sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Jornal “O Benfica” nas bancas esta sexta-feira com novidades

Arranca com a edição digital
Jornal “O Benfica” nas bancas esta sexta-feira com novidades
Com 71 anos de vida, o semanário que agora está a ler continua a manter-se jovial, inovador e sempre na linha da frente. A tradição é uma referência, contudo, o futuro clama por todos nós. Hoje, com a presente edição, escreve-se mais uma página de História na evolução do nosso semanário, uma página digna, enriquecedora e com imensas vantagens.

Acompanhando os tempos, algo que sempre soube e se dispôs a concretizar, o mais antigo Jornal desportivo em Portugal, com a sua primeira edição datada de 28 de Novembro de 1942, vai avançar para a sua edição digital a partir da presente edição, passando a marcar presença no Quiosque da Apple Store e nos dispositivos Android, brevemente.

Referir que a presente edição digital é gratuita, passando as mesmas a ser alvo de cobrança a partir da edição de 14 de Fevereiro. Um novo Mundo de vantagens…

Um novo Mundo de vantagens
De periodicidade semanal, à sexta-feira, e com forte presença em banca, o Jornal “O Benfica” vai estar mais próximo dos seus leitores chegando mais rápido, mais económico e com conteúdos diferenciadores… ou seja, tudo aquilo que desde a nossa fundação nos move. Somos do Benfica e para o Benfica!

Na véspera da saída em banca (sextas-feiras), os assinantes da edição digital acedem ao novo conteúdo, ou seja, um dia antes. Mantendo a sua linha condutora e a suas directrizes máximas, para além da informação contida na edição em papel, a edição digital terá ainda uma maior riqueza ao nível de conteúdos com a introdução de muita informação multimídia (vídeos, fotos, grafismo, entre outros).

Desde 1942 que estamos presentes no panorama da Comunicação, em Portugal e no resto do Mundo, defendendo intransigentemente o Sport Lisboa e Benfica. De há 71 anos para cá somos muitas vezes o farol orientador da Mística Benfiquista, Jornal de lutas, batalhas, raça, Jornal aglutinador desta Gloriosa Família. Somos tradição, mas sabemos ser inovação, dinamismo e vanguarda.

Somos exemplo! Desde a nossa fundação que nos orgulhamos, também nós, de vestir a camisola, o Manto Sagrado que nos une. E os nossos compromissos mantém-se, tal como ontem, hoje e sempre.

A todos os nossos leitores, obrigado pela preferência e aqui fica o convite: acompanhem-nos a partir de hoje também em edição digital. Por último, referir que a edição digital do Jornal “O Benfica” resulta de uma parceria com a iServices,uma empresa tecnológica nacional.

Moreirense – Benfica B, 1-1: Foi feito o suficiente para vencer

29.ª jornada da Segunda Liga
Moreirense – Benfica B, 1-1: 
Foi feito o suficiente para vencer
A equipa B do Sport Lisboa e Benfica empatou, esta sexta-feira, no estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, com o Moreirense a uma bola em jogo da 29.ª ronda da Segunda Liga. O tento foi apontado por Bernardo Silva.

Bem jogado, com ataques rápidos conduzidos pelas duas equipas, o encontro animou-se desde o seu início. Com boa posse de bola e numa transição rápida, Carlos Martins chamou Funes Mori a jogo que endossou o esférico a Bernardo Silva solto na área e o camisola 94, só com Marafona pela frente, não se fez rogado e inaugurou o marcador (10’).

A ganhar, o Benfica B não se remeteu à retaguarda. Foi a antítese disso! Procurou, sempre que possível, alvejar a baliza dos minhotos, mesmo sentido um opositor mais afoito ofensivamente. Prova dessa postura foram os dois remates de Urreta, primeiro ao poste (18’) e depois para intervenção de Marafona aos 27 minutos.

Contra a corrente de jogo, o Moreirense empatou aos 31 minutos através do remate cruzado de Arsénio. É verdade que o conjunto da casa acercou-se mais da baliza benfiquista depois do golo sofrido do que o tinha feito até então, a realidade é que não causou qualquer lance de verdadeiro perigo.

O tento sofrido pareceu não fazer mossa aos comandados por Hélder Cristóvão que fixaram olhos na baliza contrária. Funes Mori foi o cicerone de tal situação aos 41’ quando isolado desperdiçou uma oportunidade flagrante.

O descanso chegou com o resultado empatado a uma bola e no reatamento, a papel químico da primeira parte, o jogo continuou vivo, com a bola a rondar ambas as balizas resultando daí algum “frisson” para os guarda-redes.

O equilíbrio acabou por ser a nota dominante com o jogo a ser mais disputado no “miolo” e com menos oportunidades para concretizar de parte a parte. Os lances mais flagrantes aconteceram aos 88’, quando Bruno Varela primeiro e a barra depois evitaram o golo do Moreirense.

Com este empate a equipa B passa a somar 48 pontos na classificação.

O Benfica B alinhou com o seguinte onze: Bruno Varela; João Cancelo, Victor Lindelöf, Fábio Cardoso, Gianni Rodriguez; Rúben Pinto, Carlos Martins (João Teixeira, 74’), Bernardo Silva (João Amorim, 82’), Urreta, Hélder Costa (Filip Markovic, 90’) e Funes Mori.
Bernardo Silva: “Podíamos ter marcado em várias situações”

Bernardo Silva foi uma das figuras da partida desta noite, em Moreira de Cónegos, apontando o único golo do Benfica, aos 11 minutos da primeira parte. Sobre o resultado, o jovem jogador português considera o empate justo.

“Na minha opinião é um resultado que se ajusta. Na primeira parte o Benfica foi melhor, podíamos ter marcado em várias situações. Na segunda parte o campo estava mais pesado e estávamos cansados. O Moreirense é uma grande equipa, um candidato à subida e na minha opinião uma das melhores equipas da Segunda Liga. Foi um bom jogo, acho que foi um bom jogo para todos nós” disse.

Questionado sobre a importância de ter na equipa alguém tão experiente como Carlos Martins, o médio do Benfica foi claro: “É sempre bom contar com jogadores do nível do Carlos Martins, que já jogou na Selecção Nacional e na equipa principal do Benfica muitos anos. É bom podermos com uma pessoa com tanta experiência.”

Onze inicial - (Moreirense - SL Benfica B)

Benfica B

Carlos Martins titular com o Moreirense

Carlos Martins titular com o Moreirense
MÉDIO FAZ A PRIMEIRA APARIÇÃO EM 2013/2014

Carlos Martins consta do onze inicial do Benfica B para o embate ante o Moreirense, em encontro da 29.ª jornada da Segunda Liga. O internacional português, de 31 anos, faz esta época o seu primeiro encontro oficial.

O médio não jogava desde 6 de maio, altura em que defrontou o Estoril, num encontro decisivo da Liga ZON Sagres de 2012/2013, que os encarnados acabaram por empatar (1-1) e  Martins não acabou o jogo, tendo sido expulso à passagem do minuto 78.

Martins e Yannick constituiem opção para Hélder Cristóvão para o resto da temporada, tal comoRecord avançou anteriormente.

Hélder Cristóvão: «Moreirense vai fazer-nos crescer»

Hélder Cristóvão: «Moreirense vai fazer-nos crescer»
CONFIANTE PARA EMBATE COM CANDIDATO

O Benfica B parte para Moreira de Cónegos com o firme objetivo de alcançar o adversário na tabela. Para tal será necessário vencer hoje, tentando “vingar” o desaire (1-2) da primeira volta. Uma tarefa que, contudo, não se afigura fácil.

“O Moreirense é a equipa que melhor se preparou e reforçou. Nunca escondeu que é candidato à subida e, na minha opinião, é o mais forte”, afirma Hélder Cristóvão, acrescentando: “Vai fazer-nos crescer e atingir um nível de maturidade diferente. Estamos preparados.”

O técnico dos encarnados frisa que a equipa tem muito a ganhar. “Queremos continuar a somar pontos, a praticar bom futebol, nunca descurando o objetivo de fazer chegar atletas ao plantel principal”, refere. E nem o facto de ir defrontar Pires – o melhor marcador da 2.ª Liga, com 14 golos – atemoriza Hélder Cristóvão. “Não fugimos ao nosso modelo em face de um atleta. Conheço o Pires, foi meu jogador no Portimonense, estou contente por ele, mas estamos avisados”, garante.

Juniores perdem aos pés do Livorno (1-3)

Juniores perdem aos pés do Livorno (1-3)

ÁGUIAS FICARAM NO ÚLTIMO LUGAR DO GRUPO

Os juniores, comandados pelo adjunto Pedro Valido, perderam o terceiro e derradeiro jogo da Viareggio Cup, ante o Livorno, por 1-3, ficando desta forma no último lugar do grupo 3.

Os encarnados começaram com um empate ante a Roma (0-0), seguindo-se após uma derrota nos minutos finais, ante o Envigado (0-1).

Marinho aposta no Benfica para o dérbi

Marinho aposta no Benfica para o dérbi

Marinho, antigo defesa-direito de Sporting e Benfica, acredita que os leões vão sentir a falta no domingo, 9 de fevereiro, no Estádio da Luz, do médio William Carvalho, por castigo. O ex-jogador prevê um 2-1 favorável aos encarnados.
Marinho, antigo defesa-direito de Sporting e Benfica, é o convidado desta semana do Diário de Notícias na rubrica "Palpites Para a Jornada".
O ex-futebolista dos leões de Alvalade e dos encarnados vaticina um triunfo por 2-1 para os visitados, com Cardozo e Lima a marcarem para o Benfica e Fredy Montero a ser o autor do golo da equipa visitante. Este dérbi da Segunda Circular, agendado para o próximo domingo, dia 9 de fevereiro (18.00), no Estádio da Luz, é referente à 18.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, época 2013/2014.
Marinho destaca o "coletivo" do Sporting, mas sublinha, contudo, que o Benfica tem "mais individualidades e soluções". Assim sendo, mostra-se convencido de que os donos da casa, treinados por Jorge Jesus, irão conseguir superar o grupo de trabalho que é orientado por Leonardo Jardim.
O Benfica é o líder do campeonato, com 40 pontos, dois de vantagem (38) sobre o eterno rival Sporting. O comando da tabela classificativa da competição máxima do futebol português vai estar, deste modo, em jogo no Estádio da Luz, no domingo dia 9 de fevereiro.

Bernardo Silva eleito melhor de janeiro na II Liga

Bernardo Silva eleito melhor de janeiro na II Liga

Jogador do Benfica volta a ser distinguido
O médio do Benfica B Bernardo Silva, de 19 anos, foi eleito o "melhor jogador" da II Liga de futebol no mês de janeiro, anunciou esta sexta-feira o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Bernardo Silva, que alinhou pela equipa principal na partida Benfica-Gil Vicente, da Taça da Liga, recolheu 18,6 por cento dos votos, seguido por Willyan Barbosa, do Beira-Mar, com 7,7 por cento, e por Vítor Bruno, do Penafiel, com 7,5 por cento.
O troféu, uma iniciativa do SJPF e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), vai ser entregue na partida entre o Benfica B e o Sporting de Braga B, da 30.ª jornada da II Liga.

Sorteio de árbitros afasta rivais

Sorteio de árbitros afasta rivais

PROPOSTAS NADA TRAZEM DE NOVO ÀS ÁGUIAS


O Benfica não encontra grandes novidades nas ideias apresentadas pelo Sporting para a mudança do futebol português, apresentadas às mais diversas entidades a nível nacional, bem como aos clubes profissionais, na reunião realizada a 21 de janeiro. Do lado encarnado da Segunda Circular é possível perceber que a apreciação feita é de que se trata de mais do mesmo. Existe até um ponto em que a discórdia é total: a questão do sorteio dos árbitros.

Benfica-Sporting será teste de segurança para final da Champions

Benfica-Sporting será teste de segurança para final da Champions
PSP CLASSIFICA JOGO COMO DE ALTO RISCO

A pedido da UEFA, o Benfica-Sporting de domingo (18 horas) funcionará como teste à segurança tendo em vista a final da Liga dos Campeões, que também terá como palco o Estádio da Luz.

A revelação foi feita nesta sexta-feira na conferência de imprensa levada a cabo pela Polícia de Segurança Pública (PSP), conduzida pelo comissário Pedro Pinho, no qual o dérbi de domingo foi considerado um jogo de alto risco.

Jorge Jesus faz antevisão ao jogo de Domingo entre Benfica e Sporting

Jorge Jesus: «Só falo dos árbitros depois dos jogos»
TÉCNICO DIZ TER CONFIANÇA EM TODOS

Jorge Jesus disse, esta sexta-feira, que "tem o direito de falar dos árbitros" mas que não o gosta de o fazer antecipadamente.


"Normalmente faço a minha apreciação depois dos jogos. Tenho o direito de o fazer. Antes não, porque não sei o que vai acontecer. Tenho a máxima confiança em todos os árbitros", referiu na conferência de imprensa do dérbi, marcado para domingo às 18 horas.


Marco Ferreira foi o árbitro escolhido para dirigir o dérbi. Ao início da tarde, Leonardo Jardim, treinador do Sporting, afirmou acreditar nos árbitros mas lembrou um passado pouco favorável à equipa leonina nas últimas deslocações à Luz.


Leonardo Jardim justificou que "o historial demonstra que o Sporting tem tido alguns azares".

«Não estou a contar perder qualquer central»
TÉCNICO GARANTE QUE HÁ SOLUÇÕES
Apesar de estar em aberto a possiblidade de Garay deixar o Benfica até ao final do mês, Jorge Jesus procurou fugir a esse cenário na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting, marcado para domingo (18 horas) no Estádio da Luz.


"Neto é jogador da Seleção com muito interesse mas não é um jogador com o qual esteja muito preocupado. Não estou a pensar - o que não quer dizer que não possa acontecer - perder qualquer um dos centrais do Benfica", disse.


Jorge Jesus assegurou, contudo, que se se verificar mais alguma transferência, o Benfica "está preparado".


"Temos soluções que nos dão a garantia que se sair alguém ficamos bem servidos na mesma", frisou
«Jardim sabe que tática deve usar»
LEÕES DESFALCADOS MAS ÁGUIAS... TAMBÉM
Jorge Jesus não acredita que o facto de William Carvalho estar fora das contas de Leonardo Jardim para o dérbi com o Benfica fragilize os lões no jogo da Luz (domingo, às 18 horas) até porque há alternativas.


"O Benfica, desde o jogo com o Sporting no qual Salvio se lesionou, também tem o Salvio fora. Temos o Cardozo que reapareceu agora, há 3 meses que não jogava, e também nos faltam alguns jogadores nucleares. O Sporting tem alternativas, não é por aí que uma ou outra equipa deixam de ser fortes. A mudança de jogadores não levará a uma mudança de estratégia do Sporting. É um problema que diz respeito ao Sporting: Leonardo Jardim trabalha com os seus jogadores durante a semana e é ele que sabe qual é a melhor tática. A mim compete-me saber fazer melhor para estarmos mais fortes no domingo", afirmou esta sexta-feira em conferência de imprensa de antevisão do encontro.
«Dérbi vai juntar quem tem mostrado mais recursos»
RESPONSABILIDADE DIVIDIDA NO JOGO COM SPORTING
O Benfica recebe o Sporting no domingo, às 18 horas, em jogo da 18.ª jornada da Liga. Jorge Jesus acredita que em campo estarão as duas melhores equipas do campeonato.... pelo menos em termos pontuais.


"É muito subjetivo dizer se estarão em campo as melhores equipas do campeonato. Se qualificarmos pela classificação, sim: uma está em 1.º lugar, a outra está em 2.º. São duas equipas que ao longo do campeonato têm mostrado mais recursos, com muita qualidade", afirmou o técnico dos encarnados esta sexta-feira em conferência de impressão de antevisão ao dérbi.


E prosseguiu: "A pressão está sempre dividida. As equipas têm responsabilidade, pelo seu historial, de jogarem sempre para o título. Os dois vão querer ganhar".

Treinador não revelou quem jogará

Jorge Jesus: “Benfica tem um sector atacante com qualidade”

Jorge Jesus não quis desvendar quem vai jogar no ataque do Benfica no jogo de domingo com o Sporting. O treinador disse que ainda "faltam dois treinos" que o vão ajudar a apresentar a melhor equipa.

"O Benfica tem 3/4 jogadores no ataque com muita qualidade. É uma felicidade para mim poder escolher. Se não for o Cardozo, joga o Lima ou o Rodrigo. Como ainda faltam dois treinos não há uma decisão. Baseio-me muito no que é feito durante a semana", referiu na conferência de imprensa de antevisão do dérbi.

Jornal “O Benfica”: Benfica e iServices lançam edição digital

Mais económico, rápido e diferenciador

Jornal “O Benfica”: Benfica e iServices lançam edição digital

O mais antigo jornal desportivo em Portugal vai avançar para a sua edição digital, passando a marcar presença no Quiosque da Apple Store (https://itunes.apple.com/us/app/slb- magazine/id791577111?l=pt&ls=1&mt=8) e nos dispositivos Android, brevemente.

De periodicidade semanal e com forte presença em banca, o Jornal “O Benfica” vai estar mais próximo dos seus leitores chegando mais rápido, mais económico e com conteúdos diferenciadores.

Este investimento da Direcção do Clube na inovação do seu meio de comunicação mais antigo resultará no aumento do preço do jornal em banca - 0,85€ -mas sem alteração no valor das assinaturas (Nacional, Ilhas, Europa e Resto do Mundo). Refira-se que a última actualização do preço de capa foi em 2001. 

Será muito vantajosa a opção pela edição digital. Mais económica, uma vez que o valor de cada edição é inferior ao preço em banca. Por exemplo, quem assinar fora de Portugal terá uma poupança na assinatura anual de 65€ (Resto do Mundo) e 45€ (Europa). Na aplicação digital existem as opções de compra da edição semanal (0,75€), assinatura mensal (2,99€) e assinatura anual (34,99€).

Cada edição chegará mais rápido aos leitores, independentemente da sua localização geográfica. Na véspera da saída em banca (sextas-feiras), os assinantes da edição digital acedem ao novo conteúdo.

A edição digital terá maior riqueza de conteúdos com a introdução de muita informação multimédia (vídeos, fotos, grafismo, etc).

A edição digital do Jornal “O Benfica” resulta de uma parceria com a iServices, uma empresa tecnológica nacional.  

Salvio doa roupa e brinquedos

Salvio doa roupa e brinquedos
No passado dia 06/01/2014 (sexta), Salvio e a sua mulher, Magali Aravena, visitaram a cooperativa  “Pelo Sonho É Que Vamos” e trouxeram alegria a algumas crianças mais necessitadas. O jogador e a sua esposa doaram a esta instituição roupas e brinquedos que pertenciam ao filho Valentino. “´Poder ajudar estas crianças é algo muito bonito para mim e para a minha mulher. Ficamos muito contentes”, referiu o craque argentino, em declarações ao seu sítio oficial, explicando a razão desta ação: “Tinha estado aqui com alguns colegas do Benfica e depois falei com a minha mulher e ela ficou muito sensibilizada com tudo isto. Por isso, decidimos vir ajudar.”
O camisola 18 do Benfica espera que o seu filho fique orgulhoso dos pais por esta ação. “No futuro, vai ficar contente por saber que ajudamos crianças que não têm as mesmas possibilidades dele. O meu pai também vai ficar orgulhoso de mim, porque foi ele que me ensinou a ser solidário. O papel de um jogador de futebol não é só jogar é também ajudar quando tem oportunidade”, advogou.
O coordenador desta instituição, Manuel Matias, ficou comovido com esta iniciativa do extremo. “Ficamos sensibilizados com a grandeza do Salvio. Depois de ter vindo com a sua entidade patronal, voltou por sua iniciativa própria, porque percebeu que fazíamos algo bonito e quis associar-se ao nosso projeto”, ressalvou. No final da visita, Manuel Matias ofereceu a Salvio o seu livro “O Inimigo em Casa”.

A Cooperativa  “Pelo Sonho É Que Vamos” desenvolve o seu trabalho na área do acolhimento de crianças e jovens em risco, no apoio às suas famílias, bem como a famílias vítimas de violência doméstica. Pode ajudar esta instituição doando bens (alimentares, de higiene e vestuário, mobiliário…) ou através de donativos por transferência bancária:
 NIB: 0045 5452 40075563768 46
IBAN: PT50 0045 5452 4007 5563 7684 6

Michael Manniche torce na bancada

Michael Manniche torce na bancada
DINAMARQUÊS EM LISBOA PARA VER O DÉRBI
Michael Manniche, antigo avançado do Benfica (1983 a 1987), chega hoje a Lisboa para assistir ao dérbi. O dinamarquês, de 59 anos, vai estar na bancada a convite dos encarnados.

“Defrontar o Sporting é sempre difícil, mas eu acredito que o Benfica vai vencer. Depois de ter ganhado ao FC Porto há três semanas, este jogo é muito importante. Acredito que o Benfica será campeão. Em quem aposto para marcar? Pode ser Cardozo, Lima ou outro. O importante é que o Benfica ganhe”.

Benfica-Sporting: "Águias" a descolar, se "leões" não relançarem campeonato

Benfica-Sporting: "Águias" a descolar, se "leões" não relançarem campeonato

O dérbi lisboeta de domingo, no Estádio da Luz, pode reforçar as "asas" do Benfica em direção a um título que lhe escapa há três anos ou baralhar um pouco mais as contas da I Liga de futebol.

Se o Benfica ganhar, fica com pelo menos quatro pontos de avanço na prova, e somente uma deslocação de dificuldade máxima por fazer, contra o FC Porto, na última jornada. Ainda não pode falar de "faixas encomendadas", mas dá um passo importante na direção da reconquista.
As outras hipóteses de resultado - empate ou triunfo dos "leões" - relançam a luta no topo da classificação, que poderá voltar a ter os três “grandes” separados por dois pontos, a 12 jornadas do fim. O FC Porto, que joga no mesmo dia, tem um compromisso "para ganhar", na receção ao Paços de Ferreira.
A grande novidade, face aos últimos anos, é mesmo o facto de o Sporting chegar ao jogo da segunda volta contra o seu "eterno rival" em condições concretas de luta pelo título. Com a melhor diferença de golos na prova, o Sporting de hoje nada tem a ver com o "fantasma" que era no ano passado e discute o resultado com qualquer um.
Isso bem se viu na primeira volta, com a receção ao Benfica (1-1), e mais claramente na quarta eliminatória da Taça de Portugal, na Luz, que obrigou a prolongamento (derrota por 4-3), nunca se dando por derrotado nos 120 minutos de jogo.
O Sporting tem agora o estímulo de, em caso de vitória, regressar ao comando isolado, o que já não acontece desde a 13.ª jornada. Tal quadro poderá fazer esquecer um historial recente nada favorável para os "leões", que nos últimos cinco anos somaram derrotas na Luz, estádio onde não ganham há oito anos para o campeonato.
É preciso recuar ao ano de estreia de Paulo Bento, 2005/2006, para se encontrar uma vitória do Sporting, então por 3-1, em jogo de que resta apenas um "sobrevivente" nos “onzes” das duas equipas - trata-se de Luisão, o carismático central do Benfica.
O "capitão" foi dos poucos titulares utilizado esta quarta-feira em Penafiel, na vitória (1-0) que carimbou o acesso às meias-finais da Taça de Portugal. A maioria foi claramente "poupada" por Jorge Jesus, que obviamente teve em conta que o Sporting não teve de jogar a meio da semana.
Mesmo depois de dois jogos em terrenos "pesados", como foi o caso dos confrontos com Gil Vicente e Penafiel, o Benfica não deve estar muito desgastado e apenas tem duas "baixas" confirmadas de algum peso, os lesionados Salvio e André Almeida.
Face ao jogo da primeira mão e ao embate da Taça de Portugal, a grande mudança, do lado dos "encarnados", é a saída do centro-campista sérvio Nemanja Matic, que deixou a Luz na "janela" de transferências de janeiro, para o Chelsea. Fejsa, chamada ao lugar, terá aqui a sua grande "prova de fogo".
Leonardo Jardim também tem algumas "dores de cabeça" para formar a equipa, isto face às ausências do lateral esquerdo Jefferson e do médio William Carvalho, o primeiro lesionado e o segundo castigado.
Em contrapartida, tem uma nova "carta no baralho", a que pode recorrer para chegar ao triunfo na Luz. Trata-se do cabo-verdiano Heldon, que foi buscar ao Marítimo, em janeiro. Pode ser uma preciosa alternativa no ataque, face à "série negra" do colombiano Freddy Montero, que não marca desde a 12.ª jornada.
O antigo número 10 do emblema do Funchal, que é o terceiro goleador da I Liga, com nove golos, deu muito que fazer a Oblak, no recente Benfica-Marítimo, confirmando todas as qualidades que se lhe reconhece, nomeadamente no contragolpe.

Duelo argentino por Funes Mori

Duelo argentino por Funes Mori
NOS PLANOS DE ESTUDIANTES E NEWELL'S
Funes Mori está na mira de Estudiantes La Plata e Newell’s Old Boys, dois clubes que, nas últimas horas, fizeram chegar ao emblema da Luz a intenção de contar com o avançado, de 22 anos.

Nesta tentativa de última hora de resgatar o atacante por empréstimo, o Newell’s está em vantagem, pois vai disputar a Libertadores. A verdade é que, apesar de o mercado de transferências na Argentina encerrar esta noite, a SAD encarnada não abre mão do futebolista, inscrito recentemente na Liga Europa.

Sulejmani tenta fintar o destino

Sulejmani tenta fintar o destino
É NEGOCIÁVEL, MAS TEM FEITO POR MERECER OUTRO ESTATUTO
A aventura de Miralem Sulejmani no Benfica tem sido marcada por alguma irregularidade: não em termos exibicionais, mas no que diz respeito ao tempo de utilização. O extremo sérvio, de 25 anos, tem feito, no entanto, todos os possíveis para convencer Jorge Jesus de que pode ser uma opção válida aos habituais titulares. Ele que até é um elemento considerado negociável e, por isso, pode ser vendido pela SAD caso surja uma proposta que satisfaça ambas as partes.

Jesus invicto nos confrontos com Jardim

Jesus invicto nos confrontos com Jardim
DOIS TÉCNICOS DEFRONTARAM-SE EM SEIS OCASIÕES
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, mantém um registo invicto nos confrontos com o homólogo do Sporting, Leonardo Jardim, em vésperas do terceiro dérbi da temporada, a contar para a 18.ª jornada da Liga.

Os dois técnicos estiveram frente-a-frente em seis ocasiões - quatro para a Liga e duas para a Taça de Portugal -, com Jorge Jesus, de 59 anos, a somar quatro triunfos e a ceder duas igualdades perante Leonardo Jardim.

Já em 2013/14 época, o timoneiro leonino, de 39 anos, começou por conquistar o segundo empate deste historial, no dérbi da terceira ronda da Liga.

O colombiano Montero colocou o Sporting em vantagem, ainda no primeiro tempo, mas o "slalom" de Lazar Markovic, na etapa complementar, deu origem ao 1-1 final.

No entanto, o mais emocionante encontro entre os dois treinadores estaria reservado para novembro do ano passado, depois do sorteio da Taça de Portugal ter ditado um confronto entre águias e leões, na quarta eliminatória.

O 3-1 favorável ao Benfica ao intervalo, construído com um hattrick de Cardozo e um tento de Diego Capel, fazia antever uma eliminatória em tons de encarnado, mas a resposta "leonina", por intermédio de Maurício e Slimani, obrigaria ao prolongamento, no qual Luisão voltaria a ser "carrasco" dos verde e brancos, beneficiando da complacência de Rui Patrício para garantir o apuramento benfiquista.

O primeiro confronto entre ambos aconteceu na terceira eliminatória da mesma prova, mas em 2008/09, então com Jesus ao leme do Sporting Braga, que visitou o terreno do Desportivo de Chaves, da 2.ª divisão.

Os transmontanos, do jovem Jardim, à data contava 34 anos), acabaram derrotados pela margem mínima (1-0), graças a um penálti de Meyong, aos 79 minutos, e no final da partida Jorge Jesus falava numa "vitória cara", perante uma "equipa bem organizada taticamente".

O reencontro aconteceria cerca de dois anos depois (2010/11), na época de estreia de Leonardo Jardim na principal competição portuguesa, após ter alcançado a subida de divisão com o Beira-Mar.

Na segunda época como técnico aveirense, Jardim recebeu o campeão em título Benfica, na 12.ª jornada, e Jorge Jesus voltou a levar a melhor sobre o adversário, desta vez por 3-1, com golos de Cardozo (dois) e Saviola, tendo Rui Varela "faturado" para o conjunto de Aveiro.

Leonardo Jardim viria a falhar o encontro da segunda volta, na Luz, ao abandonar o Beira-Mar a meio da época, pelo que novo confronto só na 10.ª jornada da I Liga 2011/12, quando o técnico já liderava o Sporting de Braga.

Na Cidade dos Arcebispos, os bracarenses empataram 1-1, acabando por ser derrotados na partida da segunda volta, disputada em Lisboa (2-1), por um golo apontado nos descontos, pelo brasileiro Bruno César.

O "dérbi eterno", entre Benfica e Sporting, está marcado para sábado, às 18 horas, no Estádio da Luz, em Lisboa, com arbitragem de Marco Ferreira (Madeira). 

Benfica-Sporting: Dérbi no topo pela terceira vez em 20 anos

Benfica-Sporting: Dérbi no topo pela terceira vez em 20 anos
ENCARNADOS VENCERAM OS DOIS EMBATES
Benfica e Sporting chegam ao dérbi da segunda volta da Liga instalados nos dois primeiros lugares, situação apenas registada por duas vezes nos últimos 20 anos e em ambas com final "feliz" para os benfiquistas.

Nas últimas duas décadas, somente em 1993/94 e 2004/05 águias e leões ocupavam, em simultâneo, o primeiro e segundo postos do campeonato em vésperas de se defrontarem na segunda metade da prova, tal como sucede agora.

De resto, em ambas as ocasiões o triunfo "sorriu" à formação da Luz, dando-lhe importante margem para assegurar os títulos nacionais das respetivas épocas.

Há quase 20 anos, numa chuvosa noite de 14 de maio de 1994, os rivais lisboetas entravam no antigo Estádio José Alvalade separados por um ponto, com vantagem para os benfiquistas.

Do lado sportinguista, pontificavam nomes como Valckx, Paulo Sousa, Balakov, Figo ou Cadete, enquanto os benfiquistas eram liderados por Veloso, Mozer, Vitor Paneira, Isaías e João Vieira Pinto.

O antigo "menino de ouro" da Luz e, mais tarde, "grande artista" de Alvalade, ficaria indelevelmente ligado à história de uma partida que terminou com vitória encarnada (6-3) e que permitiu ao conjunto de Toni "disparar" rumo ao título, a quatro rondas do fim.

Exatamente 11 anos depois, a 14 de maio de 2005, Benfica e Sporting disputaram o dérbi da 33.ª e penúltima jornada do campeonato em igualdade pontual, embora os leões levassem vantagem, devido ao triunfo caseiro da primeira volta.

A história viria a repetir-se, desta feita na Luz, com nova vitória encarnada (1-0), alcançada pela cabeça do atual capitão Luisão, aos 84 minutos, que abriu caminho ao 31.º título do Benfica, conquistado na última ronda do campeonato, no reduto do Boavista (1-1).

Por outro lado, e à semelhança do que sucede agora, os dérbis de 1995/96, 1998/99, 2000/01, 2003/04, 2006/07 e 2008/09 foram disputados com diferenças pontuais diminutas, ou mesmo nulas - nos casos de 1995/96 e 2003/04 - mas em nenhum deles os dois rivais ocupavam a liderança e vice-liderança em simultâneo.

Nestes últimos 20 anos, o Benfica chegou por 11 vezes em vantagem pontual ao jogo da segunda volta, a maior das quais na época passada, quando liderava a Liga, com mais 34 pontos do que o Sporting, então sétimo classificado.

Por seu lado, o conjunto de Alvalade regista seis vantagens pontuais durante este período, com destaque para os 11 pontos de diferença em 1999/00 e 2001/02, sendo que na última década apenas o conseguiu numa ocasião, em 2006/07 (um ponto).

Águias e leões defrontam-se no domingo, a partir das 18 horas, em jogo da 18.ª jornada da Liga, que terá lugar no Estádio da Luz, em Lisboa, e será arbitrado por Marco Ferreira (Madeira).

"Benfica é favorito para o 'derby' "

PACHECO

"Benfica é favorito para o 'derby' "

Antigo extremo de águias e leões dá o favoritismo à equipa da casa para o "derby" de domingo. Pacheco não afasta o Sporting da luta pelo título, em caso de derrota na Luz.
"O Benfica é a equipa favorita" para o "derby" de domingo (18h00) no Estádio da Luz. A opinião pertence a António Pacheco, que representou os dois clubes, em declarações a Renascença.

O antigo atacante sustenta a sua afirmação lembrando que o Benfica "joga em casa e pode ter uma boa oportunidade de deixar o Sporting a cinco pontos de distância".

A equipa de Alvalade não poderá utilizar William Carvalho (castigado) e Jefferson (lesionado). Ausências que constituem "peças chave", admite Pacheco e que, pelo facto de não jogarem, levam a um "recuo na qualidade" da formação verde-e-branca. 


Porém, o ex-jogador não crê que Jorge Jesus "modifique a táctica" por, do outro lado, não estarem dois habituais titulares do rival da Segunda Circular.

O Benfica chega ao "derby" dias após ter jogado em Penafiel, na noite de quarta-feira, para a Taça de Portugal. António Pacheco desvaloriza esta situação, defendendo que a "gestão fisica do Benfica tem sido bem feita e não será uma preocupação".

"Há dias mais do que suficientes de recuperação", afiança.

Benfica e Sporting encontram-se na Luz quando ocupam as duas primeiras posições da tabela classificativa. Mas sem carácter decisivo. "O Sporting, mesmo que perca, irá estar sempre na luta pelo título. FC Porto e Benfica ainda irão jogar. Quem ganhar não será campeão, assim como quem perder não ficará afastado", afirma Pacheco.

Dupla Rodrigo/Lima na calha para o ´derby´

Dupla Rodrigo/Lima na calha para o ´derby´

É neles que Jorge Jesus pensa para domar os leões no derby deste domingo. Rodrigo, de 22 anos, e Lima, de 30, deverão ser a aposta para o onze num jogo em que as águias sabem que não podem escorregar de modo a manter a concorrência à distância, e podendo mesmo afastar-se do Sporting em caso de vitória. 

Cardozo, que já regressou após longa paragem por lesão, é outra das opções para a frente de ataque, mas o paraguaio, de 30 anos, continua à procura da melhor forma física e é pouco provável que o treinador de 59 anos lhe dê a titularidade num jogo de tamanha importância. 

Com Cardozo disponível para a competição a dúvida coloca-se: arriscará Jorge Jesus o crónico melhor marcador da equipa nas últimas épocas contra aquela que é uma das vítimas prediletas (12 golos) do paraguaio, ou manterá a dupla que funcionou na perfeição enquanto teve de render o lesionado artilheiro (18 golos em 13 jogos)? 

Garay pode despedir-se da Luz

Garay pode despedir-se da Luz

Ezequiel Garay, 27 anos, pode vestir a camisola do Benfica pela última vez, domingo, no derby com o Sporting. 

O Zenit já informou os encarnados que está disposto a bater os €20 milhões da cláusula de rescisão (válida somente nos períodos de transferência do mercado português) e ofereceu um contrato milionário ao defesa-central, à razão de €4 milhões por época, mais do dobro do que recebe na Luz. A SAD do Benfica tem de avaliar, agora, as consequências da transferência. 

Aumenta a pressão do clube russo sobre Benfica e Garay e as decisões estão para breve. O interesse do Zenit é real e as águias podem fechar mais uma transferência, depois de terem faturado €70 milhões, €25 pagos pelo Chelsea para contratar Nemanja Matic e 45 pagos pelo milionário Peter Lim, através de um fundo de investimento, para ficar com os direitos económicos do avançado Rodrigo e do médio André Gomes. 

Desta vez, porém, o negócio não é tão lucrativo financeiramente para o Benfica, até porque o Real Madrid tem direito a 50 por cento da transferência. Por outro lado, 10 por cento do passe do internacional argentino foi alienado ao Benfica Stars Fund, a 30 de setembro de 2011, por €1,175 milhões. Há a considerar, ainda, o investimento de €5,5 milhões.


Capas dos jornais desportivos do dia

Fevereiro 07 / 2014