segunda-feira, 24 de março de 2014

Matic: «Vejo o Benfica novamente na final da Liga Europa»

Matic: «Vejo o Benfica novamente na final da Liga Europa»

Médio sérvio diz que o título nacional «está a tornar-se realidade»

Nemanja Matic vê um Benfica bem encaminhado para a conquista do título nacional e para nova presença na final da Liga Europa, dois títulos que fugiram na época passada.

«Na última vez que falei com o Mozzart Sport disse que tinha a certeza que o Benfica seria campeão, e está a tornar-se realidade. Está a jogar bem. Vejo-os novamente na final da Liga Europa. Por que não? E se conseguirem espero que tenham melhor sorte», disse o médio do Chelsea, em entrevista ao site do seu país.

No que diz respeito ao título inglês, Matic defendeu que o Chelsea deve continuar a pensar «jogo a jogo», pois «em Inglaterra é preciso dar cem por cento em todos os jogos» e «ainda há muito por jogar».

Mas em relação à goleada aplicada ao Arsenal, no passado sábado (6-0), o internacional sérvio disse ter sido uma exibição «quase perfeita» da sua equipa. «O Arsenal é uma grande equipas, mas era o nosso dia», acrescentou.

Nesta entrevista ao site «Mozzart Sport», da Sérvia, Nemanja Matic defendeu ainda que Ljubinko Drulovic devia tornar-se selecionador do país a longo prazo, e deixar de ter apenas o estatuto de técnico interino.

«Fez algo que antigamente era apenas um sonho, que foi conquistar o título de sub-19. Merece liderar a seleção principal», defendeu o jogador. 

Águias são a nona melhor equipa do Mundo

Segundo o “Club World Ranking”

SL Benfica é o 9.º melhor Clube do Mundo

O Sport Lisboa e Benfica lidera de forma justa o Campeonato Nacional. Continua na luta em todas as frentes, está nos 1/4 Final da Liga Europa, nas meias-finais da Taça de Portugal e da Taça da Liga, com resultados positivos e exibições de nível. Por isso, não se estranha que seja considerada como a 9.ª melhor equipa do Mundo pelo portal “Club World Ranking”, que todas as semanas actualiza a sua tabela, tendo em consideração os resultados dos clubes em comparação com o último ano.

Os números desta temporada já colocavam o Benfica dentro do Top-10 deste ranking, mas agora conseguiu subir uma posição e ultrapassar o campeão inglês, Manchester City (10.º). Nas cem melhores equipas figuram ainda mais três equipas portuguesas, muito longe da posição do Benfica. O FC Porto aparece em 31.º lugar, o Estoril em 66.º e o Sporting em 74.º. A tabela do “Club World Ranking” é liderada pelo Bayern Munique, Campeão Europeu em título. Real Madrid e Barcelona completam o pódio em 2.º e 3.º lugar, respectivamente.

No mesmo grupo de estatísticas, o portal "Coach World Ranking" mantém Jorge Jesus também como 9.º classificado na lista de melhores treinadores do Mundo. A tabela, que não sofreu qualquer alteração quanto ao Top-10, continua a ser liderada por Tata Martino (Barcelona).

Doze atletas do Benfica nos convocados dos Sub-17

Para o Torneio de Elite

Doze atletas do Benfica nos convocados dos Sub-17 

O treinador nacional, Emílio Peixe, decidiu incluir Pedro Amaral nos convocados dos Sub-17 de Portugal que vão disputar o Torneio de Elite.

 Aquando da primeira convocatória divulgada, o Sport Lisboa e Benfica já contava com 11 atletas escolhidos. São eles: Aurélio Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Hugo Santos, João Carvalho, Pedro Rodrigues, Renato Sanches, Rúben Dias e Yuri Ribeiro.

O Torneio de Elite disputa-se em Coimbra, de 25 a 31 de Março e Portugal terá de medir forças com a Islândia, Letónia e Ucrânia.

Águias atingem números redondos

Águias atingem números redondos
A recepção à Académica (3-0) permitiu um triunfo muito saboroso para as águias e traduziu-se num jogo muito especial para o capitão Luisão que, tal como lembra hoje o jornal "A Bola", efectuou o jogo n.º 250 no campeonato nacional, isto num percurso que se iniciou em 2003/04 e que também já proporcionou 21 golos ao internacional brasileiro do Benfica. Se contabilizarmos todas as competições oficiais, Luisão soma 407 jogos e 38 golos.

Salvio, por outro lado, fez ontem o jogo n.º 100, pelo Benfica em todas as competições oficiais, ele que se estrou nas águias em 2010/11, ainda que por empréstimo do Atlético de Madrid, apenas voltando à Luz, em definitivo, em 2012/13. Quanto a golos, o internacional argentino já apontou 23.

Lima chegou à meia centena de jogos


Passando ao avançado brasileiro Lima, este fez o jogo n.º 50 no campeonato nacional pelo Benfica e, com o bis à Académica, passou a somar 31 golos na Liga pelos encarnados. Em todas as competições oficiais, o atacante de 30 anos soma 47 golos em 86 encontros pelas águias.

Curiosamente, a Académica parece ser mesmo uma vítima predilecta do ponta de lança, uma vez que, somando todas as partidas que Lima fez com a camisola de Belenenses, Sp. Braga e Benfica, a briosa já encaixou nove golos do brasileiro, sendo que apenas o Gil Vicente, que já encaixou 11, sofreu mais tentos.

A propósito de Fejsa...

Voltou Fejsa e com ele a segurança...e a baliza a zeros...
Já muitas vezes aqui o afirmei e por ser verdade - nunca me canso de o repetir...
De futebol não percebo nada. O que me espanta - é que quem devia perceber, até porque ganha a vida à sua custa, possa dizer tantas asneiras e ainda por cima ser pago por isso...

Em 15-09-2013, escrevi, depois de ver Fejsa fazer dois ou três jogos...
«Fejsa é um grande jogador; forte fisicamente, forte no preenchimento dos espaços, rápido a pensar e a decidir, faz pressão a toda a largura do terreno sem nunca perder a noção do espaço e daquilo que a equipa precisa. É muitas vezes o primeiro a atacar o defesa que transporta a bola, que rouba com extrema facilidade e tem pilhas para os 90 minutos.
Foi assim que o vi pela sua selecção - foi assim que o vi ontem. 
Será, com ou sem Matic, titular no Benfica e "dono" do meio campo.»

...e em 15-09-2013 - estava Matic de saída...
«Matic está de saída? - sim...e depois?
Fejsa é um grande jogador, com ritmo de jogo altíssimo, domina o meio campo defensivo e não demora um segundo a mais em posse de bola, que faz girar rapidamente, visando sempre o companheiro mais bem colocado. Teremos menos magia e mais rigor táctico. O resto é com Jesus.»

Basta puxar a cassete atrás e ler o muito que foi dito deste rapaz que (não) por acaso até é titular da selecção da Sérvia!!!
Agora - alguns meses depois - já há quem lhe comece a achar alguma "piada" embora não deixem (sub-repticiamente) de lhe apontar as "evidentes limitações técnicas"...
Há demasiada gente a escrever sobre futebol a quem uma talocha e um balde de massa nas mãos substituiriam com larga vantagem a caneta e o teclado...

Imagine-se que este moço tinha saído do covil de alcocheti ou que costumava andar às patadas no túnel do estádio da Luz! 
Mas não - o  moço teve a (sorte) desgraça de vir para o Benfica e... até parece que é grego! Texto escrito pelo blog GuachosVermelhos

Coação: FCPorto deveria ter Descido de DIVISÃO!

Coação: FCPorto deveria ter Descido de DIVISÃO!

Em entrevista ao Sol, o antigo presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro, denuncia pressões do FC Porto para “correr” com Ricardo Costa da Comissão Disciplinar. 
  Uma entrevista imperdível...!  (22-05-2010)
Hermínio Loureiro deixou a Liga e concedeu uma entrevista ao Semanário Sol. As palavras do ex-presidente da Liga de Clubes tiveram pouco eco, o que não condiz com a gravidade de algumas afirmações. O Mentira Desportiva dá eco dessas palavras, que ficam assim eternizadas no espaço que eterniza a corrupção do FC Porto, as pressões e os agentes fiéis que agem em nome do clube.

A pergunta do jornalista Luís Rosa: “Valentim Loureiro ou Pinto da Costa nunca lhe disseram para controlar o que Ricardo Costa (presidente da Comissão Disciplinar da Liga) andava a fazer?”
A resposta: “A única pessoa que me falou do Ricardo Costa foi o Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, a 3 de Setembro de 2008, num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos. Ele foi clarinho e apreciei a frontalidade. Disse-me: Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra‟.
Certo é que não mudei a orientação de total autonomia que dei desde o início à Comissão Disciplinar. Desde esse dia que percebi que me iam fazer a vida negra e fizeram.

E porque quereria o FC Porto afastar Ricardo Costa?
[a pergunta parece inocente, mas terá de ser feita para se obter o testemunho de Hermínio]. “Tem a ver com as decisões disciplinares do Apito Dourado, como é evidente”, respondeu. Hermínio Loureiro contou que Filipe Soares Franco, ex-presidente do Sporting, “também várias vezes sugeriu” que o presidente da Liga “substituísse o Vítor Pereira”.
Mas o episódio com Adelino Caldeira teve repercussões. Hermínio Loureiro manteve-se inflexível e gerou ódio no FC Porto. “A partir desse momento, aconteceram coisas absolutamente artificiais como a novela da entrega do troféu de campeão que levou o Porto a escrever uma carta ao secretário de Estado do Desporto a fazer queixa da Liga. O barulho que fizeram!”, conta Hermínio Loureiro.

O ex-dirigente da Liga lamenta que tenha passado a imagem de que a Liga não queria entregar o troféu ao FC Porto e fala de indisponibilidade do clube: “Esteve marcada a cerimónia e essa entrega não foi feita porque Pinto da Costa tinha casamento marcado com a senhora Filomena. Obviamente, se o presidente do Porto não estava presente, a Liga não ia fazer essa entrega. E Tiago Craveiro, secretário-geral da Liga, várias vezes falou com Antero Henriques (director do FC Porto) para tentar marcar uma data para a entrega do troféu, mas nunca havia disponibilidade. Criou-se a ideia de que a Liga não queria entregar o troféu ao Porto – isto cabe na cabeça de alguém?”

A entrega da taça acabou por acontecer, com episódios surreais... “Lembro-me também que, quando saí da sala para entregar o troféu, ouvi um diligente funcionário do Porto a dizer: Desliguem a música! Desliguem a música!‟. Era para se ouvirem melhor os assobios. Nunca vi entregar um troféu sem música. Foi original. Foi claramente uma história montada para criar problemas e desgaste, para fazer com que eu não fosse entregar o troféu. Para depois me acusarem de lá não ter ido. As pessoas conheciam-me mal.”

O Conselho de Justiça da Federação decide reduzir a suspensão aplicada pela Liga a Hulk e a Sapunaru e Loureiro demitiu-se: “Assumi as minhas responsabilidades. Não sendo jurista, entendi como uma enormidade a desproporção dos castigos aplicados aos jogadores Hulk e Sapunaru pela Comissão Disciplinar e pelo Conselho de Justiça. Não podemos confundir três jogos com quatro meses”, justifica.

Esta demissão “foi um grito de revolta”, mas também ela assenta em histórias estranhas. Foi Pinto da Costa quem deu conhecimento a Hermínio Loureiro da decisão do Conselho de Justiça, muito antes da mesma ser tornada pública...

“Sabe quem é que me ligou a dar nota da decisão do Conselho de Justiça? Não imagina. Foi Jorge Nuno Pinto da Costa. Fez questão de ligar-me para dizer qual tinha sido a decisão do Conselho de Justiça. Esta é a parte que posso contar desse telefonema”, revela Hermínio.

O então presidente da Liga garante que não sabia de nada... “Não estou com isto a dizer que o presidente do Porto tivesse tido acesso a inside information. Estava dentro do carro, e recebi um telefonema de um número que não tinha gravado. Atendi e ouvi: „Daqui fala Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto‟. E transmitiu-me a decisão do Conselho de Justiça e depois disse-me um conjunto de coisas que não posso tornar públicas”.

“Porquê? Não são reproduzíveis?”, questiona o jornalista do Sol. “Não posso, não devo. Sei o que é publicável e transmissível, e o que não é. A partir desse momento, procurei confirmar a informação, pois havia muita contra-informação a circular – a RTP chegou a noticiar uma coisa à hora de almoço que não se veio a confirmar. Mais tarde, o secretário-geral da Liga de Clubes confirmou-me a decisão. Perante esta situação, ponderei sozinho algumas horas e decidi renunciar ao cargo de presidente da Liga de Clubes. Informei os meus colaboradores e solicitei a todos os titulares de cargos nos órgãos da Liga que se mantivessem em funções para manter a normalidade”.

Jesualdo aposta no Benfica

Jesualdo aposta no Benfica

O antigo treinador dos três grandes considera que a classificação reflecte a carreira que as equipas têm realizado.

 Jesualdo Ferreira considera que o Benfica "é favorito" a vencer o campeonato. O treinador, que deixou o Braga a meio da temporada, pensa que os sete pontos de vantagem para o Sporting, a seis jornadas do final, são suficientes. Antigo técnico dos três grandes, Jesualdo acrescenta que, na sua opinião, "a classificação está de acordo com aquilo que tem sido a prestação das três equipas". O treinador não se recorda do Benfica ter uma vantagem de 12 pontos para o FC Porto e reconhece que o posicionamento do FC Porto, no terceiro lugar, "não é normal". Já a carreira do Sporting não surpreende Jesualdo, que passou por Alvalade na última época: "É normal o Sporting estar no pódio. Não estou surpreendido com a carreira do Sporting, porque passei por lá e percebi que é um clube muito forte, muito grande e tem coisas fantásticas. Era preciso que se juntassem todos. Isso veio a acontecer. Jogadores são muito importantes e a condução do Leonardo tem sido fantástica", avalia. Benfica melhor colocado para o jogo da Taça
FC Porto e Benfica encontram-se, na quarta-feira, para as meias-finais da Taça de Portugal. O desafio, por ser o primeiro de dois que vão definir a eliminatória, "nada tem a ver com o campeonato". Jesualdo Ferreira sublinha, no entanto, que os encarnados partem em vantagem: "O Benfica vai jogar a saber que tem a decisão em casa. A vantagem cai também para o lado do Benfica, porque está em melhor posição relativamente às suas últimas prestações". O FC Porto-Benfica, a contar para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, disputa-se esta quarta-feira, no Dragão, às 21h00.

Humberto Coelho diz que "não há favorito" para o clássico

Taça de Portugal

Humberto Coelho diz que "não há favorito" para o clássico

O FC Porto-Benfica, a contar para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, é quarta-feira, às 21h00.  Devido às funções que exerce como vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho recusou fazer um lançamento exaustivo do próximo clássico entre FC Porto e Benfica, de quarta-feira, e limitou-se a referir que é um jogo sem favorito, apesar da diferença entre as duas equipas no campeonato.
"Não há favoritos nos clássicos. São grandes jogos, com grande público, com grandes meios mediáticos que toda a gente gosta de ver", disse Humberto Coelho, antigo internacional português que se destacou no Benfica.
O clássico, a contar para a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, joga-se esta quarta-feira, no Dragão.

Autocarro do Glorioso com nova imagem

Já viu o novo autocarro do Benfica?

Benfica: «novo» autocarro deu sorte na estreia


O Benfica estreou, neste domingo, a nova imagem do autocarro que
transporta a equipa principal. Uma mudança que acabou por dar sorte,
tendo em conta a vitória frente à Académica, por 3-0.

A nova decoração do autocarro assinala os 110 anos de vida do
Benfica, com a mensagem «Um passado de glória, um futuro de vitória».

Salvio quer continuar de águia ao peito

Salvio quer continuar de águia ao peito

O atacante argentino fez o jogo 100 pelo Benfica e tem o desejo de "jogar muitos mais".
Entrado aos 64' no triunfo sobre a Académica, Salvio atingiu a marca dos 100 jogos pelo Benfica. Um registo que o deixou muito feliz.

"Contentíssimo com a vitória de hoje e muito feliz por ter feito o meu jogo 100 com a camisola do Benfica. Espero e desejo jogar muitíssimo mais", escreveu Salvio, na sua conta do "Twitter".

 

Futsal - Golos do jogo entre o Benfica - Sporting (3-1)

Grande jogo de futsal a que pudemos assistir neste final-de-semana e que o SL Benfica ganhou e muito bem ganho ao Sporting os tais que não perdiam jogo nenhum este ano como muitos disseram. É assim já diz o povo que pela boca morre o peixe e neste caso caíu que nem gingas.

Recorde de Toni ao alcance da águia


Recorde de Toni ao alcance da águia

O regresso ao onze de Ljubomir Fejsa parece ter sido muito benéfico para a equipa encarnada, que, com o "cadeado sérvio" em campo, conseguiu voltar a manter a baliza inviolada na recepção à Académica (3-0), somando, dessa forma, o sexto jogo consecutivo para a Liga sem sofrer golos em casa, o que coloca o Benfica muito próximo de um registo com 25 anos.

Afinal, tal como lembra o jornal "A Bola", é preciso recuar a 1988/89 para encontrar uma sequência mais longa de jogos sem sofrer golos para o campeonato nacional, mais concretamente sete, quando as águias, então orientadas por Toni, não sofreram golos com V. Setúbal (2-0), Sporting (2-0), Sp. Espinho (1-0), Portimonense (2-0), Marítimo (3-0), Belenenses (1-0) e Fafe (4-0).

Em 2013/14, lembre-se, o Benfica ultrapassou o FC Porto (2-0), Marítimo (2-0), Sporting (2-0), V. Guimarães (2-0), Estoril (2-0) e Académica (3-0). Ou seja, sempre a vencer, tal como sucedeu com Toni, sendo que nova baliza inviolada com o Rio Ave, daqui a duas semanas, permite aos encarnados igualarem essa história marca de 1988/89.

No pódio europeu

Por outro lado, o Benfica somou ontem o seu 23.º jogo consecutivo sem perder no campeonato nacional, registo que coloca os encarnados no pódio europeu, uma vez que, tal como recorda hoje o jornal "Record", apenas duas equipas têm percursos superiores aos encarnados, nomeadamente os romenos do Steaua de Bucareste (2º), que não perdem há 25 jogos, e os bávaros do Bayern de Munique (1º), que não perdem há 51 partidas.

Os checos do Sparta de Praga, por outro lado, partilham o terceiro lugar com os encarnados, uma vez que também não perdem há 23 jogos, surgindo imediatamente abaixo os italianos da Juventus e os helvéticos do Basileia, que não são derrotados há 21 jogos das respectivas ligas.

FC Porto-Benfica em duelo a lembrar "meias" de 2010/11

FC Porto-Benfica em duelo a lembrar "meias" de 2010/11
Dragões perderam em casa e venceram na luz

O FC Porto recebe na quarta-feira o Benfica para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, numa eliminatória que evoca a reviravolta histórica dos dragões de André Villas-Boas em 2011.

Tal como na época 2010/11, FC Porto e Benfica defrontam-se em duas mãos para discutir a presença na final do Jamor e, tal como há quatro anos, o estádio do Dragão será o palco do primeiro jogo da eliminatória, mas ambas as equipas reeditam o embate em condições muito diferentes.

Em 2010/11, o FC Porto, orientado por André Villas-Boas, recebia o Benfica em primeiro no campeonato e com uma vantagem de 11 pontos sobre os encarnados de Jorge Jesus - eram segundos, mas com um jogo a menos. A contribuir para essa margem estava uma moralizadora vitória por goleada (5-0) ao Benfica no estádio do Dragão.

Ainda assim, a 2 de fevereiro, a equipa do FC Porto - na qual alinhavam estrelas como Hulk, Falcão, João Moutinho ou Raul Meireles - acabaria por perder a partida da primeira mão por 2-0, mercê dos golos de Fábio Coentrão (6 minutos) e Javi Garcia (26').

A "vingança" seria servida bem fria, mais de dois meses depois, com uma reviravolta histórica na segunda mão no estádio da Luz, quando o FC Porto conseguiu pela primeira vez na sua história dar a volta a uma eliminatória da Taça contra o Benfica depois de perder o primeiro jogo.

Os dragões asseguraram a presença na final da competição ao derrotarem os encarnados por 3-1, com golos de João Moutinho, Hulk e Falcão. Cardozo reduziu na marcação de uma grande penalidade.

Considerada uma das mais fortes equipas do FC Porto dos últimos anos, os azuis e brancos de Villas-Boas acabariam por conquistar nessa época quase tudo o que tinham a ganhar: Liga, Supertaça (vitória por 2-0 ao Benfica), Taça de Portugal e Liga Europa.

Na quarta-feira, reedita-se a meia-final de 2010/2011, mas agora é o Benfica, ainda com Jorge Jesus, quem lidera o campeonato com 12 pontos de vantagem sobre o FC Porto (que segue em terceiro).

No confronto direto entre as duas equipas esta época, os encarnados contabilizam uma vitória, por 2-0, na Luz. O FC Porto surge orientado por um treinador interino, Luís Castro (que substituiu Paulo Fonseca no início deste mês), e tem em Quaresma a sua figura em destaque, crucial nas últimas vitórias dos dragões, especialmente na eliminação do Nápoles nos oitavos de final da Liga Europa.

Já o Benfica chega ao Dragão numa série de 26 jogos sem perder para todas as competições. A última derrota foi em Atenas, a 5 de novembro, com o Olympiacos por 1-0 (para a Liga dos Campeões), sendo também a última vez em que não marcou golos ao adversário.

Nos 14 confrontos entre FC Porto e Benfica para a Taça de Portugal disputados em casa dos azuis e brancos, os dragões venceram sete e empataram três, enquanto os encarnados venceram quatro.

Na outra meia-final da Taça de Portugal deste ano, o Sporting de Braga recebe na primeira mão o Rio Ave, reeditando um duelo deste ano para a Taça da Liga.

Em fevereiro, os homens de Vila do Conde afastaram o Braga (detentor do troféu) da final da Taça da Liga, ao baterem em casa os bracarenses por 2-1.

Ainda mais fresco na memória está o embate da passada sexta-feira, para a 24.ª jornada da Liga: empate a uma bola, ânimos exaltados, troca de palavras entre técnicos e um adensar da rivalidade que promete se estender para os jogos da Taça de Portugal.

Na Liga, o Sporting de Braga (orientado por Jorge Paixão) segue em sexto, com 32 pontos, apenas mais quatro do que o Rio Ave (treinado por Nuno Espírito Santo), que surge em 11.º na tabela classificativa.

Os bracarenses estão apenas a três pontos dos lugares europeus, mas uma presença do Rio Ave na Liga Europa da próxima época depende quase em absoluto de estar na final do Jamor.

O FC Porto-Benfica da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal joga-se às 21 horas de quarta-feira, no estádio do Dragão, enquanto o Sporting Braga-Rio Ave disputa-se duas horas antes, às 19 horas, no estádio Axa, em Braga.

Marco Ferreira no clássico da Taça de Portugal

Marco Ferreira no clássico da Taça de Portugal
Primeira vez num FC Porto-Benfica
O árbitro madeirense Marco Ferreira foi designado para dirigir o jogo entre o FC Porto e o Benfica, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, anunciou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em comunicado.

O comunicado publicado no site oficial da FPF informa também que o árbitro Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco, será o juiz da primeira mão da outra meia-final da prova, entre o Sp. Braga e o Rio Ave.

Marco Ferreira vai dirigir pela primeira vez o clássico entre FC Porto e Benfica, marcado para quarta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, às 21 horas, duas horas depois do início do Sp. Braga-Rio Ave.

O árbitro madeirense já dirigiu o dérbi entre Benfica e Sporting por duas vezes, ambas favoráveis aos encarnados, na 11.ª jornada do campeonato 2012/2013 (3-1), no Estádio José Alvalade, e na 18.ª ronda da Liga desta época (2-0), na Luz. 

Clássico vai ter "sucessor" de Pedro Proença
Marco Ferreira tem percurso consolidado
 Aos 37 anos, o Madeirense Marco Ferreira é apontado como potencial sucessor de Pedro Proença no mais alto nível da arbitragem europeia. Internacional há duas épocas, depois de ter atingido a 1.ª categoria em 2007/2008, o árbitro que vai apitar o FC Porto - Benfica de quarta-feira (21 horas) é um homem sereno e com um percurso consolidado na arbitragem, a que hoje se dedica a tempo inteiro, depois de ter trabalhado no BANIF.

Jesus chama Lolo em treino de preparação para o clássico

Jesus chama Lolo em treino de preparação para o clássico
Águias preparam taça de portugal
Depois da vitória frente à Académica no domingo (3-0), o Benfica começou já esta segunda-feira a preparar o clássico com o FC Porto, jogo das meias-finais da Taça de Portugal agendado para quarta-feira (21 horas).

Segundo informa o site dos encarnados, os titulares do jogo com a Briosa "fizeram treino de recuperação e os restantes jogadores evoluíram no relvado do Caixa Futebol Campus".

Para a sessão de trabalho desta manhã, Jorge Jesus chamou Lolo, avançado da equipa B.

Lima e Rodrigo dizem presente, com Cardozo ansioso

Lima e Rodrigo dizem presente, com Cardozo ansioso

Vitória sobre a Académica com selo das duas referências ofensivas do Benfica

Depois das aparições de Luisão e Garay como goleadores improváveis, Lima voltou a repor hierarquias na vitória do Benfica sobre a Académica (3-0) que permitiu aos encarnados manter distâncias na liderança da Liga. Os últimos jogos dos encarnados têm mostrado uma saudável e rentável profundidade na forma e nos protagonistas para chegar aos golos, mas este domingo na Luz confirmou que as duas referências ofensivas que têm sido aposta de Jorge Jesus, não só Lima mas também Rodrigo, estão a dizer presente. Mesmo pressionados por Óscar Cardozo, de volta e com vontade de jogar e marcar, como admitiu ainda este domingo Jorge Jesus.  

Taça de Portugal: confira os horários das meias-finais

Taça de Portugal: confira os horários das meias-finais

Jogos no Estádio Axa e no Dragão na próxima quarta-feira

 Os jogos da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal estão marcados para as 19 e 21 horas da próxima quarta-feira.

Sp. Braga e Rio Ave vão ser os primeiros a entrar em campo, no Estádio Axa, enquanto Benfica e FC Porto jogam logo a seguir no Estádio do Dragão.

Os jogos da segunda mão estão marcados para 16 de Abril

Sp. Braga-Rio Ave, 19h00

FC Porto - SL Benfica, 21h00

Estudiantes vai tentar novo empréstimo de Jara

Franco Jara foi contratado ao Arsenal de Sarandí em 2010 (foto ASF)
Estudiantes vai tentar novo empréstimo de Jara
 Considerado imprescindível para Mauricio Pellegrino, treinador do Estudiantes, o avançado Franco Jara, jogador argentino que está emprestado pelo Benfica ao clube da cidade de La Plata, é um das principais prioridades para a próxima época.

Ainda assim, o Estudiantes não está disposto a pagar os 1,5 milhões de euros de opção de compra por 50 por cento do passe.

Salvio quer continuar a somar jogos

Salvio (foto ASF)
Salvio quer continuar a somar jogos
 O extremo argentino manifestou-se «contentíssimo pela vitória» sobre a Académica e «muito feliz» por ter somado o jogo 100 pelo Benfica.

«Espero jogar muitíssimos mais», escreveu na conta do Twitter»

Man. United “acena” com Nani para levar Garay

Ezequiel Garay (foto ASF)
Man. United “acena” com Nani para levar Garay
 A Imprensa inglesa dá conta da possibilidade de o Manchester United incluir Nani numa proposta para a contratação de Ezequiel Garay.

Segundo o site Football Direct News, o extremo português, de 27 anos, não faz parte dos planos do treinador David Moyes, que admitirá perdê-lo para resgatar para Old Trafford o central argentino do Benfica, um dos principais alvos dos red devils para a próxima época.

«Podemos mostrar todo o nosso poder como clube no Dragão» - Jorge Jesus

Jorge Jesus (foto ASF)
«Podemos mostrar todo o nosso poder como clube no Dragão» - Jorge Jesus
Jorge Jesus acredita que o Benfica pode dar sequência à série de bons resultados no clássico com o FC Porto, quarta-feira, no Estádio do Dragão, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

«Há muitos benfiquistas no norte e precisamos que estejam no Dragão em número razoável. Na Taça de Portugal a percentagem de bilhetes para os visitantes é maior e, assim, na quarta-feira, podemos demonstrar todo o nosso poder como clube e equipa no Dragão», realçou o treinador dos encarnados.

Gaspar Ramos: «Erros do passado servem de lição»

Gaspar Ramos: «Erros do passado servem de lição»
Confiante para o que falta da época
José Gaspar Ramos, antigo vice-presidente do Benfica, acredita que os encarnados estão a caminho de um final de época tranquilo que dará o 33.º título nacional às águias.

"Penso que os erros cometidos o ano passado tem de servir de lição, o plantel é excelente, porque para além de ter qualidade tem quantidade, que permitem ao treinador uma rotação face às exigências das provas. Estou convencido de que até ao fim da época se for bem gerido será um passeio em termos nacionais", afirmou em declarações à Antena 1.

O ex-dirigente acredita ainda nas chances do Benfica na Liga Europa. "Na Liga Europa o Benfica tem todas as possibilidades face às equipas em prova de poder ganhar, tal como no ano passado, embora o Chelsea fosse muito forte. Este ano não há nenhum adversário tão poderoso."

O antigo dirigente comentou ainda as recentes atitudes de Bruno de Carvalho, que diz serem próprias de alguém jovem e com estratégia: "É evidente que estas coisas são dispensáveis, mas é uma estratégia. Bruno de Carvalho é um jovem com sangue na guelra e tem uma necessidade de dar um abanão. Mas é claro que há outras formas de dizer as coisas. Mas são atitudes que não são más de todo. Ele vai ganhando experiência e naturalmente que a sua estratégia tem dado resultados."
 

Manuel Machado: «Benfica dificilmente deixará escapar o título»

Manuel Machado: «Benfica dificilmente deixará escapar o título»
Considera que o fc porto está mais fraco
Perto de defrontar o FC Porto para o campeonato, Manuel Machado, técnico do Nacional, fez uma análise da prova e admitiu que o "Benfica dificilmente vai deixar escapar o título".

À margem do Fórum Treinador de Futebol/Futsal, que decorre na Maia, o treinador da equipa madeirense desvendou ainda que está confiante na conquista de pontos frente ao FC Porto, na próxima jornada, admitindo que os portistas "não estão tão fortes como é hábito".

"O FC Porto concedeu uma vantagem substancial que não será fácil recuperar, pelo que, acho que a luta do campeonato será entre Sporting e Benfica. O FC Porto está um pouco afastado. O Benfica dificilmente deixará escapar, pela terceira vez, o que teve nas mãos nas duas épocas anteriores", começou por afirmar Manuel Machado.

O treinador referiu as dificuldades que vai encontrar com o FC Porto, mas garantiu que o Nacional vai fazer tudo para pontuar: "O próximo jogo é com um super emblema. Não se prevê que haja qualquer tipo de facilidades para se conseguirem pontos. Espero que o FC Porto também tenha muitas dificuldades para poder trazer pontos da Madeira. O FC Porto não está no melhor momento, mas tem individualidades que fazem a diferença. E um rasgo de talento pode decidir tudo".

O acesso às competições europeias continua a ser a grande prioridade de Manuel Machado, que afirmou que o "Nacional tem todas as condições para lá chegar".

"Esta fase do campeonato, pelo menos de uma maneira teórica, é muito difícil. Tivemos uma série de cinco jogos muito complicados, e que termina agora com o FC Porto. Os últimos cinco jogos serão com clubes de dimensões, teoricamente, menores. Esperemos manter esta margem de segurança até entrar nessa fase. E depois conseguir uma resposta um pouco melhor ao nível do que é o rendimento e da aquisição de pontos nessa ponta final, para alcançarmos o nosso objetivo", finalizou.
 

Mourinho: «Gosto da estabilidade que Matic oferece à equipa»

Mourinho: «Gosto da estabilidade que Matic oferece à equipa»
Elogios ao sérvio contratado há dois meses
José Mourinho, treinador do Chelsea, elogiou Matic, médio que deixou o Benfica e regressou aos blues em janeiro e que tem alinhado com regularidade na liga inglesa.

"É difícil ele perder a bola e não se limita a fazer passes fáceis. Ele consegue fazê-lo e manter a posse de bola, mas também consegue estar atento ao movimento atacante e fazer passes em profundidade", elogiou o técnico.

"Recupera várias bolas sem recorrer a faltas e quando as comete não o faz em zonas perigosas. Gosto muito dele por causa da estabilidade que oferece à equipa, ainda para mais sendo ele ainda tão novo (25 anos)", rematou.
 

Sporting e Málaga espiam na Luz

Sporting e Málaga espiam na Luz
Para ver o embate entre Benfica e Académica
 
O Sporting fez questão de enviar um emissário ao embate entre o Benfica e a Académica, referente à 24.ª jornada. O clube de Alvalade foi, aliás, o único emblema português a marcar ontem presença no anfiteatro das águias.

Quem também não quis perder pitada do encontro foi o Málaga. O maior contingente de espiões era oriundo da Grã-Bretanha. Southampton e West Bromwich Albion fizeram-se representar oficialmente.

O Lille, de França, também solicitou um convite à SAD. O Wisla Cracóvia deslocou-se propositadamente da Polónia para testemunhar o duelo. Habitual presença na Luz, o Zenit primou pela ausência, o que é natural, pois os jogadores do Benfica são todos bem conhecidos do seu novo treinador, André Villas-Boas.
 

Rodrigo “tocado” é dúvida para Dragão

Rodrigo “tocado” é dúvida para Dragão
 
Avançado reavaliado à lesão na coxa direita
 
Rodrigo tem uma lesão na coxa direita e encontra-se em dúvida para o embate com o FC Porto, no Dragão, que se realiza na quarta-feira, referente à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

O embate com a Académica suscita boas e más lembranças ao avançado do Benfica, que assinou uma exibição muito positiva, mas foi obrigado a abandonar precocemente o terreno de jogo, devido a uma lesão na coxa direita. A mazela foi contraído à passagem do minuto 70, altura em que a equipa médica do Benfica, liderada por Bento Leitão, prestou assistência ao camisola 19, durante um par de minutos.

Com a coxa protegida por uma ligadura, o atacante ainda voltou ao tapete verde, mas Jorge Jesus ordenou a sua substituição aos 73 minutos. Quando se dirigia para o banco de suplentes, Rodrigo levou várias vezes a mão à zona afetada, como que justificando que não se sentia na plenitude física.

Exames

O hispano-brasileiro será hoje alvo de uma reavaliação clínica no centro de estágios do Seixal. Oexame permitirá aferir em concreto a gravidade da lesão. Por enquanto, Rodrigo está em dúvida para o clássico do Dragão, um embate que certamente não desejará perder. Uma coisa é certa: Jorge Jesus não irá arriscar minimamente lançá-lo no embate da Invicta. Caso sinta que o futebolista, de 23 anos, não se encontra a cem por cento, JJ não o colocará em campo.

A razão é simples: a prioridade máxima do Benfica continua e continuará a ser a conquista do campeonato, e enquanto esta não estiver matematicamente assegurada o treinador não irá facilitar. A seguir ao jogo com o FC Porto, a contar para a Taça de Portugal, a equipa da Luz terá um importantíssimo compromisso com o Sp. Braga, no Minho, para a Liga.
 

Exercício de paciência

Exercício de paciência
 
Golo cedo foi ponto de partida para exibição segura
 
Não foi uma exibição de encher o olho, como pode indiciar a vitória por 3-0 sobre um adversário que, em toda a época, só tinha sofrido 8 golos na condição de visitante; mas foi uma demonstração irrepreensível do ponto de vista estrutural, de organização, de domínio de todas as variantes que o jogo proporcionou.

Lima tem a lição bem estudada
terceiro jogo seguido a marcar do brasileiro
Lima está com o pé quente. Ontem, bisou frente à Académica (um adversário que conhece muito bem), naquele que foi o terceiro jogo seguido a marcar, e assumiu-se como o goleador do Benfica. Jackson, Montero e Derley que se cuidem...

Bailado de Enzo e música de Nico
Festa durante o triunfo com a Académica
O anfiteatro do Benfica foi domingo palco de dois momentos palpitantes, ambos marcados pela música. Enzo Pérez marcou aos 59 minutos e ensaiou uns passos de dança ao celebrar o gesto técnico com que desfeiteou Ricardo. 

Salvio festeja jogo 100 na Luz

Salvio festeja jogo 100 na Luz
Extremo argentino espera "jogar muitos mais"
Salvio efetuou este domingo o jogo 100 com a camisola do Benfica e fez questão de festejar o feito com os seus seguidores no Twitter, onde mostrou também a satisfação pelos três pontos conquistados diante dos estudantes.

“Contentíssimo pela vitória de hoje e muito feliz por jogar o meu jogo 100 com a camisola do Benfica. Espero e desejo jogar muitíssimos mais”, escreveu o 18.

Este registo divide-se em duas fases temporais. O internacional argentino chegou à Luz em 2010/11, por empréstimo do At.Madrid.Na altura,ElToto vestiu a camisola da águia em 39 ocasiões, tendo regressado depois à capital espanhola.

As boas exibições, no entanto, levaram a SAD encarnada a fazer um esforço e em 2012 avançaram para a compra definitiva de um jogador que no total custou 13,5 milhões de euros. Na época passada, o extremo jogou 51 vezes e ontem completou o décimo jogo desta época.
 

Capas do Dia

Março 24 2014