terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Nuno Gomes: «Enzo Pérez é o melhor jogador do campeonato»

Nuno Gomes: «Enzo Pérez é o melhor jogador do campeonato»
DESTACA A "REGULARIDADE" DO ARGENTINO
Nuno Gomes aponta Enzo Pérez como "melhor jogador do campeonato" até à data, destacando as qualidades do argentino que tem sido titular no meio-campo de Jorge Jesus, primeiro com Matic e agora com Fejsa.

"Para mim, no cômputo geral, quem não me tem surpreendido nada e a marcar com grande regularidade é o Enzo Pérez", começou por dizer, em entrevista ao "Jornal Notícias do Futebol". A glória encarnada foi convidada falar sobre Bernardo Silva, um dos frutos da formação do Benfica e que esta temporada tem brilhado na equipa B.

"Penso que é um excelente jovem jogador. Pela forma de jogar, não me parece ser aquele jogador, como dizer, ‘rebelde’, que muitas vezes promete muito naquela faixa etária e passado um ou dois anos se esquece ou se perde. Parece-me ser aquele jogador que tem a cabeça no lugar e que vai saber esperar pela sua oportunidade e agarrá-la quando ela surgir", prosseguiu.

Nuno Gomes, atualmente sem clube, destaca ainda Markovic como o reforço benfiquista para a vigente temporada que mais o impressionou. 

"Acho que de todos aqueles que chegaram talvez possa falar no Markovic, que parece ser aquele que mais tem sido utilizado e que olhamos para ele e não engana. Vemos que é um excelente jogador e que logo nos primeiros toques na bola percebemos que estamos perante um grande jogador. Tem feito um excelente campeonato, de vez em quando 'desaparece' do jogo, mas muitas vezes quando aparece é para decidir e deixar a sua marca".

Águia fará história... se não resistir na frente da liga

Águia fará história... se não resistir na frente da liga

ENCARNADOS TÊM VANTAGEM DE 5 PONTOS

Com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting, após o triunfo desta segunda-feira diante do V. Guimarães (1-0), o Benfica tem à disposição uma almofada de conforto na liderança da liga, a dez jornadas do fim. E mesmo com o campeonato perdido no ano passado, a história joga a favor dos encarnados. É que, desde que as vitórias valem 3 pontos (1995/96), uma equipa que tenha entrado nas dez últimas rondas com cinco ou mais de vantagem foi sempre campeã.

Morreu Mário Coluna

Morreu Mário Coluna

Morreu esta terça-feira à tarde Mário Coluna, antigo jogador e capitão do Benfica e da seleção nacional. O anúncio foi feito pela família.

Coluna estava em coma e com respiração assistida, não tendo resistido a uma paragem cardíaca sofrida esta terça-feira.

Coluna tinha atualmente 78 anos. Nascido em 1935, em Inhaca, Moçambique, começou a jogar no Benfica em 1953. Nos encarnados fez quase 700 jogos.

Em 1961 e 1962 conquistou a Taça dos Campeões Europeus ao serviço do Benfica. Foi campeão nacional 10 vezes e conquistou a Taça de Portugal por sete ocasiões.

Na seleção nacional efetuou 57 jogos e marcou oito golos. Foi o capitão da equipa das quinas no Mundial de 1966, de boa memória para Portugal, que conquistou o terceiro lugar.

Antes de representar o Benfica, jogou no Desportivo de Lourenço Marques, e depois de deixar os encarnados alinhou pelos franceses do Olympique de Lyon e pelo Estrela de Portalegre, clube no qual terminou a carreira.


Perfil de Mário Coluna, o Capitão dos Capitães

Mário Esteves Coluna nasceu há 78 anos na província de Inhoca do Magude, em Moçambique. Começou a jogar Futebol no Desportivo de Maputo corria o ano de 1952, chegando à Luz na época 1954/55.

Aí começava uma saga gloriosa que terminou em 1969/70 e que de permeio, 21 títulos oficiais, o consagraram como um dos melhores jogadores da Europa e do Mundo da sua geração e de sempre.

Mais conhecido como médio cerebral, Coluna estreou-se de “águia ao peito” como avançado num jogo que assinalava a despedida de Rogério Pipi. Não se manteve nessa posição por muito tempo, pois Otto Glória via em José Águas apetências natas para essa posição e tinha outros planos para o grande capitão. Recuou no terreno para uma posição central, nevrálgica, muito semelhante ao que conhecemos como o “número 10”. A sua inteligência de jogo, capacidade física, robustez, técnica e forte pontapé tornaram-no, naturalmente, um colosso e um atleta admirado, inclusive, por adversários.

Aí se fixou como “patrão” e a sua personalidade de liderança e de respeito mútuo, características inatas que Coluna sempre transpor para dentro de campo, levaram-no a capitão do Benfica na temporada de 1963/64. À sua capacidade futebolística inegável e incontornável, a glória benfiquista era, agora, a voz de comando.

Foi médio, mas foi, sobretudo, um “todo-o-terreno” que o permitiu ser goleador. Marcou 150 golos de “águia ao peito” a cerca de 50 adversários e está no top-20 da história dos goleadores de sempre do Clube (14.ª posição).

Não só no Benfica pulverizou recordes. Deu o seu contributo ao País na Selecção Nacional que representou entre 1955 e 1968. Realizou 57 jogos e marcou oito tentos. Foi um dos “Magriços” que levou Portugal ao 3.º lugar, em Inglaterra, no ano de 1966.
Deixou o Manto Sagrado no final de 1969/70, aos 34 anos, rumando ao Ol. Lyon em 1970/71. Regressou a Portugal para jogar no Estrela de Portalegre e terminou a carreira de futebolista em 1971/72.

Mário Esteves Coluna é Sócio de Mérito há 48 anos e foi galardoado com a Águia de Ouro.  
Luís Filipe Vieira: «Obrigado Coluna por tudo o que nos deixaste»
MENSAGEM DO PRESIDENTE DO BENFICA
Luís Filipe Vieira ja reagiu à notícia da morte de Mário Coluna. O "monstro sagrado" faleceu esta terça-feira, aos 78 anos e o presidente do Benfica não deixou de sublinhar a vida de quem "não é apenas património do Benfica, é património do futebol, a pátria onde verdadeiramente Coluna sempre esteve mais à vontade".


Leia a mensagem de Luís Filipe Vieira na íntegra:


"Não é fácil despedirmo-nos de alguém a quem a vida já consagrou entre os maiores.


Alguém cujo percurso de vida é único e cujo legado irá perdurar muito para além dele. Dizem que quando nascemos nascemos todos iguais. Mentira! Coluna nasceu diferente, para melhor, para bem melhor. Foi e será sempre um génio que engrandeceu o futebol e projectou o Sport Lisboa e Benfica para numa dimensão mundial.


O exemplo de Mário Coluna não é apenas património do Benfica, é património do futebol, a pátria onde verdadeiramente Coluna sempre esteve mais à vontade.


Coluna ganhou em vida a admiração daqueles que tiveram o privilégio de o ver jogar, mas ganhou igualmente o respeito e o reconhecimento de todos quantos, não tendo tido a oportunidade de ver o seu futebol, sabem por relatos e testemunhos que ele foi dos maiores talentos da sua geração.


Obrigado, Coluna! Por tudo o que nos deixaste.


Coluna estará sempre connosco. Estará presente nos nossos dias porque ganhou esse direito, com o seu exemplo e com as suas conquistas. Até breve, Coluna!


António Simões: “Coluna é eterno no Sport Lisboa e 

Benfica”


António Simões foi colega de equipa de Mário Coluna no Benfica e não o esqueceu na hora em que o Monstro Sagrado faleceu.

“Tinha aquela atitude gentil e de grandeza e deu-me confiança. É difícil, nós sabemos, a vida é assim. Creio que o Benfica sabe o que está a acontecer e tem tido uma elegância e compreensão fantásticas. Seguramente, sabemos que o Coluna é eterno no Sport Lisboa e Benfica”, apontou.

Simões recordou a importância que duas glórias, recentemente falecidas, tiveram na história do Clube. “Estas pessoas [Eusébio e Coluna] deram glória, que soube ganhar e deu dimensão e grandeza ao Clube”, lembrou.


Bruno Basto: «PAOK não tem a categoria do Benfica»

Bruno Basto: «PAOK não tem a categoria do Benfica»
ANTIGO JOGADOR PEDE "TODAS AS CAUTELAS"
Bruno Basto, antigo jogador do Benfica que, em 1999, defrontou o PAOK Salónica, considera que os encarnados têm de ter "todas as cautelas possíveis" para não serem surpreendidos como aconteceu há 15 anos, no Estádio da Luz.

Na segunda ronda da extinta Taça UEFA, naquele que foi o primeiro duelo entre as duas equipas, o Benfica também ganhou na Grécia, dessa vez por 2-1, mas acabou por "sofrer" na segunda mão, só vencendo no desempate por grandes penalidades.

"Trouxemos da Grécia uma vantagem, mas o jogo na Luz acabou por não nos correr da melhor maneira. Fizemos alguns erros, acabámos por ir para prolongamento e penáltis. O Enke defendeu três penáltis e o Paulo Madeira marcou o da vitória", recordou Bruno Basto à agência Lusa.

Embora essa eliminatória tenha ocorrido há quase duas décadas, numa altura em que ainda estava em início de carreira, o antigo lateral-esquerdo lembrou que nessa temporada (1999/2000) o Benfica também tinha uma equipa forte.

"Claro que são tempos diferentes, muita coisa mudou no futebol, mas o Benfica tinha excelentes jogadores e com experiência, como o João Vieira Pinto e o Poborsky", referiu Bruno Basto, que atuou nos dois encontros desta eliminatória.

Agora, nos 16 avos-de-final da Liga Europa e depois de novo triunfo no campo do PAOK (1-0), o Benfica tem "excelentes condições" para seguir em frente na prova, mas tem que ter "todas as cautelas possíveis para não ser surpreendido" na 2.ª mão (quinta-feira, 20H05).

"O PAOK também tem o seu talento e promete disputar a eliminatória até ao último minuto. Joga bom futebol, embora talvez não tenha o dinamismo e a categoria do Benfica", avisou.

Drulovic: «Markovic pode ser dos melhores da Europa»

Drulovic: «Markovic pode ser dos melhores da Europa»
ELOGIA GOLO DO INTERNACIONAL SÉRVIO
Ljubinko Drulovic, selecionador da Sérvia, mostrou-se esta terça-feira muito satisfeito com o golo de Lazar Markovic no triunfo do Benfica diante do V. Guimarães, em jogo da 20.ª jornada do campeonato.

"Markovic foi o melhor em campo, esteve em várias jogadas de perigo e fez um golo fantástico. Mais uma vez mostrou estar num bom momento e o que queremos é que ele jogue assim também na Seleção", afirmou o antigo jogador do Benfica em decalrações à Antena 1.

O selecionador não tem dúvidas de que o jovem de 19 anos se pode tornar num verdadeiro caso sério no futebol europeu: "É um grande talento e tem capacidade para se tornar num dos melhores jogadores da Europa nos próximos anos. Tem características especiais em termos de velocidade e técnica. Tem capacidade para resolver o jogo em várias situações. Pode ser muito importante também para a Sérvia."

Fejsa e Sulejmani elogiados

Fejsa e Sulejmani, os outros dois convocados do Benfica para a seleção da Sérvia, também mereceram elogios de Drulovic: "Fejsa trabalhou muito, falhou alguns passes mas é normal, fez um jogo normal. Sulejmani também esteve bem, podia ter marcado e teve bons pormenores. É um puro talento, com muita capacidade para ajudar a Seleção."

Salvio agradece carinho recebido no regresso à Luz

Salvio agradece carinho recebido no regresso à Luz

Salvio já tinha voltado a jogar pelo Benfica, depois de longa ausência por lesão, na Grécia, diante do PAOK. 

Mas, ontem, voltar a jogar na Luz — entrou ao minuto 70 da partida com o Vitória de Guimarães, que os encarnados venceram por 1-0 — teve um sabor especial. 

«Quero agradecer o imenso carinho que me deram neste meu regresso ao Estádio da Luz. Simplesmente obrigado a todos os benfiquistas», escreveu o argentino na rede social Twitter.

Matic: «Acredito que o Benfica vai ser campeão»

Matic: «Acredito que o Benfica vai ser campeão»
"Passei os melhores anos da minha vida no Benfica" "SÉRVIO ELOGIOU AINDA O COMPATRIOTA MARKOVIC"

O médio sérvio do Chelsea afirmou aos jornalistas que leva o Benfica no coração e não tem dúvidas de que este ano os encarnados serão campeões.

Matic foi eleito Melhor Jogador de 2013 na gala da Rádio TSF. O ex-jogador do Benfica mostrou-se agradado com o prémio mas frisa que o mesmo só foi possível graças ao trabalho do coletivo.
O médio sérvio do Chelsea afirmou aos jornalistas que leva o Benfica no coração e não tem dúvidas de que este ano os encarnados serão campeões.
"Acredito que este ano Benfica será campeão. Tem uma vantagem muito grande, só depende se si", sublinhou o jogador sérvio. Matic trocou as Águias pelos Blues em janeiro e esta época pode dar o caso de ser campeão tanto em Portugal como em Inglaterra.
Questionado sobre o apuramento ao Euro2016 que colocou Portugal no caminho da Sérvia, o jogador do Chelsea frisou que "será engraçado" defrontar os Lusos no apuramento, numa espécie de Benfica contra Portugal, tantos são os internacionais sérvios do plantel encarnado. "O Benfica tem jogadores sérvios de grande qualidade. Acredito que serão dois grandes jogos. Seria bom que passassem Portugal e Sérvia", sublinhou.
Matic agradecu ainda o tempo que passou na Luz, de Águia ao peito.
"O Benfica deu-me a oportunidade de crescer como jogador, aprendi muito com o Jorge Jesus e com os meus colegas. Passei aqui os melhores momentos da minha vida", declarou.
No Chelsea Matic está a trabalhar com o treinador português José Mourinho, alguém que pesou muito na sua decisão de voltar a Stamford Bridge.
"Mourinho foi uma das razões porque escolhi o Chelsea. Quero aproveitar para trabalhar e melhorar com ele. Para já está tudo a correr bem", disse Matic, que recusou comparações entre Jesus e Mourinho.

Garay e Cardozo foram poupados

Garay e Cardozo foram poupados
SAÍRAM DA CONVOCATÓRIA PARA O JOGO DE ONTEM
Garay e Cardozo foram convocados mas acabaram por ver a partida na bancada, pois Jorge Jesus optou por não correr riscos. Os dois jogadores realizaram um derradeiro teste no treino da manhã, mas como apresentaram queixas o treinador do Benfica optou por adiar o regresso de ambos os futebolistas à competição.

O encontro entre águias e vimaranenses foi observado por diversos clubes, entre os quais o Zenit, que tem o internacional argentino referenciado. As inscrições na Rússia só fecham na quinta-feira mas, nesta fase, a hipótese de El Negro ainda poder rumar até São Petersburgo é muito remota. Na Luz estiveram também emissários do Sporting, Sampdoria, Levante, Celtic, Colónia, Karlsruhe e Belenenses.

Até o apanha-bolas levou um raspanete

Até o apanha-bolas levou um raspanete
JESUS NÃO CONSEGUIU DISFARÇAR ALGUM NERVOSISMO

Com os nervos à flor da pele! Jorge Jesus, como já é hábito, não parou um único segundo ao longo do encontro com o V. Guimarães, correndo, esbracejando e, sempre que necessário, gritando instruções para o relvado. Certo é que o técnico, de 59 anos, não conseguiu disfarçar algum nervosismo ao longo de todo o encontro. Talvez pela importância deste, já que permitiu à equipa distanciar-se do FCPorto, mas também pelo facto de as águias, depois de terem chegado à vantagem, não terem sido capazes de marcar o segundo.Seria remédio para tranquilizar Jesus? Não sabemos...

Sabemos, no entanto, que até um dos apanha-bolas ficou com as orelhas a arder, depois de ter demorado alguns momentos a entregar a bola a Sílvio, ainda na primeira parte. O próprio internacional português sofreu na pele a fúria do técnico, quando um passe não saía bem ou quando perdia a bola para um adversário. Nos segundos 45 minutos foi a vez de Siqueira...

Mas desengane-se o leitor se pensa que as incidências de JJ no duelo de ontem ficaram por aqui. Depois de um choque a meio-campo com Addy, Markovic ficou estendido no chão. Oblak não atirou a bola para fora das quatro linhas e Jorge Jesus, qual Usain Bolt, correu até ao meio-campo furioso com o guarda-redes esloveno.

Ações disparam mais de 30%

Ações disparam mais de 30%
APÓS DERROTA DO FC PORTO COM O ESTORIL
As ações da Benfica SAD subiram ontem 31,6 por cento, na sequência da derrota do FC Porto diante do Estoril. Foram transacionados quase 61 mil títulos e a cotação à hora de fecho cifrava-se nos 1,25 euros. No mesmo dia, também as ações das sociedades de FC Porto e Sporting se valorizaram.

As dos dragões subiram 4,55 por cento para 46 cêntimos, enquanto as do Sporting valorizaram-se 8,11 por cento para 0,80 euros.

Imprensa sérvia destaca "magia" de Markovic

Imprensa sérvia destaca "magia" de Markovic

GOLO DO SÉRVIO AO V. GUIMARÃES FAZ ECO LÁ FORA

Momentos depois de Lazar Markovic levantar o Estádio da Luz com um lance de génio no triunfo sobre o V. Guimarães (1-0), já o Blic, jornal sérvio, tinha publicado o vídeo do golo do jovem avançado. A mesma fonte falou, inclusive, num triunfo dos encarnados "a caminho do título".

"Lucidez e velocidade: A magia de Markovic trouxe a vitória ao Benfica a caminho do título" - Blic.

"Fantástico: Lazar Markovic fez um chapéu a sete metros da baliza e deixou a Luz em transe" - Krstarica.

"Mestre Lazar Markovic!" - Sportske.

Siqueira: «Não nos consideramos favoritos no balneário»

Siqueira: «Não nos consideramos favoritos no balneário»
DESVALORIZA A VANTAGEM ALCANÇADA
Foi junto ao balneário do Benfica, onde foi submetido ao controlo antidoping, que Siqueira escalpelizou a vitória alcançada diante do V. Guimarães. O lateral confessou-se “satisfeito” com o triunfo mas recusou-se a admitir o favoritismo do Benfica na Liga, apesar de as águias terem cinco pontos de vantagem sobre o Sporting e sete sobre o FC Porto.

“Não nos consideramos favoritos no balneário. Só pensamos no próximo jogo e trabalhamos no limite para aí render o máximo. Favoritismo é algo que não existe”, referiu o brasileiro, que se escusou a comentar a crise no FC Porto: “Temos é de pensar no Benfica. Não olhamos às diferenças pontuais, pois o nosso único pensamento é trabalhar cada vez mais.”

Destacando “o bom espírito do grupo e a importância das vitórias”, Siqueira também lançou o jogo de quinta-feira com o PAOK, lembrando que a eliminatória não está ganha. “Não pensamos isso. Nós só nos concentramos num jogo de cada vez e queremos fazer o melhor já no encontro de quinta-feira”, sublinhou o esquerdino.

Maravilhado na Luz

Emprestado pelo Granada ao Benfica até maio, Siqueira ainda desconhece o futuro, mas admite que gostava de continuar a representar o clube encarnado.

“A experiência tem sido maravilhosa, mas deixo essa questão para o final da época. Neste momento é mais importante pensar no coletivo do que na vertente individual. Temos tempo para ver isso mais à frente. Quero é ajudar o Benfica a ganhar”, referiu o defesa, corroborando assim as palavras de Jorge Jesus no passado sábado.

Para terminar a análise ao jogo, o brasileiro não deixou de destacar o esforço de Jardel.

“Fui o primeiro a dar-lhe os parabéns, pois ele fez um corte muito profundo. Não me espantou a sua atitude, porque já o conheço muito bem, visto que jogámos juntos dos 12 aos 16 anos. Ele sempre foi assim, um excelente profissional. Espero que a lesão não seja grave”, concluiu.

Fuga para o título

Fuga para o título
ÁGUIA NÃO DESPERDIÇA OPORTUNIDADE DE CIMENTAR LIDERANÇA QUANDO FALTA UM TERÇO PARA O FIM DA ÉPOCA
Depois de ter virado o campeonato na frente no início de janeiro, o Benfica continua a sua fuga em frente e atinge os dois terços da prova com a maior vantagem para a concorrência mais próxima. O Sporting está 5 pontos atrás e o grande rival FC Porto já leva 7 a menos. O cenário até nem é novidade para as bandas da Luz, pois Jorge Jesus mostrou antes que sabe fazer o caminho, resta aferir se à terceira atinge a meta em 1.º lugar.

Um lance que outros só arriscam nos treinos
MARKOVIC ELEITO JOGADOR DA SEMANA DA 20.ª JORNADA

Markovic foi eleito Jogador da Semana da 20.ª jornada da 1.ª Liga, equivalente à 17.ª ronda da Liga Record. O avançado do Benfica foi um dos 11 jogadores empatados com 11 pontos, algo inédito no nosso concurso.

Como acontece sempre nos casos de igualdade pontual, foi necessário eleger o mais decisivo de todos, e a escolha foi para Markovic. O atacante do Benfica decidiu o jogo com um lance genial, picando a bola por cima do guardião Douglas com uma tranquilidade anormal, como se estivesse num treino. Um golo para recordar.

Capas do Dia


Fevereiro 25 2014