem sido Tzavellas a fazer dupla com Katsouranis, mas o PAOK contratou recentemente o argentino Insaurralde, que pode também ocupar o lugar (assim como Maduro). Tzavellas é também uma alternativa a Lino, para além de Skondras, que faz todos os lugares do quarteto defensivo. Lazar surge como alternativa à dupla de médios defensivos, ele que até começou a época como titular, ao lado de Tziolis (emprestado ao Kayserispor, de Domingos). Ninis, uma promessa ainda sem conseguir estabilizar o nível exibicional, pode jogar tanto nas alas como nas costas do ponta de lança, onde se «eclipsa» (ainda mais). Vukic é outro candidato a esse lugar, e merece elogios pelos oito golos (marcou os dois de livre direto da equipa) e duas assistências em apenas 814 minutos de utilização (que equivalem a nove jogos completos). Sekou Oliseh joga preferencialmente pela esquerda, e nos dois últimos jogos foi titular, na ausência de Stoch. O jovem Kouloris, de apenas 17 anos, tem feito os primeiros jogos nas últimas semanas (bisou na taça), e pode surgir como «arma secreta», em situação desfavorável.
Análise detalhada:

O duelo com o PAOK surge numa boa altura para o Benfica. É certo que a última derrota da equipa portuguesa foi na Grécia, com o Olympiakos, mas há três meses e meio, praticamente. O PAOK não atravessa um bom momento, e perdeu os quatro últimos compromissos fora de casa. No Toumba, no entanto, mantém um registo digno de respeito (perdeu os dois primeiros jogos da época, e depois disso só consentiu um empate).

Treinado por Huub Stevens, o PAOK joga normalmente em 4x2x3x1, ou 4x4x1x1. Sem um «playmaker», apresenta normalmente um segundo avançado nas costas da referência ofensiva, ou então um jogador (Ninis) mais habituado a partir dos flancos.

Como já foi referindo é uma formação que faz das bolas paradas o seu principal trunfo. De bola corrida revela muitas dificuldades na circulação de bola, precisamente por não ter um organizador de jogo.

Acaba, assim, por recorrer muitas vezes a um futebol mais direto, sobretudo através de Katsouranis, procurando os dois avançados (sobretudo Athanasiadis). O antigo jogador do Benfica é o elemento preferencial para dar início à construção dos ataques, mas a equipa sente dificuldades mais à frente, com médios defensivos que pouco pegam no jogo e sem alguém para criar desequilíbrios no passe.

Das alas vem o maior perigo, como também já referido, mas não apenas de bola parada. Lucas, Stoch, Kitsiou e Lino (ou mesmo Oliseh) são os elementos mais perigosos, seja pela capacidade de «drible» ou de cruzamento. Curiosamente, Lucas e Stoch têm andado algo afastados da titularidade, o que pode ser mais uma boa notícia para as cores portuguesas.

O PAOK defende habitualmente em 4x4x2, procurando «encaminhar» o adversário para uma saída pelos laterais. A última linha defensiva joga ligeiramente subida, na tentativa de formar um bloco coeso, mas depois revela fragilidade perante bolas nas costas. Não só pela reduzida velocidade de alguns elementos, começando por Katsouranis, mas também por alguma descordenação relativamente ao fora de jogo.


Embora junte muito as linhas, o PAOK não é muito agressivo defensivamente, pelo que o Benfica terá alguma liberdade para circular a bola. A instabilidade defensiva nota-se também em situações de cruzamento, tendo em conta a fragilidade de Katsouranis ou Katsiou no jogo áereo, mas também alguma falta de cobertura dos médios defensivos.

Benfica partiu esta manhã para Salônica

Benfica partiu esta manhã para Salônica

A comitiva do Benfica partiu na manhã desta quarta-feira para Salónica com um grande “reforço”. Salvio viajou com a equipa e pode mesmo jogar alguns minutos no encontro de quinta-feira com o PAOK, referente à primeira “mão” dos 16 avos de final da Liga Europa.

De regresso estão ainda Steven Vitória e André Almeida, bem como Paulo Lopes, juntando-se a Oblak e Artur nas opções para a baliza.

De fora ficam Garay, que sofreu entorse na tibiotársica direita no treino de ontem, Cardozo (mialgia) e Gaitán (contusão na coxa esquerda), todos devido a problemas físicos.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Artur Moraes, Oblak e Paulo Lopes;


Defesas: Maxi Pereira, Jardel, Sílvio, Luisão, André Almeida, Siqueira e Steven Vitória;


Médios: Fejsa, Enzo Perez, Salvio, Sulejmani, Djuricic, Ruben Amorim, André Gomes e Ivan Cavaleiro;


Avançados: Funes Mori, Markovic, Rodrigo e Lima.

De Évora ao Seixal em apenas 20 minutos

De Évora ao Seixal em apenas 20 minutos
BRUNO GASPAR NÃO PRECISOU DE MUITO TEMPO

Bruno Gaspar marcou o primeiro golo em partidas oficiais pelo Benfica B no último fim-de-semana, no triunfo por 2-0 frente ao Sp. Braga B. Foi um momento particularmente sentido por um jogador que se viu obrigado a recuar para a posição de lateral-esquerdo na presente temporada, quando foi a médio ala direito que começou a dar nas vistas em Évora e levou o Benfica a contratá-lo… em apenas 20 minutos.

Miguel Vítor tem sido o informador do PAOK

Miguel Vítor tem sido o informador do PAOK
LINO REVELA TRUNFO DE LUXO DOS GREGOS
Na preparação dos duelos com as águias, o treinador do PAOK, Huub Stevens, contou com um informador especial: Miguel Vítor. “Ele passou as qualidades do Benfica”, conta Lino. O defesa-central é o jogador do conjunto de Salonica que melhor conhece o Benfica de Jorge Jesus, uma vez que trabalhou com o técnico na Luz até ao último verão, altura em que rumou à Grécia, depois de ter terminado contrato com as águias, mas não pode alinhar amanhã devido a lesão. “Está a treinar-se bem, mas é pena que não nos possa ajudar no primeiro jogo. Integrou-se bem e já fez alguns golos”, elogia o lateral-esquerdo brasileiro dos gregos.