terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Inspeção ao Arena Amazónia, palco do jogo com os EUA

Delegação da FPF impressionada com as condições em Manaus

Inspeção ao Arena Amazónia, palco do jogo com os EUA

Uma delegação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ficou bem impressionada com a inspeção que fez ao Arena Amazónia, em Manaus, Brasil, palco do Mundial2014, disse à agência Lusa fonte oficial do organismo.

A mesma fonte explicou que o selecionador português, Paulo Bento, e a restante comitiva ficaram impressionados com as condições e a forma como foram recebidos em Manaus.

Sem prejuízo para as exigentes condições atmosféricas que a equipa das "quinas” vai encontrar em Manaus, na fase de grupos do Mundial, os responsáveis lusos acreditam que estão reunidas as garantias de que tudo correrá bem organizativamente naquela cidade do estado do Amazonas.

Portugal vai defrontar os Estados Unidos a 22 de junho, na segunda jornada do Grupo G do Mundial-2014, depois de já ter defrontado a Alemanha (16, em Salvador) e antes de encontrar o Gana (26, em Brasília).

"Benfica só pode ser grato a Simões"

LUÍS FILIPE VIEIRA

"Benfica só pode ser grato a Simões"

No lançamento do livro "Personalidades e reflexões do mais jovem campeão europeu da História", o presidente do clube da Luz elogiou o talento e o caráter do antigo jogador, numa homenagem que juntou várias gerações do futebol

Luís Filipe Vieira elogiou, esta terça-feira, o percurso e o caráter de António Simões, antiga glória do Benfica e da Seleção Nacional, na década de 1960, que acaba de completar 70 anos. A data foi evocada com o lançamento do livro "Personalidades e reflexões do mais jovem campeão europeu da História", que inclui textos do atual presidente do clube e de Jorge Sampaio, ex-presidente da República.

"Só posso agradecer, enquanto presidente do Benfica, tudo o que deste a este clube. Ser titular no Benfica, com 17 anos, é obra! Ser campeão europeu, com 18, deve ser algo único. Ser considerado, aos 20 anos, o melhor extremo esquerdo da Europa é impressionante!", resumiu Luís Filipe Vieira, para quem António Simões "teve tudo". "Talento, humildade, espírito de sacrifício e uma enorme vontade de ganhar" são atributos que explicam a homenagem, que prosseguiu num jantar: "O Benfica só pode ser grato a alguém que ajudou a escrever desta forma a história do clube".

O livro foi apresentado, esta terça-feira, no Museu Cosme Damião, no Estádio da Luz, juntou várias gerações do futebol: Paulo Bento, Fernando Santos, Carlos Queiroz, Jorge Jesus, Nelo Vingada, Eusébio, Rui Costa, João Vieira Pinto, Hilário, Chalana, Hélder e Oceano estiveram na plateia para aplaudir a carreira de António Simões.

Campinas congratula-se por receber Portugal

"AGRADOU A TODOS" SEGUNDO A DIRETORA DO TURISMO

Campinas congratula-se por receber Portugal

A diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, disse que a cidade e os seus moradores comemoraram esta terça-feira a escolha de Portugal em estagiar neste local durante o Mundial de futebol de 2014.

"Agradou a todos, que recebemos a escolha de Portugal com muita alegria", afirmou esta responsável à agência Lusa. Caprioli disse ainda que achava que tinha perdido a oportunidade de receber a equipa lusa quando esta foi inserida no grupo G do campeonato, com partidas em Salvador, Manaus e Brasília, cidades distantes de Campinas, que fica no interior de São Paulo. A escolha, segundo a diretora de Turismo, deve dar mais visibilidade ao município.

"Temos a certeza de que a vinda de Portugal vai dar uma grande visibilidade à cidade, tanto por ser uma seleção prestigiada, como pela presença do Cristiano Ronaldo, que pode ser eleito o melhor jogador do Mundo", afirmou. A decisão de Portugal estagiar em Campinas foi divulgada hoje na página oficial da Federação portuguesa. O selecionado luso vai trabalhar no Centro de Treinos da Associação Atlética Ponte Preta e no Estádio Moisés Lucarelli, local onde efetuará os treinos abertos, ficando alojada no Hotel The Palms, propriedade de um português.

Caprioli referiu que a disposição de dois campos de treinamento se deve a que o Estádio Moisés Lucarelli não possui privacidade completa, pois um edifício próximo possibilita a visão dos treinos. Já no centro de treinos não há esse problema. Segundo a diretora de Turismo, o hotel está a menos de dez minutos de distância dos dois campos. Caprioli realçou que a existência de um aeroporto em Campinas, o Viracopos, influenciou positivamente Portugal. A comunidade portuguesa na cidade é de cerca de 9.000 pessoas, que devem prestar o seu apoio à equipa, segundo o presidente da Casa de Portugal local, Adelino da Ponte.

"Se contar os filhos e netos de portugueses, dá quase 80% da cidade. Está tudo em casa", afirmou. Ponte adiantou que uma claque vai receber os futebolistas já no aeroporto, quando chegarem, e que muitos apoiaantes deverão assistir aos treinos, para ver os atletas de perto.

Fernando Santos: «PAOK tem um estádio difícil»

PREVÊ DIFICULDADES PARA AS ÁGUIAS NA LIGA EUROPA
Fernando Santos: «PAOK tem um estádio difícil»


Fernando Santos deixou o alerta ao Benfica para as dificuldades que os encarnados vão encarar no duelo com o PAOK, para a Liga Europa. Para o selecionador da Grécia, a deslocação ao terreno do adversário vai ser muito complicada.

"Talvez seja o estádio mais difícil de jogar na Grécia, porque tem um público muito forte que incentiva ainda mais do que o público do Olympiacos e o Benfica tem de contar com isso", avisou Fernando Santos, na apresentação do novo livro de António Simões.

O técnico português dá o favoritismo às águias mas sublinhou o exemplo do confronto com o Olympiacos.

"O PAOK é uma equipa que sabe o que quer e que tem vindo a crescer, com jogadores experientes. O Benfica vai ter dificuldades e, apesar do favoritismo, tem de ter cuidado, porque teoricamente também reunia favoritismo frente ao Olympiacos", concluiu.

Benfiquista Lisandro fecha goleada do Getafe

TRIUNFO POR 4-1 SOBRE GIRONA EM CASA
Benfiquista Lisandro fecha goleada do Getafe
O defesa central benfiquista Lisandro López, que está emprestado ao Getafe, fez esta terça-feira um golo na goleada da sua equipa por 4-1 diante do Girona, encontro da 2.ª mão dos 16-avos-de-final da Taça do Rei, ajudando assim a apurar o conjunto de Madrid para os "oitavos".

Pablo Sarabia (2'), Adrián Colunga (g.p. 5') e Lafita (34') fizeram os outros três golos da equipa liderada por Luis García, surgindo o tento de Lisando aos 73'.

Portugueses eliminados

Menos sorte tiveram Eliseu, Duda e Antunes, que foram a Pamplona empatar a um golo em casa do Osasuna, sendo assim eliminados, pois em Málaga houve também empate, mas a três golos. Eliseu até fez o gosto ao pé, aos 61', mas um autogolo de Weligton, logo no primeiro minuto, ditou a eliminação.

Artur agradece apoio e descansa adeptos

Artur agradece apoio e descansa adeptos
Em mensagem publicada esta noite na sua página de Facebook, Artur Moraes agradeceu o apoio e o carinho que tem recebido dos adeptos do Benfica depois de se ter lesionado durante o jogo com o Olhanense.

«Gostaria de agradecer a todos que demonstraram preocupação comigo, enviando mensagens de apoio e carinho!», escreveu o guardião brasileiro, de 32 anos, naquela rede social.

«Gostaria também de dizer que estou bem e que nada de grave me aconteceu. Iniciando hoje o processo de recuperação!!», acrescentou.
Recorde-se que Artur fez esta terça-feira um novo exame, que afastou o cenário de luxação. Nesse sentido, não está descartada a possibilidade do guarda-redes jogar em Setúbal, embora nesta altura também ainda não seja uma certeza.

Artur sofreu uma subluxação no ombro direito na segunda parte do jogo no Estádio Algarve, na sequência de uma saída dos postes em que acabou por cair desamparado. 

O número 1 das águias seria substituído por Jan Oblak ao minuto 69

Parzyszek em Lisboa para assinar

Parzyszek em Lisboa para assinar
Diretor desportivo do De Graafschaap confirma negócio com os encarnados pelo melhor marcador da II Liga holandesa. Jogador muda-se no próximo verão
Piotr Parzyszek será jogador do Benfica a partir do próximo verão e avançado polaco já está em Lisboa para fazer exames médicos e finalizar o contrato. A notícia foi ontem avançada pela Imprensa holandesa e confirmada pelo diretor desportivo do De Graafschap, Roland Vroomans. "É uma transferência fantástica, tanto para o Piotr como para o De Graafschap", afirmou à revista Voetbal International. "Estamos muito contentes porque ele vai ficar connosco até final da época", acrescentou.

O futebolista de 20 anos, melhor marcador da II divisão da Holanda, com 16 golos em 21 jogos, deverá vincular-se com as águias até 2018. Era também pretendido por clubes ingleses, como Aston Villa. Os valores envolvidos na transferência não são ainda conhecidos.

Ilustres recordam momentos vividos com António Simões

Durante o lançamento do seu livro
Ilustres recordam momentos vividos com António Simões
A glória do Sport Lisboa e Benfica, António Simões, lançou, esta terça-feira, o seu primeiro livro, denominado “Personalidades e reflexões do mais jovem Campeão Europeu da história”. O Museu Benfica – Cosme Damião foi pequeno demais para albergar tanta figura do Mundo do Futebol e da sociedade portuguesa que fizeram questão de marcar presença neste dia especial para António Simões.

Um dos mais notados foi Humberto Coelho, actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e antigo jogador do Benfica, que recordou alguns dos momentos que viveu com ele. “Era um jogador que tentava sempre unir o balneário e, portanto, apostava em solidificar as relações e deixou a sua marca”, partilhou à Benfica TV.

Também à Comunicação Social falou Fernando Santos, seleccionador da Grécia, que privou com António Simões no Benfica e no Estoril. “Tive o prazer de ter partilhado o balneário com ele no antigo Estádio da Luz e foi meu colega no Estoril. Tenho com ele uma amizade muito longa e não poderia faltar neste momento. Lembro-me dele quando ainda estava nos Juniores do Benfica”, recordou.

José Henrique chegou ao Clube ao mesmo tempo que António Simões para jogarem nos Juniores e mais tarde voltaram a encontrar-se na Luz. “Vivo grandes momentos com o Simões no Benfica. Viemos na mesma altura para jogarmos nos Juniores. Eu sai, ele ficou e quando regressei ainda fiz algumas épocas com o Simões e foram momentos maravilhosos, com digressões na Selecção e aprendi muito com ele”, admitiu.

Recordar que António Simões completou 70 anos no passado sábado.

Pedro Nunes e o Física: “Ao Benfica compete-lhe ganhar”

Antevisão à 8.ª ronda

Pedro Nunes e o Física: “Ao Benfica compete-lhe ganhar”
A equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica recebe o Física, esta quarta-feira, em jogo da 8.ª ronda do Campeonato e o treinador, Pedro Nunes, lançou, em declarações à Benfica TV, a partida que prevê difícil.

“É uma boa equipa, muito chata e que tem vindo a fazer bons resultados apesar das dificuldades e das lesões de jogadores importantes. Tem rotinas muito bem definidas. Espero um jogo difícil ao Benfica compete-lhe ganhar”, lembrou.

O Benfica tem tido uma carga competitiva anormal, mas o timoneiro está satisfeito com a resposta que tem sido dada dentro do rinque. “Face aos resultados obtidos, a equipa tem reagido muito bem à densidade competitiva. Não só pelas vitórias, mas também pela qualidade das exibições. Estou contente com a resposta dada pelos atletas”, apontou.

Apesar da hora tardia, Pedro Nunes pediu a presença em massa aos adeptos: “Não me canso de dizer que o Benfica é dos benfiquistas e nós jogamos para eles. O horário não é o mais convidativo, mas acredito na presença deles e no apoio que nos vão dar.”

Valter Neves sobre a Física: “Uma partida muito competitiva”
A turma liderada por Pedro Nunes recebe esta quarta-feira a Física, na 8.ª ronda do Campeonato. Um encontro que o capitão, Valter Neves prevê que seja renhido e equilibrado.

“Perspectivo uma partida bastante competitiva. O Física tem-nos habituado a isso mesmo, sempre que nos defrontamos os resultados são equilibrados. Esperamos um jogo complicado, mas vamos torná-lo fácil para vencermos”, disse em declarações à Benfica TV.

Um encontro para o qual o capitão garante que a equipa tem a máxima motivação. “O grupo tem reagido da melhor forma. A nível motivacional, os jogadores gostam de jogar, a equipa tem várias soluções e podemos fazer uma boa gestão dos vários momentos de jogo e do plantel”, afirmou.

No Pavilhão Fidelidade, Valter Neves espera o apoio de todos os adeptos. “O apoio dos benfiquistas é fundamental. Quando vêm ao Pavilhão sentimo-nos mais fortes”, concluiu.

Olympiakos e Zenit castigados pela UEFA

Olympiakos e Zenit castigados pela UEFA
Por cânticos racistas dos adeptos
O Olympiakos e o Zenit foram castigados com interdição parcial dos estádios pela UEFA, devido ao comportamento dos adeptos na Liga dos Campeões, prova em que foram adversário de Benfica e FC Porto.

Tanto gregos como russos foram sancionados devido a temas racistas do público, anunciou a entidade que rege o futebol europeu.

O Olympiakos terá a bancada norte do estádio fechada, no próximo jogo da Liga dos Campeões, com o Manchester United. Os gregos foram também punidos devido ao uso de um laser e ao uso de material pirotécnico no encontro com o Anderlecht. Terão de pagar 30 mil euros de multa, também.

Já o Zenit vai ver a zona das claques interditada, pela exibição de uma tarja racista e pelo uso de pirotecnia. Pagam 40 mil euros de multa por causa de distúrbios causados na bancada também. 

Zenit e Olympiakos podem recorrer.

Jornada 14 da Liga - Setúbal FC vs SL Benfica


Todos a Setúbal para apoiar o SL Benfica!!!


SL Benfica celebrou protocolos com ACAPO e APS esta segunda-feira

No Museu Benfica – Cosme Damião

SL Benfica celebrou protocolos com ACAPO e APS esta segunda-feira

O Sport Lisboa e Benfica celebrou, esta segunda-feira, no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião, protocolos com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) e com a APS (Associação Portuguesa de Surdos).

Estes acordos estão inseridos no âmbito do projecto de acessibilidade do Museu Benfica – Cosme Damião e para os selarem estiveram presentes o vice-presidente do SL Benfica, Alcino António, e Luís Filipe Vieira, presidente do Clube.

Em sinergia, as associações e o Benfica vão trabalhar para fazer deste espaço de história do Clube um espaço acessível a todos.

Sobre protocolo com ACAPO

Alcino António: “Quero agradecer a ajuda destas instituições”

O Sport Lisboa e Benfica celebrou, esta segunda-feira, no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião, protocolos com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) e com a APS (Associação Portuguesa de Surdos). 

"Isto surgiu há cerca de um ano. Quero realçar o trabalho perfeito com que o Sport Lisboa e Benfica, em nome do presidente Luís Filipe Vieira, com que nos tem brindado. Todos nós sabemos que o Benfica é uma instituição inserida na sociedade portuguesa e não só.
Queremos agradecer imenso a ajuda que nos deram estas associações", disse o vice-presidente, Alcino António.

Tuco sobre a Física: “Vamos trabalhar para ganhar este jogo”

Antevisão à 8.ª jornada

Tuco sobre a Física: “Vamos trabalhar para ganhar este jogo”

O Benfica recebe, esta quarta-feira, a Física, na 8.ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Um encontro onde o hoquista, Tuco, não espera facilidades.  

“Vai ser um jogo complicado tal como todos os outros. Faltam dois jogos até 2014 e vamos trabalhar para ganhar este jogo”, começou por dizer à Benfica TV.
O objectivo, esse é só um e o grupo tem trabalhado durante toda a semana para o atingir. “A equipa está preparada e vamos trabalhar para estar em condições”, concluiu.

Miguel Espinha e a Taça: “Esta competição é um objectivo”

Antevisão ao jogo com Belenenses

Miguel Espinha e a Taça: “Esta competição é um objectivo”

Esta quarta-feira, a turma liderada por Jorge Rito joga, fora, os 16 avos-de-final da Taça de Portugal. Frente ao Belenenses, este é o jogo do tudo ou nada.

“Vai ser um jogo para a Taça de Portugal, quem perder é eliminado. Esperamos dificuldades, porque o Belenenses é uma equipa organizada mas vamos jogar para ganhar, porque a competição é um objectivo”, começou por dizer o andebolista Miguel Espinha à Benfica TV.

Apesar das dificuldades esperadas, a meta está bem definida. “No jogo do Campeonato, no Restelo, o Belenenses criou-nos dificuldades e agora está ainda mais forte. Nós também estamos e esperamos que seja um bom jogo mas queremos sair de lá com uma vitória”, concluiu.
O desafio está agendado para as 20 horas, no pavilhão Acácio Rosa.

Artur pode voltar em Setúbal - Lesão não é grave

Artur pode voltar em Setúbal
 
A lesão contraída por Artur Moraes no jogo com o Olhanense, no domingo, não é, afinal, tão grave quanto parecia inicialmente. O guarda-redes brasileiro de 32 anos foi ontem reavaliado e, segundo A BOLA apurou, não chegou a fazer uma luxação no ombro direito, antes uma subluxação - no primeiro caso há uma separação completa da articulação, no segundo essa separação é apenas parcial. Ou seja, o ombro de Artur não chegou a sair do lugar, como se diz na linguagem comum.

É difícil estabelecer o tempo de recuperação nestes casos, tudo depende da forma como o jogador reagir aos tratamentos e à fisioterapia, mas não costuma ser longo, mesmo no caso dos guarda-redes, pelo que é possível que Artur Moraes esteja disponível já na sexta-feira, para o jogo em Setúbal, a contar para a Liga. Existe, pelo menos, essa esperança. Em todo o caso, o keeper brasileiro deverá realizar hoje um exame complementar de diagnóstico que permitirá tirar mais algumas conclusões sobre a situação, embora, tudo indica, sem dissipar totalmente as dúvidas relativamente à utilização em Setúbal.

Jesus tem a última palavra
A última palavra será sempre do técnico Jorge Jesus, depois de conversar com o camisola 1 da Luz e com o departamento médico, até porque um regresso precoce pode agravar a lesão e até levar a danos permanentes. Será preciso ter a certeza de que Artur recupera a força no ombro lesionado e a capacidade de movimento no respetivo braço, o que, em muitos casos, demora apenas uma semana.

As difíceis opções de Jorge Jesus

As difíceis opções de Jorge Jesus
Como é certo e sabido Jorge Jesus tem um plantel com mais opções que a época passada. A questão é saber se JJ irá tomar as melhores decisões nos jogos decisivos, e menos decisivos à partida,(caso do Arouca).
Em relação ao ano passado a estrutura é a mesma: só saíram Miguel Vitor e Aimar, jogadores que não vinham sendo titulares a época passada. Não vale a pena voltar a falar sobre as finais perdidas, e do jogo no Dragão da época passada(seria “gira-o-disco e toca o mesmo”).
Guarda-redes
Logo neste setor, começam a surgir as dúvidas: Artur já tem habituado os adeptos benfiquistas, a alguns erros ultimamente, mas tem sido aposta recorrente de JJ. Mas, agora com a sua lesão, será que Oblak agarrará a sua oportunidade??Vamos ver. Paulo Lopes não parece ter “estaleca” para a baliza dos encarnados.

Defesa


Começo por avaliar dois jogadores que deram muito ao Benfica, casos de Luisão e Maxi Pereira, mas esta época têm tido oscilações de rendimento. Com a subida de forma de André Almeida, e os bons jogos de Steven Vitória na equipa B, fica a dúvida se JJ apostará mais neles. Bruno Cortez parece já estar de saída(as coisas não lhe correram nada bem!), Siqueira e Sílvio são constantemente “atormentados” por lesões e Jardel nunca foi um titular do Benfica, só mesmo nas ausências de Luisão ou de Garay.A dúvida que fica é saber se JJ apostará numa defesa mais experiente, ou numa defesa mais jovem e mais rápida.

Meio-campo


Matic e Enzo são pêndulos deste meio campo, e jogadores indiscutíveis. Gaitán tarda a dar o “click” e provar realmente todo o valor que ele tem, e pode vir a ter. Jorge Jesus está época apresentou em algumas partidas uma nuance tática , que nunca tinha dado ao jogo do Benfica, que foi a inclusão de um médio mais defensivo, dando liberdade a Matic. Esse jogador foi Fejsa,que tem vindo a mostrar ser um jogador importante neste novo ” desenho” tático, não obstante, Rúben Amorim apareceu em grande forma esta época , mas as lesões tem “tramado” o jogador português que procura um lugar na convocatória de Paulo Bento para o Mundial. André Gomes é um jovem que sempre que foi chamado, não desiludiu, mas com a concorrência que tem, é complicado jogar neste Benfica, principalmente com a subida de forma de Sulejmani(eu sei que não são jogadores da mesma posição), embora , Djuricic demore a mostrar os credenciais com que veio do Herenveen, sendo de qualquer forma, mais uma opção.

Ataque


No ataque começo por incluir os extremos,(para mim Gaitán não é um extremo): Ola John sempre que joga, “trava” o jogo ofensivo dos encarnados, e assim terá cada vez menos oportunidades; Salvio sempre foi um indiscutível do Benfica, e com sua lesão trouxe problemas ao Benfica(fez uma pré-época fenomenal), mas com isso abriu-se um espaço, e apareceu Ivan Cavaleiro, um jovem, que sempre que é chamado, corresponde; Markovic, apareceu bem no inicio de época, e toda a gente quis “pintá-lo” num jogador que ainda não é, nota-se que tem qualidade, mas ainda precisa de trabalhar muito.
Nos avançados propriamente ditos, o Benfica teve o azar de Cardozo se ter lesionado, que estava numa forma espetacular, mas com isso houve o ressurgimento de um jogador que vinha estando “apagado”, caso de Rodrigo. Funes Mori ainda terá que esperar pela sua oportunidade, ainda para mais com a regularidade com que Lima tem marcado.

Com o 4-4-2 ou com o 4-4-3, certo é que Jorge Jesus terá sempre muitas “dores de cabeça”, agora vamos ver se serão boas, ou se serão más.

Benfica está a pensar contratar Elderson em Janeiro na reabertura do mercado

Benfica pensa em Elderson para Janeiro
O lateral esquerdo está em final de contrato com o Sporting de Braga. De acordo com notícia do jornal "O Jogo", os encarnados estão a negociar a contratação do internacional nigeriano.

Elderson está a ser negociado pelo Benfica. Segundo o jornal "O Jogo", os encarnados estão a negociar a transferência do jogador já para Janeiro, com o Sporting de Braga. É a última oportunidade para os minhotos realizarem um encaixe financeiro, uma vez que o nigeriano está em final de contrato.

A saída de Bruno Cortez e as dúvidas sobre a condição física de Siqueira e de Sílvio, motivam o interesse de Jorge Jesus. Elderson já realizou mais de 100 jogos pelo Braga e está há quatro temporadas no futebol nacional.

Do ponto de vista desportivo a contratação do jogador, de 25 anos, visa incorporar no plantel um jogador de qualidade e adaptado à realidade portuguesa. Do ponto de vista financeiro, o Benfica tem a arma negocial, decorrente do facto de Elderson estar em fim de contrato, e tem ainda uma boa perspectiva de valorização do atleta. O internacional nigeriano tem lugar cativo na selecção e, ao que tudo indica, fará parte das escolhas para o Mundial 2014.

Depois de ter passado por alguns clubes da Nigéria, Elderson chegou à Europa, aos 19 anos, para representar o Rennes. Sem grandes oportunidades, nos três anos de ligação ao clube francês, assinou, em 2010/11, pelo Sporting de Braga, então treinado por Domingos Paciência.

Esta época, o jogador começou por estar à margem das opções de Jesualdo Ferreira, mas a partir da 6ª jornada começou a aparecer no onze. Tem oito jogos realizados: sete no campeonato e um na Taça de Portugal.


Quim "Elderson é jogador para o Benfica"
Quim, antigo guarda-redes dos encarnados, elogia o defesa esquerdo do Braga e considera que seria uma excelente contratação.

Quim jogou com com Elderson no Braga e considera que o lateral esquerdo "seria uma grande contratação para o Benfica". O antigo guarda-redes dos minhotos e dos encarnados sublinha que se trata de um jogador "com muita qualidade". 

"É um defesa esquerdo de selecção e tem condições para jogar no Benfica", afirma Quim, em entrevista a Bola Branca. O actual guarda-redes do Desportivo das Aves acrescenta que, na sua opinião, Elderson "está preparado para dar o salto para um grande clube". "Já está habituado a grandes palcos ao serviço do Braga. Tem muitas qualidades e pode jogar no Benfica", acrescenta o experiente jogador, de 38 anos.

Elderson, lateral esquerdo internacional pela Nigéria, está em fim de contrato com o Sporting de Braga e o jornal "O Jogo" destaca, na edição desta terça-feira, o interesse do Benfica no jogador.

De que precisam os três «grandes» na reabertura de mercado?

«4x4x3»: as listas de prendas de Jardim, Fonseca e
Jesus

De que precisam os três «grandes» na reabertura de mercado?
Faltam sensivelmente duas semanas para a reabertura do mercado, época em que os clubes tentam comprar aquilo que falhou no verão, ou preencher lacunas entretanto deixadas a descoberto. Por cá não se esperam grandes movimentações entre os principais emblemas, até pelas limitações financeiras, mas haverá sempre espaço para alguns acertos.

Os treinadores podem até nem revelar em conferência de imprensa os presentes pedidos, mas no interior das estruturas já terão confessado os seus desejos. Mesmo que a prioridade seja não deixar sair ninguém, como deve ser o caso de Leonardo Jardim.

Para este Sporting que lidera a Liga com toda a justiça, o ideal (pelo menos no plano desportivo) seria conservar as suas principais figuras. Rui Patrício, William Carvalho, Adrien, André Martins ou Montero, entre outros, são figuras para manter, ao que tudo indica, até pela possibilidade de alguns destes nomes marcarem presença no Mundial2014, e por isso saírem valorizados.

No que diz respeito a entradas, os objetivos do Sporting parecem bem definidos: um central, um médio e um extremo, mas só na perspetiva de um bom negócio, enquadrado no rigor orçamental dos últimos tempos. 

O perigo aqui é estragar o que está bem, pelo que os reforços devem ser elementos encarados como indiscutíveis mais-valias, embora o problema passe também pela quantidade. Faz sentido que o Sporting pense num central, mas se for alguém que chegue para se assumir como um líder na retaguarda, e não apenas um quarto elemento para se juntar a Maurício, Rojo e Dier, ainda com algo a mostrar. O mesmo se aplica ao meio-campo, acreditando que Vítor ainda terá uma palavra a dizer. E quando se fala do extremo deve pensar-se em alguém para dar outro «poder de fogo» à equipa, e não apenas mais uma opção para entrar na rotatividade habitual.

No que diz respeito ao FC Porto, as dores de cabeça de Paulo Fonseca têm sido duas: o elemento que faz companhia a Fernando e Lucho, e as asas do ataque. Se no primeiro caso parece uma questão de acerto, e não de falta de opções, a necessidade de um extremo desequilibrador parece evidente. Confirmando-se a chegada de Ricardo Quaresma é preciso perceber em que condições está o «Harry Potter». Será que ainda está capaz de fazer a diferença?

A lista de Paulo Fonseca não ficará por aqui, no entanto, tendo em conta que, após o afastamento de Jorge Fucile, o técnico portista ficou só com dois laterais. Torna-se imperativo, por isso, procurar alternativas a Danilo e Alex Sandro. Nem que seja alguém que, tal como o uruguaio, faça os dois lados.

O Benfica é a equipa com mais soluções, pelo que o principal desejo de Jorge Jesus será, seguramente, a recuperação de dois elementos preponderantes: Óscar Cardozo e Eduardo Salvio.

O lado direito do ataque tem dado algumas dores de cabeça ao técnico, mas sobretudo por causa das lesões. Não só de Salvio, mas também de Sulejmani e Markovic, pelo que não se parece justificar um reforço deste posto, ainda que Ola John possa estar de saída.

Nas laterais defensivas também tem existido alguma instabilidade, mas igualmente associada a problemas físicos, nomeadamente à esquerda (Siqueira e Sílvio). Aqui, a justificar-se uma contratação, a SAD benfiquista teria de olhar sobretudo a médio/longo prazo, tendo em conta que Sílvio e Siqueira estão emprestados, e analisando também o rendimento de Maxi Pereira no último ano e meio, essencialmente.

Athanasiadis: «Katsouranis e Miguel Vítor ajudam»

CONHECIMENTO DOS COLEGAS DETERMINANTE
Athanasiadis: «Katsouranis e Miguel Vítor ajudam»
Quis o destino que o PAOK Salonica fosse o rival do Benfica nos 16 avos-de-final da Liga Europa num jogo de... reencontros. Além de ser o segundo confronto entre ambos os clubes – as águias levaram a melhor em 1999/2000, nos penáltis –, Katsouranis e Miguel Vítor vão regressar à Luz e Stefanos Athanasiadis considera esta uma boa vantagem para entrar na eliminatória com perfeito conhecimento do adversário.

“Katsouranis e Miguel Vítor jogaram no Benfica e vão ajudar a equipa a conhecer melhor o adversário. Sabemos que é uma grande equipa, que chegou à final da Liga Europa na época passada e este ano terá, certamente, o mesmo objetivo. Mas estamos habituados a grandes equipas e vamos focados na nossa meta para os dois jogos”, disse o avançado grego, de 24 anos. Se Katsouranis jogou no Benfica entre 2006 e 2009 – saiu precisamente no verão em que entrou... Jorge Jesus – e conhecerá pouco esta equipa, o mesmo não se passa com Miguel Vítor, que fez parte de três plantéis às ordens de Jesus, e pode revelar a Huub Stevens algumas das ideias do técnico português.

Memórias
Há 14 anos, o Benfica de Jupp Heynckes afastou o PAOK na 2.ª eliminatória da Taça UEFA – na equipa de então jogavam Zisis Vryzas, hoje presidente do PAOK, e o egípcio Sabry, que depois foi contratado pelos encarnados –, na ronda anterior àquela em que sofreu a célebre goleada por 7-0 em Vigo.

Sulejmani já rende 5 pontos no campeonato

EXTREMO COMEÇA A MOSTRAR-SE NA LUZ
Sulejmani já rende 5 pontos no campeonato

Ainda não foi titular, mas começa a revelar-se imprescindível e já rendeu 5 pontos na Liga e mais 2 na Champions. Com 207 minutos de competição, Sulejmani marcou o seu primeiro golo ao Olhanense, que rendeu 2 pontos à equipa [o jogo estava empatado].

Tem duas assistências, que estiveram ligadas aos 4 pontos conquistados ao Gil Vicente (2 pontos) e Anderlecht (2 pontos) e ainda conquistou o penálti que permitiu o empate com o Arouca. Tudo somado, o extremo está ligado a 7 pontos das águias, sendo que um dos jogos é da Champions. A média de golos por minutos de utilização só é batida por Rodrigo, que tem entrado no onze inicial com regularidade desde a lesão de Cardozo.

Ryan Gauld - Highlights



Para seguir com atenção este miúdo (Ryan Gauld) 

Tem apenas 18 anos e é, nesta altura, a maior promessa do futebol escocês. Ryan Gauld é um talento fabricado pelo Dundee United, já com presença sólida na equipa principal. É certo que ser uma promessa do futebol escocês não representa, por si só, grande rótulo, mas Gauld tem um nível técnico bem acima do padrão habitual neste país. Um médio ofensivo de baixa estatura e finta curta bem mais tradicional em países do sul da Europa. Um talento a ser seguido pelos principais emblemas europeus.

Jan Oblak - O novo jogador do SL Benfica


Oblak na baliza do Benfica: uma longa questão de tempo
Relação dura há quatro anos
Jan Oblak assume a baliza do Benfica aos 20 anos. A lesão de Artur Moraes abre o caminho da titularidade para o jovem esloveno, intensificando uma relação que dura desde o final de 2009. «Era uma questão de tempo», considera quem o acompanha desde o Olimpija Ljubljana.

Nem tudo foi um mar de rosas, ainda assim. Neste verão, o guarda-redes testou a paciência dos responsáveis encarnados com uma longa estadia no seu país. 

Após quatro períodos de empréstimo, Oblak sentiu que a sua oportunidade não ia chegar. Gerou-se uma situação de tensão, com ameaça de divórcio unilateral, mas o Benfica conseguiu resolver o imbróglio, tal como fez com Oscar Cardozo, e manteve um ativo para valorizar a curto prazo.

A 27 de agosto, o guarda-redes renovou contrato com o emblema encarnado até 2018. «Um novo contrato, um novo começo. Não vou ser emprestado, ficarei no Benfica e vou lutar por um lugar, como desejava. Também vou lutar para jogar na Liga dos Campeões, o que seria o cumprir de um sonho», disse o esloveno à imprensa do seu país. A Champions está fora de hipótese na presente temporada.

Como mandam as regras, Jan Oblak pediu desculpas através da Benfica TV. «Gostava de explicar aos adeptos que tudo se tratou de um mal-entendido. Agora estou no clube. Assinei um novo contrato com o Benfica e estou feliz.»

«Quero pedir desculpa aos adeptos por ter ficado demasiado tempo no meu país. Treinei enquanto lá estive estes dois meses. Estou preparado para começar a treinar com a equipa e espero em breve poder ajudar o clube. Não pensei em vestir outra camisola porque o Benfica é o meu clube», garantiu.

Artur Moraes manteve a titularidade até à deslocação ao reduto do Olhanense. O esloveno participara em apenas três jogos até este domingo: dois da Liga de Honra, pela equipa B, e um na Taça de Portugal frente ao Cinfães. No Algarve, entrou em campo para substituir o brasileiro, devido a lesão, e irá agora ter a sua oportunidade.

«Quando entrou em 2009 não saiu mais»
Jan Oblak cumprirá o sonho que o acompanha desde 2009. Com apenas 16 anos, chegou à baliza do Olimpija Ljubljana e não mais saiu. Nessa altura, teve de justificar a aposta perante um concorrente direto com maior experiência. Acontecerá o mesmo no Benfica.

«Na altura não dávamos nada por ele, sinceramente. Era um miúdo apenas. Mas o titular, Damir Botonjic, lesionou-se e o Oblak foi titular num jogo-treino. Fez um jogo incrível, defendeu tudo e nunca mais saiu da equipa. O Botonjic, que tinha jogado no futebol turco e tinha estatuto, recuperou rapidamente mas ficou na sombra», recorda Léo Bonfim, à Maisfutebol Total.

Léo Bonfim representa atualmente o Salgueiros mas estava no Olimpija Ljubljana quando Oblak apareceu. «Fez uma época fantástica a partir daí. Defendia tudo, dizíamos que parecia um gato! Tinha uma qualidade enorme e dentro de campo nem parecia ter a idade que tinha, era extremamente maduro e seguro», recorda o brasileiro.

Os observadores estavam atentos. Em junho, o guarda-redes tinha ido a Londres, a convite do Fulham. Porém, não chegou a abandonar o seu clube. «Ele esteve em Londres e passou algum tempo com o Fulham. Gostaram muito dele mas o Jan quer ficar no Olimpija. Renovou até 2011», revelou o diretor desportivo Simon Seslar, na altura.

Tudo mudou em poucos meses. O Benfica entrou em cena e, aproveitando a paragem de inverno, Oblak veio a Portugal para assinar pelos encarnados. «Foi no final de ano de 2009. Ele desapareceu por uns dias, a imprensa não sabia onde estava. Quando voltou, veio ter comigo, porque eu tinha jogado em Portugal (ndr. no V. Setúbal e no Gondomar) e disse-me que tinha assinado pelo Benfica.»

«Ele ficou no Olimpija até final da época e todos acabaram por saber que ele já estava comprometido com o Benfica. Começou logo a aprender português e até pedia a minha ajuda. Um dia perguntou-me: 'como é que se diz eu te amo?' Expliquei-lhe e ele passado um tempo disse: 'Leo, eu te amo!' Lá tive de lhe explicar que não se devia usar assim a expressão», recorda o defesa, entre gargalhadas. 

Quatro anos à espera de uma oportunidade
Jan Oblak comprometeu-se com o Benfica no final de 2009 e chega à titularidade no final de 2013. Quatro anos de espera. Tempo suficiente para crescer e comprovar o seu talento.

«Foi dos melhores guarda-redes com que me cruzei. Já era muito completo naquela idade, não lhe via grandes falhas. E sempre foi muito humilde, só falava quando falavam com ele. Lembro-me que o pai o acompanhava para todo o lado, até porque ele não podia conduzir. Coitado, recebeu um carro novo do clube mas não tinha carta. Ficava no parque de estacionamento, ligava só o carro mas nem arriscava a arrancar», conta Léo Bonfim.

O jovem esloveno rumou a Portugal no verão de 2010. Fez apenas dois jogos no Beira Mar de Leonardo Jardim e seguiu para o Olhanense, na segunda metade da época. Na temporada seguinte, 17 aparições na baliza da U. Leiria, uma delas no famoso jogo com apenas oito elementos em campo, antes da afirmação plena no Rio Ave.

Ao longo da época passada, sob o comando de Nuno Espírito Santo, Jan Oblak confirmou todo o seu potencial. Sentia que a sua hora estava a chegar. «Eu também voltei a Portugal e fui acompanhando a sua carreira. No final da época, encontrei-o num centro comercial de Matosinhos e estivemos à conversa. Foi incrível, porque ele ainda cresceu uns centímetros. Na altura disse-me que queria voltar ao Benfica, afirmar-se, mas que ainda não sabia o que o clube queria. Depois até houve uma confusão no início da época, não foi?»

«Demorou mas chegou a oportunidade, era o que ele precisava. O Artur é um grande guarda-redes mas o Oblak vai dar uma grande dor de cabeça ao Jorge Jesus mais à frente, de certeza. É um prazer para mim ver onde ele está agora, é um talento puro», remata Léo Bonfim.

Sílvio no barco para o Brasil

ESTREIA-SE NA LISTA "POPULAR" NO RECORD ONLINE

Sílvio no barco para o Brasil


Sílvio é a grande novidade na lista de convocados para a fase final do Mundial’2014, elaborada pelos cibernautas do Record Online. Através do passatempo que convida os utilizadores a fazerem o seu próprio lote de 23 elementos que devem representar a Seleção na competição, os portugueses escolheram o lateral do Benfica, por troca com Antunes, naquela que constituiu a única alteração em relação à semana passada (a primeira de votações).

Sílvio foi mesmo o sexto defesa mais votado neste período, tendo, consequentemente, operado um salto significativo nas escolhas populares. O jogador cedido pelo Atlético Madrid ao Benfica recebeu 35 por centos dos votos na primeira semana e, desta feita, foi escolhido por 41 por cento dos utilizadores.

Hugo Almeida em queda
De resto, a lista não sofreu alterações e mesmo os valores (dos últimos sete dias e não acumulados) em relação à semana inaugural não apresentam grandes modificações. A maior diferença está no resultado obtido por Hugo Almeida. O avançado do Besiktas, que voltou a marcar no campeonato turco, caiu 10 por cento em relação à semana passada e foi ultrapassado por Nélson Oliveira, embora sem efeitos a nível do lote dos 23 Conquistadores.

A votação continua ativa no Record Online, podendo o leitor, por isso, voltar a elaborar a sua lista para a terceira semana desta iniciativa.

Fernando passa a figurar nas opções
• Com o processo de naturalização concluído, Fernando é mais uma opção para Paulo Bento. Como tal, o médio do FC Porto passará a incluir a lista de selecionáveis da nossa iniciativa já a partir de hoje. Como a certidão apenas chegou na sexta-feira, o centro-campista não entrou nas contas para a segunda semana de votações, entrando agora no lote de escolhas para a terceira semana. Fernando terá concorrentes de peso na luta por um lugar, a avaliar pelas votações de Miguel Veloso e William Carvalho, ambos com 86%.

Lesão de Artur não é grave

CONTINUA EM DÚVIDA E FAZ MAIS EXAMES HOJE
Lesão de Artur não é grave


A lesão de Artur não é tão grave como inicialmente temeram os responsáveis do Benfica. O guardião, de 32 anos, vai ser reavaliado hoje mas a primeira observação, feita ontem, afastou o cenário de uma luxação no ombro direito, uma mazela que implicaria uma paragem de várias semanas.

Os próximos testes médicos vão revelar-se decisivos, mas a possibilidade de o futebolista poder jogar na próxima sexta-feira, frente ao V. Setúbal, não está descartada. O mais provável é que o brasileiro falhe a deslocação ao Estádio do Bonfim, mas a decisão final só será tomada no final da semana, mediante a reação do futebolista aos tratamentos.

Recorde-se que após o embate com os sadinos o campeonato vai parar devido à realização da 1.ª jornada da 3.ª fase da Taça da Liga. Desde que assumiu o comando técnico das águias, Jorge Jesus tem feito rodar os guarda-redes nas três competições nacionais. Logo, caso Artur não recupere até sexta-feira, é provável que o camisola 1 só regresse à competição já em 2014, no clássico da 15.ª jornada que se vai disputar no Estádio da Luz.

Seis dias de férias pelo Natal

JORGE JESUS PERMITE DESCANSO EXTRASeis dias de férias pelo Natal
O plantel do Benfica vai ter direito a gozar seis dias de férias por altura do Natal. Os encarnados jogam na sexta-feira no Estádio do Bonfim e apenas regressam ao trabalho uma semana depois, dia 27. Jorge Jesus concedeu alguns dias de descanso aos futebolistas, embora mais curto do que é habitual, até pelo calendário apertado neste final de ano.

Recorde-se que, após a partida com o V.Setúbal, o Benfica volta a jogar a 30 de dezembro na Choupana.O embate com oNacional é o último de 2013, e o primeiro da Taça da Liga. O primeiro jogo de 2014 é logo dia 4, com o GilVicente, para a Taça de Portugal. O campeonato, esse, regressa a 12 de janeiro com o importante desafio entre o conjunto de Jorge Jesus e o FC Porto, marcado para o Estádio da Luz.

Italianos insistem em colocar Garay no Nápoles em janeiro

RAI SUBLINHA QUE O CENTRAL AGRADA A BENÍTEZItalianos insistem em colocar Garay no Nápoles em janeiro
A RAI juntou-se aos órgãos de comunicação social italianos que insistem em colocar Ezequiel Garay como roforço do Nápoles já em janeiro de 2014, na reabertura do mercado de transferências de futebolistas.

A defesa é um dos setores que o técnico Rafael Benítez pretende retocar e o presidente do clube napolitano, Aurelio De Laurentiis, admitiu que está a trabalhar nesse sentido: "Temos a intenção de reforçar a equipa, mas será feito apenas dentro do que é do agrado do treinador e do que esteja à disposição no mercado."

Garay, como já foi adiantado pela imprensa italiana, é um dos centrais que agrada a Benítez e a RAI adianta agora que o Nápoles está a apertar o cerco ao internacional argentino de 27 anos.

O defesa central, que tem contrato com o Benfica até junho de 2015, está ainda na lista de reforços dos dois clubes de Manchester, United e City, e do Chelsea.

João Amorim regressa à Luz

MÉDIO ESTAVA EMPRESTADO AO TROFENSE
João Amorim regressa à Luz

João Amorim e Rua deixaram o Trofense e regressaram aos clubes de origem, informou esta terça-feira o emblema da Segunda Liga, ao qual ambos dos jogadores estavam emprestados por Benfica e North America, respetivamente.

João Amorim, médio de 21 anos, foi chamado pelo clube "encarnando" para "fazer parte das opções da equipa técnica do Benfica B", conforme se pode ler em nota publicada no site oficial do Trofense.

Internacional sub-21, João Amorim tem sido suplente utilizado no clube da Trofa na presente época, quando na temporada passada teve oportunidade de jogar mais. Para o atual campeonato apenas se contam três jogos com o contributo de Amorim.

Por sua vez, Henry Rua, médio de 19 anos, proveniente do North America, vai regressar ao Equador. "Apresentou dificuldades de adaptação e regressou à origem", refere a nota dos trofenses. Na presente temporada, Rua participou em seis jogos: um como titular e cinco como suplente utilizado.

«Sulejmani é grande jogador, acreditem que não viram tudo» – Mijatovic

«Sulejmani é grande jogador, acreditem que não viram tudo» – Mijatovic
Miralem Sulejmani, 25 anos, ainda não se estreou a titular pelo Benfica, mas tem aproveitado da melhor forma as oportunidades que vai tendo. Em apenas 206 minutos, distribuídos por nove presenças, foi decisivo frente a Gil Vicente (assistência para golo da vitória), Anderlecht (assistência para golo da vitória, em Bruxelas), Arouca (conquistou penalty que deu o empate) e, finalmente, Olhanense (apontou o golo da vitória e colocou ponto final num jejum que durava há dois anos). 

Aos poucos, Miki vai deixando para trás o calvário vivido no Ajax - primeiro devido a uma lesão num joelho, depois ao ter sido encostado por não querer renovar contrato - e também os problemas físicos que, já na Luz, foram adiando a sua afirmação. A BOLA falou com Predrag Mijatovic, 44 anos, antigo jogador que foi também diretor desportivo do Real Madrid e que continua ligado ao mundo do futebol. 

«Já tinha dito, no verão, em entrevista ao vosso jornal, que Sulejmani é um grande jogador. A única coisa que o tem travado são as lesões, mas quando estiver no seu máximo será decisivo, letal. Acreditem, os adeptos do Benfica ainda não viram tudo, ainda não viram o verdadeiro Sulejmani», vincou.

Parzyszek vem assinar contrato e fica por empréstimo no De Graafschap

Parzyszek vem assinar contrato e fica por empréstimo no De Graafschap 
Está acertada a contratação do avançado polaco Piotr Parzyszek, atual melhor marcador do campeonato da 2.ª Divisão da Holanda, ao serviço do De Graafschap.

Os clubes já chegaram a acordo quanto à transferência e o jogador, de 20 anos, é esperado nas próximas horas em Lisboa para realizar testes médicos e assinar contrato com o Benfica, em princípio válido até junho de 2018.

Parzyszek, melhor marcado da 2.ª Divisão da Holanda, com 16 golos em 19 jogos, vai no entanto permanecer até final da época no De Graafschap, já por empréstimo do Benfica, conforme anunciou o diretor técnico do clube holandês.

«Esta é uma grande transferência, tanto para o Piotr como para o De Graafschap, pois ele vai poder terminar a atual temporada connosco», afirmou Roland Vroomans, citado pela revista Voetbal International.

Capas jornais desportivos

CAPAS DOS JORNAIS DESPORTIVOS TERÇA-FEIRA 17/12/2013